You are on page 1of 2

www.josemariaescriva.

info
No incio de cada estao diz-se: V.- Ns Vos adoramos e Vos bendizemos, Jesus. R.- Porque pela Vossa santa Cruz redimistes o mundo. No final de cada estao diz-se: V.- Senhor, tende piedade de ns. R.- Tende piedade de ns. Pode acrescentar-se: Pai Nosso, Ave Maria e Glria I.JESUS CONDENADO MORTE J passa das dez da manh. O processo est a chegar ao seu termo. No houve provas conclusivas. O juiz sabe que os Seus inimigos lho entregaram por inveja e tenta um recurso absurdo: a escolha entre Barrabs, um malfeitor acusado de roubo com homicdio, e Jesus que se diz o Cristo. O povo escolhe Barrabs. Pilatos assusta-se ante o crescente tumulto. Manda, ento, trazer gua e lava as mos vista do povo, enquanto diz: - Sou inocente do sangue deste justo; l convosco. E, depois de ter mandado flagelar Jesus, entregou-O para que O crucificassem. Faz-se silncio, naquelas gargantas embravecidas e possessas. Como se Deus estivesse j vencido (). Se tu e eu tivssemos conhecido o dia do Senhor! deixas de ter medo da Cruz, disso a que as pessoas chamam cruz, quando pes a tua vontade na aceitao da Vontade divina, s feliz e desaparecem todas as preocupaes, os sofrimentos fsicos ou morais? verdadeiramente suave e amvel a Cruz de Jesus. A no contam as penas; fica s a alegria de nos sabermos coredentores com Ele. esse suor e esse sangue que mancham e deformam as Suas feies, a nossa limpeza.

Senhor, tende piedade

VII. JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ nossa reincidncia no mal, corresponde Jesus com a Sua insistncia em redimir-nos, com abundncia de perdo. E, para que ningum desespere, volta a levantar-Se fatigadamente abraado Cruz.

Ns te adoramos

Senhor, tende piedade Ns te adoramos

IV. JESUS ENCONTRA MARIA Pela mo de Maria, tu e eu queremos tambm consolar Jesus, aceitando sempre e em tudo a Vontade do Seu Pai, do nosso Pai.

Senhor, tende piedade

Ns te adoramos

Senhor, tende piedade


V. SIMO AJUDA JESUS

Senhor, tende piedade Ns te adoramos

II. JESUS TOMA A SUA CRUZ Jesus entrega-se, inerme, execuo da sentena. No se Lhe vai poupar nada e cai sobre os Seus ombros o peso da cruz infamante. Mas a Cruz ser, por obra de amor, o trono da Sua realeza.

Senhor, tende piedade Ns te adoramos

No conjunto da Paixo, bem pouco o que significa esta ajuda. Mas a Jesus basta-Lhe um sorriso, uma palavra, um gesto, um pouco de amor, para derramar copiosamente a Sua graa sobre a alma do amigo. s vezes, a Cruz aparece sem que a procuremos: Cristo que pergunta por ns. E se, porventura, ante essa Cruz inesperada, e talvez por isso mais obscura, o corao mostrasse repugnncia... no lhe ds consolaes. E, se as pedir, cheio de uma nobre compaixo, diz-lhe devagar, em confidncia: corao, corao na Cruz, corao na Cruz!

Ns te adoramos

H umas quantas mulheres que no podem conter a sua compaixo e desfazem-se em lgrimas (). Mas o Senhor quer encaminhar esse pranto para um motivo mais sobrenatural, e convida-as a chorar pelos pecados (). Os teus pecados, os meus, os de todos os homens pem-se de p. Todo o mal que fizemos e o bem que deixmos de fazer. O panorama desolador dos inumerveis delitos e infmias sem conta, que teramos cometido, se Ele, Jesus, no nos tivesse confortado com a luz do Seu olhar amabilssimo.

Ns te adoramos

VIII. JESUS CONSOLA AS MULHERES

Senhor, tende piedade Ns te adoramos

IX. JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ Meu Deus!, que eu odeie o pecado e me una a Ti, abraando-me Santa Cruz, para cumprir, por meu lado, a Tua Vontade amabilssima..., nu de todo O afecto terreno, sem outro alvo que a Tua glria.... generosamente, no reservando nada para mim, oferecendo-me conTigo em perfeito holocausto.

VI. UMA MULHER ENXUGA A FACE DE JESUS O rosto bem-amado de Jesus, que tinha sorrido s crianas e se transfigurou de glria no Tabor, est agora como que oculto pela dor. Mas esta dor a nossa purificao;

Senhor, tende piedade Ns te adoramos

III. JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ O corpo extenuado de Jesus j cambaleia sob a Cruz enorme. () e o Senhor tomba extenuado. No verdade que, quando

Senhor, tende piedade

www.josemariaescriva.info
X. JESUS DESPOJADO DAS SUAS VESTES Agora, chegado o cruel momento, os verdugos tomam as suas vestes e dividem-nas em quatro partes. Mas a tnica sem costura, pelo que dizem: -

Ns te adoramos

fonte de vida interior. Ama a Cruz que altar do sacrifcio. Ama a dor at beber, como Cristo, as fezes do clice.

- Mulher, a tens o teu filho. Depois, diz ao discpulo: - A tens a tua Me (). So cerca das trs, quando Jesus exclama: - El, El, lamma sabachtani?! Isto : Meu Deus, Meu Deus, por que Me abandonaste? E expira. Ama o sacrifcio que

Senhor, tende piedade Ns te adoramos

No a rasguemos; deitemos antes sortes para ver de quem ser. Deste modo se voltou a cumprir a Escritura: repartiram entre si as Minhas vestes e deitaram sortes sobre a Minha tnica.
o esplio, o despojo, a pobreza mais absoluta. Nada ficou ao Senhor a no ser um madeiro. Para chegar a Deus, Cristo o caminho; mas Cristo est na Cruz, e, para subir Cruz, preciso ter o corao livre, desprendido das coisas da terra.

XIII. JESUS DESCIDO DA CRUZ Nicodemos e Jos de Aritameia no eram conhecidos, publicamente, como discpulos do Mestre. Agora, no momento mau, quando os outros fogem, no temem comprometerse pelo seu Senhor. Tomam os dois o corpo de Jesus e deixam-no nos braos de Sua Santssima Me. Renova-se a dor de Maria. A Virgem Santssima nossa Me e no queremos, nem podemos, deix-la sozinha.

Via Sacra

Senhor, tende piedade

XI. JESUS PREGADO NA CRUZ

Ns te adoramos

Agora crucificam o Senhor e, junto d'Ele, dois ladres, um direita e outro esquerda. Entretanto, Jesus diz: que levou Jesus ao Calvrio. E, j na Cruz, todos os Seus gestos e todas as Suas palavras so de amor, de amor sereno e forte. Com gesto de Sacerdote Eterno, sem pai nem me, sem genealogia (cfr. Heb VII, 3), abre os Seus braos humanidade inteira (). E ns, despedaada a alma pela dor, dizemos sinceramente a Jesus: sou Teu e entrego-me a Ti e cravo-me na Cruz gostosamente, sendo, nas encruzilhadas do mundo, uma alma entregue a Ti, Tua glria, Redeno, co-redeno da humanidade inteira.

Senhor, tende piedade Ns te adoramos

- Pai, perdoa-lhes porque no sabem o que fazem (Lc XXIII, 34). Foi o Amor

XIV. JESUS COLOCADO NO SEPULCRO Agora consumou-se tudo. Cumpriu-se a obra da nossa Redeno. J somos filhos de Deus, porque Jesus morreu por ns e a Sua morte resgatounos. Empti enim estis pretio magno!, tu e eu fomos comprados por alto preo. Temos de fazer vida nossa a vida e a morte de Cristo. Morrer pela mortificao e a penitncia, para que Cristo viva em ns pelo Amor. E seguir, ento, as pisadas de Cristo, com nsia de co-redimir todas as almas.

Senhor, tende piedade Ns te adoramos

XII. JESUS MORRE NA CRUZ Maria, Sua Me, est junto da Cruz, com outras santas mulheres. Jesus olha-a e olha, depois, para o discpulo que ama e diz a Sua Me:

Senhor, tende piedade

Guia para rezar a Via Sacra, Com uma seleo de textos de So Josemaria e ilustraes do Santurio de Torreciudad

You might also like