You are on page 1of 3

Resumo sem comentrios meus: Museu na cidade: um agente de mudana

social e desenvolvimento?
Os museus, historicamente, se configuraram como instituies educativas, sem fins lucrativos, voltadas guarda, pesquisa e difuso dos bens culturais da humanidade. Os museus passaram por um processo de questionamento da sua forma tradicional, abrindo-se para uma perspectiva de reflexo sobre o seu lugar social. Os museus tradicionais nunca mais foram os mesmos e um sem nmero de museus de novo tipo surgiram em diversas partes do mundo, ao longo da segunda metade do sculo XX. Ecomuseus na Frana, na Itlia, em Portugal e no Canad; museu integral na Amrica Latina; museus comunitrios, no Mxico; museu de vizinhana, nos Estados Unidos; museus comunitrios e ecomuseus no Brasil. O museu como ferramenta para enfrentar a mudana, sendo um testemunho da manuteno do passado. Busca valorar su propia experincia, interpretarse a si misma, y as tener ms elementos de juicio sobre los caminos que tiene hacia el futuro.

Museu local da comunidade.


O museu passa a ser assumido pelas comunidades locais enquanto agente do processo de mudana social, sobretudo naquelas realidades com problemas culturais e sociais especficos, como as comunidades indgenas e negras, os bairros pobres nas grandes cidades. As prticas em museologia comunitria inauguram um olhar diferenciado em relao ao museu e seu lugar na sociedade.

2. O museu escuta
O museu historicamente constituiu-se em fala autorizada sobre o passado; fala construda por uma narrativa visual composta por imagens e objetos dispostos num dado cenrio expositivo. O museu, dessa forma, escreve sobre o passado, prescrevendo o que pode ser considerado digno de ser visto e ser mostrado; elege; seleciona a partir de um olhar que dita normas e regras terico-metodolgicas de compreenso dos tempos pretritos e da cultura. Nesse sentido, o que produzido em seus espaos dever-se-ia chegar ao pblico, atravs de suas formas tradicionais de comunicao, a exposio, a ao educativa. O museu, ao contrrio, um espao configurado no mbito do lazer e da educao informal. (LOCAL DA EDUCAO INFORMAL)

Em outras palavras, a comunidade, de forma geral, busca o museu em suas horas vagas e por no haver contato entre os que fazem e os que o usam, este fazer raramente questionado. Assim, poucos determinam e nem sempre por critrios explcitos o que muitos vo consumir. O museu, portanto, tem a oportunidade de ser mais elitista e mais autoritrio do que a escola e rarssimos so aqueles que deixam tal oportunidade escapar. Os museus interativos do sculo XXI de alguma forma buscam romper com esse padro do visitante passivo, possibilitando um grau de participao nas exposies, atravs dos recursos tecnolgicos e de uma grande quantidade de configuraes que permitem ao visitante interagir com o contedo que lhe apresentado. Esse vis implica pensar o museu como agente de escuta da sociedade, mais especificamente, de seu pblico. Definidas as estratgias e os sujeitos da escuta, importa ainda pensar os assuntos e temas a serem postos em dilogo. O museu pode definir, anteriormente, aqueles pontos e temas que gostaria de ouvir a opinio de seus interlocutores ou pode, ainda, deixar a conversa em aberto para que os assuntos surjam naturalmente. Para que haja o mximo de confiana das pessoas que participam dessa escuta sempre importante a instituio no alimentar falsas expectativas em relao ao prprio processo de escuta, pois isso pode gerar frustrao queles que gostariam de ver seus desejos

atendidos. Para alm da escuta: a participao


Importa criar canais de participao efetiva do pblico nos projetos desenvolvidos pelo museu. Escolhidos os grupos com os quais se deseja trabalhar seja a vizinhana, os escolares, a populao de um bairro, os idosos de um asilo define-se as aes a serem realizadas com essas pessoas um projeto educativo, uma exposio. O museu, por outro lado, democratizou o seu acesso, ao propiciar que diferentes culturas religiosas compartilhassem um espao pblico consagrado ao conhecimento acadmico, dando visibilidade a expresses oriundas da populao local e que nem sempre tm liberdade para se expressar (como o caso do batuque, forma peculiar de uma das vertentes das religies afro-brasileiras no Rio Grande do Sul)

O desafio da co-gesto
Finalmente, por co-gesto, entendo a formalizao na administrao da instituio de mecanismos que permitam o compartilhamento ininterrupto da sua gesto, nos mais diversos aspectos. Conselhos, comisses, associaes de amigos so formas possveis de efetivar essa prtica. J corriqueira nos museus a troca estabelecida entre direes e corpo tcnico e seus conselhos curadores ou comisses de acervos. No entanto, na maioria das vezes, esse segundo grupo composto por experts nas reas

atinentes especificidade dos acervos da instituio. De alguma forma, mesmo nessa configurao, essa prtica demonstra certa abertura do museu para olhares externos aos seus muros. Uma alternativa interessante, ainda, pode ser a constituio setorizada de conselhos gestores. Por exemplo, no caso da ao educativa seria certamente muito produtivo para o museu poder contar com um grupo interlocutor permanente, composto por professores, gestores das escolas, secretarias de educao municipal e estadual, estudantes. Quantos equvocos poderiam ser evitados a partir de prticas como essas. Novos olhares e opinies dspares que enriquecem a prtica museolgica. Sair do seu tempo histrico um desafio para os museus:

Esses museus e seus edifcios histricos encerram uma perspectiva anacrnica do tempo, no contribuindo para refletir sobre as questes que de fato mobilizam as pessoas no seu cotidiano nas cidades. As questes ambientais; os conflitos intertnicos; o preconceito racial e a homofobia; o crescimento urbano desordenado; a expanso das favelas; o trfico de drogas; as tribos urbanas. Enfim, so mltiplas as problemticas urbanas e seu potencial para serem trazidas como temas de reflexo no interior dos museus. A democratizao do espao museolgico necessita de uma dinmica flutuante.

You might also like