You are on page 1of 15

Manual de Evangelismo2.

Uma reviso do Manual de Evangelismo por Todd Friel & Way of the Master Radio Ministries www.wayofthemasterradio.com Agradecimentos especiais Ray Comfort & Kirk Cameron por seu trabalho com Way of the Master www.wayofthemaster.com Traduo e reviso para o portugus Maurilo de Paula e Vivian Vieira Ministrio Ps Descalos mauevivian.blogspot.com

Contedo Como testemunhar ... Assim como Jesus fez Como Jesus testemunhou? Porque os cristos no agem como cristos? O Uso da Lei Lei para o orgulhoso, graa ao humilde. Os Quatro Passos em um Encontro Evangelstico (VDJD) Voc se considera uma pessoa boa? Voc guardou os Dez Mandamentos? Julgamento: inocente ou culpado? Destino: Ser que voc ir para o Cu ou inferno? As boas novas Orao do Pecador Apologtica Pregao do fogo do inferno Tonalidade Prtica Testemunhe com a Lei Cristos Vacinados Concluso Apndice: Versculos Bblicos para Testemunhar. 3 3 4 5 5 6 6 6 8 9 10 11 11 11 12 12 12 13 13 14

A no ser que esteja especificado, citaes das Escrituras so da Nova Verso Internacional (NVI). Copyright 1993, 2000, International Bible Society.

Como testemunhar ... Assim como Jesus fez


Se voc puder lembrar-se de quatro pontos, pode testemunhar com confiana em qualquer encontro. isso mesmo. Lembre-se de quatro pontos principais e voc estar no controle de todas as conversas que tiver sobre a sua f. Parece que vou apresentar um conjunto de Facas Ginzu, mas eu no vou. realmente muito simples. Imagine, voc vai saber exatamente onde voc est em uma conversa, voc saber exatamente para onde ela est indo. Voc no tem que estudar grego, voc no tem que compreender arqueologia, basta lembrar quatro coisas e voc est no negcio. Pronto? Bom, aqui vamos ns. Antes de apresentar os quatro pontos, precisamos chegar a um acordo sobre um princpio bblico para testemunhar. O livro de Tiago e 1 Pedro afirmam que Deus resiste ao orgulhoso e d graa ao humilde. Deus est entusiasmado para levar o Evangelho de Jesus Cristo para algum, se essa pessoa tem um corao humilde. O problema que a maioria das pessoas cheia de justia prpria e so orgulhosos. Se voc no acha que isso est certo, simplesmente pergunte a algum se ela pensa que uma pessoa boa. Tenho feito isso talvez centenas de vezes e ningum nunca disse, "No, no sou uma pessoa boa. As pessoas so orgulhosas e Deus se ope a elas. Portanto, se todos so orgulhosos e Deus resiste a eles, nunca vamos compartilhar as Boas Novas com elas? A resposta um grande sim. Compartilhamos o Evangelho, mas s quando algum humilde... Tal como Tiago e Pedro disseram. A pergunta de um milho de dlares ento, : "como tornar o corao de algum humilde? Para essa resposta, precisamos olhar para como Jesus testemunhou para as pessoas.

Como Jesus testemunhou?


Ns normalmente no pensamos em Jesus testemunhando para as pessoas, mas foi isso exatamente o que ele fez. Se quisermos aprender a testemunhar, efetivamente, da forma como Jesus fez, temos que estudar como ele o fez. Vamos tirar um tempo para fazer isso, e sempre ter em mente que o nosso princpio orientador "Deus resiste ao orgulhoso e d graa ao humilde". Em Lucas 18:18-23, um jovem rico se aproximou de Jesus e disse: "Bom Mestre". Vamos parar bem aqui. Jesus respondeu: "Por que voc me chama de bom? Ningum bom, mas um, que de Deus. O que isso significa, afinal? Voc j se perguntou? Jesus corrigiu o conceito de bom daquele homem. A maioria das pessoas acha que elas so muito boas ... Comparada ao mais ou menos. "Sou um cara muito bom, em comparao com Osama bin Laden. Mas Jesus quis adequar o padro daquele homem. Em vez de comparar-se ao seu mau vizinho, comparar-se a Deus. A questo no como voc quando se compara a Saddam Hussein, mas como quando se compara a Deus? Ento, como comparando-se a Deus? Compare-se com a representao perfeita do carter de Deus, os Dez Mandamentos. Vamos ver como Jesus fez isso. O jovem rico faz a Jesus a pergunta que muitos de ns gostaramos de ouvir, "O que devo fazer para herdar a vida eterna? Bingo! Jesus tinha um peixe queria ir direto para o barco. Este fcil, certo? Voc e eu provavelmente teramos dito ao jovem rico Rpido, faa comigo uma orao antes de voc mudar de idia. Pea para Jesus entrar em seu corao. Veja o que Jesus fez ao invs disso. "Conhece os mandamentos: No cometers adultrio, No matars, No roubar, No perjurarem, Honra a teu pai e a tua me. O que? Jesus disse-lhe para obedecer aos mandamentos! Jesus estava de mau-humor aquele dia? Se algum sabe que impossvel guardar os mandamentos, esse algum Jesus. Jesus veio para salvar o mundo, porque no podemos manter os mandamentos (Romanos 3:23), ento por que Jesus deu essa resposta? Vamos continuar com a histria.

O jovem rico respondeu a Jesus: "Todas estas coisas tenho feito desde a minha juventude. Imagine isso! O jovem pensava que ele tinha realmente guardado os mandamentos. Vocs sabem o que isso revelou? isso mesmo, orgulho. (Voc se lembra de nosso princpio orientador?) Ento Jesus cavou mais fundo, Jesus foi atrs do seu orgulho dizendo: "Ainda falta a voc uma coisa. Venda tudo o que voc tem e distribua aos pobres, e voc ter tesouro no cu; e vem, siga-me. Foi ento que o jovem rico foi exposto. Sabemos isso porque a Bblia nos diz "quando ouviu tudo isso, ele ficou muito triste, porque era muito rico". Jesus revelou que o jovem rico estava cheio de orgulho e no era humilde. Jesus tambm revelou que ele tinha um dolo o qual ele no estava disposto a abrir mo para seguir Jesus. Esse dolo era o dinheiro. Se Jesus tivesse simplesmente pedido ao homem para fazer uma orao, teria produzido um falso convertido. Este garoto teria mantido o dinheiro como seu deus e todos os seus companheiros cristos constantemente iriam sussurrar, Porque ele no age como um cristo? Voc j se fez essa pergunta? Voc j se perguntou porqu tantas pessoas em nossas igrejas, no agem como cristos? Porque eles no lem a Bblia? Porque eles no se voluntariam? Porque eles no dizimam?

Porque os cristos no agem como cristos?


A resposta dolorosamente bvia. Se uma pessoa no age como um cristo, porque no um cristo (Tiago 1). Infelizmente, a igreja est cheia de pessoas assim. Por qu? Por que h tantos falsos convertidos? Porque lhes tm sido apresentado um Evangelho incompleto, esto lhes dizendo que eles tm um vazio no corao com o formato de Deus que s Jesus pode preencher, e se eles simplesmente pediram para Jesus entrar em seu corao, Ele far com que se sintam satisfeitos, completos. Este um conceito de evangelismo dos dias moderno que chamado de "necessidades sentidas". Determinar qual a necessidade sentida de uma pessoa e, em seguida, apresentar Jesus dessa maneira. Voc est divorciado? Jesus vai te fazer sentir completo. Seus pais no te amaram o suficiente? Deus quer te amar e ser seu pai. O dinheiro no te satisfez? Jesus vai. Agora, Deus vai fazer todas essas coisas? Voc pode apostar que Ele vai. No entanto, e Isto fundamental, se uma pessoa pediu para Jesus entrar em seu corao s para se sentir completo, isso um motivo falso e muito pouco provvel que ela seja realmente salva. O vazio no corao de todos no tristeza ou falta de realizao, retido. Isto muito importante. Jesus no veio a esta terra para entregar Sua vida de uma maneira brutal, para que pudssemos ser felizes. Ele veio para tornar-nos retos, e todos devem vir a Ele pela mesma razo - a de sermos feitos retos. Se ns pedirmos que Ele entre em nosso corao para nos fazer felizes, Ele no vai entrar e no iremos receber a verdadeira coisa que procuramos. Em vez disso, se chegarmos a Ele humildemente (lembre-se o nosso princpio?) procurando por misericrdia, ento Ele vai nos dar... E Ele vai preenche ento aquele vazio em nosso corao. Mas as primeiras coisas em primeiro lugar, a nossa motivao em Lhe pedirmos para nos salvar deve ser a misericrdia e no a felicidade. Ser que Jesus nos d amor, alegria, paz, pacincia, amabilidade, bondade, mansido, fidelidade e auto-controle? Sim, mas somente depois de termos nos arrependido e colocado a nossa confiana nele (Hebreus 6:1). Deus d-nos esses presentes maravilhosos como os frutos de salvao, mas no podemos e no devemos usar os presentes como um carto de visita para a salvao. Considere isso, se algum gasta tempo com voc s para obter o que voc tem a oferecer (dinheiro, presentes, refeies, servio de lavanderia), voc vai se sentir usado, e com razo. Voc quer algum para passar algum tempo com voc por causa de quem voc , no pelo que voc tem a oferecer. O mesmo acontece com Deus. Seguir-Lo s porque queremos Seus presentes no uma f aceitvel; usar Deus como nosso plano de auto-realizao.

Para um tratamento exaustivo da razo por que a Igreja est repleta de falsos convertidos, eu realmente recomendo que voc compre e leia este livro: The Way of the Master por Ray Comfort e Kirk Cameron. Voc tambm pode querer ler, ver ou ouvir a dois dos melhores sermes bblicos sobre evangelismo que eu j ouvi, v aos web links listados abaixo: O Maior Segredo do Diabo. Portugus (Texto): http://www.evangelismobiblico.com.br/Portals/0/hellsbestkeptsecret_PT.pdf Ingls (Vdeo, udio e texto): http://www.livingwaters.com/listenwatch.shtml Verdadeira e Falsa Converso Portugus (Texto): http://www.evangelismobiblico.com.br/Portals/0/TrueandFalseConversions_PT.pdf Ingls (Vdeo, udio e texto): http://www.livingwaters.com/listenwatch2.shtml

O Uso da Lei
Todos ns devemos ir a Ele da mesma maneira, em arrependimento com um corao humilde. Todos ns devemos chegar a Jesus pedindo por misericrdia, no por presentes. por isso que Jesus utilizou os Dez Mandamentos com o jovem rico: ajudar o jovem a compreender seu pecado para tornar o jovem humilde para que ele pedisse por misericrdia por isso que Jesus lhe deu a Lei, no porque Jesus temporariamente esqueceu como uma pessoa salva, mas para humilhar o homem e mostrar-lhe a sua necessidade desesperada por limpeza. Portanto, se quisermos ser fiis testemunhas, devemos aprender com Jesus e testemunhar do mesmo modo que Ele o fez. Em resumo, a forma como Jesus testemunhou foi esta:

Lei para o orgulhoso, graa ao humilde.


Se uma pessoa verdadeiramente humilde - em outras palavras, ela sabe que violou os Dez Mandamentos de Deus e entende que Ele castiga o pecado - ento d a ela a graa (como Jesus fez com o humilde Nicodemos, em Joo 3). Mas, se ela orgulhosa, e quase sempre so, temos que usar a Lei (os Dez Mandamentos) para torn-la humilde. Esse o propsito da lei. Charles Spurgeon disse: "Eles nunca aceitaro a graa at que tremam perante a justa e santa lei". D.L. Moody e John Bunyan fizeram observaes semelhantes. John Newton escreveu o clssico hino "Maravilhosa Graa", e se algum teve um domnio sobre a graa foi Newton. Ele disse que "a correta compreenso da harmonia entre lei e graa preservar a si mesmo de ser enredado por erros na mo direita e na esquerda. Charles Finney, disse que "a lei cada vez mais deve preparar o caminho para o evangelho. Ele disse, "Ignorar isso na instruo das almas quase certo que resultar em falsas esperanas, a introduo de um falso padro de experincia crist, e encher as igrejas com falsos convertidos. Salmos 19:7 diz claramente, "A Lei do Senhor perfeita e converte a alma". Paulo disse, "eu no teria conhecido o pecado seno atravs da lei (Romanos 7:7)". Se uma pessoa no compreende a grande pecaminosidade de seus pecados, ela no entende quo maravilhosa a graa. Se pensarmos que s temos um pouco de pecado, temos apenas um pouco da graa. Mas quando ns compreendemos a monstruosidade pecadora que somos, quando percebemos que temos ofendido a Deus com palavras e aes, ento camos aos Seus ps em adorao quando entendemos que "Deus demonstra o Seu prprio amor para ns, na medida em que, enquanto ainda ramos pecadores, Cristo morreu por ns (Romanos 5:8). Em vez de atrair pessoas para Jesus prometendo que a vida ser melhor se elas apenas fizerem uma orao, temos de usar a lei como um tutor (Glatas 3:24), para traz-los humildemente cruz do Calvrio onde podem pedir por misericrdia e graciosamente recebla.

Com essa introduo, vamos testemunhar da forma como Jesus fez, dando a lei ao orgulhoso e graa ao humilde. assim que vamos faz-lo. Esse o modo como Jesus fez. Se seguirmos em Seus passos, vamos ser testemunhas verdadeiras e fiis. Aqui esto os quatro passos para testemunhar como Jesus fez. Memorize estes passos e voc estar equipado para testemunhar com confiana e levar algum ao arrependimento.

Os Quatro Passos em um Encontro Evangelstico (VDJD)


Voc nunca deve apenas ir at algum e comear a falar de Jesus. Em vez disso, comece pelo natural e, em seguida, mude para o sobrenatural. Fale sobre futebol ou o tempo e, em seguida, passe para o espiritual. Johnny Carson1 morreu h pouco tempo, enquanto estou escrevo esse texto, assim, usaremos isso para passar para o espiritual. "Ei, como voc est? "Muito bem, como voc est? "timo, obrigado por perguntar. Voc viu que Johnny Carson morreu h pouco tempo? "Sim, isso muito ruim". Faz voc parar e pensar no ? O que voc acha que acontece aps a morte? "No sei. Eu acho que nunca pensei muito sobre isso. Vocs tm uma formao crist? "Eu ia igreja quando eu era criana, mas no vou mais". Bingo! Voc conseguiu. Use o que est nos jornais. Pergunte se elas sabem de uma boa igreja na regio, ou simplesmente pergunte se possuem uma formao crist. Isso levar voc diretamente para o encontro evangelstico. Agora que voc est l, basta lembrar estes quatro pontos em ordem. Para torn-los mais fceis de lembrar, vou dar-lhe um dispositivo mnemnico. VDJD = a Vida de Jesus Deus. isso ai. Lembre-se destas quatro letras (VDJD) e voc sempre saber onde voc est e para onde voc est indo em qualquer encontro evangelstico. Agora, tenho de confessar, o primeiro passo o mais difcil. No h nenhuma maneira fcil nisso. Pode ser difcil para voc perguntar isso, mas perguntar isso voc deve. (Uau! Isso soa como Joo Ferreira de Almeida). Tenha em mente, eu fiz essa pergunta demasiadas vezes para lembrar; e ningum jamais me bateu ou sentiu ofendido. Eu prometo, uma vez que voc passa a primeira etapa, voc estar seguro como se estivesse em casa. Pronto? Pea a Deus por coragem e pergunte... Voc se considera uma pessoa boa? Isto ir expor se so orgulhosos ou humildes (lembre-se de nosso princpio). Se eles dizem no (o que altamente improvvel), verifiquem o que eles querem dizer. Provavelmente, elas esto brincando ou talvez estejam com um sentimento ruim sobre algo que fizeram decepcionando outra pessoa (e no Deus). A menos que a pessoa diga, "Eu pequei contra Deus (Salmo 51), eles no so humildes. Espere que elas digam "eu sou uma pessoa muito boa." Isso orgulho e justia prpria. Agora voc est pronto para usar a lei para humilhar-los e ir para a Etapa 2. Nota: Ningum nunca perguntou: "Quem voc pensa que ? O que voc est tentando fazer? As pessoas esto ansiosas para falar de si mesmas... De verdade. Voc guardou os Dez Mandamentos?

Johnny Carson (23/10/1925-23/01/2005) apresentador de programas de televiso americano mais conhecido por ser o apresentador do The Tonight Show Starring Johnny Carson.

Alguns diro "sim", alguns diro "no". Independente disso, voc diz, "Agora, vamos dar uma olhada em alguns e ver se verdade. Voc alguma vez j mentiu? Alguns diro que sim, outros vo dizer mentiras pequenas", alguns tentaro negar isso. Neste ltimo caso, pressione um pouco mais gentilmente. "Voc quer me dizer que voc nunca disse uma mentira a ningum em toda a sua vida? Talvez eles digam, "Sim, talvez uma ou duas vezes. Voc ento responde: "O que isso faz de voc? A maioria das pessoas ir responder algo como "humana", "normal", ou "um pecador". da nossa natureza evitar dar propriedade ou nomear nossos pecados pessoais. Eles devem reconhecer os seus pecados e chamar-lhes por aquilo que eles so. Voc pode lev-las a isso perguntando, "Se eu disser uma mentira, do que voc me chamaria? Eles normalmente entendem e respondem um mentiroso". Use de volta com eles mesmos. "Portanto, se voc diz mentiras, o que isso torna voc?" Eles devem dizer, "Um mentiroso". Agora pergunte a eles: "Vocs j roubou alguma coisa, independentemente do seu valor? Muitos diro, "no nunca". Se assim for, com um tom leve diga algo como: "A srio? No acredito que voc. Voc acabou de me dizer que voc um mentiroso. Em toda a sua vida, voc nunca pegou qualquer coisa que no lhe pertencia, mesmo que pequena? Podem dizer algo como, "Sim, OK, quando eu era pequeno". A voc pergunta, "Ento, o que isso faz de voc? Eles devem responder "um ladro". Agora, diga-lhes, "Jesus disse" Quem olha para uma mulher com luxria j cometeu adultrio com ela em seu corao. "Alguma vez voc olhou para algum com luxria? Surpreendentemente, a maioria bastante aberta com este, e voc receber um "Uh-huh". Estes so os trs Mandamentos mais comuns utilizados nesta abordagem de evangelismo, mas voc pode querer lev-los atravs de tantos mandamentos quanto voc puder; escolha qual deles voc quer usar e use tantos quanto possveis. Permita que o Esprito o guie. Eu costumo usar quanto eu puder usar. Perceba que o terceiro mandamento realmente parece que afetar as pessoas. Aqui est como eu passo por cada um deles. 1. Voc sempre colocou Deus em primeiro lugar na sua vida? Deus diz que Ele deve ser o maior amor da nossa vida. Jesus disse que o nosso amor por Deus deve ser to grande, que o nosso amor para com os nossos pais, filhos, amigos, at mesmo as nossas prprias vidas devem parecer com dio em comparao com o nosso amor a Deus. (Eles podem dizer: "Eu no creio em Jesus. Basta responder, eu sei que no, estou apenas dizendo a voc o que Ele disse"). 2. Voc j fez uma imagem esculpida? Voc fez um deus que te servisse, tanto com as mos quanto com a sua mente? Talvez voc tenha dito: "Meu Deus um Deus de amor e que ele nunca iria enviar algum para o inferno." Voc est certo. Seu deus nunca iria enviar algum para o inferno. Ele no pode. Seu deus no existe. Ele uma figura da sua imaginao e isso chamado de idolatria. o mais velho pecado do Livro e Deus adverte-nos que idlatras "no herdaro o Reino de Deus. 3. Voc j usou o nome do Senhor em vo? (Lembre-se, alguns vo oscilar, mas basta pressionar um pouco... "Voc quer dizer que voc nunca usou o nome de Deu para expressar raiva ou repulsa?") Portanto, em vez de utilizar uma palavra feia de cinco letras para exprimir repulsa, voc tomou o nome dAquele que lhe deu vida, ar e tudo o que precioso para voc, e voc arrastou seu nome atravs da lama. Uau! As pessoas nem ao menos usam nome de Hitler ou Osama bin Laden para xingar e voc usa o nome do Deus Todo-Poderoso? Isso chamado de blasfmia e Deus promete que Ele "no ter por inocente, aquele que usa o seu nome em vo. Nota: Voc deve estar percebendo algo neste momento. Eles vo comear a ficar quietos (calados perante a Lei, Romanos 3:19), ou eles vo ficar agitados. Perceba a linguagem corporal. Freqentemente, neste momento, as pessoas do dicas por tremores, sacudidas ou seus olhos vo encher-se com gua. Isso bom. Continue com os Mandamentos enquanto

voc sente o Esprito move-lo. Se algum ainda est muito arrogante, use-os um pouco mais, em seguida, avance para a Etapa 3. 4. Voc tem guardado o sbado santo? Deus requer de ns um dia a cada sete dias e voc no conseguiu dar a Ele o que Ele tem exigido. Permita-me perguntar quantas vezes voc falhou em baixar a sua cabea antes de sua refeio e agradecer a Deus pela comida que Ele tem te dado? Quantos milhares de vezes voc gulosamente se enfiou na comida sem agradecer ao seu Provedor? 5. Voc tem sempre tratado seus pais de uma maneira que seja agradvel a Deus? Deus no esquece os pecados da nossa juventude. A Bblia nos diz que "rebelio como o pecado de feitiaria". (1 Samuel 15:23) 6. Voc j matou algum? (Com alvio eles costumam dizer no.) bom ouvir isso. Alguma vez voc j chamou algum bobo, imbecil ou idiota? Jesus disse, "Quem est irritado com seu irmo, sem uma causa est em risco de julgamento" e "Quem diz, 'Seu idiota! Estar em perigo de fogo do inferno". Alm disso, a Bblia nos diz: "Quem odeia Seu irmo um assassino. Isso acontece porque Deus no simplesmente julga nossas aes; Ele conhece as intenes do corao. J cobrimos 7, 8 e 9 anteriormente. 10. J cobiou / desejou algo que no pertencia a voc? Ainda precisa perguntar por essa? Este o ltimo prego no caixo. Julgamento: inocente ou culpado? A Bblia nos diz que " designado ao homem morrer uma vez, (e), aps isto, o julgamento (Hebreus 9:27)." Baseado nos Mandamentos que acabamos de ver, com amor, mas corajosamente coloque as coisas no preto e no branco a partir daquilo que eles acabaram de admitir. Por exemplo, com base no 7 , 8 , e 9 Mandamentos que usamos no exemplo voc diria, "Por sua prpria admisso, voc um mentiroso, ladro e adltero no corao e voc tem que encarar Deus no Dia do Julgamento. Baseado no padro de Deus dos Dez Mandamentos, voc vai ser inocente ou culpado? Caso no tenham comeado a tremer, eles vo comear agora. Eles sentem para onde voc est indo. A maioria vai dizer "inocente". Eles precisam confessar sua culpa. Aqui est a forma de ajud-los a faz-lo: Eles: "Sou uma pessoa muito boa. Resposta: "Voc acabou de confessar que violou os mandamentos de Deus. Inocente ou culpado? Eles: "Mas eu no fao essas coisas j faz um bom tempo. Resposta: "Tente isso em um tribunal. Juiz, eu sei que sou culpado, mas isso foi h anos. Ele no ir ligar. Um bom juiz ainda vai punir voc, no importa quanto tempo j se passou. Eles punem criminosos de guerra por crimes cometidos dcadas atrs. O tempo no perdoa pecados. Inocente ou culpado? Eles: "Mas eu tenho feito mais coisas boas do que ms". Resposta: "Mais uma vez vamos tentar isso em um tribunal. Voc roubou um banco, mas, em seguida, deu muito dinheiro para a caridade. Se voc violou a lei, voc culpado. Voc violou a Lei de Deus. Inocente ou culpado? Pequena nota Muitas pessoas podem ser despertadas, mas no alarmadas. Em outras palavras, eles compreendem que violaram as Leis de Deus, mas elas simplesmente no se importam. Por amor, elas precisam ser alarmadas. Experimente isto

Vamos dizer que colocamos um chip de computador de alta tecnologia por trs da sua orelha, que registra cada pensamento, palavras e atos. Tudo mesmo as coisas mais privadas quando estiver sozinho. Vamos dizer que gravamos por um ms. Em seguida, convidamos todos os seus amigos e familiares juntos e colocamos o chip em um computador e exibimos tudo em uma grande tela. Isso exatamente o que Deus vai fazer por toda a sua vida. Todos os seus segredos sero colocados perante Ele. Voc est em grandes apuros. Agora, se voc encontrar algum que seja realmente belicoso, isso bom. Isso significa que voc o est assustando. (Jogue uma pedra em um grupo de ces e o co que latir mais alto o que foi atingido.) O ideal obter uma confisso, mas se eles simplesmente no desistir, em algum momento voc ter de Dizer, "Ei, voc est patinando por todo o lugar, e se voc apenas ouvir a sua conscincia e for honesto, voc saber que culpado diante de Deus. Isso o que a Bblia diz e se voc clamar por inocncia, voc est dizendo que Deus mentiroso. Depois, v para a Etapa 4. Destino: Ser que voc ir para o Cu ou inferno? Que comecem os jogos! Alguns diro inferno, mas a maioria vai dizer cu. Voc vai ter as mesmas desculpas do Passo 3, ou de repente voc vai descobrir que essa pessoa sabe mais do que o que ela tem revelado at agora. O que segue uma tpica conversa. Eles: "Eu vou para o cu. Responda: "Srio? Por que? Eles: "Porque Deus perdo". Responda: "Como que isso funciona? (Aqui onde as coisas podem ficar realmente nubladas se voc no for cuidadoso. A quase todos foi dito que Deus os ama ou que Deus os perdoa, mas no tm a menor idia sobre como receber esse perdo. Mais uma vez, quando voc est testemunhando para algum que vai igreja, voc realmente precisa se concentrar, pois eles so os mais difceis para testemunhar eles foram vacinados ao pecado. Foram agraciados em partes). Eles: "Deus o perdo. Responda: "Ento voc est me dizendo que Deus vai simplesmente deixar todos os assassinos e estupradores e mentirosos e fornicadores entrarem no Cu s porque Ele perdo? Eles: "Voc tem que pedir-lhe por perdo." Responda: "Portanto, se eu apenas pedir desculpas e peo perdo a Deus, Ele vai dizer, 'Oh, no importa que voc tenha me ofendido com seus pensamentos, palavras e aes. Voc disse que est arrependido pode entrar! No! Isso no ir funcionar com um juiz terreno, e isso no ir funcionar com Deus. Voc tem de estar arrependido. Voc violou a lei. Ainda assim a justia precisa ser cumprida. (Esta parte da conversa poderia seguir para sempre, por isso, s vezes, voc tem que realmente pressionar um pouco. Se eles continuam a resistir, isso bom, eles esto se sentindo convictos, mas voc deve finalmente conseguir que eles admitam que seu destino o Inferno. Novamente, com uma pessoa que vai igreja, eles continuaro a clamar, "Mas eu fui confirmado2. Se voc est testemunhando para essas pessoas, voc pode precisar usar alguns dos mtodos abaixo destacados em Cristos Vacinados. Ento volte para o Passo 4) Quando eles finalmente confessarem (ou voc ter de inform-los... o que deveria ser a ltima opo), que eles esto indo para o inferno, continue. "Voc sabe o que inferno? Ajude-os a compreender. A Bblia descreve inferno como um lugar de tormento eterno, consciente, em que "o verme nunca morre e o fogo nunca se apaga" (Mc 9:48), existe "prantos e ranger de dentes" (Lucas 13:28), "Castigo eterno" (Mateus 25:46)", vergonha e desprezo
Tradio Luterana que se assemelha primeira comunho do catolicismo. O processo se inicia aos 12 anos para as meninas e aos 13 para os meninos e dura 2 anos.
2

eterno" (Daniel 12:2), e "fogo eterno sombras eternas e escurido" (Judas 7). "Portanto, agora que voc sabe que voc inimigo de Deus em sua mente atravs de seus atos maus. A ira de Deus est sobre voc. Isso te preocupa? (Neste ponto, voc realmente precisa usar discernimento. Se eles dizem no, use um pouco de presso). "De verdade, voc no est com medo de Deus? Voc tem alguma idia do que voc est fazendo? A Bblia diz que uma coisa terrvel cair nas mos do Deus vivo, que Ele vai derramar a Sua raiva e Sua ira sobre voc. Haver problemas e calamidade nesse dia para voc. Vou perguntar novamente, isso te preocupa? Se eles disserem no, mas eles esto fisicamente agitados ou chorando, voc pode seguir para as Boas Novas. Se eles disserem sim, mas voc sente que eles no esto sendo sinceros, voc precisa continuar descrevendo o Inferno at que apresentam sinais de temor. Se eles no parecem assustados ou confessam medo, voc chegou a uma encruzilhada onde voc deve dizer, "Eu sinto muito em ouvir isso. Vou orar para que voc recobre o juzo. Se voc pensar sobre isso e mudar de idia ou se aperceber que ser julgado e que esta em falta com Deus, me ligue e vamos conversar um pouco mais. Caso contrrio, acredito que terminamos.

As boas novas
Nota: Caso eles no tenham chegado humildemente convico, no esteja tentado a dar-lhes as Boas Novas de qualquer forma. Se fizer isso, voc estar jogando as belas prolas preciosas do Evangelho para porcos (palavras de Jesus, no minhas). Agora, se eles realmente confessarem medo (ou mostr-lo atravs das suas aes), tenha o glorioso prazer de compartilhar as Boas Novas. Aqui esto algumas "frases" que tm sido eficazes. "O que voc sabe sobre a Pscoa? (Vamos deixar que eles digam o que sabem, a maioria tem alguma noo de que celebrar Cristo levantando dos mortos. A ateno de ningum vai se dispersar enquanto voc faz isso. Se isso acontecer, eles no esto muito preocupados com a sua alma e voc precisa voltar ao Passo 4 ou encerrar o dia). "2000 anos de Jesus Cristo, o prprio Deus, assumiu a forma de um ser humano e veio a Terra. Ele foi brutalmente espancado e crucificado. Mel Gibson fez um filme chamado A Paixo de Cristo. Ele gastou US $ 30 milhes do seu prprio dinheiro para filmar as ltimas 12 horas da vida de Jesus e desaconselhado para menores de 17. A Avaliao no porque retrata nudez, mas porque muito violento. Deixe-me explicar o que aconteceu. Veja, quando Jesus foi chicoteado, eles utilizaram um chicote de nove tiras: tiras de couro com vidro quebrado, cermica e unhas amarrados nele. Ele foi chicoteado pelo menos 39 vezes. Muitas pessoas morreram por causa desse aoite, porque a pele, msculo e ligamentos ficavam to retalhados que seus rgos internos desciam pelas costas. Mas Jesus sobreviveu e, em seguida, foi pregado em uma cruz onde Ele morreu fazendo esforo para respirar. Jesus fez tudo isso porque a Bblia diz que no h perdo sem derramamento do sangue. Jesus derramou Seu prprio sangue para que seus pecados possam ser perdoados. simples assim... Voc violou a Lei e Jesus pagou sua multa". "A grande questo o que fazer para se ter acesso a esse perdo? (A maioria vai dizer, orando ou se confessando. Gaste um tempo explicando essa parte com cuidado. Aqui est como fazer isso). Deus exige que todos os homens em todos os lugares se arrependam. Para arrepender-se voc tem de parar o que voc est fazendo e reconhecer que horrendamente errado; afastar-se de seus pecados e se aproximar de Deus. Confesse seus pecados e coloque a sua confiana em Deus. No basta simplesmente ouvir isto e dizer, 'entendi ou eu creio nisso. Mesmo os demnios acreditam e eles temem. Mero exerccio mental no te salvar. Voc deve se arrepender e colocar a sua f em Jesus Cristo. Imagine que voc est em um avio quando o piloto faz uma declarao. Senhoras e senhores, permitam que eu tenha a sua ateno, por favor. Estamos atualmente viajando a

10

25.000 ps, mas temos um problema. Dois dos nossos motores falharam. Voc ir encontrar um pra-quedas sob o seu assento. Obrigado por voar conosco e tenha um bom dia." Voc iria apenas sentar l e acreditar no pra-quedas? Voc iria esperar at domingo e simplesmente adorar o pra-quedas? No! Voc colocaria o pra-quedas, e exatamente isso o que voc precisa fazer com Jesus Cristo. Voc precisa vesti-lo (Romanos 13:12). "Aqui est como voc vai fazer isso. Voc encontrar um lugar calmo, para ficar de joelhos e derramar o seu corao perante Deus. Confesse seus pecados. Diga a Ele que voc est arrependido. Em seguida, coloque sua confiana em Jesus Cristo. Ele ir perdoar-lo e torn-lo limpo. Ento voc vai se levantar, ler a sua Bblia todos os dias e fazer o que ela lhe diz pra fazer. Ento voc vai ter se movido das trevas luz e da morte vida. Espero que voc tome a deciso de fazer isso.

Orao do Pecador
Como regra geral, eu no os guio em orao. No bblico. Se algum que voc conhece cometeu adultrio contra sua esposa, voc iria lev-lo at sua mulher e diria, "Repita aps mim, estou realmente arrependido e eu no devia ter dormido com aquela mulher? Voc no faria isso nesse caso, e voc no deve faz-lo com um pecador. No entanto, se eles disserem que querem fazer uma orao agora, voc pode dizer, "V em frente e ore e, em seguida, vou orar por voc. Caso contrrio, despea-os em seu caminho e pea-lhes que te avisem se eles tomarem uma deciso. Se o fizeram, Deus os salvou. Se no, voc ficar feliz por no t-los manipulado em orao.

Apologtica
E quanto a Apologtica (defesa da f) Voc deve tentar provar que Deus existe e que a Bblia verdadeira? Sim e no. Se a pessoa est apenas sendo argumentativa e ela simplesmente quer brigar, no. Quando voc e seu cnjuge tem uma briga e ele(a) aborda voc para conversar, voc pode dizer se ele(a) est calmo(a) e razovel, ou est pronto(o) para briga. Se o seu amigo est pronto para a briga, apologtica intil. Se, no entanto, a Lei suavizou seu corao sinceramente e ele tem algumas perguntas, ento, e s ento, que voc pode usar as provas. Caso contrrio continue com a Lei.

Pregao do fogo do inferno


Isso no pregao do fogo do inferno? Por Ray Comfort: Santos, agora no estou falando de pregao do fogo inferno. Pregao do fogo do inferno ir produzir convertido cheios de medo. Usar a Lei de Deus vai produzir convertidos cheios de lgrimas. Por que isto? Ele quer escapar do fogo do inferno. Mas, em seu corao, ele pensa que Deus duro e injusto, porque a lei no foi usada para mostrar-lhe a quo grandiosamente pecaminosa a natureza do pecado. Ele no v inferno como sendo seu justo destino, que ele merece o inferno. Portanto, ele no compreende misericrdia ou graa; e, por isso, ele carece de gratido a Deus pela Sua misericrdia. E a gratido a principal motivao para o evangelismo. No vai haver zelo no corao de um falso convertido para evangelizar. Mas este vem sabendo que ele tem pecado contra o cu. Que o olho de Deus est em todo lugar olhando o mal e o bem e Deus v na escurido, como se fosse pura luz. Ele v o seu pensamento. Se Deus em Sua santidade no dia da ira manifestar todos os pecados secretos de seu corao, todas as aes feitas na escurido, se ele manifestar todas as provas da sua culpa,

11

Deus poderia declar-lo como sujo e lana-lo no inferno e fazer o que justo. Mas, em vez de dar-lhe justia, ele lhe concede misericrdia. Ele direcionou o seu amor em direo a ele, enquanto ele ainda era um pecador Cristo morreu por ele. Ele cai de joelhos perante aquela sangrenta cruz, e diz, 'Oh, Deus, se voc fizer isso para mim, eu vou fazer de tudo para voc. Eu me deleito em fazer a sua vontade, oh, meu Deus. Sua lei est escrita em meu corao. como o homem que sabia que tinha que passar pela porta e enfrentar as conseqncias de violar a lei da gravidade e nunca tiraria seu pra-quedas porque a sua prpria vida dependia dele. Portanto, aquele que chega ao Salvador, sabendo que ele tem de enfrentar um santo Deus no dia da ira, jamais abandonar a justia de Deus em Cristo, porque Sua prpria vida depende disso. Eu gostaria de colocar desta forma, se algum lhe deu um pra-quedas para te salvar da morte certa, voc no iria passar o resto da sua vida com medo da morte que foi evitada. Voc iria gastar a sua vida em gratido para aquele que lhe deu o pra-quedas. No acredite em Deus para que voc no v para o inferno. Arrependa-se e coloque a sua f em Deus, porque Ele te ama tanto que Ele deu Sua vida para que voc no tivesse que passar a eternidade no fosso.

Tonalidade
Tonalidade algo difcil e imperativo que voc pea a Deus pelo correto esprito, tom e atitude em um encontro evangelstico. Em geral, penso que a sua atitude deve ser uma mistura de compaixo e alarme. Seja agressivo, se necessrio, mas no de uma forma brava, gritando, deve ser mais como uma preocupao genuna. Voc vai ter grande liberdade de falar muito corajosamente (Voc no sabe com o que est brincando aqui. Deus no precisa de voc, voc precisa de Deus), se o ouvinte perceber que voc est preocupado e no zangado.

Prtica
Voc pode estar lendo isto e pensando que voc nunca poderia lembrar-se de tudo isso. Voc no precisa. Basta comear recordando-se dos quatro pontos (VDJD) e, em seguida, pratique com um amigo. isso mesmo encontre um amigo e ensaiem. Depois de ter conseguido os quatro pontos, voc vai comear a adicionar. Voc estar espantado com a consistncia dos encontros. Comece a praticar e, em breve, voc conseguir todos estes pontos. Comece devagar e pratique, pratique, pratique. Ento encontre um pecador e voc vai fazer muito bem.

Testemunhe com a Lei


Se voc optar por dar o seu testemunho, timo. Basta lembrar-se de atrel-lo a Lei. Veja como: No diga, "Antes de conhecer Jesus, eu era triste e no realizado. Tentei tudo, mas isso simplesmente no me fez feliz. Ento, dei o meu corao para Jesus e tenho sido to feliz desde ento. Infelizmente, isso errado e ir introduzir uma falsa motivao. Em vez disso, diga algo assim (em suas prprias palavras, evidentemente). "Anos atrs, passei a minha vida vivendo para mim mesmo. Eu gostava de drogas, sexo e rock-and-roll (o que voc quiser revelar). Ento, algum me mostrou os Dez Mandamentos de Deus e eu percebi que eu tinha violado Suas Leis. Eu percebi que Ele me via como um mentiroso e que todos os mentirosos tm seu lugar no lago de fogo. Eu percebi que tinha usado Seu lindo, santo nome como palavro e que Ele no tem por inocente aquele que use o seu nome em vo. (V atravs de todos os Dez Mandamentos se voc puder).

12

"Foi quando eu percebi que eu estaria em grandes dificuldades no dia do Juzo Final e que eu merecia ir para o inferno. Fiquei mortalmente assustado. Eu no queria ir para o inferno. Esse um lugar que eu nunca gostaria de experimentar. Ento, um amigo me contou sobre Jesus e esta coisa maravilhosa que Ele fez por mim. "2000 anos ele foi brutalmente espancado e chicoteado. Em seguida, ele foi pregado em uma cruz e derramou Seu sangue para que eu pudesse ser perdoado. Maravilhoso! Eu violei a Lei e Jesus pagou minha multa. Quando ouvi isso ca de joelhos, confessei meus pecados em lgrimas e entreguei minha vida a Jesus Cristo. Desde ento, tenho lido a Bblia, porque eu quero saber mais e mais sobre o Aquele que me ama tanto que morreu por mim. Agora, eu sei que quando eu morrer, no vou ser considerado culpado porque Jesus morreu por mim e eu me arrependi e coloquei minha f Nele".

Cristos Vacinados
O-oh! Se voc est lidando com uma pessoa que vai igreja e que sabe alguns versculos bblicos (especialmente Joo 3:16), voc est diante do mais difceis de todos os encontros. Eles iro responder a todas as perguntas corretamente, mas eles simplesmente no vivem como cristos. Voc no seu juiz e s Deus sabe o estado da sua alma, mas voc tem todo o direito (e a responsabilidade) de julgar aqueles na igreja que esto pecando (1 Corntios 5). Aqui esto algumas perguntas que podem revelar o seu nvel de f ou compreenso. "Voc nasceu de novo? Se eles disserem no, lembre-os que Jesus disse que o homem deve nascer de novo para entrar no Reino dos Cus (Joo 3:5). "Quando foi a ltima vez que voc leu a sua Bblia sozinho? Se eles disserem que foi a um longo tempo, manifeste sua preocupao. "O que voc acharia se voc enviasse cartas de amor ao seu cnjuge e ele(a) nunca tivesse tempo para l-las? Voc iria comear a suspeitar que talvez que ele(a) no est muito interessado(a) em voc. exatamente assim como Deus se sente. Ele lhe enviou 66 cartas e voc raramente as l, o que Ele deve concluir sobre seu amor por Ele? "Voc conhece Jesus? Isso realmente chega ao ponto. As pessoas (incluindo pastores) podem saber tudo sobre Jesus, mas eles no o conhecem. Lembre-os que voc no o juiz, mas que voc est preocupado e a Bblia diz que devemos examinar a ns mesmos para ver se estamos na f (2 Corntios 13:5). Incentive-os a testar a si mesmo para ver se Jesus Cristo est neles.

Concluso
Isto praticamente tudo o que sei sobre evangelismo. Se voc gostaria de ouvir alguns desses princpios em ao, confira os arquivos de som em nosso site: Way of the Master Radio www.wayofthemasterradio.com V para a seo Listen to Show e selecione Audio Clips Archives. Continuaremos a adicionar mais arquivos enquanto os fazemos, basta verificar novamente de vez em quando para ouvir novos encontros evangelstico. Se voc leu tudo isso, quero felicit-lo e incentiv-lo. Voc gastou mais tempo do que a maioria das pessoas na tentativa de equipar-se para o evangelismo. Ore muito. Pratique muito. Ento buscar e salve o perdido. Mais uma vez, parabns! Voc est se esforando para ser um servo verdadeiro e fiel.

13

Apndice: Versculos Bblicos para Testemunhar.


A experincia me diz que voc vai estar bem equipado se construir uma boa base memorizando estes vinte versculos. H uma outra razo pela qual eu escolhi estes versculos; se voc como eu, s vezes voc sofre para lembrar onde est o versculo. Para manter tudo simples, eu estou dando-lhe apenas frases de Jesus, ento, se voc esquecer onde est o versculo, basta dizer, "disse Jesus..." Alm disso, estes versculos so apenas de Joo e Lucas. Novamente, se voc esquecer o lugar exato, basta dizer, "Como disse Jesus no Evangelho de Joo", ou simplesmente, "Como os Evangelhos declaram..." Finalmente, eu tinha de escolher uma traduo. Eu escolhi a Nova Verso Internacional. Versculos Bblicos: Joo 3:3 Em resposta, Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ningum pode ver o Reino de Deus, se no nascer de novo. Joo 3:18 Quem cr nele no condenado, mas quem no cr j est condenado, por no crer no nome do Filho Unignito de Deus. Joo 3:36 Quem cr no Filho tem a vida eterna; j quem rejeita o Filho no ver a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele. Joo 5:27 E Deus deu-lhe autoridade para julgar, porque o Filho do homem. Joo 8:12 Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue nunca andar em trevas, mas ter a luz da vida. Joo 8:23-24 Mas ele continuou: Vocs so daqui de baixo; eu sou l de cima. Vocs so deste mundo; eu no sou deste mundo. Eu lhes disse que vocs morrero em seus pecados. Se vocs no crerem que Eu Sou, de fato morrero em seus pecados. Joo 8:51 Asseguro-lhes que, se algum obedecer minha palavra, jamais ver a morte. Joo 11:25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreio e a vida. Aquele que cr em mim, ainda que morra, viver. Joo 14:6 Respondeu Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ningum vem ao Pai, a no ser por mim. Joo 15:8 Meu Pai glorificado pelo fato de vocs darem muito fruto; e assim sero meus discpulos. Joo 18:37 Ento, voc rei!, disse Pilatos. Jesus respondeu: Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razo nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhas da verdade. Todos que so da verdade me ouvem. Lucas 9:23 Jesus dizia a todos: Se algum quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Lucas 12:4-5 Eu lhes digo, meus amigos: No tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Mas eu lhes mostrarei a quem vocs devem temer: temam aquele que, depois de matar o corpo, tem poder para lanar no inferno. Sim, eu lhes digo, esse vocs devem temer.

14

Lucas 12:21 "(Insensato) assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas no rico para com Deus. Lucas 13:3b Mas se no se arrependerem, todos vocs perecero. Lucas 13:24-28 Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentaro entrar e no conseguiro. Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocs ficaro do lado de fora, batendo e pedindo: Senhor, abre-nos a porta. Ele porm responder: No os conheo, nem sei de onde so vocs. Ento vocs diro: Comemos e bebemos contigo, e ensinaste em nossas ruas. Mas ele responder: No os conheo, nem sei de onde so vocs. Afastem-se de mim, todos vocs, que praticam o mal! Ali haver choro e ranger de dentes, quando vocs virem Abrao, Isaque e Jac, e todos os profetas no Reino de Deus, mas vocs excludos. Lucas 14:26 Se algum vem a mim e ama o seu pai, sua me, sua mulher, seus filhos, seus irmos e irms, e at sua prpria vida mais do que a mim, no pode ser meu discpulo. Lucas 16:15 Ele lhes disse: Vocs so os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece o corao de vocs. Aquilo que tem muito valor entre os homens detestvel aos olhos de Deus. Lucas 18:16-17 Mas Jesus chamou a si as crianas e disse: Deixem vir a mim as crianas e no as impeam; pois o reino de Deus pertence aos que so semelhantes a elas. Digo-lhes a verdade: Quem no receber o Reino de Deus como uma criana, nunca entrar nele. Lucas 22:69-70 Mas de agora em diante o Filho do homem estar assentado direita do Deus todo-poderoso. Perguntaram-lhe todos: Ento, voc o Filho de Deus? Vs estais dizendo que eu sou, respondeu ele. OK, se voc quer elevar um pouco as coisas, aqui esto as duas passagens das epstolas que eu uso mais do que qualquer outra... Romanos 2:1-9 Portanto, voc que julga os outros, indesculpvel; pois est condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que voc, que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o juzo de Deus contra os que praticam tais coisas conforme a verdade. Assim quando voc, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapar do juzo de Deus? Ou ser que voc despreza as riquezas da sua bondade, tolerncia e pacincia, no reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento? Contudo, por causa da sua teimosia e do seu corao obstinado, voc est acumulando contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelar o seu justo julgamento. Deus retribuir a cada um conforme o seu procedimento Ele dar vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glria, honra e imortalidade. Mas haver ira e indignao para os que so egostas, que rejeitam a verdade e seguem a injustia. Haver tribulao e angstia para todo o ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu e depois para o grego. Romanos 3:21-25 Mas agora se manifestou uma justia que provm de Deus, independente da Lei e os Profetas, justia de Deus mediante a f em Jesus Cristo para todos os que crem. No h distino, pois todos pecaram e esto destitudos da glria de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graa, por meio da redeno que h em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifcio para propiciao mediante a f, pelo seu sangue demonstrando justia. Em sua tolerncia, havia deixado impune os pecados anteriormente cometidos.

15

You might also like