You are on page 1of 7

Entenda o que um vrus e como ele ataca

O que um vrus de computador?


Vrus de computador so programas desenvolvidos com fins maliciosos. Podemos encontrar algumas semelhanas de um vrus de computador com um vrus orgnico. Assim como ambos necessitam de um sistema ou um programa hospedeiro, o vrus de computador capaz de se propagar de forma quase insuspeita e, tal como a gravidade dos vrus dos seres humanos que variam de uma gripe de 24 horas a um ebola , os vrus de computador variam desde uma pequena inconvenincia a um elevado grau de destrutividade. O vrus de computador se instala com o objetivo de prejudicar o desempenho dele, de destruir arquivos e se espalhar para outros computadores. Pessoas malintencionadas podem usar essas brechas para vasculhar o computador e roubar dados, como senhas de banco e nmeros de carto de crdito.

Como um vrus de computador ataca?


1. Os vrus podem chegar atravs de emails, programas-piratas, sites de origem duvidosa ou outros micros numa rede local. Para que infectem o micro, normalmente o usurio precisa executar o programa instalador do vrus. Por isso, muitas dessas pragas utilizam tcnicas de engenharia social para seduzir aqueles que os recebem, oferecem recompensas, como dinheiro e produtos grtis, para quem clicar um boto ou acessar um determinado link. 2. Quando o usurio executa o programa instalador do vrus, o computador instantaneamente contaminado. Muitos vrus se alojam no sistema operacional e ficam escondidos, esperando o momento de agir. Mas em alguns casos, outros programas instalados no computador podem ser prejudicados pela ao do vrus, atrapalhando o desempenho do equipamento. 3. Assim como os vrus biolgicos, o vrus de computador se propaga dentro do organismo infectado no caso o computador e depois busca infectar o maior nmero de computadores possveis. Para isso, ele envia mensagens de correio eletrnico em nome do dono do equipamento ou de outros remetentes constantes da lista de endereos de e-mail do computador infectado.

Tipos de pragas virtuais


Vrus
A mais simples e conhecida das ameaas. Esse programa malicioso pode ligar-se ao arquivo de qualquer programa, desde um sistema operacional, como o Windows, at um aplicativo, como o Word ou um jogo. Toda vez que um desses programas executado, o vrus entra em ao. Nessas horas, ele pode espalhar-se para outros programas e prejudicar o funcionamento do computador.

Vrus de e-mail
No existem vrus de e-mail. O que existe o vrus escondido em programas anexados ao e-mail. E eles costumam oferecer dinheiro, fotos sensuais ou produtos milagrosos para que o destinatrio abra o e-mail. Quando um computador contaminado por uma dessas pragas, o vrus passa a enviar milhares de cpias suas para outros computadores, tambm por e-mail. A mquina e a navegao na internet ficam mais lentas.

Vermes (worms)
So vrus especiais. Tambm se espalham pela internet, mas no usam o e-mail para infectar outros computadores. Em vez disso, eles se copiam automaticamente de um micro para o outro, via redes locais de computadores micros ligados entre si. O problema que o internauta no precisa fazer nada para ser atacado: basta ter o equipamento conectado internet. O verme faz com que a conexo com a internet fique mais lenta.

Cavalo-de-tria
um programa que carrega escondido o cdigo de um vrus que, ao contrrio de outros vrus, no tem a inteno de se copiar e atacar outros micros. Normalmente, chega disfarado, prometendo ser um jogo ou outro programa. Mas, quando instalado, faz uma coisa totalmente diferente, como apagar o contedo do disco rgido. Tambm pode ser utilizado para roubar informaes pessoais do computador e envi-los a pessoas que aplicam golpes financeiros.

computador

Como os antivrus funcionam

1. Um programa antivrus atua como uma vacina permane computador. Ele tem a funo de filtrar todo corpo estranh chega ou sai por e-mail ou pela rede do computador. 2. Para identificar um vrus, o antivrus faz uma comparao entre o arquivo que chegou e uma biblioteca de informaes sobre os vrios tipos de vrus. como uma anlise do cdigo gentico do vrus. Se o cdigo bater, a ameaa bloqueada. 3. Essa biblioteca de informaes sobre vrus precisa ser atualizada constantemente por meio da internet. Caso contrrio, o antivrus no estar preparado para lidar com as novas pragas digitais que surgem a cada dia.

Veja as dicas dos especialistas


Cuidados com a senha
Elaborar sempre uma senha que contenha pelo menos oito caracteres, compostos de letras, nmeros e smbolos, alternando maisculas com minsculas. Uma regra prtica para gerar senhas difceis de serem descobertas utilizar uma frase qualquer e pegar a primeira, a segunda ou a ltima letra de cada palavra. Por exemplo, usando a frase batatinha quando nasce se esparrama pelo cho, podemos gerar a senha !Bqnsepc o sinal de exclamao foi colocado no incio para acrescentar um smbolo senha.

Jamais utilizar como senha seu nome, sobrenome, nmeros de documentos, placas de carros, nmeros de telefones, datas que possam ser relacionadas com voc. Esses dados so muito fceis de serem obtidos. Evite palavras constantes em dicionrios, pois existem softwares que tentam descobrir senhas combinando e testando palavras em diversos idiomas. Geralmente esses programas possuem listas de palavras (dicionrios) e listas de nomes (nomes prprios, msicas, filmes etc.). Utilizar uma senha diferente para cada servio que utilize atravs da internet. Alterar a senha com freqncia, pelo menos a cada dois ou trs meses. Nunca informe suas senhas a ningum, mesmo que a pessoa se identifique como funcionrio do banco, da administradora de cartes ou do provedor de acesso. Proteja seu computador. Invista em recursos de segurana contra vrus e spams.

Instale uma barreira de proteo (firewall) para acesso internet, conjunto de programas ou hardware cuja funo evitar que pessoas no autorizadas acessem sua rede ou computador. Mantenha atualizado o software antivrus.

Um bom antivrus deve:


Identificar e eliminar a maior quantidade possvel de vrus; Analisar os arquivos que esto sendo obtidos pela internet; Verificar continuamente os discos rgidos (HDs), flexveis (disquetes) e CDs de forma transparente ao usurio; Procurar vrus e cavalos-de-tria em

arquivos anexados aos e-mails;

Criar, sempre que possvel, um disquete de verificao (disquete de boot) que possa ser utilizado caso o vrus desative o antivrus que est instalado no computador; Atualizar a lista de vrus conhecidos, pela rede, de preferncia diariamente e automaticamente. Alguns antivrus permitem verificar e-mails enviados, podendo detectar e barrar a propagao de vrus e worms por e-mail. Passando o antivrus todos os dias, seu computador estar mais protegido. Mas preciso que o programa de proteo seja atualizado constantemente, e seja do tipo ativado automaticamente - assim que voc liga o computador. Novos mtodos de infeco surgem diariamente. Os antivrus no so totalmente infalveis. Use o filtro de spam oferecido pelo seu provedor. Se o seu provedor oferece um servio de filtragem de spam, utilize-o. Em geral, tais ferramentas so pagas, mas evitam que uma boa parte das mensagens indesejadas chegue sua caixa de entrada. Use um software de filtragem de spam instalado diretamente no seu computador. Convm adotar um software de filtragem de spam, que elimina as mensagens indesejadas no momento em que elas chegam ao seu programa de correio eletrnico ou diretamente no servidor. Os vrus podem ser transmitidos pela simples navegao em pginas da internet, pelo compartilhamento de arquivos e at em salas de bate-papo. A transmisso por email, no entanto, a mais usual. Compre um software para limitar o acesso a sites de contedos

imprprios (filtro de contedo de sites) e instale em seu computador. Mas, no acredite que ele funcione perfeitamente o tempo todo, mesmo que tenha atualizao automtica. Para evitar que algum da casa se torne cmplice de crimes, como pedofilia ou violao de dados, seja claro com toda a famlia a esse respeito, explicando que so crimes e que a polcia tem como rastrear, por exemplo, quem envia e-mails com contedos ilegais ou acessa determinados sites. Antes de entregar o computador a seu filho, procure saber como funcionam os programas que ele mais tem interesse em usar. Depois, acompanhe regularmente o que ele anda fazendo na rede e converse sempre sobre o tipo de contedo disponvel na internet. No responda a agresses on-line e explique a seus filhos que eles tambm devem evitar discusses no mundo virtual, pois podem ser provocaes para levar o internauta a dar informaes das quais possa arrepender-se depois. No permita que ningum compre nada na internet sem a sua aprovao. Na hora da aquisio, confira no rodap de seu programa de navegao o sinal de cadeado fechado, que indica site seguro. Clique nele para verificar as informaes fornecidas e se ele se encontra realmente ativo. Antes de usar um novo site de compras, procure informaes sobre sua credibilidade e eficincia. Quando um site garante que voc, internauta, est numarea segura, isso quer dizer que tudo o que voc digita est sendo criptografado. Mas observe que haja o desenho de um cadeado fechado ou uma chave, no canto inferior da tela do computador. Isso d maior certeza de que a empresa contatada est utilizando a criptografia, ou seja, o embaralhamento dos dados para confundir possveis invasores. seguro digitar o nmero do carto de crdito na rede. O risco, nesse caso, o mesmo que se corre ao entregar o carto a um garom no restaurante ou informar seu nmero por telefone. uma possibilidade com a qual temos de conviver. Como precauo, pode-se confiar o nmero a sites reconhecidamente estabelecidos. Antes de chegar ao destinatrio, a mensagem eletrnica passa por diversos lugares. Todo grande provedor garante que as mensagens so protegidas contra o acesso de terceiros, mas o ideal voc s trocar informaes de carter sigiloso ou de valor material se dispuser de um programa de criptografia. Rejeite ofertas milagrosas. No se iluda com propostas mirabolantes, em especial, de produtos que podem ser oferecidos como originais, mas que, na realidade, so pirateados ou falsificados. Se decidir comprar por mero impulso, saiba que vai perder dinheiro e ainda vai alimentar a corrupo. Apague os dados dos disquetes antes de jog-los fora, utilizando um programa de apagamento de dados, preferencialmente randmico, bem como destrua extratos, cpias de documentos etc. O simples ato de rasgar um documento vrias vezes j dificulta que algum o utilize para obter informaes. No mande fotos pela rede para desconhecidos. Elas podem ser adulteradas e retransmitidas mundo afora.

Cuidado ao substituir ou fazer manuteno de computadores. Mesmo apagados do disco rgido, registros antigos podero ser recuperados. Exija a pea trocada e destrua-a, antes de descart-la. No ande com seu computador porttil em lugares inseguros , no o deixe sobre o banco do carro e guarde-o em lugar protegido. Em caso de roubo, mesmo que o equipamento esteja segurado, os dados podem ser recuperados. Use o bom senso ao navegar pela internet. De nada adianta voc ter os programas de proteo e no tomar cuidado na navegao na rede.

You might also like