You are on page 1of 4

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

CURSO INTENSIVO SEMANAL X EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Disciplina Aula

Direito Constitucional 03

EMENTA DA AULA 1. Resumo das Aes do Controle Concentrado 2. Federalismo

GUIA DE ESTUDO 1. Resumo das Aes do Controle Concentrado ADI/ ADIN genrica: Ao Direta de Inconstitucionalidade. Caso: lei ou ato normativo federal ou estadual inconstitucional (artigo 102, inciso I, a da CF). Cuidado: cabe tambm de Emenda Constitucional, Medida Provisria e Lei Distrital que tenha contedo Estadual; Autor: so as pessoas listadas no artigo 103 da CF. Cuidado: pertinncia temtica a justificativa para propositura da ao. (ver incisos IV, V e IX do artigo 103 da CF); Foro: o Supremo Tribunal Federal (artigo 102, inciso I, a da CF); e Efeitos: erga omnes (contra todos); vinculante (do jeito que decidiu tem que obedecer) e como regra a ao tem efeito ex tunc (retroativo) - (artigo 102, 2 da CF). Obs.: ler os artigos 1 ao 12 da lei 9868/1999, j que ela regulamenta a ADI e ADC.

Cuidado: ADI na esfera estadual - representao de inconstitucionalidade (artigo 125, 1 e 2 da CF). Caso: existncia de uma lei ou ato normativo estadual ou municipal inconstitucional (contrrio constituio estadual); Autor: no pode ser uma autoridade s, precisamos ver na constituio estadual. Ex.: governador do estado, presidente da assembleia legislativa, deputado estadual, procurador geral do estado etc.; Foro: Tribunal de Justia; Efeitos: erga omnes (contra todos); vinculante (do jeito que decidiu tem que obedecer) e como regra a ao tem efeito ex tunc (retroativo) - (artigo 102, 2 da CF).
EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

ADI/ ADIN interventiva federal: Ao Direta de Inconstitucionalidade Interventiva Federal. Caso: necessidade de que a Unio faa a interveno em Estado/ DF que violou princpio constitucional sensvel (artigo 34, inciso VII da CF) (artigo 36, inciso III da CF). Ex.: Direitos da pessoa humana. Cuidado com os casos recentes: internao compulsria de usurio de droga; Autor: s o PGR Procurador Geral da Repblica; Foro: Supremo Tribunal Federal; Efeito: mandamental, j que uma ordem: presidente da repblica, decrete a interveno (Ler a lei 12.562/2011). Cuidado: ADI Interventiva Estadual / Representao de Inconstitucionalidade Interventiva Caso que autoriza o uso da ao: Estado membro vai intervir em municpio que violou princpio constitucional sensvel da Constituio Estadual. Autor: PGJ Procurador Geral de Justia; Foro: Tribunal de Justia; Efeito: mandamental, j que uma ordem: governador decrete a interveno. Obs.: tanto o presidente quanto o governador devem decretar a interveno, sob pena de cometer crime de responsabilidade passvel de impedimento.

ADI/ ADIN por omisso (ADO Ao Direta por Omisso) Caso: existe uma inconstitucionalidade por omisso. Existe uma norma constitucional de eficcia limitada no regulamentada; Autor: quem pode propor ADI (artigo 103 da CF); Foro: Supremo Tribunal Federal Efeitos: a) de acordo com a CF (Artigo 103, 2 da CF): dar cincia ao poder competente poder legislativo, ou fazer em 30 dias se a omisso for de um rgo administrativo poder executivo; b) de acordo com a legislao (ordenamento jurdico) (ler o artigo 12-H da lei 9868/1999). Cuidado: esse efeito e essa ao esto previstos do artigo 12 A ao 12 h da lei 9868/1999. Dica o prazo de 30 dias poder ser alterado para um prazo razovel a critrio do tribunal STF, desde que exista interesse pblico. Obs.: Tal ao pode existir na esfera estadual com as devidas adaptaes.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

ADC/ ADECON/ ADECO Ao Declaratria de Constitucionalidade (artigo 102, I,a da CF). Caso: lei ou ato normativo federal inconstitucional (contrrio constituio federal) e fruto de relevante controvrsia judicial (vrias aes judiciais que a Unio est perdendo); Autor: as pessoas do artigo 103 da CF (a EC 45/2004 ampliou os autores). No se fala em pertinncia temtica; Foro: Supremo Tribunal Federal; Efeitos: erga omnes (contra todos); vinculante (do jeito que decidiu tem que obedecer) e como regra a ao tem efeito ex tunc (retroativo). Na lei 986/1999 atentar-se aos artigos 13 e seguintes.

ADPF Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental (Artigo 102, 1 da CF): a lei que regulamenta o instituto a lei n. 9882/1999. Caso: um rgo pblico violou preceito fundamental (uma norma da constituio violada por lei ou ato normativo federal, estadual ou municipal, inclusive anterior CF) Ex.: lei de imprensa e anistia; Autor: previsto no artigo 103 da CF; Foro: Supremo Tribunal Federal; Efeitos: erga omnes (contra todos); vinculante (do jeito que decidiu tem que obedecer) e como regra a ao tem efeito ex tunc (retroativo).

Dicas gerais: modulao de efeitos / modulao temporal mudar os efeitos de ex tunc para o ex nunc. Requisitos: relevante interesse pblico e manifestao de 2/3, o que equivale a 8 ministros no STF (artigo 27 da lei 9868/1999); Amicus curiae: amigo da corte o ministro relator busca informaes de pessoas que esto fora do processo para ajudar na soluo da lide/ caso. No confundir com interveno de terceiro. Ex.: perito; O Procurador-Geral da Repblica participa de todos os processos/ aes que tramitam no STF (Artigo 103, 1 da CF). J o Advogado Geral da Unio faz a defesa da Unio no STF. (Artigo 103, 3 da CF); Inconstitucionalidade por omisso posso usar mandado de injuno ou ADI por omisso:
EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

X EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

MANDADO DE INJUNO Autor: qualquer pessoa;

ADI POR OMISSO Autor: 103 da CF;

Foro: STF ou STJ (Artigo 105, inciso I, h da Foro: STF; CF); Efeitos: concretos resolve o caso do cliente Efeitos: Artigo 103, 2 da CF e Artigo 12 h 9868/1999

2. Federalismo (artigo 1 e artigo 18 da CF): Diviso de competncias entre os entes federativos (forma federativa de estado ou estado federal). Criao de novos estados (Artigo 18, 3 da CF): plebiscito + uma lei complementar do Congresso Nacional. Criao de novos municpios (Artigo 18, 4 da CF) Dica: vedaes no federalismo brasileiro (artigo 19 da CF). No Brasil no pode haver uma religio oficial (artigo 19, inciso I da CF), mas pode haver entidade filantrpica.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

You might also like