You are on page 1of 18

TREINAMENTO PROTEO AUDITIVA

SESMT MAIO 2010

PROTEO AUDITIVA
INTRODUO Existem coisas que voc no pode perder a audio uma delas. Em nossa vida diria, seja em casa, no trabalho existe inmeras situaes em que estamos expostos ao barulho. trabalho na maioria das ve!es se apresenta como situao mais peri"osa em #uno de mquinas e equipamentos ruidosos.

PROTEO AUDITIVA
CONHECENDO O RISCO O que o Som ? som uma vibrao que se propa"a pelo ar em #orma de ondas e que percebida pelo ouvido humano. ) uma sensao a"radvel em n%vel suportvel e que no irrita. O que o Rudo? $u%do uma mistura de tons, cujas #req&ncias no se"uem lei precisa e que di#erem entre si por valores impercept%veis ao ouvido humano, ou seja 'qualquer sensao sonora indesejvel(.

PROTEO AUDITIVA

EFEITOS DO RU DO ! SA"DE

*omo o $u%do pode prejudicar minha qualidade de vida+

PROTEO AUDITIVA
EFEITOS AO OR4ANISMO
Ne#$o%&%mo I'%3'&) 0um1&do%

E%(#e&()me'(o do% $)%o% %)'/u'eo%

A2#ee'%+o Co'(#)*+o do% m,%-u.o%

PROTEO AUDITIVA
EFEI TOS NO TRABALHO
P#o1.em)% ') EFEITOS NO F).() TRA5A6HO de -omu'&-)*+o -o'-e'(#)*+o De%-o'7o#(o e -)'%)*o

Nervosismo Ne#$o%&%mo

5)&8o #e'd&me'(o

A-&de'(e%

PROTEO AUDITIVA
RU DO E A PERDA DA AUDIO ,$eduo da sensibilidade da audio . ,-estruio das clulas ciliadas da c.clea. ,-ani#icao das clulas nervosas do ouvido interno. ,/ perda da audio &##e$e#%$e.9

PROTEO AUDITIVA
O RU DO E A SURDE0 T#)um) A-,%(&-o: 0erda auditiva repentina, causada por barulho de impacto como exploses. Pe#d) )ud&(&$) (em2o#;#&): corre ap.s exposio a um barulho intenso,mesmo de curto per%odo de tempo. -i#iculdade de ouvir. Pe#d) )ud&(&$) 2e#m)'e'(e: corre pela exposio repetida durante lon"os per%odos,com barulho de alta intensidade. ) irrevers%vel,pois destr.i as clulas ciliadas da c.clea que so os receptores auditivos.
NORMA6 DANIFICADA

PROTEO AUDITIVA
COMO SE PROTE4ER DO RU DO Med&d)% de P#o(e*+o Co.e(&$) *onserto, lubri#icao e manuteno peri.dica de mquinas a #im de minimi!ar o ru%do da operao1 2elhor #ixao das partes m.veis, evitando assim vibrao e conseq&entemente o ru%do1 3nstalao das mquinas sob suportes acsticos1 3solamento das mquinas ruidosas. Med&d)% de P#o(e*+o I'd&$&du). 4tili!ao correta de protetor auditivo. Nveis de atenuao de rudo. 0rotetor /uditivo /ba#ador 1< d5 0rotetor /uditivo 0lu" 1= d5

PROTEO AUDITIVA
INSTRU>ES DE USO CORRETO DO PROTETOR AUDITIVO? T&2o P.u/ue9

56 0asse a mo por cima da cabea, puxe a orelha levemente e abra a boca a #im de abrir o canal auditivo. 76 3ntrodu!a o protetor se"urando #irmemente pela haste, observando que os trs #lan"es estejam inseridos no canal auditivo8 veja o desenho9 :64tili!e6o durante todo o per%odo de trabalho.

Correta Colocao do protetor Tipo Concha

PROTEO AUDITIVA CUIDADOS COM PROTETOR AUDITIVO


, ;o manuseie o protetor com as mos sujas1 , /p.s o uso, "uarde6o na embala"em para conserv6lo em bom estado de uso. I'%(#u*+o de .&m2e@) <ave diariamente com "ua e sabo1 -epois enx"&e com "ua abundante e seque delicadamente.

Manuteno e Higienizao

Manuteno e Higienizao

Vantagens Protetor Tipo Plugue

Desvantagens Protetor Tipo Plugue

Vantagens Protetor Tipo Concha

Desvantagens Protetor Tipo Concha

You might also like