You are on page 1of 37

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Aula 1 Oramento Pblico (1 parte).

Ol pessoal, vamos seguindo? Vou fazer uma alterao no nosso cronograma. Segue o novo roteiro que ser seguido. Aula 1 (16/03): Oramento Pblico (1 parte); Aula 2 (30/03): Oramento Pblico (2 parte); Aula 3 (06/04): Contratos e convnios; Aula 4 (13/04): A Administrao Pblica direta e indireta: autarquias, parte). fundaes, entidades paraestatais (2 parte); Princpios Constitucionais relativos Administrao Pblica (2

Oramento Pblico (1 parte)


O oramento um importante instrumento de planejamento de todas as aes governamentais. Trata-se de um documento em que so fixadas as despesas e previstas (estimadas) as receitas. Guardem isso: fixao de despesas e previso de receitas. O examinador adora trocar essas informaes. s vezes, ele coloca numa questo que no oramento so previstas as despesas e fixadas as receitas. Errado!!! Temos que entender a lgica: como podemos fixar as receitas do governo? No h como. O governo no tem certeza de que receber essas receitas. Todo mundo vai pagar os seus impostos e qual o valor exato? Impossvel de saber, no ? Por outro lado, as despesas devem sim ser fixadas. O governo deve ter um limite para os seus gastos, como est ocorrendo no momento.
1 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Em 09/02, o governo anunciou um corte de gastos que entrou no oramento deste ano, com o intuito de conter a inflao. O oramento no um instrumento gerador de recursos. A funo dele redistribuir as riquezas disponveis na sociedade e arrecadas pelo Estado por meio de tributos (impostos, taxas, contribuies de melhoria, contribuies especiais e emprstimos compulsrios). Vejamos as leis oramentrias previstas na Constituio Federal de 1988.

Plano Plurianual (PPA) De durao de 4 anos, o PPA estabelece, de forma regionalizada, as Diretrizes, Objetivos e Metas (DOM) para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de durao continuada. O PPA deve ser enviado ao Congresso Nacional at o dia 31/08, sendo devolvido at o dia 22/12 para sano presidencial. Sua vigncia no se confunde com o mandato do Chefe do Poder Executivo. A explicao bem simples. Se acompanhasse o mandato, o PPA teria que ser enviado por um candidato para poder viger no primeiro ano do seu governo. Isso inconcebvel. Alm disso, a idia garantir a continuidade dos projetos. Sua vigncia inicia-se no segundo ano do mandato do governante, perdurando at o primeiro ano do mandato do seu sucessor ou do prprio mandato, caso reeleito. Assim, o Presidente, no caso da Unio, governa no primeiro ano com o PPA do seu antecessor e envia o Projeto de Lei ao Congresso nesse mesmo ano.

2 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

PPA Rolante: conforme a Lei n 10.933/94, fica estabelecido que o Poder Executivo dever enviar ao Congresso Nacional, at o dia 15 de setembro de cada exerccio, relatrio de avaliao contendo as estimativas das metas fsicas e dos valores financeiros, tanto nas aes constantes do PPA e suas alteraes, como das novas aes previstas, para os trs exerccios subseqentes ao da proposta oramentria enviada em 31 de agosto. Nesse contexto, surge o PPA deslizante ou rolante, que dever sempre projetar indicadores e aes para os exerccios subseqentes, assegurando, dessa forma, a perspectiva plurianual de programaes. Com a instituio do PPA rolante, muda o horizonte dos planos, que ficavam restritos ao primeiro ano do mandato subsequente. A grande vantagem do carter deslizante garantir a continuidade de programas e aes.

Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO Assim como a Lei Oramentria Anual (que iremos tratar em seguida), a LDO possui vigncia anual, compreendendo as Metas e Prioridades (MP), incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subsequente, orientando a elaborao da LOA, dispondo sobre as alteraes na legislao tributria e estabelecendo a poltica de aplicao das agncias financeira oficiais de fomento. A LDO deve ser enviada ao CN at o dia 15/04, sendo devolvida para sano presidencial at o dia 17/07 encerramento do primeiro perodo da sesso legislativa. Caso no seja devolvido o projeto para sano, os nobres parlamentares no entraro de recesso. Da o

3 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

motivo de esse projeto sempre ser aprovado em tempo hbil, mesmo que madrugada a fora.

Lei Oramentria Anual - LOA Nos termos da Constituio, a LOA compreende: I - o oramento fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. Os prazos da LOA coincidem com os do PPA. Assim, o seu envio at o dia 31/08, sendo devolvido para sano em 22/12. A diferena que a LOA, como j falamos, anual. Um ponto importantssimo a hierarquia entre os normativos: a LOA no deve contrapor a LDO, que no deve se ser contrrio ao PPA. Na verdade, h um completo relacionamento entre as leis, sendo que a LDO um elo de ligao entre o PPA e a LOA. Mais uma demonstrao de que o oramento est ligado ao planejamento (Lei Oramentria Anual segue o Plano Plurianual) Todas as leis oramentrias (LOA, LDO e PPA) seguem um ciclo, conforme relatado abaixo:
4 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Para virar lei, o oramento anual (por exemplo) nasce como uma proposta elaborada, que se transforma em projeto de lei. Essa a fase da elaborao. O produto dessa fase PLOA Projeto de Lei Oramentria Anual. A partir da, o Poder Executivo (sob superviso do Presidente da Repblica), responsvel pela consolidao do projeto, envia o PLOA ao Congresso Nacional, para a sua apreciao/discusso. Trata-se da fase de aprovao. Uma vez no Poder Legislativo, a Lei em forma de Projeto ser apreciada, estudada e emendada (se for o caso) e aprovada, passando pelas duas casas do Congresso Nacional (Cmara dos Deputados e Senado Federal). Depois disso, a lei (agora, LOA) sancionada e publicada na imprensa oficial. Dentro do Congresso Nacional, vrias Comisses funcionam, seja temporariamente, seja permanentemente. Em matria oramentria, temos a Comisso Mista de Oramento, que permanente e funciona sob regimento comum das duas Casas, da a explicao da palavra mista. Qualquer emenda ao PLOA dever ser apresentada Comisso de Oramentos. Para ser aprovada, a emenda dever, nos ditames constitucionais, seguir os seguintes preceitos: Sejam compatveis com PPA e LDO; Indiquem sobre: o Dotaes para pessoal e seus encargos; o Servio da dvida; o Transferncias tributrias constitucionais; os recursos necessrios, admitidos apenas os provenientes de anulao de despesa, excludas as que incidam

5 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Sejam relacionadas com a correo de erros ou omisses ou com dispositivos do texto do PLOA. Ainda segundo a Carta Magna de 88, O Presidente da Repblica poder enviar mensagem ( por mensagem que o Presidente conversa com o Congresso) ao CN para propor modificao enquanto no iniciada a votao, na Comisso Mista, da parte cuja alterao proposta.

Crditos Adicionais Alm dos normativos oramentrios citados, temos os crditos adicionais, que so mecanismos retificadores do oramento. Vejamos as suas espcies: Suplementar: reforo de dotao oramentria j existente, mas que se tornou insuficiente. Especial: atende a despesas para as quais no haja dotao especfica. Extraordinrio: destinado a atender a despesas imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna e calamidade pblica. Os crditos, em regra geral, tm a sua vigncia adstrita ao exerccio financeiro. Entretanto, os crditos especiais e os extraordinrios possuem uma peculiaridade: se o ato de autorizao desses dois crditos for promulgado nos ltimos 4 meses do exerccio, os crditos podero ser reabertos nos limites de seus saldos, sendo incorporados ao exerccio subsequente.

6 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Vejamos, agora, algumas vedaes constitucionais em matria oramentria: O incio de programas ou projetos no includos na LOA; A transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa; A concesso ou utilizao de crditos ilimitados; Iniciar qualquer investimento cuja execuo ultrapasse um exerccio financeiro sem prvia incluso no plano plurianual, ou sem lei que autorize a incluso, sob pena de crime de responsabilidade.

Princpios Oramentrios Esses princpios oramentrios so regras que norteiam o processo de elaborao, aprovao, execuo e controle do oramento, encontrados na Constituio Cidad e em legislao infraconstitucional de forma implcita ou por meio de interpretaes da doutrina. Vejamos os princpios mais importantes. Exclusividade: princpio bastante importante. Em uma lei

oramentria, deve haver apenas matria oramentria. Parece bvio isso, no fossem os escolados parlamentares que temos. A lgica desse princpio evitar que sejam aprovados, junto com a LOA, outros temas que no guardem nenhuma relao com a matria. Em outras palavras, no pode haver matria penal na LOA. Deve haver exclusividade de matria oramentria: previso de receita e fixao de despesas.

7 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Esse um princpio que traz exceo. Vejamos: No se inclui na proibio a abertura de crditos suplementares (um dos crditos adicionais que vimos) e a contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita. Operaes de Crdito so compromissos financeiros em razo de emprstimo (mtuo), abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores oriundo de vendas com fornecimento parcelado, etc.

Equilbrio: despesa = receita. Esse um princpio que fica um pouco restrito teoria (e prova do concurso), pois na prtica essa igualdade de montante da despesa com a receita nem sempre ocorre. Anualidade (Periodicidade): o oramento deve ser peridico. O prprio nome da lei j diz (Lei Oramentria Anual). Alm disso, devemos saber que o exerccio financeiro corresponde ao ano civil, ou seja, seu perodo inicia-se em 1 de janeiro, findando em 31 de dezembro. Unidade: a palavra chave aqui nica. Embora a LOA compreenda o oramento fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas, o oramento considerado uma pea nica para cada ente da federao. Alguns autores chamam esse princpio de totalidade, representando a consolidao dos trs oramentos citados. Universalidade: a palavra-chave nesse caso todas. Cuidado que no tem nada a ver com o princpio da totalidade (unidade). De acordo com a universalidade, o oramento deve conter todas as receitas e todas as despesas, ou seja, no pode ficar nada de fora.

8 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Legalidade: a base desse princpio est no art 5 da CF/88, em que est consignado: ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei. No artigo 37, tambm da Carta Magna, esto explicitados 5 princpios da administrao pblica: o famoso LIMPE (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia). Um ponto importante (derivado dos artigos 5 e 37) que, no setor pblico, o gestor s pode fazer aquilo que est na lei. Isso vale tambm para a matria oramentria. Diante desse fato, justifica-se a existncia das leis oramentrias: PPA, LDO e LOA, alm dos crditos oramentrios. Clareza: trata-se de um princpio voltado para quem tiver contato com o oramento. necessrio que o documento seja compreensvel, objetivo e claro por todos, evitando-se que termos tcnicos inviabilizem a leitura. Publicidade: mais um princpio originado no caput do art. 37 da Constituio Cidad. Assim, como qualquer ato pblico no sigiloso, o oramento tambm dever ser publicado, para que se torne de conhecimento de todos. Especificao (Discriminao): tambm chamado de

especializao, esse princpio preconiza que a despesa dever ser discriminada (especificada/detalhada), no mnimo, por elementos. As receitas, por sua vez, tambm devero ser especificadas pela categoria econmica, pelas fontes, pelas funes e pelos programas. Trata-se de um princpio que objetiva a melhor demonstrao de cada despesa/receita, evitando-se lanamentos globais. Ou seja,

9 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

mediante esse princpio, possvel que um leitor, ao ler a LOA, entenda exatamente o que ser gasto (despesa). Ex.: compra de materiais de escritrio para o Ministrio da Sade. Ao invs de: compra de materiais diversos. Temos uma exceo a esse princpio: os programas especiais de trabalho que, por sua natureza, no possuam cumprir-se subordinadamente s normas gerais de execuo da despesa podero ser custeadas por dotaes globais. Programas especiais de trabalho so investimentos em regime de execuo especial. No Afetao da Receita (No vinculao): segundo esse princpio, no se pode vincular receita de impostos (s impostos, outros tributos podem/devem) a determinado rgo, fundo ou despesa. Ou seja, no podemos dizer assim: paguei IPVA, por que as estradas esto assim? No necessariamente determinada arrecadao ser destinada para o mesmo setor. Trata-se, mais uma vez, de um princpio com excees. Vejamos as possibilidades de vinculao de impostos (receitas): Transferncias constitucionais de repartio das receitas, bem como o Fundo de Participao dos Estados e dos Municpios (FPE e FPM); Destinao de recursos para aplicao na manuteno e desenvolvimento do ensino; Destinao com aplicao em aes e servios de sade;

10 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Vinculao de impostos estaduais e municipais para prestao de garantia ou contragarantia Unio e para pagamento de dbitos para com esta.

Oramento Bruto: segundo esse princpio, as receitas e as despesas devero ser lanadas pelos seus valores brutos, sendo proibidas quaisquer dedues. A explicao para a existncia desse princpio o seguinte: o lanamento pelos valores lquidos impediria a completa visualizao do oramento. Uma vez que existem transferncias/dedues, os valores originais (antes dessas transferncias) no poderiam ser percebidos. Reserva Legal: como j falamos, matria oramentria de exclusividade do Poder Executivo, que ter a iniciativa de envio do projeto de lei, tanto da LOA, quanto da LDO e do PPA. Nessa primeira parte da aula de oramento, estou colocando questes de outras bancas. Na prxima aula de oramento, o foco sero as questes da FGV. 1) (FCC TRT 22 2010) A exclusividade concedida ao Poder Executivo para propor a Lei do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei Oramentria Anual garantida pelo princpio da a) legalidade. b) exclusividade. c) no-afetao e quantificao dos crditos oramentrios. d) reserva legal.

11 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

e) discriminao ou da especificao. Est reservada lei, em matria oramentria, ao Poder Executivo. Trata-se da reserva legal. Gabarito: D 2) (FCC DPE-SP 2010) Em relao aos princpios

oramentrios, correto afirmar: a) o princpio da anualidade estabelece que o oramento deve ter vigncia de um ano, que no necessariamente precisa coincidir com o ano civil. b) como o princpio da exclusividade estatui que a lei oramentria anual no poder conter dispositivo estranho previso de receita e fixao da despesa, a pea oramentria no poder conter autorizao para crditos suplementares. c) o fato de a lei oramentria anual brasileira ser decomposta em trs oramentos (fiscal, da seguridade social e de investimentos) implica que ela no atende ao princpio da universalidade oramentria previsto na Lei no 4.320/1964 e na Constituio Federal/ 1988. d) segundo o princpio da no afetao de receitas, vedada a vinculao de impostos rgo, fundo ou despesa, sendo que a Constituio Federal de 1988 fortaleceu esse princpio, ao impedir quaisquer excees ao mesmo. e) o princpio do oramento bruto tem seu cerne no art. 6o da Lei no 4.320/1964, que estatui que as receitas e despesas constaro da lei oramentria pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues.
12 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Vejamos item por item. a) Atualmente, o exerccio financeiro coincide sim com o ano civil (1/1 a 31/12). Item errado. b) Como falamos, h duas excees quando falamos no princpio da exclusividade: abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, mesmo que seja por antecipao de receita. Item errado. c) Como falamos, embora haja as trs peas citadas, o oramento considerado uma pea nica, com a compilao dos documentos. Trata-se do princpio da unidade. A universalidade outra coisa: o oramento deve conter todas as receitas e despesas. Item errado. d) Na verdade, a Carta Magna concedeu excees, como vimos. Item errado. e) Esse o nosso gabarito. As receitas e despesas no podem vir lquidas, devem figurar de forma bruta. Gabarito: E 3) (FCC PGE-RJ 2009) Em relao aos princpios

oramentrios que esto incorporados legislao brasileira sobre o oramento pblico, considere: I. A Lei Oramentria no conter dispositivo estranho previso da receita para e fixao de da despesa, exceto e a autorizao abertura crditos especiais para

contratao de operao de crdito. II. A Lei de Oramento compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei, bem

13 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

como

as

entradas

compensatrias

no

ativo

passivo

financeiros. III. A Lei Oramentria discriminar os valores de receitas e despesas para um perodo anual, inclusive para as despesas de capital. IV. A Lei de Oramento compreender os investimentos nas empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. V. Todas as receitas e despesas sero discriminadas na lei oramentria pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues. Est correto o que se afirma APENAS em a) III, IV e V. b) I, II e III. c) I, III e IV. d) I, III e V. e) II, III e IV. Vejamos item por item. I) No so os crditos especiais, so os crditos suplementares. Item errado. II) Somente operaes de crdito e crditos suplementares entram na exceo do princpio da exclusividade. Item errado. III) Trata-se do princpio da anualidade ou periodicidade. Item certo.

14 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

IV) Trata-se de um dos documentos que compem a pea nica do oramento. Item certo. V) Trata-se do princpio do oramento bruto. Item certo. Gabarito: A 4) (FCC TRT 9 2010) O princpio oramentrio que define que nenhuma parcela da receita de impostos poder ser posta em reserva para cobrir certos e especficos dispndios, salvo as excees previstas em lei, denominado Princpio da a) Reserva Legal. b) Universalidade e Unidade Oramentria. c) No-afetao e da Quantificao dos Crditos

Oramentrios. d) Legalidade. e) Vinculao dos Crditos Oramentrios. Trata-se da No afetao ou no vinculao, que atinge somente os impostos, mas que tem excees constitucionais. A letra e est errada porque no vinculao de crditos oramentrios quaisquer, e sim, a vinculao dos impostos. Gabarito: C 5) (FCC MPU 2007) O princpio oramentrio da no afetao das receitas implica no fato de que a) todas as receitas devem estar previstas no oramento. b) as receitas devem estar equilibradas com as despesas.
15 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

c) as receitas devem constar do oramento pelos seus valores brutos. d) as receitas de capital devem ser superiores, em valor absoluto, s despesas de capital. e) as despesas no podem estar vinculadas s receitas, salvo excees previstas em lei. Vejamos item por item. a) Princpio da Universalidade. b) Princpio do Equilbrio. c) Princpio do Valor Bruto. d) Essa assertiva est errada. Mas vamos explicar o que ela est tentado falar. Temos uma regrinha: trata-se da regra de ouro. Ela est consignada na Lei de Responsabilidade Fiscal, que a Lei Complementar n 101/2000. Vejamos: O montante previsto para as receitas de operaes de crdito no poder ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei oramentria. Traduzindo: o governo no poder se endividar para gastar com despesas que no sejam de capital, ou seja, no se pode fazer dvida para utilizar com gastos dirios, com contas comuns. Vejam a diferena:

16 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Despesas

correntes:

despesas

que

no

contribuem,

diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital. Exemplo: despesas com pessoal, material de consumo; Despesas de capital: despesas que contribuem, diretamente, para a formao ou aquisio de um bem de capital. Exemplo: investimentos. e) Esse o nosso gabarito. Gabarito: E 6) (FCC MPE-SE 2009) A legislao brasileira referente ao oramento pblico define determinados princpios que devem ser respeitados no processo oramentrio. Um deles o princpio da exclusividade, significando que a lei oramentria a) no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a qualquer elemento de despesa, excees feitas aos programas especiais de trabalho. b) discriminar os valores de receitas e despesas para um perodo anual, inclusive para as despesas de capital. c) no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, exceto a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito. d) compreender o oramento fiscal, das entidades e rgos da seguridade social e dos investimentos das empresas em que a Unio detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital votante.

17 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

e) discriminar as receitas e despesas pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues, inclusive aquelas referentes s transferncias intergovernamentais. Vejamos item por item. a) Trata-se do princpio da especificao (discriminao). b) Princpio da anualidade (periodicidade). c) Esse o nosso gabarito, com as devidas excees. d) Essa a descrio da LOA. e) Princpio do valor bruto. Gabarito: C 7) (FCC TCM-CE 2010) O contador da Prefeitura Municipal de Verde foi indagado sobre a possibilidade de ser includa no projeto de lei de oramento uma autorizao para a contratao de operao de crdito por antecipao de receita. Ao analisar o assunto, ele verificou que isso era perfeitamente possvel em razo de uma exceo constitucional ao princpio da a) legalidade. b) exclusividade. c) unidade. d) especificao. e) universalidade.

18 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Princpio da exclusividade, que tambm traz como exceo a abertura de crditos suplementares. Gabarito: B 8) (FCC TCM-PA 2010) A Lei n 4.320/64 determina que a Lei do Oramento conter a discriminao da receita e da despesa, de forma a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecendo, entre outros, o princpio da universalidade. Isso significa que a lei oramentria a) compreender todas as receitas e todas as despesas prprias dos rgos do governo ou da administrao centralizada ou que por intermdio deles se devam realizar. b) discriminar as receitas e despesas pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues, inclusive aquelas referentes s transferncias intergovernamentais. c) no consignar dotaes globais destinadas a atender indiferentemente a qualquer elemento de despesa, excees podendo ser feitas aos programas especiais de trabalho. d) no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, exceto a autorizao para abertura de crditos adicionais e a contratao de operaes de crdito. e) discriminar os valores de receitas e despesas para um perodo anual, inclusive para as despesas de capital. Vejamos item por item. a) Esse o nosso gabarito. Tudo de matria oramentria deve estar presente.
19 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

b) Princpio do valor bruto. c) Princpio da discriminao (especificao). d) Exclusividade, com um erro: no so todos os crditos adicionais. Somente os suplementares entram na exceo. e) Anualidade. Gabarito: A 9) (FCC TRE-MS 2007) A determinao "cada entidade de Governo deve possuir um oramento", est contida no Princpio da a) Unidade. b) Universalidade. c) Singularidade. d) Exclusividade. e) Competncia. Uma nica pea o princpio da unidade. Gabarito: A 10) (FCC TRE-SE 2007) O oramento a) uma pea contbil que indica a movimentao financeira do exerccio. b) tem como finalidade demonstrar o total de bens, direitos e obrigaes da entidade pblica.

20 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

c) tem como principal finalidade evidenciar o resultado do perodo. d) uma lei que trata da fixao da despesa e da previso da receita. e) uma Portaria elaborada pelo Poder Executivo. A grande funo do oramento fixar despesas e prever receitas. Gabarito: D 11) (CESPE ABIN 2010) Do princpio oramentrio da

universalidade decorre a recomendao de que cada esfera da administrao - Unio, estados, Distrito Federal e municpios tenha seu prprio oramento. No isso o princpio da universalidade, que prega que todas e as despesas e receitas constaro do oramento. O princpio citado no enunciado da questo refere-se unidade (totalidade), em que o oramento uma pea nica para cada ente. Gabarito: E 12) (CESPE ABIN 2010) O princpio da no afetao de impostos de que trata o art. 167, inciso IV, da CF aplica-se aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios, sendo permitida a vinculao de impostos da competncia desses entes federativos contrados. somente para a prestao de garantia ou contragarantia Unio e para o pagamento de dbitos com ela

21 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

J que o enunciado mencionou o inciso, que cita o princpio da no afetao (vinculao) de impostos e suas excees, vamos reproduzilo aqui: Art. 167. So vedados: IV - a vinculao de receita de impostos a rgo, fundo ou despesa, ressalvadas a repartio do produto da arrecadao dos impostos a que se referem os arts. 158 (FPM) e 159 (FPE), a destinao de recursos atividades para da as aes e servios pblicos de sade, para manuteno e desenvolvimento do ensino e para realizao de administrao tributria, como determinado, respectivamente, pelos arts. 198, 2, 212 e 37, XXII, e a prestao de garantias s operaes de crdito por antecipao de receita, previstas no art. 165, 8, bem como o disposto no 4 deste artigo. Assim, a questo peca ao restringir as excees prestao de garantia e contragarantia. Gabarito: E 13) (CESPE ABIN 2010) A ocorrncia de deficit frequente na atividade financeira do Estado constitui prova de que o oramento, no mbito do governo federal, no observa o princpio do equilbrio entre receitas e despesas. O princpio do equilbrio sim observado pelo governo federal. Contabilmente, o oramento est sempre equilibrado. Qualquer dficit financeiro deve ser coberto por operaes de crdito, por exemplo, que matria presente tambm no oramento. Assim, preserva-se o equilbrio das contas de receita e de despesa.

22 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Gabarito: E 14) (CESPE ABIN 2010) De acordo com o princpio

oramentrio da no afetao das receitas, a Lei Oramentria Anual (LOA) deve apresentar todas as receitas por seus valores brutos e incluir um plano financeiro global em que no haja receitas estranhas ao controle da atividade econmica estatal. O princpio da no vinculao de impostos (no afetao) no este princpio. O princpio presente no comeo do enunciado o do valor bruto (todas as receitas por seus valores brutos). Na segunda parte da questo (no haja receitas estranhas ao controle da atividade econmica estatal), o examinador est falando do princpio da exclusividade, em que somente matria oramentria dever estar presente no oramento. Gabarito: E 15) (CESPE ABIN 2010) A incluso de dotaes para despesas sigilosas no oramento da ABIN uma decorrncia do princpio da publicidade. Poderamos pensar que a questo est certa, mas esse no o posicionamento do Cespe. Vejamos. O princpio da publicidade diz o contrrio: o oramento um documento que deve ser publicado para atingir a sua eficcia. lgico que h excees como as despesas sigilosas, mas na viso da banca essa incluso de dotaes no decorrem do princpio da publicidade.
23 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

O princpio em questo, que o enunciado traz uma exceo, o princpio da especificao (discriminao), em que consta a vedao a dotaes globais, sem discriminaes. A exceo que falamos mais acima justamente a que foi consignada no enunciado: programas especiais de trabalho. Um exemplo o programa de proteo testemunha. Alm dessa, h outra exceo a ser destacada: reserva de

contingncia, como as decorrentes de calamidade pblica. Gabarito: E 16) (CESPE ABIN 2010) A autorizao para a realizao da despesa por duodcimos, quando h atraso na aprovao do oramento, fere frontalmente o princpio da anualidade. A existncia dos duodcimos no fere o princpio da anualidade. Vejamos do que se tratam os duodcimos: Sabemos que a Lei Oramentria anual e que o oramento segue o princpio da anualidade, sendo que o exerccio financeiro segue o ano civil (1/1 a 31/12). Outra coisa que sabemos que a LOA enviada ao Congresso Nacional at 31/08 de cada ano, devendo ser devolvido para sano em 22/12. A teoria est linda, mas a prtica um pouco diferente.

Normalmente, o prazo para devoluo para sano no cumprido. A LOA acaba sendo aprovada em fevereiro ou maro. Sendo assim, como o governo faz em janeiro, ou seja, antes da aprovao e aps o incio de um novo exerccio financeiro?
24 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

A que entram os duodcimos. Caso esse instituto seja autorizado na LDO, possvel executar em cada ms do exerccio financeiro, um doze avos (da o nome) do PLOA, que ainda projeto pois no foi votado, para no prejudicar a execuo oramentria. Gabarito: E 17) (CESPE MPU 2010) O princpio da periodicidade fortalece a prerrogativa de controle prvio do oramento pblico pelo Poder Legislativo, obrigando o Poder Executivo a solicitar anualmente autorizao para arrecadar receitas e executar as despesas pblicas. Os Poderes (Legislativo, Executivo e Judicirio) se controlam entre si. E, de fato, imaginem se no houvesse essa anualidade (periodicidade)? O Poder Executivo, responsvel pelo oramento, gastaria o rico dinheiro da maneira que bem entendesse. Assim, o cumprimento desse ciclo fundamental. Gabarito: C 18) (CESPE MPU 2010) A existncia da abertura de crditos suplementares por meio de operaes de crdito, inclusive por antecipao da receita na LOA, implica violao ao princpio da exclusividade. Pessoal, temos que ter muita ateno na leitura da prova. O que so crditos suplementares por meio de operaes de crdito? No existe isso.

25 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Vamos relembrar: o princpio da exclusividade, que prega que somente previso de receita e fixao de despesas constar do oramento, comporta duas excees: Abertura de crditos suplementares; Contratao de operao de crdito, ainda que por antecipao de receita. A questo est errada por isso: no existe essa figura criada pelo examinador. Se ele tivesse escrito de forma correta as excees, a questo estaria errada pelo final, pois no implicaria violao ao princpio em comento. Gabarito: E 19) (CESPE MPU 2010) A vedao da aprovao de emendas ao projeto de LOA sem a indicao dos recursos necessrios, admitindo os provenientes de anulao de despesas, refora o princpio do equilbrio. Exatamente. O fato de ser obrigatria (salvo excees) a indicao dos recursos um indcio de que o equilbrio necessrio. Se uma emenda prev o gasto de mais 100 mil com a sade, preciso ter as receitas para fazer frente a essa despesa, ou demonstrar que houve anulao de despesa que geraram esse crdito. Gabarito: C

26 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

20)

(CESPE

MS da

2010)

Um

dos

objetivos impedir

do que

princpio o Poder

oramentrio parlamentar.

universalidade

Executivo realize operaes de crdito sem prvia autorizao

O princpio da universalidade diz que todas as despesas e todas as receitas estejam no oramento, certo? Nada pode ficar fora. Usando o princpio da exclusividade emprestado, sabemos que operao de crdito uma das excees ao princpio. Sendo assim, a operao de crdito est contida na LOA, carecendo de autorizao parlamentar, que vota e aprova a lei oramentria. Gabarito: C 21) (CESPE MS 2010) O administrador pblico que respeita o princpio do oramento bruto, ao planejar o oramento do ano seguinte, deve fazer as devidas compensaes nas contas com a inteno de incluir em sua planilha os saldos resultantes dessas operaes. Na verdade, o administrador no est respeitando o referido princpio, j que est fazendo compensaes incluindo apenas os saldos resultantes dessas operaes. O correto seria mostrar as contas antes das compensaes, sem colocar valores lquidos (saldos). Gabarito: E 22) (CESPE MS 2010) Ao se analisar os trs oramentos que compem a lei oramentria anual o fiscal, o de

27 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

investimentos e o de seguridade social -, torna-se evidente a contradio com o princpio da unidade. Como falamos, o fato de haver o oramento fiscal, de investimentos das empresas e da seguridade social no faz com que se deixe de ter um oramento uno. O documento oramentrio uma compilao que contm essas trs peas formando uma nica, em respeito ao princpio da unidade. Gabarito: E 23) (CESPE TCU 2009) Em que pese o princpio da no vinculao da receita de impostos a rgo, fundo ou despesas, a Constituio Federal de 1988 (CF) no veda tal vinculao na prestao de garantais s operaes de crdito por antecipao de receita. Exatamente. Essa uma das excees o princpio da no afetao (vinculao) de impostos. Gabarito: C 24) (CESPE TCU 2009) A lei oramentria anual no deve conter dispositivo estranho previso da receita e fixao de despesa, admitindo-se, para de abertura operaes contudo, de de preceito ainda relativo que e autorizao contratao crditos crdito, suplementares

por

antecipao de receita, nos termos da lei. Trata-se do princpio da exclusividade (somente matria

oramentria) e as suas duas excees. Gabarito: C


28 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Exerccios Trabalhados
1) (FCC TRT 22 2010) A exclusividade concedida ao Poder Executivo para propor a Lei do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Oramentrias e a Lei Oramentria Anual garantida pelo princpio da a) legalidade. b) exclusividade. c) no-afetao e quantificao dos crditos oramentrios. d) reserva legal. e) discriminao ou da especificao. 2) (FCC DPE-SP 2010) Em relao aos princpios oramentrios, correto afirmar: a) o princpio da anualidade estabelece que o oramento deve ter vigncia de um ano, que no necessariamente precisa coincidir com o ano civil. b) como o princpio da exclusividade estatui que a lei oramentria anual no poder conter dispositivo estranho previso de receita e fixao da despesa, a pea oramentria no poder conter autorizao para crditos suplementares. c) o fato de a lei oramentria anual brasileira ser decomposta em trs oramentos (fiscal, da seguridade social e de investimentos) implica que ela no atende ao princpio da universalidade oramentria previsto na Lei no 4.320/1964 e na Constituio Federal/ 1988. d) segundo o princpio da no afetao de receitas, vedada a vinculao de impostos rgo, fundo ou despesa, sendo que a
29 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Constituio Federal de 1988 fortaleceu esse princpio, ao impedir quaisquer excees ao mesmo. e) o princpio do oramento bruto tem seu cerne no art. 6o da Lei no 4.320/1964, que estatui que as receitas e despesas constaro da lei oramentria pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues. 3) (FCC PGE-RJ 2009) Em relao aos princpios oramentrios que esto incorporados legislao brasileira sobre o oramento pblico, considere: I. A Lei Oramentria no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, exceto a autorizao para abertura de crditos especiais e para contratao de operao de crdito. II. A Lei de Oramento compreender todas as receitas, inclusive as de operaes de crdito autorizadas em lei, bem como as entradas compensatrias no ativo e passivo financeiros. III. A Lei Oramentria discriminar os valores de receitas e despesas para um perodo anual, inclusive para as despesas de capital. IV. A Lei de Oramento compreender os investimentos nas

empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. V. Todas as receitas e despesas sero discriminadas na lei

oramentria pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues. Est correto o que se afirma APENAS em a) III, IV e V. b) I, II e III. c) I, III e IV.
30 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

d) I, III e V. e) II, III e IV. 4) (FCC TRT 9 2010) O princpio oramentrio que define que nenhuma parcela da receita de impostos poder ser posta em reserva para cobrir certos e especficos dispndios, salvo as excees previstas em lei, denominado Princpio da a) Reserva Legal. b) Universalidade e Unidade Oramentria. c) No-afetao e da Quantificao dos Crditos Oramentrios. d) Legalidade. e) Vinculao dos Crditos Oramentrios. 5) (FCC MPU 2007) O princpio oramentrio da no afetao das receitas implica no fato de que a) todas as receitas devem estar previstas no oramento. b) as receitas devem estar equilibradas com as despesas. c) as receitas devem constar do oramento pelos seus valores brutos. d) as receitas de capital devem ser superiores, em valor absoluto, s despesas de capital. e) as despesas no podem estar vinculadas s receitas, salvo excees previstas em lei. 6) (FCC MPE-SE 2009) A legislao brasileira referente ao oramento pblico define determinados princpios que devem ser respeitados no

31 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

processo oramentrio. Um deles o princpio da exclusividade, significando que a lei oramentria a) no consignar dotaes globais destinadas a atender

indiferentemente a qualquer elemento de despesa, excees feitas aos programas especiais de trabalho. b) discriminar os valores de receitas e despesas para um perodo anual, inclusive para as despesas de capital. c) no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, exceto a autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito. d) compreender o oramento fiscal, das entidades e rgos da seguridade social e dos investimentos das empresas em que a Unio detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital votante. e) discriminar as receitas e despesas pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues, inclusive aquelas referentes s transferncias intergovernamentais. 7) (FCC TCM-CE 2010) O contador da Prefeitura Municipal de Verde foi indagado sobre a possibilidade de ser includa no projeto de lei de oramento uma autorizao para a contratao de operao de crdito por antecipao de receita. Ao analisar o assunto, ele verificou que isso era perfeitamente possvel em razo de uma exceo constitucional ao princpio da a) legalidade. b) exclusividade. c) unidade.

32 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

d) especificao. e) universalidade. 8) (FCC TCM-PA 2010) A Lei n 4.320/64 determina que a Lei do Oramento conter a discriminao da receita e da despesa, de forma a evidenciar a poltica econmico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecendo, entre outros, o princpio da universalidade. Isso significa que a lei oramentria a) compreender todas as receitas e todas as despesas prprias dos rgos do governo ou da administrao centralizada ou que por intermdio deles se devam realizar. b) discriminar as receitas e despesas pelos seus totais, vedadas quaisquer dedues, inclusive aquelas referentes s transferncias intergovernamentais. c) no consignar dotaes globais destinadas a atender

indiferentemente a qualquer elemento de despesa, excees podendo ser feitas aos programas especiais de trabalho. d) no conter dispositivo estranho previso da receita e fixao da despesa, exceto a autorizao para abertura de crditos adicionais e a contratao de operaes de crdito. e) discriminar os valores de receitas e despesas para um perodo anual, inclusive para as despesas de capital. 9) (FCC TRE-MS 2007) A determinao "cada entidade de Governo deve possuir um oramento", est contida no Princpio da a) Unidade. b) Universalidade.
33 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

c) Singularidade. d) Exclusividade. e) Competncia. 10) (FCC TRE-SE 2007) O oramento a) uma pea contbil que indica a movimentao financeira do exerccio. b) tem como finalidade demonstrar o total de bens, direitos e obrigaes da entidade pblica. c) tem como principal finalidade evidenciar o resultado do perodo. d) uma lei que trata da fixao da despesa e da previso da receita. e) uma Portaria elaborada pelo Poder Executivo. 11) (CESPE ABIN 2010) Do princpio oramentrio da universalidade decorre a recomendao de que cada esfera da administrao Unio, estados, Distrito Federal e municpios - tenha seu prprio oramento. 12) (CESPE ABIN 2010) O princpio da no afetao de impostos de que trata o art. 167, inciso IV, da CF aplica-se aos estados, ao Distrito Federal e aos municpios, sendo permitida a vinculao de impostos da competncia desses entes federativos somente para a prestao de garantia ou contragarantia Unio e para o pagamento de dbitos com ela contrados. 13) (CESPE ABIN 2010) A ocorrncia de deficit frequente na atividade financeira do Estado constitui prova de que o oramento, no mbito

34 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

do governo federal, no observa o princpio do equilbrio entre receitas e despesas. 14) (CESPE ABIN 2010) De acordo com o princpio oramentrio da no afetao das receitas, a Lei Oramentria Anual (LOA) deve apresentar todas as receitas por seus valores brutos e incluir um plano financeiro global em que no haja receitas estranhas ao controle da atividade econmica estatal. 15) (CESPE ABIN 2010) A incluso de dotaes para despesas sigilosas no oramento da ABIN uma decorrncia do princpio da publicidade. 16) (CESPE ABIN 2010) A autorizao para a realizao da despesa por duodcimos, quando h atraso na aprovao do oramento, fere frontalmente o princpio da anualidade. 17) (CESPE MPU 2010) O princpio da periodicidade fortalece a prerrogativa de controle prvio do oramento pblico pelo Poder Legislativo, obrigando o Poder Executivo a solicitar anualmente autorizao para arrecadar receitas e executar as despesas pblicas. 18) (CESPE MPU 2010) A existncia da abertura de crditos suplementares por meio de operaes de crdito, inclusive por antecipao da receita na LOA, implica violao ao princpio da exclusividade. 19) (CESPE MPU 2010) A vedao da aprovao de emendas ao projeto de LOA sem a indicao dos recursos necessrios, admitindo os provenientes de anulao de despesas, refora o princpio do equilbrio.

35 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

20) (CESPE MS 2010) Um dos objetivos do princpio oramentrio da universalidade impedir que o Poder Executivo realize operaes de crdito sem prvia autorizao parlamentar. 21) (CESPE MS 2010) O administrador pblico que respeita o princpio do oramento bruto, ao planejar o oramento do ano seguinte, deve fazer as devidas compensaes nas contas com a inteno de incluir em sua planilha os saldos resultantes dessas operaes. 22) (CESPE MS 2010) Ao se analisar os trs oramentos que compem a lei oramentria anual - o fiscal, o de investimentos e o de seguridade social -, torna-se evidente a contradio com o princpio da unidade. 23) (CESPE TCU 2009) Em que pese o princpio da no vinculao da receita de impostos a rgo, fundo ou despesas, a Constituio garantais s operaes de crdito por antecipao de receita. 24) (CESPE TCU 2009) A lei oramentria anual no deve conter dispositivo estranho previso da receita e fixao de despesa, admitindo-se, contudo, preceito relativo autorizao para abertura de crditos suplementares e contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. Federal de 1988 (CF) no veda tal vinculao na prestao de

Gabarito:
1) 7) D B 2) 8) E A 3) 9) A A 4) 10) C D 5) 11) E E 6) 12) C E

36 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA - SENADO PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

13) 19)

E C

14) 20)

E C

15) 21)

E E

16) 22)

E E

17) 23)

C C

18) 24)

E C

Um grande abrao e bons estudos!!!

37 www.pontodosconcursos.com.br

You might also like