You are on page 1of 8

Como Funcionam os Dispositivos DR (EL053)

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/7102-como...

Como Funcionam os Dispositivos DR (EL053)

Se bem que incluam recursos eletrnicos, e esta ser a abordagem principal neste artigo, ao analisar seu funcionamento, os dispositivos DR ou Disjuntores Diferencial Residual (DDR), ou ainda, Dispositivos de Corrente Diferencial Residual so fundamentais na segurana de instalaes eltricas modernas. Veja neste artigo como eles funcionam. A segurana das instalaes eltricas de todos os tipos fundamental em, nossos dias e muito bem especificada nas normas 5410. Aterramentos, isolamentos e todos os recursos disponveis pra se evitar que a eletricidade cause danos a pessoas ou seja causa de acidentes mais graves so previstos. Um recurso importante que deve ser usado em todas as instalaes eltricas o que desliga todo o circuito no caso de algum tomar contacto com a instalao sendo, por esse motivo, levada a uma situao de choque eltrico. Os dispositivos DR ou ainda DDR (disjuntores diferenciais residuais) so a soluo para estas situaes. A seguir, veremos como eles funcionam e como devem ser usados numa instalao eltrica.

O Circuito Eltrico Para fornecer energia eltrica a um dispositivo qualquer de modo que ela possa ser aproveitada, transformando-se em outra forma de energia, por exemplo, luz, calor, movimento, som, etc. no basta ligar um fio que permita o transporte das cargas. Se apenas um fio for ligado as cargas chegam ao aparelho, mas no tem para onde ir, conforme mostra a figura 1. Veja que as cargas no so a energia eltrica, elas simplesmente transportam a energia. Assim, elas devem entregar a energia ao dispositivo alimentado e tem de ir para algum lugar.

Figura 1 - Os eltrons que chegam lmpada no tem para onde ir depois

1 de 8

05/03/2014 02:22

Como Funcionam os Dispositivos DR (EL053)

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/7102-como...

Se no tiverem para onde ir, a corrente simplesmente pra e nada mais acontece. Por esse motivo, analisando ento os casos em que os geradores alimentam lmpadas, aquecedores ou LEDs, vemos que preciso que as cargas eltricas que formam a corrente devem realizar um percurso ou caminho fechado. Saindo de um dos plos do gerador, elas percorrem todos os componentes entregando sua energia, para depois chegar de volta ao outro plo do mesmo gerador. Deve, ento, haver um percurso ou caminho completo (fechado) para que uma corrente possa circular e fornecer energia. O dispositivo que fornece energia o gerador e os que recebem so os receptores. O caminho total percorrido pela corrente, incluindo os componentes, recebe o nome de circuito eltrico, conforme ilustrado na figura 2.

Figura 2 - Para circular, a corrente precisa de um percurso fechado ou circuito fechado

comum chamarmos o percurso total que uma corrente deve fazer num conjunto de componentes de "circuito eltrico" ou simplesmente circuito. O circuito ento formado pelo conjunto de componentes que devem exercer alguma funo quando percorridos por uma corrente. Observe que, se o circuito for interrompido em qualquer ponto, a corrente deixa de circular por todo ele, e o dispositivo ou aparelho pra de funcionar. O importante ao analisarmos o circuito eltrico que a intensidade da corrente a mesma em todos os seus pontos, ou seja, a corrente a mesma antes e depois da lmpada. A lmpada no consome eltrons, mas to somente a energia que eles transportam, de modo que os eltrons que saem de um plo do gerador so mesmos que chegam ao outro.

2 de 8

05/03/2014 02:22

Como Funcionam os Dispositivos DR (EL053)

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/7102-como...

Na corrente alternada, os eltrons oscilam, mas a oscilao mesma antes e depois da carga, ou seja, a intensidade da corrente tambm a mesma em todos os pontos do circuito.

O Choque Eltrico O corpo humano pode conduzir a corrente eltrica. No entanto, como nosso sistema nervoso tambm opera com correntes eltricas, qualquer corrente que "venha de fora" consiste numa forte interferncia passvel de causar srios problemas ao nosso organismo. Dependendo da intensidade da corrente que circular pelo nosso organismo, diversos efeitos podem ocorrer. Se a corrente for muito fraca, provavelmente nada ocorrer, pois o sistema nervoso no ser estimulado o suficiente para nos comunicar alguma coisa, e as prprias clulas de nosso corpo no sofrero influncia alguma. Entretanto, se a corrente for um pouco mais forte, o sistema nervoso j poder ser estimulado e termos com isso algum tipo de sensao como, por exemplo, um "formigamento". Se a corrente for mais forte ainda, o estmulo j proporciona a sensao desagradvel do choque e at de dor. Finalmente, uma corrente muito forte, alm de poder paralisar rgos importantes como o corao, pode ainda danificar as clulas "queimando-as", pois correntes intensas quando encontram certa resistncia sua passagem, geram calor. A tabela abaixo nos mostra as diversas faixas de correntes e os efeitos que causam sobre o organismo humano.

EFEITOS DA CORRENTE NO ORGANISMO HUMANO 100 A a 1 mA - Limiar da sensao 1 mA a 5 mA - formigamento 5 mA a 10 mA - sensao desagradvel 10 mA a 20 mA - pnico, sensao muito desagradvel 20 mA a 30 mA - paralisia muscular 30 mA a 50 mA - a respirao afetada 50 mA a 100 mA - dificuldade extrema em respirar, ocorre a fibrilao ventricular 100 mA a 200 mA - morte 200 mA - alm da morte temos sinais de queimaduras severas

Obs: 1 A (um microampre = 1 milionsimo de ampre)

3 de 8

05/03/2014 02:22

Como Funcionam os Dispositivos DR (EL053)

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/7102-como...

1 mA (um miliampre = 1 milsimo de ampre)

Uma crena que deve ser examinada com muito cuidado, j que muitas pessoas aceitam-na como definitiva, a de que usando sapatos de borracha no se leva choque e, portanto pode-se mexer vontade em instalaes eltricas. Nada mais errado! Se a eletricidade to perigosa e, se mesmo usando sapatos de borracha o choque ainda pode ocorrer, importante analisarmos o assunto mais profundamente. Conforme vimos, uma corrente eltrica s pode circular entre dois pontos, ou seja, preciso haver um ponto com potencial mais alto e um ponto de retorno ou potencial mais baixo. A terra um ponto de retorno, porque conforme vimos, as empresas de energia a usam para ligar o plo neutro. Isso quer dizer que, se a pessoa estiver isolada da terra (usando um sapato com sola de borracha ou estando sobre um tapete de borracha ou outro material isolante), um primeiro percurso para a corrente eliminado, veja a figura 3.

Figura 3- No h percurso para a corrente

Isso significa que, se uma pessoa, nestas condies, tocar num ponto de uma instalao eltrica que no seja o neutro e, portanto houver um potencial alto (110 V ou 220 V), a corrente no ter como circular e no haver choque. Lembre-se: estando isolado da terra e tocando num nico ponto de uma instalao eltrica no h choque, porm, o fato de usar sapatos de borracha no o livrar do perigo de choque. Todavia, se a pessoa tocar ao mesmo tempo num outro ponto que oferea percurso para a corrente seja por estar no circuito para isso, quer seja por estar ligado terra, o choque ocorrer, independentemente da pessoa estar ou no com sapatos de sola de borracha, conforme mostra a figura 4.

4 de 8

05/03/2014 02:22

Como Funcionam os Dispositivos DR (EL053)

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/7102-como...

Figura 4 - H percurso para a corrente

por este motivo que uma norma de segurana no trabalho com eletricidade consiste em sempre se tocar apenas num ponto do circuito em que se est trabalhando, caso exista o perigo dele estar ligado. Nunca segurar dois fios, um em cada mo! Nunca apoiar uma mo em local em contato com a terra enquanto se trabalha com a outra!

Detectando Fugas Os dispositivos diferenciais de proteo se baseiam exatamente no fato de que em todos os pontos de um circuito eltrico a intensidade da corrente deve ser a mesma. Isso s no vai ocorre e algum elemento estranho ao circuito desviar parte da corrente de modo que tanto no fio fase como no de retorno (neutro) as correntes se alterem e fiquem diferentes. Na figura 5 mostramos o que ocorre no caso de algum tocar num dos fios de uma instalao eltrica, tomando choque pela corrente que, atravessando seu corpo vai para a terra.

Figura 5 - A corrente nos dois fios do circuito se altera em caso de fugas ou choque

5 de 8

05/03/2014 02:22

Como Funcionam os Dispositivos DR (EL053)

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/7102-como...

Assim, uma maneira simples de se detectar choque, fugas ou outros problemas de um circuito consiste em se comparar as correntes nos dois fios da instalao. Se as correntes tiverem a mesma intensidade, ento podemos dizer que o circuito est em ordem, e que apenas a carga est recebendo a alimentao. No entanto, se as correntes tiverem intensidades diferentes, ento podemos dizer que est havendo uma fuga, um curto terra ou ento algum est sendo afetada por um choque, sendo a causa de um desvio de corrente. exatamente isso que faz o Dispositivo DR ou DDR. Ele compara as duas correntes e no momento em que elas se tornam desiguais, ele desliga o circuito. Para os Dispositivos DR comuns a sensibilidade costuma estar em torno de 30 mA. Na figura 6 mostramos como isso pode ser feito com a utilizao de um transformador de corrente e um comparador de tenso.

Figura 6 - O transformador de corrente

Neste circuito se as intensidades das correntes forem iguais, a sada ser zero. Se as intensidades forem diferentes teremos uma tenso de sada. Essa tenso de sada pode ento ser usada para acionar um rel ou disjuntos que desarma o circuito at que a causa da fuga seja removida, ou ento exigindo o rearme de forma manual. Veja que o dispositivo opera com o campo magntico da corrente que passa atravs do fio, que induz uma tenso nas espiras da bobina do toride. Assim, as perdas no circuito praticamente no existem. A corrente no circuito no afetada. Na figura 7 temos o aspecto de um dispositivo deste tipo que incorpora o sistema sensor e o circuito de desarme.

6 de 8

05/03/2014 02:22

Como Funcionam os Dispositivos DR (EL053)

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/7102-como...

Figura 7 - dispositivos DR comuns

A instalao do dispositivo muito simples. Basta intercal-lo na entrada do circuito eltrico a ser protegido. Na figura 8 temos os diversos modos de conexo dos dispositivos DR segundo a Siemens (WWW.siemens.com.br)

Figura 8 - Modos de conexo para os diversos tipos de dispositivos DR segundo a Siemens

7 de 8

05/03/2014 02:22

Como Funcionam os Dispositivos DR (EL053)

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/7102-como...

Na pgina http://www.siemens.com.br/templates/v2/templates/TemplateD.Aspx?channel=9102, o leitor poder ter mais detalhes sobre as conexes dos dispositivos DR da Siemens.

Especificaes Os dispositivos DR so especificados basicamente pela corrente nominal do circuito que devem proteger e pela corrente residual que provoca o desarme do circuito. As correntes residuais podem variar entre 10 mA e 300 mA tipicamente e para a proteo contra curtos circuitos temos uma proteo adicional que o disjuntos, especificados em ampres. Valores na faixa de 16 a 125 A so comuns nas instalaes comerciais e residenciais. Para mais informaes sugerimos baixar informaes tcnicas em PDF no endereo: http://www.industry.siemens.com.br/buildingtechnologies/br/pt/produtos-baixa-tensao/protecao-eletrica /saiba-mais/Documents/Dispositivos%20DR%20Modulos%20DR%20e%20Disjuntores%20DR.pdf

8 de 8

05/03/2014 02:22

You might also like