You are on page 1of 5

Benjamim Ratia Joao Luis Bauque Justino Macadona Mahomed Ismael Adam Tmas Magan Santiago Junior Sultan

Khan

Misso Segundo Peter Drucker, Uma empresa no se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua misso. Somente uma definio clara da misso razo de existir da organizao e torna possveis, claros e realistas os objetivos da empresa. A misso tida como o detalhamento da razo de ser da empresa, ou seja, o porqu da empresa. Na misso, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previso de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders. De acordo com o consultor Sergio Luiz de Jesus, a misso de uma empresa est to ligada ao lucro quanto ao seu objetivo social. Ainda segundo o consultor, toda misso dever orientar os objetivos financeiros, humanos e sociais da organizao.

Viso A viso uma idia predominante do que a organizao pretende ser nos prximos anos. Muitas

vezes, ela reflete o sonho do fundador ou lder. A declarao de viso uma imagem da sua empresa no futuro. A declarao da viso a sua inspirao e de toda a equipe e a base para todo o seu planejamento estratgico. A declarao da Viso de uma empresa pode ser, por exemplo: Dentro dos prximos cinco anos, a empresa XYZ vai se tornar um fornecedor lder de software de gesto para pequenas empresas, fornecendo softwares customizados para as sua necessidades. A viso deve ser suficientemente clara e concisa para que todos na organizao entendam a sua importncia. VALORES Dou valor as coisas, no por aquilo que valem, mas por aquilo que significam. Gabriel Garcia Marques Os valores incidem nas convices que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivduo quanto em uma organizao. Richard Barrett, ex-diretor do Banco Mundial, declara que em uma organizao os valores dizem e os comportamentos fazem. Assim sendo, os valores organizacionais podem ser definidos como princpios que guiam a vida da organizao, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender s necessidades de todos aqueles a sua volta. Os valores tambem so o conjunto de sentimentos que estrutura, ou pretende estruturar, a cultura e a prtica da organizao . Normalmente, os valores surgem agregados misso, como uma simples relao ou de forma mais elaborada, como crenas ou polticas organizacionais. Os valores representam um conjunto de crenas essenciais ou princpios morais que informam as pessoas como devem reger os seus comportamentos na organizao. Actualmente, numa sociedade baseada em organizaes centradas em processos e num universo socialmente mais fragmentado, os valores, que procuram transmitir um sentido comum a todos os membros nas organizaes, assumem uma particular importncia (VERGARA, et al., 2004). Objetivos Para (Observatrio do Endividamento dos Consumidores, 2002), efectivamente, os objetivos traduzem os resultados essenciais a atingir pela organizao no cumprimento da sua Misso e de forma que permitem atingir a Viso que tem, escreveu e comunica. Definio de objetivos e metas Os objetivos so resultados quantitativos e/ou qualitativos que a empresa pretende alcanar num determinado espao de tempo, devem ser desdobrados a partir da viso da empresa e funcionar como condutores do caminho da viso. Funcionalmente, os objetivos precisam de ser transformados em metas, que so fragmentos de um objetivo.

Exemplo: Um objetivo a conquista de 30% de um mercado num semestre; Metas mensais podem ser fixadas para conquistar 5% do mercado, atingido 30% no final do semestre. Objetivos SMART Ao contrrio da misso, que definida de forma genrica, os objetivos devem ser definidos de forma concreta e devem apresentar as seguintes caractersticas (SMART): Specific Specific (Especficos): Os objetivos devem ser especficos, claros, concisos e fceis de entender (no devem ser generalistas). Devem compreender algo que possa ser claramente atingido. Measurable Measurable (Mensurveis): Sendo os objetivos constitudos por desejos ou aspiraes, devem ser passveis de serem avaliados, atravs da definio de parmetros (verificar se foram ou no atingidos). Attainable ou Achievable Attainable ou "Achievable" (Alcanveis): Os objetivos tm que ser alcanveis. Este aspecto implica que os objetivos sejam propostos em consonncia com todos os seus intervenientes, para que estejam motivados e compreenderem os objetivos, e como consequncia, compreenderem as suas dificuldades. Devem ser definidos de modo congruente com o momento e os recursos. Realistics ou Relevant Realistics (Realistas): Os objetivos devem ser tangveis e realistas, deve existir a possibilidade de poderem vir a ser alcanados. "Relevant" (Relevantes): S se faz planejamento de coisas importantes dentro da empresa, portanto, o objetivo em questo precisa ser relevante para o cumprimento da misso, viso e valores da empresa. Time Bound Time Bound (Tempo): Os objetivos devem ser estabelecidos com um limite temporal bem definido (ou uma srie de fases). Quando os objetivos de uma empresa satisfazem as caractersticas (SMART) acima enunciadas e so assentes num compromisso envolvendo a maioria ou a generalidade dos colaboradores da empresa, podem contribuir para a criao de diversas vantagens para a organizao, nomeadamente:

Fazem com que as coisas aconteam: reforam a pr actividade que deve existir nos vrios tipos de planejamento estratgico. Contribuem para que o que foi planeado se torne realidade. Contribuem para a melhoria da comunicao. Evidenciam a necessidade de partilha de informao entre pessoas de diferentes departamentos. Contribuem decisivamente para o desenvolvimento da coordenao das actividades da empresa e dos seus colaboradores, evitando eventuais conflitos de hierarquia e coordenao que possam existir entre departamentos ou pessoas. Contribuem para um para o aumento da motivao, dando origem a comportamentos mais participativos e colaborantes. Desenvolvem mecanismos de controle.

Estratgia Sua estratgia um ou mais planos que voc usar para alcanar sua viso. Para ser o fornecedor lder de software de gesto para pequenas empresas voc pode ter que decidir se a melhor estratgia para atingir esse objetivo estratgico, comprar outros concorrentes ou crescer de forma orgnica ou uma combinao das duas. Uma estratgia deve estar voltada para dentro da organizao e tambm para fora, com foco nos competidores, no meio ambiente e no clima dos negcios. Ttica Suas tticas so as aes ou atividades especficas, programas e projetos que voc usar para cumprir a implementao de uma estratgia de sucesso. Um plano de ao tem trs elementos principais: (1) As tarefas especficas: o que ser feito e por quem. (2) Cronograma: quando que essas tarefas sero realizadas. (3) A alocao de recursos: quais os recursos disponveis para o desenvolvimento das atividades. Se voc tiver mais de uma estratgia que voc vai ter tticas diferentes para cada um. Flexibilidade X Rigor O ambiente externo onde est inserida sua empresa muda. Voc precisa mudar com ele ou a frente dele. No entanto, com relao misso, viso, estratgia e tticas, voc precisa de alguma flexibilidade e algum rigor. Agarre-se a sua viso. No permita que ela seja fustigada pelos ventos de mudana. Sua viso deve ser a ncora que sustenta todo o conjunto estratgico da empresas. A Estratgia um plano de longo prazo, por isso talvez seja necessrio alter-lo em resposta a mudanas internas ou externas, mas essas mudanas s devem acontecer aps muita reflexo. Mudanas na estratgia tambm no devem acontecer at que voc tenha uma nova para substituir a antiga. Tticas so mais flexveis. Se alguma ttica no est funcionando, proceda os ajustes necessrios e tente novamente.

Seja para um departamento ou toda a empresa, uma empresa multinacional ou uma pequena empresa, misso, viso, estratgia e tticas so essenciais. Desenvolva primeiro a misso, em seguida a viso e agarre-se nela. Desenhe uma estratgia para alcanar a sua viso e realize as mudanas necessrias para atender s mudanas internas ou externas. Crie tticas flexveis que permitam cumprir sua estratgia de sucesso.

A Missao, Visao e Objectivos da Cornelder de Mocambique

Vision/Visao To be the primary port of choice for the domestic and international traders moving cargo in or out of the Southern African region. Para ser a principal porta de escolha para os comerciantes nacionais e internacionais movimentacao de cargas dentro ou fora da regio Sul Africana. Mission/Missao To facilitate all forms of seaborne trade in the Southern African region by providing world class, customer focused port services with the highest standards in efficiency, reliability and security. Para facilitar todas as formas de comrcio martimo da regio Sul Africano, fornecendo classe mundial, focada no cliente de servios porturios com os mais altos padres de eficincia, confiabilidade e segurana. Values/Valores Customer Focused/ Centrado no cliente Quality and professionalism/ Qualidade e profissionalismo Flexibility/ Flexibilidade Transparency and reliability/ Transparncia e confiabilidade Efficiency/ Eficiencia Security and safety/ Seguranca

You might also like