You are on page 1of 2

A construo do pensamento socilogo no Brasil

Sua origem junto ao encerramento do perodo do segundo reinado em meados de 1870 e a segunda Revoluo Industrial na Europa, causando mudanas no capitalismo, que influenciou muitas mudanas no Brasil, principalmente no meio intelectual, onde vrios escritores tais como, Machado de Assis, Castro Alves, Joaquim Nabuco, dentre outros, comearam a escrever sobre tais mudanas em suas obras. Tendo assim os primeiros detalhes da sociologia brasileira iniciada no sculo XX, seus filsofos todos influenciados pela sociologia europia, tendo Silvio Romero, com sua obra influenciada pelo positivismo organicista de ingls Herbert Spencer; Paulo Egdio de Oliveira Carvalho, fundador (1898) do Instituto de Sociologia de So Paulo, foi influenciado por Durkheim. Com as presses internas e externas, a Lei urea de 1888, deu origem ao movimente de imigrao vindo da Europa e do Japo; e com a presso do Partido Republicano (fundado em 1870) foi proclamada a Republica em 1889. Esses processos alavancaram o capitalismo brasileiro. Com a Primeira Guerra Mundial veio ascenso econmica dos Estados Unidos e do Brasil (em menor escala), gerando na burguesia o processo de formao dos pensamentos socilogos, a Sociologia brasileira veio busca de respostas para as demandas decorrentes de um processo interno ao capitalismo, que alguns convencionaram denominar pelo conceito de modernizao. Aps isso em 1925 a disciplina sociologia foi implantada nas escolas, primeiramente no Colgio Pedro II e logo aps veio s primeiras faculdades, com alguns estudiosos que tiveram formao em outros pases vieram ao Brasil e implantaram suas idias, dentre eles destacam-se: Gilberto Freyre, Caio Prado Jnior, Fernando Azevedo e Srgio Buarque de Holanda. Em 1930 Getlio Vargas a fim de modernizar o processo capitalista e tambm de fortalecer o poder executivo estado fundou os primeiros cursos superiores de sociologia no Brasil, com professores estrangeiros (especialmente europeus), se formou a primeira gerao de socilogos brasileiros nas dcadas de 30 e 40, esse passo foi essencial para a sociologia brasileira dando a ela um espao terico, porem necessitado ainda de um implantamento de suas metodologias na pratica do brasileiro; dos socilogos da primeira gerao destaca-se Florestan Fernandes, que defendia que sociologia havia tomado dois macros vertentes: (I) econmica voltada para o estudo do desenvolvimento; e (II) sociolgica, que se dividiu em experincia paulista e viso nacionalista. Florestan Fernandes se dedicou a aspectos estruturais, tais como formao das classes sociais, advento e efeitos do capitalismo e evoluo histrica da sociedade brasileira. Florestan foi um socilogo dedicado e no se eximiu de elaborar um rigoroso trabalho tericocientfico, e apesar desta ocupao, no deixava de se envolver na prtica poltica e na

militncia. Ele recebeu influncia de Marx, Lnin, Dobb, Baran e Sweezy, contudo, a maneira como absorvia essas influncias passava por um crivo pessoal e meticuloso, prtica essa que lhe possibilitou sua produo genuna, singular realidade e histria brasileira.

A Sociologia Brasileira

A Teoria da Dependncia: Uma teoria desenvolvida por muitos intelectuais que se consiste na leitura critica e marxista no-dogmtica dos processos de reproduo do subdesenvolvimento na periferia do capitalismo mundial.

You might also like