You are on page 1of 2

Pedido de modificao de guarda.

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ..... VARA DE FAMLIA DA COMARCA DE ....., ESTADO DO ..... ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da rea de ....., portador (a) do CIRG n. ..... e do CPF n. ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n. ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., por intermdio de seu (sua) advogado(a) e bastante procurador(a) (procurao em anexo - doc. 01), com escritrio profissional sito Rua ....., n ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., onde recebe notificaes e intimaes, vem mui respeitosamente presena de Vossa Excelncia propor MODIFICAO DA GUARDA E RESPONSABILIDADE em face de ....., brasileiro (a), (estado civil), profissional da rea de ....., portador (a) do CIRG n. ..... e do CPF n. ....., residente e domiciliado (a) na Rua ....., n. ....., Bairro ....., Cidade ....., Estado ....., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos. DOS FATOS Requerente e Requerida contraram npcias na data de .... de ....... de ........, sob o regime de comunho universal de bens. No dia ...... de ......... de ........, nasceu a nica filha do certido de nascimento, hoje com....... anos de idade.
casal

, .............., conforme

Todavia, a unio do casal foi dissolvida, mediante sentena homologatria, transitada em julgado em.........., nos autos de Divrcio Consensual, que tramitou perante o Juzo de Direito da....... Vara de Famlia, sob o n ........... No referido processo, o casal, alm de acordar sobre a partilha dos bens, decidiu que a guarda e responsabilidade da filha Fernanda ficaria com a me, ora Requerida, bem como, que a qual dispensaria a penso alimentcia. Porm, o Requerente concordou em contribuir, ttulo de penso alimentcia para sua filha, com 30% (trinta porcento) de seus vencimentos, descontado em folha de pagamento, deduzidos os descontos obrigatrios, como Imposto de Renda, INSS e FUNDEP. E mais, decidiu o casal, que a penso alimentcia seria devida, exclusivamente, sobre o salrio mensal (ordenado padro, anunios e gratificao de cargo), excluindo-se, a este ttulo, as demais verbas, como, frias, 13 salrio, gratificaes semestrais, licena prmio e outras que poderiam vir a surgir. Por ltimo, decidiu o casal, que da penso alimentcia de 30% (trinta porcento), efetuada pelo Requerente sua filha, 5% (cinco porcento) seria depositado em caderneta de poupana em nome da ........... Da mesma forma, decidiram que os valores depositados em caderneta de poupana somente poderia ser retirado em casos emergenciais, aps conveno. DO DIREITO O Requerente visa, com a presente medida, regularizar uma situao de fato.

A nica filha do casal, ........., aps o divrcio de seus pais, permaneceu por um longo perodo com sua me. Entretanto, em face de sua me ter contrado novo matrimnio, sua filha ............, devido a incompatibilidade com o marido de sua me, decidiu mudar-se para a casa de seu pai, o ora Requerente. Assim, h mais de quatro anos, ........ permanece sob sua guarda e responsabilidade. O Requerente, desde ento, passou a prestar a ela toda assistncia material, moral e educacional. Devido ao Princpio da Mutabilidade da Guarda, e a no incidncia de coisa julgada material ou substancial sobre tal direito-dever, havendo trnsito em julgado apenas do ponto de vista formal ou processual, nada obsta a pretenso do Requerente DOS PEDIDOS Nestas condies, requer-se Vossa Excelncia: A ouvida do representante do Ministrio Pblico, para que participe do feito; A produo de todas as provas em direito admitidas, e, em especial, o depoimento da menor, o depoimento da Requerida e oitiva de testemunhas, cujo rol apresentar oportunamente. Seja estipulado um novo horrio de visitas Requerida; A distribuio do presente feito, por dependncia, ao Juzo da 4 Vara de Famlia desta Cidade, apensando-se aos autos de Divrcio Consensual, autuado sob o n...........; A citao da Requerida, por Oficial de Justia, para que ciente fique dos termos da presente ao, e, se querendo, contestar os termos da presente, no prazo legal, sob pena e efeitos da revelia. Seja ao final, julgado procedente o presente pedido, com a condenao da Requerida ao pagamento da verba honorria contrria ao arbtrio de Vossa Excelncia e ao pagamento das custas processuais, consolidando uma situao de fato j existente, com o fim de conceder a guarda e responsabilidade da menor..............ao Requerente, liberando-o do pagamento da penso alimentcia feito Requerida em favor da menor, cancelando, consequentemente o desconto em folha de pagamento realizado. D-se causa o valor de R$ ..... Nesses Termos, Pede Deferimento. [Local], [dia] de [ms] de [ano]. [Assinatura do Advogado] [Nmero de Inscrio na OAB]

You might also like