You are on page 1of 3

28/10/13

Aluno: ELISMAR ZANELA DA SILVA

LEGISLA O A DUA NEIRA Sim ulado: GST0316_SM_201207134104 V.3 Aluno(a): ELISMA R ZA NELA DA SILVA De se m pe nho: 4,0 de 8,0 VOLTA R Matrcula: 201207134104 Data: 07/10/2013 02:03:10 (Finalizada)

1a Questo (R e f.: 200720937021)

Pontos: 1,0 / 1,0

Por que se diz que uma mercadoria foi desnacionalizada? Se usa esse termo quando a mercadoria importada e internada ao territrio aduaneiro brasileiro, mediante desembarao. Ocorre quando a mercadoria perde sua condio de nacional, em razo de ter sido embarcada, exportada em carter definitivo, mediante desembarao aduaneiro. So mercadorias utilizadas no processo produtivo de uma empresa exportadora, destinadas ao mercado interno, com desembarao aduaneiro de importao. Ocorre quando a mercadoria foi vendida no mercado interno, com fins de exportao, porm ainda no foi embarcada nem armazenada num entreposto. Acontece com mercadorias nacionais que foram vendidas no mercado interno e que posteriormente sero exportadas exclusivamente a pases membros do Mercosul.

2a Questo (R e f.: 200720937064)

Pontos: 1,0 / 1,0

Qual o conceito do Territrio Aduaneiro? Territrio Aduaneiro significa os pontos fronteirios. Territorio Aduaneiro a mesma coisa de Territrio Nacional, incluindo o mar territorial e o espao areo. Territrio Aduaneiro so os locais denominado EADI, mais conhecidos como portos secos. Territorio Aduaneiro a mesma coisa de Zona Primria. Esse conceito se refere somente aos locais onde a Receita Federal est instalada com fins de fiscalizao aduaneira.

3a Questo (R e f.: 200720936911)

Pontos: 0,0 / 1,0

Quando ocorre o denominado Fato Gerador no mbito tributrio? Entende-se como a ocorrncia de um evento, que gera uma obrigao tributria. Significa que o agente pretende solicitar a devoluo dos impostos indevidamente recolhidos, em razo a que o fato gerador no ocorreu na zona primria e sim na zona secundria. O prprio termo j indica que o evento aconteceu, assim, a obrigao tributria est gerada e o agente dever recolher suas obrigaers fiscais. A obrigao tributria ocorre em qualquer situao, pelo simples fato de pretender realiz-la, seja do ponto de vista comercial, financeiro ou alfandegrio. O Fato Gerador indica as obrigaes comerciais de entregar a carga conforme o combinado com o importador, de acordo ao Incoterm pactuado e forma de pagamento combinada.

4a Questo (R e f.: 200720936936)

Pontos: 0,0 / 1,0

Qual a finalidade das barreiras no tarifrias no mercado internacional? So medidas administrativas para impedir a importao de certos produtos. So medidas comerciais combinadas com procedimentos tributrios e cambiais para impedir a importao de produtos de pases membros do Pacto Andino. Ocorrem para proteger o produto nacional, aumentando as alquotas do imposto de importao. Esta prtica existe entre pases participantes de um mercado comum para impedir a entrada de produtos de pases em desenvolvimento. So medidas alfandengrias para promover o produto do pas do exportador.

estacio.webaula.com.br/salaframe.asp?curso=956&turma=377402&CodProgramaTurma=0&CodModuloDeCursos=0&AcessoSomenteLeitura=undefined&

1/3

28/10/13

Aluno: ELISMAR ZANELA DA SILVA

5a Questo (R e f.: 200720937051)

Pontos: 0,0 / 1,0

O que tipifica uma atividade de contrabando? C ontrabando importar ou exportar mercadorias sem pagar impostos. Somente existe contrabando na importao, sem recolhimento dos impostos, pois na exportao no incidem impostos. O contrabando ocorre quando a mercadoria internada ao territorio brasileiro, somente pela via terrestre e area, com recolhimento parcial de tributos. C ontrabando importar ou exportar mercadorias que so proibidas. Somente existe contrabando quando as mercadorias so da rea da informtica e telecomunicaes.

6a Questo (R e f.: 200720936859)

Pontos: 0,0 / 1,0

Por que se diz que a mercadoria importada entrou no processo de perdimento? Perdimento quando o seguro internacional dessa mercadoria deve indenizar o importador em razo ao extravio da carga durante a rota internacional ou no recinto aduaneiro. O prprio termo diz que a mercadoria dever ser declarada como perdida, com a finalidade de eliminar a obrigao cambial junto ao exportador e a tributao no desembarao. Significa que a mercadoria, vencido o prazo de armazenagem alfandegria, no foi desembaraada, passando condio de abandono e posterior leilo. Perdimento a mesma coisa que leilo, pois a mercadoria est desembaraada com avarias, portanto, no interessa mais ao importador. Embora depositada no recinto alfandegrio, esta mercadoria no consta no sistema, assim, declarada como perdida.

7a Questo (R e f.: 200720936974)

Pontos: 1,0 / 1,0

Que significa antidumping e como tributado na importao brasileira? So procedimentos semelhantes ao contrabando e descaminho, sendo que existe uma combinao entre o exportador estrangeiro e importador brasileiro para a prtica do subfaturamento, com a inteno de evadir divisas e o Brasil se defende tributando. Antidumping uma prtica desleal de comrcio que se caracteriza pelo superfaturamento do exportador estrangeiro, a fim de obter maior lucratitividade. Operao combinada com o importador para praticar a evaso de divisas, sendo que o Brasil tributa este procedimento ilcito. Antidumping uma prtica desleal do pas do exportador, pois exporta a preos superiores aos praticados no mercado internacional, no caso brasileiro no tributado. Antidumping quando entra mercadorias ao pas de destino de forma vultosa, em grandes quantidades, a preos superiores aos praticados no mercado internacional e que o Brasil tributa para defender o concorrente nacional. Acontece quando um exportador consegue vender mercadorias em seu prprio pas, abaixo do custo de fabricao ou abaixo do preo do seu mercado interno, sendo tributado no Brasil como defesa comercial.

8a Questo (R e f.: 200720936865)

Pontos: 1,0 / 1,0

Qual a funo da OMA? a Organizao Mundial de Aduanas que dita normas para que as aduanas de todos os pases possam uniformizar os procedimentos alfandegrios. Entidade que legisla a fiscalizao de comrcio de drogas, denominada Organizao Mundial Antidrogas. uma entidade encarregada de emitir as regras de classificao aduaneira de mercadorias, conhecida como Organizao de Mercadorias Aduaneiras. A OMA uma entidade que pertence ONU e fiscaliza o comrcio de armas nas aduanas, cuja sigla Organizao Mundial de Armas. Denominada como Organizao Municipal de Aduanas, fiscaliza o recolhimento do ISS nas operaes de exportao e importao.

estacio.webaula.com.br/salaframe.asp?curso=956&turma=377402&CodProgramaTurma=0&CodModuloDeCursos=0&AcessoSomenteLeitura=undefined&

2/3

28/10/13

Aluno: ELISMAR ZANELA DA SILVA

9a Questo (R e f.: 200720930681)

Um empresrio brasileiro importa quadros de bicicletas, monta-as, colocando os pneus e os acabamentos em geral comprados no mercado interno, embala-as e exporta-as para Angola, seu grande mercado deste produto. Na importao, ele usa um regime especial que lhe permite desembaraar a mercadoria sem pagar os impostos. Na verdade, os impostos ficam suspensos at efetuar a exportao de todas as bicicletas. Qual o regime especial que ele usa na importao?

Sua Resposta:

C ompare com a sua resposta: Drawback, na modalidade Suspenso

10a Questo (R e f.: 200720937691)

Qual a diferena operacional entre o Drawback Suspenso e o Drawback Iseno?

Sua Resposta:

C ompare com a sua resposta: No Drawback Suspenso o fabricante est importando matria-prima com a inteno de fabricar um produto acabado e export-lo, portanto, existe a intenao de exportar. No Drawback Iseno, no havia inteno de exportar o produto acabado, tanto que os impostos de importao foram recolhidos, porm como acabou exportando, o fabricante tem o direito de fazer uma segunda importao, isenta de tributao, para repor a primeira.

VOLTA R

Pe rodo de no visualizao da prova: de sde at .

estacio.webaula.com.br/salaframe.asp?curso=956&turma=377402&CodProgramaTurma=0&CodModuloDeCursos=0&AcessoSomenteLeitura=undefined&

3/3

You might also like