You are on page 1of 5

OS ORIXS

Bar o dono das chaves, dos portais, das encruzilhadas, das aberturas de todos os caminhos. Por isso o primeiro orix a ser servido em qualquer obrigao. Se ele no for homenageado em primeiro lugar, os caminhos e os traba lhos permanece ro trancados. Ele tranca ou abre todas as portas, dependendo de nosso merecimento e do cumprimento das tarefas. Se apresenta como o orix mais hu mano de todos e como o aspecto humano da personalidade.17 Bar, tambm chamado Exu Iangi, o primeiro nascido, tem como um de seus smbolos a pedra porosa chamada yangi, talvez porque um dos modos como ele aparece paraviso humana a de milhares de pontos cinzas, como um corpo poroso, com o formato do corpo humano. Uma das lendas, contada por Nelson P ires Filho e 18 Fbio Escada relata que, no incio do mundo, somente havia uma massa infinita de ar. Quando esta comeou a se movimentar, mo vida pela respirao de Olorum (Deus), parte desse ar tornou-se gua, e outra parte lama. Dessa lama formou-se uma bolha, a primeira matria dotada de forma. Olorum soprou-a, dotando-a de vida individual, como um rochedo de lacterita. Estava criado Bar.
17 18

Pesquisado na Wikipdia, em 25/7/2008.

Pires Filho, Nelson e Escada, Fbio. Bzios A Interpretao dos Segredos. So Paulo: Madras, 2001

Os Orixs e os Chacras

Outra lenda conta que Orumilaia19, querendo um filho, tanto incomodou Olorum que este, para se ver l ivre, lhe deu Exu. Este, no entanto, era dotado de uma fome insacivel, comendo tudo o que via. Para par-lo, Orumilaia cortou-o em pedaos, mas cada pedao se reconstitua por inteiro. Assim foi at que dos pedaos cortados forma ram-se nove cus que permitiram o povoamento do universo. Segundo os autores referidos, esse processo gerou um contrato entre Orumilaia e Exu, definindo-lhe o papel de executor dos projetos e controlador dos destinos, aquele que garante o cumprimento das prescries de If. A ssim, constitui ele a menor unidade de informao do sistema e o fractal de tudo que se multiplica, o primeiro vrtice, o spin da energia. Segundo Verger, o orix Bar ou Exu Elgbara veio ao mundo com um porrete que teria a propriedade de transport-lo rapidamente a centenas de quilmetros e de a trair, magneticamente, objetos situados a grandes distncias.20 o guardio dos templos, das casas, das cidades e das pessoas. tambm ele que serve de intermedirio entre 21 os homens e os deuses. Na mitologia grega representado por Mercrio, o mensageiro. um orix protetor e quem su pervisiona as atividades do mercado do rei em cada cidade. Bar o princpio dinmico que tem a funo de ligao entre todas as existncias. Faz parte da natureza do ter.
Sobre Orumilaia ver SCIPIONI, Silvia e CORREA, Daura Religio Nao Uma viso das origens. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2007.
19

Essa qualidade de transporte se ajusta capacidade de estar, instantaneamente, em qualquer parte do universo.
20 21

VERGER, Pierre Fatumbi. Orixs. Salvador: Currupio, 2002.

36

Os Orixs e os Chacras

Sua representao na humanidade a da personalidade, que possui contraditrios aspectos de qualidades e defeitos em seus mltiplos estados. Se dividem em dois t ipos: os de dentro de casa, mais calmos, e os da rua, mais inquietos, de temperamento instvel. o primeiro dos orixs a ser homenageado. Ritualizado nos cruzeiros, leva a fora da alma para abrir e fechar os caminhos. Como a primeira entidade na escala da evoluo humana, Bar manifesta-se como sntese dos reinos mine ral, vegetal e animal, cuja estrutura material bioplasmtica. o governador do corpo etrico, a atividade inte ligente e a base da personalidade com seu raio p articular, como todos os outros, agregados como sub-raios, fazem parte. A hierarquia dos Bars tem tambm a funo de vincular os quatro reinos da natureza, sendo que t ransmutam e transmitem o inferior para o superior e constroem, em cada reino, a ponte que une a mente superior com a inferior, o canal que a tudo comunica. Cada individualidade ou ser tem seu Bar pessoal que est diretamente a servio do orix de cabea, por isso chamado de mensageiro entre o ser hu mano e seu orix essencial. a primeira e ssncia assumida pela indivi dualidade que se manifesta como tomo primrio. Ao longo de sua evoluo ele vai se relacionando com os outros fatores por meio do tomo primrio de cada um deles, que se t ornam secundrios, formando o tomo permanente, conhecido como nous. Cada chacra (spin) governado por uma entidade da linha dos Bars que fazem a conexo das energias referentes essncia correspondente quele chacra.
37

You might also like