You are on page 1of 2

HABERMAS Conceitos iniciais A motivao humana e a busca pela convivncia social e a evoluo da espcie no advem de uma dimenso objetiva,

mais precisamente das necessidades dos meios de produo, do saber tcnico, Habermas desloca esse processo para a interao, mediada pela linguistica. O autor persevera que poss vel estabelecer uma homologia entre o desenvolvimento individual e a evoluo da sociedade.Cria ai uma circularidade no processo ! Os individuos s" se desenvolvem na linguistica e na interao dominando estruturas de racionalidade j# presentes em seus grupos, ao passo que a sociedade s" se desenvolve atravs do aprendi$ado construtivo dos indiv duos sociali$ados. %ostula ento que o saber tcnico evolui em &uno do sistema e dentro dele, mas a evoluo moral no, esta estaria vinculada ao mundo da vida, dessa &orma, supera o paradigma dos modos de produo e revitali$a a teoria critica 'esenvolvimento do (u na sociedade O desenvolvimento do eu s" se da em &uno da crescente autonomia em termos de liberdade , &a$endo com que este resolva mais problemas. A relao do eu parado)al, enquanto pessoa ele igual a todas as outras, enquanto indiv duo di&erente de todos. %ara encontrar a identidade desse indiv duo caberia ento o a relao dialtica, isso ento, o sujeito s" adquire conscincia de si mesmo pelo outro, atravs da interao re&le)iva &eita pela linguagem. A &ormao do sujeito ento se daria com este potencial emancipat"rio no mundo da vida, com uma maior aquisio de competncia interativa. %or esta de&inimos a capacidade do indiv duo de resolver certos problemas relevantes. A participao dos sujeitos nestes sistemas * cada ve$ mais comple)os+ , onde poderia questionar as pretens,es de validade embutidas no sistema, resolveria con&litos e e&etivaria consensos. (stes sujeitos seriam capa$es de reconstruir o universo simb"lico j# imposto, questionando o sistema e as normas vigentes, buscando assim novos principios, o que a&etaria o indiv duo , e , como j# en&ati$ado, no processo circular, a sociedade em consequncia. Conceitos b#sicos do agir comunicativo (m primeiro lugar devemos destacar que o autor divide o agir comunicativo em Ao comunicativa e 'iscurso. A ao comunicativa possui di&erentes signi&icados propostos con&orme o tipo de &ala -emos quatro tipos de atos de &ala, so eles! Atos constatadores ! A&irmao, narrao, etc. A pretenso de que o enunciado seja considerado verdadeiro. Atos reguladores ! Ordens, e)igncias, etc. %retende.se que o ato pronunciado seja dado como correto. Atos representativos! /evelar, admitir, enganar. H# a pretenso de que o dito seja verdadeiro Os atos consensuais! so aqueles em que se busca um entendimento com a outra parte, possuem quatro dimens,es, sendo elas! 0 1 o ato seja compreens vel2 3. o dito seja verdadeiro2 4 1a mani&estao seja sincera2 5. seja correto em relao aos valores e normas vigentes na sociedade.

-odos os atos s" alcanam seu objetivo quando todos concordam com o proposto. -odos tambm possuem o ideal inicial de que sejam compreendidos. %or &im temos os discursos. (les ocorrem quando h# uma problemati$ao quanto ao que se pretende com o ato. Os discursos podem ser! -e"ricos 1 6uando utili$am.se argumentos para justi&icar sua &ala com verdadeira2 %r#ticos 1 6uando se quer mostra uma norma ou ao como correta2 ()plicativos 1 6uando se pretende e)plicar algo incompreendido.

You might also like