You are on page 1of 2

Sistema Reprodutor Masculino e Feminino O sistema reprodutor humano, tambm chamado de sistema genital, formado por rgos que

e constituem o aparelho genital masculino e feminino, caracterizados conforme abaixo: Sistema Genital Masculino - Pnis: rgo reprodutor e excretor do organismo masculino, contendo em seu interior um ducto (a uretra) responsvel pela eliminao da urina (excreta nitrogenada / ureia) e tambm conduo do smen que contm os espermatozoides. Esse rgo formado por tecido cavernoso e esponjoso, que se intumesce em razo da grande vascularizao, de acordo com a libido do indivduo em ocasio reproduo, proporcionando a ereo deste rgo. - Bolsa escrotal: cavidade que aloja e protege os testculos, sendo responsvel pela manuteno da temperatura adequada fisiologia dos mesmos; - Testculos: so glndulas que, alm de produzirem os gametas masculinos (espermatognese) no interior dos tbulos seminferos a partir de clulas germinativas primordiais, tambm possuem clulas intersticiais (clulas de Leydig) que sintetizam a testosterona, hormnio sexual masculino; - Epiddimo: ducto formado por um canal emaranhado que coleta, armazena e conduz os espermatozoides. Neste local os gametas atingem a maturidade e mobilidade, tornando-os aptos fecundao; - Canal deferente: canal que transporta os espermatozoides do epiddimo at um complexo de glndulas anexas; - Glndulas anexas: conjunto formado pela prstata, vesculas seminais e glndulas bulbo uretrais, produzindo a secreo que compem o smen, fluido que nutri e proporciona meio de sobrevivncia aos espermatozoides, por exemplo, neutralizando o pH levemente cido da uretra. Estrutura do aparelho reprodutor masculino.

Sistema Genital Feminino - Vulva ou pudendo: conjunto de estruturas que formam o aparelho reprodutor feminino externo (lbios vaginais, orifcio da uretra, abertura da vagina e clitris). - Lbios vaginais (Grandes e pequenos lbios): so dobras da pele formadas por tecido adiposo, sendo responsveis pela proteo do aparelho reprodutor feminino. - Clitris: rgo sensvel e prazeroso do organismo feminino; - Vagina: canal que recebe o pnis durante o ato sexual, servindo tambm como conduto para eliminao do fluxo menstrual e concepo no momento do parto normal (canal que por ao hormonal se dilata para o nascimento de um beb); - tero: rgo que recepciona o ovo / zigoto, proporcionando o seu desenvolvimento durante o perodo gestacional. Alm de proteger o embrio contra choques mecnicos, tambm impede a transposio de impurezas e contaminao contra micro-organismos patognicos, bem como auxilia a manuteno da nutrio (formao da placenta e cordo umbilical); - Tubas uterinas ou tropas de falpio: so ovidutos que possuem numerosos clios em sua superfcie interna, desempenhando a funo de transportar o vulo (ovcito secundrio) do ovrio at o tero. Normalmente nas trompas que ocorre a fecundao, ou seja, o encontro do espermatozoide com o vulo. - Ovrios: so glndulas responsveis pela ovulao peridica dos vulos, de acordo com o ciclo menstrual feminino iniciado na puberdade, produzindo tambm os hormnios sexuais: estrgeno e progesterona.

You might also like