You are on page 1of 4

Universidade Salgado de Oliveira Pr-Reitoria Acadmica Departamento de Ensino a Distncia Plano de Ensino Carga Horria: Pr-requisito para: Disciplina:

60 horas. Antropologia Cultural. Catia Couto Semestre: Ano: Eleine 2 2013

Professores:

Objetivo Geral da Disciplina:


Proporcionar condies para que o aluno construa o conceito de cultura e o apreenda de forma polissmica; estimular a reflexo terica e metodolgica sobre os conceitos fundamentais das escolas evolucionistas, difusionista, funcionalista e estruturalista; conhecer algumas temticas da antropologia nas sociedades complexas. Objetivos Especficos :

Fornecer uma perspectiva ampla e geral do campo antropolgico destacando a sua especificao em Antropologia Cultural; Identificar e interpretar os conceitos da cultura, diversidade cultural, etnocentrismo e relativao a partir de uma discusso sobre a construo histrica do pensamento antropolgico; Analisar o fazer antropolgico focalizando o campo da Antropologia Cultural quanto aos seus pressupostos epistemolgicos, objetivos de interesse e prtica investigativa. Habilidades:

Dominar os principais conceitos, noes e questes fundamentais da antropologia como cincia voltada para o estudo da diversidade. Analisar o conceito de cultura em sua dimenso polissmica e antropolgica. Conhecer os antecedentes histricos do conceito de cultura; Competncias :

Est direcionada a identificar a dinamicidade e polissemia do conceito de cultura, seus antecedentes histricos, as limitaes e contribuies de diferentes abordagens tericas para a anlise de algumas temticas da chamada antropologia das sociedades complexas. TDE : Sero realizadas 6 horas de estudos independentes com atividades tais como leituras, exerccios, estudos dirigidos, anlise de filme e livros, ou qualquer atividade inerente ao curso, a critrio do docente, a fim de compor o trabalho discente efetivo. Ementa: Dinamicidade e polissemia do conceito de cultura. Antecedentes histricos da cultura. Cultura e diversidade. Cultura: aquisio ou inatismo? As duas concepes bsicas de cultura e as relaes entre elas. Significado de social e de cultura. Abordagens culturalistas: limitaes e contribuies. Antropologia e poltica. Algumas temticas da chamada antropologia das sociedades complexas.

Procedimentos de Avaliao (MIA): O aluno ser submetido a trs avaliaes no semestre, que constaro de: a) V1 = verificao do conhecimento de toda matria dada at a data da prova (valor de 0 a 10); PESO 2. b) VT = verificao de trabalhos individuais ou em grupo, no mximo 3, debates etc. (valor de 0 a 10); PESO 1. c) V2 = verificao de toda a matria ministrada no semestre (valor de 0 a 10). PESO 2. A mdia do semestre (MS) que dever ser igual ou superior a 4,0, ser apurada da seguinte forma: a) (V1 x 2+VT+V2 x 2)/5=MS; b) Se o aproveitamento na MS for igual ou superior a 7,0, o aluno ser aprovado sem necessidade de efetuar a Verificao Suplementar (VS); c) Se a MS for igual ou superior a 4,0 e inferior a 7,0, o aluno ser submetido VS. A VS no poder ter aproveitamento inferior a 5 (cinco). A mdia final a soma (MS+VS)/2 e dever ter valor igual ou superior a 5,0. Em qualquer caso, o aluno ter que ter o mnimo de 70% de frequncia. 2 Chamada: O aluno que perder as verificaes (V1 e V2) s poder fazer a prova de 2 chamada DE NO MXIMO DUAS DISCIPLINAS DE UMA DAS AVALIAES ( VI ou VII).

Bibliografia Bsica: 1 HOEBEL, Everest Frost. Antropologia Cultural e Social. So Paulo: Editora Cultrix, 1984. 2 Fontes, 1994. 3 DA MATTA, Roberto. Relativizando. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
CASSIRER, Ernst. Ensaio Sobre o Homem. Uma Introduo a uma filosofia da cultura humana. So Paulo: Martins

Bibliografia Complementar: 1 LARAIA, Roque e Barros. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986. 2 3 4 5 ROCHA, Everardo. O que etnocentrismo. So Paulo: Brasiliense, 2002. DAMATTA, Roberto. Relativizando: uma introduo a antropologia social. Rio de Janeiro: Rocco, 1993. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. PEIRANO, Mariza. A Favor da Etnografia. Rio de Janeiro, Relume-Dumar, 1995. Contedo Programtico/ Atividades Procedimentos Didticos Pedaggicos de Ensino Planejamento do Perodo Letivo: RETORNO DOS DOCENTES Planejamento. Seleo de estratgias e abordagens metodolgicas; Escolha e definio de contedos; Elencamento de bibliografia. Apresentao e demonstrao do Ambiente Virtual de Aprendizagem no campus; Apresentao do vdeo da aula inaugural contendo a equipe tcnica, pedaggica e administrativa;

Semana

1 a 4

INCIO DAS AULAS Aula Inaugural.

Apresentao do professor presencial de planto; Orientao a respeito da metodologia de ensino dos procedimentos de avaliao e das questes operacionais. Orientao leitura dos textos propostos na unidade de estudo; Acompanhamento na resoluo dos exerccios de autoavaliao, dirimindo dvidas nos momentos presenciais de planto e via AVA; Indicao de bibliografias e sites para a contextualizao e aprofundamento do contedo abordado.

UNIDADE 1 CULTURA: UM CONCEITO POLISSMICO E DINMICO 5 Cultura e Diversidade: uma temtica antropolgica e contempornea. Cultura: dos sentidos comuns concepo antropolgica. Duas concepes bsicas de cultura e as relaes entre elas. Antecedentes histricos do conceito de cultura. As Noes de kultur e Civilization. O conceito de cultura de Tylor: a reunio de todas as possibilidades de realizao humana. A Gnese da Antropologia como campo de saber. Cultura: aquisio ou inatismo?

Orientao leitura dos textos propostos na unidade de estudo; UNIDADE 2 ANTROPOLOGIA CULTURAL: CONCEITOS, MTODOS, TEORIAS E ESCOLAS 6 O Campo Antropolgico e a Dinmica Cultural. A Escola Evolucionista do Sculo XIX: contexto histrico de formao. O Evolucionismo Social e a abordagem da diversidade cultural: Histria, Evoluo e Progresso. As Crticas Antropolgicas ao Evolucionismo Social. A Escola Cultural Americana (Difusionismo) e o Particularismo Histrico. Etnocentrismo e os problemas colocados atravs de sua prtica. Acompanhamento na resoluo dos exerccios de autoavaliao, dirimindo dvidas nos momentos presenciais de planto e via AVA; Indicao de bibliografias e sites para a contextualizao e aprofundamento do contedo abordado. Orientaes de estudo do contedo do VT1 via AVA e V1 nos momentos presencias de planto. T1- Teste 1. 7 Frum. 8 9 Avaliao virtual - Composta de 10 questes objetivas. Debate atravs de tpico de discusso publicado no AVA. abordando tema especfico da Avaliao virtual - Composta de disciplina. 10 questes objetivas. Avaliao presencial - Composta de 8 questes objetivas e 2 discursivas. Orientao leitura dos textos propostos na unidade de estudo; Acompanhamento na resoluo dos exerccios de autoavaliao, dirimindo dvidas nos momentos presenciais de planto e via AVA; Indicao de bibliografias e sites para a contextualizao e aprofundamento do contedo abordado.

TF1 Avaliao Formativa. V1 Primeira Verificao

UNIDADE 3 ANTROPOLOGIA CULTURAL: MUDANA DE PARADIGMA 10 A transformao terico-intelectual do campo antropolgico. A Escola Funcionalista em Perspectiva: pressupostos conceituais. A Etnografia como forma de pesquisa de campo detalhada: A superao do etnocentrismo e o esforo de relativizao.

UNIDADE 3 ANTROPOLOGIA CULTURAL: MUDANA DE PARADIGMA 11 A Escola Estruturalista em Perspectiva: pressupostos conceituais. O Modelo Clssico de Etnografia e as Crticas da abordagem. Interpretativista da Cultura em Perspectiva.

Orientao leitura dos textos propostos na unidade de estudo; Acompanhamento na resoluo dos exerccios de autoavaliao, dirimindo dvidas nos momentos presenciais de planto e via AVA; Indicao de bibliografias e sites para a contextualizao e aprofundamento do contedo abordado.

12 a 13

UNIDADE 4 A ANTROPOLOGIA CULTURAL APLICADA AO ESTUDO DAS SOCIEDADES COMPLEXAS: ALGUNS OBJETOS DE ANLISE Indivduo, pessoa e a sociedade brasileira. Identidade e sincretismo religioso na cultura brasileira. Racismo brasileira: cor e raa na intimidade. Cultura e identidade nacional: Brasil, o pas do jeitinho? Corpo: suporte de signos e lugar de inscrio da sociedade.

Orientao leitura dos textos propostos na unidade de estudo; Acompanhamento na resoluo dos exerccios de autoavaliao, dirimindo dvidas nos momentos presenciais de planto e via AVA; Indicao de bibliografias e sites para a contextualizao e aprofundamento do contedo abordado. Desenvolvimento de Estudos Dirigidos nos momentos presencias de planto e via AVA .

14 a 15

Reviso do Contedo. Orientaes de estudo do contedo do VT2 via AVA e V2 nos momentos presencias de planto.

16

VT2 Teste 2.

Avaliao virtual - Composta de 10 questes objetivas.

18

V2 Segunda Verificao.

Avaliao presencial - Composta de 10 questes objetivas. Avaliao presencial - Composta de 10 questes objetivas. Avaliao presencial - Composta de 10 questes objetivas.

19

2 Chamada de V1 e V2.

20

VS Verificao Suplementar.

20

Trmino do Semestre.

Disponibilizao dos resultados no AVA. ______________________ _ Representante de Turma ___/___/___ Data

________________________ Gestor do Curso

___/___/___ Data

OBSERVAO: O contedo do presente Plano de Ensino est sujeito a modificaes em funo das mltiplas possibilidades de escolhas de textos, de recursos mais modernos encontrados na mdia, bem como no perfil do alunado para o qual este planejamento foi elaborado.

You might also like