You are on page 1of 3

Programa de Mobilizao da Indstria Nacional de Petrleo e Gs Natural

Discentes: Daniel Cursino da Cruz Tiago Stival Disciplina: Gerncia de Riscos

Docente: Guglielmo Taralli

Programa de Gerenciamento de Risco Maro/2014, So Paulo

1. Listar quatro aes para que um gerente possa criar um programa de segurana efetivo. Um programa de segurana efetivo um dos melhores meios disponveis para reduzir as perdas de uma empresa motivadas por acidentes de naturezas diversas. Entre os meios e aes para a criao de um programa de segurana efetivo, incluem-se os seguintes: Incluso e envolvimento dos gerentes, diretoria e presidncia da empresa. A efetividade do programa de segurana depende do envolvimento e comprometimento de funcionrios de alta hierarquia; Delegar responsabilidades no que diz respeito obteno de resultados com obrigao de prestao de contas; Anlise dos perigos existentes; Integrao dos trabalhadores terceirizados; Auditorias e inspees de segurana; Limpeza e manuteno das instalaes; Programa de capacitao dos trabalhadores sobre a preveno de acidentes de acordo com as atividades que desenvolvem. 2. Se voc fosse um gerente ou um supervisor que aes voc desenvolveria para melhorar o desempenho de segurana e sade? As aes desenvolvidas seriam pautadas nos preceitos explcitos na questo anterior. Alm do aspecto humanitrio da preservao da segurana e sade do trabalhador essncia mostrar aos gestores da empresa a necessidade de ter um programa de segurana slido e a sua implicao legal e financeira, ressaltando os custos gerados pelas perdas acidentrias.

Programa de Mobilizao da Indstria Nacional de Petrleo e Gs Natural

Alm das aes citadas na questo anterior importante a institucionalizao de uma cultura de segurana no ambiente de trabalho que proteja os trabalhadores da empresa. Deve haver o comprometimento compartilhado dos gestores e dos trabalhadores para garantir a segurana do ambiente de trabalho. Algumas aes e estratgias para a criao de uma cultura de segurana podem ser citadas: Dar alta prioridade e grande visibilidade a comits, equipes e grupos de trabalho relacionados segurana; Exigir a introduo de planos de ao de segurana; Envolver os trabalhadores no planejamento e na execuo de aes que promovam um ambiente de trabalho seguro; Encorajar a notificao e as aes para preveno de acidentes; Desenvolver sistemas de feedback para aumentar a ateno segurana; Promover o comprometimento individual.

3. Como os lderes deveriam demonstrar que esto comprometidos com a preveno de acidentes? Os lderes tm um papel determinante na segurana e na ocorrncia dos acidentes. Para a implantao da cultura de segurana numa organizao de suma importncia o comprometimento destes lderes em promover um comportamento de segurana; diretamente, atravs das atitudes e, indiretamente, por meio do desenvolvimento de um sistema de gesto de segurana. O lder demonstra o comprometimento com a segurana atravs do

compartilhamento de responsabilidades e de uma preocupao ativa contnua com a segurana de todos os empregados, estimulando nos empregados a existncia de uma reflexo contnua sobre as prticas e sobre recursos para os sistemas de monitorizao, anlise e feedback dos quase acidentes e acidentes. Nesse sentido, como apresentado na questo anterior, o lder deve dar alta prioridade e grande visibilidade a comits, equipes e grupos de trabalho relacionados segurana, envolver os trabalhadores no planejamento e na execuo de aes que promovam um ambiente de trabalho seguro, encorajar a notificao e as aes para preveno de acidentes e desenvolver sistemas de feedback para aumentar a ateno segurana.
2

Programa de Mobilizao da Indstria Nacional de Petrleo e Gs Natural

4. Por que procedimentos so considerados menos efetivos que um bom projeto como: barreiras de segurana? A barreira de segurana (EPC) uma segurana "passiva" no precisa da ao de algum para que a proteo seja efetiva, enquanto que a efetividade dos procedimentos operacionais depende do entendimento do mesmo por parte do trabalhador e de aes diante da condio perigosa.

You might also like