You are on page 1of 8

Poder Constituinte

1. Titularidade do poder constituinte: O poder constituinte pertence ao povo, que o exerce por meio dos seus representantes (Assemblia Nacional Constituinte). Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constitui!"o# (art.1$, par%&ra'o (nico da C)). Tendo em vista que o *oder +e&islativo, ,xecutivo e -udici%rio s"o poderes constitu.dos, podemos concluir que existe um poder maior que os constituiu, isto, o *oder Constituinte. Assim, a Constitui!"o )ederal 'ruto de um poder distinto daqueles que ela institui. /. ,spcies de *oder Constituinte: 0 *oder Constituinte Ori&in%rio: 1ist2rico 3evolucion%rio 3e'ormador 4ecorrente 3evisor

0 *oder Constituinte 4erivado

5. *oder Constituinte Ori&in%rio: Tambm denominado de poder &enu.no ou poder de 1$ &rau ou poder inau&ural. 6 aquele capa7 de estabelecer uma nova ordem constitucional, isto , de dar con'orma!"o nova ao ,stado, rompendo com a ordem constitucional anterior. Poder Constituinte Originrio Histrico: 6 aquele capa7 de editar a primeira Constitui!"o do ,stado, isto , de estruturar pela primeira ve7 o ,stado.
Poder Constituinte Originrio Revolucionrio: 8"o todos aqueles posteriores ao 9ist2rico, que rompem com a ordem constitucional anterior e instauram uma nova.

:. *oder Constituinte 4erivado: Tambm denominado de poder institu.do, constitu.do, secund%rio ou poder de /$ &rau. :.1. *oder Constituinte 4erivado 3e'ormador: 6 aquele criado pelo poder constituinte ori&in%rio para re'ormular (modi'icar) as normas constitucionais. A re'ormula!"o se d% atravs das emendas constitucionais. O constituinte, ao elaborar uma nova ordem ;ur.dica, desde lo&o constitui um poder constituinte derivado re'ormador, pois sabe que a Constitui!"o n"o se perpetuar% no tempo. ,ntretanto, trouxe limites ao poder de re'orma constitucional. :./. *oder Constituinte 4erivado 4ecorrente: Tambm 'oi criado pelo poder constituinte ori&in%rio. 6 o poder de que 'oram investidos os estados0membros para elaborar a sua pr2pria constitui!"o (capacidade de auto0 or&ani7a!"o).

Os ,stados s"o aut<nomos uma ve7 que possuem capacidade de auto0or&ani7a!"o, auto&overno, auto0administra!"o e autole&isla!"o, mas n"o s"o soberanos, pois devem observar a Constitui!"o )ederal. Os ,stados or&ani7am0se e re&em0se pelas Constitui!=es e leis que adotarem, observados os princ.pios desta Constitui!"o# (art. /> da C)). 4esta 'orma, o poder constituinte decorrente tambm encontra limita!=es. O exerc.cio do poder constituinte decorrente 'oi con'erido ?s Assemblias le&islativas. Cada Assemblia +e&islativa, com poderes constituintes, elaborar% a Constitui!"o do ,stado, no pra7o de um ano, contando da promul&a!"o da Constitui!"o )ederal, obedecidos os princ.pios desta# (art. 11 dos A4CT). 6 importante lembrar que tambm 9% o poder re'ormador para as Constitui!=es ,staduais. ,stas s"o alteradas pela Assemblia le&islativa, atravs de emendas. 4iscuss"o sobre a exist@ncia de poder constituinte decorrente nos Aunic.pios e 4istrito )ederal: Aunic.pios: A C)BCC concedeu a capacidade de auto0or&ani7a!"o aos Aunic.pios, ou se;a, possibilitou que cada Aunic.pio tivesse a sua pr2pria +ei Or&Dnica e que esta seria submissa ? Constitui!"o ,stadual e ? Constitui!"o )ederal. Antes de CC, os Aunic.pios de determinado ,stado eram re&idos por uma (nica +ei or&Dnica estadual.
Os Aunic.pios s"o aut<nomos, uma ve7 que possuem capacidade de auto0or&ani7a!"o, auto&overno, auto0administra!"o e autole&isla!"o. *romul&ada a Constitui!"o do ,stado, caber% ? CDmara Aunicipal, no pra7o de seis meses, votar a lei or&Dnica respectiva, em dois turnos de discuss"o e vota!"o, respeitando o disposto na Constitui!"o )ederal e na Constitui!"o ,stadual# (art. 11, par%&ra'o (nico dos A4CT). Os Aunic.pios n"o tem poder constituinte decorrente, uma ve7 que s"o re&idos por +ei Or&Dnica e n"o por uma Constitui!"o. 4o ponto de vista 'ormal, +ei Or&Dnica n"o se con'unde com Constitui!"o. 1% autores que a'irmam que como as +eis Or&Dnicas s"o Constitui!=es Aunicipais, os Aunic.pios 'oram investidos do poder derivado sob a modalidade decorrente.

4istrito )ederal: Tambm aut<nomo, uma ve7 que possui capacidade de auto0or&ani7a!"o, auto&overno, auto0administra!"o e autole&isla!"o. O 4istrito )ederal, vedada sua divis"o em Aunic.pios, re&er0se0% por +ei Or&Dnica, votada em / turnos, com interst.cio m.nimo de 1E dias e aprovada por /B5 dos membros da CDmara +e&islativa, que a promul&ar%, atendidos os princ.pios estabelecidos na Constitui!"o )ederal (art. 5/ da C)).
O 4istrito )ederal tambm n"o tem Constitui!"o, mas sim +ei Or&Dnica, valendo o disposto para os Aunic.pios.

:.5. *oder Constituinte 4erivado 3evisor: Tambm c9amado de poder an<malo de revis"o ou revis"o constitucional an<mala ou compet@ncia de revis"o. )oi estabelecida com o intuito de adequar a Constitui!"o ? realidade que a sociedade apontasse como necess%ria. O arti&o 5$ dos A4CT estabeleceu que a revis"o constitucional seria reali7ada ap2s > anos, contados da promul&a!"o da Constitui!"o, pelo voto da maioria absoluta dos

membros do Con&resso Nacional, em sess"o unicameral. O procedimento an<malo mais 'lex.vel que o ordin%rio, pois neste se&undo exi&e0se sess"o bicameral e 5B> dos votos. F%rias teorias sur&iram em rela!"o aos limites do poder constituinte revisor: Al&umas apontaram uma ilimita!"o. Outras trouxeram condicionamentos 'ormais: Condicionaram a instala!"o da Assemblia 3evisional ao resultado modi'icador da 'orma ou sistema de &overno, no plebiscito de 1GG5, con'orme o previsto no arti&o /$ dos A4CT. (O arti&o previa o plebiscito para o dia EHBEGBG5, mas ocorreu em /1BE:BG5).
8e o resultado 'osse mantenedor, n"o 9averia necessidade da revis"o an<mala. O resultado 'oi mantenedor, porm o Con&resso Nacional instalou a Assemblia 3evisional e institu.ram I emendas constitucionais revisionais. O 8T) acol9eu a posi!"o de que o Con&resso Nacional poderia instalar a assemblia revisional. )e7 uma interpreta!"o literal do art 5$ do A4CT, como se n"o tivesse rela!"o al&uma com o art /$ do A4CT.

*revaleceu a que trouxe os mesmos limites materiais impostos ao poder derivado re'ormador, isto , as clausulas ptreas. ,C n$1 (51BE5BG/) ? ,C n$ : (:BEGBG5) ,C3 n$1 (E1BE5BG:) ? ,C3 n$ I (EHBEG:)

,mendas constitucion ais ,mendas constitucion ais de revis"o ,mendas constitucion ais Total de emendas

,C n$ > (1>BECBG>) ? ,C n$ :> (ECB1/BE:) >1 at ECB1/BE: >. Caracter.sticas dos *oderes Constituintes Ori&in%rio e 4erivado:

0 Juanto ao 'undamento: *oder Constituinte Ori&in%rio: Knicial ou inau&ural. 6 auto0'undante, isto , tira 'undamento de si pr2prio, n"o se 'unda em nen9um outro. *oder Constituinte 4erivado: 4eriva da Constitui!"o )ederal. ,ncontra 'undamento naquilo que o poder constituinte ori&in%rio escreveu. *oder Constituinte Ori&in%rio: Aut<nomo. N"o est% subordinado a qualquer limita!"o material.

0 Juanto ? matria:

8e&undo os adeptos do positivismo (aqueles que ne&am a exist@ncia do direito natural), o poder constituinte, quanto ? matria, soberano (ilimitado), pois n"o se submete a nen9uma re&ra do direito positivo. *ara os adeptos do ;us naturalismo (aqueles que

a'irmam a exist@ncia de direitos inerentes a condi!"o 9umana), o poder constituinte ori&in%rio limitado em ra7"o do direito natural. Assim, sempre 9aver% limites decorrentes de uma consci@ncia tica ou de direito natural. 8er ilimitado si&ni'ica aut<nomo em ra7"o do direito positivo. *oder Constituinte 4erivado: 8ubordinado. O poder constituinte ori&in%rio estabeleceu limites de ordem material ao poder re'ormador, isto , as cl%usulas ptreas. *oder Constituinte Ori&in%rio: Kncondicionado. 8eu exerc.cio n"o est% submetido ? 'orma, pois ele quem delibera de que maneira o 'a7. *oder Constituinte 4erivado: Condicionado. 8eu exerc.cio submisso ? 'orma estabelecida pelo poder constituinte ori&in%rio (limita!=es 'ormais, procedimentais e circunstanciais).

0 Juanto ? 'orma:

Limitaes ao Poder Constituinte Derivado Reformador (s emendas constitucionais


I. Classi'ica!"o doutrin%ria das limita!=es: 0 +imita!=es 'ormais ou procedimentais. 0 +imita!=es materiais. 0 +imita!=es circunstanciais. 0 +imita!=es temporais. H. +imita!=es 'ormais ao poder de re'orma: !niciativa de uma emenda constitucional: 82 pode exercer a iniciativa quem tem poder de iniciativa, pois caso contr%rio 9aver% um v.cio de iniciativa, uma inconstitucionalidade 'ormal (art. IE da C)). 1B5, no m.nimo, dos membros da CDmara dos 4eputados ou do 8enado )ederal (art. IE, K da C)): Trata0se de iniciativa coletiva, pois exi&e a assinatura de no m.nimo 1B5 dos 4eputados ou 8enadores. N"o 9% iniciativa parlamentar individual nas emendas constitucionais.
*ara apresentar uma proposta de emenda constitucional necess%rio 1H1 4eputados ou /H 8enadores, enquanto que na lei ordin%ria qualquer membro de qualquer uma das Casas ;% tem esse poder.

*residente da 3ep(blica (art. IE, KK da C)): Trata0se de iniciativa unipessoal. Aais da metade das Assemblias +e&islativas da unidade da 'edera!"o, mani'estando intimamente pela maioria relativa de seus membros (art. IE, KKK da C)): Tendo em vista que 9%, no Lrasil, /I ,stados0membros e 1 4istrito )ederal, para apresentar uma proposta de emenda constitucional, necess%rio que 1: Assemblias +e&islativas mani'estem0se por maioria relativa. "ota#o: A proposta de emenda constitucional apresentada por 1B5 do 8enado tem in.cio no 8enado. A apresentada por 1B5 da CDmara dos 4eputados, pelo *residente da 3ep(blica e por mais da metade das Assemblias +e&islativas, tem

inicio na CDmara dos 4eputados. A aprecia!"o da proposta de emenda constitucional reali7ada nas / casas do Con&resso Nacional, separadamente, e em / turnos de discuss"o e vota!"o (no plen%rio), necessitando de 5B> dos votos em cada uma delas (art. IE M/$ C)). Apresentada a proposta de emenda constitucional na casa iniciadora, os parlamentares 'a7em a discuss"o e depois se se&ue a vota!"o (1 turno). 4epois, novamente 'a7em a discuss"o e se&ue0se a vota!"o (/ turno). 8e aprovada, a proposta de emenda constitucional, se&ue0se para a outra casa, em que tambm passar% pelos dois turnos. Assim, se existe uma emenda constitucional, porque ela 'oi aprovada quatro ve7es, duas na CDmara e duas no 8enado. 8"o necess%rios 5EC 4eputados e :G 8enadores. O pro;eto de lei, di'erentemente, apreciado em um turno de discuss"o e vota!"o, necessitando de maioria relativa em cada uma das Casas do Con&resso Nacional. Aprovada: O pro;eto de emenda constitucional se&uir% para a promul&a!"o. 3e;eitada em uma das casas: o pro;eto de emenda constitucional estar% re;eitado, pois necess%ria a vontade expressa das duas casas para aprovar uma emenda constitucional. Assim, n"o se aplica o princ.pio da prima7ia da delibera!"o principal sobre a revisional, que pr2pria do processo le&islativo ordin%rio.

A emenda constitucional come!a e termina no Con&resso Nacional, n"o 9avendo san!"o ou veto do presidente. Promulga#o: A emenda constitucional ser% promul&ada pelas mesas da CDmara dos 4eputados e do 8enado )ederal, com o respectivo n(mero de ordem (art. IE M5$ C)). Aesa o 2r&"o respons%vel pela condu!"o dos trabal9os le&islativos pelo per.odo de dois anos. C. Limitaes circunstanciais ao $oder de reforma:

% Constitui#o n#o $ode ser o&'eto de emenda na vig(ncia de interven#o federal) estado de s*tio e estado de defesa (art+ ,- ./0 C1 + %ssim) na vig(ncia dos mecanismos de defesa $ara se enfrentar situaes de crise constitucional (anormalidades constitucionais ) a Constitui#o n#o $ode ser emendada) $ois eles t(m como feito automtico a ini&i#o do $oder de reforma+
2stado de s*tio: A anormalidade esta &enerali7ada por todo o territ2rio nacional. 2stado de defesa: A anormalidade ocorre em al&uns pontos do territ2rio nacional. !nterven#o federal: A Nni"o quebra, tempor%ria e excepcionalmente a autonomia dos ,stados, por desrespeitarem as re&ras do arti&o 5: da Constitui!"o )ederal.

G. Limita#o tem$oral ao $oder de reforma:

% mat3ria constante de $ro$osta de emenda re'eitada ou 4avida $or $re'udicada (&arrada na Comiss#o n#o $ode ser o&'eto de nova $ro$osta na mesma sess#o legislativa (art+ ,-) .5 da C1 + 6ess#o legislativa 3 o $er*odo de um ano corres$ondente ao ano civil+ H autores 7ue consideram essa limita#o como $rocedimental+
1E. Limitaes materiais ao $oder de reforma:

28istem limitaes e8$l*citas ao $oder de reforma e outras im$l*citas) 7ue decorrem logicamente do $r$rio sistema constitucional+
>.1. +imita!=es impl.citas: Titular do poder constituinte ori&in%rio: *ela l2&ica representa uma limita!"o, pois se n"o a criatura iria suprimir o pr2prio criador. ,xercente do poder de re'orma: O Con&resso Nacional n"o pode trans'erir esse poder para outros 2r&"os, pois recebeu procura!"o sem poderes para substabelecer. *rocedimento da emenda constitucional ('orma do exerc.cio do poder de re'orma): ,mbora n"o possa ser redu7ida a ri&ide7 do procedimento, pois imut%vel, pode ser ampliado. 8uspens"o total ou parcial das cl%usulas ptreas. 3e&ime de &overno (*residencialismo): ,m ra7"o da op!"o pela manuten!"o do presidencialismo, reali7ada pelo titular do poder constituinte ori&in%rio no plebiscito de 1GG5.

Tendo em vista que o plebiscito n"o 'oi um treino de democracia, o seu resultado vinculante. ,ntretanto, n"o imut%vel, pois nada impede que o eleitorado se;a novamente consultado atravs de um novo plebiscito.

>./. +imita!=es expl.citas (art. IE, M: da C)): N"o ser% ob;eto de delibera!"o a proposta de emenda constitucional tendente a abolir as matrias estipuladas nas cl%usulas ptreas ou a modi'icar o elemento conceitual do instituto. Tais propostas n"o ser"o sequer ob;eto de delibera!"o. 1orma 1ederativa do 2stado: N"o pode ser ob;eto de emenda constitucional a proposta tendente a abolir a 'orma 'ederativa de ,stado (matria estipulada na C)) e nem a tendente a modi'icar a auto0or&ani7a!"o ou autonomia dos ,stados (elemento essencial de um ,stado )ederal). A 'orma de &overno (3ep(blica), embora n"o mencionada, tambm n"o pode ser mudada, por 'or!a do plebiscito de 1GG5. "oto direto) secreto) universal e $eridico: N"o pode ser ob;eto de emenda constitucional a proposta tendente a abolir ou modi'icar o voto e suas caracter.sticas.
O voto o instrumento por meio do qual se exerce a capacidade eleitoral ativa do direito de su'r%&io. 4ireito

de su'r%&io caracteri7ado pela soma da capacidade eleitoral ativa e passiva. A 'alta de capacidade passiva a inele&ibilidade.

"oto direto: N"o pode ser ob;eto de emenda constitucional a proposta tendente a abolir ou modi'icar a elei!"o direta (mandante eleitor escol9e diretamente o mandat%rio).

,ntretanto, a Constitui!"o tra7 um caso em que a elei!"o ser% indireta, isto , quando 9ouver dupla vacDncia (*residente e Fice0*residente) nos / (ltimos anos do per.odo presidencial. Neste caso, ser% reali7ada elei!"o 5E dias depois da (ltima va&a, pelo Con&resso Nacional, na 'orma da lei. Trata0se de uma exce!"o ? re&ra do arti&o 1: da Constitui!"o )ederal. Os eleitos completar"o o per.odo dos antecessores. (art. C1, M1 e / da C)). Antes do movimento das 4iretas -%#, a elei!"o era indireta, isto , n2s escol9.amos o Con&resso Nacional e esse escol9ia o *residente. "oto secreto: N"o pode ser ob;eto de emenda constitucional a proposta tendente a abolir ou modi'icar o si&ilo do voto, pois &arantia da liberdade de express"o. Todos t@m o direito de nin&um saber o conte(do de sua vota!"o (cabine indevass%vel). "oto universal: N"o pode ser ob;eto de emenda constitucional a proposta tendente a abolir ou modi'icar o direito de voto a todos os nacionais sem qualquer discrimina!"o.

A 'aixa m.nima de 'ixa!"o eleitoral para 1I anos determinada tendo em vista que a pessoa tem que ter um m.nimo de discernimento para exercer esse direito pol.tico. Tal condicionamento n"o retira o car%ter universal do voto. "oto $eridico: N"o pode ser ob;eto de emenda constitucional a proposta tendente a abolir ou modi'icar o direito de periodicamente renovar aquele que n"o vai indo bem. No Lrasil, n"o pode 9aver investidura vital.cia.

*ode 9aver proposta de emenda constitucional para suprir a obri&atoriedade do voto, pois se o constituinte quisesse que tal caracter.stica 'osse imut%vel deveria t@0la inclu.do no arti&o IE, M: da C), com as demais caracter.sticas. *rinc.pio do inclusio unius alterius exclusiu# (o que n"o est% dentro est% 'ora) % se$ara#o dos $oderes: N"o pode ser ob;eto de emenda constitucional a proposta de in&er@ncia de um poder no outro, pois seria tendente a abolir a separa!"o dos poderes. *elo princ.pio da separa!"o dos poderes, as 'un!=es do ,stado est"o divididas entre o *oder +e&islativo, *oder ,xecutivo, *oder -udici%rio, que s"o independentes, mas 9arm<nicos entre si (art. /$ da C)). Direitos e garantias individuais: N"o pode ser ob;eto de emenda constitucional a proposta tendente a abolir ou modi'icar os direitos e &arantias individuais. Os 4ireitos Kndividuais s"o uma espcie dos 4ireitos )undamentais, ;untamente com os 4ireitos 8ociais e os 4ireitos *ol.ticos, mas somente os 4ireitos individuais e uma parte dos 4ireitos pol.ticos (voto e suas caracter.sticas) 'a7em

parte das cl%usulas ptreas, estando de 'ora os 4ireitos 8ociais. 4ireitos sociais: *elo principio 9ermen@utico do inclusio unius alterius exclusiu# (o que n"o est% dentro est% 'ora), poderiam ser ob;eto de emenda constitucional, pois n"o est"o previstos nas cl%usulas ptreas e se o constituinte quisesse inclui0 los, utili7aria o &@nero 4ireitos )undamentais#.

O art. H$, OOKO da C) teve / al.neas (que dispun9am de 'orma mais 'avor%vel ao trabal9ador rural no que se re'ere ? prescri!"o) revo&adas pela ,C /CBEE. Como n"o 9ouve A4KN e nem mani'esta!"o do 8upremo Tribunal )ederal, conclui0se que 9% possibilidade de supress"o dos direitos sociais por emenda constitucional. 4ireitos coletivos: O arti&o >$ da Constitui!"o )ederal tra7 HH incisos sobre direitos individuais e coletivos. ,mbora os direitos coletivos n"o este;am previstos nas cl%usulas ptreas, n"o podem ser ob;eto de emenda constitucional, pois se n"o poss.vel suprimir o que de um, com muito mais ra7"o n"o se pode suprimir o que de v%rios. 4ireito individual 'ora do arti&o >$ da C): *rinc.pio da anterioridade: A ,C 5BG5 trouxe a possibilidade de uma lei (+C HHBG5: K*A)) instituir outro imposto e que, quando criado, a ele n"o se aplicaria o princ.pio da anterioridade. O 8T) decidiu contra a emenda constitucional, a'irmando que a anterioridade era tecnicamente um direito individual prote&ido pela clausula ptrea. Kmputabilidade penal: 8"o penalmente inimput%veis os menores de 1C anos, su;eitos ? le&isla!"o especial# (art. //C da C)).

Corrente minorit%ria: N"o pode ser ob;eto de emenda constitucional, pois um direito individual e 9% precedente no 8T) recon9ecendo um direito individual, mesmo 'ora do art >$ da C). Corrente ma;orit%ria: *ode ser ob;eto de emenda constitucional, pois os princ.pios de direito penal e de direito processual penal, re'erentes ? pessoa individual, est"o locali7ados no arti&o >$ da C) e se o constituinte n"o incluiu neste arti&o o arti&o //C, demonstra que aquela re&ra n"o est% revestida de imutabilidade.

N"o 9% d(vida de que, por lei ordin%ria, n"o pode ser mudada a imputabilidade penal para 1I anos. *ossibilidade de estender ? pena de morte (exce!"o do arti&o >$, O+FKK da C)), por meio de emenda constitucional, aos crimes 9ediondos: 8e&undo a doutrina n"o poss.vel, pois seria tendente a abolir o direito ? vida (direitos individuais), mas por consulta plebiscit%ria ao titular do poder constituinte ori&in%rio sim. 4esta 'orma n"o 9% uma impossibilidade ;ur.dica de amplia!"o da pena de morte, mas 9% impossibilidade por re'orma.

You might also like