You are on page 1of 22

UNESC

Faculdades Integradas de Cacoal Mantidas pela Associao Educacional de Rondnia Curso de Graduao Engenharia Civil
E-Mail: unesc@unescnet.br - Internet: www.unescnet.br

ESTUDO E VIABILIDADE DA CAPTAO DE AGUAS PLUVIAS

ANDRANDE MIGUEL CLEBER ADRIANO DA SILVA CRISTOFER ELIEL SOARES CAETANA RAFAELA ARRABAA RAFAEL

CACOAL/RO 2014

ATIVIDADE DE PRTICA SUPERVISIONADA APS-ATIVIDADE INTADICIPLINAR ESTUDO E VIABILIDADE DA CAPTAO DE AGUAS PLUVIAS

ANDRANDE MIGUEL CLEBER ADRIANO DA SILVA CRISTOFER ELIEL SOARES CAETANA RAFAELA ARRABAA RAFAEL

Trabalho apresentado a UNESC Faculdades Integradas de Cacoal, interdisciplinar do Curso de Engenharia Civil 5 perodo tendo como objetivo principal o desenvolvimento de tcnicas de sustentabilidade bem como obteno de nota bimestral. Sob a orientao do Professor Eng. Eletricista Srgio Luiz Nazrio.

CACOAL/RO 2014

1. INTRODUO
Por milnios, a gua tem sido reciclada da terra e dor mar por meios de processo natural de evaporao, formao de nuvens e precipitao. Com uma populao estimada em sete bilhes de habitantes e um consumo mundial que segundo estudos cresceu cerca de seis vezes nas ultimas cinco dcadas a indisponibilidade per capita da gua potvel de boa qualidade em todo planeta, vem tornando um dos maiores agrave da ao humana na natureza, em todos os pases desenvolvidos ou em desenvolvimento a escassez de gua vem aumentando gradativamente com expectativas muito negativas para um futuro prximo. Muitos pases tm buscado formas de melhor gerir os recursos hdricos presentes, alternativas viveis vem tomando espao cada vez mais relevante no cenrio mundial, formas de captao, aproveitamento e armazenamento da gua. Diante desse fato o aproveitamento da gua pluvial surge como uma das principais alternativas para melhor gesto do uso da gua, oque trs benefcios sociais, econmicos e principalmente ambientais incalculveis a fim de amenizar a ao do homem por muitos anos natureza. Segundo Villiers (2002), medida que cresce a populao, o uso sustentvel da gua depende fundamentalmente da adaptao dos seres humanos ao ciclo da gua, necessitando desenvolver novos conhecimentos, habilidades e instituio afim que possa administrar o uso da gua tornando-o mais sustentvel de forma integra e maior abrangente mantendo quantidade e qualidade suficiente para atender a demanda crescente.

2. METODOLGIA ADOTADA
Para medir a atividade de pesquisa foi o realizado um levantamento pluviomtrico, atravs de coletas de dados, analises de documentos, a fim de levantar a viabilidade econmica do sistema bem como sinalizar que a gua da chuva que cai na regio pode ser considerada aceitvel para o uso especifico que estamos buscando, respeitando os padres da resoluo n 357, de 17 de maro de 2005, do CONAMA e Portaria n 518 de 25 de maro de 2004, do ministrio da Sade. Levantar e apresentar equaes para dimensionamento requerido (condutos reservatrios, dimensionamento de bombas), estudo de resistncia das estruturas. Apresentar estudo dos materiais civis aplicados no projeto (impermeabilizao de reservatrio, etc. Analisar a viabilidade econmica e ambiental do projeto.

Elaborao de sistema para tratamento de gua (filtro) Desenvolvimento de desenho computacional em Auto Cad. Produo de Maquetes do projeto em escala Apresentao de relatrio tcnico

3. PROBLEMTICA 4.
A gua recurso natural indispensvel para a manuteno da vida de todas as espcies do planeta, cobrindo cerca de 70% da superfcie da terra, desse total cerca 3% constitudo de gua doce sendo que 2% encontram-se congelada, tornando se impropria para o consumo. Como a distribuio no se da de forma uniforme, regies possuem grandes concentraes enquanto outras padecem suas demandas, originadas por uma populao crescente que podem ter contribudo na escassez que assola determinadas regies do nosso planeta. Esse padro de uso insustentvel em vigor, m gesto dos recursos hdricos disponveis tornou a falta dgua um perigo mundial iminente. Com o crescimento da populao, e a necessidade de produzir mais alimento comeou a derrubar arvores e us-las para fazer abrigos ou como combustvel; O desmatamento desordenado levou a um ponto em que as guas das chuvas no mais de infiltram abastecendo aquferos e lenis freticos devastandose os solos em consequncia o clima mido e ameno do inicio foi se tornando cada vez mais seco em quente, fazendo com que fontes importante secam por perodos prolongados chegando at a sua inexistncia. Comemorado em 22 de maro a gua sinnimo de vida, a cada ano vem tornando se desafio e trazendo uma discusso mundial sobre a explorao excessiva desse recurso natural, considerada o ouro do sculo 21 e capaz de determinar a paz ou guerra entre naes. Segundo a Organizao Mundial das Naes Unidas (ONU), calcula-se que cerca de 1 (um) bilho de pessoas no tem acesso a gua potvel e pelo menos 2 (dois) bilhes no conseguem a gua adequada para suprir suas necessidades. Sua escassez esta associada a milhes de mortes ao ano associadas a doenas como m nutrio e fome crnica. Atualmente a falta dgua no particularidade de pases pobres, maus geridos ou com uma concentrao menor de gua doce disponvel. A estiagem que assolou o mido sudeste dos Estados Unidos no ano de 2007, levando a prefeitura de Orme, no Tennessee, a restringir o consumo dos seus reservatrios por apenas 3 (trs) horas dirias, no ano de 2008 na Califrnia o governador declarou a primeira seca estadual em 17 anos, em maio do mesmo ano Barcelona na Espanha foi surpreendida pela maior seca de sua historia, sendo necessrios importar gua de outras cidades incluindo a francesa Marselha para suprir a necessidades de seus 3,2 milhes de habitantes.

O Brasil possui 12% das reservas de gua doce do mundo, o que por sua vez deveria lhe garantir uma situao privilegiada no cenrio mundial, mas a explorao exagerada, despreocupao com os mananciais, m distribuio, gesto, poluio, desperdcio, desmatamento so alguns fatores que o colocam no cenrio mundial incapaz de abastecer sua populao, como o que vem ocorrendo nesse inicio de ano na cidade de So Paulo que vive atualmente a pior crise hdrica de sua histria. Segundo o programa de guas das Naes Unidas e a Organizao das Naes Unidas para a Educao, Cincia e Cultura (UNESCO), do quarto relatrio de desenvolvimento dos recursos hdricos, lanado no Frum Mundial da gua de 2012 considera que para se produzir alimento capaz de atender a populao mundial em 2050 o consumo de gua precisa crescer cerca de 70%, sendo responsvel por um crescimento de 19% na utilizao na agricultura, setor que responde por 70% do consumo global, segundo esse mesmo relatrio a retirada de gua de lenis freticos triplicou nos ltimos 50 anos e que muitos desses reservatrios podem desaparecer em breve devido essas retiradas e a falta de chuvas ou chuvas irregulares, consequncias das mudanas climticas provocadas principalmente pela ao do homem. Segundo os autores o aquecimentos global no Sul da sia e frica comprometero de forma drstica a produo de alimentos e o acesso gua, sendo afetado tambm em 2070 o centro e sul da Europa, afetando 44 milhes de pessoas. O Desabastecimento de gua tende a se agravar ano a ano, segundo relatrio do Banco Mundial estime-se que o consumo de gua aumentar em 50% j em 2030, estudos apontam que se nada for feito bilhes de indivduos somaro aos que j sentem essa consequncia, decorrncias disso sero doenas, fome, migrao e guerras. Pelos clculos da ONU, cada pessoa necessita de 5 litros de gua dirios para sobreviver, e no mnimo 50 litros para as demais necessidades dirias. O consumo domestico embora haja desperdcio representa 10% do volume de gua usada pelo homem, sendo que a indstria usa o dobro disso e a agricultura sete vezes mais.

5. HIPTESE
Agrave da ao humana na natureza. Industrializao. Crescimento populacional desordenado. Falta de chuvas ou chuvas irregulares incapaz de reabastecer os reservatrios. M gesto dos recursos hdricos disponveis.

6. OBJETIVOS
Imerso neste contexto, nesta Atividade Pratica Supervisionada, elaboraremos um projeto interdisciplinar entre as disciplinas do 5 perodo de Engenharia Civil promovendo um estudo e aplicaes de fenmenos fsicos, matemticos e computacionais, buscando uma alternativa vivel do ponto de vista ambiental e econmico, uma fonte alternativa de capitao de gua pluvial, atravs da instalao de um sistema de reaproveitamento da gua da chuva.

7. JUSTIFICATIVA
De posse dos dados acima apresentados, visvel a necessidade da formao de Engenheiros capaz de desenvolver alternativas viveis que atendam a demanda pela gua, mas que traga formas sustentveis capaz de amenizar os impactos demonstrados em estudos, criando condies de vidas futuras na terra, alm de contribuir para o uso racional, minimizar os impactos das precipitaes pluviais, podendo assim, em regies de maior impermeabilizao dos solos, ser enquadrada no conceito de medida no estrutural da drenagem urbana de Canholi (1995), que descreve tal medida como toda e qualquer ao que busca reduzir os danos ou consequncias das inundaes no por intervenes constitudas por obras, mas fundamentalmente pela introduo de normas, regulamentos e programas que visem, por exemplo, o disciplinamento do uso e ocupao do solo, implementao do sistema de apoio conscientizao da populao a manuteno dos diversos componentes do sistema de drenagem e outros.

8. DELIMITAO DO TEMA

Este trabalho visa implantao de um sistema de capitao de gua Pluvial; H estudo demostrando que no futuro muito prximo grande parte da populao

mundial sofrera com a escassez de gua. Projeto em construo de Hotel na cidade de Ji Paran.

9. DESENVOLVIMENTO

REA DO TELHADO:

14x15 14+0,75 (beiral) = 14,75 15+0,75(beiral)=15,75 A= 14,75 x 15,75 A=232,32 m

rea do terreno = 240,00 m rea da construo = 199,50 m rea do telhado= 232,32 m

DADOS PLUVIOMETRICOS ANUAL:

Tabela 1 Dados pluviomtrico anual de Rolim de Moura - Rondnia do ano de 2011. MESES Total (mm) Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 254,40 215,60 363,30 135,20 48.70 0,0 0,0 7,90 57,70 103,30 57,13 296,40 PRECIPITAO Mdia (mm) 8,4 7,7 11,7 4,5 1,5 0,0 0,0 0,25 1,9 3,4 1,9 9,5 N. dias com chuva 19 18 18 10 03 00 00 02 04 05 02 16

Total Mdia Extremo

1.539,63 128,3025 363,30 50,75 11,7

97

Dados coletado, NCLEO DA ECOPOR lote 06 da gleba 18, municpio: Rolim de Moura, RESPONSVEL: Jos Neuton e Antnio Nelcinede.

CALCULO DA VAZO:

Vazo de entrada anual


Q= Vel*A Q= c*i*a

Q=? a =232.32 m c =0,85

i= Precipitao mdia anual Nmero de dias com chuva/30 *

*O nmero de dias com chuva transformado em meses dividindo-se seu total por 30.

Precipitao mdia anual= 128,3025 Numero de dias com chuva=97 dias

i= 128,3025 97/30

i = 128,3025 3,23

i = 39,722 mm/h

Q=0,85* 39,722* 232,32/60 Q=7843,982784 L/h

Passando para L/min

Q=0,85* 39,722* 232,32/60 Q=7843,982784/60 Q=130,7330 L/min

Para ser calculado o payback mais adiante, precisaremos ter o valor da vazo anual da torneira que recebera a gua da cisterna para realizao da limpeza de caladas, garagens, irrigao de jardins e etc. Adotaremos o tempo de 3 h por dia para realizao dessas atividades.

Vazo das Torneiras

Q1=

Onde:

Q= Vazo da Torneira V= Volume de gua T= Tempo

Q1= 3 *10 5 Q1= 6 * 10-5 m3/s

Q2 =

Q2=3,5*10 4,3 Q2= 5,81* 10-5 m3/s

Mdia das torneiras Q= 6* 10-5 + 5,81* 10-5 /2 Q= 5,9* 10-5 m3/s

Vazo total por Dia


Qtotal por dia= 5,9*10-5 *3*60*60 Qtotal por dia = 0,637 m3/s

Vazo total por Ms


Qtotal de ms = 0,637* 30

Qtotal por ms = 19,11 m3/s

Vazo total por Ano


Qtotal por ano = 19,11 * 12 Qtotal por ano = 229,32 m3/s

DIMENSIONAR TUBULAO:
Para essa equao adotaremos: i= declividade recomendada pela NBR 10844/89 de 0,5% n= conforme a NBR 10844/89 de 0,011

Dimetro da calha: 0,11 Raio: 0,055

rea:

* r rea: 3,14* 0,05 rea: 0,0094985

Base: 0,11 m Altura til: 0.08 m S= 0,11 * 0,08 S= 0,0088 m

Permetro: Permetro: 0,11+0,08+0,2

Permetro: 039

Rh=S P

rea permetro

0,0088 0,39

0,0225

Frmula de Manning- Strickler

Q= K*

* (Rh)2/3 * (i)1/2

-NBR 10844 (1989)

Onde: Q vazo de projeto da calha (L/min); K 60000 S rea da seo molhada (m) n- coef. de rugosidade Rh S/P- raio hidrulico (m) i- declividade da calha (m/m)

Q= 60.000 * 0,0088/0,011 * 0,0225 / * 0,005 / Q= 348,365

Mtodo de Azevedo Neto: Obtem-se o volume do reservatrio de gua pluvial pode por meio da equao:

Van=0,0042 * Pa * A * T Onde: Van = volume do reservatrio (L); Pa = precipitao pluviomtrica anual mdia (mm/ano=Litros/m por ano); A = rea de captao, em m; V = volume de gua aproveitvel e o volume de gua da cisterna (L) T = nmero de meses de pouca chuva ou seca (admensional)

V= 0,0042 *128,3025 * 232,32* 6 V= 751,1142 Litros

CALCULO CUSTOS TOTAIS PARA TUBULAO E O CALCULO DO PAYBACK:

Para a implantao de um sistema de aproveitamento de gua pluvial em uma residncia com rea de captao de 232,32 m ter que ser investido o total de R$ 4.841,58, tendo todos os gastos na tabela seguinte:

Tabela 2 custo para implantao do sistema de aproveitamento de gua pluvial. MATERIAIS 52 canos de 100 mm 5 joelho 4T VALOR R$ 297,00 13,00 22,78

Bomba Filtro Caixa de gua de 1000 L Cimento Brita Areia Ferro 8 mm Ferro 20 mm 22 caibros 30 tabuas Disjuntor Registro Fio duplo Filtro auto limpante Mo de obra TOTAL

132,00 100,00 418,00 270,00 120,00 65,00 188,30 277,00 100,00 500,00 7,00 9,0 22,50 600.00 1.700,00 4.841,58 Para melhor viso da viabilidade econmica, para melhor analise dos

gastos e do tempo que levara para termos o retorno desse investimento, usaremos uma das tcnicas de anlise de investimento, o Payback. Que um mtodo que aponta o tempo que o investidor ir necessitar para recuperar o investimento feito.

Logo temos que Payback = FATURAMENTO REALIZADO NO MS DE REFERENCIA / MAIO Faixa de consumo (m) 0 A 10 11 A 15 16 A 20 Vol. por unid de cons. (m) 10,00 5,0 5,0 N unid de cons. 01 01 01 Vol. total(m) 10 05 05 Preo (m) R$ 2,89 2,98 3,10 Sub-total R$ 28,90 14,90 15,50

21 A 25 26 A 30 31 A 35

5,0 5,0 5,0

01 01 01

05 05 05

3,34 3,74 3,93

16,70 18,70 19,65 114,35

VALOR TOTAL DE CONSUMO DE GUA Tabela 3 informaes contidas no talo mensal de gua - CAERD

Com os dados retirados da conta de gua mensal apresentada na tabela anterior

Consumo mensal gua potvel ($) = 35*2,89=101,15 Consumo mensal gua cisterna ($)= 19,11*2,89= 55,22 Totalizando o lucro de R$ 45,93 Resumo do consumo anual da cisterna ($)= 55,22 * 12 =662,64

Tendo todos os valores necessrios para calculo do payback, segue a equao:

Payback=

Payback= 4.841,58 662,64 Payback= 7,30

Tabela 4 - Investimento e o tempo necessrio para retorno do investimento. Investimento inicial R$ 4.841,58 Anos 01 02 capital 662.64 662.64 Total acumulado 662,64 1325,28

03 04 05 06 07 08

662.64 662.64 662.64 662.64 662.64 662.64

1987,92 2650,56 3313,20 3975,84 4638,48 5301,12

O tempo de retorno do investimento comprovado na tabela anterior, de 07 anos e alguns dias. Como visto um investimento que precisa de um longo tempo para comear a gerar lucro, por isso, acaba se tornando invivel para muitas pessoas, por no ter poder aquisitivo para tal investimento.

AVALIAO DA VIABILIDADE ECONOMICA E AMBIENTAL:

A implantao de sistema de aproveitamento de gua pluvial depende de vrios fatores, desde o total de precipitao, rea de captao, demanda de gua, clima, fatores econmicos, e a finalidade do uso da gua. Logo, para a realizao do aproveitamento da gua da chuva em uma edificao necessrio ter conhecimento sobre esses fatores interferentes do sistema.

A gua da chuva pode ser utilizada em vrias atividades com fins no potveis em diversos setores, tanto residenciais quanto industriais ou agrcolas. Como o projeto est voltado para o aproveitamento da chuva numa residncia, listaremos onde a gua poder ser usada:

Sistema de controle de incndio; Lavagem de reas de servio (caladas); Jardinagem; Lavagem de automveis; e Descargas de vasos sanitrios.

Analisando a viabilidade econmica e um retorno em curto prazo, fica invivel a implantao do sistema. Pensando em melhorias para o meio ambiente, a implantao de reservatrios para o aproveitamento de gua pluvial, diminuiria os problemas de drenagem urbana, atuando de forma corretiva a enchentes por reter parte da gua que escoaria pelas ruas e galerias; diminuiria o desperdio de gua tratada em irrigao de jardins, lavagens de caladas e carros. Ainda fazendo analise voltada para os bens ao meio ambiente, a implantao do sistema de aproveitamento de gua pluvial, contribuiria para as futuras geraes, economizando gua de boa qualidade. Alm da economia dos recursos hdricos, ao ser implantando esse sistema, as tarifas cobradas sofrero alteraes significativas, tornando o sistema vivel economicamente a um curto prazo.

CONCLUSO

Conclui-se que quanto maior for rea do telhado, mais chuva ser coletada; e o ndice pluviomtrico mostra a distribuio da chuva anual da regio, caso for regular, ser mais confivel o sistema e o volume do reservatrio de armazenamento dir a eficincia do sistema, pois quanto maior o reservatrio mais chuva poder ser armazenada, entretanto mais caro ficar o sistema. Se tornando invivel para algumas famlias de baixa renda. Uma soluo deveria vir das autoridades para melhoria de casas com famlias de baixa renda, dando a essas famlias a oportunidade de ter acesso gua, e consequentemente ajudando-os economicamente, e tambm contribuiria com as causas ambientais, como o desperdio da gua.

Quando a rea de captao for menor, mais chance para que seja implantado o sistema, ajudando no uso de gua no potvel, diminuindo a taxa paga para determinada concessionria de tratamento de gua, e sendo menos o dinheiro investido para adotar o sistema.

BIBLIOGRAFIA

1- CREPANE, MEDEIROS, PALMEIRA, Edison, Jos, Alessandro, Intensidade pluviomtrica: uma maneira de tratar dados pluviomtricos para analise de vulnerabilidade de paisagens perda de solo. Disponvel em: http://www.dsr.inpe.br/dsr/simeao/Publicacoes/Intensidade_Pluviom%E9trica.pdf;

Acessado dia 22 de maio de 2012.

2- ANNECCHINI, Karla. Aproveitamento da gua da Chuva para Fins no potveis na Cidade de Vitria (ES). Disponvel em: http://www.ct.ufes.br/ppgea/files/VERS%C3%83O%20final%20-

%20Karla%20Ponzo.PRN_.pdf; acessado dia 13 de maio de 2012.

3- LIMA, MACHADO, Ricardo, Thiago. Aproveitamento de gua Pluvial: anlise do custo de implantao do sistema em edificaes. Disponvel em:

http://www.feb.br/cursos_engcivsc/Monogafia.pdf; Acessado dia 12 de maio de 2012.

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-distribuicao-agua-no-planeta.htm http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2014/03/sao-paulo-vive-pior-crise-hidrica-da-historia-nodia-mundial-da-agua-7672.html http://www.institutocarbonobrasil.org.br/ecossistemas/agua

You might also like