You are on page 1of 6

Linguagem todo e qualquer veculo que comunique algo a algum.

. a comunicao de informaes por meio de smbolos dispostos conforme regras sistemticas. Lngua todo cdigo verbal estruturado com regras especificas de funcionamento. Fala a expresso da lngua. A lngua o veiculo primordial do pensamento, sem ela a comunicao seria infinitamente menos expressivo do que podemos fazer com as palavras. A comunicao uma das funes da lngua, mas tem tambm a generalizao, associao, abstrao, inferncia, deduo, etc. A estrutura bsica da lngua se apoia na gramatica: Gramatica um sistema de regras que determina como nossos pensamentos podem ser expressos, e que nos permite a comunicao com os outros e a compreenso do que eles dizem. A gramatica lida com 3 componentes bsicos da lngua: fonologia, sintaxe, e semntica. 1 fonologia o estudo dos fonemas. Fonemas a menor unidade bsica do som da fala. (sons bsicos) pessoas que crescem aprendendo um conjunto de fonemas de um idioma em geral tem dificuldade pronunciar os fonemas em outro idioma. Morfema menor unidade da lngua que contm um significado 2 sintaxe as regras que indicam como as palavras e as frases podem ser combinadas para formar setenas. 3 semntica as regras que disciplinam o significado de palavras e sentenas. As regras da semntica nos permitem usar palavras para transmitir as nuances mais sutis. A maioria dos pais tem dificuldades para enunciar as regras da sintaxe, mas aos 2 anos as crianas j formam suas prprias frases originais e gramaticamente apropriadas. Crianas bem pequenas fazem surpergeneralizao, aplicao inadequada de regras (cabeu,dizeu..) Apesar das complexidades da lngua, a maioria de ns aprende os elementos bsicos da gramatica sem sequer ter conscincia de que aprendemos suas regras. Aquisio da Lingua - estagio do balbucio por volta dos 4 meses, o beb est comeando a usar a voz para transmitir seus desejos. As crianas balbuciam, emitem sons parecidos com a fala, mas desprovidos de significado, o que ocorre at 1 ano.

- estgio de uma s palavra - por volta dos 12 meses. Quando a criana para de emitir sons que no pertence a lngua a qual foram expostas. E comea a usar palavras curtas. - estgio de duas palavras antes do segundo ano- caracterstica a fala telegrfica contem principalmente substantivos e verbos. A fala telegrfica usada para numerosas finalidades: - identificar e nomear objetos (sopa mame) - pedir para repetir - afirmar que algo no existe(no sapato) - expressar posse (casaco papai) - indicar causas de uma ao (mame embora) - expressar localizao (blusa cadeira) - indicar determinada qualidade( carro vermelho) Estgios de desenvolvimento da lngua 4 meses- balbucia muitos sons da fala 10 meses balbucio revela a lngua familiar 12 meses estgio de uma s palavra 24 meses duas palavras, fala telegrfica + 24 meses desenvolvimento rpido para frases completas TEORIAS SOBRE AQUISIAO DA LINGUA TEORIA DO CONDICIONAMENTO SKINNER - as pessoas aprendem a lngua exatamente da mesma forma que aprendem comportamentos simples: pelo condicionamento mecnico. A lngua generaliza-se como qualquer outro comportamento, quando um ato repetidamente reforado, o ato em si torna-se reforador e sua probabilidade de ocorrncia aumenta. Skinner princpios de aprendizagem familiar: associao, imitao, reforo e comportamento verbal. TEORIA DO DISPOSITIVO DE AQUISIAO DE LINGUAGEM (LDA) - Noam Chomsky lingustica argumenta que as pessoas nascem com um dispositivo de aquisio da linguagem ( um sistema neural do crebro) que possibilita a compreenso da linguagem, ou seja, que os seres humanos nascem com uma capacidade lingustica inata )que surge principalmente como uma funo da maturidade).

De acordo com sua anlise, todas as lnguas do mundo partilham uma estrutura subjacente comum denominada gramatica universal. Toda sentena gramatical tem uma estrutura superficial e uma estrutura profunda: - a estrutura profunda o fator essencial na determinao do significado, sendo portanto, a responsvel pela interpretao semntica da sentena. - a estrutura superficial est diretamente vinculada ao componente fonolgico da gramatica, determinando a interpretao fontica das setenas, incluindo acentuao e entonao . O modelo de gramatica transformacional: as estruturas profundas so transformadas a partir do emprego de certas regras em estruturas superficiais. No entanto, algumas constataes indicam que a capacidade para usar a linguagem, foi um avano evolutivo importante nos seres humanos, est relacionada a desenvolvimentos neurolgicos especficos. Ele ainda argumenta, que a linguagem um fenmeno humano nico que se tornou possvel pela presena do dispositivo de aquisio da linguagem. Chomsky, suscita criticas: os tericos da aprendizagem afirmam que a capacidade visvel de certos animais, como os chimpanzs, para aprender os elementos fundamentais da linguagem humana contradiz a viso da capacidade lingustica inata. TEORIA DA SOLUAO DE PROBLEMAS JEROME BRUNER (COGNITIVISTA) foi um dos primeiros a propor que as crianas aprendem a se comunicar no contesto da soluo de problemas enquanto interagem com os pais. Acreditava que a aprendizagem era um processo interno e no como um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos aquele que aprende. Sua teoria privilegia a curiosidade dos aluno e o papel do professor como instigador dessa curiosidade, da a chamada teoria da descoberta. Seu mtodo prev estruturao das matrias de ensino , sequencia de apresentao dessas matrias, motivao e reforo. Difere de Piaget em relao a linguagem, para ele o pensamento da criana evolui com a linguagem e dela depende. Para PIAGET, o desenvolvimento da linguagem acontece paralelamente ao do pensamento, caminha em paralelo com a lgica. TEORIA EPISTEMOLGICA PIAGET para ele o aparecimento da linguagem seria decorrente de algumas das aquisies do perodo sensrio-motor. Ao longo desse perodo a criana adquire a capacidade de substituir ou representar eventos que no se encontram presentes; Assim ela pode atuar sobre o ambiente dispensando a presena da realidade imediatamente percepetivel;

Objetos e eventos so agora, substitudos por smbolos mentais. A formao desses smbolos se d a partir da imitao, que a grande responsvel pela aquisio da linguagem. Cabe a imitao o papel de intermediaria entre as aes concretas, explicitas e exteriores, e as aes figuradas implcitas e interiores que constituem a essncia da linguagem e consequentemente do pensamento. Duas categorias da linguagem: Linguagem no-comunicativa ou egocntrica no existe uma inteno de comunicar e no h tentativa de levar em considerao o ponto de vista do ouvinte. Linguagem comunicativa ou socializada a criana leva em conta o ponto de vista do ouvinte e tenta transmitir alguma informao. A linguagem egocntrica se divide em: repetio ou ecolalia, monologo, e monologo coletivo. A linguagem socializada se divide em classes: informao adaptada, crticas, ordens, questes, repostas e a medida que a criana vo crescendo , verifica-se um aumento da linguagem comunicativa com perda da linguagem egocntrica, devido a presso social. Todas as teorias concordam que o perodo critico nos primeiros anos , que so decisivos. TEORIA DA PSICOGNESE DA LINGUA ESCRITA (CONSTRUTIVISTAS) EMILIA FERREIRO para ela existe um processo de aquisio da linguagem escrita que precede e excede os limites escolares. um processo de autoavaliao no confronto e na interao da criana com o seu meio. Para ela as crianas chegam a escola sabendo vrias coisas sobre a lngua. As crianas constroem hipteses sobre a escrita e a leitura, e normalmente a partir dos 4 anos. Mas fundamental avaliar as crianas antes de determinar estratgias para sua alfabetizao, prestando ateno aos aspectos construtivos e no somente grficos. Para saber o nvel do processo de aquisio da lngua a criana est. Observam-se 3 critrios bsicos: 1 o que uma figura e o que no uma figura. Existem marcas grficas figurativas e nofigurativas. 2 quantidade mnima de caracteres e variao deles. No basta ter letras, preciso ter uma certa quantidade e variedade para que se possa ler. 2 eixos: quantitativo onde a quantidade mnima de letras , geralmente 3, qualitativa onde a variao interna necessria para que uma srie de grafias para ser interpretada. 3 a fonetizao da escrita. Ateno as propriedades sonoras do significante, ou seja, a criana comea a prestar a ateno no som e som das letras. Onde as crianas comea por descobrir que as partes da escrita (suas letras) podem corresponder a outras tantas partes da palavra escrita (suas silabas). Quantidade de letras quantidade de partes que se reconhece na emisso oral. Inicia-se o perodo silbico uma silaba por letra sem repetir letra e sem omitir slabas.

A hiptese silbica cria uma contradio com a hiptese da quantidade mnima de letras (caso dos monosslabos) e uma contradio com a escrita dos adultos que sempre tero mais letras que a hiptese silbica permite antecipar. O perodo silbico alfabtico marca a transio. A criana descobre que a slaba no pode ser considerada como uma unidade, mas que ela reanalisvel em elementos menores. E por ltimo passo a compreenso do sistema socialmente estabelecido. As pesquisas de EMILIA FERREIRO concentram se no foco dos mecanismos cognitivos relacionados leitura e escrita. Tanto ela como Piaget com suas descobertas chegam a concluso de que as crianas tem um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o prprio conhecimento (construtivismo) Fases da escrita - pr silabica no consegue relacionar as letras com os sons da lngua falada. - silbica interpreta a letra a sua maneira atribuindo valor de slaba a cada uma.(GS GIZ) -silbica-alfabtica mistura a lgica da fase anterior com a identificao de algumas slabas. - alfabtica domina, enfim, o valor das letras e slabas. Ela foca nos educadores, para ela a aprendizagem da leitura e da escrita no se d espontaneamente, ao contrario, exige uma ao do professor, ou seja, um a qualificao de quem ensina, que precisa saber das experincias que a criana teve ou no em relao leitura e escrita, incluindo , os critrios que definem o estar alfabetizado no contexto da cultura. TEORIA INTERACIONISTA VYGOSTKY Para ele pensamento e linguagem so processos interdependentes, e a aquisio da linguagem modifica as funes mentais superiores dando uma forma mais definida ao pensamento. Tem duas funes bsicas - intercambio social a funo principal da linguagem e tem por objetivo a comunicao. - pensamento generalizante o encaixe da lngua com o pensamento, sua funo tornar a linguagem um instrumento de pensamento. A trajetria do pensamento desvinculado da linguagem e a trajetria da linguagem interdependente do pensamento. A unio dessas trajetrias acontece por volta dos 2 anos, onde o pensamento se torna verbal e linguagem racional. O surgimento do pensamento verbal e da linguagem como sistema de signos o momento crucial no desenvolvimento da espcie humana, onde o biolgico transforma-se em scio-histrico. O significado das palavras ocupa um lugar central. O significado da palavra tambm um ato de pensamento pois j uma generalizao. No significado da palavra a fale e o pensamento

se unem em pensamento verbal, onde se encontra as duas funes bsicas(o intercambio social e pensamento generalizante). Significados transformam se no processo de aquisio de linguagem e continuam a ser transformados durante todo o desenvolvimento do indivduo. O pensamento no simplesmente expresso em palavras, por meio delas que ela passa a existir.

You might also like