You are on page 1of 4

RESENHA ESPAOS DE ESPERANA

10 de maro

2014
Alunas: Bruna Cabral e Marcella Henriques

Cap 8 e 9 do livro: HARVEY, David. Espaos de Esperana. Trad. de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonalves So Paulo: Edies Loyola, 2004. 382 p.

HARVEY, David. Espaos de Esperana. RESENHA - ESPAOS DE ESPERANA

O texto Espaos de Esperana de David Harvey (cap.8 e 9), abordado em sala de aula, nos prope uma reformulao interior como uma das alternativas para transformar e melhorar o mundo em que vivemos, sempre pensando de modo positivo, defendendo ento que o mundo precisa de utopia. O autor relata e nos interage dos problemas e do modo de vida na cidade em que viveu a maior parte de sua vida adulta, a cidade de Baltimore. Esta cidade acumulou grande afeio por David e torna-se em pouco tempo, por questes sociais, uma imensa confuso. No uma confuso atraente, mas uma confuso que parece insolvel. Primeiramente David aponta detalhes importantes dessa confuso, como a concentrao de pessoas sem moradia, de desempregados e de pobres empregados vivendo com menos de 200 dlares por semana. A desigualdade fortemente imponente na cidade, fazendo com que a maioria das crianas no pudesse estudar em algumas das melhores instituies de ensino do pas, permitindo-as somente em estudar nas Escolas Pblicas em estado deplorvel. A pobreza crnica e todo tipo de sinais de tenso social sombra de uma das melhores instituies de sade do mundo e consequentemente a crescente transmisso de sfilis e a exploso de doenas respiratria, tal como a asma. Agravando o problema, grandes grupos constantemente saem da cidade, em busca de segurana e tranquilidade nos subrbios, cerca de 100mil pessoas por ms atuam num crescimento suburbano desordenado extraordinariamente antiecolgico. Na tentativa de conter o problema, foi feita uma parceria com iniciativa privada e o poder pblico para investir na revitalizao do centro da cidade de Baltimore. Em vo, o acordo s acarretou lucro iniciativa privada, riscos ao poder publico e uma espera constante dos cidados de benefcios que nunca chegam. As disparidades geogrficas em termos de riqueza e poder aumentam, dando a cidade um perfil de um universo metropolitano de crnico desenvolvimento geogrfico desigual. Os ricos formam guetos, cavam conceitos de cidadania, pertinncia social e apoio mtuo. Eles se destacam e quando no esto cercados por altos muros, esto Bruna Cabral e Marcella Henriques

HARVEY, David. Espaos de Esperana. instalados em linhas de excluso, de modo que os nveis de segregao ultrapassa qualquer outro nvel j alcanado em Baltimore. Nesta parte do livro, o autor coloca uma anlise do esforo de reimaginar e reconstruir a estrutura social. Ela nutrida por meio de ideais utpicos, desde que apoiados no real, capazes de apontar trajetrias diferentes para os desenvolvimentos geogrficos desiguais humanos, em contraponto s imagens recorrentes do presente, que no identificam agentes nem processo de mudana: a utopia fica restrita aos domnios da fantasia. Harvey descreve o caminho percorrido pelos movimentos utpicos: o utopismo espacial e o utopismo social, assim como suas barreiras e desafios para a formulao de um utopismo espao-temporal que permita pensar o utopismo hoje e a nossa condio enquanto arquitetos, possveis promotores de uma poltica regeneradora, cientes de nossas capacidades, possibilidades e responsabilidades frente natureza e sociedade.

Bruna Cabral e Marcella Henriques

HARVEY, David. Espaos de Esperana. VISITA DE CAMPO PORTO MARAVILHA A visita campo realizada na manh do dia 27 de fevereiro na rea do Porto Maravilha, orientado pelas professoras Fernanda Sanchez e Clarissa Moreira, nos fez refletir e analisar profundamente os atuais e futuros impactos sociais, econmicos e culturais que aquela rea est sujeita. A zona porturia caracterizou-se, desde os primrdios da ocupao urbana da cidade, por modalidades de usos e ocupaes consideradas pouco nobres, ligadas ao comrcio de escravos, habitao, s atividades fabris, porturias, dentre outras. Durante a visita, ao caminhar pela rea percebemos o peso da histria que cada metro quadrado pode contar, percebemos tambm o quanto importante manter as caractersticas do local independente de qualquer interveno urbana. Na Rua Pedro Ernesto, nos deparamos com o Cemitrio dos Pretos Novos, o IPN - Instituto de Pesquisa e Memria dos Pretos Novos. O IPN uma organizao sem fins lucrativos, fundada pelo casal Guimares e um grupo de pessoas que acreditam na importncia da histria de milhares de africanos trazidos fora para o Brasil, que hoje, esto depositados ali seus restos mortais. Durante a visita ao local, fomos presenteados com a recepo da presidente da organizao Ana Maria dos Anjos, quem nos proporcionou uma grande aula de histria e cidadania. Enquanto a zona porturia mostra sua riqueza em pequenos detalhes e histria, o Rio de Janeiro passa por grandes propostas de transformao, visto que a iniciativa para o Porto Maravilha traz unificao de propsitos das trs esferas a dministrativas pblicas, propondo novas modalidades de ocupao e uso do seu solo. No entanto, tambm se observa uma desconsiderao pela tradicional populao residente, bem Bruna Cabral e Marcella Henriques como a falta de mecanismos de um inevitvel e indesejvel processo de gentrificao.

You might also like