You are on page 1of 3

Processo n 2005.0005.

7870-5 Ao de Reintegrao de Posse

Maria Pereira de Sousa, por seus patronos (procurao inclusa - doc. 01), nos autos do processo em epgrafe, em que acionada por Maria Jos Vieira Pereira, vem, no prazo legal, apresentar contestao nos termos que se seguem.

OS FATOS

1. A Contestante manteve unio estvel com Zacarias Pedro Figueiredo do incio de 1958 at a morte deste em 24/02/1995 (doc. 02, em anexo). E desde 09/04/1970 passaram a morar no stio Antnio Joo, lugar Santa Catarina, neste municpio, em imvel rural adquirido a Antnio Joo dos Santos e sua mulher (doc. 03 anexo). 2. Recolhida e registrada, pelo companheiro varo, como filha do casal, sob o nome Ana Paula de Figueiredo, a Autora, nessa condio, tambm ali viveu at seu casamento em 1996, ano em que se mudou para o stio Oitizeiro, municpio de Brejo Santo. 3. Afeioado Autora, o companheiro da Contestante, Zacarias Pedro Figueiredo, em maio de 1992, mediante negcio simulado por interposta pessoa, transferiu-lhe o imvel acima mencionado, triangulao negocial que objeto de ao anulatria em curso neste juzo (processo n 2004.047.00037-6). 4. Embora formalmente dona do imvel, a Autora apenas nele foi criada pelo casal que a acolheu e dele se retirou meses aps o casamento - enquanto era arrumada sua moradia no stio Oitizeiro -, sem jamais exercer posse sobre ele, todavia. De fato, nele nunca plantou ou criou ou praticou qualquer ato de utilizao. 5. Morto seu companheiro em 24/02/95, a Contestante permaneceu no imvel at hoje, tal como sempre nele esteve desde os idos de 1970.

6. No h, assim, que se falar em posse da Autora sobre o referido imvel. Muito menos em perda de posse pela Autora e em ato de esbulho praticado pela Contestante. Em conseqncia, inconcebvel a reintegrao pretendida.

O DIREITO 1. Dispe o CPC: Art. 927. Incumbe ao autor provar: I - a sua posse; II - a turbao ou o esbulho praticado pelo ru; III - a data da turbao ou do esbulho; IV - (...) 2. Na inicial, a Autora no demonstra ter tido posse sobre o imvel. Da, como era de esperar-se, tambm no evidenciou prtica de esbulho pela Contestante e, por bvio, a data dessa prtica. 3. Quanto a esses pontos essenciais a qualquer postulao de reintegrao, tal a vagueza da inicial que o juiz, na deciso relativa esdrxula pretenso liminar, reconhece com clarividncia: "No caso em exame, a prpria narrao dos fatos na inicial no autoriza convencimento nesse sentido, inferindo-se, ao revs, dvida sobre o exerccio de atos de posse, pela autora, sobre o prdio em litgio, ..." (fl. 21 - grifamos). A DEFESA

A) PRELIMINAR: INPCIA DA INICIAL.

1. Dos termos da inicial ressai sua inpcia: relato dos fatos carente de demonstrao da posse pretendida e de explicitao de como e quando se deu o pretenso esbulho - alis fictcio. Assim, da narrao dos fatos no decorre logicamente a concluso: reintegrao em razo de esbulho praticado. 2. Por isso, no faz sentido o prosseguimento do feito. visvel que a fase de instruo, seguinte de postulao, carece de objeto, pois no houve explicitao dos fatos da posse e do esbulho pretendidos. E a atividade probatria, como se sabe, respeita aos fatos controvertidos da causa. No pode haver instruo probatria sobre fatos no explicitados. E sem fatos alegados e provados, no h como aplicar o direito correspondente, sendo impraticvel o julgamento. 3. , pois, imperativa a extino do processo sem julgamento do mrito por inpcia da inicial (CPC, art. 267, I, c/c o art. 295, I, e seu par. nico, II).

B) MRITO

1. Ainda que se admitisse, em favor da dialtica, a possibilidade de superao da preliminar suscitada e de conseqente prosseguimento do feito, mesmo assim no poderia a causa prosperar quanto ao mrito. 2. De fato, a ningum dado ser reintegrado numa posse que nunca teve. A dico da petio inicial no permite visualizao de posse da Autora no imvel, como bem enfocou a deciso sobre a pretenso liminar. 3. de ver-se, outrossim, que a prpria inicial d a Contestante como residente e domiciliada no stio Antnio Joo, lugar Santa Catarina, o imvel sobre que a Autora diz, apenas diz sem a explicitao devida, ter posse. Impossvel se afigura ter a Autora posse onde a Contestante residente em carter permanente desde os idos de 1970. 4. Seu pleito deveria ter sido outro, que passa bem longe da ao de reintegrao de posse.

CONCLUSO

vista do exposto, espera o acolhimento da preliminar suscitada, para extino do processo sem julgamento do mrito por inpcia da inicial, ou, superada que seja ela - o que se afigura improvvel -, o julgamento da improcedncia do pedido. Pede a concesso dos benefcios da justia gratuita em razo de, idosa e doente, viver com os parcos proventos de aposentadoria (doc. 04, anexo), situao econmica que no lhe permite satisfazer as despesas do processo sem prejuzo do sustento prprio. Protesta por todos os meios de prova admitidos em direito, mormente depoimento pessoal da Autora, ouvida de testemunhas, exames periciais, juntada de documentos e outras provas que o caso exija, tudo de logo requerido. Espera deferimento.

Brejo Santo, 06 de maio de 2005.

You might also like