You are on page 1of 7

0 .

Ano 5 s Cincia

tre . Bimes 30

Nome do aluno: Nome da escola: Professor: Data: / /

1. Qual a importncia do sistema cardiovascular para que

cada clula do corpo humano mantenha-se viva e continue realizando suas funes?
O sistema cardiovascular distribui nutrientes e gs oxignio para todas as clulas do organismo por meio do sangue.

2. Qual a diferena entre as articulaes dos ossos do crnio e


as articulaes dos ossos das pernas dos seres humanos?
das pernas so mveis e permitem a realizao de movimentos, como a locomoo. As articulaes dos ossos do crnio so fixas e no permitem movimento. As articulaes dos ossos

3. Se ns no tivssemos msculos, o que aconteceria com


o nosso corpo?
Podem surgir muitas respostas diferentes, mas espera-se que os alunos respondam que o corpo no conseguiria se sustentar e nem se movimentar.

0 . Ano 5 s Cincia

estre 3. Bim

4. Observe as imagens a seguir.


Nuez/Conexo Editorial

As imagens ilustram situaes diferentes e grupos

de msculos diferentes. Qual das duas imagens destaca atividade de msculos que fazem movimentos voluntrios? Qual a diferena entre msculos voluntrios e msculos involuntrios?

A imagem que representa msculos que fazem movimentos voluntrios a imagem da moa andando de bicicleta, em que so destacados os msculos das pernas dela. Msculos voluntrios so aqueles que se movimentam de acordo com nossa vontade; os msculos involuntrios so os aqueles que se movimentam independentemente da nossa vontade.

0 . Ano 5 s Cincia

tre . Bimes 30

5. Pense em atividades ou movimentos que seu corpo realiza

durante o dia. Distribua essas atividades entre as trs partes do encfalo responsveis por elas. Algumas respostas possveis so: a) Crebro
Pensar, falar e se movimentar.

b) Cerebelo
Nadar, descer escadas e andar.

c) Bulbo
Controlar os batimentos do corao, o funcionamento dos intestinos e a frequncia respiratria.

6. Quando encostamos alguma parte do corpo em algo muito

quente, sentimos uma sensao de dor. Qual o sentido que age nessa situao? Qual o rgo que percebe a sensao de dor?
O sentido que age nessa situao o tato e o rgo que percebe a sensao de dor a pele.

7. Os homens ou as mulheres tm sistema genital? Pelo que o


sistema genital responsvel?
Espera-se que os alunos respondam que tanto homens como mulheres tm sistemas genitais, que so diferentes, mas, ambos, so responsveis pela reproduo dos seres humanos.

8. Como se origina um embrio?


Espera-se que os alunos respondam que um embrio resultado da fecundao de um ovcito, que a clula reprodutora feminina, por um espermatozoide, que a clula reprodutora masculina. Quando fecundado, o ovcito se desenvolve e passa a ser um vulo. Da unio do ncleo do vulo com o ncleo do espermatozoide, forma-se a clula-ovo, que se divide dando origem ao embrio.

0 . Ano 5 s Cincia

estre 3. Bim

9. Complete as frases sobre o sistema endcrino. a) As glndulas endcrinas produzem


que so lanados na corrente sangunea.
hormnios

b) A

produz hormnios que atuam no funcionamento geral do organismo.


tireoide

c) Na fase embrionria, a hipfise responsvel pela


testculos formao dos , ovrios nos meninos, e dos , nas meninas. Depois do nascimento, responsvel pelo crescimento . A partir da adolescncia atuam na fabricao dos hormnios sexuais .

d) O

produz os hormnios responsveis pelo controle da quantidade de acar no sangue.


pncreas

e) Os

produzem hormnios que ajudam a estabelecer caractersticas sexuais masculinas ovrios e os produzem hormnios que ajudam a estabelecer caractersticas sexuais femininas.
testculos suprarrenais

f) As

produzem o

hormnio chamado adrenalina.

0 . Ano 5 s Cincia

tre . Bimes 30

10. Forme frases com as palavras que esto nos quadros

abaixo, descrevendo corretamente as caractersticas do sistema genital humano. Respostas pessoais. Maturao Ovcitos Ovrios Puberdade Testculos Espermatozoides Clulas reprodutoras

Sugesto de resposta: Os espermatozoides so as clulas reprodutoras masculinas e so produzidos nos testculos. Os ovcitos so as clulas reprodutoras femininas e so produzidos nos ovrios. Isso ocorre quando os meninos e as meninas chegam puberdade, quando seus testculos e os ovrios, respectivamente, atingem a maturao.

tero

Semanas

Embrio

Gestao

Sugesto de resposta: Depois de fecundado, o embrio vai para o tero, onde fica por aproximadamente 40 semanas. Esse o perodo necessrio para seu desenvolvimento, chamado de gestao.

Corrente sangunea

Nutrientes

Cordo umbilical

Sugesto de resposta: O cordo umbilical leva nutrientes que esto na corrente sangunea da me at o beb.

Fecundao Uretra

Vagina Tubas uterinas

Pnis tero Relao sexual

Sugesto de resposta: Durante a relao sexual, o pnis lana os espermatozoides atravs da uretra no canal da vagina. Do canal da vagina, eles vo para o tero e tubas uterina, onde ocorre a fecundao.

0 . Ano 5 s Cincia

estre 3. Bim

11. O que acontece com o corpo da mulher se no perodo em

que o ovcito for eliminado do ovrio ele no encontrar um espermatozoide em uma das tubas uterinas?
Caso isso ocorra, o ovcito no ser fecundado e, portanto, no se fixar no tero. Dessa forma, a parede do tero, que se encontrava com a espessura mais grossa, volta a ficar fina devido ao rompimento dos vasos sanguneos, causando uma pequena hemorragia e desprendimento de parte do tecido pelo canal da vagina. Em outras palavras, a mulher ficar menstruada, ou seja, ocorrer a menstruao.

12. Assinale as frases corretas a respeito de doenas

sexualmente transmissveis (DST). ( ) A Aids causada por uma bactria. ( X ) A Aids causada por um vrus e contagiosa. ( X ) A  Aids destri as defesas do organismo, levando a complicaes da sade, sendo algumas fatais. ( X ) A  Aids pode ser contrada por meio de relaes sexuais com pessoas que tm o vrus da doena. ( ) U  ma das formas de se contrair Aids por meio de um aperto de mo ou um abrao da pessoa doente. ( X ) U  ma das formas de evitar a doena usar camisinhas em todas as relaes sexuais. ( X ) Pessoas com Aids merecem todo respeito e carinho. ( ) No existe tratamento para Aids.

0 . Ano 5 s Cincia

tre . Bimes 30

( ( ( (

) A doena causada pelo HPV no contagiosa. X ) HPV um vrus. ) O HPV afeta apenas as mulheres. X ) O  HPV pode ser contrado por meio de objetos ou toalhas infectadas e de relaes sexuais. ( ) O HPV facilmente detectvel nas mulheres. ( X ) O  uso de preservativos, como a camisinha, pode ajudar a diminuir o risco de ser infectado com o vrus do HPV.

You might also like