You are on page 1of 8

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO DAS RELAES INTERNACIONAIS Agemir Bavaresco * A guerra e a paz so um problema permanente para a teoria das Relaes

Internacionais (RI)1. Vejamos as quatro tradies tericas mais tratadas nas RI: o liberalismo, o realismo, a sociedade internacional e a Economia Poltica Internacional (EPI).

1. Liberalismo utpico: o estudo inicial de RI A 1 Guerra Mundial (1914-18) foi o impulso decisivo para se consolidar o estudo acadmico de RI com o objetivo de no permitir a repetio de tantas mortes. A questo : Por que o pensamento acadmico das RI, no seu comeo, foi influenciado pelo liberalismo? Em 1917, os Estados Unidos ao entrarem na guerra determinaram a vitria dos aliados (Gr-Bretanha e Frana) contra a Alemanha, ustria e Turquia. O presidente dos EUA, na poca, W. Wilson, declarou em discurso ao Congresso em prol da Declarao da Guerra, em 1917, o seguinte: O mundo deve se tornar seguro para a democracia. Suas propostas, atravs de um programa de 14 pontos, influenciaram a Conferncia de Paz em Paris com a finalidade de instituir uma nova ordem internacional a partir das ideias liberais. O presidente Wilson props o trmino da diplomacia secreta, ou seja, os acordos devem estar abertos ao pblico; liberdade de navegao nos mares e as barreiras ao livre comrcio devem ser retiradas; os armamentos reduzidos em consonncia com a segurana domstica; reivindicaes coloniais e territoriais devem ser solucionadas com base no princpio de autodeterminao dos povos; e a criao de uma associao de naes para garantir a independncia poltica e a integridade territorial de grandes e pequenas naes. Este ponto resultou na criao da Liga das Naes, implementada pela Conferncia de Paris, em 1919. Cabe destacar duas ideias de Wilson para um mundo mais pacfico: 1) promoo da democracia e da autodeterminao, que tem por base a convico liberal de que
Professor do PPG/Fil/PUCRS. E-mail: abavaresco@pucrs.br Este texto uma resenha de captulo do livro de JACKSON, Robert e SORENSEN, Georg. Introduo s relaes internacionais. Teorias e abordagens. Trad. Brbara Duarte. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p.
1 *

112 Filosfica Revista Opinio Jul/Dez. de 2011, n. 02, v.02 Dossi pp. 112-119

Agemir Bavaresco

Desenvolvimento do Pensamento das relaes internacionais

governos democrticos no fazem e no vo guerra uns contra os outros (p. 65); 2) criao de uma organizao para regular as relaes entre os Estados, estabelecendo regras comuns de Direito internacional. Os idealistas liberais usam uma metfora para descrever a poltica tradicional, a realpolitik: trata-se de uma selva, onde perambulam animais perigosos em que os fortes e astuciosos dominam. Cabe Liga das Naes colocar esses animais selvagens em gaiolas como num zoolgico. Norman Angell, um idealista liberal, publicou, em 1919, o livro The Great Illusion, em que afirma que muitos polticos ainda acreditam que a guerra serve para propsitos lucrativos e que seu sucesso benfico para o vencedor. Porm, a realidade exatamente oposta, porque nos tempos modernos, a conquista territorial bastante custosa e desagregadora politicamente, abalando o comrcio internacional (p. 66). O pensamento de Wilson e Angell est fundamentado numa viso liberal dos seres humanos e da sociedade. De certa forma, esse idealismo liberal foi bem sucedido com a criao da Liga das Naes e as medidas tomadas pelas grandes potncias para assegurar a paz. Porm, esse idealismo utpico e a democracia liberal de 1920 e 30 sofreram duros golpes com o crescimento das ditaduras nazista e fascista na Alemanha, Itlia e Espanha, alm do autoritarismo que aumentou na Europa central e oriental, tal como na Polnia, Hungria, Romnia e Iugoslvia. A esperana da difuso da civilizao democrtica no ocorreu, ao contrrio, afirmou-se um Estado autocrtico, autoritrio e militarista. A Liga das Naes (1920-46) no conseguiu arbitrar as relaes entre os Estados. A Alemanha e a Rssia tiveram relaes tensas com a Liga. Por exemplo, a Alemanha juntou-se a Liga em 1926 e a abandonou em 1930. O Japo tambm deixou a organizao para levar frente a guerra contra Manchria. A Rssia entrou em 1934, porm, foi expulsa em 1940 por causa da guerra contra a Finlndia. E o fato mais contraditrio foi a recusa do senado dos Estados Unidos de ratificar o acordo da Liga (p. 67).

2. O realismo e os vinte anos de crise O idealismo liberal no conseguiu dar conta das RI nos anos 1930.
59-100.

Revista Opinio Filosfica - ano. 2, n. 2, v.2

113

Agemir Bavaresco

Desenvolvimento do Pensamento das relaes internacionais

A interdependncia no produziu uma cooperao pacfica; e a Liga das Naes ficou impotente diante da poltica de poder expansionista de regimes autoritrios na Alemanha, na Itlia e no Japo. O pensamento acadmico de RI comeou a falar a linguagem realista clssica de Tucdides, Maquiavel e Hobbes, na qual o poder o elemento central (p. 69). Os tericos realistas opem-se ao idealismo liberal: o britnico E. H. Carr defende, em Vinte anos de crise (1964), que nas RI h intensos conflitos de interesses que envolvem muito mais a rivalidade do que a cooperao. O alemo Hans J. Morgenthau, que fugiu do regime nazista e se radicou nos Estados Unidos, escreveu Poltica entre as naes: a luta pelo poder e pela paz (1948). Ele entende que (1) a natureza humana o ponto de partida para as anlises das RI, pois os seres humanos buscam seus prprios interesses e poder, da se aplica que nas RI as agresses ocorram facilmente. Einstein e Freud apoiam teoricamente esta tese de que haveria um desejo humano pelo dio e pela destruio. Esse impulso agressivo, para Freud, seria difcil de control-lo. (2) A luta pelo poder o propsito imediato das RI. No h um governo mundial, mas um sistema de Estados armados e soberanos que se enfrentam. A poltica mundial uma anarquia internacional (p. 71). A soluo para os realistas a criao de um poder contraposto como preparao para a defesa nacional e a dissuaso de potenciais agressores. Essa balana de poder acredita que no possvel reorganizar a selva num zoolgico, uma vez que os animais mais fortes no se deixam capturar numa jaula. O exemplo disso ilustrado no caso da 2 Guerra Mundial. A Alemanha no se deixou enjaular pela Liga. Talvez isso teria sido evitado atravs de uma poltica externa realista com base no princpio do poder contraposto. Ento, as negociaes e a diplomacia por si s no so capazes de alcanar a segurana e a sobrevivncia na poltica mundial (p. 72). (3) A viso cclica da histria uma outra caracterstica da abordagem realista nas RI. Ao invs da evoluo qualitativa segundo a viso otimista da crena liberal, o realismo enfatiza a continuidade e a repetio, ou seja, cada nova gerao tende a cometer o mesmo erro das geraes anteriores. Por isso, os pases devero cuidar da segurana e preparar-se para a guerra, para manter o equilbrio entre os Estados soberanos. Enfim, o realismo de Carr e Morgenthau associa uma viso pessimista da natureza humana a uma noo de poltica de poder entre os Estados, presente na anarquia internacional (p. 73).

Revista Opinio Filosfica - ano. 2, n. 2, v.2

114

Agemir Bavaresco

Desenvolvimento do Pensamento das relaes internacionais

No entender dos autores, o debate entre o liberalismo utpico dos anos 1920 e o realismo de 1930 a 1950 foi vencido por Carr e Morgenthau, pois a lgica do realismo prevaleceu nas relaes internacionais no somente entre os acadmicos, mas tambm entre polticos e diplomatas (p. 74), e o realismo como a melhor abordagem para compreender a situao. O primeiro grande debate das RI Liberalismo utpico Anos 1920 Foco * Direito internacional * Organizao internacional * Interdependncia * Cooperao * Paz Resposta realista Anos 1930-1950 Foco * Poltica de poder * Segurana * Agresso * Conflito * Guerra (Quadro, p. 73)

3. Behaviorismo nas RI Esse debate envolve questes de metodologia, ou seja, aplicar o mtodo cientfico para analisar as RI. Para os behavioristas, os fatos esto separados dos valores e o que se pode estudar so os fatos. Eles querem estabelecer leis cientficas para explicar as RI. Aps a 2 Guerra Mundial, os behavioristas, a maioria americanos, dominam os estudos nesta linha quantitativa cientificista. Essa linha terica provocou novas vises formuladas pelo neorrealismo e neoliberalismo. Segundo debate das RI Abordagens tradicionais Foco Entendimento * Normas e valores * Julgamento * Conhecimento histrico * Terico dentro do assunto Resposta behaviorista Foco Explicao * Hiptese * Acervo de dados * Conhecimento cientfico * Terico fora do assunto (Quadro, p. 78)

4 Neoliberalismo: Instituies e interdependncia

Revista Opinio Filosfica - ano. 2, n. 2, v.2

115

Agemir Bavaresco

Desenvolvimento do Pensamento das relaes internacionais

Nos anos 1950, 60 e 70, as relaes internacionais envolvem comrcio, investimentos, viagens, comunicao, intercmbio cultural e transaes entre fronteiras. Durante os anos 1950 e 60, a Europa ocidental e o Japo desenvolveram os Estados de bem-estar com consumo de massa, assim como os Estados Unidos j haviam implementado antes da guerra. Os autores caracterizam quatro tipos de neoliberalismo: a) Liberalismo sociolgico, que acentua o impacto das atividades transnacionais entre os Estados criando relaes de cooperao e valores comuns (Karl Deutsch). b) Liberalismo de interdependncia Nos anos 1970, Robert Keohane e Joseph Nye expem a complexa interdependncia entre os Estados, ou seja, h conexes entre as sociedades, corporaes de negcios, atores que no colocam na sua agenda o conflito violento. c) Liberalismo institucional Crescendo a interdependncia entre os Estados crescem tambm as instituies internacionais. Temos assim, a OMC, a UE, a OCDE. Keohane e Oran Young pesquisam sobre este liberalismo. d) Liberalismo republicano Reafirma-se a ideia de que as democracias liberais favorecem a paz e no a guerra entre os Estados. Michael Doyle (1983) entende que a paz democrtica baseia-se na (i) resoluo pacfica de conflitos entre Estados democrticos; (ii) h valores comuns entre Estados democrticos; (iii) h cooperao econmica entre democracias.

Neoliberalismo: progresso e cooperao Liberalismo sociolgico Liberalismo de interdependncia Liberalismo institucional Liberalismo republicano Fluxos transnacionais, valores comuns Transaes estimulam a cooperao Regimes, instituies internacionais Democracias liberais vivendo em paz umas com as outras (Quadro, p. 81)

5. Neorrealismo: bipolaridade e confronto A partir do livro Teoria da poltica internacional (1979), Kenneth Waltz pensa o sistema internacional como uma estrutura anrquica, em que no existe um governo central. Os Estados so unidades semelhantes nas suas funes governamentais como a defesa nacional, cobrar impostos e regular a economia. Eles so diferentes na questo

Revista Opinio Filosfica - ano. 2, n. 2, v.2

116

Agemir Bavaresco

Desenvolvimento do Pensamento das relaes internacionais

do poder relativo. O sistema internacional aps a 2 Guerra Mundial foi dominado por duas potncias: os Estados Unidos e a Unio Sovitica, formando um sistema bipolar. Com o fim da Unio Sovitica, adveio um sistema multipolar, sendo, porm, os Estados Unidos o poder predominante. Waltz distancia-se do discurso realista clssico baseado na natureza humana sendo m, causando, por isso, o conflito e o confronto. A busca de poder e segurana no so motivadas pela natureza humana, mas pela prpria estrutura do sistema internacional. Nos anos 1980, a teoria neorrealista entende que no se trata mais de conflito armado entre as democracias, mas de guerras de comrcio entre os Estados centrados em seus prprios interesses. H uma aproximao entre os neoliberais e neorrealistas, durante os anos 1980, o de que os Estados so os principais atores no ambiente, que ainda uma anarquia internacional, e cuidam sempre de seus melhores interesses (p. 83). Por exemplo, Robert Keohane (1986) tentou sintetizar o neorrealismo e o neliberalismo, porm, o debate continua.

6. Sociedade internacional: a escola inglesa Nos anos 1990, aps o fim da guerra fria, diminui a predominncia dos tericos americanos em RI. O estudo da Sociedade Internacional (SI) chamada, por alguns, de escola inglesa, porm ela formada por tericos no s do Reino Unido, mas da Austrlia, Canad e frica do Sul. Cabe destacar dois estudiosos da SI: Martin Wight (britnico) e Hedley Bull (australiano). Os tericos da SI afirmam que o Estado uma combinao de Machtstaat (Estado de poder) e um Rechstaat (Estado de direito), ou seja, o poder e a lei so importantes nas RI. Eles reconhecem a importncia dos indivduos e das ONGs e OIs (Organizaes internacionais) nas relaes transnacionais. Eles criticam tanto as teses liberais como realistas e reconhecem que as regras e as normas por si mesmas no podem garantir a cooperao e a harmonia internacional; o poder e a balana do poder ainda permanecem de maneira bastante slida na sociedade anrquica (p. 86). O sistema das Naes Unidas (ONU) um exemplo de que o poder e as leis esto, ao mesmo tempo, presentes na SI. O Conselho de Segurana organizado conforme a realidade de poder desigual entre os Estados. Os Estados permanentes

Revista Opinio Filosfica - ano. 2, n. 2, v.2

117

Agemir Bavaresco

Desenvolvimento do Pensamento das relaes internacionais

(Estados Unidos, China, Rssia, Gr-Bretanha e Frana), que participam do Conselho de Segurana, tm o poder de veto. Esse o poder realista e o elemento de desigualdade na SI. A Assembleia Geral estabelecida segundo o princpio da igualdade internacional, pois todo o Estado membro legalmente igual aos outros, tendo um voto, prevalecendo a maioria nas votaes. A ONU, a partir da Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948), promove uma estrutura humanitria, definindo direitos fundamentais, civis, polticos, econmicos e culturais para viver com dignidade. Os estadistas tm a responsabilidade de respeitar e defender os direitos humanos. Para os estudiosos da SI, as RI so um campo de relaes humanas, um terreno normativo que no pode ser entendido de forma objetiva. RI entender, no explicar; envolve exerccio de julgamento (p. 88). Eles reconhecem nas RI elementos tanto realistas como liberais, pois h conflito e cooperao, Estados e indivduos, sendo necessrio realizar um estudo holstico dos problemas e dilemas dessa complexa situao (p. 89).

Sociedade internacional (escola inglesa) Enfoque metodolgico * Entendimento Principais elementos no SI 1. Poder, interesse nacional (elemento realista) * Julgamento 2. Regras, procedimentos, direito

internacional (elemento liberal) * Valores e normas 3. Direitos humanos universais, um mundo para todos (elemento cosmopolita) * Conhecimento histrico (Quadro, p. 88)

7. Economia Poltica Internacional (EPI) Esse debate em RI trata da riqueza e pobreza internacional. Trata-se de uma crtica neomarxista da economia mundial capitalista e as repostas da EPI liberal e realista. O conceito de dependncia central para a EPI, pois os pases pobres foram expropriados pelos Estados ricos. A EPI coloca questes importantes face globalizao econmica: Ser que esse fato enfraquece as economias nacionais? Quem ganha e perde nesse processo?

Revista Opinio Filosfica - ano. 2, n. 2, v.2

118

Agemir Bavaresco

Desenvolvimento do Pensamento das relaes internacionais

Realismo/Neorrealismo Liberalismo/Neoliberalis mo

Neomarxismo Foco
Sistema mundial capitalista Dependncia Subdesenvolvimento

8. Vozes dissidentes: uma abordagem alternativa de RI A abordagem alternativa denomina-se ps-positivista e se manifesta em vrias linhas, tais como teoria crtica, sociologia histrica, feminista e leitura ps-moderna em RI.

Concluso Em resumo, o pensamento de RI se desenvolveu em estgios diferentes marcados por debates especficos entre grupos acadmicos, sendo que o primeiro grande debate foi entre o liberalismo utpico e o realismo; o segundo debate focou o mtodo, e se dividiu entre as abordagens tradicionais e a behaviorista; alm disso, o terceiro debate polarizou o neorrealismo/neoliberalismo e o neomarxismo; e um quarto debate, as tradies consagradas e alternativas ps-positivistas (p. 97). So aspectos importantes, que devem ser analisados.

Bibliografia JACKSON, Robert e SORENSEN, Georg. Introduo s relaes internacionais. Teorias e abordagens. Trad. Brbara Duarte. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p. 59-100.

Artigo recebido em dezembro de 2011 Artigo aceito para publicao em janeiro de 2012

Revista Opinio Filosfica - ano. 2, n. 2, v.2

119

You might also like