You are on page 1of 4

10 coisas que voc no sabia sobre o EdgeRank do Facebook

O EdgeRank um dos grandes segredos do Facebook. Assim como o algoritmo de rankeamento do Google, poucas pessoas tm acesso a esta frmula e muito provavelmente ningum de fora do Facebook sabe tudo sobre o EdgeRank. Longe disso.

Mas o que o EdgeRank afinal? Incrivelmente, h muitos usurios do Facebook que ainda pensam que seus posts aparecem para todos os seus amigos. H donos de fanpage que se vangloriam por terem milhares de fs, no sabendo que suas postagens alcanam 12% do seu pblico. Ou at menos, dependendo de alguns fatores. Aqueles que j sabem da existncia do EdgeRank ficam se lamentando sobre como difcil divulgar no Facebook. muito mimimi e pouco esforo para tentar entender a viso do Facebook. Penso que quem faz a lio de casa e se esfora para entender as regras do jogo nunca ter tempo para reclamar. Nem motivos. Assim como declararam h alguns anos atrs que o SEO no Google tinha morrido, declaram frequentemente a morte do Facebook. As pessoas perguntam a minha opinio sobre isso e eu digo que no. No, o Facebook no est morrendo, mas ele far um esforo incrvel para eliminar o contedo ruim. Se voc daqueles que faz SPAM e posta contedo irrelevante, neste caso eu concordo que o seu caminho ser tortuoso. melhor correr do Facebook. Voc no sobreviver l.

Mas novamente, o que o EdgeRank? Basicamente, o EdgeRank um algoritmo que filtra o contedo que chega at voc. uma frmula que decide se determinado post de algum vai aparecer em seu feed. A ideia tentar mostrar s o que interessante para os usurios baseado em uma srie de fatores. Vamos ento falar sobre 10 coisas que voc provavelmente no sabia sobre o EdgeRank. Espero que este conhecimento possa ajudar suas estratgias de marketing digital. Vamos l:

#1 O EdgeRank existe de fato


A grande maioria das pessoas nem sabia da existncia do EdgeRank. Em uma palestra de marketing digital normal, se esta pergunta for feita, cerca de 70% das pessoas reportaro que nunca ouviram falar sobre o algoritmo. E muitos daqueles que j ouviram falar no acreditam neste filtro automtico. Talvez por no entenderem ou por acharem que o EdgeRank algo como uma teoria da conspirao qualquer.

#2 Os edges
No ingls edge pode ser traduzido como borda, ponta, beira. Para o Facebook o termo edge significa qualquer atividade realizada na rede social. Um edge pode ser uma curtida, um comentrio, uma atualizao, uma marcao de foto enfim, tudo o que ocorre no Facebook.

#3 Voc um nmero
O EdgeRank d uma nota para voc em relao a outras pessoas e pginas. Voc apenas um nmero para o ER. Por exemplo, voc pode ser um 80 para a fanpage da Coca-cola e um 870 para seu melhor amigo. Isso quer dizer que as postagens do seu amigo aparecero mais vezes e por mais tempo no seu feed que as da Coca.

#4 Sua nota muda a cada interao

Sua nota alterada a cada vez que voc interage com um edge. Se voc no interage com os edges de uma determinada pgina os posts dela aparecero cada vez menos para voc, pois a nota desta relao est diminuindo. At sumirem para voc! Quanto maior a interao com os edges de algum, maior a nota de sua relao.

#5 Dois pesos, duas medidas


Os edges tm pesos diferentes. Ningum de fora do Facebook sabe ao certo os pesos de cada item da frmula. Mas sabe-se que quanto mais tempo se leva para concluir uma interao, maior o seu peso. Isso em teoria. Ento uma postagem contendo texto e foto teria mais peso que uma postagem somente com texto. Um

comentrio teria mais peso que uma simples curtida. Quanto mais profundo o envolvimento com o edge, maior o peso.

#6 Quanto mais elementos, melhor


Agora que voc j sabe que os edges tm pesos diferentes, saiba que quanto mais funcionalidades do Facebook voc usar, melhor. Agora voc tem a opo de completar o seu post dizendo como voc est se sentindo ou o que est assistindo. Use estas funcionalidades. Tudo o que o Facebook disponibilizar como ferramenta de atualizao, use largamente. claro, com criatividade e relevncia. Assim seus egdes ficam mais, digamos, pesados.

#7 Tempo de vida
Qual a vida til de um egde? No sei. Mas o que sei que o EdgeRank d um valor maior para contedo novo. Ou seja, os posts perdem peso no decorrer do tempo. Portanto, voc precisa criar contedo relevante com frequncia. Isso porque mesmo que voc tenha criado um super post que envolveu as pessoas, conforme os dias vo passando ele vai perdendo flego at praticamente sumir do feed das pessoas caindo no mar do esquecimento.

#8 Feedback negativo
Voc marcou pessoas na foto e elas no gostaram? Se elas escolherem ocultar o seu post ou parar notificaes, por exemplo, voc perde pontos. Um feedback negativo terrvel para sua estratgia no Facebook. Ento, se voc chato voc vai sumir (e muita gente vai ser grata ao EdgeRank). Simples assim.

#9 Conversas inbox tambm so edges


Como falei antes, tudo o que acontece no Facebook pode ser considerado um edge. Qualquer atividade. At mesmo uma conversa no inbox. Esse um item muito importante para o Facebook entender se voc tem mesmo uma relao com determinada pessoa. uma pena que muitos donos de fanpages no respondem seus fs inbox, perdendo uma tima oportunidade de aumentar seu EdgeRank.

#10 Atualizaes s para quem est online


Quando voc cria um post, o Facebook mostra isso apenas para uma parcela de seus amigos ou fs que est online. E a frmula continua trabalhando para medir a interao e envolvimento destas pessoas para ento mostrar o seu posts para outros usurios conforme eles fazem o login no futuro. Mas mesmo que um post seja muito bom, conforme os dias passam ele vai perdendo fora conforme vimos antes.

Infogrfico resumo
D uma olhada no infogrfico que preparei para voc com os pontos centrais deste artigo:

Consideraes importantes
Estas informaes podem no ser completamente exatas. Somente pessoas que trabalham dentro do Facebook tem acesso a 100% do algoritmo. O que fiz aqui foi reunir o conhecimento de diversos especialistas e de tudo o que j puder ler sobre o assunto. No site whatisedgerank voc pode ler mais sobre o assunto. PS: As informaes aqui contidas podem se tornar obsoletas conforme o Facebook muda as regras e isso est acontecendo com frequncia

You might also like