You are on page 1of 76

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

Ebook 2 Contabilidade Avanada/CVM Fluxos de caixa

Gabriel Rabelo Luciano Rosa

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Fluxos de Caixa

Segundo o edital da CVM, sobre DFC, devemos levar o seguinte para a prova: 24 - Demonstrao dos Fluxos de Caixa e/ DVA: Utilidade da Demonstrao dos Fluxos de Caixa. Mtodo direto e mtodo indireto. Alocao entre atividades operacionais, de investimentos e de financiamentos. Pontos de ateno na elaborao da DFC. A Demonstrao dos Fluxos de Caixa tornou-se obrigatria, no Brasil, a partir de 2008. Conforme a Lei 6404/76: Art. 176. Ao fim de cada exerccio social, a diretoria far elaborar, com base na escriturao mercantil da companhia, as seguintes demonstraes financeiras, que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio: (...) IV demonstrao dos fluxos de caixa; e (Redao dada pela Lei n 11.638,de 2007) 6o A companhia fechada com patrimnio lquido, na data do balano, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhes de reais) no ser obrigada elaborao e publicao da demonstrao dos fluxos de caixa. (Redao dada pela Lei n 11.638,de 2007) O Comit de Pronunciamentos Contbeis CPC regulamentou a forma de elaborao e apresentao da DFC, atravs do Pronunciamento Tcnico CPC 03. Abaixo, alguns trechos do referido Pronunciamento Tcnico: Comit de Pronunciamentos Contbeis - Pronunciamento Tcnico CPC 03 (R2) - Demonstrao dos Fluxos de Caixa

Utilidade da Demonstrao dos Fluxos de Caixa Informaes sobre o fluxo de caixa de uma entidade so teis para proporcionar aos usurios das demonstraes contbeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como as necessidades da entidade de utilizao desses fluxos de caixa. As decises econmicas que so tomadas pelos usurios exigem avaliao da capacidade de a entidade gerar caixa e

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa equivalentes de caixa, bem como da poca de sua ocorrncia e do grau de certeza de sua gerao.

Alcance 3. Os usurios das demonstraes contbeis de uma entidade esto interessados em saber como a entidade gera e utiliza caixa e equivalentes de caixa. Esse o ponto, independentemente da natureza das atividades da entidade, e ainda que o caixa seja considerado como produto da entidade, como pode ser o caso de instituio financeira. As entidades necessitam de caixa essencialmente pelas mesmas razes, por mais diferentes que sejam as suas principais atividades geradoras de receita. Elas precisam de caixa para levar a efeito suas operaes, pagar suas obrigaes e proporcionar um retorno para seus investidores. Assim sendo, este Pronunciamento Tcnico requer que todas as entidades apresentem demonstrao dos fluxos de caixa.

Benefcios das Informaes dos Fluxos de Caixa 4. A demonstrao dos fluxos de caixa, quando usada em conjunto com as demais demonstraes contbeis, proporciona informaes que permitem que os usurios avaliem as mudanas nos ativos lquidos da entidade, sua estrutura financeira (inclusive sua liquidez e solvncia) e sua capacidade para mudar os montantes e a poca de ocorrncia dos fluxos de caixa, a fim de adapt-los s mudanas nas circunstncias e oportunidades. As informaes sobre os fluxos de caixa so teis para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa e possibilitam aos usurios desenvolver modelos para avaliar e comparar o valor presente dos fluxos de caixa futuros de diferentes entidades. A demonstrao dos fluxos de caixa tambm concorre para o incremento da comparabilidade na apresentao do desempenho operacional por diferentes entidades, visto que reduz os efeitos decorrentes do uso de diferentes critrios contbeis para as mesmas transaes e eventos. 5. Informaes histricas dos fluxos de caixa so freqentemente utilizadas como indicador do montante, poca de ocorrncia e grau de certeza dos fluxos de caixa futuros. Tambm so teis para averiguar a exatido das estimativas passadas dos fluxos de caixa futuros, assim como para examinar a relao entre lucratividade e fluxos de caixa lquidos e o impacto das mudanas de preos.

Definies 6. Os seguintes termos so usados neste Pronunciamento Tcnico, com os significados abaixo especificados:

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Caixa compreende numerrio em espcie e depsitos bancrios disponveis. Equivalentes de caixa so aplicaes financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que so prontamente conversveis em montante conhecido de caixa e que esto sujeitas a um insignificante risco de mudana de valor. Fluxos de caixa so as entradas e sadas de caixa e equivalentes de caixa. Atividades operacionais so as principais atividades geradoras de receita da entidade e outras atividades que no so de investimento e tampouco de financiamento. Atividades de investimento so as referentes aquisio e venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos no includos nos equivalentes de caixa. Atividades de financiamento so aquelas que resultam em mudanas no tamanho e na composio do capital prprio e no capital de terceiros da entidade.

Apresentao de uma Demonstrao dos Fluxos de Caixa 10. A demonstrao dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa do perodo classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento. Importantssimo: existem trs classificaes pra os fluxos de caixas: operacionais, investimento e financiamento. Isso deve estar claro na mente do concurseiro. 11. A entidade deve apresentar seus fluxos de caixa advindos das atividades operacionais, de investimento e de financiamento da forma que seja mais apropriada aos seus negcios. A classificao por atividade proporciona informaes que permitem aos usurios avaliar o impacto de tais atividades sobre a posio financeira da entidade e o montante de seu caixa e equivalentes de caixa. Essas informaes podem ser usadas tambm para avaliar a relao entre essas atividades. 12. Uma nica transao pode incluir fluxos de caixa classificados em mais de uma atividade. Por exemplo, quando o desembolso de caixa para pagamento de emprstimo inclui tanto os juros como o principal, a parte dos juros pode ser classificada como atividade operacional, mas a parte do principal deve ser classificada como atividade de financiamento.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

Atividades Operacionais 13. O montante dos fluxos de caixa advindos das atividades operacionais um indicador chave da extenso pela qual as operaes da entidade tm gerado suficientes fluxos de caixa para amortizar emprstimos, manter a capacidade operacional da entidade, pagar dividendos e juros sobre o capital prprio e fazer novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento. As informaes sobre os componentes especficos dos fluxos de caixa operacionais histricos so teis, em conjunto com outras informaes, na projeo de fluxos futuros de caixa operacionais. 14. Os fluxos de caixa advindos das atividades operacionais so basicamente derivados das principais atividades geradoras de receita da entidade. Portanto, eles geralmente resultam de transaes e de outros eventos que entram na apurao do lucro lquido ou prejuzo. Exemplos de fluxos de caixa que decorrem das atividades operacionais so: (a) recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestao de servios; (b) recebimentos de caixa comisses e outras receitas; decorrentes de royalties, honorrios,

(c) pagamentos de caixa a fornecedores de mercadorias e servios; (d) pagamentos de caixa a empregados ou por conta de empregados; (e) recebimentos e pagamentos de caixa por seguradora de prmios e sinistros, anuidades e outros benefcios da aplice; (f) pagamentos ou restituio de caixa de impostos sobre a renda, a menos que possam ser especificamente identificados com as atividades de financiamento ou de investimento; e (g) recebimentos e pagamentos de caixa de contratos mantidos para negociao imediata ou disponveis para venda futura. Algumas transaes, como a venda de item do imobilizado, podem resultar em ganho ou perda, que includo na apurao do lucro lquido ou prejuzo. Os fluxos de caixa relativos a tais transaes so fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento. Entretanto, pagamentos em caixa para a produo ou a aquisio de ativos mantidos para aluguel a terceiros que, em sequncia, so vendidos so fluxos de caixa advindos das atividades operacionais. Os recebimentos de aluguis e das vendas subseqentes de tais ativos so tambm fluxos de caixa das atividades operacionais.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

15. A entidade pode manter ttulos e emprstimos para fins de negociao imediata ou futura (dealing or trading purposes), os quais, no caso, so semelhantes a estoques adquiridos especificamente para revenda. Dessa forma, os fluxos de caixa advindos da compra e venda desses ttulos so classificados como atividades operacionais. Da mesma forma, as antecipaes de caixa e os emprstimos feitos por instituies financeiras so comumente classificados como atividades operacionais, uma vez que se referem principal atividade geradora de receita dessas entidades.

Atividades de Investimento 16. A divulgao em separado dos fluxos de caixa advindos das atividades de investimento importante em funo de tais fluxos de caixa representarem a extenso em que os dispndios de recursos so feitos pela entidade com a finalidade de gerar lucros e fluxos de caixa no futuro. Somente desembolsos que resultam em ativo reconhecido nas demonstraes contbeis so passveis de classificao como atividades de investimento. Exemplos de fluxos de caixa advindos das atividades de investimento so: (a) pagamentos em caixa para aquisio de ativo imobilizado, intangveis e outros ativos de longo prazo. Esses pagamentos incluem aqueles relacionados aos custos de desenvolvimento ativados e aos ativos imobilizados de construo prpria; (b) recebimentos de caixa resultantes da venda de ativo imobilizado, intangveis e outros ativos de longo prazo; (c) pagamentos em caixa para aquisio de instrumentos patrimoniais ou instrumentos de dvida de outras entidades e participaes societrias em joint ventures (exceto aqueles pagamentos referentes a ttulos considerados como equivalentes de caixa ou aqueles mantidos para negociao imediata ou futura); (d) recebimentos de caixa provenientes da venda de instrumentos patrimoniais ou instrumentos de dvida de outras entidades e participaes societrias em joint ventures (exceto aqueles recebimentos referentes aos ttulos considerados como equivalentes de caixa e aqueles mantidos para negociao imediata ou futura); (e) adiantamentos em caixa e emprstimos feitos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e emprstimos feitos por instituio financeira); (f) recebimentos de caixa pela liquidao de adiantamentos ou amortizao de emprstimos concedidos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e emprstimos de instituio financeira);

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (g) pagamentos em caixa por contratos futuros, a termo, de opo e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociao imediata ou futura, ou os pagamentos forem classificados como atividades de financiamento; e (h) recebimentos de caixa por contratos futuros, a termo, de opo e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociao imediata ou venda futura, ou os recebimentos forem classificados como atividades de financiamento. Quando um contrato for contabilizado como proteo (hedge) de posio identificvel, os fluxos de caixa do contrato devem ser classificados do mesmo modo como foram classificados os fluxos de caixa da posio que estiver sendo protegida.

Atividades de Financiamento 17. A divulgao separada dos fluxos de caixa advindos das atividades de financiamento importante por ser til na predio de exigncias de fluxos futuros de caixa por parte de fornecedores de capital entidade. Exemplos de fluxos de caixa advindos das atividades de financiamento so: (a) caixa recebido pela emisso de aes ou outros instrumentos patrimoniais; (b) pagamentos em caixa a investidores para adquirir ou resgatar aes da entidade; (c) caixa recebido pela emisso de debntures, emprstimos, notas promissrias, outros ttulos de dvida, hipotecas e outros emprstimos de curto e longo prazos; (d) amortizao de emprstimos e financiamentos; e (e) pagamentos em caixa pelo arrendatrio para reduo do passivo relativo a arrendamento mercantil financeiro.

Apresentao dos fluxos de caixa das atividades operacionais 18. A entidade deve apresentar os fluxos de caixa das atividades operacionais, usando alternativamente: (a) o mtodo direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos so divulgadas; ou (b) o mtodo indireto, segundo o qual o lucro lquido ou o prejuzo ajustado pelos efeitos de transaes que no envolvem caixa, pelos

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriaes por competncia sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento. 19. Pelo mtodo direto, as informaes sobre as principais classes de recebimentos brutos e de pagamentos brutos podem ser obtidas alternativamente: (a) dos registros contbeis da entidade; ou (b) pelo ajuste das vendas, dos custos dos produtos, mercadorias ou servios vendidos (no caso de instituies financeiras, pela receita de juros e similares e despesa de juros e encargos e similares) e outros itens da demonstrao do resultado ou do resultado abrangente referentes a: (i) variaes ocorridas no perodo operacionais a receber e a pagar; nos estoques e nas contas

(ii) outros itens que no envolvem caixa; e (iii) outros itens tratados como fluxos de caixa advindos das atividades de investimento e de financiamento. 20. De acordo com o mtodo indireto, o fluxo de caixa lquido advindo das atividades operacionais determinado ajustando o lucro lquido ou prejuzo quanto aos efeitos de: (a) variaes ocorridas no perodo nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar; (b) itens que no afetam o caixa, tais como depreciao, provises, tributos diferidos, ganhos e perdas cambiais no realizados e resultado de equivalncia patrimonial quando aplicvel; e (c) todos os outros itens tratados como fluxos de caixa advindos das atividades de investimento e de financiamento. Alternativamente, o fluxo de caixa lquido advindo das atividades operacionais pode ser apresentado pelo mtodo indireto, mostrando-se as receitas e as despesas divulgadas na demonstrao do resultado ou resultado abrangente e as variaes ocorridas no perodo nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar. 20A. A conciliao entre o lucro lquido e o fluxo de caixa lquido das atividades operacionais deve ser fornecida, obrigatoriamente, caso a entidade use o mtodo direto para apurar o fluxo lquido das atividades operacionais. A conciliao deve apresentar, separadamente, por categoria, os principais itens a serem conciliados, semelhana do que

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa deve fazer a entidade que usa o mtodo indireto em relao aos ajustes ao lucro lquido ou prejuzo para apurar o fluxo de caixa lquido das atividades operacionais.

Juros e Dividendos 31. Os fluxos de caixa referentes a juros, dividendos e juros sobre o capital prprio recebidos e pagos devem ser apresentados separadamente. Cada um deles deve ser classificado de maneira consistente, de perodo a perodo, como decorrentes de atividades operacionais, de investimento ou de financiamento. 32. O montante total dos juros pagos durante o perodo divulgado na demonstrao dos fluxos de caixa, quer tenha sido reconhecido como despesa na demonstrao do resultado, quer tenha sido capitalizado, conforme o Pronunciamento Tcnico CPC 20 Custos de Emprstimos. 33. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital prprio recebidos so comumente classificados como fluxos de caixa operacionais em instituies financeiras. Todavia, no h consenso sobre a classificao desses fluxos de caixa para outras entidades. Os juros pagos e recebidos e os dividendos e os juros sobre o capital prprio recebidos podem ser classificados como fluxos de caixa operacionais, porque eles entram na determinao do lucro lquido ou prejuzo. Alternativamente, os juros pagos e os juros, os dividendos e os juros sobre o capital prprio recebidos podem ser classificados, respectivamente, como fluxos de caixa de financiamento e fluxos de caixa de investimento, porque so custos de obteno de recursos financeiros ou retornos sobre investimentos. 34. Os dividendos e os juros sobre o capital prprio pagos podem ser classificados como fluxo de caixa de financiamento porque so custos da obteno de recursos financeiros. Alternativamente, os dividendos e os juros sobre o capital prprio pagos podem ser classificados como componente dos fluxos de caixa das atividades operacionais, a fim de auxiliar os usurios a determinar a capacidade de a entidade pagar dividendos e juros sobre o capital prprio utilizando os fluxos de caixa operacionais. 34A. Este Pronunciamento encoraja fortemente as entidades a classificarem os juros, recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital prprio recebidos como fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre o capital prprio pagos como fluxos de caixa das atividades de financiamento. Alternativa diferente deve ser seguida de nota evidenciando esse fato.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Transaes que no Envolvem Caixa ou Equivalentes de Caixa 43. Transaes de investimento e financiamento que no envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa devem ser excludas da demonstrao dos fluxos de caixa. Tais transaes devem ser divulgadas nas notas explicativas s demonstraes contbeis, de modo que forneam todas as informaes relevantes sobre essas atividades de investimento e de financiamento. 44. Muitas atividades de investimento e de financiamento no tm impacto direto sobre os fluxos de caixa correntes, muito embora afetem a estrutura de capital e de ativos da entidade. A excluso de transaes que no envolvem caixa ou equivalentes de caixa da demonstrao dos fluxos de caixa consistente com o objetivo de referida demonstrao, visto que tais itens no envolvem fluxos de caixa no perodo corrente. Exemplos de transaes que no envolvem caixa ou equivalente de caixa so: (a) a aquisio de ativos, quer seja pela assuno direta do passivo respectivo, quer seja por meio de arrendamento financeiro; (b) a aquisio de entidade por meio de emisso de instrumentos patrimoniais; e (c) a converso de dvida em instrumentos patrimoniais.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Apresentamos, abaixo, modelos de fluxo de caixa pelo mtodo direto e pelo mtodo indireto. Demonstrao de Fluxo de Caixa Mtodo Indireto Atividades operacionais Lucro lquido (+) Depreciao, amortizao e exausto (+)(-) Resultado da equivalncia patrimonial (+)(-) Resultado intangveis na alienao de imobilizado, investimentos ou

(+) Despesas financeiras que no afetam o caixa (-) Receitas financeiras que no afetam o caixa (=) Lucro ajustado (+)(-) variao nas contas do ativo circulante e realizvel a longo prazo: Duplicatas a receber Clientes (PDD) (duplicatas descontadas) Estoques Despesas antecipadas

(+)(-) variao nas contas do passivo circulante e passivo no circulante: Fornecedores Contas a pagar Impostos a recolher Atividades de financiamento Terceiros Emprstimos e financiamentos (passivo captao e pagamento) Scios

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aumento/integralizao de capital (PL) Pagamento de dividendos Atividades de Investimento Compra e venda de investimentos, imobilizado e intangvel (parte do ativo no circulante) Demonstrao de Fluxo de Caixa Mtodo Direto Atividades operacionais Recebimento de clientes Recebimento de juros Pagamentos -- a fornecedores de mercadorias -- de impostos -- de salrios -- de juros -- despesas pagas antecipadamente Atividades de financiamento terceiros Emprstimos e financiamentos (Passivo captao e pagamento) Scios Aumento/integralizao de capital (PL) Pagamento de dividendos Atividades de financiamento Compra e venda de investimentos, imobilizado e intangvel (parte do Ativo No Circulante) Os fluxos das atividades de financiamento e de investimentos so iguais nos dois mtodos.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa No mtodo direto, a partir de informaes do balano e da DRE, usamos a frmula: Saldo inicial + entradas - sadas = saldo final Para determinar os recebimentos e pagamentos. Exemplo: A partir do Balano Patrimonial e da Demonstrao dos Resultados abaixo, elabore a Demonstrao dos fluxos de Caixa pelo mtodo Direto e pelo mtodo Indireto. Empresa Exemplo S.A. 31.12.X1 Ativo Circulante Caixa 100 Bancos 18.900 Duplicatas a Receber 15.000 Estoque de Mercadorias 22.000 Ativo No Circulante Investimentos Permanentes 10.000 Imobilizado 20.000 Depreciao Acumulada -6.500 Intangvel 6.800 Total do Ativo 86.300 Passivo Circulante Fornecedores 26.800 Salrios a pagar 7.000 Impostos a Recolher 4.500 Passivo No Circulante Emprstimos de Longo Prazo 18.000 Patrimnio Lquido Capital Social 25.000 Reservas de lucro 5.000 Total Passivo + PL 86300 Demonstrao do Resultado Receita de Vendas 35.000 (-) Custo Mercadoria Vendida -18.000 (=) Lucro Bruto 17.000 (-) Despesas De Vendas -3.000 De Salrios -6.800 Depreciao -900 Financeiras -3.000 (=) Lucro Operacional 3.300 31.12.X2 100 17.900 31.000 21.500 10.000 27.000 -7.400 6.800 106.900 35.800 7.300 3.300 23.000 30.000 7.500 106900

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (-) Proviso IR e CSLL (=) Lucro Lquido Informaes adicionais: 1) Aumento de Emprstimos de Longo Prazo:R$ 3.000 refere-se a juros que sero pagos junto com o valor principal; R$ 2.000 refere-se a novos emprstimos. 2) O aumento do Capital Social foi integralizado pelos scios em dinheiro. No mtodo indireto, partimos do resultado do perodo e somamos ou diminumos os valores que afetaram o resultado, mas que no representam sadas ou entradas de dinheiro. Neste exemplo, temos a despesa de Depreciao e os juros provisionados (que diminuram o lucro lquido, mas no so sadas de caixa; portanto, devem ser somados ao lucro lquido) Fluxo de Caixa Operacional Lucro Lquido (+) Depreciao (+) Desp. Juros no Pagos Lucro Ajustado -800 2.500

2500 900 3000 6400

Depois, ajustamos as variaes dos ativos e passivos relacionados com as atividades operacionais. Aumento do Ativo diminui o caixa Diminuio do Ativo aumenta o caixa Aumento do Passivo aumenta o caixa Diminuio do Passivo diminui o caixa. Lucro Ajustado (-) Var. Duplicatas a Receber (+) Var. Estoques (+) Var. Fornecedores (+) Var. Salrios a Pagar (-) Var. Impostos a Recolher Caixa Consumido Ativ. Operacionais 6400 -16000 500 9000 300 -1200 -1000

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Os fluxos de caixa das atividades de Financiamento e de Investimento so montados diretamente, partir das informaes da questo. O Fluxo de Caixa Indireto completo fica assim: Fluxo de Caixa Mtodo Indireto Fluxo de Caixa Operacional Lucro Lquido (+) Depreciao (+) Desp. Juros no Pagos Lucro Ajustado (-) Var. Duplicatas a Receber (+) var. Estoques (+) var. Fornecedores (+) var. Salrios a Pagar (-) var. Impostos a Recolher Caixa Consumido Ativ. Operacionais Fluxo de Caixa Ativ. Investimento Aquisio de Imobilizado Caixa Consumido Ativ. Investimentos Fluxo de caixa Ativ. Financiamento Dos scios Integralizao de Capital Novos Emprstimos Caixa Gerado Ativ. Financiamentos Total de Caixa consumido Disponibilidades em X2 Disponibilidades em X1 Fluxo de Caixa Mtodo Direto: Para o clculo dos valores do fluxo de caixa mtodo direto, usamos sempre a frmula: Saldo Inicial + Entradas Sadas = Saldo Final Geralmente, os saldos iniciais e finais vm do Balano Patrimonial; as entradas vm da DRE. 1) Recebimento de Clientes (duplicatas a receber) Saldo inicial = 15.000 (+) Entradas (vendas) = 35.000 (-) Sadas (recebimentos) = ??? 2.500 900 3.000 6.400 -16.000 500 9.000 300 -1.200 -1.000 -7.000 -7.000

5.000 2.000 7.000 -1.000 18.000 19.000

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (=) Saldo Final = 31.000 Portanto Recebimentos = 15.000 + 35.000 31.000 = 19.000 2) Pagamentos a fornecedores Neste caso, precisamos primeiro calcular as compras de mercadoria, e depois os pagamentos a fornecedores. Compra de mercadorias Saldo Inicial Estoques = 22.000 (+) Entradas (compras) = ????? (-) Sadas (CMV) = 18.000 (=) Saldo Final Estoque = 21.500 Portanto, compras de mercadorias = 24.500 + 18.000 22.000 = 17.500 Fornecedores Saldo Inicial: 26.800 (+) Entradas (compras) = 17.500 (-) Sadas (pagamentos): ????? (=) Saldo Final = 35.800 Pagamentos a fornecedores = 26.800 + 17.500 35.800 = 28.500 3) Pagamento de salrios (salrios a pagar) Saldo inicial = 7.000 (+) Entradas (despesa de salrios) = 6.800 (-) Sada ( pagamentos) = ???? (=) Saldo Final = 7.300 Pagamento de salrios = 7.000 + 6.800 7.300 = 6.500 4) Pagamento de Impostos (Impostos a recolher) Saldo inicial = 4.500 (+) Entradas (IR e CSLL) = 800 (-) sadas (pagamentos) = ???? (=) Saldo Final = 3.300

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Pagamento de impostos = 4.500 +800 3.300 = 2.000 Quanto s despesas de vendas, devemos considerar que foram integralmente pagas no perodo. Fluxo de Caixa - Mtodo Direto Fluxo das atividades operacionais Recebimentos de clientes 19.000 (-) Pagamentos A fornecedores -8.500 Salrios -6.500 Impostos -2.000 Desp. Vendas -3.000 Caixa Consumido Ativ. Operacionais -1.000 Fluxo de Caixa Ativ. Investimento Aquisio de Imobilizado -7.000 Caixa Consumido Ativ. Investimentos -7.000 Fluxo de caixa Ativ. Financiamento Dos scios Integralizao de Capital 5.000 Novos Emprstimos 2.000 Caixa Gerado Ativ. Financiamentos 7.000 Total de Caixa consumido -1.000 Disponibilidades em X2 18.000 Disponibilidades em X1 19.000

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Resumo Geral 1) A Demonstrao de Fluxo de Caixa obrigatria para as S.As., As companhias fechadas com Patrimnio Lquido inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhes de reais) na data do balano no sero obrigadas elaborao e divulgao da Demonstrao do Fluxo de Caixa. 2) A Demonstrao do Fluxo de Caixa (DFC) pode ser elaborada pelo mtodo direto ou pelo mtodo indireto. 3) A DFC deve evidenciar os fluxos de caixa das atividades operacionais, de financiamento e de investimentos. 4) O Pronunciamento encoraja fortemente as empresas a seguirem a seguinte classificao: Juros pagos e recebidos: Atividades operacionais Juros sobre o capital prprio e dividendos recebidos: Atividades operacionais Juros sobre o capital prprio e dividendos pagos: Atividades de financiamento Alternativa diferente deve ser evidenciada em Nota Explicativa. 5) Transaes de investimento e financiamento que no envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa no devem ser includas na demonstrao dos fluxos de caixa.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Questes Comentadas Demonstrao dos Fluxos de Caixa. Vamos analisar uma questo de fluxo de caixa, da banca NCE/UFRJ, cobrada no concurso da CVM 2008, 1) - Analise as demonstraes expostas a seguir: Balano Patrimonial (R$) Ativo Caixa Clientes Mercadorias Total Passivo e Patrimnio Lquido Fornecedores Salrios e aluguis a pagar Dividendos a pagar Capital social Reservas de capital e de lucros Total Demonstrao de Resultado (R$) Receitas de vendas Custo das vendas Despesas com salrios e aluguis Lucro lquido 30.000 17.000 5.000 17.000 5.000 74.000 23.000 36.000 12.000 17.000 8.000 96.000 20X1 85.000 (45.000) (25.000) 15.000 8.000 40.000 26.000 74.000 28.000 35.000 33.000 96.000 20X0 20X1

Os montantes lquidos dos fluxos de caixa das atividades operacionais (FCO) e de financiamento (FCF) para 20X1, em conformidade aos critrios de classificao da IAS 7 e do CPC 3, podem ser, respectivamente: (A) FCO de R$ +20.000 e FCF de R$ +5.000; (B) FCO de R$ +30.000 e FCF de R$ -5.000; (C) FCO de R$ +15.000 e FCF de R$ +5.000; (D) FCO de R$ +30.000 e FCF de R$ 0;

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (E) FCO de R$ +25.000 e FCF de R$ -5,000. Resoluo: Caixa 8.000 28.000 A questo informa um saldo inicial de caixa de 8.000 e saldo final de 28.000, portanto a variao total foi de + 20.000. A variao total do caixa igual soma dos fluxos de caixa operacional (FCO), financeiro (FCF) e de investimentos (FCI). FCO + FCF + FCI = variao do caixa O fluxo de caixa de investimento zero. A questo no menciona compra ou venda de imobilizado, intangvel ou de outros ativos de longo prazo (tais contas nem constam no balano patrimonial). Assim, temos: FCO + FCF = 20.000 Nas alternativas, temos: (A) FCO de R$ +20.000 e FCF de R$ +5.000; (TOTAL + 25.000 ERRADA) (B) FCO de R$ +30.000 e FCF de R$ -5.000; (TOTAL ERRADA) + 25.000

(C) FCO de R$ +15.000 e FCF de R$ +5.000; (TOTAL + 20.000 PODE SER) (D) FCO de R$ +30.000 e FCF de R$ 0; (TOTAL + 30.000 ERRADA) (E) FCO de R$ +25.000 e FCF de R$ -5,000 (TOTAL + 20.000 PODE SER). As alternativas A, B e D esto erradas, pois a soma do FCO + FCF no bate com a variao total do caixa. Vamos examinar a alternativa C: (C) FCO de R$ +15.000 e FCF de R$ +5.000; Esta alternativa aponta um valor de FCF de + 5000. Para que o FCF fosse positivo, deveria ter ocorrido a entrada de dinheiro dos scios ( integralizao de capital) ou de terceiros ( emprstimos e financiamentos). O Capital Social no aumentou: Capital social 17.000 17.000 E tambm no houve entrada de caixa de terceiros, mediante emprstimos ou financiamentos ( no h essas contas no balano; e no consta nada no enunciado da questo )

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Portanto, essa alternativa est errada, pois no h como o FCF ser positivo, considerando-se os dados da questo. Descartamos a alternativa C e chegamos na resposta correta, que a alternativa E. (E) FCO de R$ +25.000 e FCF de R$ -5,000 (GABARITO) Mas como calculamos o valor de R$ - 5.000 para o FCF? Este valor est escondido na questo. Repare que o enunciado no menciona claramente nada que justifique o FCF de R$ - 5.000, mas a questo fornece os dados para que tal valor possa ser calculado (valor escondido parece algo ilegal, no ? Bem, se algum tiver um nome melhor, aceito sugestes). Vamos ao clculo: A empresa apurou um lucro lquido de +15.000. Este valor j foi incorporado ao balano de 20X1 ( repare que o ativo est batendo com o passivo + pl, apresentando o valor de 96.000 ) Reservas de capital e de lucros 5.000 8.000

Do lucro lquido, 3.000 ficaram na conta Reservas de capital e de lucros, a qual aumentou de 5.000 para 8.000. E os outros 12.000, para onde foram? A nica opo a conta dividendos a pagar. Dividendos a pagar 5.000 12.000 Esta conta apresentava um saldo inicial de 5.000, recebeu mais 12.000 do lucro lquido, e apresenta saldo final de 12.000. Saldo inicial + entradas (-) sadas = saldo final 5000 + 12000 (-) sadas = 12000 Assim, houve uma sada desta conta no valor de 5.000. As sadas da conta dividendos a pagar representam o pagamento de dividendos, afetando o fluxo de caixa de financiamento. Contabilizao : D dividendos a pagar ........5.000 C Caixa..............................5.000

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Como o caixa diminuiu, o FCF R$ - 5.000, o que bate com a alternativa E. Colegas, os valores escondidos geralmente envolvem as contas do patrimnio (jogando com o lucro, incorporao de reservas e integralizao de capital) OU as contas do ativo imobilizado. E agora, vamos calcular o fluxo de caixa das atividades operacionais ( embora no seja necessrio, os clculos acima so suficientes para acertar a questo). Lucro lquido (+) variao clientes (-) variao mercadorias (-) variao fornecedores (+) variao sal. alugueis pagar caixa gerado ativ. operacionais 15.000 5.000 (7.000) (7.000) 19.000 25.000

2) Vamos analisar uma questo da ESAF, do concurso para Auditor do Serpro, realizado em 2001: Dados da Cia. Comercial Santarm: 1 Balano Patrimonial de 19x8 e 19x9 .........................................................................19x8............. 19x9 Disponibilidades................................................... 2.000 ...........4.000 Estoques............................................................... 6.500.......... 4.000 Clientes............................................................... 25.000 .........42.000 Prov. p/Devedores Duvidosos............................... (250)........... (300) Duplicatas Descontadas .....................................(8.750)......... (6.200) Participaes Societrias ....................................10.000 .........12.000 Terrenos.............................................................. 15.000 .........15.000 Bens de Uso.........................................................13.000......... 18.000 Depreciaes Acumuladas ..................................(2.000) .........(3.500) Total Ativo.....................................................60.500 .........85.000 C/ a Pagar ..............................................................5.000 ...........7.000 Fornecedores........................................................10.000 ..........13.500 Proviso p/ Imposto de Renda ...............................1.000........... 2.000

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Dividendos a Pagar ................................................1.000........... 3.500 Emprstimos de L. Prazo .....................................10.000.......... 16.000 Capital Social ........................................................30.000......... 40.000 Reservas de Lucros ...................................................500........... 1.000 Lucros Prejuzos Acumulados................................ 3.000........... 2.000 Total P+PL.................................................... 60.500 ...........85.000 2 Demonstrao do Resultado dos Exerccios de 19x8 e 19x9 ........................................................................19x8 ..........19x9 Vendas................................................................. 160.000...... 300.000 CMV ......................................................................(80.000).....(180.000) Resultado Bruto Operacional .............................80.000......120.000 Despesas Administrativas .....................................(49.700) .....(70.000) Depreciao............................................................. (1.000)...... (1.500) Devedores Duvidosos................................................. (250) ....... .(300) Despesas Financeiras ..............................................(3.750)... .. (8.700) Despesas de Vendas.............................................. (19.800).. . (31.500) Resultado Antes do Imp. De Renda .....................5.500.. .. ..8.000 Proviso p/ Imposto de Renda.................................. (1.000).. .. (2.000) Resultado Lquido do Exerccio........................... 4.500 .... ...6.000 3 Outras informaes: Do resultado de 19x9 foram destinados: 3.500 para os acionistas e 500 para Reservas de Lucros. Vamos analisar a questo abaixo : 27- Com base unicamente nos dados fornecidos pode-se identificar que: a) foi efetuado um pagamento de dividendos na ordem de 3.500 b) a Liquidez Imediata apresenta uma acentuada queda em 19x9 c) ocorreram perdas com clientes na ordem de 300 em 19x8 d) houve um aumento de capital com aporte de recursos dos scios e) as atividades disponibilidades Comentrios a) foi efetuado um pagamento de dividendos na ordem de 3.500 Pelo enunciado da questo, temos: de investimento geraram um aumento nas

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Dividendos a Pagar 1.000 3.500 Do resultado de 19x9 foram destinados: 3.500 para os acionistas Portanto, usando a velha frmula Saldo inicial + entradas sadas = saldo final, temos: 1000 + 3500 sadas = 3500 Sadas = 1000 Assim, o pagamento de dividendos foi de 1.000 ALTERNATIVA ERRADA b) a Liquidez Imediata apresenta uma acentuada queda em 19x9 Liquidez imediata: disponibilidades / passivo circulante Repare que a disponibilidade de 19x9 dobrou em relao a 19x8 (passou de 2000 em 19x8 para 4000 em 19x9). Para que o ndice apresente uma acentuada queda, o passivo circulante de 19x9 deve ser maior que o dobro de 19x8. Passivo circulante: 19x8 19x9 C/ a Pagar....................................... 5.000..... 7.000 Fornecedores ................................10.000... 13.500 Proviso p/ Imposto de Renda ........1.000.... 2.000 Dividendos a Pagar .........................1.000.... 3.500 Total passivo circulante...................17.000...26.000 J podemos descartar essa assertiva. Pois, como o valor das disponibilidades dobrou e o passivo circulante de 19x9 menos que o dobro de 19x8, o ndice de liquidez imediata dever apresentar aumento, e no acentuada queda. Calculando, obtemos: 19x8 : 2000 / 17000 = 11,8% 19x9 : 4000 / 26000 = 15,4% ALTERNATIVA ERRADA c) ocorreram perdas com clientes na ordem de 300 em 19x8 Para calcular as perdas com cliente de 19x8, precisaramos do saldo inicial da conta PDD. Como a questo no fornece tal saldo, no h como calcular. Portanto, ALTERNATIVA ERRADA. e) as atividades disponibilidades de investimento geraram um aumento nas

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Note que a questo no menciona nenhuma venda de ativo permanente. Vamos examinar as contas envolvidas : Participaes Societrias 10.000 12.000 O aumento de 2000 nesta conta poderia ser o resultado da equivalncia patrimonial. Mas, no resultado no aparece receita de equivalncia patrimonial. Assim, podemos concluir que tal valor refere-se aquisio de novas participaes societrias. Terrenos 15.000 15.000 sem alterao Bens de Uso 13.000 18.000 O valor desta conta aumentou 5.000, em virtude de aquisio de bens de uso. Depreciaes Acumuladas (2.000) (3.500) o aumento de 1500 refere-se despesa de depreciao do perodo (confira na DRE a depreciao de 19x9 no valor de 1500). Portanto, as atividades de investimento geraram uma diminuio nas disponibilidades de 7.000 Participaes societrias 2000 e bens de uso 5000 = - 7.000 ALTERNATIVA ERRADA. Muito bem! Agora, que j nos livramos das alternativas erradas, vamos nos divertir com a alternativa correta LETRA D. d) houve um aumento de capital com aporte de recursos dos scios Como as outras esto erradas, a nica alternativa que restou foi esta. Para fins didticos, vamos acrescentar trs outras perguntas: 1) Qual o valor do aumento de capital com aporte dos scios? a) 6.000 b) 7.000 c) 8.000 d) 9.000 e) 10.000 2) Qual o valor do caixa gerado/consumido nas atividades de financiamento ? a) 9.000 b) 10.000 c)11.000 d)12.000 e)13.000 3) Qual o valor do caixa gerado/consumido nas atividades operacionais ? a) + 3.000 b) - 4.000 c) - 5.000 d) + 2.000 e) - 3.000 1) Qual o valor do aumento de capital com aporte dos scios? a) 6.000 b) 7.000 c) 8.000 d) 9.000 e) 10.000 Chegamos ao nosso tema: valores escondidos no fluxo de caixa. A questo no menciona o valor do aporte dos scios, mas fornece as informaes necessrias para que seja calculado. Capital Social 30.000 40.000

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa A conta Capital Social passou de 30.000 para 40.000. Portanto aumentou 10.000. Mas s parte desse aumento foi com aporte dos scios. Repare que h um lucro lquido em 19x9 de 6.000. Esse lucro j foi incorporado ao balano patrimonial que estamos analisando (total do ativo bate com Passivo mais PL). Alm disso, a questo informa que do resultado de 19x9 foram destinados 3500 para os acionistas e 500 para Reserva de lucro. Portanto, do lucro de 6000, sobram 2.000. Em que conta esto estes 2.000? Lucros Prejuzos Acumulados 3.000 2.000 Esta conta apresentava saldo inicial de 3000, recebeu mais 2.000 do resultado de 19x9 e apresenta saldo final de 2.000. Houve, portanto, uma sada de 3.000 da conta lucros / prejuzos acumulados. Esse valor foi usado para aumentar o capital social. Assim, do aumento de 10.000 da conta Capital Social, 3.000 foram incorporao de lucros acumulados e 7.000 aporte dos scios. Resposta: LETRA B) 7.000 2) Qual o valor do caixa gerado/consumido nas atividades de financiamento? a) 9.000 b) 10.000 c)11.000 d)12.000 e)13.000 Atividades de financiamento (+) Aporte de capital dos scios :........+ 7.000 (-) pagamento de dividendos ..............- 1.000 (veja resoluo alternativa a da questo 27, acima) (+) Emprstimos de longo prazo.........+6.000 (veja obs. 1 abaixo) Caixa gerado ativ. Financiamento.......+12.000 LETRA d 3) Qual o valor operacionais? Resoluo rpida: FCO + FCF + FCI = variao das disponibilidades J calculamos acima o FCF e o FCI. A variao das disponibilidades foi de +2.000. do caixa gerado/consumido nas atividades

a) + 3.000 b) - 4.000 c) - 5.000 d) + 2.000 e) - 3.000

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Portanto, temos: FCO + 12000-7000 = 2.000 FCO + 5000 = 2000 FCO = - 3000 LETRA c Resoluo detalhada: Lucro lquido (+) depreciao lucro ajustado var estoque var clientes var PDD var dupl. desc.. var ctas a pagar var fornecedores var prov. IR Total FCO 6.000 1.500 7.500 2.500 -17.000 50 -2.550 2.000 3.500 1.000 -3.000

Observao 1: como a questo no informa nada, estamos considerando que o valor das despesas financeira foi pago no perodo, e que o aumento de 6000 em emprstimos de longo prazo refere-se a efetiva entrada de caixa de novos emprstimos. Se a questo mencionasse que parte do valor das despesas financeiras refere-se a juros capitalizados, precisaramos ajustar os fluxos de caixa das atividades operacionais e de financiamento. Observao 2: esta questo de 2001, por isso apresenta saldo na conta lucros acumulados. Atualmente, o saldo desta conta deveria ser apropriado como reserva ou distribudo como dividendos.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Instrues: Para responder s questes de nmeros 3 a 9, considere as informaes a seguir oriundas do Departamento de Contabilidade da Cia. Margarida. I. Os saldos finais de suas contas no perodo 2007/2008 eram:

II. Dados complementares relativos a operaes realizadas, na empresa, no exerccio de 2008: - No incio do perodo a empresa renova integralmente sua frota, leiloando todos os veculos antigos e adquirindo novos veculos, mais adequados s necessidades previstas para os prximos 5 anos. - Aumenta seu capital por meio da utilizao do saldo anterior das Reservas e de subscries de novos scios. - Altera o perfil de sua dvida de longo prazo, quitando os emprstimos anteriores, cujo vencimento era previsto para o final de 2009 e assume novo compromisso com quitao prevista para o final de 2012. - A empresa adquiriu novos imveis, preparando-se para expanso futura, no final do perodo. 3. O resultado apurado pela empresa em 2007 foi (A) um prejuzo de R$ 1.000,00. (B) um resultado superavitrio. (C) maior que o obtido em 2008.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (D) um resultado deficitrio. (E) inferior ao resultado de 2008. Comentrios: Para resolver esta questo, precisamos elaborar a DRE de 2007 e 2008. DRE Vendas de Mercadorias CMV Lucro Bruto Amortizaes Depreciaes Despesas de juros Despesas Administrativas Despesas Comerciais Despesas Tributrias Encargos e salrios Perdas com clientes Proviso para Devedores Resultado da Equivalncia Resultado c/ Alienao veculos Resultado Perodo 2.007 50.000 -20.000 30.000 -1.000 -1.000 -4.000 -3.000 -4.300 -4.400 -12.000 0 -300 0 0 0 2.008 70.000 -30.000 40.000 -1.000 -2.000 -4.500 -5.000 -5.100 -6.100 -16.100 -1.200 -500 -500 1.000 -1.000

Alternativa Correta: C. O resultado de 2007 foi maior que o obtido em 2008. 4. O valor recebido na alienao dos veculos foi, em R$, (A) 1.000,00 (B) 2.000,00 (C) 3.000,00 (D) 4.000,00 (E) 5.000,00 Comentrios Para resolver esta questo, devemos supor que o valor de depreciao acumulada de 2007 refere-se integralmente aos veculos, embora no enunciado no conste tal informao. Valor contbil dos veculos em 2007: Valor original.......................................5.000 (-) depreciao acumulada................(3.000) (=) valor contbil.................................2.000

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

Valor recebido na alienao..............................???? (-) valor contbil dos veculos.........................(2.000) = Resultado com alienao de veculos...........1.000 Portanto, o valor recebido na alienao dos veculos foi R$ 3.000,00 Alternativa correta: C 5. Em 2008, o ingresso de caixa gerado pelos clientes foi, em R$, (A) 71.500,00 (B) 71.200,00 (C) 70.000,00 (D) 69.300,00 (E) 69.000,00 Comentrios: Vamos resolver usando frmula Saldo inicial + entradas sadas = saldo final A conta principal Clientes. Mas, antes, precisamos verificar se houve baixa de Clientes contra PDD (diminui o saldo de Clientes, mas no entrada de caixa). Conta: PDD (retificadora do ativo saldo credor): Saldo inicial 300 + entradas 500 sadas (baixas) ????? = saldo final 500 Calculando, temos sadas = 500 ( o valor que foi baixado de clientes contra PDD) Para entender melhor: A conta de PDD ( retificadora do ativo) comeou 2008 com saldo inicial de 300. Durante o ano, ocorreram baixas (sadas da conta) Contabilizao das baixas: D PDD (retificadora do ativo) C Clientes

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Este lanamento diminui o saldo de Clientes. Normalmente, a diminuio do saldo da conta Clientes ocorre pelo pagamento (entrada de dinheiro). Mas, na baixa de duplicatas incobrveis, no h entrada de caixa. Por isso, precisamos calcular esse valor, para ajustar na conta de clientes. No final do ano, ocorre a constituio de nova Proviso para Devedores Duvidosos: D Proviso para Devedores (conta de resultado)....500 C PDD (retificadora do Ativo)..................................500 Encontramos este valor pela despesa ( proviso para devedores saldo devedor) E finalmente o saldo final da PDD aparece no balano, em 2008, com saldo credor. J calculamos as baixas, que foram de 300 (todo o saldo inicial, portanto). Agora, chamamos a ateno para a conta Perdas com clientes, saldo devedor de 1200 em 2008. Esta conta usada quando ocorre perda maior que o saldo da PDD. Ou seja, alm da baixa de 300 com clientes incobrveis ( que j calculamos acima), houve mais 1200 de perda, que aparecem nesta conta. D Perdas com clientes (resultado) ....1.200 C - Clientes...........................................1.200 Conta Clientes: Saldo inicial..........................................18.000 (+) entradas (vendas 2008) .................70.000 (-) Baixa PDD.........................................( 300) (-) Baixa perdas com clientes............1.200 (-) sadas ( recebimentos)..................???? = saldo final......................................27.500 Calculando, obtemos sadas (recebimentos) = R$ 59.000,00 Que devem ser somados ao valor das duplicatas descontadas: Recebimentos 59.000 + duplicatas descontadas 10.000 = R$ 69.000,00

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Alternativa Correta: E 6. Na elaborao do Fluxo de Caixa Indireto o valor do resultado ajustado , em R$, (A) 2.400,00 (B) 2.000,00 (C) 1.500,00 (D) 1.000,00 (E) (1.500,00) Comentrios: O esquema para calcular o lucro ajustado, no mtodo indireto, o seguinte: Modelo de Fluxo de Caixa pelo Mtodo Indireto: Atividades operacionais Lucro lquido (+) depreciao, amortizao e exausto (+)(-) Resultado da equivalncia patrimonial (+)(-) Resultado intangveis na alienao de imobilizado, investimentos ou

(+) despesas financeiras que no afetam o caixa (-) receitas financeiras que no afetam o caixa (=) lucro ajustado Aplicando questo, temos: Lucro Lquido (+) depreciao (+) amortizaes (+) Resultado da Equivalncia Patrimonial (-) Resultado na alienao veculos Lucro ajustado Alternativa correta: C 7. O valor do Ativo Circulante de 2008 , em R$, (A) 28.500,00 (B) 24.500,00 -1000 2000 1000 500 -1000 1500

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (C) 23.500,00 (D) 22.500,00 (E) 21.500,00 Comentrios Questo tranqila, s identificar as contas do ativo circulante e somar. No devemos esquecer as contas retificadoras do ativo, que aparecem com saldos credores. Ativo Circulante Caixa Clientes Proviso para devedores duplicatas descontadas Estoques Total Ativo Circulante Alternativa correta: E 8 O valor total do fluxo do caixa gerado pelas atividades de Investimentos corresponde a, em R$, (A) um ingresso de caixa de 20.000,00 (B) um ingresso de caixa de 7.000,00 (C) uma sada de recursos de 7.000,00 (D) uma entrada de recursos de 17.000,00 (E) uma sada de caixa de 17.000,00 Comentrios A questo informa que a empresa renovou inteiramente sua frota de veculos, portanto o saldo da conta Veculos em 2008 refere-se aquisio. Houve tambm compra de Imveis, neste caso calculamos a diferena entre o saldo inicial e final. Quanto ao valor da venda dos veculos usados, j calculamos acima. Fluxo de Caixa das Atividades de Investimentos Compra de Veculos -10.000 compra de Imveis -10.000 venda de Veculos 3.000 Caixa consumido nas Atividades de Investimento -17.000 Alternativa correta: E 2.008 1.500 27.500 -500 -10.000 3.000 21.500

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa 9 O valor das compras de mercadorias efetuadas no perodo , em R$, (A) 29.000,00 (B) 30.200,00 (C) 31.000,00 (D) 31.200,00 (E) 33.000,00 Comentrios: Usamos a frmula de sempre na conta estoque: Saldo inicial.......................1.800 + entradas (compras)........????? (-) sadas (CMV)...............(30.000) = Saldo Final......................3.000 Calculando, temos entradas = compras = 31.200,00 Alternativa correta: D 10 CC/Analista Judicirio/Contabilidade/TRT 18/2008) Um dos objetivos da Demonstrao do Fluxo de Caixa, recm tornada obrigatria em virtude da modificao introduzida pela Lei no 11.638/2007 na Lei das Sociedades por Aes, (A) permitir calcular o ndice de liquidez corrente. (B) avaliar quanto do lucro da entidade foi aplicado no seu Disponvel. (C) evidenciar a variao do Capital Circulante Lquido da entidade de um exerccio para o outro. (D) avaliar a situao financeira da empresa no curto prazo (at um ano). (E) permitir a auditoria das disponibilidades da empresa com custo menor. Comentrios a. O item est incorreto. O ndice de liquidez corrente calculado do seguinte modo: ndice de Liquidez Corrente = Ativo Circulante/Passivo Circulante. A DFC no tem por objetivo precpuo fornecer dados para os seus clculos. b. Assertiva correta. Dispe o Pronunciamento Tcnico n. 03 do CPC que as informaes dos fluxos de caixa de uma entidade so teis para proporcionar aos usurios das demonstraes contbeis uma

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como suas necessidades de liquidez. As decises econmicas que so tomadas pelos usurios exigem avaliao da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como da poca e do grau de segurana de gerao de tais recursos. este, pois, o principal objetivo da DFC: apresentar informaes relevantes para o pblico interessado em avaliar a capacidade de a empresa gerar disponibilidades a partir de seus resultados. c. At 31.12.2007, a Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos (DOAR) era obrigatria para as companhias abertas e para as companhias fechadas com patrimnio lquido, na data do balano patrimonial, superior a R$ 1.000.000,00 (limite este atualizado pela Lei n 9.457/97). A DOAR indica as modificaes na posio financeira da companhia. A DOAR e no a DFC como props a questo tem como escopo a anlise da variao do Capital Circulante Lquido, que a diferena entre o ativo circulante (disponvel, contas a receber, estoques e despesas pagas antecipadamente) e o passivo circulante (fornecedores, contas a pagar e outras exigibilidades do exerccio seguinte) em determinada data. d. A DFC no tem por escopo avaliar a situao da companhia no prazo de 1 ano. Esta avaliao pode ser feita por uma anlise do balano patrimonial, atravs da utilizao de ndices, como ndices de liquidez, da rotatividade, dentre outros. e. O objetivo precpuo da DFC analisar as variaes ocorridas nas disponibilidades da companhia e no diminuir os custos de auditoria. Item falso! Gabarito B. 11. (FCC/Analista Judicirio/Contabilidade/TRT 2/2008/Adaptada) A Cia. Comercial Itapicuru elaborou a Demonstrao do Fluxo de Caixa para o exerccio encerrado em 31/12/2007, da qual foram extradas as informaes abaixo (em R$). Lucro lquido do exerccio ....................................... 280.000,00 Emprstimo bancrio obtido no exerccio de 2007.. 320.000,00 Valor total de aquisio de imvel com entrada de 20% 450.000,00 Dividendos distribudos ........................................... 140.000,00 Despesas de depreciao....................................... 100.000,00 Ganho na alienao de bem do ativo imobilizado ... 150.000,00 Aumento de capital em numerrio........................... 180.000,00

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Aquisio de participao societria vista ............ 200.000,00 Aumento em Duplicatas a Receber......................... 90.000,00 Diminuio em Estoques ........................................ 20.000,00 Aumento em Fornecedores..................................... 50.000,00 Diminuio em Tributos a Recolher ........................ 30.000,00 Utilizando apenas essas informaes, correto concluir que o fluxo de caixa operacional da sociedade acarretou um aumento do Disponvel, em R$, de (A) 150.000,00. (B) 170.000,00. (C) 180.000,00. (D) 220.000,00. (E) 230.000,00. Comentrios O fluxo de caixa evidenciado atravs da Demonstrao de Fluxo de Caixa (DFC), uma demonstrao de grande importncia na anlise da empresa, porque evidencia as modificaes ocorridas nas disponibilidades da entidade (Caixa e Bancos Conta Movimento, principalmente). Sabemos que a Contabilidade calcula o resultado do exerccio segundo o regime de competncia. Assim, na DRE, as receitas e despesas apresentadas l figuram porque seus fatos geradores ocorreram, independentemente de ter havido pagamento ou recebimento, isto , sada ou entrada de numerrio no Caixa. O resultado apurado pelo regime de caixa pode ser diferente do resultado pelo regime de competncia. O fluxo de caixa no necessariamente coincidente com o fluxo econmico. Ao revs, normalmente os resultados sero distintos. Por exemplo, a empresa pode apurar lucro na DRE, e prejuzo na DFC. A DFC representa, destarte, as entradas e sadas de dinheiro no caixa. Costuma-se classificar os fluxos de caixa em 3 fluxos: Operacionais; Financiamentos; Investimentos. Os fluxos das operaes so os decorrentes das atividades operacionais da empresa, ou seja, decorrentes da explorao do objeto social da empresa. O fluxo de financiamento refere-se a emprstimos e financiamentos obtidos pela empresa, inclusive recebimento de emprstimos e pagamento na amortizao dessas dvidas. Por sua vez, os fluxos de investimento representam investimento em imobilizados e outras sociedades. A apurao da DFC pode ser feita pelo mtodo direto ou pelo mtodo indireto. A diferena entra ambos est no fluxo operacional, to-

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa somente. A DFC pelo mtodo indireto parte do lucro lquido fazendo os ajustes correspondentes, como o caso da questo. Ao partir do lucro lquido do exerccio, estamos considerando que todo o lucro ingressou no Caixa, o que j sabemos no ser verdade. Assim, os ajustes servem para adequar o resultado econmico ao resultado financeiro. Vamos resoluo. Lucro lquido do exerccio ....................................... 280.000,00 (+) Despesas de depreciao....................................... 100.000,00 (-) Ganho na alienao de bem do ativo imobilizado (150.000,00) Lucro Lquido Ajustado ............................................... 230.000,00 As despesas de depreciao devem ser adicionadas, uma vez que representaram despesas na DRE (logo so diminudas), porm, no configuram sada efetiva no caixa. J a soma no ganho de alienao de bem do ativo imobilizado ocorre em virtude de ser considerada fluxo de investimentos. Assim, como ser computada no fluxo de investimentos, deve ser subtrada do fluxo operacional, sob pena de ser computada por duas vezes no resultado do exerccio. Entendido? Agora temos que procurar na questo quais os fluxos e atividades que se relacionam s operaes principais. So elas: Lucro Lquido Ajustado ............................................... 230.000,00 (+) Aumento em Fornecedores..................................... 50.000,00 (-)Aumento em Duplicatas a Receber......................... (90.000,00) (+) Diminuio em Estoques ........................................ 20.000,00 (-) Diminuio em Tributos a Recolher ........................ (30.000,00) Fluxo das Atividades Operacionais .............................. 180.000,00 Explanando os motivos. O aumento da conta Fornecedores se d tendo em vista que representa obrigao que deixou de sair do caixa. J o aumento em duplicatas a receber deve ser considerado como diminuio do lucro, uma vez que representa venda que deixou de entrar no caixa (lembre-se do pressuposto: todo lucro entrou no caixa, estamos apenas fazendo os ajustes). A diminuio em estoques deve ser somada. Analisemos o motivo. Hipoteticamente, se voc tivesse uma quantia de R$ 1.000 de estoque inicial e tivesse comprado vista mais R$ 1.000. Ao final do exerccio o seu CMV foi de R$ 1.200. Assim, tnhamos R$ 2.000 no estoque e ficamos com R$ 800 de estoque final. Vejam que houve diminuio em estoques, em relao ao estoque inicial, todavia essa diferena entre o

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa CMV e o que se comprou vista, no exemplo R$ 200,00, corresponde dinheiro que no saiu do caixa, pois foi adquirida em exerccio anterior. Deve-se, por isso, proceder sua soma no fluxo de caixa. J em relao ao tributos a recolher, devemos proceder diminuio, uma vez que representou dinheiro que saiu do caixa para pagamento. 12 FCC/Analista Judicirio/Contabilidade/TRT 2/2008) A Lei no 11.638/2007, ao modificar a redao de alguns artigos da Lei no 6.404/1976, introduziu a obrigatoriedade da elaborao de duas demonstraes contbeis adicionais para as sociedades por aes. So elas: (A) Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados e Demonstrao do Valor Adicionado. (B) Demonstrao dos Fluxos de Caixa e Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido. (C) Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos e Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido. (D) Demonstrao do Valor Adicionado e Demonstrao dos Fluxos de Caixa. (E) Demonstrao do Dividendo Obrigatrio e Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido. Comentrios Com a Lei 11.638/07, a DOAR deixou de ser obrigatria. O BP, DRE e DLPA j eram obrigatrios antes da edio da Lei. A DMPL exigida pela CVM para companhias abertas, apenas. No h meno DMPL na Lei das SAs. Segundo o artigo 176 da Lei da Sociedades por Aes: Ao fim de cada exerccio social, a diretoria far elaborar, com base na escriturao mercantil da companhia, as seguintes demonstraes financeiras, que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio: I - balano patrimonial; II - demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; III - demonstrao do resultado do exerccio; e IV - demonstrao das origens e aplicaes de recursos. IV demonstrao dos fluxos de caixa; e (Redao dada pela Lei n 11.638,de 2007) V se companhia aberta, demonstrao do valor adicionado. (Includo pela Lei n 11.638,de 2007) O gabarito, portanto, a letra D.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa 13. (FCC/Analista Trainee/Metr SP/2008) Na Demonstrao do Fluxo de Caixa, constitui uma entrada de caixa classificada nas atividades de financiamento: (A) venda de aes emitidas. (B) venda de mercadorias a prazo. (C) alienao de participaes societrias permanentes. (D) venda de imobilizado a longo prazo. (E) dividendos recebidos. Comentrios Os fluxos de financiamentos referem-se a emprstimos e financiamentos captados pela empresa, incluindo o recebimento dos emprstimos e desembolso feito nas amortizaes de tais dvidas. Incluem-se, igualmente, os recursos recebidos de scios (integralizaes de capital feitas em dinheiro) e dividendos pagos a acionistas. Assim, o gabarito letra A, marcando o gabarito na presuno de que a venda se deu vista, pois a questo foi silente. A venda de mercadorias a prazo no afeta o fluxo de caixa. J a alienao de participaes societrias permanentes relaciona-se aos fluxos de investimentos. A venda de imobilizado a longo prazo tambm no afetar o fluxo de caixa da empresa, uma vez que no entra numerrio na tesouraria. J os dividendos recebidos so classificados como fluxo operacional. Atente-se para o que dispe o CPC: Esta norma encoraja fortemente as entidades a classificarem os juros, recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital prprio recebidos como fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre o capital prprio pagos como fluxos de caixa das atividades de financiamento. Alternativa diferente deve ser seguida de nota evidenciando esse fato. Portanto, Dividendos pagos Fluxo de Financiamento Dividendos recebidos Fluxo Operacional Gabarito Letra A. 14. A empresa Novos Tempos S.A. tem, segundo a lei societria vigente, a obrigatoriedade de apresentar a Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC). Em um determinado perodo, a empresa efetuou a venda de mquinas e equipamentos totalmente depreciados pelo valor de R$ 100.000,00, realizou aumento de capital no valor de R$ 1.000.000,00 e

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa comprou softwares ligados ao processo produtivo vista. Na DFC, do mesmo perodo, esses eventos geraram, respectivamente, (A) aumento das fontes de investimento, aumento das fontes de financiamento e diminuio das fontes de investimento. (B) aumento das fontes de financiamento, aumento das fontes de investimento e aumento das fontes de investimento. (C) diminuio das fontes de investimentos, diminuio das fontes de financiamento e diminuio das fontes de investimento. (D) diminuio das fontes de financiamento, diminuio das fontes de investimento e aumento das fontes de investimento. (E) diminuio das fontes de investimento, aumento das fontes de financiamento e aumento das fontes de financiamento. Comentrios: Conforme o Pronunciamento CPC 03 Fluxo de Caixa: Atividades Operacionais 13. O montante dos fluxos de caixa advindos das atividades operacionais um indicador chave da extenso pela qual as operaes da entidade tm gerado suficientes fluxos de caixa para amortizar emprstimos, manter a capacidade operacional da entidade, pagar dividendos e juros sobre o capital prprio e fazer novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento. As informaes sobre os componentes especficos dos fluxos de caixa operacionais histricos so teis, em conjunto com outras informaes, na projeo de fluxos futuros de caixa operacionais. 14. Os fluxos de caixa advindos das atividades operacionais so basicamente derivados das principais atividades geradoras de receita da entidade. Portanto, eles geralmente resultam de transaes e de outros eventos que entram na apurao do lucro lquido ou prejuzo. Exemplos de fluxos de caixa que decorrem das atividades operacionais so: (a) recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestao de servios; (b) recebimentos de caixa comisses e outras receitas; decorrentes de royalties, honorrios,

(c) pagamentos de caixa a fornecedores de mercadorias e servios; (d) pagamentos de caixa a empregados ou por conta de empregados; (e) recebimentos e pagamentos de caixa por seguradora de prmios e sinistros, anuidades e outros benefcios da aplice;

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (f) pagamentos ou restituio de caixa de impostos sobre a renda, a menos que possam ser especificamente identificados com as atividades de financiamento ou de investimento; e (g) recebimentos e pagamentos de caixa de contratos mantidos para negociao imediata ou disponveis para venda futura. Algumas transaes, como a venda de item do imobilizado, podem resultar em ganho ou perda, que includo na apurao do lucro lquido ou prejuzo. Os fluxos de caixa relativos a tais transaes so fluxos de caixa provenientes de atividades de investimento. Entretanto, pagamentos em caixa para a produo ou a aquisio de ativos mantidos para aluguel a terceiros que, em sequncia, so vendidos so fluxos de caixa advindos das atividades operacionais. Os recebimentos de aluguis e das vendas subseqentes de tais ativos so tambm fluxos de caixa das atividades operacionais.

15. A entidade pode manter ttulos e emprstimos para fins de negociao imediata ou futura (dealing or trading purposes), os quais, no caso, so semelhantes a estoques adquiridos especificamente para revenda. Dessa forma, os fluxos de caixa advindos da compra e venda desses ttulos so classificados como atividades operacionais. Da mesma forma, as antecipaes de caixa e os emprstimos feitos por instituies financeiras so comumente classificados como atividades operacionais, uma vez que se referem principal atividade geradora de receita dessas entidades.

Atividades de Investimento 16. A divulgao em separado dos fluxos de caixa advindos das atividades de investimento importante em funo de tais fluxos de caixa representarem a extenso em que os dispndios de recursos so feitos pela entidade com a finalidade de gerar lucros e fluxos de caixa no futuro. Somente desembolsos que resultam em ativo reconhecido nas demonstraes contbeis so passveis de classificao como atividades de investimento. Exemplos de fluxos de caixa advindos das atividades de investimento so: (a) pagamentos em caixa para aquisio de ativo imobilizado, intangveis e outros ativos de longo prazo. Esses pagamentos incluem aqueles relacionados aos custos de desenvolvimento ativados e aos ativos imobilizados de construo prpria; (b) recebimentos de caixa resultantes da venda de ativo imobilizado, intangveis e outros ativos de longo prazo;

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (c) pagamentos em caixa para aquisio de instrumentos patrimoniais ou instrumentos de dvida de outras entidades e participaes societrias em joint ventures (exceto aqueles pagamentos referentes a ttulos considerados como equivalentes de caixa ou aqueles mantidos para negociao imediata ou futura); (d) recebimentos de caixa provenientes da venda de instrumentos patrimoniais ou instrumentos de dvida de outras entidades e participaes societrias em joint ventures (exceto aqueles recebimentos referentes aos ttulos considerados como equivalentes de caixa e aqueles mantidos para negociao imediata ou futura); (e) adiantamentos em caixa e emprstimos feitos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e emprstimos feitos por instituio financeira); (f) recebimentos de caixa pela liquidao de adiantamentos ou amortizao de emprstimos concedidos a terceiros (exceto aqueles adiantamentos e emprstimos de instituio financeira); (g) pagamentos em caixa por contratos futuros, a termo, de opo e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociao imediata ou futura, ou os pagamentos forem classificados como atividades de financiamento; e (h) recebimentos de caixa por contratos futuros, a termo, de opo e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociao imediata ou venda futura, ou os recebimentos forem classificados como atividades de financiamento. Quando um contrato for contabilizado como proteo (hedge) de posio identificvel, os fluxos de caixa do contrato devem ser classificados do mesmo modo como foram classificados os fluxos de caixa da posio que estiver sendo protegida.

Atividades de Financiamento 17. A divulgao separada dos fluxos de caixa advindos das atividades de financiamento importante por ser til na predio de exigncias de fluxos futuros de caixa por parte de fornecedores de capital entidade. Exemplos de fluxos de caixa advindos das atividades de financiamento so: (a) caixa recebido pela emisso de aes ou outros instrumentos patrimoniais; (b) pagamentos em caixa a investidores para adquirir ou resgatar aes da entidade;

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (c) caixa recebido pela emisso de debntures, emprstimos, notas promissrias, outros ttulos de dvida, hipotecas e outros emprstimos de curto e longo prazos; (d) amortizao de emprstimos e financiamentos; e (e) pagamentos em caixa pelo arrendatrio para reduo do passivo relativo a arrendamento mercantil financeiro. Vamos analisar as operaes: 1) venda de mquinas e equipamentos totalmente depreciados pelo valor de R$ 100.000,00 Aumento das fontes de Investimentos. 2) aumento de capital no valor de R$ 1.000.000,00 Aumento das fontes de Financiamento 3) comprou softwares ligados ao processo produtivo vista Diminuio das fontes de Investimentos Alternativa correta: A Instrues: Para responder s questes de nmeros 15 e 16, considere os dados fornecidos a seguir. Dos livros de uma empresa, foram retirados as contas e seus respectivos saldos: Conta Saldos (R$) Estoque inicial de 2008 1.200.000,00 Estoque final de 2008 800.000,00 Custo das mercadorias vendidas de 2008 1.400.000,00 Custo das mercadorias vendidas de 2009 1.050.000,00 Compras de 2009 300.000,00 15. O valor das compras de 2008 , em R$, (A) 1.200.000,00 (B) 1.000.000,00 (C) 500.000,00 (D) 300.000,00 (E) 200.000,00 Comentrios: Para resolver esse tipo de questo, use sempre a frmula : Saldo inicial + entradas sadas = saldo final Saldo inicial e Saldo final: Fornecidos pelo enunciado

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Entradas : compras ( o que queremos descobrir) Sadas: CMV 1.200.000 + compras ??? 1.400.000 = 800.000 Resolvendo, temos compras = 1.000.000 Alternativa B 16. O valor do estoque final em 2009 , em R$, (A) 1.000.000,00 (B) 800.000,00 (C) 500.000,00 (D) 150.000,00 (E) 50.000,00 Comentrios: Usando novamente a frmula Saldo inicial + entradas sadas = saldo final Temos: 800.000 + 300.000 1.050.000 = saldo Final Portanto, Saldo final de estoque = 50.000,00 ALTERNATIVA E 17. Com relao demonstrao dos Fluxos de Caixa, o resultado obtido com a alienao de imobilizado representa: (A) um acrscimo de recurso evidenciado nesta demonstrao como atividade de investimento. (B) um ajuste de resultado se o mtodo utilizado para elaborao dessa demonstrao for o indireto. (C) um ingresso de recurso e por esta razo evidenciada como atividade de financiamento. (D) um ganho, reconhecido pelo seu valor lquido como uma atividade operacional. (E) uma atividade operacional se a empresa utilizar, para elaborao dessa demonstrao, o mtodo direto. Comentrios: Anlise das alternativas: A) Alternativa INCORRETA. O resultado obtido com a alienao de Imobilizado faz parte do fluxo de caixa das atividades de Investimentos. B) Alternativa CORRETA. No mtodo Indireto, partimos do Lucro Lquido e ajustamos as operaes que afetaram o lucro, mas no o

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa caixa; e tambm as operaes que, embora tenham afetado o caixa, no so parte do fluxo de caixa das atividades operacionais. A alienao de Imobilizado, como j vimos, faz parte das atividades de Investimentos, portanto deve ser ajustado no resultado. C) Alternativa INCORRETA. A alienao de Imobilizado um ingresso de recurso, mas classificada como atividade de Investimento. D) Alternativa INCORRETA. No atividade operacional. E) Alternativa INCORRETA. O mtodo direto diferencia-se do indireto na forma de elaborao, mas os dois seguem a mesma classificao entre os fluxos das atividades Operacionais, de Investimentos e de Financiamentos. Modelo de Fluxo de Caixa pelo Mtodo Indireto: Atividades operacionais Lucro lquido (+) depreciao, amortizao e exausto (+)(-) Resultado da equivalncia patrimonial (+)(-) Resultado intangveis na alienao de imobilizado, investimentos ou

(+) despesas financeiras que no afetam o caixa (-) receitas financeiras que no afetam o caixa (=) lucro ajustado (+)(-) variao nas contas do ativo circulante e realizvel a longo prazo: Duplicatas a receber Clientes (PDD) (duplicatas descontadas) Estoques Despesas antecipadas (+)(-) variao nas contas do passivo circulante e passivo no circulante: Fornecedores Contas a pagar Impostos a recolher Atividades de financiamento terceiros Emprstimos e financiamentos (passivo captao e pagamento) scios Aumento/integralizao de capital (PL)

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Pagamento de dividendos Atividades de Investimento Compra e venda de investimentos, imobilizado e intangvel (parte do Ativo No Circulante) 18. De acordo com a estrutura da Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC), o valor da venda de um imobilizado e a amortizao de um emprstimo (principal) devem ser classificados, respectivamente, no fluxo de caixa das atividades (A) operacionais e de investimento. (B) de financiamento e de financiamento. (C) de investimento e de investimento. (D) de investimento e de financiamento. (E) de financiamento e operacionais. Comentrios: A venda de um imobilizado classificada no fluxo das atividades de Investimentos. J a amortizao de Emprstimo Financiamentos. Alternativa correta : D 19. A Lei no 11.638/07 instituiu a obrigatoriedade da elaborao e divulgao da Demonstrao do Fluxo de Caixa (DFC) no Brasil e definiu sua estrutura. Com base em tal estrutura, o aumento de capital em dinheiro e os pagamentos de dividendos devem ser classificados, respectivamente, no Fluxo de Caixa das Atividades (A) Operacionais e no Fluxo de Caixa das Atividades de Investimento. (B) de Financiamento e no Fluxo de Caixa das Atividades de Financiamento. (C) de Investimento e no Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais. (D) de Investimento e no Fluxo de Caixa das Atividades de Investimento. (E) de Financiamento e no Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais. COMENTRIOS: O aumento de capital em dinheiro classificado no Fluxo de Caixa Das Atividades de Financiamento. Quanto aos dividendos, vamos aproveitar a questo para mostrar como o Pronunciamento Tcnico CPC 03 trata do assunto: faz parte das atividades de

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa 34-A Este Pronunciamento encoraja fortemente as entidades a classificarem os juros, recebidos ou pagos, e os dividendos e juros sobre o capital prprio recebidos como fluxos de caixa das atividades operacionais, e os dividendos e juros sobre o capital prprio pagos como fluxos de caixa das atividades de financiamento. Alternativa diferente deve ser seguida de nota evidenciando esse fato. Ou seja, o classificao: Pronunciamento encoraja fortemente a seguinte

Juros pagos e recebidos: Atividades Operacionais Dividendos e Juros sobre o Capital Prprio recebido: Atividades Operacionais Dividendos e Juros sobre o Capital Prprio pagos: Atividade de Financiamento A empresa pode classificar de outra forma, desde que evidencie tal fato em nota. Para concurso: se a questo no mencionar expressamente alternativa diferente, devemos seguir a classificao que o Pronunciamento encoraja fortemente. Resposta correta: Alternativa B 20. So demonstraes obrigatrias para todos os tipos de sociedades por aes: (A) Demonstrao dos Lucros ou Prejuzos Acumulados e do Resultado do Exerccio. (B) Balano Patrimonial e a Demonstrao do Valor Adicionado. (C) Demonstrao dos Fluxos de Caixa e o Balano Patrimonial. (D) Demonstrao do Valor Adicionado e a Demonstrao do Lucro ou Prejuzo do Exerccio. (E) Demonstrao do Resultado do Exerccio e Demonstrao dos Fluxos de Caixa. Comentrios: Questo literal da lei 6404/76. Confira: Art. 176. Ao fim de cada exerccio social, a diretoria far elaborar, com base na escriturao mercantil da companhia, as seguintes demonstraes financeiras, que devero exprimir com clareza a situao do patrimnio da companhia e as mutaes ocorridas no exerccio:

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa I - balano patrimonial; II - demonstrao dos lucros ou prejuzos acumulados; III - demonstrao do resultado do exerccio; e IV demonstrao dos fluxos de caixa; e V se companhia aberta, demonstrao do valor adicionado 6o A companhia fechada com patrimnio lquido, na data do balano, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhes de reais) no ser obrigada elaborao e publicao da demonstrao dos fluxos de caixa.. Assim, as companhias fechadas no esto obrigadas divulgao da Demonstrao do Valor Adicionado; e as companhias fechadas com PL inferior a dois milhes no esto obrigadas divulgao da Demonstrao do Fluxo de Caixa. Alternativa correta: A 21. Na elaborao do Fluxo de Caixa pelo mtodo indireto, para a determinao do fluxo de caixa lquido das atividades operacionais, correspondem a ajustes do resultado lquido (A) as variaes cambiais no-realizadas, o resultado de equivalncia patrimonial e as perdas com clientes. (B) a proviso para crdito de liquidao duvidosa, as recuperaes de perdas com clientes e as receitas eventuais recebidas. (C) as depreciaes reconhecidas no perodo e os resultados lquidos obtidos com alienao de investimentos. (D) os dividendos recebidos, a amortizao de parcelas de emprstimos de longo prazo e os recebimentos por alienao de imobilizados. (E) a converso de passivo de longo prazo em capital, os valores correspondentes a descontos de duplicatas e as aquisies de imobilizados. Comentrios: Os ajustes ao Fluxo de Caixa das Atividades Operacionais, pelo mtodo indireto, so: Lucro lquido (+) depreciao, amortizao e exausto (+)(-) Resultado da equivalncia patrimonial (+)(-) Resultado intangveis na alienao de imobilizado, investimentos ou

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (+) despesas financeiras que no afetam o caixa (-) receitas financeiras que no afetam o caixa (=) lucro ajustado Anlise das alternativas: A) Alternativa INCORRETA. As perdas com clientes no so ajustes ao Lucro Lquido, sendo considerada a variao da conta Proviso para Devedores Duvidosos. B) Alternativa INCORRETA. Nenhum dos fatos citados constitui ajuste ao Lucro Lquido. C) Alternativa CORRETA. As depreciaes reconhecidas e os resultados lquidos na alienao de investimentos so ajustados no lucro lquido, no mtodo indireto. D) Alternativa INCORRETA. Nenhum dos fatos citados constitui ajuste ao Lucro Lquido. E) Alternativa INCORRETA. Nenhum dos fatos citados constitui ajuste ao Lucro Lquido. 22. A empresa Virtual S.A. enquadrada no conceito de empresa de grande porte e obrigada a elaborar a demonstrao de fluxo de caixa realizou as seguintes operaes: I. Venda de veculo, totalmente depreciado, pelo valor de R$ 20.000,00; II. Aumento de Capital em dinheiro, feito pelos seus scios no valor de R$ 100.000,00; III. Emprstimos concedidos a empresas do grupo no valor de R$ 15.000,00. As operaes I, II, e III, correspondem, respectivamente, (A) ao aumento das fontes de financiamento e adio do valor no resultado do exerccio; aumento das fontes de financiamento; aumento das fontes de financiamento. (B) a diminuio das fontes de investimento e diminuio do valor no resultado do exerccio; diminuio das fontes de investimento; aumento do resultado do exerccio para ajust-lo. (C) ao ajuste aumentando o resultado do exerccio no valor da venda; aumento das fontes de investimento; aumento das fontes de investimento. (D) a diminuio das fontes de financiamento e aumento do valor no resultado do exerccio; diminuio das fontes de investimento; diminuio das fontes de investimento.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (E) ao aumento das fontes de investimento e diminuio do valor no resultado do exerccio; aumento das fontes de financiamento; diminuio das fontes de financiamento. Comentrios: Vamos analisar as operaes: 1) venda de veculo, totalmente depreciados pelo valor de R$ 20.000,00 Aumento das fontes de Investimentos. 2) aumento de capital em dinheiro no valor de R$ 100.000,00 Aumento das fontes de Financiamento 3) Emprstimos concedidos a empresas do grupo no valor de R$ 15.000,00. Diminuio das fontes de Financiamento. Alternativa correta: E Obs. Emprstimos concedidos a terceiros so classificados como atividade de Investimentos. Emprstimos concedidos a empresas do grupo e partes relacionadas so classificadas como atividades de Financiamento. 23. As informaes abaixo foram extradas do Balano Patrimonial e da Demonstrao de Resultado do Exerccio da Cia. Horto Florestal, relativas ao exerccio encerrado em 31/12/2008 (em R$): Lucro lquido do exerccio .............................. 380.000,00 Despesas de depreciao ............................. 70.000,00 Resultado positivo da equivalncia patrimonial ..................................................... 90.000,00 Aumento de Duplicatas a Receber ................. 65.000,00 Aumento de Fornecedores ............................ 40.000,00 Aumento de Contas a Pagar .......................... 20.000,00 Diminuio de estoques ................................. 35.000,00 Utilizando apenas as informaes fornecidas acima, correto afirmar que o fluxo de caixa derivado das atividades operacionais da companhia, nesse exerccio, correspondeu a uma entrada lquida de recursos de, em R$, (A) 380.000,00. (B) 390.000,00. (C) 295.000,00. (D) 335.000,00. (E) 355.000,00.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Comentrios: Questo de fluxo de caixa pelo mtodo Indireto. Usamos o seguinte esquema de clculo: Demonstrao de Fluxo de Caixa Mtodo Indireto Atividades operacionais Lucro lquido (+) depreciao, amortizao e exausto (+)(-) Resultado da equivalncia patrimonial (+)(-) Resultado intangveis na alienao de imobilizado, investimentos ou

(+) despesas financeiras que no afetam o caixa (-) receitas financeiras que no afetam o caixa (=) lucro ajustado (+)(-) variao nas contas do ativo circulante e realizvel a longo prazo: Duplicatas a receber Clientes (PDD) (duplicatas descontadas) Estoques Despesas antecipadas (+)(-) variao nas contas do passivo circulante e passivo no circulante: Fornecedores Contas a pagar Impostos a recolher Aumento do Ativo diminui o caixa Diminuio do Ativo aumenta o caixa Aumento do Passivo aumenta o caixa Diminuio do Passivo diminui o caixa. Com relao questo, a maneira mais rpida de resolver (depois que voc j estiver dominando o esquema de clculo acima) assinalar ao lado de cada valor se entra somando (+) ou diminuindo (-) o fluxo de caixa. E depois somar diretamente os valores, na ordem em que aparecem. Assim:

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Lucro lquido do exerccio .............................. 380.000,00 + Despesas de depreciao ................................ 70.000,00 + Resultado positivo da equivalncia patrimonial ..................................................... 90.000,00 Aumento de Duplicatas a Receber ................. 65.000,00 Aumento de Fornecedores ............................ 40.000,00 + Aumento de Contas a Pagar .......................... 20.000,00 + Diminuio de estoques ................................. 35.000,00 + Soma: 380.000 + 70.000 90.000 65.000 + 40.000 + 20.000 +35.000 = 390.000 Alternativa correta: B 24. (ESAF/AFPS 2002) Os Fluxos dos Caixas pelos mtodos a) descontado e direto. b) de gerao lquida e descontado. c) indireto e descontado. d) corrente e de gerao lquida. e) direto e indireto. Comentrios Dispensa comentrios, no ? Gabarito E. 25. (ESAF/AFPS 2002) Na elaborao do Fluxo dos Caixas so consideradas atividades de financiamento: a) recebimentos por emisso de debntures, pagamentos de dividendos distribudos no perodo e emprstimos obtidos. b) pagamentos pela aquisio de ttulos patrimoniais de outras empresas, emprstimos obtidos no mercado e pagamentos a fornecedores. c) recebimento de dividendos pela participao no patrimnio de outras empresas, pagamento de fornecedores e recursos para aumento de capital. d) pagamentos de encargos sobre emprstimos de longo prazo, recebimentos de dividendos e recebimentos provenientes de clientes. podem ser elaborados

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa e) recebimento do principal dos emprstimos concedidos, aquisies de novas participaes societrias e recebimentos de dividendos de empresas coligadas. Comentrios Letra a: fluxo de financiamento (CPC, item 17, a). Letra b: pagamentos pela aquisio de ttulos patrimoniais de outras empresas, emprstimos obtidos no mercado: atividades de financiamento; pagamentos a fornecedores: fluxo operacional. Letra c: recebimento de dividendos pela participao no patrimnio de outras empresas, pagamento de fornecedores: fluxo operacional; e recursos para aumento de capital: fluxo de investimento. Letra d: fluxo operacional. Letra e: recebimento do principal dos emprstimos concedidos: fluxo de financiamento; aquisies de novas participaes societrias: fluxo de investimentos; e recebimentos de dividendos de empresas coligadas: fluxo operacional. Gabarito A. Com base unicamente nas informaes fornecidas, responda s questes de 26 a 29. Dadas as informaes a seguir: I - As Demonstraes Contbeis, de trs perodos consecutivos, da CIA. MARACAN, registram nas contas abaixo, os seguintes saldos:

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa II - O Balano Patrimonial de 1998 evidenciava como saldos finais das contas a seguir os valores:

III - A empresa utilizava Contas a Pagar somente para registrar despesas a prazo.

26. (ESAF/AFRF 2002) O valor das compras efetuadas pela empresa em 2001 : a) 18.005.000 b) 17.935.000 c) 16.705.000 d) 14.535.000 e) 13.385.000

27. (ESAF/AFRF 2002) O valor de ingresso no Fluxo de Caixa, nos trs perodos, proveniente das Vendas : 1999 2000 2001 a) 15.000.000 25.000.000 32.000.000 b) 13.000.000 22.002.000 31.998.000 c) 12.997.000 22.000.000 31.992.000 d) 9.007.000 21.992.000 27.988.000 e) 4.997.000 15.982.000 27.992.000

28. (ESAF/AFRF 2002) Se 10% das Despesas do ano de 2000 representarem valores ligados a itens provisionados, pode-se afirmar que o valor das sadas de caixa decorrentes de pagamento de despesas : a) 3.700.000 b) 3.920.000 c) 4.150.000 d) 4.500.000

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa e) 4.720.000

29. (ESAF/AFRF 2002) No perodo de 2000 os pagamentos efetuados pela empresa aos fornecedores foram no valor de: a) 18.005.000 b) 17.935.000 c) 16.705.000 d) 14.535.000 e) 13.385.000 Comentrios 26. CMV = EI + CL EF 18.000.000 = 65000 + CL 70000 Compras Lquidas = 18.005.000 27. Ingresso no perodo 1999 Vendas 1999................15000000 (+)Clientes 1998............3000000 (-) PDD 1998..................(3000) (-) Clientes 1999..........(13000000) (=) Ingresso em 1999......4.997.000 Ingresso no perodo de 2000 Vendas 2000................25000000 (+)Clientes 1999............13000000 (-) PDD 1999..................(10000) (-) Clientes 2000..........(22000000) (-) Perdas com clientes....(8000) (=) Ingresso em 2000......15.982.000 Ingresso no perodo de 2001 Vendas 2001................32000000 (+)Clientes 2000............22000000 (-) PDD 2000..................(12000) (+) Reverso PDD 2001.....4000 (-) Clientes 2001..........(26000000) (=) Ingresso em 2001......27.992.000

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Gabarito E. 28. Despesas de 2000..........4.500.000 (-) 10% proviso..................(450.000) (-) Contas a pagar 2000........(350.000) (+) Contas a pagar 1999........220.000 (=) Sada de caixa decorrentes de despesas...3.920.000 Gabarito B. 29. Pagamentos aos fornecedores em 2000 CMV = EI + CL - EF 14.500.000 = 30.000 + CL 65.000 CL = 14.535.000 Assim: Compras Lquidas 2000....14.535.000 (+) Fornecedores 1999....1.450.000 (-) Fornecedores 2000.....(2.600.000) (=) Pagamentos fornecedores....13.385.000 Gabarito E.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

Segmentos Operacionais
(CPC 22 Informaes por Segmento)

Gabriel Rabelo Luciano Rosa

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

Informaes por Segmento


1. Conceitos O edital trouxe o assunto tona da seguinte forma: 20. Segmentos operacionais: Objetivos dos relatrios por segmento. Definio de segmentos operacionais. Exemplos de casos concretos. A matria est prescrita no CPC 22, cujo teor ser o objeto de estudo desta aula. Inicialmente, devemos perquirir o que um segmento operacional. O ofcio-circular CVM/SNC/SEP 01/2007 o definiu como: um componente de uma companhia que est envolvida na produo de bens e servios, ou grupo desses, sujeito a riscos e retornos diferentes de outros segmentos. A separao por segmento importante para se compreender o histrico e as tendncias da companhia para perodos futuros, entender o contexto regional de um produto ou servio, avaliar a influncia de aspectos polticos, mensurar a contribuio de um cliente relevante para as receitas da empresa, revelar aos investidores informaes que possam ser utilizadas quando da realizao de projees sobre o desempenho da empresa, como o aumento da lucratividade, limitaes na capacidade de expanso, entre outros. Com efeito, em demonstraes contbeis de negcios combinados, expressos por conglomerados econmico-financeiros, os quais agregam produtos, servios e mercados distintos, relevante para o usurio das demonstraes que as informaes sejam apresentadas de forma individualizada, com foco gerencial. muito mais til, fcil e seguro ao usurio das demonstraes contbeis avaliar informaes como fluxo de caixa por segmento de negcios, mix de produtos e servios, regies geogrficas abrangidas pela empresa, principais clientes, etc. do que informaes genricas, abstratas. Segundo o CPC, um componente de entidade (item 5): segmento operacional um

(a) Que desenvolve atividades de negcio das quais pode obter receitas e incorrer em despesas (incluindo receitas e despesas relacionadas com transaes com outros componentes da mesma entidade); (b) Cujos resultados operacionais so regularmente revistos pelo principal gestor das operaes (presidente, diretor, grupo de diretores, etc.) da entidade para a tomada de decises sobre recursos a serem alocados ao segmento e para a avaliao do seu desempenho; e

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (c) Para o qual haja informao financeira individualizada disponvel. Assim, vejamos. Uma empresa famosa no segmento de distribuio de alimentos, para pagamento vista. Resolve, observando um nicho de mercado, negociar tambm eletrodomsticos a prazo, aproveitando-se sabiamente de seus j consagrados pontos de distribuio. Outrossim, j que o empresrio um visionrio, inaugura uma financeira, para que possa financiar essas vendas a prazo para seus clientes. Como cada um destes setores desenvolve atividades que geram receitas e despesas. Os resultados so revistos, geralmente, a fim de se avaliar o desempenho e aferir a rentabilidade, por exemplo. Ademais, existem informaes financeiras individualizadas, uma vez que cada produto tem os seus custos (e receitas) estipulados separadamente. Poderemos considerar, nesta empresa, cada setor como um segmento operacional. Contudo, nem todas as partes de uma empresa podem ser consideradas como segmento operacional. Por exemplo, o setor administrativo desta empresa no o pode, uma vez que dele no se obtm receitas. Esses 3 itens trazidos pelo CPC, em geral, configuram os segmentos de negcios da entidade. Inobstante, vamos supor que uma empresa que comercialize eletrodomsticos e eletrnicos (supostos segmentos operacionais) divida os seus relatrios pelas atribuies conferidas a cada gerente e no por produtos ou linha, em cada regio onde haja loja sua. Poder este loja ento, alternativamente, constituir os segmentos operacionais de acordo com esse critrio. Tudo tranqilo at aqui?! Continuemos... Alm do conceito de principal gestor das operaes, o CPC tambm traz tambm o conceito de gestor de segmento. Segundo a norma... 9. Geralmente, um segmento operacional tem um gestor do segmento que se reporta diretamente ao principal gestor das operaes e com este mantm contato regular para discutir sobre as atividades operacionais, os resultados financeiros, as previses ou os planos para o segmento. A expresso gestor de segmento identifica uma funo e, no necessariamente, um gestor com ttulo especfico. O principal gestor das operaes tambm pode ser o gestor de segmento de alguns segmentos operacionais. Um nico gestor poder ser o gestor de segmento para mais de um segmento operacional. Se as caractersticas enunciadas no item 5 se aplicarem a mais de um conjunto de componentes da organizao, mas houver apenas um nico conjunto do qual os gestores de segmento sejam responsveis, esse conjunto de componentes constituir os segmentos operacionais.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa 2. Segmento Divulgvel 11. A entidade deve evidenciar separadamente informaes sobre cada segmento operacional que: (a) tenha sido identificado de acordo com o item 5 ou que resulte da agregao de dois ou mais desses segmentos de acordo com o item 12 (visto adiante); e (b) supere os parmetros quantitativos referidos no item 13 (visto adiante). Os itens de 14 a 19 especificam outras situaes em que informaes separadas sobre um segmento operacional devem ser evidenciadas. Vamos l. O primeiro caso em que um segmento operacional deve ser divulgado, portanto, naquele em que atenda os requisitos j vistos (os do item 5), a saber: (d) Que desenvolve atividades de negcio das quais pode obter receitas e incorrer em despesas (incluindo receitas e despesas relacionadas com transaes com outros componentes da mesma entidade); (e) Cujos resultados operacionais so regularmente revistos pelo principal gestor das operaes (presidente, diretor, grupo de diretores, etc.) da entidade para a tomada de decises sobre recursos a serem alocados ao segmento e para a avaliao do seu desempenho; e (f) Para o qual haja informao financeira individualizada disponvel. Segundo o item 12, os segmentos operacionais apresentam muitas vezes desempenho financeiro de longo prazo semelhante se possurem caractersticas econmicas similares. Por exemplo, para dois segmentos operacionais, caso suas caractersticas econmicas sejam semelhantes, seriam esperadas margens brutas mdias semelhantes no longo prazo. Dois ou mais segmentos operacionais podem ser agregados em um nico segmento operacional se a agregao for compatvel com o princpio bsico deste Pronunciamento, se os segmentos tiverem caractersticas econmicas semelhantes e se forem semelhantes em relao a cada um dos seguintes aspectos: (a) natureza dos produtos ou servios; (b) natureza dos processos de produo; (c) tipo ou categoria de clientes dos seus produtos e servios; (d) mtodos usados para distribuir os seus produtos ou prestar os servios; e (e) se aplicvel, a natureza do ambiente regulatrio, por exemplo, bancos, seguros ou servios de utilidade pblica.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa A entidade deve divulgar separadamente as informaes sobre o segmento operacional que atenda a qualquer um dos seguintes parmetros (item 11): (a) sua receita reconhecida, incluindo tanto as vendas para clientes externos quanto as vendas ou transferncias intersegmentos, igual ou superior a 10% da receita combinada, interna e externa, de todos os segmentos operacionais; (b) o montante em termos absolutos do lucro ou prejuzo apurado igual ou superior a 10% do maior, em termos absolutos, dos seguintes montantes: lucro apurado combinado de todos os segmentos operacionais que no apresentaram prejuzos; e prejuzo apurado combinado de todos os segmentos operacionais que apresentaram prejuzos; (c) seus ativos so iguais ou superiores a 10% dos ativos combinados de todos os segmentos operacionais. Assim, se dentro da sociedade annima Vendo Muito S.A, cujo ativo atinge a monta de R$ 1 milho, os ativos utilizados para a fabricao de relgios de pulso digital seja superior a R$ 100.000,00 (> 10%), devemos divulgar separadamente as informaes sobre este segmento. Essa mesma empresa possui 5 segmentos operacionais cujo lucro combinado de R$ 10.000.000,00 sem que qualquer deles tenha apresentado prejuzo. Se um desses segmentos representar o montante de R$ 1.000.000,00 dever ser apresentado separadamente, por fora do item b supra. Mas e se um segmento desta indstria no conseguir reunir qualquer dos itens de a a c, este segmento no deve ser divulgado?! Esta uma ressalva importante feita pelo CPC. Vejamos: Os segmentos operacionais que no atinjam quaisquer dos parmetros mnimos quantitativos podem ser considerados divulgveis e podem ser apresentados separadamente se a administrao entender que essa informao sobre o segmento possa ser til para os usurios das demonstraes contbeis. Agora, outro exemplo. A companhia Vendo Muito S.A possui ativo no valor de R$ 1 milho. O setor de relgio de pulso digital contm ativos no valor de R$ 80.000,00. Individualmente, no ser divulgvel, segundo o item 11 da Resoluo. Contudo, o setor de produo de relgios de parede possui ativos no valor de R$ 50.000,00. Individualmente, tambm no seria divulgvel. Porm, somando-se os valores dos setores conseguiramos tipific-lo e torn-lo divulgvel, com fulcro na seguinte redao do CPC:

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa 11. A entidade deve divulgar separadamente as informaes sobre o segmento operacional que atenda a qualquer um dos seguintes parmetros: (...) (c) seus ativos so iguais ou superiores a 10% dos ativos combinados de todos os segmentos operacionais. Entrementes, no o teor deste item 11 que permite a divulgao em conjunto de segmentos que individualmente no seriam divulgveis, mas sim do seguinte item: 14. A entidade pode combinar informaes sobre segmentos operacionais que no atinjam os parmetros mnimos com informaes sobre outros segmentos operacionais que tambm no atinjam os parmetros, para produzir um segmento divulgvel, somente se os segmentos operacionais tiverem caractersticas econmicas semelhantes e compartilhem a maior parte dos critrios de agregao enunciados no item 12. A Resoluo tambm prescreve que mesmo que um item deixe de ser divulgvel separadamente no exerccio corrente (portanto, era divulgvel em um perodo anterior), a entidade pode continuar a entend-lo como tal, divulgando o setor separadamente. 19. Pode ser estabelecido um limite prtico para o nmero de segmentos divulgveis apresentados separadamente pela entidade, para alm do qual a informao por segmento poderia se tornar excessivamente detalhada. Embora no esteja fixado qualquer limite preciso, se o nmero de segmentos divulgveis, de acordo com os itens de 13 a 18, for superior a 10, a entidade deve ponderar se o limite prtico j no tenha sido atingido.

3. Divulgao A entidade deve divulgar informaes que permitam aos usurios das demonstraes contbeis avaliarem a natureza e os efeitos financeiros das atividades de negcio em que est envolvida e os ambientes econmicos em que opera. Para aplicar o princpio enunciado supra, a entidade deve divulgar as seguintes informaes em relao a cada perodo para o qual seja apresentada demonstrao do resultado abrangente: (a) os fatores utilizados para identificar os segmentos divulgveis da entidade, incluindo a base da organizao (por exemplo, se a administrao optou por organizar a entidade em torno das diferenas entre produtos e servios, reas geogrficas, ambiente regulatrio, ou combinao de fatores, e se os segmentos operacionais foram agregados); e

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (b) tipos de produtos e servios a partir dos quais cada segmento divulgvel obtm suas receitas. (c) informaes sobre o lucro ou prejuzo reconhecido dos segmentos, incluindo as receitas e as despesas especficas que compem o lucro ou o prejuzo desses segmentos, os respectivos ativos, os passivos e as bases de mensurao; (d) conciliaes das receitas totais dos segmentos, do respectivo lucro ou prejuzo, dos seus ativos e passivos e outros itens materiais com os montantes correspondentes da entidade. A entidade deve divulgar o valor do lucro ou prejuzo e do ativo total de cada segmento divulgvel. A entidade deve divulgar o valor do passivo para cada segmento divulgvel se esse valor for apresentado regularmente ao principal gestor das operaes. No deve ser evidenciada apenas a discriminao desses itens, mas tambm as formas de mensurao e avaliao de cada um deles. A entidade deve divulgar as receitas financeiras separadamente das despesas financeiras para cada segmento divulgvel, salvo se a maioria das receitas do segmento seja proveniente de juros e o principal gestor das operaes se basear principalmente nas receitas financeiras lquidas para avaliar o desempenho do segmento e tomar decises sobre os recursos a serem alocados ao segmento. Nessa situao, a entidade pode divulgar essas receitas financeiras lquidas de suas despesas financeiras em relao ao segmento e divulgar que ela tenha feito desse modo.

4. Informaes sobre produtos, servios, reas geogrficas e clientes principais. 4.1 - Produtos e servios A entidade deve divulgar as receitas provenientes dos clientes externos em relao a cada produto e servio ou a cada grupo de produtos e servios semelhantes, salvo se as informaes necessrias no se encontrarem disponveis e o custo da sua elaborao for excessivo, devendo tal fato ser divulgado. Os montantes das receitas divulgadas devem basear-se nas informaes utilizadas para elaborar as demonstraes contbeis da entidade. 4.2 - rea geogrfica A entidade deve evidenciar as seguintes informaes geogrficas, salvo se as informaes necessrias no se encontrarem disponveis e o custo da sua elaborao for excessivo: (a) receitas provenientes de clientes externos: (i) atribudos ao pas-sede da entidade; e

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa (ii) atribudos a todos os pases estrangeiros de onde a entidade obtm receitas. Se as receitas provenientes de clientes externos atribudas a determinado pas estrangeiro forem materiais, devem ser divulgadas separadamente. A entidade deve divulgar a base de atribuio das receitas provenientes de clientes externos aos diferentes pases;

(b) ativo no circulante, exceto instrumentos financeiros e imposto de renda e contribuio social diferidos ativos, benefcios de ps-emprego e direitos provenientes de contratos de seguro: (i) localizados no pas sede da entidade; e (ii) localizados em todos os pases estrangeiros em que a entidade mantm ativos. Se os ativos em determinado pas estrangeiro forem materiais, devem ser divulgados separadamente. Os montantes divulgados devem basear-se nas informaes utilizadas para elaborar as demonstraes contbeis da entidade. Se as informaes necessrias no se encontrarem disponveis e o custo da sua elaborao for excessivo, tal fato deve ser divulgado. A entidade pode divulgar, alm das informaes exigidas acima, subtotais de informaes geogrficas sobre grupos de pases. Se forem relevantes as informaes por regio geogrfica dentro do Brasil, e se essas informaes forem utilizadas gerencialmente, as mesmas regras de evidenciao devem ser observadas. 4.3 - rea geogrfica A entidade deve fornecer informaes sobre seu grau de dependncia de seus principais clientes. Se as receitas provenientes das transaes com um nico cliente externo representarem 10% ou mais das receitas totais da entidade, esta deve divulgar tal fato, bem como o montante total das receitas provenientes de cada um desses clientes e a identidade do segmento ou dos segmentos em que as receitas so divulgadas. A entidade no est obrigada a divulgar a identidade de grande cliente nem o montante divulgado de receitas provenientes desse cliente em cada segmento. Para fins do Pronunciamento em comento, um conjunto de entidades, que a entidade divulgadora sabe que est sob controle comum, deve ser considerado um nico cliente, assim como o governo (nacional, estadual, provincial, territorial, local ou estrangeiro) e as entidades que a entidade divulgadora sabe que esto sob controle comum desse governo, deve ser considerado um nico cliente.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa 5. Exemplos de Casos Concretos A Companhia Diversificada possui cinco segmentos reportveis: peas automotivas, barcos motorizados, software, eletrnica e finanas. O segmento de peas automotivas produz peas de reposio para venda a varejistas de peas automotivas. O segmento de barcos motorizados produz pequenos barcos motorizados para servir a indstria de petrleo costeira e negcios similares. O segmento de software produz software de aplicao para venda a fabricantes e varejistas de computadores. O segmento de eletrnica produz circuitos integrados e produtos relacionados para a venda a fabricantes de computador. O segmento de finanas responsvel por parte das operaes financeiras da empresa, incluindo o financiamento de compras ao cliente de produtos de outros segmentos e operaes de emprstimo de imveis. As polticas contbeis dos segmentos operacionais so as mesmas que aquelas descritas no resumo das polticas contbeis significativas, exceto que a despesa de complementao de aposentadoria de cada segmento operacional reconhecida e medida com base nos pagamentos em dinheiro aos planos de penso. A Companhia Diversificada avalia o desempenho por segmento com base no lucro ou no prejuzo das operaes antes dos tributos sobre o lucro, no incluindo ganhos e perdas no recorrentes e ganhos e perdas de cmbio. A Companhia Diversificada contabiliza vendas e transferncias intersegmentos como se as vendas ou as transferncias fossem a terceiros, ou seja, pelos preos correntes de mercado. Os segmentos reportveis da Companhia Diversificada so unidades estratgicas de negcio que oferecem diferentes produtos e servios. Eles so gerenciados separadamente, pois cada negcio exige diferentes tecnologias e estratgias de marketing. A maioria dos negcios foi adquirida como unidades individuais e a administrao existente na ocasio da aquisio foi mantida. A seguinte tabela ilustra um formato sugerido para a divulgao de informaes sobre lucro ou prejuzo, ativos e passivos, por segmento reportvel. O mesmo tipo de informao exigido para cada ano em relao ao qual apresentada uma demonstrao do resultado. A Companhia Diversificada no aloca despesa (receita) com tributos sobre o lucro ou ganhos e perdas no recorrentes a segmentos reportveis. Alm disso, nem todos os segmentos reportveis possuem itens no-caixa significativos, exceto depreciao e amortizao. Os valores nesta ilustrao so assumidos como sendo os valores nos relatrios utilizados pelo principal tomador de decises operacionais.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

Os itens a seguir ilustram as conciliaes de receitas, lucro ou prejuzo, ativos e passivos do segmento reportvel com os valores correspondentes da entidade. Tambm exigida a apresentao de conciliaes para qualquer outra informao significativa divulgada. Presume-se que as demonstraes contbeis da entidade no incluam operaes descontinuadas. Conforme discutido, a entidade reconhece e mede despesa de complementao de aposentadoria de seus segmentos reportveis com base nos pagamentos em dinheiro ao fundo de penso e no aloca determinados itens aos seus segmentos reportveis.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

O item de conciliao para ajustar os gastos com ativos o valor incorrido para o prdio da sede corporativa, que no est includo nas informaes por segmento. Nenhum dos outros ajustes significativo. Informaes geogrficas Os itens a seguir ilustram as informaes geogrficas exigidas pelo CPC em seu item 33. (Visto que os segmentos reportveis da Companhia Diversificada esto baseados em diferenas em produtos e servios, no exigida nenhuma divulgao adicional de informaes de receita sobre produtos e servios)

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

Informaes sobre principais clientes Os itens a seguir ilustram as informaes sobre principais clientes exigidas pelo CPC, item 34. No exigida a identidade do cliente nem o valor de cada segmento operacional. As receitas de um cliente dos segmentos de software e eletrnica da Companhia Diversificada representam aproximadamente $ 5.000 do total de receitas da empresa. As receitas de um cliente dos segmentos de software e eletrnica da Companhia Diversificada representam aproximadamente $ 5.000 do total de receitas da empresa.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Questes Comentadas Informaes por Segmento

1. Avalie as assertivas a seguir: I) A entidade deve divulgar informaes que permitam aos usurios das demonstraes contbeis avaliarem a natureza e os efeitos financeiros das atividades de negcio nos quais est envolvida e os ambientes econmicos em que opera. II) Nem todas as partes da entidade constituem, necessariamente, segmento operacional ou parte de segmento operacional. III) Os planos de benefcios ps-emprego de entidade no constituem segmentos operacionais. IV) Nem todas as sociedades empresrias so obrigadas a divulgar Informaes por Segmento nos ditames do CPC 22. Marque o item a seguir se: a) Apenas os itens I e III estiverem corretos. b) Apenas os itens I, II e IV estiverem corretos. c) Os itens I, II, III e IV estiverem corretos. d) Os itens II e III estiverem incorretos. e) O item IV estiver incorreto. Comentrios O item I est correto. Repete o item 1 do CPC (intitulado Princpio bsico), o qual norteia a redao e toda a finalidade da divulgao das informaes por segmento. O item II est correto. Por exemplo, a sede corporativa ou alguns departamentos funcionais podem no obter receitas ou podem obter receitas que sejam apenas ocasionais em relao s atividades da entidade e no so segmentos operacionais. O item III tambm est correto. Reproduz o item 6 do CPC 22 Informaes por Segmento. O assunto ser tratado especificamente na aula sobre Benefcios a Empregados. Por ora, grave-se desta forma, literal. O item IV est correto. Veremos as sociedades obrigadas na questo a seguir. Gabarito C.

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

2. O CPC 22 Informaes por Segmento - aplica-se, exceto: a) s demonstraes contbeis separadas ou individuais da entidade cujos instrumentos de dvida ou patrimonial sejam negociados em mercado de capitais (bolsa de valores nacional ou estrangeira ou mercado de balco, incluindo mercados locais e regionais);
b) s demonstraes contbeis separadas ou individuais da entidade que

tenha depositado, ou esteja em vias de depositar, suas demonstraes contbeis Comisso de Valores Mobilirios ou a outra organizao reguladora, com a finalidade de emitir qualquer categoria de instrumento em mercado de capitais; c) s demonstraes contbeis separadas ou individuais da entidade que possua mais de cinco segmentos, e s demonstraes contbeis consolidadas de uma controladora com suas controladas nas entidades, naquelas cuja participao conjuntamente resulte em um total de mais de dez segmentos, ainda que os instrumentos de dvida ou patrimonial no sejam negociados em mercados de capitais. d) s demonstraes contbeis consolidadas de uma controladora com suas controladas cujos instrumentos de dvida ou patrimonial sejam negociados em mercado de capitais (bolsa de valores nacional ou estrangeira ou mercado de balco, incluindo mercados locais e regionais); e) s demonstraes contbeis consolidadas de uma controladora com suas controladas que tenha depositado, ou esteja em vias de depositar, as demonstraes contbeis consolidadas na Comisso de Valores Mobilirios ou em outros reguladores, com a finalidade de emitir qualquer categoria de instrumento em mercado de capitais. Comentrios Este tpico no foi tratado na aula, pois o edital da CVM no claro quanto a sua cobrana no certame. Todavia, estamos expondo, uma vez que o seguro morreu de velho. Segundo o CPC... 2. Este Pronunciamento aplica-se: (a) s demonstraes contbeis separadas ou individuais da entidade: (i) cujos instrumentos de dvida ou patrimonial sejam negociados em mercado de capitais (bolsa de valores nacional ou estrangeira ou mercado de balco, incluindo mercados locais e regionais); ou (ii) que tenha depositado, ou esteja em vias de depositar, suas demonstraes contbeis Comisso de Valores Mobilirios ou a outra

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa organizao reguladora, com a finalidade de emitir qualquer categoria de instrumento em mercado de capitais; (b) s demonstraes contbeis consolidadas de uma controladora com suas controladas: (i) cujos instrumentos de dvida ou patrimonial sejam negociados em mercado de capitais (bolsa de valores nacional ou estrangeira ou mercado de balco, incluindo mercados locais e regionais); ou (ii) que tenha depositado, ou esteja em demonstraes contbeis consolidadas na Mobilirios ou em outros reguladores, com qualquer categoria de instrumento em mercado vias de depositar, as Comisso de Valores a finalidade de emitir de capitais.

Portanto, a palavra chave para saber se uma companhia est ou no obrigada ao CPC 22 mercado de capitais, seja individualmente, seja atravs de demonstraes consolidadas. O gabarito da questo a letra C. Gabarito C.

Enunciado para as questes 3 e 4. A empresa Alfa uma lucrativa empresa do ramo de automotores, sediada no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma sociedade annima, cujas aes so negociadas em bolsa de valores nacional. Os segmentos reportveis da Companhia Alfa so unidades estratgicas de negcio que oferecem diferentes produtos e servios. Eles so gerenciados separadamente, pois cada negcio exige diferentes tecnologias e estratgias de marketing. A Companhia contabiliza vendas e transferncias intersegmentos como se as vendas ou as transferncias fossem a terceiros, ou seja, pelos preos correntes de mercado. Sabe-se que a empresa dividida em alguns ramos, cujas especificaes so as seguintes (em milhares de R$): Receitas de clientes externos (ano X0): a) b) c) d) Veculos esportivos: R$ 400.000,00 Motocicletas: R$ 250.000,00 Barcos: R$ 100.000,00 Brinquedos automotores: R$ 160.000,00

Total R$ 910.000,00 ______________________________________________________________________

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Ativos dos segmentos reportveis (ano X0) a) b) c) d) Veculos esportivos: R$ 20.000,00 Motocicletas: R$ 30.000,00 Barcos: R$ 5.000,00 Brinquedos automotores: R$ 5.000,00

Total R$ 60.000,00 ______________________________________________________________________ Receitas entre segmentos (ano X0) a) Veculos esportivos: R$ 90.000,00 Total R$ 90.000,00 Com base nas informaes supra, responda as perguntas abaixo: 3. Os seguimentos a seguir devem ser divulgados separadamente, exceto: a) Veculos esportivos; b) Motocicletas; c) Barcos; d) Brinquedos Automotores; e) Todos os seguimentos devem ser divulgados separadamente. Comentrios Vejamos o CPC: 13. A entidade deve divulgar separadamente as informaes sobre o segmento operacional que atenda a qualquer um dos seguintes parmetros: (a) sua receita reconhecida, incluindo tanto as vendas para clientes externos quanto as vendas ou transferncias intersegmentos, igual ou superior a 10% da receita combinada, interna e externa, de todos os segmentos operacionais; (b) o montante em termos absolutos do lucro ou prejuzo apurado igual ou superior a 10% do maior, em termos absolutos, dos seguintes montantes: (i) lucro apurado combinado de todos os segmentos operacionais que no apresentaram prejuzos; e (ii) prejuzo apurado combinado de todos os segmentos operacionais que apresentaram prejuzos; (c) seus ativos so iguais ou superiores a 10% dos ativos combinados de todos os segmentos operacionais. Assim, temos o seguinte:

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Receitas totais Externas + Internas = 910.000 + 90.000 = 1.000.000. Vejamos se cada segmento atinge 10% ou mais do total de receitas: Veculos esportivos: (400.000+90.000)/1.000.000 = 49% (Deve ser separado) Motocicletas: 250.000/1.000.000 = 25% (Deve ser separado) Barcos: 100.000/1.000.000 = 10% (Deve ser separado) Brinquedos automotores: 160.000/1.000.000 = 16% Pelo item 13, a, do CPC todos os setores devem ser divulgados separadamente. Como no fora dado o lucro de cada setor, no poderemos verificar se de acordo com o item 13, b, os segmentos sero divulgados separadamente. Vejamos o item c. Total dos ativos = R$ 60.000,00. Faamos as propores. Veculos esportivos: R$ 20.000,00/60.000 = 33,33% Motocicletas: R$ 30.000,00 = 50% Barcos: R$ 5.000,00 = 8,33% Brinquedos automotores: R$ 5.000,00 = 8,33%. Com fulcro na anlise supra, os setores de barcos e brinquedos automotores no deveriam ser divulgados. Contudo, eles j safaram quando da anlise das receitas. Basta que um requisito seja atendido. Assim, todos os itens devem ser divulgados separadamente. Gabarito E. Continuao do enunciado Considere as seguintes informaes para a empresa Alfa... Receitas de juros (ano X0): a) b) c) d) Veculos esportivos: R$ 10.000,00 Motocicletas: R$ 20.000,00 Barcos: R$ 15.000,00 Brinquedos automotores: R$ 25.000,00

Total = R$ 70.000 ______________________________________________________________________ Despesas de juros (ano X0): e) Veculos esportivos: R$ 5.000,00 f) Motocicletas: R$ 15.000,00 g) Barcos: R$ 15.000,00

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa h) Brinquedos automotores: R$ 10.000,00 Total = R$ 45.000 4. O valor total de receitas da entidade apresentvel na conciliao de receitas, lucros, prejuzos e passivos do segmento reportvel : a) R$ 1.070.000; b) R$ 1.000.000; c) R$ 1.025.000; d) R$ 1.005.000; e) Nenhuma das anteriores. Comentrios Segundo o CPC, 28. A entidade deve fornecer conciliaes dos seguintes elementos: (a) o total das receitas dos segmentos divulgveis com as receitas da entidade; (b) o total dos valores de lucro ou prejuzo dos segmentos divulgveis com o lucro ou o prejuzo da entidade antes das despesas (receitas) de imposto de renda e contribuio social e das operaes descontinuadas. No entanto, se a entidade alocar a segmentos divulgveis itens como despesa de imposto de renda e contribuio social, a entidade pode conciliar o total dos valores de lucro ou prejuzo dos segmentos com o lucro ou o prejuzo da entidade depois daqueles itens; (c) o total dos ativos dos segmentos divulgveis com os ativos da entidade; (d) o total dos passivos dos segmentos divulgveis com os passivos da entidade, se os passivos dos segmentos forem divulgados de acordo com o item 23; (e) o total dos montantes de quaisquer outros itens materiais das informaes evidenciadas dos segmentos divulgveis com os correspondentes montantes da entidade. Todos os itens de conciliao materiais devem ser identificados e descritos separadamente. Por exemplo, o montante de cada ajuste significativo necessrio para conciliar lucros ou prejuzos do segmento divulgvel com o lucro ou o prejuzo da entidade, decorrente de diferentes polticas contbeis, deve ser identificado e descrito separadamente. Na nossa questo, teremos de fazer o seguinte: Total das receitas para segmentos reportveis ........... 1.070.000 Outras receitas (receitas despesas de juros) ................. 25.000 Eliminao das receitas intersegmentos ........................ (90.000)

Curso de Contabilidade Avanada para a CVM Gabriel Rabelo e Luciano Rosa Conciliao com as Receitas da Entidade......................... 1.005.000 Portanto, o gabarito da questo a letra D. Gabarito D. 5. Segmento operacional um componente da entidade: I. Que desenvolve atividades de negcio das quais pode obter receitas e incorrer em despesas (incluindo receitas e despesas relacionadas com transaes com outros componentes da mesma entidade); II. Cujos resultados operacionais so regularmente revistos pelo principal gestor das operaes (presidente, diretor, grupo de diretores, etc.) da entidade para a tomada de decises sobre recursos a serem alocados ao segmento e para a avaliao do seu desempenho; III. Para o qual exista apenas informao financeira em conjunto disponvel. Assinale a assertiva se: a) Somente I estiver correta. b) I e III estiverem corretas. c) I, II e III estiverem corretas. d) Somente a II estiver correta. e) A assertiva III estiver incorreta. Comentrios Com espeque no item 5 do CPC... 5. Um segmento operacional um componente de entidade: (a) Que desenvolve atividades de negcio das quais pode obter receitas e incorrer em despesas (incluindo receitas e despesas relacionadas com transaes com outros componentes da mesma entidade); (b) Cujos resultados operacionais so regularmente revistos pelo principal gestor das operaes (presidente, diretor, grupo de diretores, etc.) da entidade para a tomada de decises sobre recursos a serem alocados ao segmento e para a avaliao do seu desempenho; e (c) Para o qual haja informao financeira individualizada disponvel. Portanto, as assertivas I e II esto corretas. J a assertiva III est incorreta, uma vez que a informao financeira deve ser individualizada. Gabarito E.

You might also like