You are on page 1of 7

Veja o procedimento e as dicas para a substituio de uma bomba de combustvel eltrica, componente essencial do sistema de alimentao do veculo, que

depende da manuteno correta para bom funcionamento e durabilidade. A funo de uma bomba de combustvel deslocar o combustvel que est no tanque para o sistema de alimentao do motor, suprindo, assim, todas as suas condies de trabalho, como carga, rotao e temperatura. Existem dois tipos de bombas: a mecnica, presente nos carros carburados e movida por um eixo; e a eltrica, que equipa os veculos com injeo eletrnica e acionada por um motor eltrico. Entre os modelos de bombas eltricas esto as do tipo interna e externa ao tanque. A primeira fica submersa e aspira o combustvel do fundo do tanque, impulsionando-o atravs de um tubo de abastecimento aos bicos injetores. A segunda, do tipo externa, est fixada no chassi do veculo, prxima ao tanque ou ao motor, e suga o combustvel por um tubo coletor dentro do tanque.

A Delphi, fabricante do produto, explica que a bomba classificada ainda em modular, que conta com um reservatrio de plstico para alojar a bomba, o filtro e o medidor de combustvel, que geralmente so substitudos em conjunto; e no modular, em que os itens do conjunto so trocados separadamente. Dentro da bomba so encontrados os seguintes componentes: motor eltrico, conjuntos de alta presso e em alguns casos um pr-filtro.

De acordo com a Bosch, o funcionamento ideal da pea depende das condies dos itens que compe o sistema de alimentao, ou seja, filtros, pr-filtros, mangueiras e combustveis de qualidade. Na bomba propriamente no h manuteno, assim necessrio cuidar da substituio do filtro de combustvel e pr-filtro nos intervalos indicados pela montadora. Desta forma a bomba de combustvel trabalhar em condies adequadas tendo maior durabilidade, analisa Paulo Souza, gerente de Assistncia Tcnica da Bosch.

Sem reparo Os sintomas de avarias na bomba de combustvel podem ser verificados nas seguintes situaes: baixo desempenho e falhas do motor devido presso e/ou vazo insuficiente, aponta Jair silva, coordenador de assistncia tcnica da Brosol. Rodar com o carro constantemente na reserva tambm pode comprometer o bom funcionamento da bomba de combustvel, pois refrigerada pelo combustvel, completa. A falta de manuteno preventiva pode prejudicar a bomba de combustvel e ocasionar alguns problemas como a diminuio da vazo em situaes de maior carga aplicada ao motor e rotao um pouco mais elevada que ir exigir mais combustvel, uma queda de presso, o que acarretar falhas no motor e, no caso da bomba parar de funcionar, o motor do veculo tambm no ir funcionar por falta de combustvel, alerta o gerente da Bosch. De acordo com a Delphi, alguns parmetros do scanner de diagnose tambm podem indicar falhas de funcionamento da bomba, desde que as informaes sejam interpretadas corretamente pelo mecnico, como por exemplo, tempo de injeo alto, grandes correes de BLM, baixo retorno de tenso do sensor de oxignio. Alm disso, deve ser realizado o teste de bateria e alternador para checar seu desempenho e a parte eltrica do veculo, principalmente aterrametos. Com o manmetro possvel verificar se a presso est dentro dos limites especificados pelo fabricante. No teste de vazo com o rotmetro ou na coleta, pode-se verificar o volume de combustvel.

A Bosch alerta que no existe reparo de bomba de combustvel, uma vez diagnosticado problemas, a bomba deve ser substituda, pois trata-se de um produto selado, que se for aberto perde a garantia de funcionamento perfeito. Super aquecimento, andar sempre na reserva, entupimento do filtro e pr-filtro foram o motor eltrico que pode queimar. possvel realizar a troca dos filtros, e em alguns casos, mangueiras e conexes preventinamente, diz o tcnico da Brosol. Na hora de comprar uma bomba de combustvel para reposio, o reparador deve ficar atento utilizao de peas remanufaturadas e recondicionadas, bastante oferecidas nas oficinas mecnicas para baratear o custo do servio e condenadas pelos fabricantes do produto. importante lembrar que o preo, apesar de ser mais em conta na viso do

consumidor, pode sair caro em um espao curto de tempo, com as conseqncias de deixar o motorista pelo caminho, analisa Souza. A Brosol argumenta que algumas oficinas dizem que recuperam o motor eltrico da bomba, mas a qualidade, a durabilidade, o desempenho, a garantia e, principalmente, a segurana (lembre-se que a pea trabalha dentro do tanque) nunca ser a mesma de um componente novo. Tomado todos os cuidados com relao a manuteno e qualidade do combustvel, a vida til estimada da bomba de combustvel eltrica de 100 mil km.
Procedimentos de troca

Os fabricantes de bomba de combustvel indicam a limpeza do tanque e substituio dos filtros, mangueiras e abraadeiras toda vez que trocar a pea. O novo componente deve ser retirado da embalagem somente na hora da instalao.

Vale ressaltar alguns detalhes do procedimento, como a aplicao correta do produto; seu posicionamento dentro do tanque, ou no suporte em que ela fixada; as condies do pr-filtro e filtro de combustvel e as mangueiras. Cuidados com as conexes de combustveis, mangueiras, presilhas e conexes eltricas de forma que tanto na hora da retirada quanto na hora da colocao no haja danos, alm disso o sistema deve estar despressurizado, diz Souza.
Passo-a-passo

Na maioria dos casos, a pea pode ser removida por meio de um painel de acesso no compartimento de passageiros, apesar de que, em alguns veculos, necessrio retirar o tanque de combustvel. Acompanhe o procedimento de desmontagem e montagem da bomba injetora BCD00123 da Delphi, que equipa o Fiat Palio Weekend (exemplo ilustrativo). 1) A primeira providncia que o tcnico deve tomar atender s normas de segurana, com o uso de extintores de incndio e culos de proteo, alm de seguir as orientaes da norma ABNT NBR14752 Veculos Rodovirios Automotores Bomba Eltrica de Combustvel Ensaios de Manuteno e trabalhar com o veculo no regime de marcha lenta para realizao dos testes.

2) Verifique a performance do sistema eltrico por meio dos testes de bateria, que deve suportar uma descarga controlada de acordo com a recomendao do fabricante, por 15

segundos, e no final do teste a tenso entre os plos no pode ser menor que 9,6 V (de acordo com a temperatura). Tenso de alimentao da bateria, verificando se a tenso do alternador que chega at os terminais est entre 13,5 V a 14,7 V (para sistemas 12 V). Corrente do alternador, checando a produo de corrente do alternador, comparando com a especificao do veculo. Tenso de alimentao na bomba de combustvel em funcionamento, que deve ser igual a tenso de alternador.

3) Com o sistema despressurizado, conecte o manmetro na linha de combustvel, funcione o veculo e verifique se a presso est dentro dos limites especificados, que varia de acordo com cada veculo. Em seguida, verifique tambm o volume de combustvel que a bomba pode fornecer. O teste pode ser realizado com rotmetro acoplado na linha ou coletando o combustvel com um becker graduado na linha de retorno. A vazo mnima dada em l/h e pode ser consultada com o fabricante do produto.

4) Ainda com o manmetro, avalie a estanqueidade do sistema, desligando a ignio e verificando se existe queda de presso. Quedas acentuadas no sistema indicam vazamentos na linha de combustvel.

5) Caso necessite de substituio, despressurize o sistema e solte a tampa metlica e os conectores de entrada e sada de combustvel, o conector eltrico e o conector de sensor de nvel (bia).

6) Retire o mdulo de combustvel, que contm todo o conjunto da bomba. Remova o sensor de nvel e o pr-filtro. Este ltimo sempre deve ser trocado por um novo.

7) Solte a trava de fixao e retire a tampa do mdulo para desmont-lo. Desconecte os terminais eltricos e a mangueira.

8 ) Ao iniciar a montagem, limpe o mdulo, com ateno para o anel de vedao de borracha do fundo do caneco, que deve estar em ordem ou ser trocado. Verifique se h trincas na flange do mdulo e nas travas. Em caso de vazamento o cheiro de combustvel no interior do veculo ficar muito forte.

9) Encaixe o pr-filtro. A mangueira de combustvel j vem acoplada nova bomba. Agora, monte o anel de vedao.

10) A colocao da bomba no mdulo deve ser feita com ateno para que o pr-filtro encaixe na posio correta.

11) Coloque a tampa e feche todas as travas. Coloque a abraadeira na mangueira da flange e encaixe-a no mdulo.

12) Em seguida, instale o anel de trava da flange com ajuda de uma chave de canho.

13) Acople os conectores eltricos e encaixe o pr-filtro externo. No esquea do anel o ring e do conector de sensor de bia. (foto 13 A). Neste momento obrigatrio que se faa a verificao do tanque de combustvel para remover qualquer sujeira. Encaixe o conjunto no veculo.

13

13A

14) Antes de entregar o veculo, faa o teste de performance final, realizando novamente todos os testes iniciais.

Prpria para bi-combustvel O funcionamento das bombas para veculos bi-combustveil basicamente o mesmo das convencionais, com exceo de alguns componentes internos construdos com materiais adequados para trabalhar com os dois combustveis, principalmente para evitar a corroso do lcool, que gera inclusive fascas. A vida til da bomba que especfica para a gasolina fica comprometida quando aplicada nos carros flex, em funo do uso do lcool, alerta Souza.

Evitar o uso de combustvel adulterado o ideal, afinal causa desgastes excessivos dos itens internos e pode prejudicar no somente a bomba, mas todos os componentes que tem contato como as mangueiras da linha de combustvel, alm disso, o rendimento do motor e consumo tambm serem prejudicados.

You might also like