You are on page 1of 18

ADMINISTRATIVA

TJ-01

PROVA 1 (P1) - CONHECIMENTOS GERAIS LNGUA PORTUGUESA


Texto I para as questes de 01 a 15. Presente perfeito 01 Aproveito a chegada do 13 salrio e a proximidade do Natal para discutir o presente perfeito. Num mundo perfeitamente racional, ningum nem pestanejaria antes de presentear seus familiares e amigos com dinheiro vivo. Em princpio, nada pode ser melhor. Elimina-se o risco de errar, pois o presenteado escolhe o que quiser, e no tamanho certo. Melhor, ele pode juntar recursos de diversas origens e comprar um item mais caro, que ningum sozinho poderia oferecer-lhe. S que o mundo no um lugar racional. Se voc regalar sua mulher com um carssimo jantar na expectativa de uma noite trrida de amor, estar sendo romntico. Mas, se ousar oferecer-lhe dinheiro para o mesmo fim, torna-se um simples cafajeste. Analogamente, voc ficar bem se levar um bom vinho para o almoo de Dia das Mes na casa da sogra. Experimente, porm, sacar a carteira e estender-lhe R$ 200 ao fim da refeio e se tornar persona non grata para sempre naquele lar. Essas incongruncias chamaram a ateno de economistas comportamentais, que desenvolveram modelos para explic-las. Aparentemente, vivemos em dois mundos distintos, o das relaes sociais e o da economia de mercado. Enquanto o primeiro regido por valores como amor e lealdade, o segundo tem como marca indexadores monetrios e contratos. Sempre que misturamos os dois registros, surgem mal-entendidos. O economista Dan Ariely vai mais longe e prope que, no mundo das relaes sociais, o presente serve para aliviar culpas: oferea ao presenteado algo de que ele goste, mas acha bobagem comprar, como um jantar naquele restaurante chique ou um perfume um pouco mais caro. O que voc est lhe dando, na verdade, uma licena para ser extravagante. Segundo Ariely, esse mecanismo que explica o sucesso de vales-presentes e congneres, que nada mais so que dinheiro com prazo de validade e restries de onde pode ser gasto.

02
Em relao ao uso da primeira pessoa no texto, correto afirmar que (A) se justifica por narrar fatos ocorridos com o autor. (B) representa uma tentativa de aproximao com o leitor. (C) busca contextualizar a motivao pessoal pela escolha temtica. (D) institui carter emotivo ao que se deve tratar com objetividade.

05

03
A respeito do uso de voc em diferentes partes do texto, assinale a alternativa correta. (A) Em se tratando de um texto escrito para o jornal, a forma voc no poderia ser empregada por se tratar de linguagem coloquial. (B) A forma voc usada como recurso estilstico para indeterminar o agente das aes listadas no texto. (C) O texto se dirige especificamente aos leitores, tratados em sua individualidade; da a opo pela forma no singular. (D) O texto se dirige a um destinatrio especfico, desconhecido pelo leitor, em um tom epistolar.

10

15

20

04
Assinale a palavra que, no texto, desempenhe funo sinttica idntica de marca (L. 27). (A) amor (L. 26) (B) vinho (L. 17) (C) bobagem (L. 32) (D) caro (L. 9)

25

30

05
O economista Dan Ariely vai mais longe e prope que, no mundo das relaes sociais, o presente serve para aliviar culpas: oferea ao presenteado algo que ele goste, mas acha bobagem comprar, como um jantar naquele restaurante chique ou um perfume um pouco mais caro. (L. 29-34). No trecho anterior, o sinal de dois pontos introduz (A) uma explicao seguida de explicitao. (B) uma explicitao seguida de exemplificao. (C) uma exemplificao seguida de explicitao. (D) uma explicao seguida de exemplificao.

35

(Hlio Schwartsman. Folha de S.Paulo, 4/12/2011, com adaptaes)

01
Com base na leitura do texto e os sentidos por ele produzidos, analise as afirmativas a seguir: I. O presente perfeito dinheiro vivo. II. O mundo das relaes sociais no perfeitamente racional. III. O presente ideal o que sirva para aliviar culpas. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (C) se todas as afirmativas estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

06
Assinale a alternativa em que a alterao da ordem das duas palavras implique mudana semntica. (A) diversas origens (L. 9) origens diversas. (B) bom vinho (L. 16-17) vinho bom. (C) restaurante chique (L. 33) chique restaurante. (D) carssimo jantar (L. 12) jantar carssimo.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

07
Segundo Ariely, esse mecanismo que explica o sucesso de vales-presentes e congneres, que nada mais so que dinheiro com prazo de validade e restries de onde pode ser gasto. (L. 36-39) No trecho anterior, o pronome destacado, em relao ao texto, exerce papel (A) pleonstico. (B) ditico. (C) catafrico. (D) anafrico.

13
Em vales-presentes (L. 37), o plural se fez com a flexo dos dois elementos. Assinale a palavra composta em que se devem pluralizar igualmente os dois elementos. (A) reco-reco (B) tique-taque (C) guarda-roupa (D) primeiro-ministro

14
... oferea ao presenteado algo de que ele goste... (L. 31-32) Assinale a alternativa em que a alterao do trecho anterior tenha se efetuado consoante a norma culta. Despreze possveis alteraes de sentido. (A) ...oferea ao presenteado algo que ele aspire... (B) ...oferea ao presenteado algo de que ele lembre... (C) ...oferea ao presenteado algo a que ele almeje... (D) ...oferea ao presenteado algo a que ele vise...

08
Experimente, porm, sacar a carteira... (L. 18) Assinale a alternativa em que a alterao da estrutura anterior tenha sido feita observando correta relao entre pessoas do discurso e formas verbais. (A) Experimentes, porm, sacar tua carteira... (B) Experimenta, porm, sacar tua carteira... (C) Experimentais, porm, sacar vossa carteira... (D) Experimenteis, porm, sacar vossa carteira...

15
Mas, se ousar oferecer-lhe dinheiro para o mesmo fim, tornase um simples cafajeste. (L. 14-15) Assinale a alternativa em que a alterao da estrutura anterior tenha sido feita em consonncia com a norma culta. (A) Mas, caso oferea-lhe dinheiro para o mesmo fim, tornar-se um simples cafajeste. (B) Mas, caso lhe oferea dinheiro para o mesmo fim, tornar-se- um simples cafajeste. (C) Mas, se tiver oferecido-lhe dinheiro para o mesmo fim, se tornar um simples cafajeste. (D) Mas, se tiver lhe oferecido dinheiro para o mesmo fim, tornar-se um simples cafajeste.

09
Assinale a palavra em que o elemento con- (ou co-) NO tenha o mesmo valor que o de congneres (L. 37). (A) concentrar (B) condomnio (C) contabilidade (D) confraria

10
Assinale a palavra que, no texto, exera papel adjetivo. (A) dois (L. 28) (B) mais (L. 34) (C) bem (L. 16) (D) regido (L. 25)

NOES DE INFORMTICA 16
Sabe-se que determinado servidor do TSE trabalha em um microcomputador com Sistema Operacional Windows 7 Professional (idioma Portugus Brasil). Nessa atividade, ele acionou o Windows Explorer, selecionou o arquivo na pasta C:\imagens e executou o atalho de teclado Ctrl + X. Em seguida, acessou a pasta C:\Documentos e executou o atalho Ctrl + V. Tal procedimento resultou na seguinte ao (A) copiou o arquivo de C:\Documentos para C:\imagens (B) copiou o arquivo de C:\imagens para C:\Documentos (C) moveu o arquivo de C:\Documentos para C:\imagens (D) moveu o arquivo de C:\imagens para C:\Documentos

11
Enquanto o primeiro regido por valores como amor e lealdade, o segundo tem como marca indexadores monetrios e contratos. (L. 25-27) Assinale a alternativa que poderia substituir Enquanto no perodo anterior, sem modificao de sentido. (A) Como (B) J que (C) Ao passo que (D) Quando

12
O que voc est lhe dando, na verdade, uma licena para ser extravagante. (L. 34-35) Acerca do perodo anterior, analise as afirmativas a seguir: I. O perodo contm trs oraes. II. O perodo composto por coordenao e subordinao. III. H uma orao reduzida. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se todas as afirmativas estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

17
Observe a janela referente ao emprego de um recurso do Microsoft Office Word 2007 (idioma Portugus Brasil), e que possibilita a insero de organogramas padronizados, alm do uso de diagramas de Venn.

19
Para acessar o site do TSE http://www.tse.jus.br/, utiliza-se o browser Internet Explorer 8 (idioma Portugus Brasil). Nesse contexto, observe a figura conhecida como Opes da Internet.

Tal janela mostrada na tela como resultado de um clique na guia Inserir e do acionamento, na Faixa de Opes, do seguinte cone (A) (B) (C) (D)

18
Observe a planilha criada no Microsoft Office Excel 2007 (idioma Portugus Brasil).

Na clula D4, foi inserida uma expresso que determina a multiplicao dos valores do salrio vigente em B4 pela referncia em C4, utilizando-se o conceito de referncia absoluta. A partir de D4 e, mediante os atalhos de teclado para copiar e colar, foram inseridas expresses semelhantes em D5, D6 e D7. O valor de D8 foi determinado por meio do uso da expresso =SOMA(D4:D7). Em D10, foi inserida uma expresso que determina o menor salrio a ser pago, entre os funcionrios mostrados na planilha. As expresses inseridas em D6 e D10 so, respectivamente (A) =MULT($B$4;C6) e =MENOR(D4:D7) (B) =MULT($B$4;C6) e =MNIMO(D4:D7) (C) =PRODUTO($B$4;C6) e =MENOR(D4:D7) (D) =PRODUTO($B$4;C6) e =MNIMO(D4:D7)

No browser, a barra de menus Arquivo Editar Exibir Favoritos Ferramentas Ajuda foi configurada para ser exibida toda vez que o Internet Explorer 8 (idioma Portugus Brasil) for acionado. Para armazenar o endereo do TSE http://www.tse.jus.br/ como pgina inicial, de modo que ao acionar o browser, seja mostrado esse site na tela, o internauta deve clicar em Usar atual , indicado na figura. Para ter acesso janela Opes da Internet e modificar a pgina inicial do browser Internet Explorer 8, o usurio dever clicar no menu e item de menu, respectivamente: (A) Exibir e Opes da Internet. (B) Editar e Opes da Internet. (C) Favoritos e Opes da Internet. (D) Ferramentas e Opes da Internet.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

20
No Microsoft Office PowerPoint 2007 (idioma Portugus Brasil), elabora-se uma apresentao que contm 13 slides. A exibio da apresentao pode ser feita a partir do

24
Entre os procedimentos que correspondem ao Arquivo Permanente, est diretamente relacionado elaborao dos instrumentos de pesquisa o(a) (A) tabela de temporalidade. (B) descrio. (C) avaliao. (D) protocolo.

slide inicial (1), clicando-se no cone

, ou do slide

atual (13), em . Para fins de segurana, convm salvar no disco rgido o trabalho realizado. Os atalhos de teclado que correspondem exibio dos slides a partir do slide atual e (A) Shift + F5 e F12. (B) Shift + F5 e F11. (C) Ctrl + F5 e Alt + F12. (D) Ctrl + F5 e Alt + F11. so, respectivamente

25
Boletim de ocorrncia e certido de nascimento configuramse como exemplos de ____________ documental. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. (A) forma (B) espcie (C) formato (D) tipo

NOES DE ARQUIVOLOGIA 21
De acordo com a Teoria das Trs Idades, os arquivos passam por trs estgios de evoluo distintos. Quanto ao terceiro estgio, correto afirmar que se denomina Arquivo (A) permanente e possui documentos de valor primrio. (B) corrente e possui documentos de valor secundrio. (C) permanente e possui documentos de valor mediato. (D) intermedirio e possui documentos de valor imediato.

NOES DE DIREITO ELEITORAL 26


De acordo com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, so brasileiros naturalizados (A) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente. (B) os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas. (C) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na Repblica Federativa do Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal. (D) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral.

22
Sabe-se que a avaliao constitui uma etapa da gesto de documentos. Entende-se por avaliao o(a) (A) sequncia de operaes que visa distribuir em classes os documentos de um arquivo. (B) conjunto de procedimentos que visa identificao documental e a elaborao de instrumentos de pesquisa. (C) processo relacionado anlise de documentos, com vistas a estabelecer sua destinao em conformidade com os valores que lhes forem atribudos. (D) conjunto de processos desenvolvidos por uma instituio para a atuao de suas competncias especficas.

27
Representam formas de exerccio da soberania popular, conforme a Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988, I. o referendo e a iniciativa popular. II. o referendo e o voto aberto. III. o plebiscito e o referendo. IV. o sufrgio e o voto indireto. Esto corretas apenas as alternativas (A) I, III (B) II, III (C) I, IV (D) III, IV

23
Os documentos pblicos e notariais podem ser divididos em categorias. categoria de documentos dispositivos refere-se o(a) (A) auto. (B) ato. (C) ata. (D) dossi.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

28
De acordo com o Cdigo Eleitoral, os Tribunais Regionais Eleitorais so compostos por eleio e nomeao. Entre os eleitos, h (A) dois advogados de notrio saber. (B) trs desembargadores do Tribunal de Justia. (C) um membro do Ministrio Pblico. (D) dois juzes de Direito.

RACIOCNIO LGICO 31
Os relgios analgicos convencionais tm a sua circunferncia dividida em 12 pedaos iguais. Em certo relgio, tal circunferncia foi dividida em 9 pedaos e s h ponteiro das horas. As marcas deste relgio no representam sempre as mesmas horas. meia-noite, incio do dia 15 de dezembro, seu ponteiro estava sobre a marca mais alta, conforme a figura. Aps uma volta, o ponteiro retornar a esta posio. Nesse momento, sero 9 horas da manh desse mesmo dia. Quando este ponteiro voltar posio mais alta e novamente for meia-noite, estar se iniciando o dia _______ de dezembro. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. (A) (B) (C) (D) 17 18 19 20

29
Com base no Cdigo Eleitoral e suas atualizaes, NO compete ao juiz eleitoral (A) decidir habeas corpus e mandado de segurana, em matria eleitoral, desde que essa competncia no esteja atribuda privativamente a instncia superior. (B) representar sobre a necessidade de nomeao dos preparadores para auxiliarem o alistamento eleitoral, indicando os nomes dos cidados que devem ser nomeados. (C) tomar conhecimento das reclamaes que lhe forem feitas verbalmente ou por escrito, reduzindo-as a termo, e determinando as providncias que cada caso exigir. (D) fornecer aos que no votaram por motivo justificado e aos no alistados, por dispensados do alistamento, um certificado que os isente das sanes legais.

32
Abel, Bento e Cid so irmos. A soma de suas idades 19. Abel tem 1 ano a mais do que Bento, e esse, por sua vez, tem 3 anos a mais do que Cid. A idade de Bento (A) 4. (B) 5. (C) 6. (D) 7.

30
Com base na Resoluo TSE 21.538, analise as afirmativas a seguir: I. facultado o alistamento, no ano em que se realizarem eleies, do menor que completar 16 anos at a data do pleito, inclusive. II. O brasileiro nato que no se alistar at os 19 anos ou o naturalizado que no se alistar at um ano depois de adquirida a nacionalidade brasileira incorrer em multa imposta pelo juiz eleitoral e cobrada no ato da inscrio. III. No se aplicar a pena ao no alistado que requerer sua inscrio eleitoral at o quinquagsimo dia anterior eleio subsequente data em que completar 19 anos. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se todas as afirmativas estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

33
Uma estante constituda por 4 prateleiras. Um lote de 10 livros ser distribudo sobre esta estante. Sobre as possveis distribuies finais dos livros nas prateleiras, analise. I. Haver pelo menos um livro em cada prateleira. II. Haver uma prateleira com, pelo menos, trs livros. III. possvel que duas prateleiras quaisquer nunca tenham a mesma quantidade de livros. Est(o) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) (A) I (B) II (C) I, II (D) II, III

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

34
Observe as proposies lgicas simples P, Q e R. P: Hoje dia de Natal. Q: Eu vou ganhar presente. R: A famlia est feliz. As proposies ~P, ~Q, ~R so, respectivamente, as negaes das proposies P, Q e R. O conectivo e representado pelo smbolo , enquanto o conectivo ou representado por . A implicao representada por . A proposio composta (~P R) Q corresponde a (A) Hoje dia de Natal e a famlia est feliz e eu vou ganhar presente. (B) Hoje no dia de Natal e a famlia est feliz ou eu vou ganhar presente. (C) Se hoje no dia de Natal e a famlia est feliz ento eu vou ganhar presente. (D) Se hoje dia de Natal ou a famlia est feliz ento eu vou ganhar presente.

37
Cinco amigos se reuniram em uma lanchonete. Antes que a conta fosse fechada, um deles foi embora, deixando R$50,00 para pagar a sua parte. Um tempo depois, os quatro amigos restantes pediram o fechamento da conta, cujo valor foi R$235,00. Os amigos deram os R$50,00 e dividiram igualmente entre si o saldo devedor restante. De acordo com as informaes, conclui-se corretamente que cada um dos amigos restantes pagou quanto do que pagaria se a conta fosse dividida igualmente por 5? (A) R$0,75 a menos. (B) R$0,25 a menos. (C) R$0,75 a mais. (D) R$0,25 a mais.

38
Para encher um reservatrio dispe-se de duas torneiras com vazes diferentes. Se uma das torneiras leva meia hora para encher o reservatrio, e a outra leva 15 minutos, quanto tempo (em minutos) seria gasto para encher este reservatrio, utilizando-se estas duas torneiras simultaneamente? (A) 10 (B) 12 (C) 11 (D) 9

35
Em uma sequncia de nmeros inteiros, o 1 termo vale 6, o 2 termo vale 1 e, a partir do 3, cada termo corresponde quele que o antecede em duas posies subtrado daquele que o antecede em uma posio. Esto representados os trs primeiros termos desta sequncia. 1 termo: 6 2 termo: 1 3 termo: 5 = 6 1 O 7 termo desta sequncia ser (A) 22. (B) 7. (C) 2. (D) 2.

39
Os anos bissextos possuem 366 dias, ou seja, 1 dia a mais do que os anos no bissextos. Esse dia a mais colocado no final de fevereiro, sendo seu 29 dia. Ser um ano bissexto aquele que comear em uma segunda-feira e terminar em um(a) (A) quarta-feira. (B) tera-feira. (C) segunda-feira. (D) domingo.

36
Os irmos Ciro, Plnio e Vtor tm alturas e pesos diferentes. Considere que o mais alto o mais gordo, mas o mais baixo no o mais magro. Vtor mais baixo que Ciro e mais magro que Plnio. Plnio o mais alto ou Ciro o mais baixo. Diante do exposto, correto afirmar que (A) a ordem crescente dos pesos desses irmos : Plnio, Vtor e Ciro. (B) Ciro o mais magro e Plnio o mais alto. (C) Plnio o mais alto e Vtor o mais gordo. (D) a ordem decrescente das alturas desses irmos : Ciro, Plnio e Vtor.

40
Um dado dito comum, quando tem a forma de um cubo e cada uma de suas faces numerada de 1 a 6. Um dado comum ser lanado trs vezes seguidas. De quantas formas diferentes a soma dos trs resultados pode dar 8? (A) 6 (B) 10 (C) 15 (D) 21

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

QUESTES LGICO-INTERPRETATIVAS (CONHECIMENTOS GERAIS)


Texto II para as questes de 41 a 45. Augusto, no exerccio do cargo de Tcnico Judicirio, recebeu uma ordem de seu superior imediato solicitando a elaborao de um relatrio no Microsoft Word 2007. Segundo as ordens recebidas, o documento elaborado contemplar diversas informaes, dentre elas uma planilha construda no Microsoft Office Excel 2007 (idioma Portugus Brasil). Por fim, Augusto dever enviar o e-mail Secretaria do Tribunal, utilizando na mensagem o recurso de confirmao de entrega.

43
A ordem de trabalho determina que a planilha do Microsoft Excel 2007 contida no relatrio dever ser a ele vinculada ou incorporada, de forma a criar um vnculo dinmico que, ao contrrio do que ocorre quando Augusto simplesmente cola os dados externos (pressionando CTRL+V, por exemplo), e possvel trabalhar no programa original (Excel). Uma forma de atender corretamente essa determinao ser (A) acessar a guia Inserir, clicar em Objeto no grupo Texto, selecionar Planilha do Microsoft Office Excel na lista e depois clicar em OK. (B) acessar a guia Inserir, clicar em Referncia Cruzada no grupo Links, selecionar Planilha do Microsoft Office Excel na lista e depois clicar em OK.

41
Realizar mais atividades em menos tempo uma atitude que demonstra eficincia. Para reduzir o tempo de concluso da tarefa descrita no texto, uma das formas mais rpidas de se iniciar o aplicativo Microsoft Office Word 2007 se constitui em acessar a janela EXECUTAR do Microsoft Windows XP por meio de teclas de atalho e digitar o comando respectivo, seguido do acionamento da tecla ENTER. A alternativa que apresenta as teclas de atalho e o comando digitado

44
No desenvolvimento do relatrio, Augusto se deparou com a necessidade de destacar um trecho do Cdigo de Processo Civil que foi revogado. Usualmente, tal trecho de lei apresentado conforme o seguinte exemplo: TRECHO REVOGADO. O recurso de formatao utilizado no exemplo, que se encontra na guia Fonte, foi o (A) sobrescrito. (B) tachado.

45
(A) + R e winword Concludo e aprovado o relatrio pelo seu superior, Augusto fez o envio do e-mail, utilizando o recurso de confirmao de entrega, Secretaria do Tribunal. A esse respeito, correto afirmar que (A) possvel inserir regra para solicitar a confirmao de entrega de uma nica mensagem em especfico ou de todas as mensagens que voc enviar. (B) somente possvel inserir a regra de solicitar confirmao de entrega para todas as mensagens que voc enviar.

(B)

+ R e word

42
No relatrio solicitado pelo superior imediato, necessrio inserir uma srie de dados dispostos em tabela, conforme a seguir apresentados: Ms/ano Janeiro/2011 Fevereiro/2011 Maro/2011 Total Processos recebidos 1585 898 999 3482 Processos arquivados 566 456 358 1380

46
Confcio, um jovem politicamente ativo em sua cidade, fez seu alistamento aos 16 anos, para expressar, por meio do voto, sua indignao acerca da atual administrao municipal. Em 2012, ano em que as eleies se verificaro, ele, tambm por dever constitucional, est prestando o servio militar obrigatrio. No dia da eleio, portando seu ttulo eleitoral, Confcio encaminha-se para a sua seo eleitoral e impedido pelo presidente da mesa de votar. Agiu o presidente de forma correta? (A) SIM (B) NO

As clulas da linha Total representam a soma de processos recebidos (3482) e processos arquivados (1380) no primeiro trimestre de 2011. Uma maneira de facilitar a obteno da soma inserindo nas clulas da linha mencionada a seguinte frmula por meio da guia Layout das Ferramentas de Tabela, no grupo Dados, comando Frmula: (A) =SUM(ABOVE) (B) =SUM(UP)

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

47
Patrcio, brasileiro, casado, aos 34 anos, vice-governador de um estado da federao brasileira, nunca tendo assumido o cargo de chefe do executivo estadual, pretende uma candidatura Presidncia da Repblica, antes de terminar seu atual mandato. Contagiada pelo esprito poltico do marido, Amlia decide tambm concorrer a um cargo poltico, qual seja, de vereadora na capital do mesmo estado em que seu marido o vice-governador. Preocupados com as implicaes legais de uma possvel deciso precipitada, o casal procura o assessor jurdico do partido, para dirimir algumas dvidas sobre procedimento e possveis vedaes. Acerca das dvidas sobre a possibilidade da candidatura, (A) para que Amlia possa concorrer ao cargo pretendido, Patrcio deve renunciar ao respectivo mandato at seis meses antes do pleito. (B) mesmo sendo cnjuge de Patrcio, Amlia ser considerada elegvel independente do afastamento de Patrcio. Texto III para as questes de n. 48 a 50. Jos Maria, nascido em dezembro de 1992, filho do Prefeito de Rio Novo, eleito para a gesto 2009/2012, possui domiclio eleitoral na cidade circunvizinha de Rio Doce e pretende se candidatar a um cargo eletivo nas prximas eleies municipais de 2012. Em janeiro de 2011, Jos Maria contraiu npcias com Maria Rita, vereadora do municpio de Rio Bonito. Em fevereiro de 2011, a vereadora Maria Rita foi eleita Presidente da Cmara de seu municpio e, em julho de 2011, separou-se de fato de Jos Maria. No ms seguinte, Jos Maria finalizou o curso tcnico em Topografia e constituiu unio estvel com Adriana Cludia, servidora pblica efetiva do municpio de Rio Novo. Em janeiro de 2012, o prefeito de Rio Novo veio a falecer. Permanecendo a situao acima descrita com todos os vnculos dos envolvidos acima mantidos (civil, funcional e eleitoral), e tendo todos os trs municpios menos de 10.000 habitantes, conforme ltimo censo divulgado, responda s questes de nmero 48 a 50, de acordo com a legislao pertinente.

50
A condio de ter se casado com Maria Rita e de ser filho do Prefeito de Rio Novo, recentemente falecido, impede Jos Maria de ser candidato a cargo eletivo no Legislativo do Municpio de Rio Doce? (A) Sim. (B) No.

PROVA 2 (P2) - CONHECIMENTOS ESPECFICOS QUESTES LGICO-INTERPRETATIVAS (CONHECIMENTOS ESPECFICOS)


Texto IV para as questes de 51 a 60. Roberto Padilha proprietrio da empresa Max Pinturas em Jaboato dos Guararapes, na regio metropolitana de Recife/PE. Em 2010, 12 dos 98 pintores deixaram a Max em busca de salrios maiores na concorrncia. Cada vez que um deles saa, era preciso recrutar e treinar do zero novos profissionais. Padilha comeou a reagir para evitar que a falta de gente interrompesse a trajetria de crescimento da empresa. Ele solicitou aos seus gerentes uma avaliao da produtividade de cada funcionrio e a usou como base para esboar um plano de carreiras para seu pessoal. No caso dos pintores, ele criou trs nveis hierrquicos, concedendo aumentos de at 25% aos mais produtivos.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011, adaptado)

51
Padilha, ao solicitar aos gerentes uma avaliao da produtividade dos funcionrios, definiu a funo de gesto de pessoas da empresa Max Pinturas como (A) responsabilidade de linha. (B) funo de staff.

52
O plano de carreiras define, principalmente, a trajetria do funcionrio na organizao e o seu salrio durante essa trajetria. O salrio considerado pelo funcionrio um fator relacionado a como ele sente em relao (ao) (A) seu cargo. (B) sua empresa.

48
Jos Maria poder candidatar-se a prefeito em 2012 em pelo menos uma das trs citadas? (A) Sim. (B) No.

53 49
Jos Maria poder candidatar-se a vereador na cidade de (A) Rio Doce. (B) Rio Novo. Recrutar e treinar faz parte dos seguintes processos da rea de gesto de pessoas, respectivamente, (A) proviso de pessoas e desenvolvimento de pessoas. (B) aplicao de pessoas e manuteno de pessoas.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

10

54
Uma poltica de gesto de pessoas utilizada por Padilha para reter talentos na empresa Max Pinturas a melhoria da remunerao dos funcionrios baseada em produtividade. Com tal poltica, Padilha pretende reter funcionrios e garantir (A) o atendimento da demanda em crescimento com qualidade dos servios prestados. (B) uma gesto de recursos humanos que atenda s exigncias dos sindicatos e atenda demanda em crescimento.

Texto V para as questes de 61 a 70. Uma forma de melhorar o fluxo de caixa aumentar o giro das mercadorias. Estoques altos demais significam menos dinheiro em caixa (...) Os grandes fornecedores devero tentar receber em prazos menores e os grandes clientes faro de tudo para conseguir prazos maiores (...) A produo ao longo do ano deve ser programada de forma a acompanhar a demanda dos clientes o mais prximo possvel da realidade. Dentro dessa filosofia, as empresas precisam atuar de forma logstica no seu processo de aquisio/suprimentos, na gesto de seus estoques, na produo propriamente dita e no pronto-atendimento aos clientes.
(Receitas para o ano novo. Revista PME Exame. Dezembro/2011, adaptado)

55
Considerando a empresa como um sistema aberto, correto afirmar que a seleo e o treinamento constituem-se em (A) entradas no sistema. (B) processamentos do sistema.

61
A logstica uma abordagem atual da administrao de recursos materiais e tem como atividades consideradas primrias (A) a armazenagem, o manuseio de materiais, a embalagem prtica dos produtos. (B) o transporte, a manuteno dos estoques, o processamento de pedidos.

56
Como estratgia para reteno de funcionrios, Padilha desenvolveu um plano de carreiras. Os resultados que vierem a ser obtidos com a implantao do plano de carreiras esto relacionados (A) eficincia. (B) eficcia.

62
Em relao aos fornecedores, as empresas vivenciam, atualmente, a seguinte situao (A) aproximadamente 20% dos fornecedores de uma empresa so responsveis por 80% dos itens comprados por ela. (B) aproximadamente 80% dos fornecedores de uma empresa so responsveis por 20% dos itens comprados por ela.

57
Em relao ao recrutamento, correto afirmar que corresponde a uma desvantagem do recrutamento externo (A) afetar a poltica salarial da empresa, influenciando as faixas salariais. (B) gerar conflito de interesses entre os candidatos vaga.

58
A avaliao da produtividade de funcionrios baseia-se na capacidade de produzir mais (A) com menos gastos de recursos. (B) com mais gastos de recursos.

63
Assinale a alternativa que define a relao existente entre compras e produo. (A) Atendimento s necessidades de programa de produo e de materiais auxiliares, uma vez que o setor que produz a necessidade do mercado. (B) Atendimento s necessidades de programa de produo e de materiais auxiliares, j que o setor que produz novas metodologias e processos de produo.

59
Dentro de um ambiente altamente competitivo, no que se refere aos recursos humanos, o processo de seleo tende a ser menos exigente quando h (A) abundncia de recursos humanos. (B) escassez de recursos humanos.

64
De acordo com o texto apresentado, o objetivo de compras (A) comprar materiais e produtos para o estoque aos mais baixos custos, dentro das especificaes de qualidade da empresa. (B) coordenar os fluxos com o mnimo de investimentos em estoques de forma que atenda programao da empresa.

60
No que se refere anlise organizacional para levantamento das necessidades de treinar pessoas, assinale a alternativa correta. (A) Analisa-se o conjunto de habilidades, capacidades, competncias e atitudes dos recursos humanos. (B) Analisa-se os objetivos da empresa, a filosofia de treinamento e o que se pretende com o treinamento.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

11

65
No que se refere qualificao de fornecedores, correto afirmar que (A) a rea de compras tem a funo de estabelecer a ligao entre fornecedor e engenharia/produo, pesquisando o mercado, localizando e coletando informaes da empresa. (B) a rea de compras tem a funo de selecionar os futuros fornecedores que foram aprovados para compor o quadro de fornecedores.

Texto VI para as questes de 71 a 80. A dificuldade em encontrar pessoal qualificado pode servir de estmulo para profissionalizar a gesto de pessoas (...). Desde 2010, a formao de pessoal qualificado tornou-se a principal preocupao de um empresrio dono de uma rede de hotis. At 2014, esse empresrio deve investir pouco mais de 1 milho de reais para treinar o pessoal necessrio para manter seus planos de expanso. O dinheiro ser usado num programa de treinamento interno de funcionrios que ocupam cargos como de governantas e chefes de recepo. Selecionei quem tem mais potencial para liderar equipes, diz o empresrio. Esses funcionrios tero aulas de finanas e marketing, entre outras disciplinas. Esse empresrio est recorrendo s prprias fileiras devido dificuldade em encontrar gente preparada (...). Em alguns casos levei trs meses para encontrar o profissional que eu procurava (...). No posso correr o risco de parar de crescer por falta de gente, disse ele.
(Falta gente na sua empresa? Revista PME Exame. Abril/2011, adaptado)

66
Analise o seguinte trecho do texto apresentado [...] as empresas precisam atuar de forma logstica no seu processo de aquisio/suprimentos, na gesto de seus estoques, na produo propriamente dita e no pronto-atendimento aos clientes. O trecho refere-se a (A) gesto da cadeia produtiva. (B) gesto da cadeia de suprimentos.

67
O pronto-atendimento aos clientes por parte das empresas, refere-se ao processo de (A) distribuio fsica. (B) compra e venda.

71
O ciclo de treinamento compreende um conjunto de etapas em ordem sequencial que devem ser desenvolvidas. Assinale a alternativa que apresenta esse conjunto de etapas de forma sequencial. (A) Planejamento das aes de treinamento, levantamento das necessidades de treinamento, execuo do treinamento e programao do treinamento. (B) Levantamento das necessidades de treinamento, programao do treinamento, execuo do treinamento e avaliao do treinamento.

68
Assinale a alternativa que apresenta duas atividades que compem a gesto da cadeia de suprimentos. (A) A gesto de compras e suprimentos e a gesto da distribuio fsica. (B) A gesto da cadeia produtiva e a gesto do espao fsico.

72
Em alguns setores, como o hoteleiro, pela falta de pessoal qualificado, os empreendedores esto investindo na qualificao de seus funcionrios. Essa ao considerada uma estratgia de (A) recrutamento interno e seleo de pessoas. (B) reteno e valorizao de pessoas.

69
Assinale a alternativa que explica a relao existente entre a gesto de recursos materiais e o fluxo de caixa. (A) Sada de caixa pelos investimentos em produo fsica e retorno dos investimentos pela entrega rpida dos bens aos clientes. (B) Sada de caixa pelo pagamento de fornecedores e entrada de caixa pelo recebimento dos clientes.

73
Em pocas de expanso e crescimento econmico fundamental o pas possuir pessoas qualificadas para que as empresas aproveitem esta fase. Uma das caractersticas apresentadas no texto, que uma realidade atual do Brasil, diz respeito ao fenmeno denominado (A) apago humano. (B) apago intelectual.

70
Na funo de compras, uma das aes de suprimentos o acompanhamento de pedidos que se refere (ao) (A) entrega fsica dos bens ao cliente final, acompanhando todo o processo de transporte fsico. (B) controle dos pedidos em carteira realizados pela empresa com o intuito de evitar atrasos ou problemas na entrega para o cliente.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

12

74
So resultados que um programa de treinamento deve proporcionar a nvel dos recursos humanos: (A) Reduo da rotatividade e do absentesmo, aumento da eficincia do funcionrio e mudana de atitudes e de comportamento do funcionrio. (B) Melhoria da qualidade dos produtos e servios, aumento da produtividade, melhoria do clima organizacional e melhoria da imagem da empresa.

80
No que se refere ao desenvolvimento de pessoas, assinale a alternativa correta. (A) Fornece o essencial para o cargo atual e imediato. (B) Proporciona conhecimentos e prepara para funes complexas.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS 81
Perigosa quadrilha de narcotraficantes em determinada cidade brasileira planeja executar uma srie de atentados, com real possibilidade de produzir mortes entre civis, com o intuito de espalhar pnico nesta cidade. Gasparzinho, integrante da faco criminosa preso e, em interrogatrio, por meio da tcnica do waterboarding (afogamento simulado) aplicada pela autoridade policial, confessa e fornece detalhes sobre o plano terrorista. Tal fato possibilita a ao preventiva das foras de segurana daquela unidade da federao que, assim, conseguem impedir a execuo dos eventos. A respeito da situao descrita, correto afirmar que (A) amparada pela supremacia do interesse pblico. (B) viola o princpio da individualizao da pena. (C) ponderando os bens jurdicos em oposio, amparada pelo princpio da proporcionalidade. (D) viola o devido processo legal.

75
De acordo com o texto, constitui-se em uma competncia bsica, para que o funcionrio seja selecionado para participar do treinamento interno o (A) autogerenciamento da carreira. (B) desenvolvimento da liderana.

76
De acordo com o texto, foram selecionadas as governantas e chefes de recepo que tm mais potencial para liderar equipes. De acordo com o texto apresentado, uma equipe (A) um conjunto de pessoas que interage, principalmente trocando informaes, experincias e expectativas no trabalho ou tomando decises que ajudem a cada um em sua prpria rea de atividade. (B) um pequeno nmero de pessoas, com habilidades complementares, comprometidas umas com as outras e partilhando um objetivo, metas e alguma forma de trabalho.

82
Recentemente, no estado brasileiro do Par, ocorreu um plebiscito em que seria decidido pelos eleitores daquela unidade federativa sobre a diviso do estado, para a criao dos estados de Carajs e Tapajs. Se efetivamente o resultado do plebiscito fosse pela aprovao, aps voto direto de todos os eleitores com domiclio eleitoral naquele estado e em dia com as obrigaes eleitorais, a prxima etapa deste processo de diviso seria a aprovao pelo legislativo da diviso do estado, por meio de (A) Lei Ordinria Federal. (B) Medida Provisria. (C) Lei Complementar Federal. (D) Emenda Constitucional.

77
O processo de treinamento de funcionrios diferente do processo de desenvolvimento. O treinamento constitui-se em um processo educacional de (A) curto prazo, que envolve a transmisso de conhecimentos especficos relativos ao trabalho. (B) longo prazo, orientado no sentido de melhorar os processos de resoluo de problemas e de renovao de uma organizao.

78
O treinamento possibilita mudanas no comportamento dos funcionrios. Em relao ao texto, o treinamento propiciar qual mudana no comportamento dos funcionrios da rede de hotis? (A) Desenvolvimento de habilidades. (B) Desenvolvimento de conceitos.

83
Para se eleger prefeito de qualquer municpio brasileiro, deve o cidado possuir idade mnima de (A) 21 anos. (B) 18 anos. (C) 30 anos. (D) 35 anos.

79
Diante da escassez de profissionais qualificados, o processo de seleo visto como um processo de comparao entre duas variveis que correspondem a: (A) o que o cargo requer e o que o candidato oferece. (B) a eficincia do candidato e os objetivos estabelecidos.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

13

84
Pedroso Pereira, deputado federal eleito e diplomado, ainda no empossado, investigado como mandante do crime de homicdio qualificado ocorrido no municpio onde mantm sua base eleitoral. No espao de tempo entre a diplomao e a posse do parlamentar, o Ministrio Pblico denuncia o poltico em face do fato ocorrido. Considerando a situao apresentada, correto afirmar que a denncia (A) no poder ser recebida, em razo da imunidade processual do deputado. (B) pode ser recebida e processada pelo Tribunal de Justia do Estado em que ocorreu o crime. (C) pode ser recebida e processada pelo Supremo Tribunal Federal. (D) poder ser recebida, mas o processo judicial ser suspenso at o trmino do mandato do parlamentar.

87
A Presidente da Repblica vetou trs artigos do Projeto de Lei XY/2011, que foi regularmente aprovado pelo Congresso Nacional. De acordo com a Constituio Federal de 1988, correto afirmar que o veto poder ser apreciado pelo(a) (A) Senado Federal e rejeitado pelo voto da maioria absoluta de seus membros. (B) Cmara dos Deputados e rejeitado pelo voto da maioria absoluta de seus membros. (C) Congresso Nacional, em sesso conjunta, e rejeitado pelo voto da maioria relativa de seus membros. (D) Congresso Nacional, em sesso conjunta, e rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos deputados e senadores.

88
O Poder Legislativo tem sido alvo de inmeras crticas por parte dos meios de comunicao e da sociedade civil em geral, no que tange conduta dos representantes polticos eleitos. Com relao a vedaes e autorizaes a este poder, deputados e senadores, segundo a Constituio, (A) investidos em cargo de Ministro de Estado no perdero os respectivos mandatos eletivos. (B) a partir da posse, no podem firmar contrato com pessoa jurdica de direito pblico, exceto quando o contrato obedecer a clusulas uniformes. (C) durante a vigncia de estado de stio e do estado de defesa, podero ter suspensas as imunidades parlamentares, mediante o voto de dois teros dos membros da Casa a que os deputados e senadores pertencerem. (D) quaisquer informaes recebidas, em razo do exerccio do mandato ou no, so protegidas pelo sigilo de fonte.

85
No fim de 2011, a presidente da Repblica editou medida provisria que dispe sobre a organizao e competncia das juntas eleitorais. O ato normativo aguarda ser votado no Plenrio da Cmara, encontrando-se na pauta de deliberao da Comisso Mista do Congresso. A respeito da proposta de iniciativa da Chefe do Poder Executivo, correto afirmar que (A) ter sua eficcia preservada at o eventual veto pelo Congresso Nacional. (B) se no for apreciada em at trinta dias contados de sua publicao, entrar em regime de urgncia, trancando a pauta de votao do Congresso Nacional. (C) ter sua votao iniciada em sesso conjunta do Congresso Nacional. (D) no poder ser submetida ao Congresso Nacional por tratar de matria que no pode ser objeto de medida provisria.

89 86
O Tribunal Superior Eleitoral denegou a segurana em ao mandamental impetrada por F.S., prefeito eleito de Rio das Flores, que buscava impugnar a deciso do Tribunal Regional Eleitoral e que determinou a cassao do mandato eletivo do poltico, em razo de condutas caracterizadoras de abuso de poder econmico. Em face da deciso proferida pelo TSE (A) cabe recurso ordinrio a ser apresentado perante ao STF (Supremo Tribunal Federal). (B) cabe recurso especial a ser apresentado perante ao STJ (Superior Tribunal de Justia). (C) no cabe recurso, esgotada a ltima instncia da Justia Especializada. (D) cabe embargo de divergncia a ser apresentado perante ao STF (Supremo Tribunal Federal). Considere o seguinte demonstrativo financeiro hipottico: Receita agropecuria = R$50,00; Receita industrial = R$400,00; Receita de servios = R$1.000,00; Alienao de bens = R$200,00 e Operao de crdito = R$300,00. Com base nesses dados, qual o valor total das receitas de capital? (A) R$ 450,00 (B) R$ 500,00 (C) R$ 1.400,00 (D) R$ 1.700,00

90
Considere o seguinte demonstrativo financeiro hipottico de um oramento pblico: Pessoal e encargos = R$2.000,00; Juros e encargos da dvida = R$1.500,00; Investimentos = R$500,00; Inverses financeiras = R$100,00 e Amortizao de dvida = R$200,00. Com base nesses dados, qual o valor total das despesas correntes? (A) R$1.500,00 (B) R$1.700,00 (C) R$1.800,00 (D) R$3.500,00

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

14

91
O conceito de oramento pblico evoluiu ao longo do tempo, refletindo as mudanas administrativas do poder pblico e as caractersticas do sistema poltico vigente. Considerando as caractersticas do oramento tradicional e do oramentoprograma, analise. I. O principal critrio de classificao do oramentoprograma so as unidades administrativas. II. A estrutura do oramento programa est voltada para aspectos administrativos. III. O controle no oramento-programa visa efetividade. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas.

94
NO uma atribuio da gesto de pessoas (A) analisar e descrever cargos. (B) desenhar cargos. (C) avaliar desempenho de funcionrios. (D) realizar planejamento de produo.

95
Na gesto de pessoas, o treinamento est relacionado ao processo de (A) desenvolver pessoas. (B) agregar pessoas. (C) recompensar pessoas. (D) manter pessoas.

96 92
Os crditos adicionais suplementares e especiais dependem da indicao de fontes de recursos para sua abertura. Considerando os possveis tipos de crditos oramentrios, analise. I. Crditos suplementares so destinados a reforos de dotao oramentria. II. Crditos extraordinrios so destinados a despesas urgentes e imprevisveis. III. Crditos especiais so destinados a despesas para as quais haja dotao oramentria especfica. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas. Com relao ao treinamento nas organizaes, analise. I. o processo de ensinar aos novos colaboradores as habilidades bsicas para desempenho em seus cargos. II. o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemtica. III. Est relacionado com as habilidades futuras exigidas pelo cargo. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas.

97
Nos processos de treinamento, primordial desenvolver o ciclo de treinamento que composto por quatro etapas, a saber: diagnstico, desenho, implementao e avaliao. A atividade relacionada elaborao do programa de treinamento para atender s necessidades identificadas em um cargo, d-se o nome de (A) diagnstico. (B) desenho. (C) implementao. (D) avaliao.

93
Um determinado municpio tem como limite mximo para dvida consolidada o valor de R$3.650.000,00 e que, ao final do primeiro quadrimestre do ano de 2011, apresentou um valor correspondente a R$3.720.000,00 de dvida consolidada. Com base no exposto, correto afirmar que o municpio, enquanto apresentar o valor excedente da dvida consolidada no poder (A) alterar o funcionamento da estrutura de carreira dos funcionrios de forma que implique em aumento de despesas. (B) limitar o empenho como uma medida para obteno de resultado primrio que eleve a dvida consolidada acima do limite. (C) prover cargo pblico por admisso ou contratao de pessoal para qualquer finalidade ou contratar horaextra. (D) realizar operaes de crdito interna ou externa, mesmo que seja por antecipao de receita.

98
De acordo com as funes de um gerente de operaes, analise. I. Formular estratgia de operaes alinhada com os objetivos estratgicos da organizao. II. Tomar decises relativas ao layout de instalaes. III. Controlar a produo das unidades sob sua responsabilidade. IV. Administrar estoques. Assinale (A) se todas as afirmativas estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

15

99
No que tange revogao e anulao do ato administrativo, correto afirmar que (A) a revogao produz efeito retroativo e a anulao no. (B) a revogao e a anulao podem ser realizadas pela administrao ou pelo judicirio. (C) na revogao, h anlise do mrito do ato administrativo, j na anulao h juzo de legalidade. (D) a revogao ato vinculado, enquanto a anulao discricionrio.

104
Sobre Ato Administrativo, Abuso de Poder e Poder de Polcia, analise cada uma das afirmativas, assinalando aquela que for verdadeira. (A) O mrito do ato administrativo est sempre presente nos atos discricionrios, o que no acontece nos atos vinculados. (B) So exemplos de atos administrativos discricionrios a licena para construir e a autorizao para porte de arma. (C) Na Administrao Pblica, o abuso de poder apresentase unicamente de forma comissiva, seja por excesso ou desvio de poder. (D) O poder de polcia exercido com vinculao estrita, obedecendo s limitaes da lei relativamente competncia, forma, fins, motivos e objeto.

100
Em relao aos poderes administrativos, correto afirmar que (A) entre ente federativo e autarquia h poder hierrquico. (B) entre um superior e seu subordinado em uma repartio h poder hierrquico. (C) a multa aplicada a um particular que avana o sinal tem fundamento no poder hierrquico. (D) a multa aplicada pelo poder concedente a uma concessionria de servio pblico tem base no poder hierrquico.

105
O Estado responder pelos danos que os seus agentes causarem (A) somente quando estiverem no exerccio de suas funes. (B) quando estiverem no exerccio de suas funes ou quando se utilizarem de suas funes para causar o dano. (C) no exerccio de suas funes ou fora de suas funes ainda que o dano seja causado em uma atividade particular. (D) somente quando o agente atuar com dolo ou culpa.

101
Sobre o tema ato administrativo, analise. I. Toda revogao pressupe um ato legal e perfeito, mas inconveniente ao interesse pblico. Como a revogao atinge um ato que foi editado em conformidade com a lei, ela no retroage (seus efeitos so ex nunc). II. O ato administrativo a que falte um dos elementos essenciais de validade ser considerado inexistente, independente de qualquer deciso administrativa ou mesmo judicial. III. A permisso ato administrativo negocial, discricionrio e precrio, pelo qual o Poder Pblico faculta ao particular o uso de bens pblicos a ttulo gratuito ou oneroso, nas condies estabelecidas pela Administrao. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas.

106
A venda de bens imveis da administrao pblica, quando se sujeita licitao deve ser realizada (A) sempre na modalidade de concorrncia. (B) na modalidade de concorrncia, tendo como exceo as hipteses de imveis adquiridos em procedimentos judiciais ou por dao em pagamento. (C) por leilo, em regra. (D) pela modalidade adequada ao preo do imvel, podendo ser concorrncia, tomada de preos, convite ou leilo.

102
Em relao a responsabilidade por atos de concessionrias de servios pblicos que causem dano a terceiros, o Brasil adota a teoria do(a) (A) risco integral. (B) risco administrativo. (C) culpa annima. (D) responsabilidade com culpa civil.

107
Em relao ao controle sobre a administrao pblica, correto afirmar que (A) o judicirio pode anular ou revogar atos da administrao pblica. (B) com base na autotutela, a administrao pblica pode revogar atos ilegais ou anular os inconvenientes. (C) a anulao de um ato pela administrao pblica produz efeitos retroativos. (D) a revogao de um ato pela administrao produz efeitos retroativos.

103
Os atos administrativos possuem como atributos, EXCETO: (A) Imperatividade. (B) Coercibilidade. (C) Atipicidade. (D) Autoexecutoriedade.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

16

108
Marque a alternativa que contm os fundamentos ou subprincpios do princpio da proporcionalidade. (A) Adequao, razoabilidade e racionalidade. (B) Adequao, exigibilidade e proporcionalidade em sentido estrito. (C) Razoabilidade, necessidade e boa-f. (D) Regularidade, exigibilidade e proporcionalidade em sentido estrito.

112
Em relao s formas de descentralizao, analise. I. A concesso a delegao da prestao de servio pblico. II. A permisso ocorre por meio de contrato de adeso. III. A autorizao um ato administrativo precrio, unilateral e discricionrio. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas.

109
Sobre o tema poderes administrativos, marque a alternativa correta. (A) pacfico o entendimento de que os poderes administrativos so renunciveis. (B) Regulamento autnomo aquele que complementa a lei, permitindo a sua fiel execuo. (C) Hierarquia o escalonamento em plano horizontal dos rgos e agentes da Administrao, estabelecendo uma relao de coordenao. (D) O poder disciplinar permite a aplicao de sanes dos servidores da Administrao Pblica por infrao funcional.

113
Sobre a desconcentrao, analise. I. Significa repartio de funes entre vrios rgos de uma mesma administrao. II. Significa uma quebra de hierarquia entre os rgos despersonalizados. III. Na desconcentrao, a execuo de atividades pelo Estado direta e imediata. Assinale (A) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se todas as afirmativas estiverem corretas.

110
Considerando as diferenas entre gesto pblica e privada, analise. I. A gesto privada possui mais autonomia decisria relativamente a gesto pblica. II. A gesto pblica sofre mais ingerncia poltica relativamente a gesto privada. III. A gesto privada de empresas tem objetivos econmicos e sociais com mesmo peso. IV. Para a gesto pblica, a lucratividade pode ser dispensvel. Esto corretas apenas as afirmativas (A) I, III (B) II, IV (C) III, IV (D) I, II, IV

114
A gesto pblica em toda a sua atividade est presa aos mandamentos da lei, deles no podendo se afastar, sob pena de invalidade de seus atos e responsabilizao de seus eventuais autores. A determinao corresponde ao disposto pelo princpio da (A) legalidade. (B) moralidade. (C) igualdade. (D) publicidade.

115
Considerando as caractersticas das entidades de administrao direta e indireta, assinale a nica alternativa associada a uma autarquia. (A) Possuir personalidade jurdica de direito privado. (B) Ser um rgo de administrao direta. (C) Ser capaz de bastar-se por si mesma. (D) Ter flexibilidade de administrao de pessoal (quadro prprio).

111
A estrutura de um governo estadual pode ser desenvolvida com base no seguinte organograma: Secretaria de Transportes; Secretaria de Educao e Secretaria de Turismo, por exemplo. Diante do exposto, assinale o tipo de departamentalizao descrito anteriormente. (A) Por programas. (B) Funcional. (C) Matricial. (D) Ad hoc.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

17

116
Com base na Lei n 8.112/90 e suas alteraes, so casos de provimento de cargos pblicos, EXCETO: (A) O servidor que sai de seu cargo e ingressa em outro situado em classe mais elevada (progresso funcional). (B) O servidor passa a integrar quadro funcional diverso, saindo de seu cargo efetivo para outro de igual denominao. (C) O restabelecimento, por laudo mdico, de servidor aposentado por invalidez. (D) O retorno do servidor a determinado cargo, tendo em vista que o cargo que ocupava foi extinto ou declarado desnecessrio.

119
Com base na Lei n 8.112/90 e suas alteraes, analise. I. O servidor perder a parcela de remunerao diria, proporcional aos atrasos, ausncias e sadas antecipadas, iguais ou superiores a sessenta minutos. II. As gratificaes e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condies indicados em lei. III. Ser concedida ajuda de custo quele que, no sendo servidor da Unio, for nomeado para cargo em comisso, com mudana de domiclio. Assinale (A) se todas as afirmativas estiverem corretas. (B) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. (C) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. (D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

117
De acordo com a Lei n 8.112/90 e suas alteraes, no caso de servidor que, tendo tomado posse, no entre em exerccio no prazo estabelecido, ocorrer (A) exonerao de ofcio. (B) demisso por abandono de cargo. (C) vacncia imediata. (D) afastamento por prazo determinado ou indeterminado, conforme o caso.

120
De acordo com a Lei n 8.112/90 e suas alteraes, ao servidor NO proibido (A) participar de gerncia ou administrao de sociedade privada. (B) exercer o comrcio na qualidade de cotista ou comanditrio. (C) aceitar comisso, emprego ou penso de estado estrangeiro. (D) recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.

118
A respeito da redistribuio, com base na Lei n 8.112/90 e suas alteraes, INCORRETO afirmar que (A) ocorrer ex officio para ajustamento de lotao e da fora de trabalho s necessidades dos servios, inclusive nos casos de reorganizao, extino ou criao de rgo ou entidade. (B) nos casos de reorganizao ou extino de rgo ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no rgo ou entidade, o servidor estvel que no for redistribudo ser colocado em disponibilidade, at seu aproveitamento. (C) o servidor que no for redistribudo ou colocado em disponibilidade poder ter exerccio provisrio em outro rgo ou entidade, at seu adequado aproveitamento. (D) a redistribuio de cargos efetivos vagos se dar por ato isolado do rgo da Administrao Pblica Federal envolvido, submetido ao rgo destinatrio e ao rgo central controlador para aprovao.

TSE TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TIPO 1 BRANCA TCNICO JUDICIRIO - ADMINISTRATIVA

18

You might also like