You are on page 1of 4

tica na experimentao animal

tica na Experimentao Animal


INTRODUO

Ekaterina Akimovna B. Rivera

tica a cincia da moral e tem relao com o certo e o errado; uma atitude cultural, crtica, sobre valores e posies de relevncia no momento de atuar. Como cientistas, no falaremos da tica sob o ponto de vista filosfico, mas sim da tica prtica ou utilitarista. Desde o fim do sculo passado, o homem est procurando adotar um novo ethos, um novo tipo de . Ele responsvel pelos bens da terra, e como tal est buscando comportamento e de tica perante a natureza. no explor-los aleatoriamente, mas sim preserv-los para as geraes futuras. Cabe lgica, e tica que dela provm, a explorao do que a natureza nos oferece. O homem tambm est repensando a cincia de um modo mais racional. Porm, no fcil pensar racionalmente sobre cincia quando a mesma envolve o uso de animais. Nesse caso, h muita emoo envolvida. O tipo de atitude de cada pessoa com relao aos animais depende de vrios fatores, muitos dos quais remontam ao incio de nossas vidas. Tambm a atitude das pessoas com as quais temos contato nos influencia; o modo de elas agirem faz com que tenhamos uma atitude de sensibilidade ou no para com os animais. Na cincia no diferente. Assim como h cientistas que valorizam a vida animal, considerando-os seres sensveis e procurando diminuir seus sofrimentos sempre que possvel, h outros para os quais os animais tm o mesmo valor que um vidro de substncia qumica usado em sua pesquisa.

TICA NO USO DE ANIMAIS


A cincia viveu, por muito tempo, sob a influncia filosfica de Ren Descartes. Este afirmava que os animais no tinham alma, eram autmatas e, portanto, incapazes de sentir ou de sofrer. No h dvida de que esse postulado era bastante conveniente para contestar qualquer alegao de crueldade nas pesquisas cientficas. Entretanto, os prprios trabalhos cientficos ajudaram a derrubar esse conceito. Charles Darwin, que chocou muitas religies com a sua teoria da evoluo, da relao homem/primata, ajudou no processo de demonstrar que o homem um animal e que, logo, as preocupaes morais com o homem deveriam se estender aos animais. Essa preocupao com a tica no uso de animais comeou antes de Darwin e j vinha se manifestando. No incio do sculo XIX, comearam a surgir movimentos que indicavam o desejo de mudar as atitudes que o homem tinha para com os animais, chegando mesmo a atingir altos graus de sentimentalismo, haja vista as pinturas de Landseer que mostravam ces velando o corpo de seus amos. Na Inglaterra, durante a poca vitoriana, vigorava um grande paradoxo em que se comeou a supervalorizar a vida animal e desvalorizar a vida humana. Crianas faziam trabalho escravo em minas de carvo sem que
25

ANIMAIS DE LABORATRIO
nenhuma atitude fosse tomada para acabar com isso, enquanto no Parlamento se tentava passar uma lei contra a crueldade para com animais, que posteriormente foi designada The Cruelty to Animals, 1875. Nesse processo de supervalorizao dos animais, os movimentos antiviviseccionistas tiveram importante papel. O que essas pessoas queriam era que a experimentao cirrgica fosse feita somente com anestesia, o que era possvel, j que as propriedades anestsicas do clorofrmio haviam sido descobertas. A primeira sociedade antiviviseccionista criada foi a Victoria Street Society, em Londres. Logo outras sociedades foram criadas, a Liga Alem contra a Tortura Animal, em 1879; La Societ contre la Vivisection, em 1882 etc. Todas essas sociedades continuam ativas at hoje e sabem explorar a mdia em seu favor. O problema que a maioria desses grupos formada por fanticos, com mtodos muito agressivos, que aprimoram cada vez mais seus ataques. Porm, devemos reconhecer que tiveram importante papel, pois alertaram os cientistas de que algo deveria ser feito para proteger os animais da crueldade e evitar seu sofrimento. Em 1926, Charles Hume fundou a sociedade University of London Animal Welfare (hoje, Universities Federation for Animal Welfare), numa tentativa de fazer com que os cientistas pensassem racionalmente sobre suas atitudes para com os animais. E no meio da briga em que se posicionavam cientistas versus antiviviseccionistas, estes a colocar o bem-estar animal em situao ridcula, Hume (apud Rempry, 1987) disse: o que o bem-estar animal precisa de pessoas educadas com cabeas frias e coraes quentes preparados para ver o sofrimento dos animais e procurando meios prticos de alivi-los. Em colaborao com outros cientistas, Hume publicou a primeira edio do Ufaw Handbook on the Care and Management of Laboratory Animals, em 1947, mostrando assim a preocupao, cientificamente embasada, com o bem-estar animal. um axioma o fato de que necessitamos dos animais, seja para pesquisas, trabalhos, diverso, companhia, alimentao. O homem, como animal superior, considera-se no direito de usar os outros animais, porm esse direito de usar inseparvel do dever de no abusar desse direito.

E OS ANIMAIS, TM DIREITOS OU NO ?
H posies extremas como a de Reagan, em 1976, o qual considera que qualquer associao homem/animal no de interesse para o mesmo, sendo, portanto, exploradora. Essa posio no aceita pela maioria dos filsofos. Nessa questo do direito dos animais, h no s diferenas de opinies como tambm diferenas devido aos sistemas legais dos pases, e nessa rea de atuao h dois deles que detm maior influncia no assunto os Estados Unidos e o Reino Unido. Nos Estados Unidos, o propsito da lei visto como a proteo dos direitos. Como existem leis para proteger os animais, mesmo contra seus proprietrios, resulta que os animais gozam de direitos. Em teoria, as leis podem proteger a vida de um animal, com base em que estes tm o direito de realizar seus propsitos naturais. Atualmente, porm, tais leis protegem os animais dos maus-tratos abusivos, de crueldades e de sofrimentos, no reivindicando outros direitos. Na Gr-Bretanha, as leis de proteo animal no so vistas como conferindo direitos aos animais, mas sim colocando deveres ao homem. As pessoas adultas capazes de responder por si mesmas possuem direitos legais, porque se presume que estas tm responsabilidade moral por seus atos. Nesse caso, os adultos teriam responsabilidade no s por si mesmos, mas tambm para com crianas, deficientes e idosos incapazes de responder por seus atos. Dentro da lgica desse pensamento, o homem tem deveres e no direitos sobre os animais. Esses deveres podem ser especificados e sustentados por lei, o que no implica que os animais tenham direitos prprios. E podemos citar o princpio de reverncia pela vida, preconizando que o homem deve proteger e cuidar de suas criaturas amigas, os animais. Como cuidar de nossos animais no caso de experimentao, j que sabemos que muitas vezes essa atividade decisiva para o conhecimento de fenmenos vitais, e que forosamente teremos de utiliz-los?
26

tica na experimentao animal

A experimentao animal uma atividade humana com grande contedo tico. Os problemas ticos da experimentao animal surgem do conflito entre as justificativas para o uso de animais em benefcio de si prprios e do homem e o ato de no causar dor e sofrimento aos animais. Esse conflito inevitvel, e s pode ser tratado equilibrando-se os valores opostos. Quanto maior o sofrimento que um experimento ir causar aos animais, mais difcil a sua justificativa. No nada fcil tomar decises ticas. Podemos considerar como legitimamente ticos os experimentos em animais que sejam de benefcio direto para a vida e para a sade humana e animal. Tambm podem ser considerados como ticos, mesmo no sendo benefcios diretos, os que procuram novo saber que contribua significativamente para o conhecimento da estrutura, funo e comportamento dos seres vivos. Os experimentos com animais no so eticamente vlidos se houver mtodos alternativos fidedignos para o conhecimento que se procura. O princpio tico de reverncia pela vida exige que se obtenha um ganho maior de conhecimento com um custo menor no nmero de animais utilizados e com o menor sofrimento dos mesmos.

O PRINCPIO DOS 3 RS
Dois cientistas ingleses, Russell & Burch (apud Remfry, 1987), conseguiram sintetizar com trs palavras o Princpio Humanitrio da Experimentao Animal. Por sua grafia em ingls conter a letra R no incio de cada palavra Replacement, Reduction e Refinement , ficou definido como o Princpio dos 3 Rs. REPLACEMENT traduzido como Alternativas, indica que sempre que possvel devemos usar, no lugar de animais vivos, materiais sem sensibilidade, como cultura de tecidos ou modelos em computador. Os mamferos devem ser substitudos por animais com sistema nervoso menos desenvolvido. O Fundo para Alternativas ao Uso de Animais em Experimentao (FRAME, sigla original em ingls), fundado em 1969, no Reino Unido, procura encontrar novas tcnicas para a substituio dos animais em pesquisas. J surgiram vrias alternativas como, por exemplo, culturas de tecidos humanos para a produo de vacinas da plio e da raiva e testes in vitro para testar a segurana de produtos. Porm, h inmeras reas onde no possvel usar alternativas como pesquisa de comportamento, da dor, cirurgia experimental, ao de drogas etc. REDUCTION traduzido como Reduo; j que devemos usar animais em certos tipos de experimentos, o nmero utilizado dever ser o menor possvel, desde que nos fornea resultados estatsticos significativos. Atualmente, o nmero de animais usados em experimentao diminuiu porque utilizam-se animais com estado sanitrio e gentico conhecidos, bem como so feitos o delineamento experimental e a anlise estatstica antes de se iniciar a pesquisa ou teste. Os cursos ministrados sobre animais de laboratrio contriburam enormemente para a reduo no nmero de animais utilizados, pois ensinam como usar o menor nmero possvel deles. REFINEMENT traduzido como Aprimoramento, refere-se a tcnicas menos invasivas, ao manejo de animais somente por pessoas treinadas, pois uma simples injeo pode causar muita dor quando dada por pessoa inexperiente. Estamos ainda longe de atingir os 3 Rs. As farmacopias esto cheias de anomalias sobre o uso de animais empregados em testes. Exemplificando, se para um teste de insulina so suficientes 12 coelhos, porque ainda se utilizam 96 camundongos? Porque so mais baratos ou sero os camundongos menos sensveis? Atualmente, a maioria dos cientistas envolvidos com experimentao animal possui respeito pela vida e se preocupa em conduzir suas pesquisas sem causar dor e sofrimento aos animais, seguindo os princpios ticos da experimentao animal. Sabemos que no fcil policiar a pesquisa, pois esta realizada em laboratrios fechados e pode-se dizer que o uso tico de animais depende muito da integridade e conscincia de cada cientista.
27

ANIMAIS DE LABORATRIO

CONCLUSO
Falamos sobre a questo tica da experimentao animal e a inquietao de proporcionar-lhes bem-estar. Teramos, ento, condies de sensibilizar nossos colegas cientistas e todas as pessoas que trabalham com animais? Se isso for possvel, como se concretizaria tal atitude? Cremos que, em primeiro lugar, vem a educao, que pode ser adquirida por meio de palestras sobre tica, bem-estar, mtodos alternativos, aprimoramento, intercmbio de conhecimentos. Outra maneira de proporcionar educao incorporar cursos de experimentao animal ao currculo de graduao e ps-graduao de medicina, medicina veterinria, cincias biolgicas e reas afins. dever dos pesquisadores ensinar aos estudantes mais do que responder a uma pergunta cientfica. Precisamos ensin-los a pensar na validade do experimento, faz-los entender que seus trabalhos utilizam seres que possuem sensibilidade, sentem dor e medo tambm. Aos cientistas, devemos lembrar-lhes que tm deveres especficos:
responsabilidade

pelo bem-estar geral dos animais por isso devem conhecer muito bem a etologia e a biologia da espcie com que esto trabalhando para poder proporcionar bom alojamento, manejo, alimento etc. aos seus animais. Tambm devem dar treinamento ao pessoal com quem iro trabalhar; calcular meios e fins esse experimento necessrio? relevante? No ser o mesmo uma repetio desnecessria? How much gain for how much pain?; usar sempre os 3 Rs. O empirismo da experimentao animal, inevitvel quando dos albores da cincia, deve dar lugar a uma aproximao mais racional e, portanto, mais apropriada a uma cincia exata. Assim, no haver conflito entre os apelos da cincia e a obrigao de humanidade para com os animais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
REMFRY , J. Ethical aspects of animal experimentation. In: Laboratory Animals: an introduction for new experimenters. New York: Ed. Tuffery, 1987.

BIBLIOGRAFIA
ACADEMIA SUA DE CINCIAS. Ethical principles and guidelines for scientific experiments in Switzerland. Iclas Bulletin, 53:9-15, 1983. CANADIAN COUNCIL ON ANIMAL CARE (CCAC). Guide to the Care and Use of Laboratory Animals. Ottawa: Canadian Council on Animal Care, 1984. DE LUCA, R. R. et al. (Orgs.). Manual para Tcnicos em Bioterismo. 2.ed. So Paulo: Winner Graph, 1996. HOWARD-JONES, N. Cioms ethical code for animal experimentation. Iclas Bulletin, 57:29-36, 1986. RIVERA, E. A. B. tica e bem-estar na experimentao animal. Revista do Conselho Federal Medicina Veterinria, 1(1):12-15, 1992. UNIVERSITIES FEDERATION FOR ANIMAL WELFARE (UFAW). The Ufaw Handbook on the Care and Management of Laboratory Animals. 6th ed. London/New York: Churchill Livingstone, 1986.

28

You might also like