You are on page 1of 5

CENTRO DE EVENTOS Mdulo I

MEMORIAL DESCRITIVO

MUNICIPIO DE SO MARCOS PREFEITURA MUNICIPAL DE SO MARCOS

ESPECIFICAES TCNICAS

11.1 -

CONSIDERAES PRELIMINARES:
CONSIDERAES INICIAIS: Antes de se iniciar qualquer servio referente obra, dever ser entregue ao fiscal designado pela Prefeitura Municipal os seguintes documentos: - Matrcula da obra no INSS; - ART Anotao de responsabilidade tcnica de execuo, referente a todos os servios.

22.1 -

INSTALAO DA OBRA:
LOCAO E MARCAO DA OBRA: A locao dever acompanhar o alinhamento e nivelamento dos projetos e indicao do fiscal da obra. Dever ser executado atravs de cavalete em guias de pinho pregadas a caibros cravados no solo. Dever apresentar boa rigidez, perfeito alinhamento e nivelamento. A marcao da obra ser atravs do sistema cartesiano, com acumulao de cotas e marcao atravs do sistema de pregos com linha de nylon, devendo seguir rigorosamente os projetos, comunicando a fiscalizao da Prefeitura Municipal de So Marcos qualquer discrepncia encontrada.

2.2 - DEPSITO DE OBRA: O barraco de depsito da obra ter dimenses externas de 4,00 x 4,00m, devendo ser coberto com telhas de fibrocimento 4 mm. As paredes e o assoalho, obrigatoriamente devero ser executados com tbuas de pinho de 2,5x30 cm, novas, para abrigar almoxarifado de materiais e ferramentas, vestirio, etc. Dever possuir energia eltrica, com no mnimo 2 tomadas de fora de 220V, 2 pontos de luz com luminrias fluorescentes do tipo 2x40W. A construtora dever providenciar a limpeza das salas periodicamente, ou quando solicitado pela fiscalizao da Prefeitura Municipal, para que se mantenha um bom aspecto. 2.3 PLACAS DE OBRA: Ser colocada 1 placa exigida pela Caixa Econmica Federal, medindo 1,50m de altura por 2,00m de largura. 2.4 LIMPEZA DO TERRENO: Dever ser retirada toda a vegetao existente no local e demais obstculos como pedras, terra solta, tocos de rvores, enfim, tudo o que possa prejudicar o bom andamento dos trabalhos.

33.1 -

ESCAVAES/MOVIMENTO DE TERRA:
MOVIMENTAO DE TERRA: Devero ser efetuados escavaes e aterros necessrios, afim de que se adapte o terreno aos nveis exigidos para a construo do pavilho.

3.2 -

ESCAVAES PARA SAPATAS: As valas devero ser escavadas manualmente ou mecanicamente, obedecendo aos nveis do terreno, sendo que a escavao dever ser executada at onde o terreno tenha suporte suficiente para receber as fundaes. A cota mnima das sapatas dos pilares ser de 1,50m, com altura mnima de 40 cm.

3.3 -

ATERRO / REATERRO / COMPACTAO: Todo e qualquer aterro ou reaterro ser executado com solo de primeira categoria, do tipo saibro, estril, sem contaminao com substancias orgnica, sujeiras e pedregulhos. A compactao dos aterros ser feita manualmente ou com emprego de compactador vibratrio, em camadas com adequado teor de umidade e com espessura mxima de 20 cm, resultando em um macio firme. Dever ser acrescido se necessrio pedra amarroada.

44.1 -

INFRA ESTRUTURA - FUNDAES:


LASTRO DE BRITA: Primeiramente dever ser colocado um lastro de brita n 01 e n 02, com 10 cm de espessura em cada sapata, afim de evitar um contato direto e rgido entre a estrutura e solo.

4.2 -

LASTRO DE CONCRETO MAGRO: Preconizando as sapatas e vigas de baldrame, dever ser colocado um lastro de concreto magro (fck 10 MPa) com 10 cm de espessura, com objetivo de nivelar o terreno e proteger as armaduras contra a corroso.

4.3 -

SAPATAS: Sero do tipo sapatas isoladas, feitas de concreto armado, em nmero e dimenses em conformidade com os projetos, alm de atender as prescries da NBR 6122. As sapatas devero ser assentadas em solo com resistncia mnima compresso de 4,0 kgf/cm. O solo, no qual devero ser assentadas as sapatas dever ser nivelado. Sobre o solo, dever ser executada uma camada de concreto magro para proteo das armaduras, com forme item 4.1. As sapatas recebero concreto com uma resistncia mnima de 15 MPa (150 kgf/cm) aos 28 dias. As formas e armaduras devero ser executadas conforme os projetos, no que se refere geometria e ao dimetro e espaamento das armaduras.

4.4 -

VIGAS DE BALDRAME: Sero executadas em concreto pr-moldado, com resistncia mnima de 20 MPa aos 28 dias, e em conformidade com a geometria e armadura especificadas pelos projetos. Os materiais e procedimentos a serem empregados nas vigas de baldrame, incluindo-se o concreto e as armaduras, dever enquadrar-se, rigorosamente, nas disposies preconizadas pelas normas brasileiras pertinentes ao assunto, que so: NBR 6118/92, NBR 7212/82 e NBR 7480/82. As armaduras das vigas de fundao devero ter recobrimento mnimo de 3 cm. As dimenses sero de 15x35, com capacidade de suporte para uma altura de 4,00m de alvenaria.

55.1 -

SUPRA-ESTRUTURA:
FORMAS PARA CONCRETO: Sero executadas em concreto pr-moldado, com resistncia mnima de 20 MPa aos 28 dias, e em conformidade com a geometria e armadura especificadas pelos projetos. Os materiais e procedimentos a serem empregados, incluindo-se o concreto e as armaduras, devero enquadrar-se, rigorosamente, nas disposies preconizadas pelas normas brasileiras

pertinentes ao assunto, que so: NBR 6118/92, NBR 7212/82 e NBR 7480/82. As armaduras das vigas de fundao devero ter recobrimento mnimo de 2 cm. A montagem da estrutura pr-moldada, s poder ser iniciada aps a entrega da ART Anotao de responsabilidade tcnica de projeto e execuo das estruturas pr-moldadas, tesouras metlicas e fundaes do pavilho, ao fiscal da prefeitura municipal. 5.3 CONCRETO ESTRUTURAL: O concreto estrutural a ser empregado com as resistncias solicitadas. Dever estar em estreita conformidade com as preconizaes da NBR 6118/82 e da NBR 7212/82 ambas da ABNT. Para a cura desforma, observar o disposto na NBR 6118/82. 5.4 ARMADURA DE AO: Na armao das peas estruturais, sero empregados ao do tipo CA-50 A, e CA-60 , em rigorosa conformidade com o prescrito nos projetos e Normas Brasileiras NBR 7480/82 E NBR 6118/82. 5.5 CONTROLE TECNOLGICO: Dever ser feitos corpos de prova de acordo com a NBR 7215 sempre que a fiscalizao da Prefeitura Municipal de So Marcos solicitar.

66.1-

PAREDES EM GERAL:
ALVENARIA No ser executado nenhum tipo de alvenaria.

7-

COBERTURA / ESTRUTURA:

7.1 -

GENERALIDADES:

Ser executada estrutura em concreto pr-moldado com teras em ao, conforme detalhes em projeto. 7.2 ESPECIFICAES

A especificao dos materiais dever seguir obrigatoriamente o projeto de estruturas a ser apresentado. 7.3 CARGAS DE CLCULO: A estrutura foi calculada tendo como referncia a NB-14 (Projeto e Execuo de Estruturas de Ao de Edifcios/Mtodo dos Estados Limites) e NBR-6123 (Foras devidas ao vento em Edificaes). 7.4 CONTROLE TECNOLGICO: Dever ser feita a coleta de corpos de prova, sempre que a fiscalizao da Prefeitura Municipal de So Marcos solicitar. 7.5 TELHAMENTO: A cobertura ser executada com telhas de aluzinco trapezoidal de 0,5mm de espessura, com comprimento inteiro para cada sentido das guas pluviais, ou seja, de modo que no haja emendas e transpasse no sentido longitudinal. A inclinao e o sentido ser conforme o

indicado na planta de cobertura. As cumeeiras sero de aluzinco de 0,8 mm de espessura. Para a montagem devero ser considerados o sentido dos ventos predominantes e o recobrimento lateral indicado pelo fabricante. A fixao das telhas na estrutura de metlica se dar por meio de parafusos e arruelas galvanizadas especiais. 7.6 - CALHAS: As calhas sero confeccionadas em aluzinco com corte e dimenses apropriadas e em conformidade com a planilha de oramento e em conformidade com detalhe de dimenses especificadas no projeto. A captao das guas pluviais ser feita atravs de coletores na cobertura. 7.7 - TUBOS DE QUEDA: Os tubos de queda se destinam a recolher as guas pluviomtricas da cobertura do prdio e encaminha-las por gravidade aos coletores. Sero aparentes e fixadas ao lado dos pilares e executadas com tubos de PVC, tipo ponta e bolsa para esgoto primrio.

88.1 -

IMPERMEABILIZAES E ISOLAMENTOS:
IMPERMEABILIZAO: No ser executada impermeabilizao das vigas, visto no ter alvenarias a executar.

9-

PAVIMENTAO:

9.1 - LASTRO DE BRITA: Dever ser colocado uma camada de brita, internamente no pavilho. Esta ser executada pela prefeitura municipal, conforme declarao municipal.

1010.1 -

ENTREGA DA OBRA:
ENTREGA DA OBRA: Antes da entrega final da obra, devero ser retirados os entulhos, restos de materiais, remover Galpes de Obra, tudo dever estar limpo, a critrio da Fiscalizao da Prefeitura Municipal.

So Marcos, 30 de agosto de 2011.

Luiz Henrique Dias Corra


ENGENHEIRO CIVIL CREA RS 076991

You might also like