You are on page 1of 6

Um guia sobre as controvrsias em torno do aquecimento global Contradio evidente: Artista Bansky pixou "Eu no acredito em aquecimento global"

em um muro submerso na cidade de Londres, durante as negociaes da ONU em 2009 para um novo acordo de reduo de gases de efeito estufa.) H mitos e controvrsias divulgados sobre o aquecimento global, suas causas e efeitos, e at sobre a ocorrncia ou no do aumento de temperaturas mdias do planeta. Para esclarecer algumas dessas dvidas, ((o)) eco conversou com trs cientistas da rea de climatologia:

Thomas Mote, professor do Departamento de Geografia da Universidade de Georgia (EUA) e pesquisador na rea de hidroclimatologia e mudanas climticas. Francisco Aquino, professor do Departamento de Geografia e pesquisador do Centro Polar e Climtico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando na rea de estudos climticos relacionados Antrtica e Amrica do Sul. Denilson Viana, gegrafo e pesquisador na rea de eventos extremos associados a complexos convectivos de mesoescala, atualmente ligado ao INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais como doutorando em Meteorologia. Veja o que eles falam sobre o assunto.

Se voc tem dvidas ou informaes sobre as mudanas climticas que gostaria de discutir, deixe seu comentrio em nossa ferramenta de debates no fim do texto. Suas questes podem nos ajudar a melhorar este guia.

Se o vapor d'gua o principal gs de efeito estufa, por que as emisses antropognicas de CO2 (dixido de carbono) e CH4 (metano) so consideradas responsveis pelo aquecimento global?

A quantidade de vapor dgua na atmosfera est fortemente relacionada com a quantidade dos outros gases-estufa na atmosfera. Isso quer dizer que, conforme o professor Thomas Mote explica, verdade que o vapor d'gua causa grande parte do efeito estufa e no conseguimos controlar a emisso desse vapor diretamente. Mas as emisses antropognicas no s aumentam por si mesmas a temperatura mdia como criam um feedback positivo, isto , contribuem para aumentar tambm a quantidade de vapor dgua na atmosfera, por provocar mais evaporao da gua.

No caso do CO2, especificamente, o climatologista Francisco Aquino afirma que esse gsestufa tem o agravante de permanecer por dcadas na atmosfera - o que no ocorre com o vapor dgua. Assim, o CO2 tem um efeito duradouro e, portanto, cumulativo sobre as temperaturas do planeta.

O aumento de evaporao dgua causada pelas emisses antropognicas explica porque, mesmo sendo estas um fator secundrio na formao do efeito estufa, ainda so responsveis pela maior parte do aquecimento global verificado no ltimo sculo.

Os cticos acusam o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanas do Clima) de fornecer dados no confiveis, pois o IPCC esconderia seus interesses polticos e econmicos, como o de frear o desenvolvimento dos pases mais pobres. H fundamento nesse argumento?

Francisco Aquino afirma que essa acusao equivocada. Todos os dados do IPCC foram e so gerados por inmeras fontes oficias e por centros de pesquisa renomados. Alm de verificados e submetidos ao parecer de especialistas independentes. Na verdade, o que existe , isto sim, uma articulao poltica e econmica que busca criar falsas interpretaes para que no adotemos polticas econmicas e ambientais mais eficientes.

Para Denilson Viana ainda h uma srie de limitaes a respeito do conhecimento do comportamento da atmosfera e dos oceanos, por isso os dados do IPCC devem ser olhados com cuidado.

Sobre a questo dos pases em desenvolvimento, Aquino complementa que esses no so os responsveis pela atual aumento de temperatura, mas sim os pases que se industrializaram primeiro, h dcadas, como por exemplo, EUA e Inglaterra. Ao longo desse tempo, esses pases se tornaram os principais responsveis pelo acmulo do CO2 e outros gases do efeito estufa na atmosfera.

Ser que o aquecimento global mesmo promovido pelos seres humanos? Ele no pode ser resultado de causas naturais, como a atividade solar?

Cerca de 97% dos cientistas afirmam que o aquecimento global causado por atividades humanas. Alis, variantes dessa hiptese j foram levantadas por pensadores pioneiros nos anos de 1890, como o qumico sueco Svante Arrhenius. Eles j imaginavam que o uso de combustveis fsseis pudesse esquentar o planeta. No entanto, poca, os dados que apresentaram foram desmentidos por outros cientistas.

Foi a partir de 1958 que se iniciaram as medies precisas da quantidade de dixido de carbono na atmosfera. O acompanhamento desses dados indicou que o aumento da quantidade de gases de efeito estufa, emitidos pelas atividades humanas, pode tornar o clima mais quente.

O climatologista Francisco Aquino explica que o atual aquecimento muito diferente dos perodos quentes da histria climtica recente da Terra (ltimos 1000 anos) e explicado adequadamente quando inclumos a influncia das atividades humanas, como o desmatamento e a queima de combustvel fssil. Ele ainda acrescenta que, se considerarmos as causas naturais que modificam o clima, a tendncia da temperatura mdia da Terra deveria ser de queda. Principalmente, ao analisar o comportamento da atividade solar e parmetros como inclinao, orientao do eixo e forma da rbita da Terra.

Ainda sobre a questo da atividade solar, o professor Thomas Mote cita que as recentes mudanas na atividade solar no explicam o aquecimento climtico. O Painel Intergovernamental sobre Mudana do Clima traz dados mostrando que a atividade solar tem uma influncia de apenas 20% sobre o aquecimento global nos ltimos 250 anos, diz.

Denilson Viana faz uma ponderao: no possvel atribuir uma nica causa s alteraes do clima que o planeta vem experimentando nas ltimas dcadas. Isso porque o micro influencia o macro. Logo, pequenas perturbaes nas camadas prximas superfcie podem alterar a circulao atmosfrica em grande escala. Para o pesquisador, o homem tem sua parcela de responsabilidade pelas alteraes observadas, no entanto, no h como separar os efeitos antrpicos das causas naturais.

Mudana do clima acelera liberao de poluentes no rtico

Geoengenharia projeta solues arriscadas para clima

Fruto do mar prejudicado por aquecimento

Se a temperatura mdia do planeta est aumentando, como explicar grandes tempestades de neve, granizo e recordes de temperaturas baixas?

fato que a temperatura mdia est aumentando, mas continuaremos a ter temperaturas abaixo do normal. a diferena entre o conceito de tempo e o de clima. Ns teremos sempre perodos mais quentes e mais frios do que a mdia, ou de chuva e estiagem, por causa da variabilidade na circulao da atmosfera, explica o professor Thomas Mote.

Quanto aos episdios de neve, granizo e baixas extremas de temperatura, Denilson Viana acrescenta que eles tambm fazem parte da variabilidade natural do planeta e continuaro ocorrendo. De maneira geral, atravs da mdia, tomamos conhecimento sobre fenmenos considerados extremos, mas que so recorrentes dentro do sistema climtico, explica. Alm disso, o que agrava a percepo desses eventos, para ele, o fato de a memria climtica do Brasil ser relativamente curta, j que passamos a ter observaes meteorolgicas sistematizadas a partir de 1900, o que, em se tratando de clima, um perodo insuficiente.

Tempestades, tornados e furaces esto se tornando mais frequentes por conta do aquecimento global?

Viana explica que preciso definir, em primeiro lugar, o que um evento extremo, j que grande parte destes acontecimentos faz parte da variabilidade natural do sistema climtico. De maneira geral, as pessoas tendem a considerar o clima como algo estanque e bem comportado, sendo qualquer variabilidade taxada como extremo. Convm lembrar que raramente observado um valor de temperatura ou de precipitao que coincide exatamente com a climatologia. Em geral, os valores situam-se acima ou abaixo da mdia, e existe um range, um escopo de variao, intrnseco variabilidade natural, esclarece.

Embora haja pesquisas que apontam um aumento na frequncia e intensidade de eventos extremos, Viana lembra que a populao exposta a estes eventos tambm aumentou brutalmente desde a dcada de 1950. Para se ter uma idia, a populao mundial em 1950 era de 2,5 bilhes de pessoas enquanto em 2010 atingiu 7 bilhes, ou seja, a populao quase triplicou em apenas 60 anos.

Ele destaca tambm o aumento do acesso informao. Parte dele devido multiplicao de meios para registrar tais eventos, como cmeras digitais e celulares, combinada a facilidade de divulg-los, por exemplo, atravs da internet. Desse modo, pode ser que a quantidade de eventos no tenha aumentado, apenas a nossa capacidade de registr-los e divulg-los, conclui.

Para Thomas Mote, existem algumas evidncias de que eventos como os furaces podem ser menos freqentes, mas mais intensos, com o aquecimento global. Alm disso, ele ressalta que tornados e tempestades severas precisam de calor e umidade, prximo ao solo, e ventos fortes em altitude. O quadro de mudanas climticas deve trazer maior calor e umidade, no entanto reduzir os ventos em altitude nos subtrpicos. Ou seja, ainda no se sabe exatamente o que vai mudar, um assunto importante para pesquisas.

Os modelos climticos que preveem as mudanas so apenas modelos e, por isso, no podem prever a realidade.

O professor Thomas Mote fala que nenhum modelo perfeito, mas eles tm melhorado nos ltimos 20 anos. Alm disso, afirma que ao se comparar mltiplos modelos e seus resultados e observaes, pode-se concluir que, em geral, eles esto corretos em suas previses.

Modelos so modelos. Os atuais capturam bem o clima da Terra nas ltimas dcadas. exatamente por simularem bem os climas do passado e do presente que so utilizados para anlises futuras. mais factvel usar modelos para simular o clima nos prximos 50 anos do que prever o tempo meteorolgico por mais de 50 dias!, diz o climatologista Francisco Aquino. As condies de curto prazo so mais difceis de prever do que as tendncias de longo prazo.

O chamado Perodo Medieval Quente (Medieval Warm Period), entre os sculos 9 e 13, tambm teve temperaturas acima da mdia. E no foi um aquecimento causado por atividades humanas. Por que agora seria diferente?

O climatologista Francisco Aquino ressalta que, se olharmos os ltimos 2000 anos, o Perodo Medieval Quente, no foi to quente quanto as ltimas dcadas. Alm disso, afirma que esses

anos assim como a Pequena Idade do Gelo (Little Ice Age) so explicados por variaes naturais, como aporte de radiao solar e vulcanismo, com padres diferentes dos atuais.

Thomas Mote refora que o perodo Medieval no foi to quente como hoje. Vrios estudos paleoclimticos tm mostrado que o sculo 20 o mais quente dos ltimos 1.000 anos e que o aquecimento foi mais dramtico a partir de 1920, arremata.

Para o Brasil, quais sero as principais consequncias do aquecimento global?

Caso se confirme que o nmero de eventos climticos extremos est associado ao aquecimento do planeta, campo e cidade sofrero, diz Viana. A agricultura brasileira, uma atividade central do pas, enfrentar dificuldades maiores para manter sua produtividade. Por outro lado, o crescimento da populao urbana far com que cresa o nmero de vtimas a cada ao de evento extremo.

O climatologista Francisco Aquino ressalta que o Brasil j vem sofrendo algumas consequncias perceptveis, como o aumento da temperatura mdia nacional (+0,7C), a diminuio do nmero de dias de geada, aumento da frequncia de madrugadas mais quentes e de chuvas intensas em curto espao de tempo. Espera-se que todos esses eventos sejam intensificados com o aquecimento global, inclusive a incidncia de ondas de calor, declara Aquino.

Para completar o quadro de previses, Thomas Mote lembra que as regies costeiras do pas sofrero os efeitos adversos da elevao do nvel do mar, alm da questo da disponibilidade de gua, que ser afetada, podendo tornar os incndios florestais mais frequentes. Ecossistemas frgeis, como o Pantanal, so particularmente vulnerveis aos efeitos adversos da mudana do clima. Alm disso, a queda na produtividade agrcola e a transmisso de doenas de clima quente tambm podem ser potencializadas, finaliza.

You might also like