You are on page 1of 3

BIRMAN Leitura registro da relao do sujeito com o texto, que se consubstancia em diferentes modelos histricos de leitura.

. Diferentes formas de relao do leitor com o texto: Proust traz a relao prazerosa do sujeito com o texto, a dimenso transgressiva realizada na leitura, a fruio. Os monges da Idade Mdia, por sua vez, empreendiam pela leitura a ascese espiritual para a cidade de Deus. Um livro comea a existir no quando um autor termina sua redao ou quando o editor o encaderna, mas quando o leitor fecha a sua ltima pgina. Sartre A produo do sentido implica a apropriao do texto pelo leitor, que imprime a sua singularidade na experincia da leitura. O leitor desconcertado pela leitura, que o desarruma nos seus sistemas de referncia. Um certo livro no passa em branco para um leitor determinado, quando uma experincia desconcertante desta ordem se realiza. A, as pginas passam a ser escritas com palavras ressonantes. Algo da ordem da provocao aconteceu, pois o desejo do leitor colocado em movimento mediante um fragmento do texto. Com isso, o leitor se descobre como um sujeito desejante pela experincia da leitura, de forma que essa possibilita ao leitor uma intuio e at mesmo um conhecimento de si mesmo que eram inexistentes antes da leitura. Ordem da fruio e da inscrio imaginria, pela qual o leitor se descobre atravs do texto. A leitura uma forma de aprimoramento da sensibilidade, pois est em jogo a subjetividade do leitor. Aps a leitura de um texto que nos ressoa, o leitor no mais o mesmo, pois algo de fundamental a respeito do seu ser e do seu desejo foi revelado e provocado pela leitura. A dimenso transgressiva da leitura se realiza porque o leitor levado a produzir com o texto um sentido at ento inexistente, que rompe com as codificaes institudas. A leitura tem, ento, uma dimenso irruptiva, pois desarticula os sentidos institudos e codificados, entreabrindo a possibilidade para a produo de outros sentidos. Operaes fundamentais da leitura: formas diversificadas de produo de sentido, mediante as quais o sujeito se apresenta na experincia da leitura. So formas pelas quais o sujeito se realiza como uma presena. Reconhecimento: o leitor surpreendido e desarticulado pelo impacto da leitura. O leitor reconhece algo no texto, que lhe surpreende. Este efeito de surpresa tem o poder de estabelecer uma ruptura na sequncia e na continuidade da leitura. O leitor entra num estado de suspenso. O sujeito se revela de forma absoluta, como pura presena, se descobrindo por um outro vis significativo. O leitor conduzido para uma posio de fantasmar e de refletir sobre o que aconteceu, para poder retomar a leitura logo em seguida. Nesta retomada, a continuidade temporal se restabelece e o eu do leitor se recompe novamente. Se restabelece um retorno do leitor sobre si mesmo, que correlato do seu retorno para a sequncia narrativa do texto. Este efeito de ruptura se

produz de maneira fragmentar e oscilante, pois nem tudo que est escrito capaz de tomar literalmente o leitor. Na compreenso, o leitor se reordena pela elaborao do sentido impactante. Na compreenso, o leitor se reconstri nos seus sistemas de referncia. Na compreenso, o leitor procura articular o sentido revelado pela desconstruo, num discurso totalizado, em que se consideram o sujeito e o texto como plos referenciais. Pela compreenso, possvel costurar o sentido impactante e irruptivo no campo simblico do sujeito, assim como restaurar a continuidade da leitura do texto. O leitor, assim, compe um discurso a partir das indicaes fragmentrias fornecidas pela escritura. O sentido no dado imediatamente pelo texto, mas produzido ativamente pelo leitor. O leitor assume a condio de dialogante com o texto, em uma postura intersubjetiva, j que produtor de significaes. Interpretao pressupe a fragmentao em pequenas unidades, e construo realiza a articulao entre os diversos fragmentos numa ordem inventada pelo intrprete, mediante a qual se realiza a produo do sentido. Na operao de reconhecimento/interpretao, o sujeito, surpreso, assume uma posio de passividade, sendo levado e conduzido pelo texto. O texto assume, ento, posio de atividade, e o leitor possudo pelo texto. Na operao de construo/compreenso, o leitor assume a posio de atividade face ao texto. Nas obras propriamente literrias existe a dominncia do plo reconhecimento/interpretao/passividade, enquanto nas obras tericas, a dominncia se desloca para o plo compreenso/construo/atividade. No entanto, o outro plo da leitura sempre se faz presente, pois qualquer leitura implica a presena oscilante das duas operaes fundamentais, j que o leitor sempre oscila entre a desconstruo dos sentidos institudos e a reconstruo ativa de novos sentidos. A funo crtica pressupe sempre a possibilidade de o sujeito se descontruir e decodificar, ento, o campo semntico institudo. Como intrprete dos textos que se apresentam, o leitor transforma-se em produtor de novos sentidos. A leitura pode promover fissuras na realidade simblica instituda, provocando rupturas nas ideologias, que funcionam pela produo da inrcia e da homogeneidade do sentido. O campo do sentido marcado essencialmente pela polissemia, admitindo ento mltiplas formas de interpretao. O leitor constitui o sentido na e pela leitura do texto, pois o sentido que forja como interpretao se inscreve numa polmica com outras intepretaes existentes e possveis. O campo da interpretao perpassado pelo afrontamento e pela discrdia, sendo permeado pelo conflito infinito e interminvel entre as diferentes interpretaes que revela a sua dimenso essencialmente poltica, que perpassa o campo da polmica. A interpretao se inscreve em relaes de poder, estabelecidas no campo do interpretvel, no existindo, pois, ingenuidade na interpretao.

O leitor forja novos sentidos, desarticulando para tal os sistemas de foras que se cristalizam no real do mundo e da cena social. Por meio disso o leitor pode produzir fissuras no real do campo social, enunciando, pois, algo novo sobre o mundo e se dizendo assim tambm de uma outra maneira. Para isso, o investimento e a fora que comandam o leitor o desejo.

You might also like