You are on page 1of 3

Conservando recursos no renovveis

Diferentemente dos recursos renovveis em que a qualidade um dos fatores mais restritivos, para os recursos no renovveis a palavra chave a escassez. Recursos no renovveis, em uma interessante analogia so comparveis ao sangue e ossos que compem a economia industrial. Pois da mesma forma que o sangue o responsvel pelo transporte de nutrientes e ossos pela nossa sustentao, nossos meios de transporte e edificaes foram construdos com uma grande quantidade destes recursos no renovveis, com destaque para os metais e os combustveis fosseis.

interessante notar que uma vez no renovveis, a extrao destes recursos haveria de ser controlada como forma de preservar as reservas existentes, contudo, so os recursos no renovveis responsveis pela produo de muitas tecnologias limpas (carros eltricos, turbinas elicas etc.). Desta forma, o investimento nas tecnologias limpas tem um vis de incentivar o consumo destes recursos no renovveis. Sob este aspecto, a reciclagem possui destaque como forma de conciliar esta situao, uma vez que permite reprocessar um recurso j extrado com um custo energtico e passivo ambiental muito menor do que extrair o recurso de uma mina virgem no que tange os metais. Alm disso, os programas de reciclagem colaboram no desenvolvimento de empregos e na mudana da cultura da sociedade como um todo.

Mas como j comentado, uma das grandes questes que est envolvida com os recursos no renovveis a escassez. Neste caso, no necessariamente relacionado ao fim da descoberta de novas jazidas ou poos, mas s barreiras econmicas, geolgicas e tecnolgicas. Uma vez que se verifica a maior dificuldade de encontrar ou extrair estes recursos, a lei de mercado implica no aumento dos preos em funo da menor oferta. tambm verificada a realizao de medidas protecionistas por pases que preservam suas reservas de forma estratgica, o que tambm implica na menor oferta. H de se verificar tambm a tendncia da reduo da concentrao dos metais nos minrios extrados em relao aos de antigamente, o que implica no maior custo de extrao e processamento e no investimento em tecnologias com maior rendimento associado. Sob o aspecto ambiental, a menor concentrao destes metais implica no maior consumo de insumos (gua e energia), o que associado s presses de legislao e da sociedade e de compra destes insumos resulta em maiores dificuldades na logstica deste processo. Todos estes

fatores influenciam diretamente a escassez destes recursos, a disponibilidade prtica deles.

A manuteno dos recursos no renovveis, elevando sua oferta no mercado e reduzindo o consumo e extrao, deve ser associada chamada economia circular, em que os produtos e recursos devem ser pensados desde sua concepo at seu descarte e posterior reciclagem/reutilizao. Um exemplo industrial disto o bolso de resduos em que os resduos ou efluentes de uma determinada planta industrial so utilizados como insumo ou reagente em outras plantas de forma a reduzir gastos com tratamento ou disposio. So tambm outras medidas relacionadas economia circular: a venda de servios no lugar de produtos, o uso compartilhado (que foi realizado parcialmente na cidade do Salvador com a proposta de se oferecer caronas com a possibilidade de usar pistas mais livres para o trfego), o design integral e inteligente dentre outras medidas.

ALUNOS
Adelmo Filho Ronaldo Dantas Rafael Yoshimura

You might also like