You are on page 1of 8

REGULAMENTO

DO BENEFICIRIO ASSOCIADO

REGULAMENTO DOS BENEFICIRIOS Ttulo I - DISPOSIES GERAIS

Artigo 1 FINS DA FUNDAO A Fundao INATEL tem como fins principais a promoo de melhores condies para a ocupao dos tempos livres e de lazer dos trabalhadores, no activo e reformados, desenvolvendo e valorizando o turismo social, a criao e fruio cultural, a actividade fsica e desportiva e a incluso e solidariedade social.

Artigo 2 BENEFICIRIOS 1. So beneficirios da Fundao INATEL os trabalhadores que prestem funes ou exeram actividade remunerada por conta de outrm ou por conta prpria, ainda que fora do territrio nacional, e os estrangeiros que a exeram em Portugal, atento o princpio de reciprocidade em relao ao tratamento igual de trabalhadores portugueses nos respectivos pases. 2. Podem ainda ser beneficirios os trabalhadores portugueses e estrangeiros na situao de aposentao, reforma ou desemprego e os pensionistas, de acordo com o princpio de reciprocidade referido no nmero anterior e ainda os cidados que forem abrangidos por programas de incluso social e de desenvolvimento regional e local, geridos pela Fundao INATEL, bem como os jovens, ainda que no trabalhadores, dos 14 aos 25 anos.
3

Artigo 3 BENEFICIRIOS ASSOCIADOS 1. So beneficirios associados todos os membros individuais e colectivos que, de acordo com o artigo 4. dos Estatutos da Fundao INATEL e do presente Regulamento, se inscrevam, pagando as obrigaes pecunirias que forem definidas, de acordo com o previsto na alnea e) do art. 6. do presente Regulamento. 2. Os beneficirios associados, desde que tenham a sua situao financeira regularizada perante a Fundao INATEL, tm direito, designadamente, aos seguintes benefcios: a) Utilizar preferencialmente sobre os demais beneficirios e em condies pecunirias, ou outras, mais vantajosas, os servios disponibilizados pela Fundao, nas suas diversas reas de actuao, nomeadamente, turismo, cultura e desporto, nas condies que vierem a ser definidas nos respectivos Regulamentos especficos; b) Receber a revista Tempo Livre; c) Usufruir das vantagens e regalias adicionais que a Fundao, em cooperao com outras entidades obtiver, para alm dos servios prprios que presta.

faz-se a pedido dos interessados, os quais devem comprovar que preenchem as condies previstas nos Estatutos da Fundao e no presente Regulamento. 2. Podem tambm inscrever-se na Fundao equiparados a beneficirios associados, nos termos do artigo 10. do presente Regulamento.

Artigo 5 DIREITOS DOS BENEFICIRIOS ASSOCIADOS 1. So direitos dos beneficirios associados: a) Serem informados das iniciativas, servios e realizaes desenvolvidas pela Fundao; b) Reclamarem das deliberaes ou das decises que entenderem lesivas ou discriminatrias dos seus legtimos interesses; c) Apresentarem sugestes destinadas a promover o melhor funcionamento da Fundao. 2. Os membros do agregado familiar do beneficirio associado, que vivam em economia comum com o mesmo, podem tambm usufruir das iniciativas e realizaes da Fundao, sem prejuzo de poder ser exigida a sua efectiva inscrio, como beneficirio associado, para terem acesso a certas actividades ou servios. 3. Nas iniciativas no directamente realizadas pela Fundao INATEL, mas por ela apoiadas, os beneficirios associados tm, em regra, direito a reduo nos custos dos ingressos ou a acessos privilegiados. 4. A Fundao INATEL pode praticar, na medida das suas disponibilidades, condies financeiras mais favorveis para
4

Ttulo II - BENEFICIRIOS ASSOCIADOS INDIVIDUAIS

CAPTULO I
BENEFICIRIOS ASSOCIADOS INDIVIDUAIS
Artigo 4 ASSOCIADOS INDIVIDUAIS 1. A inscrio como beneficirio associado

determinados estratos socioeconmicos, nomeadamente trabalhadores reformados ou aposentados, pensionistas ou beneficirios de penses sociais ou do rendimento social de insero, atendendo ao valor dos rendimentos efectivamente recebidos. 5. Os equiparados a beneficirios associados podem manter a sua inscrio na Fundao, mesmo que cesse a condio que deu origem referida equiparao, sendo devida, no ano em que essa alterao produz efeitos, quota no montante equivalente a equiparado e quota de membro associado no ano seguinte e subsequentes. 6. O cnjuge de beneficirio associado falecido pode solicitar a sua inscrio na Fundao INATEL, sem obrigao do pagamento da taxa de inscrio ou de uma nova quota para o ano em curso, desde que a situao contributiva daquele esteja devidamente regularizada.

pecunirias devidas, nomeadamente a quotizao. Artigo 7 SUSPENSO DOS DIREITOS DE BENEFICIRIOS ASSOCIADOS 1. So suspensos do gozo dos seus direitos,os beneficirios associados que: a) Sejam punidos pelo Conselho de Administrao com pena de suspenso de direitos, mediante a instaurao de prvio processo disciplinar; b) Se encontrem em atraso no pagamento das obrigaes pecunirias devidas, nomeadamente a quotizao, por perodo superior a um ano, at completa satisfao do pagamento da quantia em dvida, sem prejuzo na alnea d) do artigo seguinte. 2. Para efeitos do disposto na alnea b) do nmero anterior, no so de considerar os perodos durante os quais os beneficirios associados se encontrem na situao de desemprego involuntrio, devendo, contudo, proceder liquidao das quotas vencidas logo que retomem a sua normal actividade profissional.

Artigo 6 DEVERES DOS BENEFICIRIOS ASSOCIADOS So deveres dos beneficirios associados: a) Cumprir as disposies estatutrias e regulamentares aplicveis; b) Acatar as decises dos rgos e servios da Fundao, transmitidas atravs dos seus responsveis; c) Utilizar com civismo, e de acordo com os fins a que so destinados, os servios da Fundao, zelando pela boa conservao dos bens e equipamentos disponibilizados; d) Informar com exactido os elementos solicitados pelos servios da Fundao; e) Pagar pontualmente as obrigaes
5

Artigo 8 PERDA DA QUALIDADE DE BENEFICIRIO ASSOCIADO O beneficirio associado da Fundao INATEL perde esta qualidade nos seguintes casos: a) Quando deixe de reunir os necessrios requisitos para a sua inscrio; b) Quando tenha apresentado, por escrito, o pedido de cancelamento da sua inscrio; c) Por deliberao do Conselho de

Administrao, nos casos de violao grave dos seus deveres e mediante prvia instaurao do necessrio processo disciplinar; d) Quando deixe de pagar as obrigaes pecunirias devidas, nomeadamente a quotizao, por um perodo superior a dois anos.

membro do seu agregado familiar se tenha inscrito como associado. 7. A aplicao de sanes disciplinares no exclui a responsabilidade civil por danos causados Fundao, em instalaes ou equipamentos.

Artigo 9 REGIME DISCIPLINAR 1. O processo disciplinar reduzido s formalidades necessrias para assegurar a audincia e defesa do arguido. 2. O beneficirio associado avisado, por carta registada com aviso de recepo, da inteno de proceder sua suspenso ou excluso, fundamentada nos factos que lhe so imputados. 3. O beneficirio associado dispe de cinco dias teis para responder, por escrito, juntando os elementos de prova que entender como necessrios. 4. A deciso do Conselho de Administrao proferida no prazo de sessenta dias, a partir do termo do prazo fixado no nmero anterior e comunicada por carta registada com aviso de recepo.

CAPTULO II
EQUIPARADOS A BENEFICIRIOS ASSOCIADOS
Artigo 10 EQUIPARAO A BENEFICIRIO ASSOCIADO Podem inscrever-se como equiparados a beneficirio associado: a) Os jovens no trabalhadores, com mais de 14 e menos de 25 anos de idade; b) Os cidados desempregados que frequentem cursos de formao profissional; c) As pessoas com deficincia permanente, com reduo da sua capacidade mdia de trabalho de, pelo menos, um tero; d) Os beneficirios de penso de sobrevivncia, de penso social ou do rendimento social de insero, cujos montantes sejam inferiores ao valor fixado pelo Conselho de Administrao.

5. Da deliberao pode haver reclamao fundamentada, no prazo de trinta dias, para Artigo 11 o prprio Conselho de Administrao, que se ter de pronunciar no prazo de trinta dias. INSCRIO DOS EQUIPARADOS A BENEFICIRIO ASSOCIADO 6. O beneficirio associado, excludo por A taxa de inscrio e a quota anual a motivos disciplinares, no pode ser satisfazer pelos equiparados a beneficirios readmitido antes de decorridos trs anos associados de montante igual a metade sobre a data de excluso, ficando-lhe do que estabelecido para os beneficirios tambm vedado o acesso s instalaes associados. e servios da Fundao, ainda que outro
6

Artigo 12 ACOMPANHAMENTO DE PESSOAS COM DEFICINCIA

c) Casas de povo; d) Associaes humanitrias de bombeiros voluntrios e suas federaes, associaes profissionais e liga; As pessoas com deficincia, que no e) Outras pessoas colectivas sem fins disponham de autonomia nas actividades da lucrativos que tenham objecto coincidente sua vida diria e que por isso necessitem de com os fins da Fundao. ajuda, permitida, quando se inscrevam nos Centros de Frias ou em viagens, o acesso 2. A qualidade de CCD adquire-se com a a idntico servio por um seu acompanhante. aceitao da inscrio da entidade candidata, pela Fundao. Artigo 13 DIREITOS E DEVERES DOS EQUIPARADOS Artigo 15 A BENEFICIRIOS ASSOCIADOS REQUISITOS Em matria de direitos e deveres, os equiparados a beneficirio associado esto sujeitos ao mesmo regime jurdico definido para os beneficirios associados em tudo o que se lhes aplique, nomeadamente a obrigao de apresentarem a necessria documentao que comprove, perante a Fundao, a possibilidade da sua incluso nesta situao. So requisitos prvios da filiao: a) A instituio candidata ser dotada de personalidade jurdica; b) A existncia de corpos gerentes regularmente constitudos.

Artigo 16 PROCESSO DE INSCRIO 1. O pedido de inscrio formulado por uma ficha de inscrio, fornecida pela Fundao. 2. Para acederem aos benefcios referidos no n. 2 do artigo 3., os scios dos CCDs devem tornar-se membros associados da Fundao. 3. A instituio candidata a beneficirio colectivo autoriza a Fundao INATEL a proceder, se necessrio, confirmao da existncia das actividades e servios disponibilizadas pelos CCDs aos seus associados, de modo a assegurar que se mantm a regular continuidade dos fins a que a referida associao se props.
7

Ttulo III - BENEFICIRIOS


ASSOCIADOS COLECTIVOS
Artigo 14 BENEFICIRIOS ASSOCIADOS COLECTIVOS 1. Podem inscrever-se como Centro de Cultura e Desporto da Fundao INATEL (CCDs) as seguintes instituies: a) Sindicatos, suas federaes, unies e confederaes; b) Associaes de trabalhadores, no activo ou na reforma, do Estado, de pessoas colectivas pblicas, autarquias locais ou empresas;

Artigo 17 DIREITOS E REGALIAS DOS BENEFICIRIOS ASSOCIADOS COLECTIVOS 1. Os CCDs e os seus associados tm o direito de participar nas iniciativas promovidas pela Fundao e a si destinadas, de acordo com os calendrios e condies estabelecidas e com os apoios que forem assegurados, as quais podem revestir as seguintes modalidades: a) A participao nas classes, provas desportivas, concursos, espectculos e outras exibies culturais, realizadas por iniciativa da Fundao ou por si patrocinadas; b) Cursos de formao e aperfeioamento; c) Apoio e aconselhamento tcnico; d) Outros apoios, de acordo com as prioridades e programas definidos pela Fundao INATEL. 2. Os regulamentos das manifestaes da Fundao INATEL podem condicionar a participao de grupos representativos de CCDs ou a dos seus prprios associados, de modo a assegurar a equidade da sua representao geogrfica.

desenvolvidas bem como dos meios ou equipamentos colocados ao servio da realizao dessas mesmas actividades; c) Divulgar, junto dos seus associados, o objecto e principais actividades da Fundao, promovendo o acesso informao sobre eventos, facilidades e direitos dos beneficirios. 2. Sempre que se verifiquem alteraes estaturias ou a nomeao de novos membros dos rgos sociais, devem estas situaes ser comunicadas Fundao.

Artigo 19 CANCELAMENTO DA INSCRIO A Fundao INATEL pode cancelar a inscrio de um CCD quando: a) Verificar que ocorrem desvios dos fins estaturios nas actividades por este desenvolvidas; b) Concluir que o CCD deixou de ter actividade ou o nvel da mesma manifestamente desadequado face ao que foi manifestado no acto da sua inscrio; c) Existir atraso de pagamento de quotas Fundao por um perodo superior a dois anos.

Artigo 18 OBRIGAES DOS BENEFICIRIOS ASSOCIADOS COLECTIVOS 1. So obrigaes dos CCDs: a) Observar e fazer observar, pelos seus associados, os regulamentos, directivas e normas em vigor nas iniciativas da Fundao INATEL em que participem; b) Fornecer e colaborar com a Fundao INATEL na prestao de todas a informaes solicitadas, nomeadamente, quanto verificao das actividades por si
8

Ttulo IV - DISPOSIES TRANSITRIAS


Artigo 20 DISPOSIES TRANSITRIAS Para os CCDs, inscritos na Fundao at ao dia 31 de Dezembro de 2008, apenas devido o pagamento da quota anual a partir do ano de 2009, inclusive.

www.inatel.pt
FUNDAO INATEL Calada de SantAna, 180 1169-062 LISBOA Tel 210 027 000

You might also like