You are on page 1of 18

Principais factores condicionantes da agricultura:

Factores Fisicos:
Clima Recursos Hdricos Fertilidade do solo Relevo

Factores Humanos:
Passado histrico Objectivo da produo Fertilidade do solo Tecnologias e praticas utilizadas Politicas agrcolas

As Paisagens Agrarias
-se o espao agrrio , que so reas ocupadas com a produo agrcola (vegetal e animal) , pastagens e florestas etc No espao agrrio individualizam-se: - Espao agrcola: rea utilizada para a produo vegetal e animal - SAU rea do espao agrcola ocupada com culturas.

Os sistemas de culturas:
sistemas usados em reas de solo frteis e com abundancia de agua por isso predominam as culturas de regadio. Estes sistemas dominam nas regies agrarias de Litoral Norte , Madeira e algumas ilhas dos Aores. nua do solo. Pratica-se a rotao de culturas e utiliza-se o pousio , est associado monocultura e as culturas de sequeiro e predominam nas regies agrarias de Tras os montes e no Alentejo.

As paisagens agrarias tambm so caracterizadas pela morfologia em: exploraes de pequena dimenso , com parcelas de forma irregular e campos fechados ( douro e minho , BL , algarve, madeira, aores). E tambm pelas de grande e media dimenso, de forma regular e com campos abetos (Alentejo, ribatejo oeste).

A SAU
A desigual distribuio da SAU deve-se s caractersticas do relevo e da ocupao humana. A SAU engloba: - ocupadas com culturas temporrias e com campos em pousio. - ocupam terras durante um longo perodo de tempo. Pastagens permanentes- reas onde so semeadas espcies superiores a 5 anos destinadas ao pasto de gado. - ocupada com culturas destinadas a autoconsumo.

Principais formas de explorao da SAU:


-prpria- o produtor tambm o proprietrio e considerada mais vantajosa. - O produtor paga um valor ao proprietrio da terra pelo seu uso e e mais desvantajosa mas pode evitar o abandono das terras.

A PAC
A PAC constitui uma das bases do Tratado de Roma (1957) que constitui a CEE e entrou em vigor em 1962. Objectivos: Incrementar a produtividade agrcola, fomentando o progresso tcnico; Assegurar um nvel de vida equitativo (igual) populao agrcola; Estabilizar os mercados (garantindo preos iguais ao produtor e ao consumidor); Garantir a segurana dos abastecimentos; Assegurar preos razoveis nos fornecimentos aos consumidores. Meios para alcanar estes objectivos:

Desenvolvimento de tcnicas agrcolas; Investigao agronmica; Adopo de uma poltica de ajudas directas (subsdios); Garantia do escoamento dos produtos no mercado; Proteces aduaneiras; Preos garantidos aos produtores.

A concretizao destes objectivos levou criao de uma Organizao Comum dos Mercados Agrcolas (OCM). Objectivos: Criao de um mercado unificado; Preferncia comunitria; Solidariedade financeira. Todas as despesas e gastos resultantes da aplicao da PAC so suportadas pelo oramento comunitrio, financiadas pelo Fundo Europeu de Orientao e Garantia Agrcola FEOGA (1962). Orientao, que financia os programas e projectos destinados a melhorar as estruturas agrcolas (construo de infra-estruturas agrcolas, redimensionamento das exploraes, etc.); rcados (apoio directo aos agricultores, despesas de armazenamento, etc.).

Problemas da PAC
Excedentes agrcolas, em quantidades impossveis de escoar no mercado, gerando custos muito elevados de armazenamento; Problemas sociais (desemprego) e ambientais (devido ao uso exagerado de produtos qumicos que visavam aumentarem a produo); Problemas ao nvel da segurana e qualidade dos alimentos; Aumento das assimetrias no espao comunitrio.

Reformas da PAC
Reforma de 1992 Com a Reforma de 1992, a PAC cria o segundo pilar de apoio: o desenvolvimento rural. Foram criados novos mercados de controlo da produo e reforadas as dimenses ambientais, estruturais e florestais da PAC; OMC Organizao Mundial do Comrcio (1995) Principais objectivos: Reduzir a produo excedentria e controlar os custos oramentais de alguns sectores; Estagnar a descida dos rendimentos agrcolas; Mais detalhadamente: Reduo dos preos; Diminuio dos encargos; Decrscimo dos excedentes, extensificao dos sistemas de cultura; Concesso de subsdios aos agricultores, para que procedam florestao do solo agrcola; Defesa de exploraes agrcolas familiares. Medidas de Acompanhamento Reformas antecipadas; Incentivos florestao dos solos agrcolas; Financiamentos especficos a zonas desfavorecidas, que visam a proteco do meio ambiente e dos recursos naturais. Set-aside Consiste em deixar em pousio cerca de 15% da rea das exploraes agrcolas que produzem mais de 92 toneladas por ano. Objectivo: reduo dos produtos excedentes. Implicaes da norma no sector dos cereais: impediu os agricultores portugueses de produzirem certos cereais de forma a no concretizarmos o nosso objectivo que consistia em desenvolver a agricultura, principalmente no Alentejo. Agenda 2000 - Programa de aco adoptado pela Comisso Europeia, em 15 de Julho de 1997, um conjunto de orientaes de planeamento do futuro, fazendo as principais alteraes das polticas econmicas do espao comunitrio entre 2000 e 2006. Instrumentos:

Condicionalidade conjunto de exigncias ambientais, cujo no cumprimento leva ao no pagamento das ajudas) Modulao Facultativa reduo das ajudas directas e sua canalizao para o desenvolvimento rural. Objectivos: Orientar as actividades do mundo rural; Desenvolver uma agricultura sustentvel. Comparao da Antiga PAC (1962) com a Reforma da PAC (1992) A antiga PAC levou produo excessiva de produtos e gerou graves problemas, criando o setaside, cotas de produo, controlo dos excedentes A reforma da PAC de 1992 foi criada pela antiga PAC pra solucionar problemas, para controlar os excedentes criaram cotas de produo e o set-aside e incentivaram o regime de agricultura extensivo. A Nova PAC: 2003 Elementos: No s a modulao, o desligamento das ajudas, o pagamento nico, mas tambm a condicionalidade, como elemento fundamental no pagamento dos apoios ao rendimento dos agricultores, o sistema do aconselhamento e o aperfeioamento na maneira de funcionarem as OCMs.

Portugal e a PAC A adeso de Portugal CEE foi marcada por benefcios para a agricultura nacional. Assim, Portugal, atravs do PEDAP (Programa Especfico de Desenvolvimento da Agricultura Portuguesa), co-financiado pelo FEOGA seco Orientao: Melhorou infra-estruturas; Modernizou sistemas de rega, drenagem Melhorou a conservao dos solos; Promoveu formao profissional; Fomentou o associativismo agrcola. Efeitos positivos da PAC:

Efeitos negativos da PAC: Sofreu efeitos de uma poltica comunitria preocupada com os excedentes e o decrscimo da produo. Portugal no beneficiou de apoios produo e foi penalizado ao nvel dos preos e dos rendimentos, por um excedente de produo, pelo qual no tinha sido responsvel. Problemas estruturais da nossa agricultura: (prob q caracterizam reas rurais) O predomnio de uma agricultura tradicional de subsistncia, os baixos rendimentos agrcolas, o envelhecimento da populao agrcola e a sua baixa qualificao, a excessiva fragmentao da propriedade rural sobretudo no Norte e Centro. Possveis solues para o futuro: A par da necessidade de se modernizar e se proceder a uma reconverso do sector agrcola, surge a necessidade de se encontrar actividades alternativas que promovam o desenvolvimento das reas mais deprimidas (indstria, servios ou turismo).

Turismo no espao rural:


Tem como objectivo oferecer aos turistas a oportunidade de conviver com as praticas as tradies e os valores da sociedade rural valorizando as particularidades de cada regio no que ela tm de mais genuno.

O Turismo contribui para: . Diversificao de actividades ligadas explorao agricola . Conservao e a melhoria do ambiente paisagstico . o apoio a arte e ao artesanato rural . recuperao do patrimnio histrico

Modalidades do turismo no espao rural: . Turismo de Habitao servio de hospedagem de natureza familiar e de elevada qualidade, contribuindo para o restauro, conservao e dinamizao destas casas. . Turismo Rural desenvolve-se em casas rusticas particulares com caractersticas arquitectnicas prprias do meio rural em que se inserem. . Agroturismo permite que os hospedes observem , apredam e participem nas

actividades de explorao agricola. . Casas de Campo . Turismo de aldeia Outras formas de turismo no espao rural: . Turismo ambiental . Fluvial . Cultural . Gustativo . Termal

Sustentabilidade do Turismo: As regies devem planear e promover as actividades tursticas de uma forma sustentvel evitando problemas que ocorram noutros locais associados a procura de lucros rpidos como : . O subaproveitamento dos solos agrcolas . A especulaoa fundiria e imobiliria . A falta de formao profissional

A actividade turstica nas reas rurais no deve ser entendida como uma actividade milagrosa mas sim como um completo quilibiro para com as actividades tradicionais e inserida num modelo de desenvolvimento integrado. Industria e desenvolvimento rural:

Nas reas rurais so frequentes industrias associadas : . Produo agropecuarias . Explorao florestal . Extraco e transformao de rochas e minerais Ao criar emprego ,a industria contribui para fixar e atrair a populao gerando importantes

efeitos multiplicadores: . Promove o desenvolvimento das actividades produtoras da matria-prima . Aumenta a riqueza produzida.

Factores da atraco da industria: . Mao-de-obra relativamente barata . Infra-estreturas e boas acessibilidades . Servios de apoio a actividade produtiva

Iniciativa comunitria LEADER+


Objectivos estratgicos: . Aumentar a competitividade dos sectores agrcola e florestal . Promover a sustentabilidade dos espaos rurais . Revitalizar econmica e socialmente as zonas rurais Objectivos Transversais: . Reforas a coeso territorial e social . Promover a eficcia da interveno dos agentes pblicos na gesto sectorial e territorial.

Espao rural: Predomnio de actividades do sector primrio Espao Urbano: Predomnio de actividades do sector secundrio e tercirio

Modo de vida urbano:


-elevados padres de conforto dos cidados -o tipo de actividade profissional (tercirio sobretudo) -as caractersticas das habitaes -maior concentrao de pessoas.

Definio de cidade: processo complexo Conceitos Cidade/Centros urbanos:


Local com um numero de habitantes varivel consoante o pais, onde predominam actividades tercirias e secundarias e que desempenham um papel polarizador sobre o espao urbano. Critrios para uma regio ser cidade: Dever ter mais de 8000 habitante Deve ter pelo menos metades dos seguintes servios: instalaes de sade, bombeiros, salas culturais e de espectculos, museus, bibliotecas, hotelaria, transportes pblicos, parques de lazer, estabelecimentos de ensino (escolas) Centros de administrao e politica Centros de habitao para grande numero de populao.

Administrativos/polticos (histricos): por ter capacidades de deciso, ser capital

regional/distrital, ou por ter outrora beneficiada de concesses regies e estatuto foral.


Funcionais: predomnio de actividades econmicas no agrcolas, industria e servios.

Actividades com cariz administrativo, defensivo, religioso, turstico, industrial, cultural que influencia regio envolvente
Densidade populacional: relaciona maiores densidades populacionais com o habitat urbano

(fracamente urbano) em contraste com o rural (muito disperso)


Paisagstico ou fisionmico: prende-se com as caractersticas de construo predominante

(prdios de construo vertical), materiais utilizados (vidro, metal), caractersticas das ruas, trfego, poluio.
Modo de Vida: incluem formas de vida, ritmos de vida e comportamentos sociais que se

distinguem das reas rurais, que se vo estendendo por via dos meios de comunicao.

A Diferenciao funcional: O espao urbano oferece uma grande diversidade de funes, que se encontram organizadas num espao formando reas funcionais- reas mais ou menos homogneas em termos das funes que oferecem.

Um dos factores que condiciona a organizao das reas funcionais a RENDA LOCATIVAcusto do solo urbano em cada local, e influenciada pela acessibilidade e pela distncia do centro. ainda influenciado por : - Condies ambientais - Aspectos sociais - Planos de urbanizao

O centro da cidade:
Em todas as cidades possvel encontrar uma rea central. Nas de maior dimenso da-se o nome de CBD rea mais central que quase sempre a mais importante da cidade. Trata-se de uma rea muti atractiva e que oferece emprego a muita gente. O CBD contm uma grande concentrao de actividades terciarias. possvel encontrar: - Actividades comerciais - Servios O trafego quase sempre muito intenso devido a concentrao de uma grande diversidade de funes raras. Demograficamente o CBD caracteriza-se por uma enorme populao flutuante presente apenas durante o dia. O numero de alojamentos e reduzido e os seus residentes so na maioria idosos. Nos edifcios renovados habita a populao jovem.

Problemas do CBD
Grande intensidade de circulao (pees e veculos) Falta de espao Elevada poluio Actividade tercearia ocupa novos espaos, existindo pouco espao para habitaes, que faz preos de terreno e casa aumentarem Maior insegurana, devia da existncia de grande populao Dificuldades de abastecimento e escoamento de produtos Elevada perda de tempo daqueles que trabalham no centro e necessitam de se deslocar

No CBD existe tendncia para a diferenciao espacial quer em altura , quer no q respeita as ruas. As funes menos nobres e que exigem menos contacto com o publico ocupam os andares mais altos , as funes maiores e que exigem maior contacto com o publico ocupam o piso trreo nas ruas principais. Margens do centro comercio grossista (transacao de bens entre o produtor e o retalhista) Ruas mais centrais comercio retalhista ( venda de bens directamente ao consumidor com quantias limitadas).

Factores de localizao de novos centros tercirios : -boa acessibilidade -solos mais baratos

Impactos negativos da expanso urbana: - Decadncia agrcola - Aumento da poluio - Desordenamento do espao

PROBLEMAS URBANOS: Problemas Congestionamento - transportes - construo de infraestruturas de comunicao em n que possibilitem um melhor escoamento do trnsito quer para a sada/entrada dos subrbios como para a cidade principal - melhoria dos transportes pblicos (ferrovirio, rodovirio) em quantidade e qualidade - impondo restries circulao no interior da cidade (uso catalisador, preo dos estacionamentos, - construo de parques de estacionamento acessveis junto s estaes ou entrada das cidades Solues

- construo de interfaces tornem mais rpida e menos cansativas as deslocaes Saturao infraestruturas sociais e fsicas

- Sociais (Sade, educao, justia)

- melhor planeamento das urbanizaes para que tb haja um melhor deciso na Infraestruturas fsicas (gua, energia, construo e localizao destas saneamento) infraestruturas bem como a adequao da sua dimenso (econ. Aglomerao) ao n de residentes Habitao Degradao centro histrico - Alterar o regime de arrendamento no centro antigo das cidades - Revitalizao atravs de programas de Reabilitao Ex. PRAUD (RECRIA, REHABITA, RECRIPH e SOLARH) B Lata

- Impedir a sua construo - Implementar programas Ex. PER - Sua legalizao e recuperao

Bs Clandestinos Sociais Envelhecimento - atrao populao jovem para o centro oferecendo habitao a preos acessveis (Ex. CMLx Alta Lx) ou reabilitando prdios com essa funo

Solido idosos

Apoio s crianas e jovens

- Trabalho social de apoio domicilirio/ aproveitamento das TIC de forma a que estas pessoas estejam em comunicao / Centros de Dia / Lares - Centros de Tempos Livres,

Pobreza (sem abrigo) - Aes sociais de acompanhamento e encaminhamento para centros de apoio/ ocupao ex. Revista CAIS Sem Abrigo valor reverte para eles

Minorias Etnicas excluso social

Doenas sociais (stress, fadiga )

- Apoio social a estas minorias

Segurana

- Melhoria da acessibilidade e apoio social

s famlias

- Policiamento de proximidade, cmaras de vigilncia Ambiente Poluio ar, gua doenas e poluio de - controlo sobre as indstrias poluentes ( ecossistemas chamins com filtros, ), transportes pblicos eltricos, gaz etc - construo de espaos verdes, espaos de lazer (caminhos pedonais e ciclovias) - melhorar a qualidade da construo das casas poupana de energia - Proibio da circulao rodoviria em certas reas da cidade reas pedonais / reduo do n de txis - recolha de dados ambientais para atuao nveis de poluentes Qualar - Sensibilizao Dia Europeu sem carros - Facilidade no transporte de bicicletas nos transportes pblicos Resduos - transporte das pessoas dos parques no exterior da cidade para o centro (Ex. vora) Estaes de tratamento, incineradoras e aterros Revitalizao CUrbanos - Requalificao e Renovao urbana - Ex. Programa Polis

Patrimnio edificado Urbanizao desequilibrada

- Programas adequados sua preservao Planeamento utilizando corretamente os instrumentos PMOT onde se integram: PDM, PU, PP

A hierarquia dos lugares na rede urbana

rea de Influncia: rea servida por um lugar central. Ser tanto maior quanto mais importante for o lugar central, ou seja, quanto maior for a quantidade de bens e servios oferecidos por esse lugar central.

A rea de influncia de cada lugar central determinada pelo alcance da funo central mais rara, prestada nesse lugar central, estendendo-se por alcance, tambm designado por raio de eficincia, a distncia mxima que as populaes servidas esto dispostas a percorrer para adquirir um bem ou servio, em funo do tempo e do custo da deslocao.

Vantagens e limitaes da disperso e concentrao excessiva do povoamento

Disperso do povoamentoinconvenientes: Dificuldade nas redes de abastecimento de gua, electricidade, gs e esgotos Inviabilidade econmica da maioria das actividades geradoras de emprego Menor presena de servios (educao, sade)

A reorganizao da rede urbana portuguesa: O papel das cidades de mdia dimenso A rede urbana portuguesa, bastante desequilibrada, sofre de bicefalia (domnio de duas grandes cidades relativamente aos restantes centros urbanos) A ausncia de cidades de mdia dimenso a causa e a consequncia deste desequilbrio. A ausncia de um nmero significativo de centros com estas caractersticas prende-se a factores como: -Peso excessivo demogrfico e funcional na AML e AMP -Despovoamento e envelhecimento -Falta de acessibilidade -Fraco dinamismo empresarial

As cidades portuguesas e a insero na rede ibrica e europeia A rede portuguesa insere-se claramente como uma rede fortemente polarizada e centralizada. Assim sendo, Portugal tem o nvel mais baixo de primazia (diferena populacional entre as duas maiores cidades) e o nvel mais elevado de macrocefalia (descontinuidade entre os dois maiores centros urbanos do pas e os que lhe seguem)

Sendo assim, podemos constatar que a rede urbana portuguesa apresenta, assim vrios problemas: -Excessiva concentrao em Lisboa e Porto (macrocefalia) -Ausncia de centros urbanos de mdia dimenso -Reduzida importncia das duas maiores cidades portuguesas em termos europeus

-edifcios mais modernos -estacionamento Factores importantes no processo de diferenciao social: -custos do solo -qualidade ambiental -enquadramento paisagstico -acessibilidade ao centro -proximidade de equipamentos -segurana e tranquilidade

As reas residenciais na cidade: diferenas de localizao -As classes mais altas optam por habitaes unifamiliares em reas de elevada qualidade ambiental e paisagstica -As classes mais baixas ocupam os antigos bairros residenciais nas imediaes do centro histrico, bairros sociais e bairros clandestinos ou de lata que se situam em antigas lixeiras ou pedreiras desactivadas na fronteira entre concelhos. Apresenta problemas como a toxicodependncia e a marginalidade -A classe mdia habita em urbanizaes da periferia das cidades, prdios altos do tipo plurifamiliar.

A expanso urbana em Portugal: o crescimento das reas suburbanas e periurbanas Fases Centrpeta: Fase em que as cidades e os seus arredores crescem em termos demogrficos, estendendo-se para a sua periferia e formando reas suburbanas. Centrfuga: Fase de deslocaes para uma periferia mais afastada (rea periurbana) com bons acessos, com fortes traos rurais e que beneficia de uma maior preservao ambiental e de preos do solo mais baratos (periurbanizao)

Factores da expanso urbana: -dinamica da construo civil -o aumento ta taxa de motorizao das famlias - desenvolvimento de transportes de de infra-estruturas viarias - desenvolvimento de actividades econmicas Suburbanizao: processo de crescimento da cidade para a periferia. Areas Periurbanas : reas onde p espao rural comea a ser ocupado por funes urbanas. Rurbanizaao: movimento de emprego e de pessoas das grandes cidades para pequenas povoaes. Reurbanizaao: regresso das funes e actividades ao centro da cidade.

De que forma Lisboa e a sua rea metropolitana podem subir de nvel hierrquico na rede urbana europeia?
a sua localizao geogrfica estratgica, no cruzamento das rotas martimas entre o continente europeu e os continentes americano e africano, contribui para que Lisboa se possa assumir como porta de entrada, no espao europeu, de mercadorias transportadas por modo martimo. No que diz respeito ao transporte areo, Lisboa tambm se poder valorizar, ao assumir-se como placa giratria, tanto no transporte de passageiros como no de mercadorias, com grandes vantagens na ligao aos pases da Amrica do Sul e do continente africano; quanto ao tipo de funes a desenvolver para que a cidade de Lisboa e a sua rea

metropolitana devem atrair sedes de empresas ou de grandes grupos internacionais. Neste sentido, dever-se- garantir um preo do solo, sobretudo em reas privilegiadas, capazes de competir com o de outras grandes cidades europeias. O investimento na valorizao de estabelecimentos de ensino superior e de centros de investigao de excelncia reconhecidos internacionalmente e adequados s necessidades das empresas contribui para melhorar a visibilidade da cidade de Lisboa e da sua rea metropolitana.

Exponha as caractersticas da rede urbana portuguesa, tendo em considerao: a distribuio espacial das cidades; a hierarquia das cidades. a distribuio espacial das cidades, desequilibrada, pois apresenta uma grande concentrao urbana na faixa litoral a norte de Setbal e na faixa litoral algarvia. Na faixa litoral a norte de Setbal, que se tem vindo a expandir para o interior, destacam-se, pelo seu nmero e pela sua proximidade, as cidades que fazem parte da rea metropolitana de Lisboa e as cidades que fazem parte da rea metropolitana do Porto. O interior do pas caracterizado pelo nmero reduzido de cidades, predominando as de pequena dimenso; a hierarquia das cidades, que muito acentuada, com Lisboa a assumir-se como principal centro urbano, com elevada concentrao demogrfica, dado que cerca de 26% da populao portuguesa reside na AML. A AMP aproxima-se bastante da AML em termos demogrficos, justificando o carcter bicfalo da rede urbana no que respeita componente demogrfica. Em termos funcionais, Lisboa tem uma grande concentrao de actividades, de equipamentos e de infra-estruturas, assim como uma grande concentrao de servios da administrao central Estas duas cidades so os dois grandes centros polarizadores da rede urbana, apresentando uma dimenso muito maior do que as restantes cidades, que so, na sua maioria, muito

pequenas escala nacional. Outra caracterstica a salientar o nmero reduzido de cidades mdias, sendo a falta deste escalo intermdio um factor que justifica o carcter centralizado e hierarquizado da rede urbana portuguesa.

You might also like