You are on page 1of 9

Concusso: elementar do tipo e ganho fcil

A 2 Turma deu parcial provimento a agravo regimental e, por conseguinte, proveu parcialmente recurso ordinrio em habeas corpus para que o juiz sentenciante corrija vcio na individualizao da pena, de modo a afastar a elementar do tipo concernente valorao dos motivos do crime. No caso, os recorrentes teriam sido condenados pelo crime de concusso e tiveram a pena fixada acima do mnimo legal, tendo em conta a condio de policial e o motivo do ganho fcil. (...) Considerou-se que a referncia, quando do exame da culpabilidade, ao fato de os recorrentes ostentarem o cargo de policial no caracterizaria bis in idem.(...) Destacou-se no ser possvel nivelar a concusso do atendente de protocolo da repartio com o ato de policial, de parlamentar ou de juiz.(...) Reputou-se, todavia, que haveria vcio de fundamentao quanto circunstncia judicial do motivo do crime.(...) Asseverou-se que a formulao argumentativa traduzira-se na elementar do tipo vantagem indevida. Sublinhou-se que seria inexorvel que essa elementar proporcionaria um lucro ou proveito. Logo, um ganho fcil. (Inf.722, 2 turma) OBS.: Houve modificao de entendimento na Turma, pois h precedente em sentido contrrio: Crime funcional praticado por delegado fixao da pena-base (art. 59 CP) STF2 no pode levar em conta a qualidade de funcionrio pblico sob pena de bis in idem o legislador foi mais severo ao cominar pena para o crime de peculato (...) da que o acrscimo da pena base, com fundamento no cargo exercido pelo paciente, configura bis in idem (HC 88545 I 471 jun.2007).

Culpabilidade e alegao de inconstitucionalidade


A circunstncia judicial culpabilidade, disposta no art. 59 do CP, atende ao cr itrio constitucional da individualizao da pena.(...) Consignou-se que a previso do aludido dispositivo legal atinente culpabilidade mostrar-se-ia afinada com o princpio maior da individualizao, porquanto a anlise judicial das circunstncias pessoais do ru seria indispensvel adequao temporal da pena, em especial nos crimes perpetrados em concurso de pessoas, nos quais se exigiria que cada um respondesse, to somente, na medida de sua culpabilidade (CP, art. 29). (Inf.724, Plenrio)

Art. 25 da LCP e no recepo pela CF/88 - 1


O art. 25 da Lei de Contravenes Penais - LCP (Decreto-lei 3.688/41: Art. 25. Ter algum em seu poder, depois de condenado, por crime de furto ou roubo, ou enquanto sujeito liberdade vigiada ou quando conhecido como vadio ou mendigo, gazuas, chaves falsas ou alteradas ou instrumentos empregados usualmente na prtica de crime de furto, desde que no prove destinao legtima: Pena priso simples, de dois meses a um ano, e multa de duzentos mil ris a dois contos de ris) no compatvel com a Constituio de 1988, por violar os princpios da dignidade da pessoa humana (CF, art. 1, III) e da isonomia (CF, art. 5, caput e I). Inicialmente, o Tribunal acolheu questo de ordem suscitada pelo Ministro Gilmar Mendes, relator, no sentido de superar o reconhecimento da prescrio da pretenso punitiva no RE 583523/RS, processo no qual reconhecida a repercusso geral da matria. Aduziu-se que eventual declarao de incompatibilidade do preceito legal implicaria atipicidade da conduta, cujas consequncias seriam mais benficas ao recorrente do que a extino da punibilidade pela perda da pretenso punitiva do Estado.(...) Asseverou-se que a condio especial ser conhecido como vadio ou mendigo , atribuvel ao sujeito ativo, criminalizaria, em verdade, qualidade pessoal e econmica do agente, e no fatos objetivos que causassem relevante leso a bens jurdicos importantes ao meio social. Consignou-se, no ponto, a inadmisso, pelo sistema penal brasileiro, do direito penal do autor em detrimento do direito penal do fato. No que diz respeito considerao da vida pregressa do agente como elementar do tipo, afirmou-se o no cabimento da presuno de que determinados sujeitos teriam maior potencialidade de cometer novas infraes penais. (Inf.722, Plenrio REPERCUSSO GERAL)

Abolitio criminis e prorrogao de prazo para registro de arma - 1

A reabertura de prazo para registro ou renovao de registro de arma de fogo de uso permitido prevista pela Lei 11.706/2008, que deu nova redao ao art. 30 da Lei 10.826/2003, no constitui abolitio criminis (Estatuto do Desarmamento: Art. 30. Os possuidores e proprietrios de arma de fogo de uso permitido ainda no registrada devero solicitar seu registro at o dia 31 de dezembro de 2008, mediante apresentao de documento de identificao pessoal e comprovante de residncia fixa, acompanhados de nota fiscal de compra ou comprovao da origem lcita da posse, pelos meios de prova admitidos em direito, ou declarao firmada na qual constem as caractersticas da arma e a sua condio de proprietrio, ficando este dispensado do pagamento de taxas e do cumprimento das demais exigncias constantes dos incisos I a III do caput do art. 4 desta Lei). Com base nessa orientao, o Plenrio deu provimento a recurso extraordinrio para restabelecer sentena condenatria, ante a irretroatividade da mencionada norma, por considerar penalmente tpicas as condutas de posse irregular de arma de fogo de uso permitido ocorridas aps 23.6.2005 e anteriores a 31.1.2008. Verificou-se, ainda, que fora estabelecido novo prazo, iniciado com a Medida Provisria 417 (convertida na Lei 11.706/2008), publicada em 31.1.2008, prazo este vigente at 31.12.2008. Posteriormente, a Lei 11.922, em vigor a partir de 14.4.2009, tornou a prol ongar o prazo para registro at 31.12.2009.(...) Considerou-se que no teria havido previso expressa de abolitio criminis no Estatuto do Desarmamento, nem nas leis que o alteraram. (Inf.720, Plenrio REPERCUSSO GERAL)

Art. 33, 4, da Lei 11.343/2006 e dosimetria da pena


Ante a desproporcionalidade da dosimetria da pena, a 1 Turma, por maioria, deferiu habeas corpus para determinar ao juzo a aplicao, no patamar de 2/3, da causa de diminuio prevista no art. 33, 4, da Lei 11.343/2006.(...) Aduziu-se, na espcie, que o magistrado de 1 grau e a Corte estadual teriam assentado ser o paciente primrio e no possuir maus antecedentes, assim como no haver provas de que ele se dedicasse a atividades criminosas e integrasse organizao criminosa. Destacou-se, tambm, a pequena quantidade de droga apreendida com o paciente (24,75g de cocana). (Inf.718, 1 turma) OBS.: Se as circunstncias na primeira fase da fixao da pena so inteiramente favorveis ao sentenciado, a causa de reduo do 33, 4, da Lei de Drogas tem que ser estabelecida no grau mximo.

Art. 42 da Lei 11.343/2006 e bis in idem


O art. 42 da Lei 11.343/2006 (O juiz, na fixao das penas, considerar, com preponderncia sobre o previsto no art. 59 do Cdigo Penal, a natureza e a quantidade da substncia ou do produto, a personalidade e a conduta social do agente) pode ser utilizado tanto para agravar a pena -base quanto para afastar o redutor previsto no art. 33, 4, do mesmo diploma normativo. (...) No mrito, rejeitou-se, contudo, a tese da ocorrncia de bis in idem pela suposta considerao da quantidade e da qualidade da droga objeto do trfico tambm no exame das condies judiciais. (Inf.719, 1 turma) OBS.: O STJ, por sua 6 T. , segue a mesma linha: STJ 6 T.: Em ateno prpria finalidade da Lei de Drogas (represso ao trfico ilcito de entorpecentes), a quantidade e a variedade da droga traficada devem ser consideradas na fixao da pena base. Contudo, isso no impede que tambm sejam consideradas para apurar o grau da reduo previsto no 4 do art. 33 daquele mesmo diploma (HC 142.368 I441 ago/2010). Contudo, a questo est controvertida, j que a 2 T. tem entendimento contrrio a este: STF2 Art. 33, 4, Lei 11.343/06 ii) a quantidade de droga apreendida deve ser sopesada na primeira fase de individualizao da pena, nos termos do art. 42 da Lei 11.343/2006, sendo imprprio invoc-la por ocasio da escolha do fator de reduo previsto no 4 do art. 33 da mesma Lei, sob pena de bis in idem (HC 106313 I 619). STF2 a quantidade da substncia ilegal entorpecente apreendida deve ser sopesada na primeira fase de individualizao da pena, nos termos do art. 42 da Lei 11.343/06, sendo imprprio invoc-la por ocasio da escolha do fator de reduo previsto no 4 do art. 33 da mesma lei, sob pena de bis in idem (HC 108513 e RHC 107857 I 637).

Outros julgados relativos ao art. 33, 4, Lei de Drogas: 1) A minorante no afasta a equiparao a crime hediondo STJ 3 S. I 519 mar/2013; 2) Condenado por associao para o trfico no pode ser beneficiado pela minorante, porque se dedica a atividades criminosas STJ 6T. I 517 fev/2013; 3) Apreenso de vrios apetrechos impede a aplicao da minorante, porque evidencia a dedicao a atividade criminosa STJ 5T. I 433 mai/2010; 4) A mula (quem transporta a droga) no pode ser beneficiada pela minorante, porque desempenha papel em organizao criminosa (diviso de tarefas) STF 2T. I 661 abr/2012.

HC: cabimento e organizao criminosa - 5


Sublinhou-se que o STJ deferira a ordem para trancar a ao penal apenas quanto ao delito de descaminho, porque ainda pendente processo administrativo, mas teria mantido as imputaes relativas suposta prtica dos crimes de lavagem de dinheiro e de participao em organizao criminosa. Rememorou-se julgado da Turma que assentara inexistir, poca, na ordem jurdica ptria, o tipo crime organizado, dado que no haveria lei em sentido formal e material que o tivesse previsto e tampouco revelado a referida pena (HC 96007/SP, DJe de 8.2.2013). Concluiu-se, diante da deciso do STJ e do aludido precedente, inexistir crime antecedente no que concerne lavagem de dinheiro . (Inf.721, 1 turma) OBS.: Foi editada a Lei n 12.850/2013, que define as organizaes criminosas e dispe sobre sua investigao criminal. No 1 do artigo 1, dispe que considera-se organizao criminosa a associao de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela diviso de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prtica de infraes penais cujas penas mximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de carter transnacional . Importante dizer que a mesma lei alterou o art. 288 do CP, que trata do tipo quadrilha e bando, cujo nome passou a ser associao criminosa: Associao Criminosa Art. 288. Associarem-se 3 (trs) ou mais pessoas, para o fim especfico de cometer crimes: Pena - recluso, de 1 (um) a 3 (trs) anos. Pargrafo nico. A pena aumenta-se at a metade se a associao armada ou se houver a participao de criana ou adolescente. Antes disso tudo, ocorria casos em que o agente respondia por lavagem de dinheiro tendo como crime antecedente o crime de organizao criminosa. O STF, contudo, conforme o julgado acima, no admitia a tipicidade em tais situaes, ante a ausncia de tipo penal de organizao criminosa, afastando o necessrio crime antecedente para a configurao da lavagem de dinheiro (em tempo, importante registrar, tambm, que agora o crime de lavagem de dinheiro independe da natureza da infrao criminal antecedente, consoante disposto na LEI N 12.683, DE 9 DE JULHO DE 2012). O STF j havia decidido da mesma forma no seguinte caso: casal Hernandes denncia: lavagem de dinheiro crime antecedente: organizao criminosa alegao da defesa: ausncia de tipificao da organizao criminosa STF1 ausncia de tipicidade a ordem jurdica brasileira ainda no contempla a tipificao do crime de organizao criminosa embora a Conveno de Palermo preveja o conceito de organizao criminosa, no h lei formal e material que a tipifique como crime logo, a lavagem de dinheiro fundada como crime antecedente a organizao criminosa (art. 1, VII da Lei 9613/98) ainda no possvel (HC 96007 I 567 e 670). A 6 T. do STJ, por outro lado, j havia decidido contrariamente: I 467: Crime previsto no art. 288 do CP (formao de quadrilha) alegao de que no existe conceito legal da expresso organizao criminosa STJ improcedente a expresso 'organizao criminosa' ficou estabelecida no ordenamento jurdico brasileiro com o Dec. n. 5.015/2004, o qual promulgou a Conveno das Naes Unidas contra o Crime Organizado Transnacional (Conveno de Palermo, que, no art. 2, a, definiu tal conceito), aprovado pelo Dec. Legislativo n. 231/2003 a definio jurdica de organizao criminosa no se submete ao princpio da taxatividade, pois o ncleo do tipo penal previsto na norma 'ocultar ou dissimular a natureza, origem, localizao, disposio, movimentao ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de crime', sendo a expresso 'organizao criminosa' um complemento normativo do tipo, tratando-se, no caso, de uma norma penal em branco heterloga ou em sentido estrito, que independe de

complementao por meio de lei formal entender o contrrio seria no admitir a existncia de normas penais em branco em nosso ordenamento jurdico, situao que implicaria o completo esvaziamento de inmeros tipos penais (HC 138.058 22/3/2011).

Extino da punibilidade e pagamento integral de dbito - 1


O pagamento integral de dbito fiscal devidamente comprovado nos autos empreendido pelo paciente em momento anterior ao trnsito em julgado da condenao que lhe foi imposta causa de extino de sua punibilidade, conforme opo poltico-criminal do legislador ptrio (Lei 10.684/2003: Art. 9 suspensa a pretenso punitiva do Estado, referente aos crimes previstos nos arts. 1 e 2 da Lei n 8.137, de 27 de dezembro de 1990, e nos arts. 168A e 337A do Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Cdigo Penal, durante o perodo em que a pessoa jurdica relacionada com o agente dos aludidos crimes estiver includa no regime de parcelamento. ... 2 Extingue-se a punibilidade dos crimes referidos neste artigo quando a pessoa jurdica relacionada com o agente efetuar o pagamento integral dos dbitos oriundos de tributos e contribuies sociais, inclusive acessrios). (Inf.715, 1 turma) OBS.: Encontrei julgados do TJRJ aplicando em mbito estadual os dispositivos tratados neste julgado. O art. 9 da Lei 10.684/2003 dispe que a pretenso punitiva relativas aos crimes dos arts. 1 e 2 da Lei 8.137/90, e dos arts. 168-A e 337-A do CP ser suspensa durante o parcelamento, sendo que o 2 diz que, efetivado o pagamento integral do principal do dbito e acessrios, haver extino da punibilidade. O art. 83 2 da Lei 9430/96, com redao da Lei 12382/2011, por sua vez, diz que o parcelamento s suspender a pretenso punitiva se o pedido respectivo for formulado at o recebimento da ao penal. Assim, para que a pretenso punitiva fique suspensa necessrio que o pedido de parcelamento tenha sido feito at a data de recebimento da AP, e uma vez formulado, a suspenso da pretenso perdurar at a extino do parcelamento ou a excluso do contribuinte do respectivo programa. Por outro lado, o pagamento integral, que tem o condo de extinguir a punibilidade, pode ser realizado a qualquer tempo antes do trnsito em julgado da deciso condenatria e no tem relao com o parcelamento ou com o momento em que foi requerido. S para registrar, o depsito integral da dvida no suspende a pretenso punitiva: Crime tributrios (Lei 8.137/90) depsito integral da dvida e suspenso da exigibilidade do crdito tributrio tese: aplicao analgica do art. 9 da Lei 10.684/03 no aplicao pois no houve adeso a programa de parcelamento de tributos Mais: inexistncia de clusula genrica (interpret ao analgica) ou lacuna a ser suprida (analogia) na situao em apreo, que pudesse implicar a aplicao do art. 9 da Lei 10.684/2003 assim, para se evitar o jus puniendi estatal, o paciente deveria ter realizado o pagamento do tributo devido antes do recebimento da denncia (Lei 9.249/95) (STF2 HC 101754 I 590 jun/2010).

Bis in idem e tabela para majorar pena


A 2 Turma deu parcial provimento a recurso ordinrio em habeas corpus para determinar ao juzo de origem que, afastado o bis in idem e sem uso de tabela para estipular a majorao da pena, procedesse nova dosimetria, sem prejuzo da condenao do paciente. De incio, verificou-se a ocorrncia de bis in idem, uma vez que a restrio da liberdade das vtimas teria sido utilizada para a fixao da pena-base, quando da anlise das consequncias do crime, e, na terceira etapa da dosimetria, como causa de aumento (CP, art. 157, 2, V). (...) Asseverou-se que a jurisprudncia do STF no admitiria, de modo geral, que fossem estabelecidas fraes categricas para aumentar a pena, em funo de qualificadoras ou outros de motivos. (Inf.716, 2 turma)

Princpio da insignificncia e reincidncia


A 2 Turma deu provimento a recurso ordinrio em habeas corpus para trancar ao penal, ante aplicao do princpio da insignificncia. No caso, o paciente subtrara dois frascos de desodorante avaliados em R$ 30,00. (...) Consignou-se que, a despeito de estar patente a existncia da tipicidade formal, no incidiria, na espcie, a material, que se traduziria na lesividade efetiva. Sublinhou- se, ainda, a existncia de registro de duas condenaes transitadas em julgado em desfavor do paciente por crime de roubo. Afirmou-se que,

embora o entendimento da Turma afastasse a aplicao do princpio da insignificncia aos acusados reincidentes ou de habitualidade delitiva comprovada, cabvel, na espcie, a sua incidncia, tendo em conta as circunstncias prprias do caso: valor nfimo, bens restitudos, ausncia de violncia e cumprimento de cinco meses de recluso (contados da data do fato at a prolao da sentena). (Inf.717, 2 turma)

Crime ambiental: absolvio de pessoa fsica e responsabilidade penal de pessoa jurdica - 1


admissvel a condenao de pessoa jurdica pela prtica de crime ambiental, ainda que absolvidas as pessoas fsicas ocupantes de cargo de presidncia ou de direo do rgo responsvel pela prtica criminosa. (...) No mrito, anotou-se que a tese do STJ, no sentido de que a persecuo penal dos entes morais somente se poderia ocorrer se houvesse, concomitantemente, a descrio e imputao de uma ao humana individual, sem o que no seria admissvel a responsabilizao da pessoa jurdica, afrontaria o art. 225, 3, da CF. Ressaltou-se que, ainda que se conclusse que o legislador ordinrio no estabelecera por completo os critrios de imputao da pessoa jurdica por crimes ambientais, no haveria como pretender transpor o paradigma de imputao das pessoas fsicas aos entes coletivos. (Inf.714, 1 turma) OBS.: A 1T do STF tem outro precedente em que desvincula a reponsabilidade penal ambiental da PJ da responsabilidade penal das PFs, qual seja: STF1 possvel a condenao de pessoa jurdica pela prtica de crime ambiental, ainda que haja ab solvio da pessoa fsica ao mesmo delito a CF respalda a ciso da responsabilidade das pessoas fsicas e jurdicas para efeito penal no art. 225, 3 (RE 628582 I 639 set/2011). O STJ, por outro lado, tem jurisprudncia consolidada no sentido de que no possvel a responsabilizao penal da pessoa jurdica dissociada da pessoa fsica . Segundo esse entendimento, somente haveria a possibilidade de instaurao de ao penal em face da pessoa jurdica nas hipteses em que fosse possvel apurar a efetiva participao de um ou mais agentes na prtica do crime ambiental. Caso contrrio, a pessoa jurdica nem mesmo poderia ser processada. o abandono da denominada teoria da dupla imputao. Com a deciso do STF, o processo penal em face da pessoa jurdica no mais est condicionado apurao e indicao de indivduo (ou indivduos) responsvel pelo fato criminoso. Assim sendo e ao que tudo est a indicar, o sistema da dupla imputao ser paulatinamente abandonado em favor da adoo de outros critrios para aferir a responsabilidade penal da pessoa jurdica , tais como as teorias do defeito de organizao e da culpabilidade corporativa , j consagrados em outros pases. Essas teorias servem de balizamento para a imputao penal das PJs, j que nos delitos corporativos a responsabilidade individual se dilui, sendo muitas vezes impossvel determinar quem foi (ou quais foram) o agente da empresa que praticou diretamente, ou participou, de um determinado crime, seja ele contra o meio ambiente ou de qualquer outra espcie. Deve-se acrescentar que, a despeito de nova posio firmada pelo Supremo, a avaliao da responsabilidade criminal do agente em caso de dano ambiental continua a divergir do enfoque conferido ao tema pelo direito civil e administrativo, que trabalham com a reposnabilidade objetiva. Esta, como sabido, inaplicvel em sede penal, o que fatalmente acarretar dificuldades na concretizao da responsabilidade penal corporativa. S para concluir, vale registrar que no cabe HC em favor de PJ: HC impetrado em favor de pessoa jurdica crime ambiental STF1 no cabimento pois jamais estar em jogo sua liberdade de ir e vir penas so: interdio, multa ou perda de bens no h cerceamento da liberdade de locomoo (que s serve para pessoa natural) (HC 92921 I 516 ago/2008).

Adulterao de sinal identificador de veculo automotor


A conduta de adulterar a placa de veculo automotor mediante a colocao de fita adesiva tpica, nos termos do art. 311 do CP (Adulterar ou remarcar nmero de chassi ou qualquer sinal identificador de veculo automotor, de seu componente ou equipamento: Pena - recluso, de trs a seis anos, e multa). (...) O recorrente reiterava alegao de falsidade grosseira, percebida a olho nu, ocorrida apenas na placa traseira (...) O Colegiado pontuou que o bem jurdico protegido pela norma penal teria sido atingido. (...) Asseverouse que a conduta do paciente objetivara frustrar a fiscalizao, ou seja, os meios legtimos de controle do trnsito. Concluiu-se que as placas automotivas seriam consideradas sinais identificadores externos do veculo, tambm obrigatrios conforme o art. 115 do Cdigo de Trnsito Brasileiro. (Inf.715, 2 turma)

Detentor de mandato eletivo e efeitos da condenao - 1


O Plenrio condenou senador (prefeito poca dos fatos delituosos), bem assim o presidente e o vicepresidente de comisso de licitao municipal pela prtica do crime descrito no art. 90 da Lei 8.666/93 [Art. 90. Frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combi nao ou qualquer outro expediente, o carter competitivo do procedimento licitatrio, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicao do objeto da licitao: Pena - deteno, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa] pena de 4 anos, 8 meses e 26 dias de deteno em regime inicial semiaberto. (...) Entendeu-se, em votao majoritria, competir ao Senado Federal deliberar sobre a eventual perda do mandato parlamentar do ex-prefeito (CF, art. 55, VI e 2). (...) Reputou que o tipo penal em comento seria crime prprio, restrito a quem interviesse em procedimento licitatrio, a abranger agente pblico ou particular, desde que participasse do ajuste para impedir a regular disputa no processo de licitao. (...) Explicou que, no caso em exame, a forma de cerceamento da ampla competio teria sido feita por meio de fracionamento dos valores das obras contratadas, para que as licitaes ocorressem por convite, ao invs de tomada de preos. (...) Dessa maneira, as licitaes indevidamente realizadas seriam dirigidas a determinados fornecedores de bens e servios, e nisso constituir-se-ia a fraude. (...) O Min. Teori Zavascki sublinhou a natureza formal do crime descrito no art. 90 da Lei 8.666/93, que se aperfeioaria com a obteno do status de vencedor da licitao. Assinalou que no seria necessrio haver superfaturamento. O Min. Ricardo Lewandowski discorreu que o tipo penal do art. 90 da Lei 8.666/93 trataria de vantagem em sentido amplo, que poderia ser pecuniria, social, poltica e de outra natureza. Ademais, poderia ser lcita ou ilcita. Isso decorreria do fato de o bem tutelado pela norma no ser apenas patrimonial, mas relacionado moralidade administrativa, lisura, idoneidade, credibilidade e regularidade na licitao. (...) Relativamente ao atual mandato de senador da Repblica, decidiu-se, por maioria, competir respectiva Casa Legislativa deliberar sobre sua eventual perda (CF: Art. 55. Perder o mandato o Deputado ou Senador: ... VI - que sofrer condenao criminal em sentena transitada em julgado. ... 2 - Nos casos dos incisos I, II e VI, a perda do mandato ser decidida pela Cmara dos Deputados ou pelo Senado Federal, por voto secreto e maioria absoluta, mediante provocao da respectiva Mesa ou de partido poltico representado no Congresso Nacional, assegurada ampla defesa) . O revisor observou que, se por ocasio do trnsito em julgado o congressista ainda estivesse no exerccio do cargo parlamentar, dever-se-ia oficiar Mesa Diretiva do Senado Federal para fins de deliberao a esse respeito. (...) No entanto, isso no dispensaria o congressista de cumprir a pena. O Min. Ricardo Lewandowski concluiu que o aludido dispositivo estaria intimamente conectado com a separao dos Poderes. (Inf.714, Plenrio) OBS.: Este entendimento o que est prevalecendo no STF, j que tomado pela composio completa e atual da Corte. Vale lembrar que na AP 470 (Mensalo) , o entendimento foi oposto, no sentido de que a perda do mandato decorreria da condenao. Contudo, quando desta deciso, a Corte estava com apenas 9 ministros. NOVO: A perda do mandato parlamentar, no caso em pauta, deriva do preceito constitucional que impe a suspenso ou a cassao dos direitos polticos. Questo de ordem resolvida no sentido de que, determinada a suspenso dos direitos polticos, a suspenso ou a perda do cargo so medidas

decorrentes do julgado e imediatamente exequveis aps o trnsito em julgado da condenao criminal, sendo desimportante para a concluso o exerccio ou no de cargo eletivo no momento do julgamento. (AP 396-QO, rel. min. Crmen Lcia, julgamento em 26-6-2013, Plenrio, DJE de 4-10-2013.) No mesmo sentido: AP 470, rel. min. Joaquim Barbosa, julgamento em 17-12-2012, Plenrio, DJE de 224-2013. Em sentido contrrio: AP 565, rel. min. Crmen Lcia, julgamento em 8-8-2013, Plenrio, Informativo 714.

Abolitio criminis e porte ilegal de arma de fogo


A 2 Turma conheceu de recurso ordinrio intempestivo como habeas corpus, entretanto, denegou o writ. Alegava-se que o paciente, na qualidade de policial civil em exerccio regular da profisso, estaria permanentemente em servio, de modo que no poderia cometer o crime de porte de arma de fogo de uso restrito ao trazer consigo, sem autorizao legal, uma pistola e manter outra em seu carro. (...) Ressaltou-se que o acrdo impugnado teria mencionado que o caso no seria de posse, mas de porte ilegal de arma de fogo, de modo a tornar invivel a incidncia da causa excludente de tipicidade invocada pela defesa. Verificou-se, portanto, que o acrdo do Tribunal a quo harmonizar-se-ia com entendimento assente da Corte, no sentido de no admitir a abolitio criminis fora do perodo de abrangncia determinado em lei, tampouco aceitaria a sua incidncia quando configurado o porte ilegal de arma de fogo. (Inf.709, 2 turma)

Princpio da insignificncia e bem de concessionria de servio pblico


inaplicvel o princpio da insignificncia quando a leso produzida pelo paciente atingir bem de grande relevncia para a populao. Com base nesse entendimento, a 2 Turma denegou habeas corpus em que requerida a incidncia do mencionado princpio em favor de acusado pela suposta prtica do crime de dano qualificado (CP, art. 163, pargrafo nico, III). Na espcie, o paciente danificara protetor de fibra de aparelho telefnico pblico pertencente concessionria de servio pblico, cujo prejuzo fora avaliado em R$ 137,00.(...) Destacou-se que as consequncias do ato perpetrado transcenderiam a esfera patrimonial, em face da privao da coletividade, impossibilitada de se valer de um telefone pblico.

Peculato de uso e tipicidade


atpica a conduta de peculato de uso . Com base nesse entendimento, a 1 Turma deu provimento a agravo regimental para conceder a ordem de ofcio. Observou-se que tramitaria no Parlamento projeto de lei para criminalizar essa conduta. (Inf.712, 1 turma)

Justia militar: homicdio culposo e perdo judicial


O art. 123 do Cdigo Penal Militar no contempla a hiptese de perdo judicial como causa de extino da punibilidade e, ainda que in bonan partem, no se aplica, por analogia, o art. 121, 5, do Cdigo Penal ( 5 - Na hiptese de homicdio culposo, o juiz poder deixar de aplicar a pena, se as conseqncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que a sano penal se torne desnecessria).(...) Observou-se que o art. 123 do CPM traria os casos de extino de punibilidade e de seu rol no constaria o perdo judicial, embora essa possibilidade estivesse prevista no art. 255 do mesmo diploma, a cuidar de receptao culposa. Aduziu-se que a analogia pressuporia lacuna, omisso na lei e, na situao, tratarse-ia de silncio eloquente. (Inf.712, 1 turma)

Prescrio e sentena condenatria


A 1 Turma (...) em votao majoritria, concedeu habeas corpus de ofcio para declarar extinta a punibilidade do recorrente em virtude da consumao da prescrio da pretenso punitiva estatal (CP, art. 107, IV). (...) Asseverou-se que acrdo que confirmar sentena ou que diminuir pena no seria condenatrio, nos termos do art. 117, IV, do CP . Logo, no poderia ser considerado marco temporal apto a

interromper a prescrio. (Informativo 708, 1 Turma) OBS.: A jurisprudncia do STF consigna que o acrdo que confirma sentena condenatria, mantendo condenao e pena, ou que reduz a pena imposta pela sentena no interrompe a prescrio.

Latrocnio contra casal: concurso formal ou crime nico - 2


A 2 Turma concedeu, em parte, habeas corpus para afastar concurso de crimes e determinar ao juzo de primeiro grau que considere a circunstncia de pluralidade de vtimas na fixao da pena-base, respeitado o limite do ne reformatio in pejus. Na espcie, alegava-se que o paciente teria cometido o delito em detrimento de patrimnio comum, indivisvel do casal . Assim, insurgia-se de condenao por dois latrocnios: um tentado e o outro consumado em concurso formal (...) Reconheceu-se a prtica de crime nico de latrocnio . Destacou-se que, ainda que se aceitasse a tese de patrimnio diferenciado das vtimas, em funo das alianas matrimoniais subtradas, o agente teria perpetrado um nico latrocnio. (Informativo 705, 2 Turma) OBS.: importante registrar que o STJ tem precedentes de que uma subtrao patrimonial e duas mortes implica em latrocnio em concurso formal imprprio. Por todos, a Quinta Turma do STJ, no julgamento do REsp 1.164.953/MT (27/3/2012).

Princpio da insignificncia e reiterao criminosa


O paciente, condenado pela prtica de furto simples tentado, alegava a inexpressividade do valor do bem. Apontou-se que o reconhecimento da insignificncia no poderia levar em conta apenas a expresso econmica da leso. Ressaltou-se que o paciente possuiria acentuada periculosidade e faria do crime o seu meio de vida, a apostar na impunidade. Frisou-se que seria nesse contexto que se deveria avaliar a censurabilidade da conduta e no apenas na importncia econmica dos bens subtrados. (Informativo 706, 2 Turma)

Patrocnio infiel e outorga de poderes


O crime de patrocnio infiel pressupe que o profissional da advocacia tenha recebido outorga de poderes para representar seu cliente. (Informativo 706, 1 Turma)

Reincidncia e recepo pela CF/88 - 1


constitucional a aplicao da reincidncia como agravante da pena em processos criminais (CP, art. 61, I). Essa a concluso do Plenrio ao desprover recurso extraordinrio em que alegado que o instituto configuraria bis in idem, bem como ofenderia os princpios da proporcionalidade e da individualizao da pena. (...) Consignou -se que a reincidncia no contrariaria a individualizao da pena. Ao contrrio, levar-se-ia em conta, justamente, o perfil do condenado, ao distingui-lo daqueles que cometessem a primeira infrao penal. (...) Asseverou-se que sua aplicao no significaria duplicidade, porquanto no alcanaria delito pretrito, mas novo ilcito, que ocorrera sem que ultrapassado o interregno do art. 64 do CP. (...) Reputou-se razovel o fator de discriminao, considerado o perfil do ru, merecedor de maior repreenso porque voltara a delinquir a despeito da condenao havida, que deveria ter sido tomada como advertncia no que tange necessidade de adoo de postura prpria ao homem mdio. (...) Estaria respaldado, ento, o instituto constitucional da individualizao da pena, na medida em que se evitaria colocar o reincidente e o agente episdico no mesmo patamar. (Informativo 700, Plenrio)

Crime cometido com violncia e substituio de pena


No cabe a substituio de pena privativa de liberdade por restritiva de direito quando o crime for cometido com violncia. (...)

No caso, o paciente fora condenado pela prtica de delito previsto no art. 129, 9, do CP, combinado com a Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha). Reputou-se que, embora a pena privativa de liberdade fosse inferior a 4 anos, o crime fora cometido com violncia contra pessoa, motivo suficiente para obstaculizar o benefcio, nos termos do art. 44, I, do CP. (Informativo 702, 2 Turma)

You might also like