You are on page 1of 32

1

----------------------------------------------------------Manual da FAPEMIG
Janeiro de 2014

-----------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

SUMRIO
APRESENTAO 1.

......................................................................... 3 INFORMAES GERAIS SOBRE A FAPEMIG ...................................... 4

1.1 Caractersticas e Finalidades ............................................................................................................. 4 1.2 Objetivos ....................................................................................................................................................... 4 1.3 Clientela ........................................................................................................................................................ 5 1.4 Modalidades de Fomento ..................................................................................................................... 6 1.5 Procedimentos de Anlise de Propostas de Projeto ............................................................... 7 2. DIRETRIZES E PROCEDIMENTOS GERAIS ........................................ 11 2.1 Diretrizes Gerais .................................................................................................... 11 2.2 Caracterizao das Despesas Financiveis .......................................................... 13 2.3 Descrio das Despesas No Financiveis .......................................................... 15 2.4 Poltica de Propriedade Intelectual ........................................................................ 17 2.5 Prestao de Contas ............................................................................................. 17 3. MODALIDADES DE FOMENTO ...................................................... 22 3.1 BOLSAS DE PESQUISA ............................................................................................ 22 3.2 ESTGIO TCNICO-CIENTFICO .............................................................................. 24 3.3 EVENTOS E CONGRESSOS ......................................................... 25

................. 26 3.5 PUBLICAO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS ............................ 27 3.6 PROJETOS DE PESQUISA CIENTFICA E TECNOLGICA........................ 28 3.7 PROJETOS ESPECIAIS .............................................................. 29 3.8 PROGRAMAS ........................................................................ 30
3.4 PAGAMENTO DE PUBLICAO EM PERIDICOS INDEXADOS

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

APRESENTAO
Com a atualizao deste MANUAL, a FAPEMIG est procurando aperfeioar os seus mecanismos de interao com as Entidades Cientificas, Tecnolgicas e de Inovao ECTIs do Estado de Minas Gerais, facilitando o acesso s modalidades de fomento institudas pela Fundao. O MANUAL contm informaes essenciais para esclarecer a clientela da FAPEMIG quanto forma de encaminhamento de pleitos, a documentos necessrios, a critrios de seleo, a itens financiveis e a outros importantes aspectos. Alm disso, fornece orientao sobre procedimentos a serem observados quanto utilizao e prestao de contas dos recursos financeiros repassados pela FAPEMIG. As Cmaras de Assessoramento, que analisam as solicitaes recebidas pela FAPEMIG, recomendando, ou no, Diretoria de Cincia, Tecnologia e Inovao o apoio solicitado baseiam-se no disposto neste MANUAL. Assim, seguir o que aqui est estabelecido favorece a tramitao dos processos e a anlise das demandas, abreviando o tempo necessrio para a avaliao de cada solicitao. Inicialmente so fornecidas informaes institucionais sobre a FAPEMIG, indicando seus Objetivos, Polticas de Atuao, Estrutura Organizacional e Modalidades de Fomento. Cada grupo de modalidade de fomento objeto de item prprio, no qual so relacionados os objetivos, a clientela, as diretrizes, os requisitos, os itens financiveis, os documentos exigidos, a durao e os formulrios de solicitao, assim como a prestao de contas especficos quela modalidade. Os usurios que ainda tiverem qualquer dvida sobre os assuntos tratados neste MANUAL podem contatar a FAPEMIG por meio de sua pgina http://www.fapemig.br/ ou do endereo ci@fapemig.br. Sugestes para o aprimoramento deste MANUAL so bem-vindas.

Mario Neto Borges Presidente

Jos Policarpo Gonalves de Abreu Diretor de Cincia, Tecnologia e Inovao

Paulo Kleber Duarte Pereira Diretor de Planejamento, Gesto e Finanas

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

1. INFORMAES GERAIS SOBRE A FAPEMIG


1.1 Caractersticas e Finalidades A Fundao de Amparo Pesquisa de Minas Gerais FAPEMIG pessoa jurdica de direito pblico, sem fins lucrativos, goza de autonomia administrativa e financeira e tem foro e sede em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, Brasil. Foi instituda pela Lei Delegada n. 10, de 28 de agosto de 1985, tendo sido mantida, expressamente, na Constituio Estadual de 1989. Hoje, opera segundo a determinao da Emenda Constitucional n. 17/95 e da Lei Estadual n. 11.552, de 3 de agosto de 1994, alterada pela Lei Delegada n. 68, de 29 de Janeiro de 2003, e esta pela Lei Delegada n. 138, de 25 de janeiro de 2007, e Decreto n. 44.466, de 16 de fevereiro de 2007, e pela Lei Delegada n. 180, de 20 de janeiro de 2011, e Decreto n. 45.536, de 27 de janeiro de 2011. A FAPEMIG tem por misso induzir e fomentar a pesquisa e a inovao cientfica e tecnolgica para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais. A realizao desta misso d-se por meio do apoio formao e capacitao de recursos humanos para a pesquisa e de apoio s atividades de Pesquisa e Desenvolvimento P&D e de outras atividades Cientficas, Tecnolgicas e de Inovao CT&I. 1.2 Objetivos a) Apoiar financeiramente projetos de pesquisa cientfica, tecnolgica e de inovao que, prioritariamente, se ajustem s diretrizes bsicas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Cincia e Tecnologia CONECIT e pelo Conselho Curador da FAPEMIG, definidas como essenciais ao desenvolvimento cientfico e tecnolgico do Estado. b) Contribuir, por meio do suporte a atividades cientficas, tecnolgicas e de inovao, para a consecuo dos objetivos definidos no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado PMDI e contemplados nos Programas dos Planos Plurianuais de Ao Governamental PPAG. c) Apoiar financeiramente projetos de pesquisa cientfica, tecnolgica ou de inovao que visem o avano do conhecimento em suas diversas reas. d) Promover ou participar de iniciativas e programas voltados capacitao de recursos humanos para cincia, tecnologia e inovao. e) Promover intercmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, por meio da concesso de apoios de diversos tipos, com vistas capacitao e ao desenvolvimento cientfico, tecnolgico e de inovao de Minas Gerais. f) Apoiar a realizao de eventos tcnico-cientficos no Estado, organizados por Entidades de Cincia, Tecnologia e Inovao ECTIs ou entidades pblicas de desenvolvimento econmico e social.

g) Promover ou participar de iniciativas e programas voltados ao apoio inovao no setor empresarial. h) Promover atividades de prospeco cientfica e tecnolgica visando identificao dos campos para os quais deva ser, prioritariamente, dirigida a atuao da FAPEMIG. i) Promover atividades de gesto do conhecimento e da proteo da propriedade intelectual, especialmente solicitaes de apoio a depsitos de patentes para resultados inovadores de pesquisa.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

j)

Promover o intercmbio entre a comunidade cientfica e tecnolgica e o setor empresarial de Minas Gerais.

k) Fiscalizar a aplicao dos recursos que conceder; acompanhar e avaliar a execuo das atividades relativas a esses apoios. l) Promover a difuso dos resultados das pesquisas financiadas. m) Estabelecer laos de cooperao com instituies nacionais ou internacionais com vistas ao desenvolvimento cientfico, tecnolgico e de inovao do Estado de Minas Gerais. n) Articular-se com outras entidades voltadas para o apoio atividade de pesquisa cientfica e tecnolgica e inovao, com o objetivo de compatibilizar a aplicao dos recursos da FAPEMIG com as necessidades e convenincias da poltica estadual para o setor. 1.2.1 Polticas de Atuao A FAPEMIG desenvolve suas atividades tendo como referncia as atribuies que lhe confere a Constituio do Estado de Minas Gerais e as orientaes emanadas do CONECIT, bem como os programas e polticas pblicas estaduais. As diretrizes da ao institucional so fixadas pelo seu Conselho Curador. Na execuo de projetos de pesquisa e desenvolvimento, a FAPEMIG incentiva formas de cooperao interinstitucional, nas quais uma das instituies deve necessariamente liderar a iniciativa junto Fundao. Incentiva, tambm, a associao entre instituies de pesquisa e empresas privadas. Atua como indutora do progresso cientfico e tecnolgico no Estado ao detectar reas carentes e incentivar a implantao de programas de pesquisa que correspondam a tais reas, por meio de demanda induzida. A FAPEMIG tambm atende pesquisadores que visam o progresso do conhecimento, por meio de demanda universal. Por meio de editais e programas especficos, apoia a inovao diretamente no setor empresarial, como empresas de base tecnolgica, incubadoras, parques tecnolgicos e congneres. A articulao com as agncias federais e internacionais de desenvolvimento cientfico, tecnolgico, econmico e sociocultural feita de acordo com os princpios que orientam a cooperao bilateral ou multilateral, visando tanto o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais como a participao das Instituies estaduais nos esforos nacionais e internacionais empreendidos neste sentido.
Nota: A FAPEMIG no substitui as agncias federais no fomento CT&I, mas sim complementar a ao das mesmas em Minas Gerais. Os pesquisadores devem dirigir tambm quelas os pleitos apresentados FAPEMIG, quando couber.

1.3 Clientela A clientela da FAPEMIG constituda por instituies sediadas em Minas Gerais, ou pesquisadores que com elas mantenham vnculo, que se enquadrem em uma das seguintes categorias: a) entidades de cincia, tecnologia e inovao ECTIs; b) rgos da administrao direta e indireta do Governo do Estado de Minas Gerais, voltados ao desenvolvimento de CT&I ou de outras atividades cientficas e tecnolgicas correlatas;
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

c) entidades associativas, sem fins lucrativos, cujos objetivos estejam voltados promoo do desenvolvimento cientfico e tecnolgico; d) empresas privadas, sociedades empresariais, incubadoras de empresas, parques tecnolgicos e congneres, atendendo a editais e programas especficos; e) pesquisadores individuais que mantenham algum vnculo com ECTIs.
Nota: A concesso de apoio est subordinada comprovao objetiva da capacitao do proponente para executar as atividades para as quais venha solicitar o apoio financeiro. pr-condio para a anlise dos pleitos apresentados que o proponente esteja adimplente, tcnica e financeiramente, com a FAPEMIG.

1.3.1 Estrutura Organizacional A estrutura organizacional bsica da FAPEMIG apresentada a seguir. Conselho Curador CC, rgo colegiado de deliberao superior e de formulao de diretrizes da Fundao. Presidncia PRE, responsvel pela representao institucional, elaborao e execuo do plano de ao e do oramento anual da Fundao, bem como por firmar acordos e parcerias em mbito nacional e internacional. Diretoria de Cincia, Tecnologia e de Inovao DCTI, responsvel pela gesto das atividades de fomento pesquisa, ao desenvolvimento e formao de recursos humanos. O titular da DCTI substitui o presidente em suas ausncias ou impedimentos, para todos os fins. Diretoria de Planejamento, Gesto e Finanas DPGF, responsvel pela gesto das atividades relativas aos recursos humanos, oramentrios, financeiros e materiais da Fundao. Cmaras de Assessoramento CAs, vinculadas DCTI, so responsveis pela anlise tcnico-cientfica, julgamento e recomendao dos pleitos apresentados, bem como pela avaliao dos resultados aos apoios concedidos. So organizadas por grandes reas do conhecimento e compostas por especialistas de reconhecida competncia em seus respectivos campos de atuao. Estas reas, bem como suas respectivas subdivises de acordo com quelas definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq - encontram-se relacionadas na pgina da FAPEMIG no endereo http://www.fapemig.br/apoio/tabelas-vigentes-0/areas-de-atuacao/.
Nota: Os Coordenadores das CAs juntamente com o titular da DCTI constituiro o Colegiado de Coordenadores. Este ser assistido pelos responsveis das Gerncias da DCTI.

Comisses Especiais de Julgamento CEJs, constitudas para anlise, julgamento e recomendao de solicitaes de apoios especficos ou de eventuais modalidades vinculadas a programas ou editais, assim como para avaliao dos resultados a apoios concedidos. 1.4 Modalidades de Fomento Para cumprir seus objetivos, a FAPEMIG institui diferentes modalidades de apoio, de carter permanente, descritas a partir do item 3. As solicitaes correspondentes a algumas dessas modalidades so recebidas seguindo-se datas fixadas em calendrio especfico e outras, apresentadas a qualquer poca, no caso de modalidades de fluxo contnuo. Em todos os casos, as solicitaes devem ser acompanhadas da documentao completa exigida em cada modalidade e dar entrada mediante registro de protocolo na agncia, eletronicamente via Everest ou em papel, quando se aplicar, obedecidas as antecedncias mnimas definidas para cada modalidade.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

Nota: Na reapresentao de pedidos devolvidos ser considerada como data de protocolo, inclusive para a contagem do prazo mnimo exigido, aquela na qual o pedido foi entregue com todas as informaes e documentos.

1.4.1 Processo Decisrio As propostas para solicitao de apoio s diversas modalidades institudas pela FAPEMIG so submetidas s Cmaras de Assessoramento ou a Comisses Especiais de Julgamento, as quais recomendam, ou no, o apoio solicitado deciso final da Diretoria Executiva da FAPEMIG e, em situaes especiais, ao Conselho Curador. A FAPEMIG assegura ao solicitante o direito de pleitear reconsiderao de pareceres e decises junto Diretoria Executiva da Fundao. 1.5 Procedimentos de Anlise de Propostas 1.5.1 Projetos de Pesquisa Cada proposta apresentada passa por anlise preliminar nas gerncias da DCTI - GOT, GIN ou GPI - antes de ser encaminhada s CAs ou CEJs. Apenas as propostas com documentao completa que estejam dentro do prazo e que tenham sido apresentadas por pesquisadores adimplentes, so encaminhadas para anlise luz dos critrios de julgamento e seleo, listados ao final do subitem 1.5.1.1. As propostas de projetos de pesquisa mais complexas, e de maior valor oramentrio, bem como aquelas de qualquer valor em que figure membro de Cmara de Assessoramento que, de alguma forma esteja comprometido com sua execuo, so submetidas apreciao de consultores ad hoc. Estes so selecionados dentre os especialistas da rea objeto do projeto, de instituies diferentes quela a que pertencer o pesquisador proponente. 1.5.1.1 Critrios para Julgamento e Seleo de Propostas So critrios para avaliao e recomendao de propostas: Mrito: aferido pela qualidade da proposta e pela contribuio ao avano e consolidao do conhecimento cientfico e desenvolvimento tecnolgico, econmico e sociocultural do Estado. E ainda atualizao e capacitao de recursos humanos para pesquisa, difuso dos seus resultados e os potenciais impactos. Relevncia: representada pela sintonia dos objetivos da proposta com as polticas pblicas, as diretrizes do CONECIT e do PMDI, assim como pela possibilidade efetiva de incorporao dos resultados em produtos e processos na rea de CT&I. Estrutura e Adequao Metodolgica: verificveis por meio do objetivo geral a ser alcanado, dos objetivos especficos, das etapas e dos produtos factveis que, no conjunto, definam o que se quer alcanar e quais os mtodos e estratgias que o pesquisador utilizar para desenvolver o projeto, a consistncia da fundamentao terica da proposta e da metodologia, bem como os procedimentos e plano de ao para a execuo da pesquisa. A proposta deve conter um cronograma fsico, que apresente descrio clara das fases e metas factveis a serem cumpridas e alcanadas, de forma a possibilitar o acompanhamento da execuo dos trabalhos de pesquisa e avaliao dos resultados. Sendo admitida a indicao de limitaes ou obstculos previsveis que possam comprometer a exatido do oramento e do cronograma. Oramento: deve ser criterioso e detalhado, adequado realidade dos gastos previstos, acompanhado de cronograma financeiro compatvel com a evoluo dos trabalhos e com a necessidade dos recursos, os itens de despesa previstos no oramento devem ser
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

acompanhados de justificativa tcnica relacionada com o objetivo da proposta. Devero ser especificados, ainda, recursos originrios de contrapartida da instituio proponente e/ou obtidos de financiamento de outras agncias de fomento. Qualificao da Equipe: coordenador e demais pesquisadores da equipe devem possuir titulao e experincia profissional compatveis e adequadas ao escopo, magnitude, complexidade e natureza do projeto de pesquisa. Devem tambm apresentar o compromisso formal de participao nas atividades previstas na proposta. Como constante nos editais a menos de a comprovao da experincia profissional dos pesquisadores ser por meio do Currculo na Plataforma Lattes do CNPq no endereo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar. Neste quesito ser, tambm, observada a capacitao institucional para comprometer, mobilizar ou captar recursos financeiros complementares, bem como gerenciais, administrativos, humanos e de infraestrutura necessrios adequada execuo da proposta. Ser tambm avaliado o compromisso institucional, expresso pelas hierarquias formais, com o desenvolvimento e a execuo das atividades e com eventuais responsabilidades especficas da proposta apresentada. A pontuao mxima : Parmetro Mrito Relevncia Estrutura e Adequao Metodolgica Oramento Qualificao da Equipe Pontos 25 20 25 10 20

Para serem recomendados para contratao os projetos apresentados devero obter pontuao mnima de 70% (setenta por cento), por critrio, a menos de especificao diferente em edital. 1.5.2 Projetos de Demanda Induzida Cada proposta submetida passa por anlise preliminar nas gerncias da DCTI antes de ser encaminhada para julgamento. As propostas habilitadas so submetidas apreciao de consultores ad hoc e/ou encaminhadas para anlise das CAs ou de CEJs, que recomendam a aprovao, ou o indeferimento, do pleito Diretoria Executiva da FAPEMIG. 1.5.2.1 Critrios para Julgamento e Seleo de Propostas Os critrios para julgamento e seleo das propostas de projetos de demanda induzida so os mesmos estabelecidos no subitem 1.5.1.1, acrescidos de critrios especficos para cada edital ou programa. 1.5.3 Procedimentos para Contratao e Pagamento A proposta aprovada pela DCTI ou, em casos especficos, pelo Conselho Curador, contratada mediante Termo de Outorga TO ou Termo de Outorga Eletrnico TO@. Neste instrumento legal so nomeadas as partes envolvidas: a FAPEMIG, como Outorgante; a instituio proponente, na qualidade de Outorgada Executora; a instituio gestora - quando couber e desde que credenciada pela FAPEMIG - na qualidade de Outorgada Gestora e pelo Coordenador. Deste constam clusulas essenciais a todos os termos de outorga, tais como: objeto, dotao oramentria, valor do apoio financeiro, vinculao e aplicao dos recursos, obrigaes das partes, vigncia, sanes e foro. Outras clusulas podem ser includas dependendo da especificidade da proposta
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

aprovada, como aquelas referentes aos direitos de propriedade e explorao comercial de inovaes tecnolgicas. No caso de Termo de Outorga Eletrnico, a assinatura realizada por meio de token, conforme normas e informaes disponveis em http://www.fapemig.br/apoio/pesquisa/termo-de-outorga-eletronico-to/.
Nota: Qualquer outro participante, inclusive instituio/empresa associada, quando houver, dever formalizar a sua participao por meio de documento assinado entre o mesmo e a Instituio Executora.

No caso de organizao de eventos e participao em congressos no pas ou no exterior, os recursos financeiros sero repassados sem discriminao de itens, sendo flexibilizada a sua utilizao, a critrio do coordenador, permitindo a aquisio de qualquer item financiado nesta modalidade, conforme previsto em Eventos e Congressos. O apoio a eventos de carter cientfico-tecnolgico e participao em congressos obedece seguinte priorizao: a) organizao; b) participao coletiva; c) participao individual no pas; d) participao individual no exterior. A execuo financeira e a comprovao do uso dos recursos devem ser feitas estritamente conforme determinado no Item relativo Prestao de Contas. Os extratos de todos os Termos de Outorga firmados, bem como dos Termos Aditivos a esses, sero publicados no Dirio Oficial do Estado de Minas Gerais. Os pagamentos so efetuados obedecendo-se o cronograma de desembolso correspondente ao projeto, seguindo os dispositivos da legislao em vigor. O saldo apurado conta do projeto, poca de sua concluso deve ser devolvido para a FAPEMIG. 1.5.4 Instrumentos de Acompanhamento e Avaliao Alm da prestao de contas final, ao concluir um projeto de pesquisa ou as atividades relacionadas com bolsas e estgios, requerida a apresentao da sntese dos resultados, bem como cpia dos produtos resultantes da pesquisa, em formulrio especfico. Este, chamado Formulrio Sntese de Resultados, encontrado no endereo http://everest.fapemig.br/. Tanto o formulrio como os produtos devem ser apresentados em mdia eletrnica, exceo daqueles ainda no disponveis por esta via, que sero apresentados em forma impressa. Os resultados apresentados ficaro sujeitos avaliao das Cmaras de Assessoramento. Para divulgao de resultados deve haver prvia autorizao do Coordenador do Projeto. Para tal existe item especifico no referido formulrio. Na avaliao e acompanhamento da execuo de projeto contratado ou de apoio concedido para formao e desenvolvimento de recursos humanos, os meios empregados so: a) reunies ou visitas de equipe tcnica da FAPEMIG, e/ou de consultores ad hoc por ela indicados, aos executores dos projetos e locais de desenvolvimento da pesquisa; b) instrumentos de avaliao, conforme estabelecido nos Termos de Outorga e instrues da DCTI; c) sntese dos principais resultados obtidos com a execuo da pesquisa incluindo publicaes, dissertaes, teses, patentes, licenciamentos, entre outros; d) avaliao crtica e peridica da instituio contemplada, do ponto de vista de resultados e metas atingidas;
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

10

e) auditoria financeira, procedida a critrio exclusivo da FAPEMIG; f) prestao de contas, nos termos deste Manual ou de outras instrues especficas; g) outros instrumentos e mecanismos julgados necessrios pela FAPEMIG.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

11

2. DIRETRIZES E INFORMAES GERAIS


2.1 Diretrizes Gerais Alm das orientaes especficas para cada modalidade, todas as solicitaes devero atender a diretrizes gerais como condio bsica para o recebimento de apoio da FAPEMIG. a) Os resultados das pesquisas financiadas pela FAPEMIG devem, obrigatoriamente, ser publicados em peridicos indexados e especializados de circulao nacional ou internacional, quando de natureza cientfica e inovadora ou em mdias alternativas, quando de outra natureza. A no publicao deve ser justificada no Formulrio de Sntese de Resultados, seja por necessidade de sigilo, por pedido de depsito de patente ou outra. b) Na formulao das propostas, devem ser rigorosamente observadas as instrues deste Manual e as instrues formais da FAPEMIG representadas por Portarias e Resolues divulgadas na pgina da Fundao, alm das instrues especficas dos Editais correspondentes, quando for o caso. c) Para cada modalidade de apoio necessrio o encaminhamento da solicitao, acompanhada de formulrio prprio e de toda a documentao pertinente para a anlise do pleito no prazo estipulado em cada modalidade. Pedidos com a documentao e informao incompleta sero considerados inabilitados e, portanto, no sero encaminhados para julgamento e seleo. Como citado no item 1.4, no caso de reapresentao dos mesmos ser considerada, para efeitos de cumprimento dos prazos, a data de protocolo na qual o pedido foi submetido com todas as informaes e documentos. d) Para os projetos de pesquisa e eventos exigida a apresentao da proposta pelo sistema Everest no endereo http://everest.fapemig.br/. e) As datas do calendrio FAPEMIG e os prazos mnimos para apresentao das solicitaes de apoio devem ser rigorosamente observados, assim como as instrues e condies prprias a cada modalidade. f) Toda modalidade de apoio concedido implementada por meio de um documento formal que regulamenta os compromissos entre as partes envolvidas, como Termos de Outorga ou outros instrumentos jurdicos especficos.

g) Em toda e qualquer publicao ou manifestao pblica resultante de atividades desenvolvidas, mesmo que parciais, no mbito de projetos ou atividades apoiados pela FAPEMIG, os beneficirios se obrigam a fazer referncia expressa e destacada ao apoio recebido. A no observncia desta exigncia inabilitar o solicitante ao recebimento de outros apoios. h) Todo apoio concedido ser utilizado de acordo com o oramento aprovado pela FAPEMIG, obedecendo fielmente legislao pertinente, bem como s diretrizes de Prestao de Contas deste Manual. i) Nem todas as modalidades descritas neste Manual se aplicam a todo o universo de clientes. necessrio verificar, em cada caso, a possibilidade de recebimento de apoio, em concordncia com o estabelecido no item 1.3. Em qualquer modalidade, o apoio concedido pela FAPEMIG poder ser parcial, subentendendo-se que os outros recursos necessrios sero fornecidos como contrapartida da proponente ou obtidos junto a outras fontes.

j)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

12

k) Instituies e pesquisadores inadimplentes, no recebero novo apoio at que a inadimplncia seja sanada. l) A FAPEMIG utilizar medidas judiciais, quando couber, para garantir o cumprimento, pelo beneficirio, das obrigaes acordadas em instrumentos jurdicos especficos.

m) A gesto dos recursos transferidos pela FAPEMIG poder ser feita por Instituio Gestora, credenciada junto FAPEMIG. A relao de Gestoras credenciamento encontram-se em http://www.fapemig.br/apoio/pesquisa/cadastro/. A Instituio Gestora ficar responsvel pela aquisio de bens e/ou servios, pelos pedidos de alterao, bem como pela prestao de contas das despesas efetuadas. permitido Instituio Executora ser tambm a Gestora, com exceo das instituies estaduais, as quais no podem atuar como tal.
Nota: Quando a Instituio Executora for tambm a Gestora, esta no far jus s despesas operacionais.

n) o)

A aquisio de bens e servios estar sujeita aos termos da legislao vigente. Toda correspondncia encaminhada FAPEMIG, relacionada com a solicitao de apoio, dever obrigatoriamente mencionar o nmero do processo correspondente. Todos os beneficirios de apoio da FAPEMIG, em qualquer modalidade, comprometem-se a atuar, quando solicitados, como consultores ad hoc. O nmero de bolsas, de qualquer modalidade passvel de ser concedido em um dado projeto de pesquisa, no dever ser superior a duas, exceto em casos especiais expressos nos respectivos editais. Cada pesquisador poder orientar, no mximo, dois bolsistas, com recursos da FAPEMIG, em uma mesma modalidade. O orientador dever solicitar o cancelamento do pagamento ao bolsista que descumprir o plano de trabalho, obtiver bolsa de outras fontes ou no puder se dedicar ao plano de trabalho conforme a exigncia fixada para a modalidade de bolsa. O beneficirio de bolsa da FAPEMIG, em qualquer modalidade, obriga-se a comunicar qualquer mudana de endereo durante a vigncia da bolsa, em prazo inferior trinta dias. O prazo de vigncia da bolsa, includo o perodo de prorrogao, dever ser no mximo coincidente com o trmino da execuo do projeto. O bolsista s poder iniciar os trabalhos a partir da data do Termo de Outorga, cujo extrato publicado no Dirio Oficial do Estado de Minas Gerais. Bolsas, estgios ou participao em eventos a serem realizados no exterior fazem jus a seguro sade. Para outras modalidades o referido seguro, bem como o de vida, o de acidentes pessoais ou outros que se fizerem necessrios, de responsabilidade da instituio executora ou do prprio beneficirio. O apoio para participao em evento no exterior, somente poder ser concedido ao mesmo beneficirio, ano sim, ano no. A FAPEMIG no acolhe solicitaes para organizao de cursos de qualquer natureza, nem a participao de pesquisadores em cursos de curta durao, a menos de programas especficos.
Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

p) q)

r) s)

t)

u) v) w)

x) y)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ----

13

2.2 Caracterizao das Despesas Financiveis Na elaborao dos oramentos referentes a cada solicitao de apoio, todos os itens de dispndio devem ser essenciais e imprescindveis execuo da atividade proposta e devem ter justificativa tcnica bem fundamentada relacionada com o objetivo da proposta. Com a finalidade de evitar inadequaes na formulao dos pleitos, as despesas financiveis, seus critrios de apropriaes, seus valores, limites e restries so descritos nos itens a seguir. Nota: Nem todos os itens que se seguem so financiveis para todas as modalidades de apoio. A especificao dos itens das despesas financiveis em cada modalidade deve ser observada cuidadosamente nos editais especficos. 2.2.1 Dirias Valor destinado a cobrir despesas de hospedagem, alimentao e locomoo decorrentes de afastamento da sede, em carter eventual, para outro ponto do pas ou do exterior, por num perodo de at quinze dias. A diria concedida por dia de afastamento, sendo dividida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede. Se a atividade externa exigir afastamento inferior a 12 (doze) horas e superior a 6 (seis) horas, ser devido 35% (trinta e cinco por cento) do valor da diria. Os valores das dirias so fixados segundo normas estabelecidas por Legislao Estadual e Resolues do Conselho Curador da Fundao. A Tabela de dirias encontrase disponvel em http://www.fapemig.br/apoio/tabelas-vigentes-0/.
Nota: O nmero de dirias, em cada proposta, deve corresponder exatamente ao nmero de dias necessrios para a execuo das atividades programadas para o local fora de sua sede. Em viagens aos exterior ser concedida uma diria adicional.

2.2.2 Material de Consumo Compreendem os materiais utilizados para o desenvolvimento da pesquisa, nacionais e/ou importados, que, com o uso, manuseio e estocagem, esgotam-se ou perdem a identidade fsica em razo de suas caractersticas de mutabilidade, perecimento e fragilidade. O material de consumo solicitado deve ser compatvel com o desenvolvimento da pesquisa. O valor do material importado dever ser cotado no pas fornecedor e seu preo FOB deve constar no formulrio especfico.
Nota: Para efeito de oramento, livros tcnicos e cientficos devero ser solicitados em material de consumo e caso aprovados devem ser registrados na biblioteca da instituio, ficando sob emprstimo com o coordenador do projeto durante a vigncia do mesmo. Pen drive deve ser previsto como material de consumo.

2.2.3 Servios de Terceiros 2.2.3.1 Passagens Despesas com passagens areas ou terrestres, imprescindveis execuo das atividades previstas.
Nota 1: Qualquer despesa relacionada a uso de veculo prprio no ter apoio da FAPEMIG. Nota 2: A FAPEMIG no paga passagens e dirias de pessoal ligado a empresas fornecedoras.

2.2.3.2 Impresso e Encadernao (Servios Grficos) Despesas com reproduo de documentos, confeco de formulrios para coleta de dados para pesquisa de campo, folders; publicaes de anais para a modalidade Organizao de Eventos ou outros itens listados em editais especficos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

14

2.2.3.3 Servios de Consultoria Refere-se a atividades de natureza tcnico-cientfica imprescindveis ao desenvolvimento e execuo do projeto de pesquisa ou condizente com as caractersticas da modalidade de apoio concedida. Em caso de contratao de pessoa fsica, a durao do contrato no pode exceder a oitenta e nove dias, vedada a prorrogao. . Os valores da consultoria devem ser limitados a 20% (vinte por cento) do total solicitado.
Nota: No permitido o pagamento a servidor da administrao pblica, empregado de empresa pblica ou de sociedade de economia mista, por servios de consultoria ou assistncia tcnica.

2.2.3.4 Software Licena de software existente no mercado, cuja natureza seja imprescindvel ao desenvolvimento do projeto de pesquisa apoiado pela FAPEMIG. 2.2.3.5 Locao de Servios Tcnicos e Especializados Despesas com prestao de servios tcnicos ou especializados executados por pessoa jurdica.
Nota: permitida a incluso de mo-de-obra braal ou no qualificada, desde que por meio de pessoa jurdica. proibido o pagamento a servidor da administrao pblica, empregado de empresa pblica ou de sociedade de economia mista.

2.2.3.6 Material Literrio Servios de levantamento literrio em bancos de dados e de fornecimento de cpias de documentos at o limite de cinco por cento do valor total do apoio concedido (Selos, COMUT, British Library, Sibradid, ISI e artigos cientficos). 2.2.4 Despesas Acessrias de Importao Recursos para cobrir despesas adicionais, tais como: fretes, embalagens, desembaraos alfandegrios, seguros, armazenamento, servios de despachante, entre outros, necessrias efetiva aquisio de materiais no exterior, devem ser computados pelo proponente. Este valor, compatvel com o global do projeto, deve estar previsto no oramento apresentado na proposta. 2.2.5 Despesas Operacionais So recursos destinados a cobrir despesas operacionais das entidades sem fins lucrativos credenciadas pela FAPEMIG para atuarem com Gestoras. A lista de gestoras credenciadas encontra-se em http://www.fapemig.br/apoio/pesquisa/cadastro/. Como expresso no 2.1, alnea m, no sero concedidos recursos para este item de despesas quando a Instituio Executora for tambm a Instituio Gestora. No caso das Instituies Estaduais a Instituio Gestora deve ser obrigatoriamente diferente da Instituio Executora. No caso de cota institucional, as despesas operacionais devem estar previstas no oramento do projeto e o valor deve ser somado s outras despesas para o clculo do custo final do projeto. Os valores percentuais so fixados por Resoluo Especfica do Conselho Curador da FAPEMIG. 2.2.6 Pagamento para publicao de artigos cientficos Recursos para divulgao dos resultados alcanados, mediante o pagamento de publicao de artigos cientficos em peridicos especializados e indexados no ISI ou no SciELO.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

15

Sero priorizados os pedidos de apoio para publicao de artigos resultantes de pesquisas financiadas pela FAPEMIG. Independentemente da origem do trabalho a ser publicado, resultante de pesquisas financiadas ou no pela FAPEMIG, cada pesquisador poder ser beneficiado com at US$ 1,000.00 dlares por ano, devendo constar a devida meno expressa da FAPEMIG. 2.2.7 Mensalidades Mensalidades constituem-se de valores atribudos a algumas modalidades de apoio previstas neste Manual e fixados pela FAPEMIG em Resolues Especficas. Este item cobre perodos de concesso do benefcio superiores a quinze dias. A Tabela de Mensalidades est disponvel na pgina da FAPEMIG, no endereo http://www.fapemig.br/apoio/tabelas-vigentes-0/. 2.2.8 Despesas Diversas Recursos adicionais de at 3% (trs por cento) do valor total contratado para o projeto de pesquisa, excludas as despesas operacionais e as despesas acessrias de importao, objetivando cobrir gastos de custeio, no previstos no oramento do projeto de pesquisa. O valor limite admitido para Despesas Diversas fixado periodicamente mediante Deliberaes do Conselho Curador.
Nota: Este recurso s poder ser gasto com itens de custeio descritos como financiveis neste Manual, Item 2.2 Caracterizao das Despesas Financiveis e s podero ser solicitadas se previstas em edital especfico.

2.2.9 Equipamentos e Material Permanente Mquinas e equipamentos, nacionais ou importados, de vida til superior a dois anos so considerados materiais permanentes, condizentes com os objetivos e a metodologia da pesquisa e imprescindveis sua execuo. O valor do material importado dever ser cotado no pas fornecedor e seu preo FOB deve constar no formulrio especfico. Despesas com seguro e instalao do equipamento - passagens e dirias - devem estar includas no preo do equipamento, previsto na proposta de projeto. Despesas com o transporte e equipamento nacional - frete - podero ser previstas em servios de terceiros. 2.2.10. Manuteno de Equipamentos Neste item esto previstos os servios de conservao, reparo ou aquisio de peas de reposio de equipamentos e instrumentos utilizados em projetos de pesquisa financiados pela FAPEMIG. Os custos dos servios de manuteno sero admitidos nos elementos: materiais de consumo, equipamentos e material permanente, servios de terceiros, inclusive frete, conforme a natureza da despesa, desde que devidamente justificados e mediante a apresentao do oramento correspondente.
Nota: Os itens solicitados devero estar direta e exclusivamente vinculados execuo do projeto de pesquisa.

2.3 Descrio das Despesas No Financiveis Neste tpico esto descritos aqueles itens de dispndio normalmente no apoiados pela FAPEMIG. Recomenda-se observ-los cuidadosamente. Os editais e programas especficos definiro os casos extraordinrios de financiamento.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

16

2.3.1 Pessoal a) Pagamento, a qualquer ttulo, a servidor da administrao pblica, empregado de empresa pblica ou de sociedade de economia mista, bem como para funcionrio da instituio executora, parceira ou associada. b) Pagamento a pessoa fsica. c) Salrios, ou qualquer outro tipo de remunerao. d) Estagirios. e) Encargos sociais. 2.3.2 Material de Consumo a) Materiais para escritrio: artigos para expediente utilizados nos servios administrativos, como lpis, caneta, borracha, grampeador, clipes, pastas, caixa, apontador, entre outros. Material grfico e impressos: impressos padronizados, que no requeiram especificao exclusiva, e materiais destinados impresso grfica em escala industrial. Material grfico para anlise de dados e montagem de relatrios. Material didtico: apostilas, material educacional, livros didticos ou de literatura, entre outros. Artigos destinados limpeza e higiene em ambientes de bens imveis de uso geral. Combustveis e lubrificantes para veculos automotores e para equipamentos e outros.

b)

c) d) e)

Nota: Constitui exceo artigos e materiais cujo uso devidamente justificado para a pesquisa.

2.3.3. Servios de Terceiros a) Vale transporte. b) Vale refeio ou fornecimento de alimentao: toda despesa com refeies, inclusive lanches preparados por terceiros. c) Impresso e encadernao (servios grficos): encadernao em geral; despesa com execuo de servios grficos sob encomenda, exceto reproduo de documento; confeco de formulrios de coleta de dados; folder; programas e publicaes de anais. d) Publicidade: despesas com publicao de atos e documentos oficiais; despesas decorrentes de divulgao escrita, falada e televisiva; publicaes promocionais; propagandas; cartazes em geral; inclusive divulgao de campanhas educacionais e sanitrias. e) Aquisio de jornais e revistas: despesas com aquisio de jornais, revistas, recortes de publicaes, boletins e outros, incluindo assinaturas permanentes ou temporrias. f) Servios de comunicao. g) Locao de veculos, de mquinas e transporte de cargas: despesas com aluguel de veculos para execuo dos trabalhos, com aluguel ou arrendamento de mquinas mediante contrato. h) Servios de apoio administrativo: contratao de digitadores, revisores, datilgrafos, tradutores, servios gerais, secretrias, vigias, mensageiros, intrpretes.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

17

i) Recepes, homenagens e festividades. j) Transporte urbano: nibus urbano e carro prprio. k) Instalao de equipamentos: despesas com instalao do equipamento, passagens e dirias, devem estar includas no preo do equipamento previsto na proposta de projeto. A FAPEMIG no paga passagens e dirias de tcnicos ligados a empresas privadas. l) Cursos e atividades de extenso tecnolgica. 2.3.4 Equipamentos e Material Permanente a) Obras e instalaes: despesas com planejamento e execuo de obras. b) Mobilirios: mveis de um modo geral. c) Equipamentos de comunicao e telefonia. d) Outros equipamentos no aplicveis diretamente pesquisa. 2.4 Poltica de Propriedade Intelectual A FAPEMIG tem sua Poltica de Propriedade Intelectual regulamentada pela Deliberao do Conselho Curador n.72/2013 e est alinhada misso institucional de induzir e fomentar a pesquisa e a inovao cientfica e tecnolgica para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, alm de incentivar a disseminao da cultura da Propriedade Intelectual por meio do apoio criao e manuteno dos Ncleos de Inovao Tecnolgica NITs nas ECTIs mineiras e da Rede Mineira de Propriedade Intelectual RMPI. A FAPEMIG tambm possui linha de apoio a inventores independentes, referente aos pedidos de proteo e/ou manuteno de pedidos depositados, atendendo Lei Mineira de Inovao n. 17.348/08. Para a apresentao de propostas aos editais da FAPEMIG recomenda-se que sejam feitas buscas de anterioridade nos bancos de patentes com o propsito de atestar o carter inovador da pesquisa. Os pesquisadores podem solicitar a NITs que realize a busca de anterioridade e tambm orientao quanto Poltica de Propriedade Intelectual da sua instituio. Nos Editais e Termos de Outorga da FAPEMIG h clusulas de Propriedade Intelectual e de Resultados Econmicos que orientam os pesquisadores a respeito de como ser tratada essa questo.
Nota: Alm das buscas de anterioridade, os NITs tambm so responsveis pelo apoio no processo de proteo, acompanhamento e transferncia da tecnologia.

2.5 Prestao de Contas A utilizao dos recursos dever obedecer estritamente s normas da FAPEMIG e ao disposto nos instrumentos jurdicos. Alteraes em qualquer dos itens previstos no Termo de Outorga e demais Instrumentos Jurdicos, que no estejam acobertados pelas normas vigentes, devero ser submetidas previamente ao exame e aprovao da FAPEMIG. Os recursos aprovados devero ser utilizados observando os procedimentos da Instruo Normativa n. 01/2011 da FAPEMIG. Os comprovantes de despesas, tais como: notas fiscais, faturas, recibos e outros, devero ser emitidos em nome da Outorgada Gestora, devendo constar no corpo do documento a indicao da Outorgada Executora, acrescido do nome FAPEMIG e do nmero do processo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

18

Para facilitar a prestao de contas, os documentos comprobatrios de despesas devero ser relacionados em ordem cronolgica, segundo a natureza da despesa (material, servios e outros). A liberao de cada parcela do cronograma financeiro depender da aprovao da prestao de contas da parcela anterior. O envio da prestao de contas dar-se- nos termos do TO, constando o nmero do processo. Todos os originais dos documentos comprobatrios de despesas referentes prestao de contas devero ser encaminhados FAPEMIG. Esses so, em geral e para todas as modalidades de apoio da FAPEMIG, os documentos e procedimentos que integraro a prestao de contas. Cada modalidade apoiada possui sua documentao especfica para o envio da prestao de contas, conforme previsto neste Manual. As Instituies Executora e Gestora so responsveis, em conjunto, pela realizao, acompanhamento e prestao de contas dos projetos e organizao de eventos financiados pela FAPEMIG. 2.5.1 Prazo para utilizao de recursos O prazo para utilizao de recursos definido em instrumentos jurdicos especficos celebrados pela FAPEMIG. Em concordncia com a legislao vigente, no so admitidas despesas efetuadas fora do prazo de execuo definido no Termo de Outorga. 2.5.2 Sobre Aquisies e Contrataes Para os processos de aquisies e contrataes, decorrentes de financiamentos pela FAPEMIG, as Instituies Executora e Gestora devero observar os procedimentos previstos na legislao vigente. Obrigatoriamente, todos os processos devero conter pelo menos trs oramentos para cada item adquirido e/ou cada servio contratado, devendo ser escolhida a proposta mais vantajosa para a utilizao dos recursos pblicos. Casos especficos devero ser devidamente justificados. A FAPEMIG se reserva o direito de solicitar as documentaes dos processos de aquisio e contratao, em atendimento s normas acima mencionadas. 2.5.3 Notas Fiscais Eletrnicas (NF-es) No corpo de notas fiscais eletrnicas (NF-es), ser obrigatrio, para efeito de anlise de prestao de contas, referncia aos dados do processo, contendo as seguintes informaes: Outorgada Executora; Outorgada Gestora (quando for o caso); FAPEMIG e Nmero do Processo. A Gestora ou Executora, quando for o caso, devero prestar contas enviando cpia das NF-es, de acordo com a legislao vigente.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

19

2.5.4 Movimentao Financeira As eventuais taxas de abertura e de manuteno de contas cobradas pelos bancos podero ser consideradas na Prestao de Contas como despesas bancrias. Os rendimentos provenientes de aplicaes financeiras, quando tiverem sua utilizao expressamente autorizados pela Outorgante, devero ser integrados Prestao de Contas. Nos casos de saldo no utilizado, a devoluo ser realizada por meio das seguintes formas: a) depsito em conta especfica quando indicada pela FAPEMIG ou b) Documento de Arrecadao Estadual DAE. Este pode ser gerado por meio das instrues contidas na pgina da FAPEMIG no endereo www.fapemig.br. No cone Devoluo de recursos na parte de informao aos usurios ou ainda no endereo http://daeonline.fazenda.mg.gov.br/DAEOnline/indexOrgaoServico.jsp. Comprovante de liquidao do DAE deve ser encaminhado FAPEMIG juntamente com a Prestao de Contas. Ao final do projeto, as Outorgadas Executora e Gestora faro o encerramento da conta bancria respectiva, enviando FAPEMIG o comprovante de encerramento.
Nota: Os saldos financeiros, enquanto no utilizados, devero ser aplicados conforme legislao vigente.

2.5.5 Prazo para a entrega da Prestao de Contas Findo o prazo de execuo constante no TO, ou em outro instrumento jurdico especfico, a Prestao de Contas dos recursos concedidos dever ser enviada em no mximo sessenta dias. Em caso de descumprimento desta exigncia a FAPEMIG adotar as providncias cabveis, em concordncia com os dispositivos legais e demais normas vigentes. 2.5.6 Diligncia Quando da anlise da Prestao de Contas for detectada alguma divergncia, haver diligncia por parte da FAPEMIG junto s Outorgadas Executora e Gestora. Caber a estas, dentro do prazo de trinta dias, providenciar a devida regularizao ou at a devoluo dos recursos. O no atendimento implica em incluso no Cadastro de Inadimplentes da FAPEMIG, bloqueio no SIAFI/MG e demais providncias cabveis. 2.5.7 Recibo de Pagamento de Autnomo RPA No caso de pagamento de servios de terceiros, pessoa fsica, dever ser enviada FAPEMIG, o Recibo de Pagamento de Autnomo RPA, por meio de formulrio prprio, com os respectivos destaques e recolhimentos tributrios. 2.5.7.1 Repasse e Movimentao de Recursos Os recursos sero depositados em conta bancria vinculada, informada pelas Outorgadas Executora ou Gestora, em nome das Outorgadas Executora e Gestora / FAPEMIG / Nmero do Processo. A movimentao da conta se far por meio de cheques nominativos ou ordens de pagamento, correspondendo sempre um documento a cada despesa efetuada. 2.5.7.2 Comprovao de Pagamentos Os documentos comprobatrios de pagamentos, tais como: notas fiscais, faturas, recibos e outros, devero ser emitidos em nome da Outorgada Gestora, devendo constar no corpo do documento a indicao da Outorgada Executora, acrescido do nome FAPEMIG
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

20

e do nmero do processo. Devero, ainda, constar do documento: descrio completa do equipamento, material ou servio fornecido, indicao de marca, quantidade, preos unitrios e outras informaes que caracterizem e identifiquem a aquisio/contratao. Situaes especficas: a) quando se tratar de fabricao ou montagem de equipamento, alm das notas fiscais de material e da mo-de-obra, dever constar tambm a descrio do produto final; quando se tratar de importao de material de consumo e/ou material permanente a comprovao dever ser feita por meio dos seguintes documentos: Declarao de Importao DI; Contrato de Cmbio; Commercial Invoice (original).

b)

2.5.8 Elementos da Prestao de Contas a) Quadro Demonstrativo de Receitas e Despesas. b) Extratos de conta bancria (corrente/aplicao). c) Comprovante de encerramento da conta bancria (corrente/aplicao). d) Relao dos rendimentos de aplicaes financeiras, bem como os demonstrativos bancrios. e) Conciliao da conta bancria, se necessrio. f) Relao das despesas efetuadas, classificadas segundo sua natureza, com indicao dos respectivos cheques de pagamento. Essa relao dever vir acompanhada da documentao comprobatria (notas fiscais, faturas, recibos e demais documentos) em suas primeiras vias originais.

g) Cpia dos oramentos e a justificativa da contratao. h) Cpia do ato de dispensa ou de inexigibilidade, quando for o caso. i) j) l) Relao dos equipamentos e materiais permanentes adquiridos. Recibo de dirias acompanhado do Roteiro de Viagem. Planilha de Rendimentos de Aplicao especificando o ms/ano de referncia). Financeira (relativa ao perodo,

m) Seguro Sade. n) Notas de Empenho, Liquidao e Ordem de Pagamento (Instituies Estaduais).


Nota: Em casos de NF-e, observar o procedimento do subitem 2.5.3 deste Manual.

2.5.9 Prestao de Contas de Bolsas em Projetos A prestao de contas dos recursos liberados para bolsas vinculadas a projetos de pesquisa ser feita mediante a apresentao dos seguintes documentos: a) comprovantes bancrios e/ou recibos referente aos pagamentos de mensalidade das bolsas; b) atestado de frequncia, assinado pelo Coordenador do projeto; c) as prestaes de contas dos recursos destinados s bolsas devero ser feitas juntamente com os demais itens aprovados no projeto.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

21

2.5.10 Comprovantes de despesas Em cada documento comprobatrio de despesas deveram constar: a) declarao de recebimento do material ou servio; b) nmero do cheque ou ordem de pagamento pelo qual se efetuou o pagamento; c) recibo do pagamento emitido pelo credor; d) os originais de comprovao de despesas (notas fiscais, recibos e demais documentos comprobatrios) devero ser encaminhados FAPEMIG. e) toda a documentao dever ser devidamente numerada e rubricada.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

22

3. MODALIDADES DE FOMENTO
3.1 BOLSAS DE PESQUISA 3.1.1 Bolsa de Apoio Tcnico Pesquisa BAT Objetivo: Incrementar o apoio equipe de pesquisadores, mediante a concesso de Bolsa de Apoio Tcnico para profissional tcnico especializado engajado no desenvolvimento de atividades tcnicas de projeto de pesquisa financiado pela FAPEMIG. Para maiores informaes clique em BAT. 3.1.2 Bolsa de Desenvolvimento Tecnolgico Industrial BDTI Objetivo: Possibilitar o fortalecimento de equipes institucionais, por meio da agregao temporria de profissionais, sem vnculo empregatcio, necessrios realizao de um projeto de desenvolvimento tecnolgico. Pode ser concedida a ECTIs, visando pesquisa e ao desenvolvimento de um processo ou produto especfico. Para maiores informaes clique em BDTI. 3.1.3 Bolsa de Especialista Visitante EV Objetivo: Possibilitar, por perodo limitado, a participao de profissional qualificado e com a competncia em sua rea de atuao em equipes de projetos de pesquisa cientfica e tecnolgica, financiados pela FAPEMIG. Estes projetos devem ser desenvolvidos ou estar em desenvolvimento em ECTIs sediadas no Estado de Minas Gerais. Para maiores informaes clique em EV. 3.1.4 Bolsa de Gesto em Cincia e Tecnologia BGCT Objetivo: Possibilitar o fortalecimento de equipes institucionais, por meio da agregao temporria de profissionais, sem vnculo com a ECTIs, necessrios ao desenvolvimento de projetos de gesto, da inovao e transferncia de tecnologia, apoiados pela FAPEMIG. Para maiores informaes clique em BGCT. 3.1.5 Bolsa de Incentivo Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnolgico BIPDT Objetivo: Incentivar os pesquisadores, servidores pblicos estaduais, detentores de ttulos de mestre e/ou doutor, com vnculo funcional/empregatcio em administrao pblica direta e indireta do Estado de Minas Gerais e que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa cientfica e/ou tecnolgica, financiados por agncias oficiais. Fomentar a atividade de pesquisa e o desenvolvimento tecnolgico em rea de conhecimento de interesse do Estado, aumentando o potencial de pesquisa em Minas Gerais. Para maiores informaes clique em BIPT. 3.1.6 Bolsa de Iniciao Cientfica e Tecnolgica Nacional BIC NACIONAL Objetivo: Contribuir para a iniciao de estudantes de graduao em atividades de pesquisa, realizadas em instituies de pesquisa e de ensino e pesquisa, por meio da concesso de bolsas de Iniciao Cientfica e Tecnolgica, vinculadas a projetos de pesquisa financiados pela FAPEMIG. Para maiores informaes clique em BIC Nacional. 3.1.7 Bolsa de INTERNACIONAL Iniciao Cientfica e Tecnolgica Internacional BIC

Objetivo: Apoiar estudantes de graduao de instituies interessadas no intercmbio cientfico internacional. Este Programa prev que candidatos mineiros possam apresentar propostas a serem desenvolvidas no exterior, assim como candidatos de outros pases para desenvolvimento em Minas Gerais. Para maiores informaes clique em BIC Internacional.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

23

3.1.8 Bolsa de Pesquisador Visitante PV Objetivo: Contribuir, por perodo limitado, para a permanncia, em ECTIs sediadas no Estado de Minas Gerais, de pesquisadores nacionais ou estrangeiros, detentores de ttulo de doutor, com alta competncia em sua rea de atuao, para participarem da execuo de pesquisas cientficas e/ou tecnolgicas realizadas na Instituio proponente, na sua rea de competncia. Para maiores informaes clique em PV. 3.1.9 Bolsa de Ps-Doutorado PD Objetivo: Aprimoramento das ECTIs localizadas no Estado de Minas Gerais, atuando como facilitador/indutor na incluso de pesquisadores doutores nas equipes de pesquisa de Instituies localizadas em Minas Gerais, possibilitando assim, a complementao de competncia destas equipes. subdividida em Ps-Doutorado Jnior PDJ, PsDoutorado Snior PDS e Ps-Doutorado Empresarial PDE. Para maiores informaes clique em PD.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

24

3.2 ESTGIO TCNICO CIENTFICO Objetivo: Visa possibilitar a aquisio de capacitao especfica em tcnicas conexas com o desenvolvimento de etapas de projetos de pesquisa cientfica e tecnolgica em curso na Instituio e de cuja equipe o proponente faa parte. Para maiores informaes clique em Estgio Tcnico Cientfico.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

25

3.3 EVENTOS E CONGRESSOS 3.3.1 Organizao de Eventos Objetivo: conceder apoio financeiro a evento cientfico-tecnolgico, organizado por ECTIs, sediada em Minas Gerais, visando divulgar resultados de pesquisas e contribuir para a promoo do intercmbio cientfico e tecnolgico. Para maiores informaes clique em Organizao de Eventos de Carter Cientfico e Tecnolgico. 3.3.2 Participao Coletiva em Evento Cientfico ou Tecnolgico Objetivo: Possibilitar a participao em eventos de natureza tcnico-cientfica de grupos de pesquisadores, estudantes de ps-graduao, de graduao e/ou bolsistas em qualquer modalidade, inclusive BIC, autores e coautores de trabalhos cientficos, desde que o solicitante efetivamente integre o grupo. Esses eventos devem ser tradicionais em cada rea e realizados no Brasil. Tanto quanto possvel, a FAPEMIG deve apoiar a participao de pesquisadores e estudantes vinculados a diferentes Instituies que pleiteiem recursos atravs de um nico processo. Para maiores informaes clique em Participao Coletiva em Eventos de Carter Cientfico e Tecnolgico. 3.3.3 Participao Individual em Congressos no Pas e no Exterior Objetivo: Possibilitar a participao em evento tcnico-cientfico, no pas ou no exterior, de pesquisadores, autores ou coautores de trabalhos cientficos ou tecnolgicos formalmente aceitos pela comisso organizadora do evento. Para maiores informaes clique em Participao Individual em Congressos no Pas e Exterior. 3.3.4 Participao em Atividades com Instituies de Cooperao Internacional Objetivo: Conceder apoio complementar a pesquisadores que tenham obtido apoio parcial de instituies internacionais com as quais a FAPEMIG mantenha de intercmbio, cooperao ou colaborao tcnico-cientfica. Para maiores informaes clique em Participao em Atividades com Instituies de Cooperao Internacional.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

26

3.4 PAGAMENTO DE PUBLICAO EM PERIDICOS INDEXADOS Objetivo: Financiar a publicao de artigos que divulguem resultados de pesquisas desenvolvidas em ECTIs, sediadas no Estado de Minas Gerais, em peridicos indexados no ISI ou no SciELO. Para maiores informaes clique em Publicao em Peridicos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

27

3.5 PUBLICAO DE LIVROS TCNICOS E CIENTFICOS Objetivo: Financiar a publicao de livros tcnicos e cientficos que divulguem resultados de pesquisas originais desenvolvidas no Estado de Minas Gerais. Para maiores informaes clique em Publicao de Livros.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

28

3.6 PROJETOS DE PESQUISA CIENTFICA E TECNOLGICA Objetivo: Apoiar financeiramente projetos de pesquisa que apresentem mrito cientfico e relevncia para a consecuo dos propsitos das polticas pblicas do Estado de Minas Gerais. Para maiores informaes clique em Projetos de Pesquisa Cientfica e Tecnolgica.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

29

3.7 PROJETOS ESPECIAIS Objetivo: Financiar projetos de interesse do Governo do Estado executados por quaisquer instituies qualificadas para o atendimento das polticas definidas no mbito do PMDI, PPAG, CONECIT e supervisionados pela SECTES. Para maiores informaes clique em Projetos Especiais.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

30

3.8 PROGRAMAS 3.8.1 Apoio Ps-Graduao PAPG Objetivo: Conceder cotas de bolsas de mestrado e doutorado, assim como taxas de bancada (no caso do doutorado), para ECTIs sediadas em Minas Gerais que ofeream curso de ps-graduao stricto sensu recomendado pela CAPES com conceito igual ou superior a 3. Para maiores informaes clique em PAPG. 3.8.2 Demanda Endogovernamental Objetivo: Financiar projetos de interesse do Governo do Estado executados pelas prprias instituies estaduais em atendimento s polticas definidas no mbito do CONECIT e supervisionados pela SECTES. Para maiores informaes clique em Demanda Endogovernamental. 3.8.3 Pesquisador Mineiro PPM Objetivo: Apoiar os pesquisadores e tecnlogos que estejam coordenando e executando atividades de pesquisa ou de desenvolvimento tecnolgico associadas ao interesse cientfico, econmico e social do Estado. Neste programa so concedidas cotas financeiras mensais (Grants) para viabilizar os planos de trabalho inerentes a projetos de pesquisa cientfica e/ou tecnolgica em desenvolvimento j financiados por rgos de fomento oficiais e coordenados por pesquisadores ou tecnlogos de reconhecida liderana e atuao na sua rea. Para maiores informaes clique em PPM. 3.8.4 Programa de Apoio a Ncleos Emergentes PRONEM Objetivo: O Programa de Apoio a Ncleos Emergentes PRONEM visa a financiar a execuo de projetos de grupos emergentes e permitir a consolidao de linhas de pesquisa prioritrias, induzindo a formao de novos ncleos de excelncia. O Programa executado em parceria com o CNPq. Para maiores informaes clique em PRONEM. 3.8.5 Programa de Apoio a Publicaes Cientficas e Tecnolgicas Objetivo: Ampliar a divulgao de resultados das pesquisas cientficas e tecnolgicas, atravs do financiamento da publicao de artigos tcnicos; ampliar e atualizar o acervo das bibliotecas de cursos de ps graduao conceituados pela CAPES e a editorao e a publicao de peridicos cientficos brasileiros, mantidos e editados por Entidades Cientficas, Tecnolgicas e de Inovao ECTIs. Para maiores informaes clique em Programa de Apoio a Publicaes Cientficas e Tecnolgicas. 3.8.6 Programa de Apoio aos Ncleos de Excelncia PRONEX Objetivo: O Programa de Apoio aos Ncleos de Excelncia PRONEX apia projetos coordenados por pesquisadores snior (pesquisador nvel 1 do CNPq) e executados por grupos de pesquisa consolidados que desenvolvem pesquisa de ponta, avanando as fronteiras do conhecimento nas suas reas de atuao. O Programa executado em parceria com o CNPq. Para maiores informaes clique em PRONEX. 3.8.7 Programa de Apoio aos Cursos Seis e Sete PACCSS Objetivo: O Programa de Apoio aos Cursos Cinco Seis e Sete PACSS, visa apoiar a manuteno da excelncia e da qualidade dos programas de ps-graduao avaliados com os conceito 5, 6 e 7 pela Capes, possibilitando assim que os mesmos se tornem centros de referncia no Estado e no Pas, alm de propiciar a internacionalizao da ps-graduao. Para maiores informaes clique em PACSS.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

31

3.8.8 Programa de Bolsas de Iniciao Cientfica e Tecnolgica PIBIC Objetivo Contribuir para a iniciao de estudantes de graduao em atividades de pesquisa, por meio de bolsas de Iniciao Cientfica e Tecnolgica BIC, concedidas por meio de cotas atribudas s instituies a que se vinculam. Neste caso, a FAPEMIG concede cotas de BIC, cujas bolsas atribudas aos candidatos selecionados pela prpria instituio beneficiria. Para maiores informaes clique em PIBIC. 3.8.9 Programa de Capacitao de Recursos Humanos PCRH Objetivo: O Programa de Capacitao de Recursos Humanos da FAPEMIG PCRH destinado a ampliar a qualificao cientfica e tecnolgica dos rgos e entidades da administrao direta e indireta do Estado de Minas Gerais por meio de capacitao de seus servidores. Estas instituies devem necessariamente desenvolver atividades de cincia, tecnologia e inovao. Para maiores informaes clique em PCRH. 3.8.10 Programa de Comunicao Cientfica e Tecnolgica PCCT Objetivo: Disseminar e popularizar a cincia a tecnologia e a inovao CT&I no Estado de Minas Gerais por meio do desenvolvimento de vocaes na rea da difuso cientfica a partir do envolvimento de profissionais e estudantes, neste programa exclusivo da FAPEMIG, na gerao de produtos de comunicao de diferentes naturezas - revista, rdio, televiso e internet. Para maiores informaes clique em PCCT. 3.8.11 Programas Estruturadores, Tecnolgicos e de Inovao Objetivo: O Governo de Minas, a partir de 2003, decidiu estabelecer os denominados Programas Estruturadores. Em 2007, a FAPEMIG e a SECTES, implementaram uma nova poltica de induo da cincia, tecnologia e inovao em sintonia com os projetos estruturadores da rea. Para maiores informaes clique em Programas Estruturadores, Tecnolgicos e de Inovao. 3.8.12 Programa Institutos Nacionais de Cincia e Tecnologia INCT Objetivo: O Programa Institutos Nacionais de Cincia e Tecnologia INCT tem como objetivo induzir e fomentar projetos de excelncia, articulados em nvel nacional, que devem funcionar de forma multicntrica, sob a coordenao de uma instituio-sede que j tenha competncia em determinada rea cientfica. Para maiores informaes clique em INCT. 3.8.13 Programa Mineiro de Capacitao Docente PMCD Objetivo: O Programa Mineiro de Capacitao Docente PMCD tem como objetivo acelerar a formao de doutores nas Instituies de Ensino Superior (IES) pblicas e confessionais de Minas Gerais, visando melhoria das suas atividades de ensino, pesquisa e extenso e apoiando os esforos institucionais de capacitao e aprimoramento da qualificao de seus docentes. Para maiores informaes clique em PMCD. 3.8.14 Programa Primeiros Projetos PPP Objetivo: O Programa Primeiros Projetos PPP tem o objetivo de iniciar jovens doutores em atividades de pesquisa cientfica e/ou tecnolgica. O Programa executado em parceria com o CNPq. Para maiores informaes clique em PPP. 3.8.15 PROGRAMA de REDES de PESQUISA Objetivo: O Programa visa incentivar e apoiar formao de Redes de Pesquisa em reas estratgicas e relevantes para Minas Gerais, definidas pela FAPEMIG. So caracterizadas como projetos de redes as propostas que contribuam para o avano das
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

32

fronteiras do conhecimento bem como para o fortalecimento da capacidade instalada nas ECTIs, possibilitando o acesso de diferentes grupos de pesquisa a infraestrutura competente e moderna montada regionalmente. Para maiores informaes clique em Programa de Redes de Pesquisa. 3.8.16 INVENTIVA Objetivo: O Programa Inventiva visa financiar desenvolvimento de prottipos ou processos de inovao. O Programa e executado em parceria com o BDMG, o SEBRAE e a FIEMG. Para maiores informaes clique em Inventiva. 3.8.17 PRO-INOVAO Objetivo: O Programa Pr-Inovao tem como objetivo apoiar projetos de desenvolvimento e/ou implantao de inovao de produtos e servios de empresas de base tecnolgica instaladas em Minas Gerais. Para maiores informaes clique em ProInovao. 3.8.18 Programa de Apoio a Empresas em Parques Tecnolgicos PROPTEC Objetivo: O Programa de Apoio Empresas em Parques Tecnolgicos PROPTEC visa financiar projetos de implantao, ampliao e modernizao de empresas localizadas nos parques tecnolgicos do Estado. Consideram-se parques tecnolgicos os espaos criados nos municpios para abrigar iniciativas empresariais comprometidas com o desenvolvimento de novos produtos ou processos e a aplicao de tecnologias avanadas, conforme preconizado pela SECTES. Para maiores informaes clique em PROPTEC. 3.8.19 Programa de Apoio Pesquisa em Empresa PAPE Objetivo: O Programa de Apoio Pesquisa em Empresa PAPE destina-se a investir recursos para fomentar inovao em empresas de base tecnolgica. Para maiores informaes clique em PAPE.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ ---Informaes e esclarecimentos devero ser solicitados exclusivamente via endereo ci@fapemig.br.

You might also like