You are on page 1of 4

CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAO 2014.

.1 DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAO II PROFESSORA: MORGANA KARYNA RODRIGUES DE SOUZA TURMA: 3 PERODO ACADEMICOS: 1. ELIJERFFESON SANTOS DE OLIVEIRA

TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAO (BEHAVIORISMO)

ESCADA PE 2014

TEORIA COM PORTAMENTAL DA ADMINISTRAO TEORIA BEHAVIORISTA

Essa teoria surgiu para uma mudana na direo das teorias administrativa, ela veio para dar mais valor a abordagem das cincias do comportamento, o abandono das posies normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoo de posio explicativa e descritiva. As pessoas continuam sendo o ponto principal dessa teoria dentro do contexto organizao. Seu surgimento veio como a evoluo de outra teoria (Relaes Humanas), que agora rejeita as concepes ingnuas e romnticas dessa teoria. A Teoria Comportamental vai de apoio com a valorizao do trabalhador independente de qualquer empreendimento baseado na cooperao, buscando uma nova formula para as pesquisas administrativas. A teoria buscou em outras cincias como a antropologia, a psicologia e a sociologia, para seu desenvolvimento nos estudos dos comportamentos. A Teoria Comportamental da Administrao tem o seu inicio com Herbert Alexander Simon, Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyires so autores importantes dessa teoria. Dentro do campo da Motivao Humana lembramos ainda de Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David McClelland. Um dos trabalhos que se tornou destaque na Teoria Benhaviorista e o de Barnard, que retrata em suas obras acerca da cooperao na organizao formal, outro trabalho importante foi o de Dimon que mostra participao dos grupos no processo de deciso na empresa. Em seguida, essas ideias e propostas foram estendidas pela teoria de McGregor a Teoria X e Y de 2, e outra de Rensis Likert o Sistema de 4, e dando seguida as Teorias Motivacionais de Herzog e de McClelland, e ainda pelos estudos de Chris Argyires.

NECESSIDADES DE MASLOW
Abraham Maslow, um psiclogo apresentou uma teoria da motivao, a qual esto elaboradas e organizadas em etapas (nveis); uma hierarquia de importncia e de influenciao. Essa teoria se baseia em uma pirmide.

* AUTO REALIZAO Necessidade de cada pessoa


realizar o seu prprio potencial e de continuamente auto desenvolver-se.

* AUTO ESTIMA so as necessidades relacionadas com a


maneira pela qual o indivduo se v e se avalia. Envolve a auto apreciao, autoconfiana, a necessidade de aprovao social e de respeito, de status e de prestgio, e de considerao.

* SOCIAIS: surgem no comportamento, quando as necessidades mais baixas (fisiolgicas e


de segurana) se encontram relativamente satisfeitas. Dentre as necessidades sociais, esto as de associao, de participao, de aceitao por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. * SEGURANA: constitui o segundo nvel de necessidades humanas. So as necessidades de segurana ou de estabilidade, a busca de proteo contra a ameaa ou privao, a fuga ao perigo. * FISIOLGICAS: Constituem o nvel mais baixo de todas as necessidades humanas, mas de vital importncia. Neste nvel esto as necessidades de alimentao, de sono, de repouso, de abrigo, ou desejo sexual.

ESTILOS DE ADMINISTRAO
As organizaes so projetadas e administradas de acordo com certas teorias administrativas. Cada teoria administrativa baseia-se em convices sobre a maneira pela qual as pessoas se comportam dentro das organizaes. A TEORIA DE MCGREGOR: Teoria X e Y McGregor compara dois estilos opostos e antagnicos de administrar:

A teoria X um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmtica. J a teoria Y um estilo baseado nas concepes modernas a respeito do comportamento humano

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional o estudo da dinmica das organizaes e como os grupos e indivduos se comportam dentro delas. uma cincia interdisciplinar. Para que uma organizao venha obter um sucesso alcanar seus objetivos, se os colaboradores da organizao coordenarem seus esforos, como uma equipe fica bem mais fcil de conseguir o que uma s pessoa no conseguiria. O individuo passa por vrios processos para que a organizao venha a fazer parte da mesma e desempenhar suas atividades. dessa forma que surge uma interao entre as pessoas e a organizao. A organizao espera que o colaborador realize suas obrigaes, e oferece a ele incentivos e at mesmo recompensas as pessoas que esto dispostas a cooperar desde que suas atividades na organizao contribuam diretamente para o alcance de seus prprio objetivos pessoais.

You might also like