You are on page 1of 17

SUBJETIVIDADE E MATERIALIDADE: CIDADE, ESPAO E TRABALHO

Maria Lusa Magalhes Nogueira RESUMO


Discutimos, no presente texto, a relao estabelecida entre a categoria espao (considerado socio-historicamente) e a dimenso subjetiva dos diversos atores sociais que dele, necessariamente, se apropriam. Partindo da cidade, objeto privilegiado de nossa anlise, buscamos, alm de uma breve discusso sobre alteridade, indicar a articulao do espao com a formao e consolidao de identidades. Para a discusso deste processo, tomamos, especialmente, a centralidade do trabalho nos novos arranjos urbanos. Entendemos que de suma importncia a reexo sobre a relao espao/subjetividade. A partir de uma tica transdisciplinar, buscamos destacar, na cidade moderna, a questo da segregao e seu impacto subjetivo. Palavras-chave: espao; subjetividade; trabalho; cidade.

SUBJECTIVITY AND OBJECTIVITY: CITY, SPACE AND WORK


ABSTRACT
The paper discusses the relationship between the subjectivity and the space occuppied, as it is historically and socially appreciated. For the purpose of the analysis the city is the chosen object of our present study. Besides discussing alterity, by checking the changes in that relationship, this paper tries to point out how space creates and consolidates human identities and the centrality of work in the actual urban arrangements. Its really important to think about the relationship between space/subjectivity. Through a transdisciplinary point-of- view, the aim of the present article is to discuss the issue of segregation and its subjective impact. Keywords: space; subjectivity; work; city.

Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Psicologia Social/UFMG; Doutoranda em Geograa (IGC/UFMG). Professora do Departamento de Psicologia da UFMG. Rua Desembargador Torres, 37/302 - Bairro Caiara- Belo Horizonte/MG - CEP. 31230-080. E-mail:marilumn@yahoo.com.br

Maria Lusa Magalhes Nogueira

Marco Polo descreve uma ponte, pedra por pedra. - Mas qual a pedra que sustenta a ponte? pergunta Kublai Khan. - A ponte no sustentada por esta ou aquela pedra responde Marco , mas pela curva do arco que estas formam. Kublai Khan permanece em silncio, reetindo. Depois acrescenta: - Por que falar das pedras? S o arco me interessa. Polo responde: - Sem pedras o arco no existe. (CALVINO, 1990a, p. 14)

ESPAO BUSCANDO A MATERIALIDADE DA DIMENSO SUBJETIVA


A constante produo e apropriao que o ser humano faz do espao revela a importncia deste elemento na constituio do humano: no espao, homens e mulheres imprimem sua marca, desenvolvem relaes de poder e de subsistncia (proposta). Anal, o espao toca as diversas esferas da vida cotidiana. Buscaremos no presente texto colocar em relevo a importncia do espao para a compreenso da dinmica social, como pudemos perceber no desenvolvimento de nossa pesquisa de mestrado (NOGUEIRA, 2004), cujo contedo apontou para essa discusso.1 Para tanto, tomamos a cidade como objeto dessa reexo, especialmente pela possibilidade dada pelo espao urbano: a de revelar de forma explcita as contradies do jogo social e a de ser, por excelncia, sntese do capitalismo. A cidade revela aos atores sociais uma dinmica especca, como j discutia Simmel em 1902 no clssico texto A metrpole e a vida mental. A metrpole cidade moderna, capitalista e ocidental apresenta determinados padres de produo espacial, levando a seus habitantes valores, reordenao simblica e representaes referentes aos lugares que ocupam: lugares sociais e lugares espaciais.2 Assim, por meio da explorao do objeto espao urbano, a cidade, buscamos colocar em relevo a discusso sobre a relao espao-dinmica psicossocial. Neste sentido, iniciamos a discusso reetindo a respeito de como a psicologia pode, em diversos momentos, desconsiderar a categoria espao como elemento imprescindvel para a realizao de uma anlise da vida social. Isto : como podemos compreender a dimenso subjetiva desconectando-a da realidade, tratando-a como algo desconexo autnomo? Assim, o objetivo do presente texto repousa no esforo de contribuir discusso sobre a prxis da psicologia, reforando nosso compromisso poltico de no desconhecer a complexidade do humano, tomando, para tanto, a produo da subjetividade em relao produo do espao. Nossa crtica a uma certa psicologia se justica pela compreenso de que o espao dene, em primeira instncia, a possibilidade da existncia do ser humano e da produo dessas condies de existncia. O trabalho, fundamento do humano, condio da existncia humana. Neste mesmo sentido, o espao, como j o

70

Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009

Subjetividade e materialidade: cidade, espao e trabalho

props Milton Santos (SANTOS, 1999), a condio ao objetiva no mundo. Neste processo, percebemos que a geograa se coloca no centro de nossas questes, a exemplo do que relata Michel Foucault acerca de suas pesquisas:
[...] agora me dou conta que os problemas que vocs colocam a respeito da geograa so essenciais para mim. Entre um certo nmero de coisas que relacionava estava a geograa, que era o suporte, a condio de possibilidade da passagem de uma para outra. Deixei as coisas em suspenso ou z relaes arbitrrias (FOUCAULT, 1979, p. 164).

Entre outras contribuies, consideramos a geograa humana de Milton Santos suporte adequado de nossa viagem a esses lugares pouco explorados pela psicologia. Desta forma, vejamos as premissas ontolgicas que orientam o desenvolvimento do presente texto: 1. A subjetividade humana (FURTADO, 2002), compreende um processo de construo social, intimamente relacionado com as mudanas nos modos de organizar o territrio e atuar politicamente. Essa experincia construda pela objetivao, pela ao humana na natureza (no espao), no processo socio-histrico logo, dada pelo trabalho (em cada contexto especco de produo); a subjetividade o processo de inveno de si, a fora da inveno da vida, de experimentao e apreenso particular e nica do mundo, atravs do modo como cada sujeito se produz como um indivduo nico, em transformao constante, na experimentao cotidiana. So os processos de subjetivao produzidos ao longo da vida de cada um de ns, no encontro com o outro, nas formas de apropriao simblica das experincias vividas (no par material/imaterial, indissocivel) e de inveno do mundo, onde esto a cidade e a reinveno constante de si mesmo; o devir. 2. Amparados na formulao marxiana da centralidade ontolgica do trabalho, reconhecemos o sentido ativo do trabalho (ANTUNES, 2000), seu lugar central na experincia de autorrealizao do homem e sua dimenso poltico-transformadora. A atividade sensvel humana a maneira do ser humano inscrever e reconhecer sua marca humana, genrica e individual, no mundo; e, para tanto, o espao indispensvel. justamente por meio da atividade que se d a indissociabilidade desta relao genrica e individual; da relao exterior, interior. 3. Esse indivduo ativo, sujeito scio-histrico, possui uma unidade especca e em constante mudana, a identidade: um exerccio processual constante de externalizao do psiquismo que, de forma dialtica, novamente sofre a internalizao, agora carregando os novos elementos trazidos pelo encontro com o outro (BARROS; NOGUEIRA, 2007). Essa experincia s possvel pela vivncia da alteridade, pelo encontro especular ao olhar do outro, tanto pelo reconhecimento, quanto pelos antagonismos a construdos e negociados. Sociohistoricamente, o ser humano constri as suas condies de existncia e satisfaz suas necessidades humanas, sempre sociais, fazendo do outro a garantia de sua existncia.

Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009

71

Maria Lusa Magalhes Nogueira

4. O espao no pode ser tomado por si mesmo, mas deve ser compreendido atravs do contedo a ele agregado pelos atores que de alguma forma ali inscrevem a histria. O espao social e no existe sociedade a-espacial (SANTOS, 1999); a histria no se escreve fora do espao. No entanto, a histria tambm no pode ser tomada por si s, pois precisa ser entendida de forma indissocivel, por meio de sua espacialidade. Em suma, percebemos que o processo psicossocial atravessado por experincias simblicas intimamente relacionadas com a esfera concreta, material e social: a subjetividade s existe enquanto materialidade o que aqui entendemos como a materialidade da dimenso subjetiva. Orientados por essa trajetria terica, buscaremos trabalhar com o cotidiano da cidade, observando a apropriao do espao, condio para as prticas sociais. Assim, entendemos ser necessria uma aproximao mais atenta dos signicados e desdobramentos do espao, enquanto referncia do acontecer, elemento essencial da vida cotidiana merecedor de rigorosa ateno da psicologia.

O ESPAO E A PSICOLOGIA
O conceito de espao alcanado apenas aps trilharmos um rido caminho: terico e prtico, transdisciplinar e histrico. Gostaramos de explorar dois aspectos que nos auxiliaro neste percurso de compreender o conceito: primeiramente, diante de sua difcil denio, devemos nos perguntar, anal: o que espao? Em seguida, considerando que por meio do espao a existncia humana possibilitada, levantar apontamentos para a discusso de sua importncia frente s propostas da psicologia. Anal, nossas categorias de compreenso do modo de vida humano so, necessariamente, atravessadas pela dimenso espacial. O modo de vida humano , a priori, atravessado pela lgica espacial. Encontramos a a reexo que sustenta nossa proposta de discusso, nesta oportunidade, como bem aponta Boaventura de Sousa Santos (2000, p.197):
Todos os conceitos com que representamos a realidade e volta dos quais constitumos as diferentes cincias sociais e suas especializaes, a sociedade e o Estado, o indivduo e a comunidade, a cidade e o campo, as classes sociais e as trajetrias pessoais, a produo e a cultura, o direito e a violncia, o regime poltico e os movimentos sociais, a identidade nacional e o sistema mundial, todos esses conceitos tm uma contextura espacial, fsica e simblica, que nos tem escapado pelo fato de os nossos instrumentos analticos estarem de costas viradas para ela mas que, vemos agora, a chave da compreenso das relaes sociais de que se tece cada um destes conceitos. Sendo assim, o modo como imaginamos o real espacial pode vir a tornar-se na matriz das referncias com que imaginamos todos os demais aspectos da realidade.

72

Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009

Subjetividade e materialidade: cidade, espao e trabalho

Tal contextura espacial nos leva a observar que a psicologia praticamente se ausentou quanto a uma leitura (imprescindvel, contudo) sobre os processos de subjetivao que levassem em conta a dimenso espacial. E se a psicologia no for capaz de enxergar o sujeito considerado socio-historicamente, encontrar sua prpria impossibilidade. Acabar por buscar compreender relaes descontextualizadas, elevando uma psiqu sem corpo (sem histria, sem materialidade), sem contexto, ao status de objeto de estudo, como tantas vezes temos, infelizmente, reconhecido nas aes dos psiclogos. Recorremos a Jurandir Costa na problematizao dessa questo pois, apesar de seu texto se referir mais especicamente questo do consumo, suas idias vo ao encontro de nossa discusso, posto que:
[...] sentimentos sem expresso material uma co idealista desprovida de sentido. Experincias emocionais ou se exteriorizam em coisas e eventos extracorporais ou desembocam no beco sem sada da psicopatologia. Emoes so feitas de imagens e narrativas de carter mental, mas tambm das propriedades que lhes so emprestadas por objetos e situaes materiais: peso, cor, cheiro, som, altura, largura e profundidade. No conhecemos criaturas humanas que no tenham parte de suas emoes extrovertidas nos objetos do ambiente. Imaginar um eu, uma conscincia ou um inconsciente connados no interior da mente ou dentro dos limites do corpo fsico ir de encontro mais corriqueira evidncia. Todos temos relaes emocionais com objetos, que, inmeras vezes, so mediadores necessrios aproximao com o outro (COSTA, 2004, p. 18).

Negligenciar a materialidade da dimenso subjetiva seria constituir, no discurso e na prtica da psicologia, uma falcia. Tal deslize serviria manuteno de uma dada psicologia, aquela que desconsidera o sujeito humano enquanto sujeito, o apreende como objeto e o perde em relaes de poder, focando-se na manuteno de tais relaes: adaptando o indivduo sua condio de desigual. Essas observaes se baseiam na noo de espao como produzido e apropriado; no como elemento puramente fsico, a priori. Isto , a noo de espao, com a qual trabalhamos, leva-nos a pens-lo a partir do movimento que sobre ele e com ele os atores sociais realizam a construo de suas emoes e representaes. Assim, o espao deve ser considerado a partir de sujeitos sociais e de sua histria que , por sua vez, inscrita no espao, no construdo e no que se apresenta tambm pela invisibilidade. Rigorosamente, somos ento orientados a pensar a subjetividade tambm atravs da dimenso espacial. Ora, tambm no possvel construir uma anlise do espao em si seria o mesmo que fazer uma anlise do tempo. O espao deve ser percebido pelos sujeitos que nele se movimentam, pela apropriao que dele feita. Desta forma o uso do territrio, e no o territrio em si mesmo, que faz dele objeto de anlise social. (SANTOS, 1994, p. 15). Entendendo a importncia do espao, nesta perspectiva, o compreendemos como um sistema de objetos e sistema de aes, vinculando-se necessariamente atividade humana e aos produtos histricos dessa atividade.
Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009 73

Maria Lusa Magalhes Nogueira

Nota-se que a compreenso do espao nos remete necessariamente ao trabalho: o espao um elemento fundamental desse complexo categorial, ontolgico, que a atividade sensvel humana visto que o espao possibilita a conexo materialstica de um homem com o outro como apontam Marx e Engels (1947, p. 18-19), conexo esta sempre tomando novas formas. Em outras palavras, voltando a Milton Santos (1978, p. 137): o espao a matria trabalhada por excelncia. Nenhum dos objetos sociais tem tanto domnio sobre o homem, nem est presente de tal forma no cotidiano dos indivduos . A introduo da varivel espao em nossas leituras leva-nos a uma aproximao da realidade vivida, do vivido humano, do cotidiano (centro do acontecer histrico). Trabalhando com o espao, somos conduzidos a uma perspectiva consistente da totalidade da questo social:
O espao como produto social, sempre especicado por uma relao denida entre as diferentes instncias de uma estrutura social: a econmica, a poltica, a ideolgica e a conjuntura das relaes sociais que dela resulta. O espao portanto sempre uma conjuntura histrica e uma forma social que recebe seu sentido dos processos sociais que se exprimem atravs dele. O espao suscetvel de produzir, em troca, efeitos especcos sobre os outros domnios da conjuntura social, devido forma particular de articulao das instncias estruturais que ele constitui (SANTOS, 1987, p. 81).

No territrio, na apropriao do espao, os lugares so denidos. No espao, os sujeitos sociais inscrevem sua marca. Sabemos, ainda, que esses atores (ns) so efetivamente marcados por esses lugares, de diferentes formas denunciando uma relao dialtica. Justamente, a existncia desses atores que atar os ns que ligam a dimenso subjetiva materialidade do espao e da histria, que d sentido ao mundo;3 e, na mesma medida, pelo movimento de apropriao ativa do mundo, histrico, social, que o ser humano constri sua subjetividade como sujeito humano: histrico, social e ativo. Enm, por que o espao um objeto privilegiado de estudo das cincias sociais? Porque, como explica Milton Santos (1999) o espao compreende a interrelao de um conjunto de objetos e de um conjunto de aes, logo, uma categoria histrica: compreendendo tanto a forma quanto o contedo histrico, ao mesmo tempo, forma e funo. A forma est ligada a uma imagem, a um mapa, a um desenho: a distribuio dos objetos como a fotograa de uma favela, por exemplo. A funo est ligada ao, ao processo que moldou aquela paisagem denominada de favela o trabalho, o processo histrico propriamente dito. Nota-se que essas duas esferas da dimenso espacial (forma e funo) no podem ser dissociadas, de modo que uma d sentido outra, num processo constante e inesgotvel. Ora, o espao condio, meio e produto da reproduo da sociedade, apresentando-nos a histria humana logo, a dimenso poltica no espetculo cotidiano e na forma da escrita dessa histria na arquitetura da cidade, hoje. Podemos olhar a cidade aprendendo a ler em seu desenho, nas formas de nossos
74 Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009

Subjetividade e materialidade: cidade, espao e trabalho

modos de vida, concretas-materiais, a lgica social que a engendra. A histria est escrita na cidade, em sua arquitetura, em suas imagens e marcas, no que est explcito, exposto, e naquilo que invisvel e despercebido. Buscamos construir uma compreenso da vida social a partir da anlise da lgica espacial: na prpria escrita da cidade, na uidez das relaes que se constroem a partir de um determinado lugar que, de forma dialtica, determina esta uidez, pois o homem no v o universo a partir do universo, o homem v o universo desde um lugar (SANTOS, 1987, 81), o que faz toda a diferena. Ao olharmos a cidade, como aponta Milton Santos, percebemos que cada homem vale pelo lugar onde est4 a est a dinmica urbana cotidiana. A constante luta pela apropriao do espao se perpetua e se mistura com as formas de produo, vemos assim que o espao um elemento decisivo no estabelecimento do poder. Lembremos que o poder , ele mesmo, um lugar na relao social (ENRIQUEZ, 2001), ou seja, o poder no nunca um atributo ou uma posse. Por isso, deve ser sempre reconquistado e precisa ser legitimado, nesta relao. Portanto, o espao servir como norma na forma do territrio para a relao de poder e seus conitos. Caminhar por nossas cidades, nos leva a ler em seu cenrio, nas formas de nossos modos de vida, o resultado de nossos conitos (conito entre capital e trabalho; conitos que emergem nas negociaes inescapveis da diferena, como discutiremos brevemente): a naturalizao das desigualdades sociais rearma a incompetncia histrica/espacial na administrao da relao igualdade/diferena. Interessa-nos nessa dinmica, o processo que no espao urbano se inscreve cotidianamente, em muros simblicos e reais, em trajetos, acessos, fronteiras e olhares. O espao usado como limite e determinao social. A necessidade de ordenao do territrio uma das condies que funda o fenmeno social e a cidade o lugar onde vo se dar essas prticas sociais, o lugar da concretude dos conitos, da visibilidade do poder (sempre presente) e a invisibilidade do processo de dominao. Como vemos, a cidade produto de lutas: trabalho social materializado, objetivado produto de uma organizao das relaes sociais, da negociao poltica das diferenas. Nela, podemos conhecer a dimenso poltica da vida coletiva, ineliminvel: a cidade um fenmeno de origem poltico-espacial; nela encontramos a expresso fsica e dinmica da estruturao das diferenas e, segundo Gomes (2002, p. 13), poderamos mesmo dizer que esta uma de suas condies fundadoras. O tecido urbano uma obra histrica que se produz continuamente, revelando as contradies das relaes histricas que ali se movimentam contradies produzidas a partir do desenvolvimento desigual das relaes sociais que atingem efetivamente a dimenso subjetiva.

CIDADE: ENCONTROS E DESENCONTROS


A desqualicao social possui variadas formas de expresso, dentre elas podemos apontar como as mais frequentes e ecientes o trabalho desqualicado e a segregao espacial, gerando o no reconhecimento ao ator social.
Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009 75

Maria Lusa Magalhes Nogueira

Quem sofre esse processo (como a estigmatizao) v sua condio de sujeito esvaziada, enquanto colado a um lugar desvalorizado, sofrendo, por mecanismos ideolgicos vrios, pela responsabilizao exclusiva de sua condio, de forma que todo o processo social que engenha aquela determinada condio desconhecido e/ou ignorado. Nossa leitura no desconsidera, naturalmente, as operaes de resistncia dos grupos desqualicados, mas no poderemos, neste momento, nos ater a essa esfera. Ao localizarmos esse sujeito no jogo social ampliado, percebemos que, insistentemente, essa condio de desqualicao serve queles que, em posies favorveis, aproveitam-na exatamente para o reforamento de seus lugares sociais, valorizando sua identidade de pertencimento em contraponto quela desqualicada. Deste modo, a relao de alteridade refora unicamente uma identidade valorizada: ns, a norma, os dominantes; eles, diferentes, anormais. Nesse movimento, se mantm o jogo econmico e de poder. Tal manuteno construda a partir da relao de desigualdade prpria do mecanismo do modo de produo capitalista, agindo pela necessidade da explorao que gerar o lucro, bem como pela via simblica, a partir do mecanismo de oposio e negao do outro, no apenas diferente como desigual. Nota-se a cristalizao e valorizao de determinados lugares de pertencimento. Vemos assim que a precarizao de determinados vnculos sociais vai servir denio de outros. Obriga-se o sujeito a ocupar um lugar social que o desqualica, porque esse lugar ocupado por esse sujeito tem a funo de permitir que outro sujeito ocupe um outro lugar (valorizado). Bader Sawaia (2000) compreende esse quadro a partir da dialtica incluso/excluso, denunciando a desigualdade constitutiva da nossa sociedade que oferece diversos obstculos a uma maioria impedida de movimentar-se no espao pblico. Esses, includos de forma perversa (e no simplesmente excludos, margem) tm seu afeto e desejo desvalorizados, impedidos que esto de manifestar sua produo cultural e, mesmo, de apropriar-se da produo material, cultural e social valorizada em sua poca. A partir da experincia de dor originada em questes sociais (contextualizadas em cada poca histrica), o sujeito colocado numa condio de inferioridade e subalternidade, sendo considerado como incapaz e intil como parte da sociedade, como tambm j apontou Castel (1999). Neste quadro, a nosso entender, encontram-se as favelas brasileiras. Recebem, historicamente, um olhar de desqualicao e no reconhecimento, de segregao espacial imposta, como aponta Teresa (1997, p. 174):
Nas cidades em que os enclaves forticados produzem segregao espacial tornam-se explcitas as desigualdades sociais. Nessas cidades, as interaes cotidianas entre habitantes de diferentes grupos sociais diminuem substancialmente e os encontros pblicos ocorrem principalmente em espaos protegidos e entre grupos relativamente homogneos. O prprio tipo de espao vai contribuindo para que os encontros pblicos sejam marcados por seletividade e separao. Na materialidade dos espaos segregados [...] fronteiras sociais vo sendo rigidamente construdas.
76 Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009

Subjetividade e materialidade: cidade, espao e trabalho

Como percebemos, mais do que o no reconhecimento, impe-se favela a condio de bode expiatrio de toda a cidade,5 responsabilizam-na pela sua existncia e transformam a violncia de que so vtimas em um atributo exclusivo e generalizado de favela; este cenrio mostra-se como expresso evidente do processo de desqualicao social a que seus moradores so sujeitos, construindo um quadro de sofrimento social (GAULEJAC, 1997), onde a viabilidade da sobrevivncia, material e simblica, exigir o desenvolvimento de diferentes e delicadas estratgias de busca de reconhecimento, tais como a sada pela cultura e pela arte (NOGUEIRA, 2004), pelo adoecimento (CARRETEIRO, 2000) e at pela criminalidade (ZALUAR, 1994; SALES, 2005). Assim, a cidade se v como vtima do surgimento das favelas e se coloca parte de tais localidades, insistindo numa separao que falsa, desconhecendo e negando as questes presentes no processo de surgimento e crescimento das favelas e o uso que se faz de sua existncia: que tanto material quanto subjetiva como mo de obra barata e, ainda, como pblico incapaz de consumir o que valoroso, e que se torna de valor exatamente porque escasso. A cidade se mostra um lugar privilegiado para o estudo de tais questes, congurando-se como expresso ostensiva da desigualdade, historicamente inscrita em sua arquitetura, assim como do antagonismo poltico e simblico, localizado nas relaes de classe, bem como nas relaes intragrupos, pois nem sempre detonadas por processos econmicos. Podemos apontar diversos antagonismos grupais estabelecidos dentro da mesma classe social. Somos, pelas vias da cidade, levados a reetir sobre a esfera da alteridade:
A abertura para o outro que habita em ns uma condio para a tolerncia, pois uma das bases da intolerncia o mecanismo defensivo de projetar sobre o outro meu semelhante na diferena tudo aquilo que eu rejeito em mim mesmo. Se no quero admitir o mal e a contradio em mim mesmo, vou projet-los no outro, e eliminar no outro aquilo de que no quero saber, em mim. E, quanto mais prximo for o prximo, mais ele serve de suporte para esse mecanismo de defesa [...] (KEHL, 2004, p. 122).

A CIDADE O MAIS SIGNIFICATIVO DOS LUGARES?


O conceito (e a experincia) de polis desenvolvido pelos gregos, cujo fundamento implicava a criao do espao pblico (a gora) e da convivncia democrtica como forma poltica (possibilidade de negociao das diferenas), hoje ironicamente desvestido da relevncia da convivncia entre as pessoas, milhes, na mesma cidade, empurradas a prticas de segregao e medo frente ao espetculo da violncia urbana. Ao mesmo tempo, o termo cidadania se desgasta nos discursos ideolgicos e perde-se na prtica desse nosso determinado sistema, o capitalismo, de produo de nossas condies de existncia.

Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009

77

Maria Lusa Magalhes Nogueira

A inaugurao da experincia poltica j nasceu, vale lembrar, sob a gide da segregao, da desigualdade, j que cidados gregos no eram todos os gregos ainda que no seja possvel estabelecer um paralelo com a questo da cidadania contempornea, j que os modos de subjetivao ali engendrados so rigorosamente distintos do que hoje produzido. Contudo, ao que indica o cenrio urbano, o processo experimentado e conduzido por ns hoje na esfera poltica, que toda a cidade, reitera uma conjuntura de manuteno da desigualdade. Perguntamonos, a partir da leitura de Alba Zaluar (ZALUAR; ALVITO, 1999), se a palavra e a persuaso perdem lugar para a fora e a violncia, hoje, na cidade moderna. O que movimenta a presena constante do medo, a fala do crime (CALDEIRA, 2000)? A quem interessa esse medo? E a violncia? a violncia urbana um espetculo? Um efeito colateral? Um atributo das classes sociais vulnerabilizadas? Ser que segregao e participao social podem conviver lado a lado na construo de nossa histria poltica? Tem a cidade a vocao de favorecer os encontros? Ou os desencontros? So os desencontros formas de encontro? No temos a pretenso de explorarmos todas essas questes, mas alguns desses pontos podem ser, com certa facilidade, discutidos, a saber: a violncia, a poltica, a excluso e os desdobramentos de tais questes no mbito psquico. Os apontamentos para essas questes, e suas respectivas respostas, esto no texto da cidade. Assim, vemos que a violncia aparece com maior intensidade e recorrncia nos discursos sobre a cidade hoje: ora como causa de graves problemas, ora como consequncia de outros sempre como um espetculo a ser visto, ou evitado.6
As narrativas de crime so um tipo de narrativa que engendram um tipo especco de conhecimento. Elas tentam estabelecer a ordem num universo que parece ter perdido o sentido. Em meio aos sentimentos caticos associados difuso da violncia no espao da cidade, essas narrativas representam esforos de restabeler ordem e signicado. (CALDEIRA, 2000, p. 28)

No poderemos analisar os diversos elementos que se relacionam na manuteno e funcionamento da violncia e do respectivo espetculo que feito dela, todavia no nos furtamos a colocar em relevo, para a sua compreenso, a questo da desigualdade estrutural de nosso sistema de produo que interdita a possibilidade da reciprocidade necessria boa administrao das diferenas intrnsecas aos seres humanos, como sugere Gilberto Velho (2000). O espao condio e convite ao, de acordo com o pensamento de Milton Santos (1999). E o espao tambm limite a essa ao. Hoje, esses limites tocam os processos de incluso perversa (SAWAIA, 2000).7 Em que pese a percepo atual da cidade o caos, a violncia, o mal-estar generalizado, a fragmentao e a excluso localizamos a gnese desta representao nestes processos contraditrios. As leituras que focam uma fragmentao da cidade geram prticas que reforam essa desigualdade: estratgias, geralmente imperceptveis,
78 Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009

Subjetividade e materialidade: cidade, espao e trabalho

que visam a negao do todo da cidade, de sua heterogeneidade. Por exemplo: se, no trnsito pela cidade, encontra-se uma favela no caminho, ela contornada sem que tal desvio seja percebido sem que tal gesto, na forma de semelhante trajeto, e a realidade que ele esconde sejam percebidos. Antes, esse movimento vem a ser naturalizado, agindo assim a ideologia: traamos esses trajetos como se fossem naturais e, por eles, denimos os nossos lugares na cidade; enquanto ao favelado o acesso ao espao urbano innitamente delimitado, bloqueado, mesmo em espaos pblicos... Tais prticas aliceram o soerguimento da relao de desigualdade; diversos outros exemplos podem ser levantados, citemos alguns: incrementao da chamada arquitetura do medo, com a repetida presena de grades, cercas eltricas, seguranas e blindados; multiplicao de Shoppings Centers e sua onipresena em nosso cotidiano, como rea de lazer e segurana (para quem?); proliferao de condomnios fechados, com propagandas que vendem homogeneidade; diculdade de compreender a relao entre espao pblico e espao privado; facilidade de transverter alguns espaos pblicos em privados inmeras expresses do exerccio de segregao, as impostas e as espontneas. Neste cenrio, vale lembrar, a diferena e no a desigualdade ineliminvel construo da subjetividade, ao contrrio da percepo da desigualdade como natural. A experincia da alteridade fundamento do processo de construo identitria. A alteridade, como percepo e negociao da diferena, possibilidade de reconhecimento de mim mesmo. Idem igual a mim, minha identidade, diferente de um outro. Somos, ento, novamente, levados ao encontro do trabalho de Milton Santos (1997), que arma a cidade como o espao onde mais encontros se do, lugar que possibilita a percepo das diferenas e, desta forma, lugar privilegiado de educao (potencialmente): quanto maior a cidade mais numeroso e signicativo o movimento, mais vasta e densa a co-presena e tambm maiores as lies e o aprendizado (SANTOS, 1997, p. 83). O autor dene a cidade como o lugar em que o mundo se move mais, e os homens tambm (SANTOS, 1997, p. 83). A cidade seria uma esfera privilegiada para o aprendizado das diferenas, por ser uma arena cultural e por nos empurrar sociabilidade, forando a percepo das diferenas e sua negociao. Contudo, esse aprendizado vem sendo interditado pelo uso que fao do outro para reforar o meu lugar e tamponar as contradies de nossa relao (como ensina Freud e desenvolve Enriquez, 1994). Se a diferena pea-chave para a construo da subjetividade (FURTADO, 2002) e da intersubjetividade do ns, paradoxal a busca pela anulao do desgaste na negociao dos possveis antagonismos que emergem da diferena. Ns e outro so pares indissociveis, como sabemos. Uma compreenso da vida social urbana leva a uma discusso sobre coletividade, sobre poltica, sobre identidade e a dimenso da alteridade, sobre diferena, e desigualdade, sobre os antagonismos e as formas de negociao que foram construdas, e as que no foram a partir do trabalho, no espao. A identidade depende do lugar onde nos inserimos, dele depende a possibilidade que da oresce de posicionamento e a busca por pertencimento.
Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009 79

Maria Lusa Magalhes Nogueira

Nas cidades, os olhos no vem coisas, mas guras de coisas que signicam outras coisas. cones, esttuas, tudo smbolo. Signos urbanos, como placas, letreiros, anncios Na natureza, a paisagem muda, rvores e pedras so apenas aquilo que so. Aqui, porm, tudo linguagem, tudo se presta de imediato descrio, ao mapeamento da cidade. O olhar percorre as ruas como pginas escritas: a cidade diz como se deve l-la. Como realmente a cidade sob esse carregado invlucro de smbolos, o que conta e o que esconde, parece impossvel saber (BRISSAC, 1992, p. 311).

A cidade no deve ser pensada de forma idealizada, por sua representao ideolgica, mas como o na vivncia coletiva de seus habitantes. a cidade como smbolo complexo capaz de exprimir a tenso entre racionalidade geomtrica e emaranhado de existncias humanas (CALVINO, 1990b, p. 85). Entender a cidade fora de sua representao hegemnica o primeiro passo para a compreenso da vivncia subjetiva de quem nela habita, para a compreenso dos fenmenos psicossociais estabelecidos nas trajetrias de vida que sobre a cidade se lanam, considerando suas contradies.
No caso das cidades, trata-se de reconhecer que as vrias sionomias da cidade, seus espaos, suas marcas, seus sinais, seus vazios, seus silncios, suas runas e seus monumentos so expresses da luta de classes, so resultados tcnicoformais de apropriaes da cidade, que se expressam num conjunto de estruturas e imagens. Da que considerar a histria da cidade considerar as maneiras como a construo urbana tributria de um complexo interdependente de motivaes, referncias, interesses e desejos, em que a subjetividade e as idiossincrasias como construtor-inventor, a racionalidade instrumental do urbanista-tecnocrata, e a pura gratuidade do gesto grco rebelde, fazem da cidade obra de arte, como diz Argan, mas, tambm, dispositivo poltico, discriminatrio, estratgico. (PAULA, 1997, p. 53).

Perguntamo-nos se a subjetividade pode ser desvendada na materialidade. Sim, a cidade portadora de sua histria, inscrita em grades e ruas, becos e escadas, planos e construes, marcas que podem ser lidas nos detalhes presentes e ausentes do espao apropriado pelas pessoas, nas relaes. Como cinzel e escultura de nossa percepo, a cidade inscreve os signos e representaes que so nossos instrumentos subjetivos de construo de ns mesmos e de construo da cidade. Para desvendar a realidade necessrio compreender como so formadas as imagens que formam a cidade, de quem so os olhares que a reparam. Trata-se de fazer a leitura da cidade no como imagem ou categoria xa posto que no o , mas como um feixe de processos: impossvel dissociar a cidade do sujeito que nela habita, impossvel compreender a cidade sem pensar na din80 Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009

Subjetividade e materialidade: cidade, espao e trabalho

mica social que a constitui, e amparada em qual conjuntura (em qual modelo de produo? Sobre quais valores? Qual espao?). Para uma apreenso da cidade, preciso pensar seus moradores. Para uma compreenso da vivncia desses habitantes, tem-se que perguntar sobre a cidade. Para pensar a subjetividade preciso pensar o espao, precisamente.
Assim como resultado de uma dupla operao simblica e material que a cidade se estrutura e se manifesta. De um lado a pedra e o cal, o ferro e a madeira, o espao construdo e suas funes. De outro lado a recepo destes elementos, destas imagens e o papel simblico que realizam na estruturao de identidades coletivas. Cada prdio, cada praa, cada espao so apropriados, vivenciados como peas de um universo simblico que tm papel decisivo na cimentao social. (PAULA, 1997, p. 53)

A relao cidade/subjetividade s pode ser apreendida por um movimento dialtico. Neste sentido, vemos que a chamada crise da cidade fruto de um quadro crnico de conito, mal negociado, desenvolvido por esse modelo de produo que se lana atravs de uma universalidade excludente. Portanto, a cidade chega a ser menos palpvel exatamente para os que nela se encontram em posies menos mveis como compreende Milton Santos (1999). A crise da cidade o reexo da crise na sociedade de trabalho abstrato,8 do modelo atual de acumulao de capital que pode ser percebido, em linhas mais gerais, e de forma familiar pela grande maioria da populao, na forma do desemprego estrutural (da terceirizao e do crescimento do trabalho informal). Ora, no adianta apenas conhecer a cidade formal, que localiza a crise nos grupos desfavorecidos no nela que atravessaremos para o outro lado do espelho: sabemos que no se pode confundir a cidade com o discurso que a descreve (CALVINO, 1990a, p. 14). Sobre cidade formal, regida por leis, assistida pelo Plano Diretor, entendemos que se movimenta uma cidade outra a cidade vivida (SILVA; SOUZA, 2002) compreendida a partir e na relao da vivncia de seus habitantes. cidade formal lana-se a cidade vivida, apropriada e experimentada no mbito subjetivo por seus habitantes, que dela constroem representaes essas que agem, diretamente, no processo de construo de suas identidades; agem ainda na construo de seus lugares. Cidade vivida que oferece trajetos especcos a determinados grupos: mobilidade espacial bem delimitada (como exemplo banal apresentamos a existncia dos elevadores de servio); trajetrias de vida desenhadas em uma mobilidade psicossocial tambm circunscrita ainda que de maneira no absoluta no corpo e no espao; no trabalho, na cidade. J no mais possvel desconhecer o contedo da cidade vivida. Simplesmente no possvel separar sociedade de ambiente construdo, de espao. preciso conhecer a cidade vivida, admitir o espao urbano como ambiente construdo por uma sociedade marcada pela desigualdade e pela arbitrariedade (MARICATO, 1996, p.16).
81

Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009

Maria Lusa Magalhes Nogueira

NOTAS
A base emprica deste estudo desenvolveu-se por meio de entrevistas e recolhimento de histria de vida de moradores de uma favela em Belo Horizonte, no esforo de compreender a relao entre trabalho e mobilidade psicossocial ao longo da trajetria de vida de um morador. No desenvolvimento deste estudo, cuja perspectiva terico-metodolgica repousou na Psicossociologia Clnica, fomos encontrando uma realidade que apontava para a necessidade do estabelecimento de discusses sobre a relao existente entre favela e cidade, como um todo; sobre a importncia do espao. O aprofundamento dessa discusso mobilizou a busca de contribuies de outras cincias, frente a algumas limitaes apresentadas pela Psicologia, o que buscamos tecer de forma transdisciplinar. 2 Vale lembrar que dizer lugares socais e lugares espaciais evitar uma importante discusso sobre a racionalidade moderna que produz tais aparentes dicotomias. Contudo, no poderemos adentrar tal discusso a saber, como romper com algumas dicotomias e dualidades herdadas do projeto de modernidade em virtude dos limites deste texto. Portanto, nos limitaremos dicotomia, por seu valor didtico; veremos, contudo, no desenvolvimento deste texto, como a dimenso espacial e a dimenso social so feixes entrelaados. 3 Brincamos com a palavra ns por entendermos estar a a chave para a compreenso do mundo social: exatamente na relao indivduo e sociedade; e entre materialidade e subjetividade (que, assim, encontra seu estatuto material e histrico, agenciando a construo da realidade humana no plano social). 4 Cada homem vale pelo lugar onde est. O seu valor como produtor, consumidor, cidado depende de sua localizao no territrio. (SANTOS, 1987: 81) 5 Foram e so muitas as tentativas de extermnio que sofrem as favelas desde seu surgimento (nascimento amparado nas questes econmicas e fundirias brasileiras questes essas que so sistematicamente desconsideradas nessas estratgias de soluo). Cabe lembrar que enquanto o problema eleito for a favela, a soluo ser sua extino, no atuando nos vetores que a formam. Observamos ainda que como mostram diversos estudos (DAVIS, 2006), so as favelas, hoje, mundialmente, a soluo de moradia para enorme contingente populacional. Resta-nos compreend-las mais de perto, a observaremos que so as mesmas foras econmicas, simblicas e polticas que atuam na cidade como um todo. Veremos assim, na favela, mais a semelhana do que a especicidade. A informalidade no produzida ao largo da formalidade. 6 de fato, interessante percebermos como o discurso da violncia levantado sob justicativas pacicadoras; um enorme paradoxo e uma grande falcia se pensarmos na histria e olharmos a cidade como contorno e concretizao da histria. 7 Bader Sawaia (2000), bem como Jos de Souza Martins (1997), rejeitam o termo excluso. J a ideia de incluso perversa emerge nos trabalhos dos autores como profcua possibilidade de pensar processualmente a questo da desigualdade e da vulnerabilidade. 8 Marx faz a distino entre as dimenses do trabalho abstrato e do trabalho concreto. O trabalho abstrato o trabalho reduzido, funcionando resumida e simplesmente como um meio de subsistncia, que se encontra em crise no momento atual (a sociedade salarial). O trabalho concreto, como primeira dimenso da atividade sensvel humana, eterno, no sofre inuncia das oscilaes das formas de sociabilidade, de organizao da produo uma permanncia na mudana, um fato ontolgico. (MARX, 1983)
1

82

Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009

Subjetividade e materialidade: cidade, espao e trabalho

REFERNCIAS
ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho?. Campinas: Cortez, 2000. BARROS, V. A.; NOGUEIRA, M. L. M. Identidade e Trabalho: reexes a partir de contextos precarizados e excludentes. Revista Educao & Tecnologia. Belo Horizonte, v. 12, n. 3, p. 10-12, set./dez. 2007. BRISSAC, N. Ver o invisvel: a tica das imagens. In: NOVAES, A. (Org.). tica. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. p.311. CALDEIRA, T. Enclaves fortificados: a nova segregao urbana. Novos Estudos, CEBRAP, n. 47, p.155-176, mar. 1997. ______. Cidade de Muros. So Paulo: Edusp, 2000. CALVINO, I. As Cidades Invisveis. So Paulo: Companhia das Letras, 1990a. ______. Seis propostas para o prximo milnio. So Paulo: Companhia das Letras, 1990b. CARRETEIRO, T. C. O. C. A doena do Projeto: uma contribuio as formas de aliao e desliao social. In: SAWAIA, B. (Org.). Artimanhas da excluso: Anlise Psicossocial e tica da desigualdade social. 1. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. CASTEL, R. As metamorfoses da questo social uma crnica do salrio. Petrpolis: Vozes, 1999. COSTA, J. F. O vestgio e a aura: corpo e consumismo na moral do espetculo. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. DAVIS, M. Planeta Favela. So Paulo: Boitempo, 2006. ENRIQUEZ, E. O Papel do Sujeito Humano na Dinmica Social. In: MACHADO, M. M. et al. Psicossociologia: anlise social e interveno. Petrpolis: Vozes, 1994. ______. Instituies, poder e desconhecimento. In: ARAJO, J. N. G.; CARRETEIRO, T. C. (Orgs.). Cenrios sociais e abordagem clnica. So Paulo: Escuta, 2001. FOUCAULT, M. Geograa. In: Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009 83

Maria Lusa Magalhes Nogueira

FURTADO, O. O psiquismo e a subjetividade social. In: BOCK, A.; GONALVES, M.; FURTADO, O. (Org.). Psicologia scio-histrica: uma perspectiva crtica em psicologia. So Paulo: Cortez, 2002. GAULEJAC, V. de. Les Sources de la Honte. Paris: Descle de Brouwee, 1997. GOMES, P. C.. A Condio Urbana. Bertrand Brasil: Rio de Janeiro, 2002. KEHL, M R. Civilizao partida. In: NOVAES, A. (Org.). Civilizao e Barbrie. So Paulo: Companhia das Letras, 2004. MARICATO, E. Metrpole na periferia do capitalismo ilegalidade, desigualdade e violncia. So Paulo: Hucitec, 1996. MARTINS, J. de S. Excluso social e a nova desigualdade. So Paulo: Paulus, 1997. MARX, K. O Capital: crtica da economia poltica. So Paulo: Abril Cultural, Coleo Os economistas, v. I, 1983. MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alem. 1947. So Paulo: Hucitec, 1984. NOGUEIRA, M. L. M. Mobilidade psicossocial: a histria de Nil na cidade vivida. 2004. Dissertao (Mestrado)__Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. PAULA, J. A. de. Memria e esquecimento, Belo Horizonte e Canudos: encontros e estranhamento. Varia Histria, Belo Horizonte, n.18. p. 43-60, nov./1997. SALES, M. M. Busca de reconhecimento social e vivncia de estigmatizao: notas sobre uma populao favelada. Encontro: Revista de Psicologia, Santo Andr, v. 9, n. 11, p. 20-28, 2005. SANTOS, M. A natureza do Espao: espao e tempo, razo e emoo. So Paulo: Hucitec, 1999. ______. Da Poltica dos estados polticas das empresas. Cadernos da Escola do Legislativo, Belo Horizonte, n. 6, p. 9-23, jul/dez. 1997. ______. O retorno do territrio. In: ______.; SOUZA, M. A.; SILVEIRA, M. L. (Org.). Territrio globalizao e fragmentao. So Paulo: Hucitec/ANPUR, 1994. ______. Por uma geograa nova. So Paulo: Hucitec, 1978.
84 Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009

Subjetividade e materialidade: cidade, espao e trabalho

SANTOS, M. O Espao do Cidado. So Paulo: Nobel, 1987. SAWAIA, B. (Org.). As Artimanhas da Excluso Anlise Psicossocial e tica da Desigualdade Social. Petrpolis: Vozes, 2000. SIMMEL, G. A Metrpole e a vida mental. In: VELHO, O. Fenmeno Urbano. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. Primeira edio, 1902. SILVA, R. H. A.; SOUZA, C. Mltiplas Cidades: entre morros e asfaltos. In: FRANA, V. R. V. (Org.). Imagens do Brasil: modos de ver, modos de conviver. Belo Horizonte: Autntica, 2002. SOUSA SANTOS, B. de. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez, 2000. VELHO, G.; ALVITO, M. (Org.). Cidadania e Violncia. Rio de Janeiro: UFRG/ FGV, 2000. ZALUAR, A; ALVITO, M. (Org.). Um sculo de Favela. Rio de Janeiro, Fundao Getlio Vargas, 1999. ZALUAR, A. Condomnio do diabo. Rio de Janeiro: Revan/UFRJ, 1994. Recebido em: maio de 2008 Aceito em: fevereiro de 2009

Fractal: Revista de Psicologia, v. 21 n. 1, p. 69-86, Jan./Abr. 2009

85

You might also like