You are on page 1of 2

EBI/JI PROFESSOR DOUTOR FERRER CORREIA FICHA DE TRABALHO(RESUMO) CINCIAS FSICO-QUMICAS 8 ANO NOME:________________________________ TEORIA CORPUSCULAR DA MATRIA/ PROPRIEDADES

GERAIS DA MATRIA/ AGREGAO E MOVIMENTOS CORPUSCULARES Tudo o que existe tua volta constitudo por matria, que como sabes pode existir em trs estados fsicos diferentes: slido, lquido e gasoso. Toda e qualquer poro de matria constituda por pequenas partculas, tambm designadas por corpsculos. A experincia da tua vida diria j te fez entender que possvel fragmentar os corpos, isto , reduzi-los a pores cada vez mais pequenas. Esta propriedade geral da matria designa-se por _______________________. Esta situao verifica-se nos slidos ( ao serrar madeira, ao escrever com giz), nos lquidos( quando utilizamos um pulverizador) e nos gases ( as bolhas de ar que se formam junto s paredes de um recipiente quando aquecemos gua). Realiza na aula: deita uma gota de corante vermelho num copo de gua. Que podes concluir? Verificas que a gua adquire um tom rseo, isto deve-se ao facto das(os) ____________ ____________________ que constituem a gota de corante se terem______________ homogeneamente por toda a gua. Esta propriedade caracterstica da matria designa-se por ____________________, j que as partculas esto em contnua agitao ou em permanente movimento. Mas se os corpsculos da gota se espalharam pela gua, ento significa que existem espaos livres/vazios entre os corpsculos da gua. Esta propriedade da matria designa-se por _____________________________.

AGREGAO E MOVIMENTOS CORPUSCULARES ( pg.172)

Aceitando que a matria formada por corpsculos separados uns dos outros e em permanente agitao, parece difcil compreender a forma prpria que os slidos apresentam. A hiptese corpuscular apresentada pelos cientistas levou-os a concluir que, embora os corpsculos se agitem, existem foras de ligao entre eles. Admite-se que so estas foras de ligao existentes entre os corpsculos que originam os estados _________________, ________________ e _____________ em que a matria se pode encontrar. Nos _________________, os corpsculos esto ligados por foras que os mantm prximos uns dos outros, o espao entre eles _____________________ e os seus

movimentos so limitados. Os slidos tm _____________ e ______________ constante.

Nos _________________, as foras de ligao so _______________ intensas do que nos slidos. Os movimentos dos corpsculos so mais livres. Os espaos entre eles so _______________ do que nos slidos. O lquido pode tomar a _________________ do recipiente em que se encontra, tendo no entanto _______________ constante.

Nos ______________, os corpsculos podem movimentar-se ainda com_____ liberdade. Os espaos entre eles so muito ______________ do que nos outros estados _____________. Tm portanto _______________ e _______________ variveis.

Realiza na aula: adiciona um cristal de permanganato de potssio em gua quente e gua fria. Que podes concluir? Verificas que o cristal se dissolve mais rapidamente em gua quente do que em gua fria. Daqui se conclui que o aumento de _____________________ faz _____________ o movimento ou agitao dos corpsculos.

You might also like