You are on page 1of 32

FUNDAO ARMANDO ALVARES PENTEADO

FAAP/2013
PROCESSOSELETIVO 15/12/2012
Nomecompleto(legvel)______________________________________________________________________________

Leiacom atenoas instrues e atenda s determinaes doFiscal:

Confiraomaterialquevocestrecebendoparaoexame:

CadernodeQuestesTestesde01a60; FolhadeRespostas(testes)personalizada(confiraseunome); FolhadeRedaopersonalizada(confiraseunome); GabaritodoCandidato. Assine seu nome na Folha de Respostas e na Folha de Redao. Identifique tambm (em letra de forma) seu CadernodeQuesteseoGabaritodoCandidatonosespaosreservados

UtilizeosespaosembrancodoCadernodeQuestespararascunhodaRedao

Casovocsaiaparairao banheiro, deixeseuCadernodeQuestessobreacarteira,ecom estelado, que contm seunome,voltadoparacima.


LeiaatentamenteasinstruesdaFolhadeRespostasantesdeassinalarasalternativas

Seranuladaaquestoemqueformarcadamaisdeumaalternativaouqueestivertotalmenteembranco

No rasure nem amasse a Folha de Respostas. No escreva absolutamente nada fora do campo reservado s respostas,poisqualquermarcaindicadapodeserlidapelasleitoraspticas,prejudicandoseudesempenho terminantementeproibidofumarnasdependnciasdaEscola

O candidato no poder retirarse do local do exame antes de decorridos 1h30min (uma hora e trinta minutos) apsoinciodomesmo.

Ao terminar o exame, obrigatrio entregar ao Fiscal da Sala, este Caderno de Questes, a Folha de Respostas e Redao.LeveapenasoGabaritodoCandidato.

No deixe de responder todas as questes.

BomExame!

FAAP/2013

LnguaPortuguesa

TEXTOI Umminhocoparaosciclistas Asbicicletas estoemaltanacapitalinglesa.Literalmente.Bastouaempresa municipal de transportesanunciarum crescimentode100%nonmerodeciclistasentre2000e2010paraoprefeito,BorisJohnson,flertarcomaideiade construir ciclovias suspensas. O projetofoi proposto pelos paisagistas Oli Clark e Sam Martin como uma maneira de aumentar a segurana dos ciclistas sem sacrificar os motoristas, que costumam perder espao quando faixas de rolagemsoconvertidasemciclofaixas.Oplanoaproveitarosviadutospelosquaispassamtrensmetropolitanose construir, paralela aos trilhos, uma estrutura tubular envidraada exclusiva para quem pedala. Batizada provisoriamente de SkyCycle (ciclovia do cu), a rede ter a vantagem de integrar as principais estaes de trem e metr,almdeligarocentroperiferia.
CamiloVannucchiRevistapoca,nov/2012,pg.38.

Ascicloviassuspensassoumarespostaaosperigosdotrnsito.Suaaudaciosasimplicidadeimpressionouoprefeito BorisJohnson.
JornalTheTimes(22/09/12),apudRevistapoca,nov/2012,pg.38.

01.Dotextoacima,podeseinferirque: a) A duplicao do nmero de ciclistas em Londres levou o prefeito da cidade a ver positivamente um ousado projetoparaaconstruodecicloviassuspensas,oqueevitaria,parasolucionaroproblema,adiminuiodasfaixas derolagemcomaconversodepartedelasemciclofaixas,eoferecendoaindamaisseguranaaosciclistas. b) Pelo perigo que apresentavam as faixas de rolagem aos seus usurios, o prefeito da capital inglesa adotou o projeto dos paisagistas Oli Clark e Sam Martin para a construo de ciclovias suspensas, utilizandose dos trilhos j existentesdarededetrensmetropolitanosparaaconstruodaSkycicle,acicloviadocu. c) O prefeito londrino, Boris Johnson, buscando aumentar o nmero de ciclistas na cidade, aprovou o projeto da Skycicle, uma via suspensa para quem gosta de pedalar, evitando, assim, acidentes nas ciclofaixas e encurtando as distncias,ouseja,ligandoocentroperiferiadacidade. d) O aumento de 100% de ciclistas na capital londrina levou o prefeito da cidade a refletir sobre um projeto que facilitaria a vida desses ciclistas com a construo de uma ciclovia suspensa, tubular e envidraada. Isso encurtaria asdistnciasedispensariaosserviosdarededetrensemetrs. e) O prefeito Boris Johnson, buscando atender maioria dos que se utilizam da bicicleta em Londres, optou pela construo da Skycicle, um projeto simples e barato que resolver definitivamente os problemas de trnsito na capitalinglesa.

FAAP/2013

02. Na primeira linha do TEXTO I, h uma afirmao: As bicicletas esto em alta. Essa expresso esto em alta, nessecontexto,significaque: a)amodaagoraandardebicicleta b)ocustodasbicicletasseelevou c)apopulaoaderiuaousodabicicleta d)asbicicletasteroviaselevadas e)abicicleta,hoje,omelhormeiodetransporte 03.OadvrbioLiteralmente,tambmnaprimeiralinhadoTEXTOI,correspondealiaoseu: a)sentidoldico b)sentidofigurado c)sentidogenuno d)sentidopotico e)sentidoparadoxal 04.Aexpresso:audaciosasimplicidadecorrespondea: a)umequvocolingustico b)umparadoxo c)umaexpressoinexistente d)umafraserecorrente e)umcasodehiprbole TEXTOII Ciclistasversuspedestres Quem mais desobedece s regras de trnsito o pedestre. Este insiste em andar na ciclovia. J tive dois acidentes de bicicleta na ciclovia. Em ambos fui atropelado pelo pedestre, mas somente eu me machuquei. Estou cansado de verpessoasatravessandoforadafaixa,nosinalvermelhoeemlocaisproibidos.
JosCarlosLacombeScarpaRiodeJaneiroRJ.In:CaixaPostal,Revistapoca05/11/12,pg.14.

05. Na carta enviada revista poca, pelo leitor Jos Carlos L. Scarpa, observase uma crtica, acima de tudo, ao pedestrepelofatode: a)nosaberusarasciclovias b)norespeitarasregrasdetrnsito c)noatravessarnasfaixas d)atropelaraspessoas e)atravessarcomosinalvermelho
3

FAAP/2013

06.Aindanessacarta,naexpresso:Quemmaisdesobedecesregrasdetrnsito,overbodesobedecer: a)transitivodireto b)intransitivo c)pronominal d)bitransitivo e)transitivoindireto 07. Nesse mesmo TEXTO II, nas expresses: ...fora da faixa, no sinal vermelho e em locais proibidos, temos a seguinteordemdeadjuntosadverbiais: a)delugar/demodo/delugar b)demodo/delugar/delugar c)delugar/detempo/delugar d)demodo/demodo/delugar e)delugar/delugar/delugar TEXTOIII So Paulo a 13. melhor cidade do mundo para se abrir uma empresa zero, as chamadas startups, aponta a pesquisa mundial Startup Ecosystem Report 2012. No estudo, So Paulo est frente de Moscou, Berlim e Cingapura quando o tema so as perspectivas para novos empreendimentos. So Paulo foi melhor classificada no ndice de Mentalidade, ficando em 5. lugar no mundo. O indicador mede o quanto os empreendedores so visionrios,resistentes,tmapetiteaorisco,ticaecapacidadedesuperardesafios.
JornalOEstadodeS.Paulo,CadernoOportunidades,25/11/12,pg.6

08.PeloTEXTOIII,acima,podeseinferirque: a) So Paulo, uma das maiores cidades do mundo tambm, agora, considerada a 5. melhor para se investir porque ela ultrapassa Moscou, Berlim e Cingapura nesse quesito. Aos olhos dos investidores, o que preciso ter paraosucesso:apetiteaorisco,ticaecapacidadeparaenfrentardesafios. b)Porserumadasmelhorescidadesdomundoparaseinvestir,SoPauloclassificouseem5.lugarnoitemndice de Mentalidade, superando Moscou, Berlim e Cingapura, como aponta a pesquisa mundial Startup Ecosystem Report2012,oqueacolocanumasituaoprivilegiadaaosolhosdosinvestidores. c) Para novos empreendimentos, ou seja, as denominadas startups, uma pesquisa mundial revela que So Paulo apresenta boas perspectivas para se investir, superando para isso Moscou, Berlim e Cingapura. E, quanto aos empreendedores,ouseja,pelondicedeMentalidade,revelouseaindamelhor,ficandoem5lugarnomundo.

FAAP/2013

d) A pesquisa mundial Startup System Report 2012 classificou So Paulo como o melhor lugar para se investir o que levou o pas a ser considerado em ndice de Mentalidade o mais competitivo, graas s caractersticas de ousadia denossosempreendedores. e)SeacidadedeSoPaulofoiclassificadaapenasem13.lugarpelapesquisamundialStartupSystemReport2012, se comparada a Moscou, Berlim e Cingapura, ela atingiu o 5. lugar no ndice de Mentalidade para se abrir uma empresaapartirdozero,oquecomprovaqueosprimeirosdadosestoequivocados. 09. Nesse mesmo texto, encontramos a expresso os empreendedores so visionrios; apalavra visionrio indicia queosempreendedoressopessoasque: a)apoiamseempalavraspersuasivas b)apresentamideiasequivocadas c)noapresentamposturasticas d)revelamsecapazesdeprevises e)sbuscamcargosdechefia TEXTOIV A partir de hoje, os eventos comemorativos do Natal passam a figurar na lista de bloqueios que provocam congestionamentos na cidade, com o incio das apresentaes da fonte multimdia no Parque do Ibirapuera. A temporada de lentido se estender por pelo menos 20 dias e deve piorar at l. No prximo dia 9, as atraes seroreforadaspelainauguraodarvoredeNataldoIbirapuera.NafrentedoObelisco,aatraoter58metros de altura, o que corresponde a um edifcio de 20 andares. A montagem j comeou, mas o destaque do projeto uma estrela de 18 pontas envolta por uma mangueira de LED deve ser instalado na segundafeira. E, claro, provocarmaistrnsito. O mesmo ocorrer na Avenida Paulista, onde as decoraes natalinas devem lotar a via a partir das 19h. No ano passado,nasemanadoNatal,faixastiveramdeserfechadasparacirculaodepedestres.
JornalOEstadodeS.PauloCadernoMetrpole,01/12/12,pg.C1.(adaptado)

10. No TEXTO IV, o Caderno Metrpole, do Jornal O Estado de S. Paulo, aponta para as alteraes que se observamnacidadequandochegaomsdedezembro.Aquestofulcralacolocadareferese: a)rvoredeNatal,com58metrosdealtura,emfrenteaoObelisco b)festivadecoraodeNatalnacidade c)aoafluxomaiordepessoasnasregiesdaPaulistaedoIbirapuera d)fontemultimdiainstaladanoIbirapuera e)aosmaiorestranstornosnotrnsito

FAAP/2013

11. Na orao: o que corresponde a um edifcio de 20 andares, a expresso um edifcio, sintaticamente classificadacomo: a)objetodireto b)objetoindireto c)complementonominal d)agentedapassiva e)predicativodoobjetoindireto TEXTOV Tabacaria(fragmento) Chegojanelaevejoaruacomumanitidezabsoluta. Vejoaslojas,vejoospasseios,vejooscarrosquepassam, Vejoosentesvivosvestidosquesecruzam, Vejooscesquetambmexistem, Etudoistomepesacomoumacondenaoaodegredo, Etudoistoestrangeiro,comotudo.
FernandoPessoaOguardadorderebanhoseoutrospoemas,CrculodoLivro,s/d,pg.187.

12. lvaro de Campos (heternimo de Fernando Pessoa), nos versos acima, coloca em destaque o ato de ver. Contudo,amensagemcontidaentreVejoeTudoistonoslevacompreensodeque: a)Opoetaapenasvavida,masessavidaparaeleinatingvelporqueproibida. b)Oolhardopoetasimilaraodoturista:elevtudo,maspoucoentendedoquev. c)Humacontradioentreoqueopoetaveoquesente:avidaexterioreovaziointerior. d)Paraopoeta,avidaseresumeaosonhoenorealidade.Eseassimnofosseelenoseriapoeta. e)Oqueopoetavpelajanela,nasuaclausura,soapenasrecortesdesuaimaginao. 13. Nos versos acima de Tabacaria, observase um recurso esttico que permeia todo o trecho desse poema de lvarodeCamposeotornamaisimagtico.Seriaele: a)arepetio b)ohiprbato c)aanstrofe d)aelipse e)oanacoluto

FAAP/2013

14. No mesmo poema, lvaro de Campos revela um aspecto bastante marcante da sua personalidade, o niilismo, e nopenltimoversodeparamonoscomapalavradegredo.Podemosentendlacomo: a)afastamentodocontextosocial b)penadeprisoperptua c)punioporagressoapessoasouanimais d)condenaosemmotivaograve e)castigoeterno TEXTOVI Ascidadeseastrocas Em Clo, cidade grande, as pessoas que passam pelas ruas no se reconhecem. Quando se veem, imaginam mil coisas a respeito umas das outras, os encontros que poderiam ocorrer entre elas, as conversas, as surpresas, as carcias, as mordidas. Mas ningum se cumprimenta, os olhares se cruzam por um segundo e depois se desviam, procuramoutrosolhares,nosefixam.(...) ExisteumacontnuavibraoluxuriosaemClo,amaiscastadascidades.Seoshomenseasmulherescomeassem a viver os seus sonhos efmeros, todos os fantasmas se tornariam reais e comearia uma histria de perseguies, defices,dedesentendimentos,dechoques,deopresses,eocarrosseldasfantasiasteriafim.
ItaloCalvino.Ascidadeseastrocas.In:Ascidadesinvisveis,SoPaulo,CompanhiadasLetras,1999,pg.5152.

15.NadescriodacidadeficcionaldeClo,porItaloCalvino,notamosalgumassimilaridadescomavidaurbanade nossasgrandescidades,entreelas; a)aprocuraalucinadaporpessoascomasquaistenhamosafinidade,masqueimpossibilitadapelanossatimidez; b) a busca contnua e sempre frustrada de uma aproximao com o outro, o diferente, aquele com quem cruzamos nasruas; c) a desconfiana de que o outro est querendo se aproximar de ns com uma conversa informal, mas acima de tudobuscandodescobrirnossossonhos; d) o distanciamento entre as pessoas que se cruzam nas ruas, apesar da proximidade fsica nas caladas, nos semforosenometr; e) o voltarse para a nossa interioridade como se o outro no existisse ou fosse um inimigo perigoso, com o qual teramosquenosdefrontaremumalutadevidaoumorte. 16. Na primeira linha do TEXTO VI, de Calvino, encontramos as pessoas que passam pela rua no se reconhecem. Aoraoquepassampelasruaspodeserclassificada,sintaticamente,comoumaorao: a)subordinadasubstantivasubjetiva b)subordinadaadjetivarestritiva c)coordenadaassindtica d)coordenadasindticaaditiva e)subordinadaadjetivaexplicativa
7

FAAP/2013

TEXTOVII Algumacoisaacontecenomeucorao QuesquandocruzaaIpirangaeaAvenidaSoJoo quequandoeuchegueiporaquieunadaentendi Dadurapoesiaconcretadetuasesquinas Daelegnciadiscretadetuasmeninas AindanohaviaparamimRitaLee Atuamaiscompletatraduo Algumacoisaacontecenomeucorao QuesquandocruzaaIpirangaeaAvenidaSoJoo.
(CaetanoVelosotrechodaletradeumadesuascomposies,emhomenagemcidadedeSoPaulo)

17.Nopoemaacima,deCaetanoVeloso,percebeseumamisturadeemooeestranhamentodiantede: a)umespaourbanotranquilo,massemtdio; b)umacidademodernizadapelaelegnciadasmulheres; c)umespaoondeolazermarcadoapenasporshowsdeartistasfamosos; d)umacidadefriaesemrvores,masmuitoreceptiva; e)umaurbequeassustaefascinapelasmarcasdecontemporaneidade. 18. No terceiro verso da composio de Caetano Veloso, encontramos: que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi.Aexpressoqueclassificadacomo: a)umpronomeoblquotono b)umvocativo c)umadjuntoadverbial d)umaconjunoexplicativa e)umapartculaexpletiva TEXTOVIII Olga falou aos contnuos, pedindo ser recebida pelo marechal. Foi intil. A muito custo conseguiu falar a um secretrioouajudantedeordens.Quandoelalhedisseaquevinha,afisionomiaterrosadohomemtornouseocae sobasplpebrascorreuumfirmeerpidolampejodeespada: _Quem,Quaresma?disseele._Umtraidor!Umbandido! Depoisarrependeusedaveemncia,fezcomcertadelicadeza: _Nopossvel,minhasenhora.Omarechalnoaatender.
LimaBarreto.TristefimdePolicarpoQuaresma,SoPaulo,EditoraMartinClaret,2006,pg.210.

FAAP/2013
8

19. Acima, um trecho das ltimas pginas da obra de Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma. Dessa obra, podeseafirmarque: a) Policarpo Quaresma, depois de toda uma vida dedicada ao nacionalismo, numa busca contnua pela valorizao das coisas da nossa terra, como lngua, geografia, cultura..., desencantase com a corrupo na poltica e comete o suicdionapriso. b) Nessa obra, o personagem Policarpo Quaresma, um nacionalista fantico e estimulado por seu amigo, Ricardo Corao dos Outros, foi preso por exigir que toda a nao falasse unicamente a lngua nativa, o tupiguarani e por issofoimortonapriso. c) Aps algumas tentativas de convencer seus conterrneos de que a nova Repblica no atendia aos anseios nacionalistas dos brasileiros, Policarpo Quaresma se desilude da poltica, tornase um perigoso terrorista, preso e mortopelapolcia,apesardospedidosdesuaafilhadaparalibertlo. d) Policarpo Quaresma era um personagem de bom carter, por quem algumas pessoas sentiam admirao e respeito, como sua afilhada Olga. Contudo, o nacionalismo fantico e ingnuo de Policarpo, em choque com as novasnormasdaRepblica,olevaramprisoparadelnomaissair. e) O personagem da obra de Lima Barreto, apesar de querer solucionar os problemas brasileiros, no tinha competnciaintelectualeemocionalparatanto,porissoacabouterminandoseusdiasemumhospitalpsiquitrico. 20. Da obra Triste fim de Policarpo Quaresma, considerada a obraprima do autor, escrita em 1915, podese dizer queaofinalopersonagem: a)arrependesedeterpassadotodaasuavidadefendendoonacionalismo; b)arrependesedeterserevoltadocontraogovernorepublicano; c)comemoraasualiberdadedapriso,aindaquecommuitamgoa; d)voltaaoconvviodafamliaedosamigos,mesmocientedequeelesnooajudaramquandomaisprecisava; e)acusaospolticospelasuadesgraaevaivivernocampo,nasterrasqueadquiriujnofimdavida.
9

FAAP/2013

Redao Mudanas na estrutura urbana, na arquitetura, nos meios de comunicao e transporte viriam a alterar profundamente a prpria constituio da realidade. Hoje o real ele mesmo uma questo. As autopistas de alta velocidade alm da informatizao transformam por completo o perfil das grandes cidades e portanto a nossa experincia e nossa maneira de ver O indivduo contemporneo em primeiro lugar um passageiro metropolitano: em permanente movimento, cada vez para mais longe, cada vez mais rpido. Esta crescente velocidade determinaria no s o olhar mas sobretudo o modo pelo qual a prpria cidade, e todas as outras coisas, se apresentamans. A velocidade provoca, para aquele que avana num veculo, um achatamento da paisagem. Quanto mais rpido o movimento, menos profundidade as coisas tm, mais chapadas ficam, como se estivessem contra um muro, contra umatela.Acidadecontemporneacorresponderiaaesteolhar.Osseusprdiosehabitantespassariampelomesmo processodesuperficializao,apaisagemurbanaseconfundindocomoutdoors.Omundoseconvertenumcenrio, osindivduosempersonagens.Cidadecinema.Tudoimagem. NelsonBrissacPeixoto.O olhardoestrangeiro.In: Oolhar,organizaodeAdautoNovaes,SoPaulo,Companhia dasLetras,1993,pg.361. PropostaparaRedao: No texto de Nelson Brissac Peixoto, o autor analisa o olhar e a postura dos que chegam s grandes cidades e precisam de um tempo para se adaptar a elas e sua dinmica, pois as metrpoles com a sua diversidade e a sua multiplicidade ofuscam, em um primeiro momento, a percepo daqueles que com ela se deparam, assustando a unseencantandoaoutros.Comovocvessaquesto? Desenvolva suas ideias sobre o tema A vida nas grandes cidades, em uma estrutura dissertativa, tendo como suporteparasuadiscussootextodeBrissacPeixotoeosdemais,queserviramdebaseparaasquestespropostas. Sua dissertao deve compreender, aproximadamente, 25 linhas, obedecer norma culta da Lngua Portuguesa e apresentarsecomcoesoecoerncia. Dumttuloaseutrabalho. FAAP/2013
10

Matemtica
21.OtringuloABCdafiguraabaixoequiltero.Sabesequesuarea2cm2,equeP,QeRsoospontosmdios de AB , BC e AC respectivamente.AreadolosangoAPQR: a)1cm b)1,5cm c)2cm d)2,5cm e)3cm 22.Umapesquisarealizadajuntoaosalunosdo3anodoensinomdiodeumaescoladeSoPaulosobreolocal quemaisfrequentavamnosfinaisdesemana,apresentouoresultadomostradonatabela: Locais Nderespostas Ogrficodesetoresquemelhorrepresentaessapesquisapodeser: a) b) c) d) e) SHOPPING 100 CLUBE 50 CASADEAMIGOS 30 PRAIA 20
2 2 2 2 2

23.Umsupermercadovendeumalatadeazeitede900 ml porR$16,00eumaembalagemde2700 ml domesmo azeiteporR$45,00.Oclientequeoptarpelaembalagemmaiseconmica: a)Farumaeconomiade22,5%. b)Nofareconomia,poisospreossoequivalentes. c)Farumaeconomiade10%. d)Farumaeconomiade93,75%. e)Farumaeconomiade6,25%.

11

FAAP/2013

24. Victor um economista recmformado que, alm das preocupaes com o mercado de trabalho, no descuida damanutenodesuaformafsica.Umdia,acordandoatrasadoparasuasatividades,abriuseuarmrioeobservou que, em uma de suas gavetas, havia dois pares de meias que ele usa para jogar tnis e quatro pares de meias que usa com traje social, para ir ao trabalho. Em outra gaveta havia um par de meias esportivas e trs pares de meias sociais. Resolveu passar um par de meias da primeira para a segunda gaveta e depois retirar um par de meias da segundagaveta.QualaprobabilidadedeVictorretirardasegundagavetaumpardemeiasparairtrabalhar? a) b) c) d) e) 25. Por ocasio das festas de final de ano, so criados vrios enfeites para alegrar essas comemoraes. Um artista plstico construiu um enfeite composto por um cilindro feito de material transparente, com 4 m de dimetro e 6 m de altura, no qual foi inscrito um cone de mesma base e altura, tambm transparente. Esse cone contm no seu interior um lquido vermelho, com muitas esferas douradas as quais, por um movimento constante desse lquido, criam um belo visual para quem as observa. Sabese que, as esferas tm 3 cm de raio e totalizam 10000 unidades. Assim,adotando =3,ovolumedolquidocontidonocone,emmetroscbicos,: a)24,00 b)20,46 c)22,92 d)70,92 e)72,00 FAAP/2013
12

7 15 11 15 3 5 4 5 12 15

26.Escalmetrouminstrumentodedesenhotcnicoutilizadoparadesenharobjetosemescalaoufacilitaraleitura das medidas de desenhos representados em escala. fundamental nos cursos de engenharia, arquitetura, design entre outros. Um tipo de escalmetro muito utilizado o que possui a forma aproximada de um prisma regular de basetriangular,com3cmdearestadabaseecomprimento30cm.Qualovolumedessetipodeescalmetro? a) 144,5 3 cm b) 32,5 3 cm c) 17,5 3 cm d) 67,5 3 cm e) 169,5 3 cm
2 2 2 2 2

27. Em qumica, costumase definir o pH de uma substncia em cida (pH < 7), bsica (pH > 7) ou neutra (pH = 7). Uma caracterstica de uma substancia bsica a adstringncia, aquele gosto estranho do leite de magnsia ou de uma banana verde. O acido aquele azedo do limo. Para determinarse o pH de uma substncia, usase a
+ + expresso pH = log H a concentrao de ons hidrognio em mol/ l . Considere um suco de H , sendo + 4 frutasemque H = 2 10 mol/ l ,sendo log2 = 0,30 .Essesucocido,bsicoouneutro?

a)fraco. b)bsico. c)neutro. d)forte. e)cido. 28.Nafiguraabaixo,otringuloABCretnguloemAeosegmento BD bissetrizdonguloBemede5cm.Alm dissoonguloCmede30O,conformeafiguraabaixo.AmedidadoladoACdotringuloABC: a)7,5cm b)8cm c)9cm d)8,5cm e)9,5cm
13

FAAP/2013

29. Um conceito muito utilizado em economia que o lucro de uma empresa a diferena entre a receita gerada pela venda de um produto e o seu custo de produo. Uma empresa vende objetos a R$ 20,00 a u n i d a d e e te m um c u s t o d e p r o d u o de R$12,00porunidade,almdeumadespesafixadeR$4.000,00.Sendoolucroatual daempresadeR$16.000,00,onmerodeobjetosproduzidosevendidospelaempresa: a)3500 b)2000 c)1500 d)3000 e)2500 30.Afiguraabaixo,ilustraumacaixasemtampa,com2dmdealtura,4dmdecomprimentoe3dmdelargura.

Considereostrsslidosapresentadosaseguiresuasdimensesdadasnasfiguras: I.Esferadedimetro3dm. II.Cilindroretodedimetro 2dmealtura4dm III.Cubodearesta3dm

Deles,cabe(m)totalmentenacaixao(s)slido(s): a)III b)I c)II d)IeII e)I,IIeIII

FAAP/2013

14

31.

No Brasil, mais de 65 milhes de pessoas, 40% da populao, esto com excesso de peso. Os nmeros avanam rapidamente entre todas as idades e classes sociais. O IMC (ndice de Massa Corprea) reconhecido pela OMS (Organizao Mundial da Sade) como a principal referncia para classificao das diferentes faixas de peso. O clculo do IMC feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. A tabela mostra a classificaodosindivduosdeacordocomseuIMC

DeacordocomatabeladeIMC,umapessoade80kge1,70mdealtura,est: a)Comobesidadesevera. b)Compesonormal. c)ComobesidadenvelI d)Acimadopeso. e)Abaixodopeso. 32.Aquantidadedenmerosinteirosquesolucionamosistema a)0 b)2 c)3 d)1 e)4

x 1 3x 3
2 x 9 0

15

FAAP/2013

33.Ogrficoaseguirdeumafunoquadrtica,definidapor = podeseconcluirque:

+ ,coma 0.Apartirdele,

x f

x a

c x b

a)a>0,b<0ec<0 b)a>0,b>0ec<0 c)a<0,b>0ec<0 d)a>0,b>0ec>0 e)a<0,b>0ec>0 34.Afiguraaseguirmostraumacircunfernciaderaio3tangenteaoeixodeabscissas.Sabendoqueacorda AB estnoeixodeordenadasemede2,suaequaoreduzida: a) (x 2 2)2 + (y 3)2 = 3 b) (x 2 2)2 + (y 3)2 = 9 c) (x 2 3)2 + (y 3)2 = 9 d) (x 3)2 + (y 2 2)2 = 9 e) (x 3)2 + (y 2 3)2 = 9 35. Experimente medir com a rgua a diagonal e o lado de um azulejo de forma quadrada. Voc ir constatar que a diagonaldoazulejoumpoucomaiorqueamedidadoseulado. Adiagonaldoazulejomaiorqueamedidadoseu ladoemqueporcentagem,aproximadamente? a)40% b)30% c)20% d)25% e)10% FAAP/2013
16

Ingls
Leiaotextoabaixoerespondaasquestesde36a41 ThelastKodakmoment?

Capitalistsquiteofteninventthetechnologythatdestroystheirownbusiness.EastmanKodakisapictureperfect example.Itbuiltoneofthefirstdigitalcamerasin1975.Thattechnology,followedbythedevelopmentofsmart phonesthatdoubleascameras,hasbatteredoldfilmandcameramakingbusinessalmosttodeath. Strangetorecall,KodakwastheGoogleofitsday.Foundedin1880,itwasknownforitspioneeringtechnologyand innovativemarketing.Youpressthebutton,wedotherest,wasitssloganin1888. By1976Kodakaccountedfor90%offilmand85%ofcamerasalesinAmerica.Untilthe1990sitwasregularlyrated oneoftheworldsfivemostvaluablebrands. Thencamedigitalphotographytoreplacefilm,andsmartphonestoreplacecameras.Kodaksrevenuespeakedat nearly$16billionin1996anditsprofitsat$2.5billionin1999.However,itrecentlyreportedathirdquarterlossof $222m,theninthquarterlylossinthreeyears.In1988,Kodakemployedover145,000workersworldwide;atthe lastcount,barelyonetenthasmany.Itssharepricehasfallenbynearly90%inthepastyear. WhileKodaksuffers,itslongtimerivalisdoingratherwell.Thetwofirmshavemuchincommon.Bothenjoyed lucrativenearmonopoliesoftheirhomemarket:KodaksellingfilminAmerica,FujifilminJapan.Agooddealof tradefrictionduringthe1990sbetweenAmericaandJapansprangfromKodaksdesiretokeepcheapJapanesefilm offitspatch. Bothfirmssawtheirtraditionalbusinessrenderedobsolete.ButwhereasKodakhassofarfailedtoadapt adequately,Fujifilmhastransformeditselfintoasolidlyprofitablebusiness,withamarketcapitalizationofsome $12.6billiontoKodaks$220m. (TheEconomistJanuary14th2012Adapted)

36.Accordingtothetext,itiscorrecttostatethatKodak, a)receivedtechnologicalguidancefromGooglewhenitsetupoperationsin1880. b)hadthesmallestshareoftheAmericanmarketforcamerasbackin1976. c)enjoyedahighreputationnotonlyfortheproductsitusedtosellbutalsoforitsmarketingploys. d)andGooglehaveformedaremarkablepartnershipinordertoboostsalesofsmartphones. e)wasveryunethicalinthepast,afactwhichmadeitunabletocompeteinworldmarkets.


17

FAAP/2013

37.OnesignmentionedinthetextshowingthatKodakhasbeengoingthroughabadtimeisthat a)ithashiredmoreandmorestaff. b)ithascapitalizedasneverbefore. c)ithasseenitsprofitmarginssteadilyincrease. d)itsworkforcehasdramaticallyshrunk. e)theJapanesemarketforfilmsisnowsharedbyarangeofmultinationals. 38.Theunderlinedexpressionin,WhileKodaksuffers,itslongtimerivalisdoingratherwell,indicates: a)Comparison. b)Reason. c)Consequence. d)Addition. e)Purpose. 39.WelearnbyreadingthepassagethatKodaksrivalFujifilm a)hasneverhadanyofitsconsidereddated. b)hasbeentransformedintoaninflexiblecorporationwithlossafterloss. c)hasmademoneyonlyininternationalmarkets. d)hasbeenskillfullymanagedandcouldadaptitselftoanewera. e)hasalwayshadtotalmonopolyoftheAmericanmarketforfilm. 40.Thesentence,Kodakwasknownforitspioneeringtechnologyandinnovativemarketing,mayberewritten withoutchangingitsmeaningas: a)PeopleknowKodakforitspioneeringtechnologyandinnovativemarketing. b)PeopleknewKodakforitspioneeringtechnologyandinnovativemarketing. c)PeoplehaveknownKodakforitspioneeringtechnologyandinnovativemarketing. d)EveryoneknowthatKodakisfamousforitspioneeringtechnologyandinnovativemarketing. e)Kodakhadknownitspioneeringtechnologyandinnovativemarketing. FAAP/2013
18

41.Thewordsrevenues,in,itsandhowever(paragraph4)arerespectively: a)AdverbPrepositionPrepositionLinkingWord. b)AdjectivePrepositionRelativePronounNoun. c)VerbPronounLinkingWordIntensifier. d)LinkingWordAdverbPrepositionInterrogativePronoun. e)NounPrepositionPronounLinkingWord. Leiaotextoabaixoerespondaasquestesde42a45 Antarcticaslandscapeintact

Antarcticaisthelastpristinewildernessintheworld.Aplacesofragileafootprintcanlastfordecades.In1991,39 governmentsagreedtheAntarcticTreaty,closingAntarcticatomineralexplorationforfiftyyears.Itwasalandmark decision,andthegreatestvictoryinenvironmentalhistory. Thenationsthatagreedthetreatydidnotdosowithoutencouragement.Ittooksevenyearsofcampaigningby Greenpeaceandotherstobringabouttheagreement.Forfiveyearsactivistslivedinapermanentcampon Antarctica,enduringextremeconditionstobearwitnesstothepollutingactivitiesofgovernments.In1988these peacefulactivistspreventedaplantodynamitepenguinhabitatstobuildanillegalairstrip.Itwasasignofthefate thatwaitedforAntarcticaifnothingwasdone. For40yearsGreenpeacehascampaignedforlife,peaceandprogress.Inthattimewehavenevertakenadonation fromagovernmentorcorporation.Ourindependenceandcourageofourvolunteeractivistshavewonmany famousvictories,liketheprotectionoftheGreatBearRainforest.
(NewsweekNovember12,2012)

42.Themaingoalofthepassageisto a)Attractactivistsintolivinginthewildwithoutanyprotectionaroundtheircamps. b)EncouragemineralexplorationinpartsofAntarcticawherepenguinshavelivedin. c)ShowthatifitwerentfortheGreenpeaceefforts,Antarcticasenvironmentmightbedamagednow. d)TrytoturnAntarcticaintoapermanentplaceforallenvironmentalactiviststolivein. e)PraiseminingcompaniesthathavepresentedplantoprotectAntarctica.


19

FAAP/2013

43.OnefeatureexposedinthetextaboutGreenpeaceisthat a)Thegrouphasnot,sofar,acceptedfundingfromanycompanyorgovernment. b)Theorganizationheavilydependsonminingcompaniescontributionstosurvive. c)Itneverputsvolunteerstoriskinfieldmissions. d)Peoplewhoworkforthegrouparerequiredtodonateagreatdealofmoneytobeusedinmissions. e)Ittendstotrainvolunteersinguerrillacamps. 44.Weunderstandbyreadingthetextthatiftheairstriphadbeenbuilt, a)MoreplaneswouldhavebeenpreventedfromlandinginAntarctica. b)Penguinshabitatswouldbepreservednow. c)NothingwouldhavechangedforAntarcticaspenguins. d)MoreofAntarcticasenvironmentwouldhavebeenkeptintact. e)Antarcticaspenguinhabitatswouldhavebeendestroyed. 45.WecometotheconclusionbyreadingthetextthattheactivistswholivedinacamponAntarctica a)PollutedAntarcticaasmuchasallminingactivitiesevercarriedoutintheregion. b)Musthavefacedmanychallengeswhilelivingintheregion. c)Musthavebeendisappointedbyrealizingthatmostminingcompaniesweregiventhegoaheadtooperatethere formorefiftyyears. d)Quitfightingminingcompaniesduetotheirpowerfulinfluenceintheregion. e)FailedontheirmissiontoprotectAntarcticasenvironment. FAAP/2013
20

ConhecimentosEspecficos(HistriaGeografia)
46. Observe a obra Independncia ou morte!, realizada por Pedro Amrico em 1888 sessenta e seis anos depois dofatoretratado,ecompareacomotextoquevemaseguir.

Disponvelem:revistaescola.abril.com.br/historia(visitadoem01/12/2012) Amontaria usadaporD.Pedronemde longelembravaofogosoalazoque,meiosculo maistarde,opintorPedro Amrico colocaria no quadro Independncia ou Morte, tambm chamado de O Grito do Ipiranga, a mais conhecida cena do acontecimento. O coronel Marcondes se refere ao animal como uma baia gateada. Outra testemunha, o padre mineiro Belchior Pinheiro de Oliveira, cita uma bela besta baia. Em outras palavras, uma mula sem nenhum charme, porm forte e confivel. Era esta a forma correta e segura de subir a serra do Mar naquelapocadecaminhosngremes,enlameadoseesburacados.
(Gomes,Laurentino.1808.RiodeJaneiro:NovaFronteira,2010.pp.21e22).

Acomparaoentreaimagemeotextopermitenosconcluirque: a) a imagem do Grito do Ipiranga coincide apenas em parte com os relatos dos que presenciaram o momento da proclamaodaIndependnciadoBrasil. b)acenaretratadanaobradePedroAmriconocondizentecomosrelatosdosquepresenciaramaproclamao daIndependnciadoBrasil. c) a obra de Pedro Amrico uma idealizao do momento em que D. Pedro teria proclamado a Independncia do Brasil,semquehajadocumentosreferentescenareal. d)aobradePedroAmricofoiumesforodoartistaparaprovarquehouveumaproclamaodaIndependnciado Brasil,emboranohajadocumentosqueconfirmemtalproclamao. e) Pedro Amrico retratou a cena real para se contrapor queles que procuraram tirar o brilho e a solenidade do momentodaIndependncia.

21

FAAP/2013

47. Faamos a revoluo antes que o povo a faa! Com esta frase, o ento governador de Minas Gerais, Antnio Carlos de Andrada, dava seu aval ao movimento que, com o apoio do Exrcito, derrubou Washington Lus e levou Getlio Vargas presidncia da Repblica, em 1930. A frase emblemtica do movimento significa que, na viso de seuautor: a)oExrcito representavaosinteressespopularese, porisso,eranecessriodeixarosmilitaresforadopoder,pois, seoconquistassem,dificilmentedeixariamapresidnciadaRepblica. b) havia uma conspirao comunista com vistas tomada do poder e sua desarticulao seria um meio de manter nopoderosmesmosgruposquecontrolavamapoltica. c) para preservar os interesses das oligarquias, que at ento governavam o pas, era preciso deixar as camadas popularesforadoprocessopolticoemcurso. d) a autonomia dos sindicatos operrios poderia ser preservada, desde que o poder poltico continuasse nas mos dasmesmasoligarquiasque,haviadcadas,governavamopas. e)umaalianapolticaentreasoligarquiasdeSoPauloedeMinas,quemaistardeficariaconhecidacomopoltica docafcomleite,seriaumaformadeimpedirqueopovotomasseopoder. 48. Apenas nove anos separam a Inconfidncia Mineira e a Conjurao Baiana ou dos Alfaiates. No entanto, ainda hoje, a primeira tem um papel de destaque no imaginrio da populao brasileira, embora ambas tenham tido em comumofatode: a)teremsidoinfluenciadaspelopensamentoiluministaepelaRevoluoFrancesa. b)teremcontadocomgrandeparticipaodascamadaspopulares. c)terempropostoaaboliodaescravidojnosculoXVIII. d)teremsidoentendidascomomanifestaesdacrisedoantigosistemacolonial. e)teremsidomovimentosnativistas,quesuperaramasdivergnciasentrelideranasregionais. 49. Uma casa dividida contra si no subsistir. Acredito que esse governo, meio escravocrata e meio livre, no poder durar para sempre. No espero que a Unio se dissolva; no espero que a casa caia; mas espero que deixe deserdividida.Elasetransformarsnumacoisa,ousnaoutra.
Disponvelem:www.historialivre.com/revistahistoriador(sitevisitadoem01/12/2012)

O trecho foi extrado do famoso discurso A casa dividida, do ento candidato a presidente dos Estados Unidos, AbrahamLincolnerefletesuapreocupaoemrelao: a)daadoodeleisracistaspelosestadosdosul,casoaescravidofosseabolida. b)unioentreosestadosdonorteedosulparamanteraescravido. c)unioentreosestadosdonorteedosulparaaboliraescravido. d)daperseguioaosescravoslibertos,apsaaboliodaescravido. e)possibilidadedeaquestodaescravidolevaropassecesso. FAAP/2013
22

50. Essencialmente, o absolutismo era apenas isto: um aparelho de dominao feudal recolocado e reforado, destinado a sujeitar as massas camponesas sua posio social tradicional no obstante e contra os benefcios que elas tinham conquistado com a comutao generalizada de suas obrigaes. Em outras palavras, o Estado absolutistanuncafoiumrbitroentreaaristocracia,emenosaindauminstrumentodaburguesianascentecontraa aristocracia:eleeraanovacarapaapolticadeumanobrezaatemorizada.
(Anderson,PerryLinhagensdoEstadoabsolutista.SoPaulo:EditoraBrasiliense,1985.p.18.)

Segundooquesepodeinferirdotexto,osurgimentodoEstadoabsolutistarepresentou: a) uma aproximao dos interesses da nobreza e da burguesia, na transio do feudalismo para o capitalismo, e um fator limitante dos avanos conseguidos pelos camponeses, nos sculos XIV e XV, como a substituio de suas obrigaesportrabalhoassalariado. b) o resultado das divergncias de interesses entre nobreza feudal e burguesia capitalista, na passagem do feudalismo para o capitalismo, o que permitiu que o campesinato conseguisse avanos como a abolio de suas obrigaesparacomossenhoresdasterras. c) uma forma de poder poltico, centrada na figura do rei, que passaria a dar a ltima palavra entre as divergncias entre nobreza, burguesia e campesinato, preservando os direitos e conquistas dessas trs classes sociais e dando umasobrevidaaofeudalismo. d) uma redefinio do poder da aristocracia sobre o campesinato e uma forma de preveno contra as aspiraes econmicasepolticasdaburguesiaque,duranteossculosXIVeXV,promoviarevoltasnocampoepunhaemrisco aautoridadedorei. e) um sistema de governo que, por no intervir na economia, preservava os interesses da burguesia em ascenso e mantinha as obrigaes do campesinato com a nobreza, o que adiou por sculos a transio do feudalismo para o capitalismo. 51. Assinale a alternativa correta em relao aos fatores determinantes da diversidade de temperaturas na regio SudestedoBrasil. a)Abaixapluviosidade,adiversidadedossistemasperturbadosdecirculaodearealongitude. b)Aaltapressoatmosfrica,aaltaumidadeeaaltaincidnciaderaiossolares. c)Alatitude,orelevo,osistemaperturbadodecirculaodear. d)Ainflunciadamataatlntica,adensidadefluvialeaaodascorrentesmartimas. e)AaltaemissodeCOnascidades,apoluiotrmicadosrioseoregimedechuvas.
23

FAAP/2013

52. Infelizmente, no Brasil ns ainda temos 4.600 lixes, principalmente na regio Norte, na regio Nordeste e na regioCentroOeste.ConsiderandoqueoBrasiltem5.500municpios,e4.600lixes,podesedizerqueexistequase um lixo por municpio. Essa uma situao muito ruim. Para mudar esse quadro, a Poltica Nacional de Resduos Slidos PNRS, publicada em 2010, define 2014 como uma data para acabar com a disposio irregular desse material.
(EleusisDiCreddoengenheirocivil,foiprofessoruniversitrioeatuanosegmentoderesduosslidoshmaisde20anos.) Fonte:www.ihu.unisinos.br/entrevistas(visitadoem04/12/2012)

Fonte:www.lixo.com.br(visitadoem04/12/2012)

Asoluoparaosproblemasapresentadosnotrechodaentrevistaenaimagemestaria,portanto: a)naaberturadelixesprximosalenisfreticos. b)naseparaoentreolixohospitalareolixodomstico. c)naincineraodetodoolixo. d)naconstruodeaterrossanitrios. e)nareciclagemdetodoolixo. FAAP/2013


24

53.Otipodeclimarepresentadonomapa.

Fonte:www.not1.xpg.com.br(visitadoem05/12/2012)

O movimento dos ventos, representado no mapa, segue a direo do ndico (e do Pacfico) em direo sia, atingindo a costa oriental africana, e provoca fortes chuvas na ndia e sul da China. No inverno, os ventos se invertem e seguem na direo oposta. Essas caractersticas e a regio abarcada permitemnos concluir tratarse do clima: a)tropicalmido. b)demones. c)subtropical. d)tropicaldealtitude. e)semirido. 54.ObserveafiguraeleveemconsideraoosentidodarotaodaTerra.

Movimentoderotaodaterra Fonte:www.mundoeducacao.com.br(visitadoem05/12/2012)

Um avio que faa um percurso de 13. 350 Km (distncia entre Sidney, Austrlia, e So Paulo) sobre a linha do Equador em sentido contrrio e com velocidade superior do movimento de rotao da Terra poderia chegar a seu destinoemdataanteriordapartida?
25

FAAP/2013

a) No, porque a velocidade de voo teria que ser somada velocidade de rotao da Terra e, mesmo transpondo a linhadeGreenwich,noteriacomochegaraseudestinoemdataanterior. b) No, porque, mesmo cruzando a linha de Greenwich, a velocidade de rotao da Terra seria descontada da velocidadedoavio. c) Sim, porque tendo cruzado a linha de Greenwich, o avio no teria como transpor duas vezes o limite internacionaldedata. d)No,porqueavelocidadedovoo,pormaiorqueseja,nopodeserdescontadadavelocidadederotaodaTerra e,portantootemponocorreriaparatrs. e) Sim, porque cruzaria a linha de Greenwich e por estar a uma velocidade da rotao da Terra e em sentido contrrio. 55.

Disponvelem:oglobo.globo.com/economia(visitadoem05/12/2012) Aanlisedosdadospermitenosconcluirque: a)oBrasiltem,atualmente,umPIBpercapitamaiorqueodobrodoPIBpercapitadaChina. b)China,ndiaeRssiasoostrspases,entreosBrics,queapresentamproblemasdedensidadedemogrfica. c)ndia,RssiaefricadoSulsoostrspases,entreosBrics,queapresentamasmenoresextensesterritoriais. d)Emordemdecrescente,ChinaeBrasilapresentamosmaioresPIBspercapitaentreosBrics. e) Apesar de a China ter um PIB maior que o da frica do Sul, o PIB per capita do segundo maior que o do primeiro. FAAP/2013
26

56.Rioprotestacontraredistribuioderoyaltiesdopetrleo

Disponvelem:http://economia.estadao.com.br(visitadoem01/12/2012)

O motivo dos protestos realizados no Rio contra o projeto de distribuio dos royalties do petrleo foi que, caso aprovado: a) concentraria a extrao e os riscos de acidentes ambientais no litoral do Rio de Janeiro e distribuiria o lucro da vendadopetrleo,empartesiguais,entreosdemaisestadosporondeseestendeacamadadoprsal. b) o projeto da partilha dos lucros do petrleo, aprovado pelo Congresso Nacional (e, posteriormente vetado pela presidenteDilmaRoussef),nodestinarianenhumaporcentagemeducao. c) no levava em considerao os riscos ao meioambiente e, portanto, no criava um fundo destinado a reparar danosambientaisemcasodevazamentodeleo. d) deixaria o estado do Rio de Janeiro sem direito a nenhuma parte dos lucros da venda do petrleo e viria a privilegiarosdemaisestadosprodutores. e) passaria a distribuir igualmente os lucros da explorao de petrleo entre todas as unidades da federao (estadoseDistritoFederal),oquereduziriaconsideravelmenteapartequecabeaosestadosprodutores.
27

FAAP/2013

57. YannisBehrakis/Reuters

BandeiranazistafoiincendiadaduranteosprotestosantimerkelnaGrcia
Fonte:http://exame.abril.com.br/mundo(visitadoem04/12/2012)

Osprotestoscontraavisitadaprimeiraministraalem,AngelaMerkel,emsuavisitaGrcia,emoutubrode2012, foramcontra: a)aocupaonazistaeasviolaesaosdireitoshumanosemterritriogrego,duranteaSegundaGuerraMundial,e aindahojenoreconhecidasoficialmentepelogovernoalemo. b)asdurascondiesdeeconomiaimpostaspelaUnioEuropeiaGrciaemtrocadeajudafinanceira,umapoltica deausteridadedaqualaAlemanhaaprincipaldefensora. c) a proliferao de movimentos neonazistas, na Grcia, apoiados extraoficialmente pelo governo da primeira ministra,conformedocumentosreveladospelaimprensaalem. d) o apoio da chefe de governo alem anexao de parte do territrio grego pela Unio Europeia em troca do pagamentodadvidagregacomoblocoeconmico. e) a construo de bases militares alems em territrio grego, num momento em que a Grcia passa por dificuldadeseconmicasevsuasoberaniapostaemrisco. 58. Fuleco e Cafusa so nomes estranhos que ganharam espao nos meios de comunicao e referemse respectivamente: a)aohipoptamonascidonozoolgicodeSoPauloemequedeuluzofilhote. b)aumpolticocondenadoporcorrupoesuaamante,queparticipavadoesquema. c)aotatubolaemeninapobrequeseroospersonagensbrasileirosdonovodesenhodaDisney. d)aomascotedaCopadoMundode2014ebolaqueserutilizadanaCopadasConfederaes. e)aocoecadelapitbullqueajudaramapolcianaprisodemembrosdeumafacocriminosa.

FAAP/2013

28

59. Observe o trecho da matria referente deciso da Assembleia Geral da ONU, votada e aprovada dia 29 de novembro de 2012: "O reconhecimento da Palestina como Estado observador no membro da ONU representa um xitodiplomticoejurdicoparaaAutoridadePalestina,mastambmtemenormesimplicaesprticasquepodem prIsraelemapurosedesbaratarofuncionamentodevriasagnciasdaONU".
(Fonte:http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2012/12/01)

EntretodasasconsequnciasdavotaodaAssembleiaGeral,amaisdestacada: a) enviar tropas para compor a Fora de Paz da ONU, o que representaria uma interveno indireta em territrio israelense por militares palestinos, inclusive por integrantes de organizaes como o Hamas e do Hezbollah, tidos pelosisraelensescomoorganizaesterroristas. b) apresentar veto s resolues do Conselho de Segurana, sobretudo no que diz respeito diviso dos territrios palestinoeisraelenseepassandoaobterpermissoparaarealizaotesteseproduodeartefatosnucleares. c) a possibilidade de a Autoridade Palestina (AP) denunciar diante do Tribunal Penal Internacional (TPI) supostos genocdiosecrimesdeguerraoucontraahumanidadecometidosporautoridadesisraelenses. d) poder requerer junto Assembleia Geral e ao Conselho de Segurana da ONU que imponham sanes econmicas a Israel em caso de novos conflitos na Cisjordnia e na Faixa de Gaza, com base em denncias unilaterais. e)queoEstadoPalestinovenhaareivindicarjuntoAssembleiaGeraleaoConselhodeSeguranadaONUofimdo EstadodeIsrael,contandocomoapoiodoHamas,doHezbollahedopresidenteMahmoudAhmadinejad,doIr. 60. Observe os critrios do Programa Internacional do Programa Internacional de Avaliao dos Alunos (Pisa), do qualoBrasilparticipourecentemente. O ranking, divulgado nesta terafeira, 27 [de novembro de 2012], pela Pearson Internacional, faz parte do projeto The Learning Curve (Curva do Aprendizado, em ingls), realizado pela Economist Intelligence Unit (EIU). O estudo mede os resultados de trs testes internacionais aplicados a alunos do 5. e do 9. ano do ensino fundamental. A FinlndiaeaCoreiadoSulforamospasesmaisbemcolocados. O ndice global de habilidades cognitivas e de desempenho escolar foi criado a partir do cruzamento de indicadores internacionaisdaOrganizaoparaaCooperaoeDesenvolvimentoEconmico(OCDE):ProgramaInternacionalde AvaliaodosAlunos(Pisa),TendnciasInternacionaisnosEstudosdeMatemticaeCincia(Timms)eavaliaesdo Progresso no Estudo Internacional de Alfabetizao e Leitura (Pirls), assim como dados educacionais de cada pas sobrealfabetizaoeastaxasdeconclusodeescolaseuniversidades.
Fonte:http://www.estadao.com.br(visitadoem01/12/2012)

Combasenessescritrios,acolocaodoBrasilentreos40pasesparticipantesfoi: a)penltimolugar,tendoficadoatrsapenasdaIndonsia. b)terceirolugar,tendoficadoatrsapenasdaFinlndiaedaCoreiadoSul. c)vigsimolugar,tendoficadocomnotaprximamdiadosdemaisparticipantes. d)quintolugar,oquedemonstraumavanoemrelaoaosanosanteriores. e)dcimolugar,oquerepresentasuamelhorcolocaodesdequefoicriadooPisa.


29

FAAP/2013

FAAP/2013
30

31

FAAP/2013

You might also like