You are on page 1of 10

Mrcia de Souza Mezncio

Metodologia e pesquisa em psicanlise: uma questo


(Methodology and research in psychoanalysis: a problem)
Mrcia de Souza Mezncio*

Resumo
O artigo prope-se a discutir a especificidade da pesquisa em psicanlise, com base na constituio mesma de seu objeto. Discute a incompletude do saber como inerente natureza do objeto, como tambm dependente da implicao do pesquisador no objeto pesquisado. A psicanlise argumenta que, se o sujeito dividido, no se poder construir um saber completo. Palavras-chave: Funo do desconhecimento; Cincia; Transmisso; Inveno.

preocupao sobre a cientificidade da psicanlise nasce junto com ela. As indicaes freudianas so recorrentes e do conta da preocupao de Freud em inserir sua obra no contexto da produo cientfica de sua poca. A cincia era seu ponto de referncia e tambm de mira. Sua descoberta, no entanto, descortinou o que se pode chamar a inadequao do ser humano pesquisa cientfica, uma tendncia a recusar, a recalcar o saber. Podemos nos valer da psicanlise como instrumento, ou mesmo mtodo, para pensar a cincia, para refletir sobre a busca de conhecimento que se converte em busca de uma verdade, tal como se coloca em seu horizonte, como objetivo a ser perseguido. Ainda que se mantivesse atento aos parmetros cientficos de seu tempo, Freud foi levado, inicialmente, em razo da natureza do objeto de sua investi-

Texto recebido em abr./04 e aprovado para publicao em jun/04.


*

Psicloga, aderente da Escola Brasileira de Psicanlise Seo Minas Gerais; Mestre em Psicologia pela UFMG rea de concentrao: Estudos Psicanalticos. e-mail: marcia.mezencio@terra.com.br.

104

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 104-113, jun. 2004

Metodologia e pesquisa em psicanlise: uma questo

gao, ao princpio metodolgico da simultaneidade do tratamento e da investigao, da clnica e da teoria.


Dessa maneira, um s e mesmo procedimento servia simultaneamente aos propsitos de investigar o mal e livrar-se dele, e essa conjuno fora do comum foi posteriormente conservada pela psicanlise. (FREUD, 1976/1924 [1923], p. 242)

Assim, na definio de psicanlise que apresenta em Dois verbetes de enciclopdia (1976/1923 [1922]), Freud estabelece a necessria vinculao do mtodo de investigao ao procedimento teraputico para a produo do conhecimento terico da disciplina cientfica psicanlise. A idia de que investigao e teraputica so coincidentes est presente desde os usos iniciais da hipnose, modificada segundo o procedimento de Breuer, instrumento de investigao das causas dos sintomas e do simultneo tratamento dos mesmos. Idia que foi apresentada como uma descoberta incomum, uma combinao notvel de um mtodo de pesquisa das neuroses com um mtodo de tratamento baseado na etiologia assim descoberta (FREUD,1970/1913 [1911], p. 265). Um trao de definio e distino da tcnica da psicanlise e mesmo um de seus pontos favorveis, ainda que sejamos advertidos, mais uma vez pelo prprio Freud, da chegada de um momento no tratamento em que a tcnica exigida para a pesquisa se oponha tcnica exigida pela terapia.
Casos que so dedicados, desde o princpio, a propsitos cientficos e assim tratados sofrem em seu resultado; enquanto os casos mais bem-sucedidos so aqueles em que se avana, por assim dizer, sem qualquer intuito em vista, em que se permite ser tomado de surpresa por qualquer nova reviravolta neles, e sempre se os enfrenta com liberalidade, sem quaisquer pressuposies. (FREUD, 1970/1912, p. 152)

Tambm em suas observaes sobre o ensino da psicanlise nas universidades, Freud se refere impossibilidade de sua transmisso integral em aulas tericas, invocando a necessidade para finalidades de pesquisa de acesso ao material clnico, por meio de ambulatrio ou hospital. Ainda assim, ele afirma que a universidade s teria a ganhar com a incluso, em seu currculo, do ensino da psicanlise (FREUD, 1976/1919 [1918], p. 219). Essa caracterstica do mtodo terminou por conferir uma dimenso de inacabamento e de renovao constante ao edifcio terico da psicanlise, o que tambm teve como conseqncia uma srie de inovaes ou desvios que ele combateu vigorosamente em diversos momentos. Freud viu-se pressionado por duas sries de oposio: uma externa visto que a cincia oficial lanara um antema solene contra a psicanlise e tinha declarado um boicote aos mdicos e instituies que a praticassem (FREUD, 1974/1914, p. 57) , e outra interna, decorrente das variantes propostas por seus praticantes. Essa situao
Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 104-113, jun. 2004

105

Mrcia de Souza Mezncio

levou-o criao da Associao Psicanaltica Internacional IPA , cuja funo seria declarar: Todas essas tolices nada tem a ver com a anlise, isto no psicanlise (FREUD, 1974/1914, p. 56-57). Freud temia a popularizao da psicanlise, no sua aplicao a campos diversos aos da prtica mdica, regies em que ele prprio daria os primeiros passos, mas aplicaes que amputassem a psicanlise do essencial, considerando que embora a estrutura da psicanlise esteja inacabada, ela apresenta [...] uma unidade da qual os elementos componentes no podem ser separados ao capricho de qualquer um (FREUD, 1994/1933 [1932], p. 137). Internamente ao campo psicanaltico, as discusses em torno do tema proliferaram. Vemos que, ao lado da questo da cientificidade, se coloca tambm a questo de avaliar se tal ou qual pesquisa ou elaborao psicanaltica ou no. Esse questionamento tem dois eixos principais. Relacionar as teses no freudianas, ou aquelas no avanadas no texto de Freud, com o corpus terico j estabelecido da psicanlise, interrogando se seu contedo coerente com tais pressupostos, sendo possvel, ento, consider-las ortodoxas ou herticas. O outro ponto saber se foram obtidas e deduzidas segundo procedimentos reconhecidos como cientficos, se so passveis de verificao e replicao. Tomemos como exemplo as discusses que tiveram lugar na Sociedade Britnica em torno das teorias de Melanie Klein, na primeira metade dos anos 1940 e que ficariam conhecidas na histria da psicanlise como As grandes controvrsias. O embate direto entre Anna Freud e Melanie Klein tomou corpo na Sociedade Britnica de Psicanlise e envolveu discusses de carter metodolgico e cientfico. O registro desses debates, compilado e publicado por King e Steiner (1998), ilustra com clareza os dois eixos de discusso dessa questo da cientificidade do procedimento analtico. No que se refere aos pontos que discutimos neste artigo, vamos destacar a contribuio de Winnicott1 em tal debate. Ele afirma que Freud sempre foi alm do objetivo teraputico, ou seja, seu objetivo era inicialmente a busca da verdade, o esprito cientfico estava frente de uma preocupao demasiada com o sucesso do tratamento.
O objetivo cientfico consiste em procurar cada vez mais a verdade. Eu ia dizer procurar sem temor, mas a questo do medo ou de sua falta deve ser deixada fora da definio. Ns, analistas, deveramos saber melhor que os outros que algum temor da verdade inevitvel. Brincar de cientista pode ser uma boa brincadeira, mas

Cf. As controvrsias Freud-Klein 1941-45, volume organizado por Pearl King e Riccardo Steiner. Winnicott faz sua comunicao em defesa de Melanie Klein na Segunda Reunio Executiva Extraordinria, no dia 11/3/1942.

106

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 104-113, jun. 2004

Metodologia e pesquisa em psicanlise: uma questo

ser cientista difcil. Para os que esto na vanguarda da pesquisa cientfica deve haver dificuldades e perigos bem como uma infinita gratificao. A psicanlise ainda uma parte da pesquisa de vanguarda, apesar da j considervel aplicabilidade de suas descobertas. (KING; STEINER, 1998, p. 111-113)

Winnicott discorre sobre as alternativas que se colocariam ao analista em lugar do objetivo cientfico. Considera que trs seriam os caminhos possveis: em primeiro lugar, a teraputica, o anseio de curar; em segundo, a ambio pessoal por prestgio e reconhecimento, o sucesso profissional; em terceiro o que pareceria mais prximo do objetivo puramente cientfico , a exegese e a ortodoxia. Do seu ponto de vista, nenhum deles seria totalmente apropriado ao psicanalista e s suas sociedades cientficas, cujo compromisso deveria ser com a verdade e a cincia, o que supe, para alm da ortodoxia, a continuao das pesquisas freudianas.
Esta busca da verdade um ciclo de trs fases: observao objetiva dos fatos isolados; construo e teste da teoria baseada nos fatos observados; e a extenso criativa da teoria aceita, visando inveno de novos instrumentos de preciso que abriro novos campos de observao objetiva. (KING; STEINER, 1998, p. 112)

Tais colocaes tm todo o seu peso no contexto em que foram realizadas. As Grandes controvrsias tiveram carter de passionalidade e sectarismo, que eram estranhos aos ingleses, adeptos de solues de compromisso e acordos. Ainda que esse tenha sido o seu resultado final, inserindo todas as partes envolvidas no conflito, ou seja, acolhendo prticas dspares inspiradas por Anna Freud, Melanie Klein e ainda um terceiro grupo independente (Middle Groupe), garantindo-se uma unidade baseada em procedimentos tcnicos padronizados, as controvrsias revelaram mais que as divergncias cientficas, isto , um questionamento sobre a cincia, que o que nos interessa abordar. Parece-nos ingnuo tomar, tal como Winnicott o faz, o rigor da prtica de observao isenta dos fatos, como garantia de um fazer cientfico. Ele mesmo parece saber dos riscos da verdade, sugere que lancemos mo da psicanlise como instrumento de verificao de seus limites, bem como dos limites da cincia. Pode-se tomar tal concepo como aceita e generalizada nos nossos dias. Estamos, no entanto, advertidos para no cairmos na armadilha do prprio instrumento, uma vez que o plano da verdade pode ser tambm identificado ao campo das crenas. Se no advogamos o cientista isento e objetivo, no defenderemos tambm o sectarismo de uma convico preconcebida. Entre os autores que mais se preocuparam em aproximar o rigor da psicanlise ao rigor de uma metodologia cientfica, Lacan se destaca, a nosso ver. Tomaremos algumas elaboraes lacanianas para tirar conseqncias do modo
Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 104-113, jun. 2004

107

Mrcia de Souza Mezncio

pelo qual Lacan retoma a discusso sobre a filosofia, a cincia e suas relaes com a psicanlise, que constante em seus trabalhos. Ele discute internamente questes como a funo do desconhecimento na gnese do sujeito e, em conseqncia, do pesquisador. Aps o surgimento da psicanlise, a conscincia passa a ser uma iluso enganosa, j que o sujeito no transparente a si mesmo, e o seu conhecimento, modulado pela imagem do espelho, insuficiente. Lacan elabora a constituio do sujeito, por ele denominada Estdio do espelho, como dependente e alienada. A criana reconhece sua imagem no espelho em um momento anterior capacidade de integrao dessa imagem como domnio corporal e motor. Esse reconhecimento possvel graas palavra do adulto que indica a correspondncia da imagem ao corpo da criana. Essa formulao lacaniana do narcisismo aponta para a disjuno eu/sujeito. O sujeito da psicanlise no um sujeito do domnio, mas um sujeito dividido. Do ponto de vista metodolgico, a cura na anlise vem por acrscimo, posio freudiana reiterada por Lacan. O que ele vai apontar como necessrio, no plano da experincia, colocar todas as perguntas (LACAN, 2004/1962-1963, p. 70). Isso no quer dizer que tudo possa ser dito. necessrio considerar que a tica que orienta a anlise, sendo a tica do bem-dizer, remete ao saber inconsciente, em sua radical singularidade a cada sujeito. O que a psicanlise assim introduz no campo das verdades cientficas uma lgica do no-todo, ou seja, no trata de cobrir o real, tal como entendido pela cincia, mas se interessa pelo saber construdo pelo sujeito em torno do real em jogo na anlise, o real da inexistncia da relao sexual, traduzida pelo aforismo a relao sexual no existe. Precisamos que real, simblico e imaginrio constituem os trs registros da experincia teorizados por Lacan. O real no se confunde com a realidade, mas se refere a algo que resiste traduo simblica, o que sustenta a expresso de que o real o que no cessa de no se escrever. Vetor de orientao da psicanlise lacaniana, que busca tratar o real pelo simblico. A lgica do no-todo responde pela articulao do campo da psicanlise, tal como apontado por Freud, apoiada no saber no-sabido (inconsciente) impossvel de tornar-se inteiramente consciente. O no-todo significa que nem tudo passvel de ser simbolizado, que existe um real irredutvel. Lacan o articula valendo-se da inexistncia, no inconsciente, de um significante da mulher, como conseqncia da elaborao freudiana de que a nica representao sexual no inconsciente flica. Para elaborar essa lgica lacaniana, ele se vale da lgica modal de Aristteles e de elementos da lgica formal. Est em jogo o universal da lei flica, cuja sustentao se faz unicamente pela existncia de uma exceo: o pai que faz incidir sobre todos as ordens da castrao e do simblico. O que Lacan vai demonstrar que, ao efetuar pela norma flica a diviso sexual dos

108

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 104-113, jun. 2004

Metodologia e pesquisa em psicanlise: uma questo

seres falantes, no se estabelece uma complementaridade entre os sexos, uma vez que, ao no existir o significante que represente a mulher, o homem somente poder busc-la como objeto. Do lado da mulher, resta ainda algo no simbolizado, no submetido a essa lei flica no-todo flico, portanto. Colocar todas as perguntas , ento, no recuar diante do impossvel do real, contornar o vazio do impossvel de dizer. , tambm, haver-se com o limite da verdade que o recalque, isto , o inconsciente impossvel de recuperar todo, uma vez que a verdade em psicanlise s pode ser, por estrutura, meio-dita, e a totalidade uma iluso. Partindo de todas as perguntas, visa-se a uma operao de singularizao, chegar a uma nica pergunta. Tal procedimento caracterstico de um processo de anlise e est igualmente presente nas elaboraes tericas freudianas. Strauss (1994, p. 31-38) assinala que vrios so os conceitos freudianos que passam por essa singularizao. Freud passa dos sintomas ao sintoma, das transferncias transferncia, das fantasias fantasia fundamental. Colocar todas as perguntas tem uma radicalidade prpria ao saber da psicanlise. Em uma anlise, se partimos das referncias freudianas reafirmadas por Lacan, no se busca a cura, busca-se um saber, mesmo que o que se obtenha sejam pedaos de saber e que os efeitos teraputicos no devam ser desconsiderados. uma questo com o saber, pela via do amor ou do horror, que engaja o sujeito na anlise. Podemos dizer que no outra a questo que se coloca na proposta de uma pesquisa cientfica, ainda que para a cincia estejam tambm em jogo a verdade e o real, alm do saber. O saber inconsciente tem o estatuto de uma articulao particular entre a verdade e o real, contingente, tem estrutura de fico e, como tal, pode enganar. A funo do engano e do desconhecimento fundamental, j que abre a brecha na qual o real pode emergir. Difere do saber cientfico que pressupe um universal, que busca o ideal da preciso, e, assim, sutura a dimenso do engano, forcluindo o sujeito e sua singularidade (fantasias, gozo). O conceito de forcluso foi elaborado por Lacan a partir de Verwerfung, palavra alem associada por Freud a um modo especfico do no saber em jogo na psicose. A idia de forcluso remete ao campo jurdico e indica um sujeito que no pode defender-se, visto que no tem registro simblico. Em relao ao universal da cincia, a idia de forcluso ressalta a excluso do singular de cada sujeito, sujeito que no cabe nas definies identificatrias universais, que escapa, que contingente. necessrio ter em mente que o sujeito da psicanlise, o sujeito do inconsciente ainda que identificado por Lacan ao sujeito da cincia indemonstrvel, no-quantificvel, suposto. Outro ponto que se deduz que a pergunta o mtodo. Ou seja, a pergunta deve produzir as escanses e os recortes no objeto de estudo. Diz-se que uma
Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 104-113, jun. 2004

109

Mrcia de Souza Mezncio

boa pergunta avaliza um projeto de pesquisa e que toda pergunta traz, em si, uma resposta. Nesse ponto se apresenta uma distino entre um trabalho de anlise e um trabalho de pesquisa universitria, cujos limites no nos permitiro fazer todas as perguntas, conduzir a anlise ao seu final, relanar a questo com o saber que produz um analista. Pode-se perguntar se no seria o contrrio, no sentido de que uma pesquisa universitria est continuamente pressionada pelo fascnio de tudo saber, ao passo que na anlise h um real a dirigir todas as perguntas. No se trata, na anlise, de desejo, mas de amor ao saber, cuja contrapartida o horror da complementaridade impossvel entre os sexos. O saber inconsciente deve ser inventado, no conhecido. A inveno no solidria da lgica flica. Do lado do todo flico: x x (para todo x, fi de x) conjunto fechado situam-se criao, conhecimento e produo. possvel localizar a a cincia e sua ambio de tudo saber e conhecer. Do lado do notodo, de um conjunto aberto: x x (no-todo x, fi de x) no-todo flico fazse possvel e necessria a inveno. Esse saber, que no transmissvel, deve ser inventado, ao final da anlise, valendo-se dos restos de verdade que essa produziu. Os relatos de passe dispositivo de verificao de uma anlise, inventado por Lacan e praticado nas escolas do Campo Freudiano do conta dessa inveno e apontam uma possibilidade de transmisso do que se pode produzir em uma anlise.2 As construes tericas so o resultado desse esforo de transmisso e inveno do saber em jogo na psicanlise. Constituem, ao lado do material clnico e da pergunta clnica, o objeto do trabalho visado em uma pesquisa universitria. O corte de entrada nas referncias tericas feito pela delimitao da questo que se coloca pela clnica. Pode-se propor uma leitura retroativa: partir do ponto de chegada. Tomar as concluses, o estado atual das formulaes e fazer-lhe, ento, todas as perguntas. No se trata de pretender um saber completo. A psicanlise demonstra que qualquer tentativa de dizer toda a verdade est fadada ao fracasso. H um furo no saber que advm de seu pressuposto bsico: o sujeito da psicanlise, o sujeito dividido. A boa-f implica um lao entre saber e ignorncia, no sentido do saber inconsciente, o que permite sustentar a extenso da responsabilidade operada pela psicanlise. -se responsvel pelo que se diz, mesmo que incoerente, mesmo que no sabido, mesmo que inconsciente. Falar de boa-f articula-se ao bem-dizer, que no pressupe coerncia ou possibilidade de tudo dizer. No faz recurso lgica para determinar a coerncia ou determina a verdade do que
2

Cf. MILLER, Jacques-Alain. Le lieu et le lien, Seminrio de Orientao Lacaniana, realizado na Universidade Paris VIII Departamento de Psicanlise, aula de 15/11/2000, do ano letivo 2000-2001, Paris, indito.

110

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 104-113, jun. 2004

Metodologia e pesquisa em psicanlise: uma questo

dito como depreendida dela. O bem-dizer no o da retrica, mas o bem-dizer adequado ao saber inconsciente particular de cada analisando. No h um universal do bem-dizer, esse saber contingente, no generalizvel, saber do um a um. Na experincia analtica, operamos com o dizer e no com o escrito. Na cincia, o real efeito do escrito, se consideramos a definio de Lacan de que a lgica a cincia do real. O real da psicanlise o impossvel de escrever a relao sexual. Tomar a palavra em psicanlise coloca em jogo a transferncia e a verdade esta como efeito, aquela como resultado e o que se revela o saber implcito na linguagem: castrao para Freud, impossvel do sexo para Lacan. o que a transferncia busca suprir, manifestando-se como amor ao saber. A regra fundamental da associao livre suspende a necessidade da coerncia, uma permisso para ser incoerente que possibilita que a verdade buscada pela anlise a se possa produzir. Pensamos que a pesquisa psicanaltica na Universidade deve valer-se da prpria psicanlise como mtodo. Uma metodologia do ensino e pesquisa em psicanlise no visa cobrir todos os pontos de uma vez, nem em fazer bonito, completo, coerente. Miller3 sugere que necessrio falar de boa-f, ou seja, no se trata de repetir saberes estabelecidos, mas de reinventar a psicanlise baseando-se nos pontos de tropeo de cada um que se coloca em causa em relao ao saber. possvel orientar a pesquisa universitria com base nesse princpio de suspenso do saber e de inveno de um mtodo coerente com o objeto em questo. O trabalho acadmico deve, assim, levar a interrogao terica at um ponto de obstculo ou at certo ponto onde um obstculo pode ser vislumbrado. Esse ideal cientfico h de estar no horizonte (PINTO, 1999, p. 76). Para esse autor
a pesquisa em psicanlise envolve, grosseiramente, dois momentos. O primeiro momento, praticamente vedado aos estudantes universitrios, o da pesquisa na situao clnica, j que ali no se trata de aplicao. O segundo momento o da pesquisa terica que visa refazer a montagem do aparato conceitual construdo para que haja inteligibilidade do objeto. (PINTO, 1999b)

Do primeiro momento, o da pesquisa propriamente clnica em situao de anlise, e que envolve analista e analisando, deriva o mtodo clnico de pesquisa. Parte-se do mtodo comum de fazer pesquisa cientfica, a pesquisa emprica, e utiliza-se do referencial da psicanlise e da escuta. Sobre o material produzido nesse primeiro momento, um segundo incide, o momento da pesquisa terica. Momento em que se teoriza sobre os dados escutados. A psi3

Idem, aula de 22/11/2000.

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 104-113, jun. 2004

111

Mrcia de Souza Mezncio

canlise , ento, o suporte terico necessrio sua prpria anlise, enquanto produo terica/verbal e a transferncia modelo e instrumento de trabalho criativo da produo da verdade (PINTO, 1999b). Um obstculo, um impasse ou um tropeo coloca o pesquisador em trabalho de transferncia ao texto escutado ou lido. As lacunas do texto levam s perguntas, e o mtodo psicanaltico ensina que a verdade est a e no na resposta. Assim, para manter a vocao cientfica da psicanlise, necessrio adotar a estratgia de aprimorar a delimitao de um problema de pesquisa ou uma indagao que questiona afirmaes tomadas como verdades. Busca-se evitar a citao e o dogma, a repetio doutrinria ou exibio de sabedoria. Ao referir-se ao seu mtodo de ensino, no Seminrio sobre a Angstia, Lacan revela suas reticncias quanto s prprias excurses eruditas. Para ele a transmisso da psicanlise e seu mtodo advm de uma necessidade: a verdade da psicanlise, pelo menos em parte, somente acessvel na experincia do psicanalista. Ainda assim, e dadas as dificuldades de comunicao dessa experincia particular, o rigor do ensino e o da investigao so a convocados, porque a experincia psicanaltica deve ser ela mesma orientada, sem o que ela se extravia. (LACAN, 2004/1962-1963, p. 282; traduo nossa) Parafraseando Freud, do caminho s se poder saber aps comear-se a percorr-lo. Dizer dele, apenas depois de concludo.

Abstract
The article is aimed at discussing the specificity of research in Psychoanalysis, as given at the very constitution of its object. It discusses the incompleteness of knowledge as inherent to the nature of the object, as well the implication of the researcher in the researched object. Psychoanalysis shows that from a split, divided subject no complete knowledge can be built. Key words: Function of unknowing; Science; Transmission; Invention.

112

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 104-113, jun. 2004

Metodologia e pesquisa em psicanlise: uma questo

Referncias
FREUD, Sigmund. (1912). Recomendaes aos mdicos que exercem a psicanlise. In: O caso de Schreber, artigos sobre tcnica e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1970, p. 147-159. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, XII). FREUD, Sigmund. (1913 [1911]). Sobre a Psicanlise. In: O caso de Schreber, artigos sobre tcnica e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1970, p. 263-270. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, XII). FREUD, Sigmund. (1914). A histria do movimento psicanaltico. In: A histria do movimento psicanaltico, artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1974, p. 16-82. (Edio Standard Brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, XIV). FREUD, Sigmund. (1919 [1918]). Sobre o ensino da psicanlise nas universidades. In: Uma neurose infantil e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1976, p. 217220. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, XVII). FREUD, Sigmund. (1923 [1922]). Dois verbetes de Enciclopdia. In: Alm do princpio de prazer, Psicologia de Grupo e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1976, p. 285-312. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, XVIII). FREUD, Sigmund. (1924 [1923]). Uma breve descrio da psicanlise. In: O ego e o id, uma neurose demonaca do sculo XVIII e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1976. p. 237-259. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, XIX). FREUD, Sigmund. (1933). Conferncia XXXIV Explicaes, Aplicaes e Orientaes. In: Novas Conferncias Introdutrias sobre psicanlise e outros trabalhos. Rio de Janeiro: 1994, p. 135-154. (Edio standard brasileira das obras psicolgicas completas de Sigmund Freud, XXII). KING, Pearl; STEINER, Riccardo (Org.). As controvrsias Freud-Klein, 19411945. Rio de Janeiro: Imago, 1998. LACAN, Jacques. Le sminaire, livre X: Langoisse. Paris, Editions du Seuil, 2004. PINTO, Jferson Machado. Servido ao saber e discurso do analista. In: FURTADO, A. et al. Fascnio e servido. Belo Horizonte: Autntica, 1999, p. 67-80. PINTO, Jferson Machado. A instituio acadmica e a vocao cientfica da psicanlise. Psicologia: Reflexo e Crtica, n. 12, v. 3, 1999b. STRAUSS, Marc. El sntoma en la cura. In: STRAUSS, M. et al. La envoltura formal del sntoma. Buenos Aires: Manantial, 1994, p. 31-38.

Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 104-113, jun. 2004

113

You might also like