You are on page 1of 6

INTRODUO

As mudanas que tm ocorrido no mundo, sejam na rea financeira, tecnolgica, produtiva ou organizacional, tm alterado o ambiente competitivo e, mais precisamente, as empresas que esto inseridas neste contexto. A concorrncia nos mercados nacional e internacional tem provocado alteraes significativas no modo de operaes das empresas. Cada vez mais acirrada, essa concorrncia exige que as organizaes adotem padres especficos para a sua manuteno no setor. As empresas tm buscado alternativas neste ambiente to concorrido por meio de estratgias competitivas para poderem obter vantagens competitivas. De acordo com a estrutura de mercado em que a empresa esteja inserida, um determinado padro de concorrncia estabelecido. A competitividade pode ser definida pelo desempenho, pela eficincia e de uma maneira dinmica; as empresas buscam estratgias para se posicionar melhor no mercado. A competitividade depende da criao e renovao das vantagens competitivas por parte das empresas, de maneira paralela aos padres de concorrncia adotados no mercado, de acordo com cada setor. O objetivo principal deste artigo demonstrar que todas as organizaes precisam adotar estratgias competitivas para estar no mercado. Num primeiro momento, a concorrncia a grande arena onde as empresas se enfrentam e s sobrevivem as melhores. Sem aquisio de vantagens frente concorrncia, elas ficam atrs das lderes, ou seja, sero sempre copiadoras e no inovadoras. A tendncia internacional e nacional a formao dos grandes oligoplios mundiais, que utilizam estratgias para sua consolidao. Os padres de concorrncia tambm so ditados por esta mesma estrutura, portanto, estabelecem as estratgias a serem seguidas. Estas ferramentas acabam por acirrar mais ainda a competitividade das organizaes frente ao novo ambiente competitivo que formado por todas elas. Os pontos destacados e articulados entre si neste artigo precisam ser estudados e aplicados pelas organizaes para que faam parte do mercado.

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARA UVA CURSO: GRADUAO TECNOLGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS DISCIPLINA: PROCESSOS E SISTEMA DE DECISO PROFESSOR: WELLINGTON NASCIMENO SILVA 3 PERODO TURMA: F

Maynaria Heloisa Eloides Talles Maurilen

CONCORRNCIA ACIRRADA

Balsas MA 2014

Maynaria Heloisa Eloides Talles Maurilen

CONCORRNCIA ACIRRADA
Trabalho apresentado para obteno de nota do Curso Graduao Tecnolgica em Processos Gerenciais, disciplina: Processos e Sistemas de deciso Universidade Estadual Vale da Acara UVA. Orientador: Wellington Nascimento Silva

Balsas MA 2014

1. Concorrncia As estratgias utilizadas pelas organizaes esto, na maioria das vezes, ligadas ao ambiente concorrencial, seja para alcanar o lder no mercado, seja para se manter em liderana. De acordo com POSSAS (1990, p. 163): A concorrncia deve ser entendida, para o que interessa o presente contexto, como um processo de defrontao (enfrentamento) dos vrios capitais, isto , das unidades de poder de valorizao e de expanso econmica que a prosperidade do capital confere. Deve ser pensada neste sentido como parte integrante inseparvel do movimento global de acumulao de capital, em suas diferentes formas, e que lhe imprime, na qualidade de seu mvel e vetor essencial, uma direo e ritmo determinados e um contedo historicamente especfico. 2. Vantagens Competitivas Para PORTER (1992), as principais vantagens competitivas que as organizaes podem ter esto no custo ou na diferenciao: a) Vantagens de custo: so frequentes os casos em que tambm propiciam algum ganho em diferenciao, pois esto quase sempre ligadas ao processo de produo e aos insumos utilizados, sendo que as alteraes destes costumam afetar a qualidade. As dimenses da concorrncia, muitas vezes, esto interrelacionadas. Formas de organizao mais avanadas podem exigir mudanas nos processos de produo, ou relaes privilegiadas com os usurios podem estar relacionadas aos servios de ps-venda; podem ser conseguidas atravs de economias de escala, economias de escopo5 , capacidade de financiamento das firmas, patentes e licenciamentos de tecnologia, relaes com fornecedores e/ou garantia de matrias-primas, relaes com a mo-de-obra, organizao da produo, eficincia administrativa e capacitao. b) Vantagens de diferenciao de produto: especificao, desempenho ou confiabilidade, durabilidade, ergonomia de design, esttica, linhas de produto, imagem e marca, formas de comercializao, assistncia tcnica e suporte, financiamentos e relao com os usurios; estas vantagens se aplicam mais notadamente ao setor industrial e no diretamente ao setor servios.

3. O novo ambiente competitivo

As modificaes que aconteceram na economia mundial nas ltimas dcadas do sculo passado, como globalizao - formao de oligoplios mundiais -, alteraram os padres de concorrncia, estimulando um significativo processo de reestruturao, e culminou com a reorganizao das cadeias agroindustriais. As fuses e aquisies, as mudanas tecnolgicas, institucionais e organizacionais aumentaram a concentrao, a centralizao e a internacionalizao das atividades econmicas, demandando novos meios de anlise e avaliao da competitividade. A partir da determinao da demanda do mercado por produtos da empresa, define-se, ento, a sua posio competitiva nesse mercado. A maneira como a empresa utiliza seus recursos produtivos e as eventuais fontes de competitividade so definidas, mas no necessariamente a competitividade em si. A competitividade uma varivel exposta que sintetiza os fatores preo e no-preo estes ltimos incluem qualidade de produtos e de fabricao e outros similares, a habilidade de servir ao mercado e a capacidade de diferenciao de produtos, fatores esses parcial ou totalmente subjetivos A estratgia de diferenciao se baseia em diferenciar o produto ou servio oferecido pela empresa, criando algo nico em toda a indstria. As diferenciaes podem ser feitas no projeto ou imagem da marca e na tecnologia ou na rede de fornecedores; a empresa pode se diferenciar sob vrias dimenses. Mesmo utilizando esta estratgia, a empresa no pode ignorar os custos, mas eles no so o alvo estratgico primrio. essa estratgia, retornos acima da mdia podem ser obtidos, pois ela cria uma posio defensvel para o enfrentamento das cinco foras competitivas. A diferenciao pode, s vezes, tornar impossvel a obteno de uma alta parcela de mercado, pois ela requer um sentimento de exclusividade que incompatvel com a alta parcela de mercado. Em alguns casos, a diferenciao no incompatvel com custos relativamente baixos e com preos comparveis aos da concorrncia. A empresa acaba por atingir a diferenciao por satisfazer melhor as necessidades do seu alvo particular ou pelos custos mais baixos na obteno deste alvo. Mesmo no atingindo o baixo custo ou a diferenciao sob o ponto de vista do mercado, a estratgia do enfoque atinge uma ou ambas as posies em relao ao seu alvo estratgico.

CONCLUSO

O mundo competitivo muito voraz e exige rapidez na adoo de mudanas; quem no as fizer, estar fora do mercado. A adoo das estratgias competitivas est ligada capacidade da empresa em se diferenciar da concorrncia, ampliando e conservando a sua posio dentro do mercado. Esta busca por uma posio dentro do mercado exige uma reao rpida por parte das organizaes, pois o enfrentamento com os concorrentes acirrado, uma vez que cada organizao faz o melhor que pode em relao ao que esto fazendo as suas concorrentes, ento, o padro de concorrncia estabelecido, a concorrncia aumenta e novas estratgias tm que ser utilizadas.

You might also like