You are on page 1of 4

E Deu Dons aos Homens

Dons (Gr charismatn). So as capacidades miraculosas que o Esprito d aos filhos de Deus (Rm 12.3-8; 1Pe 4.10). H diversos dons para diversos servios. Toda a Trindade est envolvida no exerccio dos Dons concedidos para beneficio da igreja. A verdade prtica desta primeira lio categrica ao afirmar que os dons so ddivas divinas para a Igreja cumprir sua misso at que o Noivo venha busc-la. A misso da Igreja pregar o Evangelho a toda criatura, cuidar dos rfos e das vivas, proporcionar paz e alvio a todos os cansados e dentre outros trabalhar para a edificao dos santos (Mc 16.15; Tg 1.27; Mt 11.28; Ef 4.11). Em suma os dons so ddivas do Esprito Santo aos santos para a execuo da evangelizao e para a edificao da igreja.

I OS DONS NA BBLIA. 1- No Antigo Testamento. 2- No Novo Testamento. 3- Uma ddiva para a Igreja. Comentrio: Os reis, os profetas e os sacerdotes, dentre outros, foram vocacionados por Deus na Antiga Aliana pra exercerem o ministrio da liderana, da ministrao da Palavra e da ministrao da bno por meio da intercesso. Ao serem vocacionados receberam eles dons para servirem ao Senhor. Sendo assim tambm na Nova Aliana onde que a Igreja tem recebido ddivas ministeriais para proporcionar bnos na vida de muitos. Deus levantou apstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres para a edificao e unio do corpo Cristo. Porm, os dons de maneira didtica no Novo Testamento so apresentados em trs categorias: dons de servio, dons espirituais e dons ministeriais. Que sero minuciosamente estudados no prximo tpico. II OS DONS DE SERVIO, ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS. 1- Dons relacionados ao servio cristo. 2- Conhecendo os dons espirituais. 3- Acerca dos dons ministeriais. Comentrio: Dons de servio correspondem com o ofcio diaconal, exortao, repartir, presidir exercer misericrdia. Os dons de servio correspondem com atos em benefcio ao prximo. A palavra dicono no grego tem como significado servo. A misso do dicono conforme o texto de Atos 6.1-6 servir s mesas e tambm cuidar das vivas. H exemplo de excelentes diconos na Bblia e dentre eles: Estevo e Filipe. O termo dicono aparece 30 vezes no Novo Testamento, sendo que em 20 casos a palavra traduzida por ministro, que de fato tem como significado e representao o servo (1 Tm 3.10,13). J os dons espirituais so nove e so divididos em trs grupos. Primeiro grupo o de revelao: sabedoria, palavra da cincia e discernimento dos espritos.

Segundo grupo o de poder: dom da f, dons de curar e dons de operaes de maravilhas. E o terceiro e ltimo grupo os de elocuo:profecia, variedade de lnguas e interpretao de lnguas. Acerca dos dons ministeriais os classificados so: apstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores. Os apstolos so aqueles diretamente chamados por Deus para exercerem um ministrio que agrega outras funes como: a de profeta, a de pastor, a de evangelista e a de doutor. O ministrio proftico corresponde ao ato de apresentar Deus aos homens. Evangelista ao ministro externo sempre preocupado com as almas perdidas. Pastores so servos com a misso de pastorear o rebanho. Doutor corresponde com os sbios que foram levantados por Deus para instruir o rebanho do Senhor. Apstolo dom especial e agregador dos demais ofcios. Profeta dom revelador e anunciador das maravilhas do Senhor. Evangelista dom que corresponde ao ato de ir ao encontro dos perdidos. Pastor dom administrativo. Doutor dom solucionador que proporciona conhecimento aos membros do corpo de Cristo.

III CORINTO: UMA IGREJA PROBLEMTICA NA ADMINISTRAO DOS DONS ESPIRITUAIS. 1- Os dons so importantes. 2- Diversidade dos dons. 3- Auto-suficincia e humildade. Comentrio: Os dons so importantes para a execuo do ministrio no qual o cristo foi vocacionado. Portanto, o dom espiritual no caracteriza se o cristo que o possui superior ao cristo que no possui o determinado dom. H uma diversidade de dons e estes existem para suprir as necessidades da igreja. O apstolo Paulo nos captulos 12, 13 e 14 da primeira carta aos Corntios deixa trs palavras importantes para a igreja. No captulo 12 a palavra poder, j

no 13 a palavra amor e no 14 a palavra ordem. A mensagem de Paulo aos irmos a seguinte: sem poder, sem amor e sem ordem no h crescimento da igreja. Pois a igreja que cresce possui poder, ama a todos e organizada. Mais uma palavra: O Esprito Santo uma pessoa, esta verdade possvel por razes bsicas, como: Ele age como uma pessoa, o Esprito Santo tem caractersticas de uma pessoa e Ele tratado como uma pessoa. As aes desenvolvidas pela pessoa do Esprito Santo so: Ele vive nos crentes (Jo 14.17), ensina os crentes (Jo 14.26), testifica de Cristo (Jo 15.26), fala com os crentes (At 8.29), intercede pelos crentes (Rm 8.26),santifica os crentes (Rm 1.4) e dentre tantas outras operaes renova o crente (Sl 104.30, Tt 3.5). A terceira pessoa da Trindade possui vontade prpria, pois na Bblia estar escrito: mas um s e o mesmo Esprito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer (1 Cor 12.11). Se os dons so distribudos pela pessoa do Esprito Santo conforme o seu querer porque Ele tem vontade. Porm, o que mais caracteriza o Esprito Santo a uma pessoa para os seres humanos a possibilidade dEle se entristecer: e no entristeais o Esprito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redeno (Ef 4.30). O Esprito Santo entristecido pelas aes carnais como: mentira contra os irmos, iras que provocam pecados, quando ao diabo outorgado lugar, quando a existncia de furto e quando a preferncia crist est naquilo que no edifica (Ef 4.25-29).

You might also like