You are on page 1of 18

Atividade ecologia

Questo 1 (UFPE) Ao dizer onde uma espcie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando respectivamente, a) b) c) d) e) Nicho ecolgico e habitat. Habitat e nicho ecolgico. Habitat e bitopo. Nicho ecolgico e ecossistema. Habitat e ecossistema.

ver resposta

Questo 2 (Fuvest-SP) O cogumelo shitake cultivado em troncos, onde suas hifas nutremse das molculas orgnicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelo shitake, est se comportando como: a) b) c) d) e) Produtor. Consumidor primrio. Consumidor secundrio. Consumidor tercirio. Decompositor

ver resposta

Questo 3 (PUC-Campinas) Uma grande rea de vegetao foi devastada e esse fato provocou a emigrao de diversas espcies de consumidores primrios para uma

comunidade vizinha em equilbrio. Espera-se que, nesta comunidade, em um primeiro momento: a) Aumente o nmero de consumidores secundrios e diminua a competio entre os herbvoros. b) Aumente o nmero de produtores e diminua a competio entre os carnvoros. c) Aumente o nmero de herbvoros e aumente a competio entre os carnvoros. d) Diminua o nmero de produtores e no se alterem as populaes de consumidores. e) Diminua o nmero de produtores e aumente a competio entre os herbvoros.
ver resposta

Questo 4 Marque a alternativa INCORRETA: a) O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrio constitui um nvel trfico ou alimentar. b) O conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera: conjunto de regies do planeta em condies de sustentar a vida de forma permanente. c) Os ecossistemas so unidades funcionais onde os componentes biticos e abiticos se interagem e esto inseparavelmente relacionados. d) Os seres hetertrofos so em sua maioria organismos que produzem o prprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manteremse vivos. e) Populaes que habitam a mesma rea mantm entre si vrias relaes e formam um novo nvel de organizao chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade bitica.
ver resposta

Questo 5 Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos e depois marque a alternativa que contm os nmeros de componentes biticos e abiticos, respectivamente.

a) b) c) d) e)

6 e 7. 4 e 8. 5 e 7. 6 e 6. 4e8

ver resposta

Questo 6 Marque a alternativa que contenha os organismos indispensveis para manter um ecossistema: a) b) c) d) Carnvoros e herbvoros. Produtores e herbvoros. Produtores e decompositores. Produtores, herbvoros e decompositores.

e)

Produtores, carnvoros e decompositores.

ver resposta

Respostas

Resposta Questo 1 letra b Nicho ecolgico: funo do organismo no ecossistema. Habitat: local de um ecossistema em que determinado organismo vive. Bitopo: conjunto dos fatores fsicos e qumicos de um ecossistema. Ecossistema:reunio e interao da comunidade com o ambiente fsico.
voltar a questo

Resposta Questo 2 letra c A resposta certa a letra c, pois como as hifas do cogumelo nutrem-se das molculas orgnicas da madeira, isso quer dizer que a madeira o produtor, o cogumelo o consumidor primrio e o homem o consumidor secundrio.
voltar a questo

Resposta Questo 3 letra e Para resolver essa questo, voc dever observar bem o que foi dito no enunciado. Nele foi dito que aps uma grande devastao, algumas espcies de consumidores primrios fugiram para uma comunidade vizinha. Se essas

espcies eram consumidores primrios, sabemos ento que eles eramorganismos herbvoros. Como os organismos herbvoros se alimentam somente de plantas e as plantas so os produtores, certo que o nmero de produtores iria decair, aumentando assim a competio entre os herbvoros em busca de alimento.
voltar a questo

Resposta Questo 4 letra d Os seres hetertrofos so em sua maioria organismos que no produzem o prprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.
voltar a questo

Resposta Questo 5 letra c Chamamos de fatores ou componentes biticos de um ecossistema todos os seres vivos que dele fazem parte. J os fatores ou componentes abiticos referem-se aos fatores fsicos e qumicos do ambiente que interagem com os seres vivos.
voltar a questo

Resposta Questo 6 letra c A alternativa correta a letra c porque os produtores so indispensveis vida de qualquer comunidade, pois eles so os nicos capazes de fabricar os compostos orgnicos que serviro de alimento a todos os outros seres hetertrofos. Os decompositores tambm so indispensveis em um ecossistema, pois eles decompem a matria orgnica proveniente dos produtores e dos decompositores para obterem nutrientes e energia, alm de devolverem esses nutrientes para o meio. A decomposio muito importante, pois ela permite a reciclagem dos tomos de elementos qumicos, que podem voltar a fazer parte de outros seres vivos.

01. (UFAL) Observando a histria em quadrinhos abaixo, que ilustra de forma bem humorada como a natureza funciona, correto concluir que:

a) Animais consumidores um dia se tornaro presas. b) As plantas podem agir como consumidores finais da cadeia alimentar. c) Ocorre aumento do saldo energtico de um nvel trfico para outro, dos produtores aos decompositores. d) O mimetismo comum em vrios grupos animais como estratgia para capturar as presas. e) As relaes entre os animais da cadeia alimentar ilustrada so desarmnicas e intraespecficas. 02. (UNICENTRO) O fitoplncton o combustvel que move os ecossistemas marinhos, disse o principal autor do estudo, Daniel Boyce, professor da Universidade Dalhousie, na provncia canadense da Nova Esccia. Um declnio afeta toda a cadeia alimentar, inclusive os humanos, afirmou. O ritmo deste declnio, maior nas regies polares e tropicais coincidiu com o ritmo com que se aquecem as temperaturas da superfcie dos oceanos, como resultado das mudanas climticas, acrescentou o estudo. Como todas as plantas, o fitoplncton precisa de luz do sol e nutrientes para crescer. Mas oceanos mais quentes ficam mais estratificados, criando uma zona morta na superfcie, aonde menos nutrientes chegam das camadas mais profundas. Segundo os cientistas, as descobertas so preocupantes. (AMBIENTE, 2010). O texto retrata a importncia do fitoplncton e os danos causados pelo seu declnio na natureza. Diante do exposto no texto e dos conhecimentos sobre ecologia, correto afirmar: a) O fitoplncton est entrando em processo de extino natural, independente da ao humana. b) A preocupao com o fitoplncton tem a sua justificativa devido sua importncia no processo de decomposio dos seres vivos aquticos. c) O fitoplncton marinho pode ser representado pelos protozorios, pequenos crustceos e larvas de diversas espcies. d) O fitoplncton representante do segundo nvel trfico, dessa forma o seu declnio aumenta a populao de produtores, prejudicando a iluminao das guas ocenicas. e) A diminuio do fitoplncton no meio marinho reduz a produo do oxignio e altera a cadeia alimentar devido diminuio de matria orgnica disponvel.

03. (UFJF) Compostos txicos no biodegradveis, como organoclorados e metais pesados descartados continuamente, nos corpos de gua, sobretudo pelas indstrias, vo se depositando no ambiente, podendo causar problemas de sade nos organismos. Como consequncia desse fenmeno, espera-se: a) Maior concentrao desses compostos no fitoplncton, porque sero diretamente atingidos por essa contaminao, do que no zooplncton. b) Menor concentrao desses compostos nas plantas aquticas do que nas semiaquticas, por estas ltimas viverem mais tempo (durante anos). c) Maior concentrao desses compostos nos peixes herbvoros, que se alimentam de folhas e frutos das plantas ribeirinhas, do que nos girinos, que se alimentam do fitoplncton. d) Maior concentrao desses compostos nos peixes carnvoros, que se alimentam de girinos e de peixes menores, do que no fitoplncton. e) Concentraes semelhantes desses compostos em todos os organismos citados, independentemente da sua posio na cadeia alimentar. 04. (UFAC) A pirmide de biomassa uma representao grfica da quantidade de matria orgnica acumulada nos diferentes nveis trficos. Na figura abaixo, podemos observar duas dessas pirmides.

Assinale a alternativa correta: a) A pirmide representada pela letra A de um ambiente aqutico (exemplo: oceano ou lago). b) A pirmide representada pela letra B no uma configurao possvel para representao da variao da biomassa nos nveis trficos. c) A pirmide representada pela letra B de um ambiente terrestre (exemplo: floresta ou savana). d) A pirmide representada pela letra B de ambiente aqutico (exemplo: oceano ou lago). e) Observando-se as pirmides, podemos concluir que os indivduos do segundo nvel trfico apresentam maior biomassa. 05. (UEFS) A ilustrao abaixo representa uma pirmide de energia de uma determinada cadeia alimentar.

Em relao a essa pirmide, pode-se afirmar que: a) O fluxo de energia se desloca dos produtores para os consumidores, retornando para os produtores devido ao dos decompositores. b) O nvel dos consumidores tercirios apresenta uma maior quantidade de energia acumulada, se comparado aos nveis inferiores. c) Os fluxos de energia e matria viabilizam a manuteno do metabolismo celular atravs de sua ao cclica nos sistemas vivos. d) Os produtores fazem parte do nico elo indispensvel para a manuteno do equilbrio de uma cadeia alimentar, ao longo do tempo. e) Variaes significativas no tamanho populacional dos consumidores primrios devem provocar alteraes nas populaes de todos os outros nveis trficos representados. 06. (UFPB) Sabe-se que os organismos necessitam de energia para realizar suas funes vitais, como metabolismo e reproduo, e que essa energia pode ser obtida de diversas formas e fontes, as quais permitem agrupar os organismos em diferentes nveis trficos. Considerando os diversos nveis trficos e a forma de obteno de energia pelos organismos, identifique as afirmativas corretas: I II 0 0 Produtores obtm, via de regra, energia a partir da luz do sol. 1 1 Onvoros obtm energia a partir de plantas e de outros animais. 2 2 Herbvoros obtm energia a partir de tecidos dos produtores. 3 3 Decompositores obtm energia a partir de outros organismos vivos. 4 4 Carnvoros obtm energia a partir de cadveres e excretas de outros organismos. 07. (UFPR) Abaixo esto representados trs exemplos de cadeias alimentares nacoluna 2 e, na coluna 1, trs pirmides que expressam o nmero relativo de indivduos em cada nvel, numa situao de equilbrio ecolgico. Relacione as cadeias alimentares (coluna 2) com as pirmides (coluna 1). COLUNA 1

COLUNA 2 1. rvore preguias pulgas 2. rvore cotias jaguatiricas 3. Milho roedores cobras Assinale a alternativa que apresenta a numerao correta da coluna 1, de cima para baixo. a) 1 2 3. b) 1 3 2. c) 3 1 2. d) 2 1 3. e) 3 2 1. 08. (UFSM) H cerca de 12 mil anos, os primeiros assentamentos humanos marcaram um perodo de transio comportamental entre o hbito caador-coletor e o hbito agricultor. Essa transio foi muito importante para o sucesso dos humanos mais tarde. Sobre os processos ecolgicos atuantes nessa relao entre humanos e ambiente, assinale a alternativa correta. a) Na mudana de hbito de caadores para agricultores, os humanos passaram, dentro da cadeia alimentar, de consumidores secundrios ou tercirios para produtores. b) Nessa alterao de hbitos, os humanos no modificaram seu hbitat, que o conjunto de interaes adaptativas da espcie. c) Na pirmide de energia, menos dispendioso ecologicamente consumir alimentos vegetais do que alimentos animais, pois h menor perda energtica com o uso dos primeiros em comparao com o dos ltimos. d) Os agricultores interferem deliberadamente no ciclo do oxignio, com o objetivo de obter maior produtividade em suas culturas atravs do uso de plantas leguminosas. e) Desde os primeiros assentamentos humanos e a descoberta do fogo at os tempos atuais, com a revoluo industrial, a espcie humana tem pouco contribudo para o aumento da concentrao de CO2 na atmosfera 09. (UFPA) A vida na Terra s possvel graas energia do Sol. Essa energia armazenada nas ligaes das molculas orgnicas que formam os corpos dos seres vivos, sendo transferida ao longo de cada elo da cadeia alimentar. Em relao aos ecossistemas, correto afirmar que essa energia: a) Aumenta medida que vai sendo transferida. b) Mantm-se medida que vai sendo transferida. c) Diminui medida que mudam os nveis trficos. d) No se altera, pois a energia e a matria so constantes nos ecossistemas. e) Aumenta, porque, segundo a terceira lei da termodinmica, a energia tende a aumentar no universo em expanso.

10. (UNINOEST) As relaes de forrageio entre seres vivos podem ser representadas graficamente atravs da construo das chamadas pirmides ecolgicas. Com relao a essas representaes grficas, esto corretas todas as alternativas, exceto: a) A pirmide de biomassa de forma direta nos ecossistemas terrestres, e que tem produtores com biomassa muito maior que os consumidores. b) A pirmide de biomassa representada pelo peso seco consumido numa cadeia alimentar e expressa a quantidade de matria orgnica por rea. c) A pirmide de nmero representa o nmero de organismos que participa de uma determinada cadeia alimentar, e jamais poder ser invertida. d) A pirmide de biomassa invertida em ecossistemas aquticos, onde os produtores so bem menores e consumidos em grande quantidade por consumidores cada vez maiores. e) A pirmide de energia jamais poder ser invertida. 11. (UFRN) Em um ecossistema, as populaes se organizam de modo a estabelecer entre si relaes alimentares ou trficas. O desenho a seguir trata, com humor, desse tema.

Com base no desenho acima, o qual representa um ecossistema marinho, correto afirmar: a) Os tubares so consumidores primrios, uma vez que se alimentam de peixes pequenos. b) Os principais produtores desse ambiente so algas microscpicas. c) Os tubares so consumidores tercirios, pois se alimentam de algas, plncton e peixes menores. d) Os principais decompositores desse ambiente so as cianobactrias e o zooplncton. 12. (PUC-CAMPINAS) Ao queimar o bagao da cana para obter energia o homem est desempenhando um papel comparvel ao nvel trfico dos: a) Produtores primrios. b) Desnitrificantes. c) Decompositores. d) Predadores.

e) Parasitas. 13. (UFERSA) Indique qual das sentenas a seguir define corretamente o termo Nvel Trfico. a) Grupo de organismos que obtm sua energia a partir da mesma parte da teia alimentar de uma comunidade ecolgica. b) Condio mnima sob a qual um organismo poderia sobreviver caso ele fosse o nico no ambiente. c) Papel funcional de uma espcie em relao a outras espcies e seu ambiente fsico. d) Movimento de curvatura de algumas espcies executado atravs de ao hormonal e orientado em relao a um agente externo. 14. (FURG) Em uma regio rural brasileira, um criador de galinhas estava tendo prejuzos, pois muitas aves de sua criao estavam sendo mortas por ataque de animais silvestres predadores. O produtor concluiu que o responsvel pelos ataques era um animal conhecido por cachorro-domato, comum nas matas da regio, e resolveu preparar armadilhas para afastar tal invasor. A prefeitura da cidade contratou bilogos, para avaliar se realmente o cachorro-do-mato era o responsvel pelos ataques. O esquema a seguir resume os resultados obtidos pelos pesquisadores e mostra algumas das interaes que existem entre organismos que habitam o local. Entre parnteses est a porcentagem que cada item representa na alimentao diria de um cachorrodo-mato.

Os dados apresentados na figura permitem afirmar que: a) As galinhas so uma das principais fontes de protena animal para o cachorro-do-mato. b) A eliminao do cachorro-do-mato pode causar um crescimento da populao de roedores na regio. c) Com certeza, o cachorro-do-mato responsvel pelo ataque ao galinheiro em questo. d) Os lagartos so imprescindveis para a sobrevivncia do cachorro-do-mato. e) O cachorro-do-mato ocupa o primeiro nvel trfico de um ecossistema. 15. (CEFET-SP) Considere o texto a seguir para responder esta questo. Um dos mais devastados biomas do estado de So Paulo o cerrado. Visto de longe parece uma vegetao pobre, seca, com rvores de galhos retorcidos e troncos grossos. O cerrado cobria originalmente 14% do territrio paulista, mas o processo de ocupao agrcola fez esse valor cair para menos de 1%. A mata atlntica, que recobria 80% do solo do estado, foi reduzida a 10%. A mata ciliar praticamente desapareceu. As demais vegetaes sofreram marcas profundas. (Nos caminhos da biodiversidade paulista, 2008) O lobo-guar era encontrado no estado de So Paulo na regio originalmente ocupada pelo cerrado. considerado animal ameaado de extino por causa da expanso das terras cultivadas

e da caa predatria. Alimenta-se de frutos de diversos vegetais e de animais como sapos, cobras, aves e alguns mamferos. Atualmente, possvel encontr-lo no estado: a) De Gois e pode ocupar o nvel de consumidor primrio ou secundrio. b) De Mato Grosso, atuando como consumidor primrio ou decompositor. c) De Sergipe, ocupando a posio de consumidor primrio e predador. d) Do Rio Grande do Sul e pode ocupar a posio de decompositor ou predador. e) Do Cear, atuando como consumidor tercirio e predador. 16. (UEPA) A relao trfica a seguir encontrada na Regio de Manguezais no Estado do Par.

A entrada de uma nova espcie de camaro, na relao trfica, o gigante da Malsia, causa preocupao em estudos apresentados pelo IBAMA, pois a nova espcie extica (espcie proveniente de outra Regio) predadora do camaro-regional. A partir dos dados apresentados afirma-se que: a) O nvel trfico mais energtico o do cao. b) A entrada da espcie extica promover aumento da populao de peixe-serra. c) A populao do caranguejo diminuir com a introduo do gigante da Malsia. d) A biomassa da pescada-amarela maior do que a do camaro-regional. e) Os peixes apresentados ocupam o mesmo nvel trfico. 17. (UFJF) As pirmides abaixo mostram a relao entre produtores (P), consumidores primrios (C1), consumidores secundrios (C2) e consumidores tercirios (C3) de uma floresta tropical nos perodos de chuva e seca.

Analisando as pirmides correspondentes aos perodos de chuva e de seca, correto afirmar que ambas podem representar: a) O nmero de indivduos, o fluxo de energia e a biomassa dentro da cadeia trfica. b) O nmero de indivduos e o fluxo de energia dentro da cadeia trfica. c) A biomassa e o fluxo de energia dentro da cadeia trfica. d) A biomassa e o nmero de indivduos dentro da cadeia trfica. e) Somente a biomassa dentro da cadeia trfica. 18. (UEMS) No que diz respeito ao relacionamento ecolgico entre os organismos: lambaris, jacars, algas, onas e piranhas. So feitas as seguintes afirmaes: I. Numa pirmide de biomassa constituda por esses organismos, verificada uma inverso entre o quarto e quinto nvel, contando-se da base ao topo da pirmide. II. Assim como as algas, os lambaris so considerados produtores primrios devido ao grande nmero de indivduos.

III. Em quase todos os ecossistemas, a cadeia alimentar limitada a poucos nveis. Assim, ocorrem perdas de energia, por exemplo, entre os consumidores primrios e os secundrios. Est (o) correta (s): a) Apenas III. b) Apenas II e III. c) Apenas I e III. d) Apenas I e II. e) Apenas I. 19. (PUC-MG) Os conceitos de cadeias alimentares e pirmides ecolgicas foram criados e descritos pela primeira vez em 1923 por Charles Elton durante suas observaes da constituio e comportamento alimentar de toda uma comunidade animal em uma ilha do rtico durante o vero. Com as pirmides ele pode elaborar explicaes para o fato observvel de que animais grandes so raros enquanto animais pequenos, comuns. Extrado de HICKMAN Princpios Integrados de Zoologia 11. ed. So Paulo: Guanabara-koogan, 2004.

A figura acima mostra uma tpica pirmide de energia com quatro nveis trficos em um ecossistema. Com base na figura e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmativa incorreta. a) Cada organismo na natureza tem seu prprio balano energtico, que o resultado entre energia obtida e energia retida na sua massa corporal. b) Espera-se que o desaparecimento do ltimo nvel trfico, representado pela guia, determine o aumento de todos os nveis trficos anteriores. c) Parte da energia perdida por um consumidor pode ser decorrente da no digesto completa dos alimentos ingeridos. d) esperado que os roedores retenham um percentual menor da energia adquirida na sua alimentao do que as cobras quando a temperatura ambiente baixa. 20. (UFMS) O diagrama abaixo representa uma pirmide de energia. Com relao a essa pirmide, assinale a alternativa correta.

a) O nvel I representa os produtores. b) No nvel II, encontrado um organismo decompositor. c) A pirmide poderia ter a forma invertida se representasse I uma rvore, II pulges e III protozorios. d) A unidade utilizada para representar esse tipo de pirmide o nmero de indivduos. e) A maior quantidade de energia encontrada no nvel trfico II. 21. (FGV-SP) As figuras apresentam pirmides ecolgicas que expressam, graficamente, a estrutura dos nveis trficos de uma cadeia alimentar em termos de energia, biomassa ou nmero de indivduos. A base das pirmides representa os produtores, no primeiro nvel trfico.

Das quatro figuras apresentadas, pode-se dizer corretamente que: a) As figuras 1 e 4 podem representar pirmides de energia. b) A figura 1 a nica que pode representar uma pirmide de biomassa. c) A figura 2 pode representar uma pirmide de biomassa na cadeia alimentar fitoplncton zooplncton. d) A figura 3 caracterstica de uma pirmide macacos piolhos. e) A figura 4 pode representar uma pirmide de energia na cadeia alimentar capim ratos cobras. 22. (Esal-MG) Em uma cadeia alimentar com produtor, consumidor primrio, consumidor secundrio e consumidor tercirio, pode-se afirmar que: a) Por causa da multiplicao da energia que ocorre quando essa passa pelos consumidores de primeira e segunda ordem, o consumidor tercirio incorpora maior quantidade de energia do que os outros dois nveis de consumo. b) A quantidade de energia que o consumidor tercirio assimila do alimento igual quantidade de energia da luz assimilada pelo produtor. c) A quantidade de energia disponvel diminui do produtor aos consumidores, em decorrncia das perdas com a atividade vital. d) Como a energia transferida ao longo da cadeia, todos os nveis dessa cadeia assimilam a mesma quantidade, independentemente de serem consumidores primrios, secundrios ou tercirios. e) A energia cclica j que, quando um consumidor morre, a energia acumulada por ele volta ao produtor. 23. (UFPB) As figuras I e II representam duas pirmides de um mesmo ecossistema. A pirmide I de biomassa (gramas/m2) e a II, de energia (calorias/m2/dia).

Considerando as figuras, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). I II 0 0 O fluxo de energia, na pirmide II, diminui de A para C. 1 1 O nvel trfico A caracteriza-se por apresentar organismos que se reproduzem rapidamente. 2 2 A produo primria lquida, na pirmide II, independe da respirao. 3 3 As pirmides I e II podem representar os nveis trficos de um ecossistema de mar aberto. 4 4 Os organismos do nvel trfico A caracterizam-se por armazenarem muita energia em seus tecidos. 24. (UFMG) Analise o grfico abaixo, em que esto representados dados obtidos em um estudo sobre a cadeia alimentar presente em determinada rea:

Considerando-se essas informaes, correto afirmar que as curvas I, II e IIIrepresentam, respectivamente, populaes de a) Capim, gafanhotos e sapos. b) Capim, sapos e gafanhotos. c) Sapos, capim e gafanhotos. d) Sapos, gafanhotos e capim. 25. (PUC-MG) Observe o esquema da rede alimentar a seguir:

Considerando a possibilidade de que voc possa inserir-se nessa teia, em diferentes posies, assinale a afirmativa incorreta. a) Em 1, 5 e 8, voc seria hetertrofo em um nvel trfico com maior disponibilidade energtica. b) Em nenhuma posio como vegetariano voc poderia ser tambm carnvoro. c) Nas posies 2 e 3, voc seria carnvoro de sequncias trficas diferentes. d) Em apenas duas posies voc seria consumidor primrio homeotrmico. 26. (FUVEST) A energia luminosa fornecida pelo Sol: a) fundamental para a manuteno das cadeias alimentares, mas no responsvel pela manuteno da pirmide de massa. b) captada pelos seres vivos no processo da fotossntese e transferida ao longo das cadeias alimentares. c) Tem transferncia bidirecional nas cadeias alimentares por causa da ao dos decompositores. d) Transfere-se ao longo dos nveis trficos das cadeias alimentares, mantendo-se invarivel. e) Aumenta medida que transferida de um nvel trfico para outro nas cadeias alimentares. 27. (UEPB) Um bilogo representou de forma esquemtica (esquema abaixo) os resultados de uma pesquisa feita no aude de BodocongCampina Grande/PB sobre teia alimentar ali existente. Sabendo-se que os peixes dessa comunidade servem de alimento para as aves locais, pode-se dizer que, nessa teia alimentar, essas aves se comportam como:

a) Consumidores de segunda e terceira ordens.

b) Consumidores de terceira e quarta ordens. c) Consumidores de terceira ordem, apenas. d) Consumidores de quarta ordem, apenas. e) Consumidores de segunda ordem, apenas. 28. (UFLA) Analise o esquema abaixo que representa uma cadeia alimentar e, a seguir, assinale a alternativa que identifica o indivduo X.

a) O indivduo X um produtor. b) O indivduo X apenas consumidor de 3 ordem. c) O indivduo X apenas consumidor de 1 ordem. d) O indivduo X apenas consumidor de 2 ordem. e) O indivduo X um decompositor. 29. (UNESP) Uma determinada espcie de camaro foi introduzida em um lago. A figura abaixo representa a variao nos tamanhos populacionais do camaro, de uma espcie de peixe e de uma espcie de ave que vivem no lago, observada nos anos seguintes, como consequncia da introduo do camaro.

O esquema que melhor representa a incluso da espcie de camaro na estrutura trfica desse lago :

30. (PUC-RIO) Em relao transferncia nutricional entre os seres vivos correto afirmar: a) No existe perda de biomassa ao longo de uma cadeia alimentar. b) A magnificao trfica maior nos indivduos autotrficos. c) Os heterotrficos produzem O2 como subproduto de sua respirao. d) Somente os indivduos fotossintticos podem ser autotrficos. e) Os onvoros podem ocupar vrios nveis trficos de uma teia alimentar.

GABARITO
01 D 11 B 21 C 02 E 12 C 22 C 03 D 13 A 23 VVFVF 04 D 14 B 24 D 05 E 15 A 25 D 06 VVVFF 16 C 26 B 07 C 17 D 27 A 08 C 18 A 28 E 09 C 19 B 29 D 10 C 20 A 30 E

You might also like