You are on page 1of 11

Informativo - Ano 1 - n 12 - 15 de maro a 15 de abril de 2014.

ALTO ALEGRE DO PINDAR - Altamira - MA


Aconteceu - 06/03 - Oficina de permacultura sob orientao das Educadoras Sociais na Unidade Integrada Viriato Correia. Na oportunidade, as Educadoras desenvolveram prticas inovadoras de cultivo. 15 (quinze) alunos do 9 ano participaram da oficina. - 12/03 - Atividades de leitura e escrita com as crianas. Semanalmente, s segundas e quartasfeiras, 20 (vinte) crianas orientadas pelas Educadoras Sociais frequentam as atividades na Casa Referncia.

- 08/03 - Entrega de enxovais e monitoramento de oito grvidas na comunidade de Altamira. As mulheres so acompanhadas pelas Cuidadoras Sociais que medem a presso arterial das mames e verificam os batimentos cardacos do beb.

- Semanalmente, encontro com as gestantes em seus domiclios. A equipe tem como objetivo monitorar de perto a situao das mulheres e o desenvolvimento de seus bebs.

- 18/03 - Visita s gestantes da zona urbana de Alto Alegre, com a presena do Anjo da Guarda rik Jones. As Cuidadoras Sociais acompanham o trabalho, estabelecendo a troca de experincias entre os participantes durante a averiguao dos sinais vitais e batimentos cardacos do beb.

Acontecer - 14/04 - Piquenique Literrio com as crianas na casa do Sr. Mariano - espao de conhecimento da comunidade. - 22/04 - Pintura com tinta de terra na casa de D. Odete - atividade de embelezamento das casas de forma inovadora, aproveitando os recursos j existentes. - 25/04 - Oficina comunitria de xarope. Nesta poca, observa-se maior incidncia dos casos de gripe e a comunidade utiliza seus recursos e conhecimento a fim de minimizar a situao. O xarope auxilia no tratamento da doena, mas importante visitar uma rede de sade caso os sintomas persistam.

- 19/03 - Utilizao do Drone - equipamento que desenvolve diversas atividades no ar e na terra, como registros fotogrficos e filmagens. A ao aconteceu nos pontos estratgicos, espaos do conhecimento e de interveno do projeto. Esse registro favorecer a observao das atividades existentes e o planejamento dos prximos passos para o ano de 2014. Acontece - 01/04 - Algibeira de Leitura na Unidade Viriato Correia retomada das atividades na escola, com exposio de livros e Roda de Leitura com os alunos. - 04/04 - Dia de Estudos oportunidade de aprendizagem da equipe, organizada por Josiane e Marlene. - Funcionamento da Sede do projeto de segunda sexta-feira, das 8h s 12h e das 14h s 17h, para atendimento s crianas. As atividades de troca e emprstimos de livros so realizadas diariamente na sede do projeto. - Todas as segundas e quartas-feiras, massagem shantala. Atividade apropriada pela comunidade a partir dos benefcios fsicos e psicolgicos oferecidos s crianas. Essa uma atividade promovida pelo Banco da Solidariedade!

AAILNDIA - MA
Aconteceu - 07/03 - Num clima de muita descontrao 35 (trinta e cinco) crianas e adolescentes participaram de uma animada Roda de Leitura. Divididas em dois grupos de acordo com a faixa etria, viajaram pelo mundo da imaginao. A atividade, regada a risos e alegria, contagiou a todos os participantes.

- 11/03 - Reunio entre moradores, lderes comunitrios, Secretria de Ateno Bsica, equipe de Sade local, representantes da Vale, representante do Cedaps e Consultoria da Vale, realizada no Assentamento Califrnia. O objetivo foi definir aes a serem executadas na comunidade. 20 (vinte) pessoas participaram do encontro.

- 11 e 12/03 - Para melhorar o acompanhamento s gestantes, purperas e bebs, as Enfermeiras da Secretaria de Sade do Estado do Maranho, Patrcia Sampaio e Heloise Daniele, ministraram a oficina Cuidador em Sade. Cinco Cuidadores que ficaro frente das atividades de sade no municpio participaram da oficina. - 13/03 - Pintura de tinta de terra em parede Brincar com as cores e dar vida aos desenhos tornou-se uma atividade prazerosa para os moradores. Os diversos tons de terra compem formas e viram arte! 17 (dezessete) pessoas reuniram-se na Casa Verde para mais uma oficina de tinta de terra, dessa vez em parede.

- 19/03 - Oficina de boneca de pano, promovida pelos Educadores Sociais - A oficina reuniu 18 (dezoito) pessoas da comunidade na Casa Verde. Durante a atividade, os participantes vivenciaram inmeros momentos de descontrao e lazer. Alm disso, a oficina buscou o resgate de antigos brinquedos de infncia e incentivou o reaproveitamento de retalhos.

Acontece - 01/04 - Oficina de pintura de tinta de terra com as gestantes na Unidade de Sade Tropical|Primavera. A oficina acontece na casa de Loudy. Acontecer - 03/04 - Dia de Beleza com as gestantes, na Casa Verde. Este ser um dia reservado aos cuidados com as gestantes. Durante o encontro, acontecero inmeras atividades e a equipe envolvida no medir esforos para proporcionar s futuras mames momentos de bem-estar. O foco da atividade ser a autoestima. - 04/04 - Prticas de permacultura na comunidade - construo de hortas verticais, brincadeiras e jogos com crianas na Casa Verde. - 09/04 - Atividades diversas na Praa do Patizal para divulgao do projeto. Toda a comunidade ser envolvida na realizao das aes propostas para o dia. - 10/04 - Oficina de shantala e prticas de permacultura na Casa Verde. - 11/04 - Cinema na Casa Verde. - 15/04 - Oficina comunitria de Receitas Alternativas na Casa Verde.

- 17 e 18/03 - Realizao de oficina com as gestantes nas Unidades de Sade Tropical|Primavera e Avenida Tropical. Os temas trabalhados foram: cuidados com os recmnascidos, amamentao e a importncia de um pr-natal seguro. Essas oficinas acontecero semanalmente nas Unidades de Sade, sempre com uma nova abordagem. 30 (trinta) gestantes participaram da atividade. A sade das gestantes e bebs levada a srio! - 20/03 - Oficina de sabo na Casa Verde. 22 (vinte e duas) pessoas participaram da atividade. A oficina tem como objetivo resgatar o uso de tecnologias, oportunizar a economia domstica e reutilizar o leo consumido, normalmente descartado de forma incorreta. Isso uma prova de que a sustentabilidade est sempre presente nas aes do Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento!

BOM JESUS DAS SELVAS - MA


Aconteceu - 13/03 - Cinema na Casa Referncia, com a participao de 25 (vinte e cinco) pessoas, entre crianas, adolescentes e adultos. O filme escolhido foi Os Croods. O filme infantil conta a histria de companheirismo entre os integrantes de uma famlia que se unem para salvar uns ao outros. - 15/03 - Pintura com tinta de terra na casa da D. Rita, Cuidadora e moradora do Bairro Vilinha. Desde que conheceu a tecnologia da tinta de terra, D. Rita se encantou com o resultado das pinturas e mobilizou toda a sua famlia na pintura da cozinha de sua casa. E muito bom ver minha casa assim... To bonita! E, olha que no gastei nada... A beleza veio da natureza!
Rita Cunha Silva - Cuidadora Solidria

- 19/03 - Oficina de Kit Umbiguinho - lcool 70%, gaze e cotonete realizada na comunidade Nova Vida. A Agente de Sade Carmosinha ensinou s Cuidadoras dos Bairros Vilinha e Nova Vida como confeccionar a embalagem para o kit oferecido s gestantes. A nova embalagem, feita de revista e papelo, foi elogiada pelas mames. - 20/03 - Roda de histrias com Algibeira de Livros, na Unidade Integrada Nova Vida. As crianas e os professores participaram da contao. Ao final da atividade, vrios livros foram disponibilizados aos presentes para emprstimo e leitura.

- 22/03 - Prticas de permacultura na Casa Referncia - Oficina para construo de horta vertical. Conhecidas tambm como canteiros verticais ou jardins verticais, essas prticas tornaram-se uma opo para os frequentadores da Casa. Os canteiros, alm de charmosos, so simples e ganham espao em locais pequenos, pois so expostos em muros, paredes ou dependurados em reas de servio.

- 27/03 - Plantio de sementes no viveiro de mudas. Foram plantadas 155 (cento e cinquenta e cinco) mudas. Futuramente, essas mudas sero doadas comunidade, que se apropria cada vez mais das aes ligadas ao meio ambiente. Acontece - Todas as quartas-feiras, oficina na comunidade Nova Vida, com a participao de mulheres e adolescentes da comunidade. - Todas as tera-feiras, atividades de acompanhamento s gestantes e purperas do Bairro Vilinha e comunidade Nova Vida. Durante as visitas, as Cuidadoras orientam as gestantes e purperas sobre a importncia do aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses de vida do beb. Alm disso, as mames aprendem a utilizar melhor o Kit Umbiguinho e preenchem corretamente a Flor de Me ferramenta utilizada para acompanhar a amamentao do beb. As Cuidadoras tambm fazem a identificao da casa da gestante com a placa.

- Funcionamento dirio da Biblioteca, com emprstimos de livros, espao para estudo e pesquisas. - Plantio de mudas nos viveiros de Bom Jesus das Selvas e comunidade Nova Vida. Atualmente, o viveiro possui grande diversidade de mudas: aa, ip, maric, pau fava, pau ferro e tamboril. Acontecer - 10/04 - Cinema na Casa Referncia do projeto. No percam! - 16/04 - Atividades do Bornal de Jogos nas escolas da comunidade do Bairro Nova Vida. - 24/04 - Pintura com tinta de terra na comunidade do Bairro Nova Vida.

BURITICUPU - MA
Aconteceu - 20/03 - Plantio de mudas de buriti com os alunos da Unidade Intensiva Rui Barbosa. Foram feitas 49 (quarenta e nove) mudas. Durante o plantio, aproveitamos para falar sobre a importncia do cuidado com o meio ambiente e incentivamos a reutilizao das embalagens que so descartadas na beira do rio. - 22/03 - Confeco de Kit Umbiguinho na Nossa Casa, na comunidade do Buritizinho. medida que se aproximava a Data Provvel do Parto DPP, os kits foram distribudos para as gestantes da comunidade. Alm do Kit, tambm foram confeccionadas as placas de gestantes e a Flor de Me. - 25 e 26/03 - Oficina de Cuidados com RN, em Buritizinho. Seis Cuidadoras Solidrias do projeto, residentes na prpria comunidade, participaram da oficina, que foi direcionada especialmente para a formao das Cuidadoras que acompanham as gestantes.

Acontece - Crianas, adolescentes e adultos encantaram-se com as Algibeiras colocadas recentemente no PET Buritizinho. Uma Algibeira Infantil e duas Infantojuvenis compem o espao. - s teras-feiras, so realizadas visitas domiciliares na comunidade Buritizinho. As Cuidadoras Solidrias auxiliam e orientam as gestantes e purperas, informando a elas sobre os cuidados durante a gravidez e ps-parto. Este um momento importante e cheio de expectativas; algumas gestantes vivem a experincia pela primeira vez e esto ansiosas com a chegada do beb. Acontecer - 02/04 - Oficina comunitria de sade com a produo de multimistura. O objetivo dessa oficina mostrar para as pessoas da comunidade que alguns alimentos podem ser melhor aproveitados. - 05 a 07/04 - Campanha de cadastramento do Banco da Solidariedade. Participe voc tambm! - 07/04 - Mutiro de limpeza e plantio de rvores s margens do Rio Buritizinho, com a participao dos familiares das Cuidadoras. Colaborar com a limpeza do rio virou assunto de famlia! - 08/04 - Oficina de Brinquedos e Brincadeiras com as crianas na Nossa Casa. Esperamos a presena de 15 (quinze) crianas. - 14/04 - Cinema Itinerante na comunidade Buritizinho. As sesses acontecem em um lote, localizado frente da Nossa Casa. O pblico j se formou e no mais necessrio fazer convites. As crianas, em especial, aguardam ansiosas as exibies.

ITAPECURU MIRIM-MA
Aconteceu - 15/03 - Visita ao Quilombo Santa Rosa dos Pretos. Felizmente, essa rea ser recuperada! A princpio, limpamos o caminho de acesso ao quilombo. Em breve, mobilizaremos a comunidade para o incio do reflorestamento da rea, com o plantio de rvores nativas.

- Cozinha Experimental na comunidade. Desenvolver o hbito saudvel de alimentao e introduzir noes de higiene e reaproveitamento de alimentos foi uma das maneiras que a equipe descobriu para reunir os moradores da comunidade. Trocar receitas, ideias e dar sugestes tm proporcionado aos participantes momentos descontrados. Nota-se um nmero maior de envolvidos a cada atividade. 10 (dez) moradores locais participaram da oficina.

- Reunio com as gestantes do Bairro Roseana Sarney. Importante momento de troca e acolhimento! Encontros como esse acontecero no bairro com maior frequncia, uma vez que o nmero de gestantes maior. - 19/03 - Algibeira de Leitura - Momento de aprendizagem e descontrao na Casa Referncia, no Quilombo Santa Rosa dos Pretos. Diariamente, as crianas esto na Biblioteca, participam das atividades e divertem-se durante a produo de desenhos que acontece aps cada leitura. Cada um cria seu desenho sobre o texto lido e as produes ficam expostas na Biblioteca durante a semana. A atividade desperta nas crianas o hbito de leitura e a criatividade, alm de promover momentos de lazer.

- 26/03 - Construo de Flor de Me, para serem distribudas s gestantes. O objetivo dos Cuidadores levar a tcnica s casas das futuras mames, convencendo-as sobre a importncia do aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida dos bebs. 20 (vinte) Flor de Me sero distribudas.

- 27/03 - Plantio de rvores na rea de preservao. Algumas rvores produzidas no viveiro j foram plantadas. Cada um dos participantes est comprometido e sabe da importncia desse trabalho para a recuperao do espao. Entre as rvores plantadas encontram-se Pitangueira, Caju e Mangueira. - 31/03 - Permacultura na Casa Referncia do Quilombo Santa Rosa dos Pretos. Momento de estudo com as Educadoras para falar um pouco sobre as prticas de permacultura. A partir das conversas, combinamos juntar o material para a produo do composto orgnico que ser usado na produo de mudas e das hortas suspensas. Acontece - Semanalmente, acompanhamento das gestantes dos Bairros Miquilina e Roseana Sarney. - Quinzenalmente, encontro da Comisso Pela Vida. - Atividades com as crianas na Casa Referncia do Projeto Trilhos, no Quilombo Santa Rosa dos Pretos.

- 20/03 - Roda de leitura com 23 (vinte e trs) crianas no Quilombo Santa Joana. Durante a roda, as crianas envolveram-se com as histrias, sempre atentas e curiosas e no deixaram nenhuma letra para trs. Para elas, esse contato bastante significativo. As rodas aconteceram debaixo das rvores, com muita simplicidade e participao da crianada. - A pintura com tinta de terra tem despertado a ateno e mobilizado os moradores locais. Dessa vez, a pintura foi na casa de Paula Pires, a Pretinha. A ao contou com a participao de 10 (dez) moradores que, juntos, contriburam com o trabalho de revitalizao da pintura de sua casa.

- Cozinha Experimental no Quilombo Santa Rosa dos Pretos. - Visitas domiciliares, para acompanhamento das purperas e gestantes. - Reunio com lideranas comunitrias. - Reunio com os Educadores do Quilombo Santa Joana. - Encontro com integrantes da comunidade Quilombo Santa Joana. Acontecer - 02/04 - Dia de Beleza, s 8h e s 13h 30min, na Casa Referncia do Quilombo Santa Rosa dos Pretos. - 03/04 - Passeio ecolgico no Quilombo Santa Rosa dos Pretos. A ao acontecer pela manh e tarde. - 03/04 - Encontro Comunitrio, s 9h, no Quilombo Santa Joana. - 08 a 10/04 - Formao de Cuidadores em Sade, s 8h, no Bairro Roseana Sarney - no Salo Tia Brgida. - Encontro com as gestantes no Bairro Roseana no Salo Tia Brgida. - 10/04 - Pintura com tinta de terra, s 8h, na casa da Educadora Fatinha, no Quilombo Santa Joana.

- Gestantes e purperas participaram da roda de conversa e assistiram a vdeos relacionados sade. Tambm aconteceu a consulta com a Enfermeira Clarissa Barbosa. 15 (quinze) pessoas, entre gestantes e purperas, participaram do encontro.

- 17/03 - Oficina de brinquedos, com os alunos da turma de 5 ano da Escola Municipal Padroeira Santa Rita. As crianas aprenderam a fazer o catavento com papel que seria descartado. 25 (vinte e cinco) alunos participaram da oficina. - Construo de Jogos do Bornal, com a participao dos professores da Escola Municipal Maria Auxiliadora. Para contribuir com as aulas, as professoras esto construindo jogos que discutam o relacionamento entre os alunos. Os prximos jogos trabalharo a alfabetizao e a matematizao.

SANTA RITA - MA
Aconteceu - 15/03 - Plantio das primeiras mudas de aa e caju, no Quilombo Vila F Em Deus. As mudas pertenciam ao viveiro da Casa Referncia e foram doadas s Cuidadoras. Foram plantadas 35 (trinta e cinco) mudas e o local d incio a uma floresta de alimentos. - Semanalmente, roda de leitura na Casa Referncia. A roda incentiva as crianas a lerem e participarem das atividades da Casa. Com a normalidade das aulas, nota-se que o fluxo de alunos aumentou e as atividades tm sido mais frequentes.

- 18/03 - Distribuio das Algibeiras de Leitura Foram distribudas seis Algibeiras nas Escolas Municipais Maria Auxiliadora e Padroeiro. Elas atendero a 120 (cento e vinte) crianas.

- 19/03 - Encontro com as gestantes e integrantes da comunidade, na Casa Referncia. Momento de troca de conhecimentos em relao ao cuidado com a gestao. As mames, sempre atentas s orientaes, aprendem cuidados bsicos e compartilham suas experincias. - 20/03 - Visita de 13 (treze) alunos e uma professora da Escola Municipal Orlando Gasileu Casa Referncia. Durante a visita, leitura livre e coletiva. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Biblioteca e utilizar os livros. - Pintura com Tinta de Terra na casa de Maria Jos, Educadora Social. Maria apaixonada por essa tecnologia! J pintou a sala de sua casa inteira! Agora, Maria revitalizou a fachada de sua casa, que virou referncia para a comunidade. A casa est mais bonita e no tem quem passe na estrada e no olhe tal belezura. - 21/03 - Encontro comunitrio e Cozinha Experimental, na Casa Referncia, com a participao de oito moradores. Espera-se, a partir dos prximos encontros, maior troca de experincias entre os participantes. Durante a ao, experimentamos a receita do arroz vegetariano. O prximo encontro est marcado para o dia 17 de abril. - Organizao do viveiro de mudas e quintal da Casa Referncia. Neste perodo chuvoso, as hortalias no produzem. Mesmo assim, preciso fazer a manuteno e cuidar do espao. A ateno est voltada para a produo de composto orgnico. Esse material ser usado nas mudas dos viveiros e no plantio de hortalias, aps o perodo chuvoso. Acontece - Semanalmente - Plantio de sementes no viveiro do Centro de Referncia | Algibeira de Leitura de casa em casa, na Vila F Em Deus | Pintura com tinta de terra na casa das gestantes. - s sextas-feiras - Atividades na Escola Maria Auxiliadora, no Quilombo Vila F em Deus.

- Cinema da Tarde, com a participao de 15 (quinze) crianas que assistiram ao filme Os Pinguins do Papai. O filme uma oportunidade para, juntos, conversarmos sobre diversos assuntos, contribuindo assim com a formao das crianas. A sesso acontece quinzenalmente na Casa Referncia. - Encontro comunitrio com a produo de cocada, no Quilombo Vila F Em Deus. No povoado, estes momentos so importantes para promover a socializao e mobilizao de grupos no desenvolvimento de aes de melhoria da comunidade.

- 01 a 12/04 - Oficina de Cuidador da Terra, s 13h e 30min e s 17h e 30min. Acontecer - 03/04 - Plantio de sementes nativas da regio, s 8h e s 13h30min, no viveiro de mudas da Casa Referncia do projeto. - 07/04 - Oficina de fantoches para serem usados na escola, s 8h, na Casa Referncia do projeto. - 09/04 - Encontro comunitrio no Quilombo Vila F Em Deus, s 13h30min, na casa de D. Miuca. - 09/04 - Momento de acolhimento e consultas s gestantes, s 9h, na Casa Referncia. - Confeco de Jogos do Bornal de Jogos. Inicio s 9h e s 14h.

- 11/4 - Enxoval Sustentvel, prticas de permacultura e orientaes em sade da gestante e do beb. Incio s 9h no Bairro Centro. - 15/4 - Pintura com tinta de terra, s 13h30min, no Quilombo Vila F Em Deus.

Este informativo contou com a contribuio de Astrogilda J. Santana, Ednalda Aparecida dos Santos, Vnia Lcia Coutinho, Jorge Luiz P. Pinto, Poliana da Silva, Gleidiane O. Santos, Diana Toledo, Doralice B. Mota e Simone Ceclia.

10

11

You might also like