You are on page 1of 7

Mulheres quilombolas: histrias de luta e resistncia na terra

por Joseline Simone Barreto Trindade 1 "A origem expressa pela memria revela o ponto central de referncia: trs mulheres, cuja realidade transcende 'o tempo cronolgico e histrico', sendo a um s tempo presente, passado e futuro. Tal como os mitos, elas so a base que exprime, salienta e codifica as prticas sociais e, nesse sentido, de Antnia, Marcelina e Luiza, surge a possibilidade de compreender o grupo negro de Campinho da Independncia." (Gusmo, 1995)

"Tudo comeou com seis negras que arrendaram a terra e conseguiram fazer dinheiro com o plantio e a venda do algodo." (Seu Virgnio2, Conceio das Crioulas)

"A maioria sabe registrar nas suas falas os nomes das mulheres, seus ancestrais. So elas filhas de Olmpia, as trs Marias. Singularmente, as herdeiras do conde Coma Mello so trs mulheres..." (Acevedo, 1999, Abacatal) Braslia, 04 de abril de 2005. As comunidades Campinho da Independncia, no Estado do Rio de Janeiro, Conceio das Crioulas, em Pernambuco, e Abacatal, no Par, podem ter muitas diferenas e estarem distantes geograficamente, mas possuem algo em comum: narrativas de uma origem que remete s histrias de mulheres fundadoras. Nos trs casos, temos um elemento importante: a evocao de uma origem comum, associada a uma idia de gnese e fundao. A memria social fornece pistas para o entendimento e estruturao de genealogias. Essas genealogias contam histrias de famlias e de relaes de parentesco. Narrativas de amor dos que se juntaram, casaram, tiveram casos e geraram enormes proles. Essa ascendncia comum marca o pertencimento e funda laos de solidariedade, tendo as mulheres como protagonistas desse enredo. Contemporaneamente, nas trs comunidades acima citadas, os descendentes dessas mulheres j possuem o ttulo coletivo das terras que seus ancestrais ocuparam efetivamente. Alm disso, as novas geraes conjugam atividades agrcolas e no-agrcolas, como a produo de artesanato. Moldar figuras no barro, tecer a fibra de caro, tecer a palha de ouricuri, trabalhar a cestaria, todas essas atividades so elementos que servem para o fortalecimento da identidade do grupo. Em Conceio das Crioulas, Pernambuco, a confeco das bonecas feitas de fibra de caro, que representam as seis mulheres fundadoras, um exemplo emblemtico. Essa comunidade quilombola est localizada a 550 km do Recife, no municpio de Salgueiro, serto central de Pernambuco. Segundo relato dos moradores mais velhos, no incio do sculo XIX, seis negras livres, guiadas pelo escravo fugido Francisco Jos de S, chegaram localidade e, percebendo que o solo era frtil, trabalharam fortemente no cultivo, fiao e comercializao do algodo (Santos, 2004). Essas e outras histrias de organizao e ocupao dos territrios quilombolas no Brasil so estruturadas a partir do modo de vida que diretamente relacionado ao uso e gesto de seus recursos. Encontro Mulheres Quilombolas: gnero e polticas pblicas para o etnodesenvolvimento

Tivemos oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a realidade de Conceio das Crioulas e de mais 20 comunidades que estiveram presentes nos dias 29 e 30 de maro de 2005 no Encontro Mulheres Quilombolas: gnero e polticas pblicas para o etnodesenvolvimento, ocorrido em Braslia. O evento, promovido pelo Programa de Promoo da Igualdade de Gnero, Raa e Etnia do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, reuniu 21 mulheres representantes das comunidades de Tapuio (PI), Curia (AP), Lagoa dos ndios (AP), Curiperezinho (PA), Itanco (PA), Jacarequara (PA), Palmeiras dos Negros (AL), Quilombo (AL), Furnas do Dionsio (MS), Divino Esprito Santo (ES), Linharinho (ES), Mussuca (SE), Ivaporunduva (SP), Itamatatiua (MA), Mates dos Moreira (MA), Casca (RS), Kalunga Fazenda Ema (GO), Kalunga Comunidade do Engenho II (GO), Kalunga Fazenda do Meio (GO), Conceio das Crioulas (PE) e Angelim (ES).

So mulheres quilombolas que possuem algumas caractersticas em comum: a participao em projetos de atividades de gerao de emprego e renda protagonizados pelas mulheres; a organizao de associao de mulheres; e so moradoras de comunidades que esto no Programa de Regularizao Fundiria do Incra/MDA. Alm disso, fazem parte das comunidades que foram contempladas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) capacitao 2004 e que participam nos projetos dos convnios assinados em novembro de 2004 entre o MDA/PPIGRE, entidades que atuam em comunidades rurais e associaes de quilombos. So eles: Artesanato do Quilombo: alternativa de gerao de renda para mulheres quilombolas em Oriximin, no valor de R$83.689,00, feito por meio de parceria entre a Associao de Remanescentes de Quilombo do Municpio de Oriximin e a Comisso Pr-Indio de So Paulo; e o projeto Comunidades quilombolas: mulheres gerando renda, apresentado pelo Centro de Estudos e Defesa do Negro do Par, no valor de R$84.555,00, abrangendo seis comunidades: Narcisa, Jacarequara, Pau d'Arco, Tipitinga, Muruteuazinho e Pimenteira, todas no nordeste paraense.

Na ocasio do Encontro, as mulheres quilombolas puderam discutir com representantes do Governo Federal sobre polticas pblicas que pudessem potencializar as atividades desenvolvidas por elas em suas respectivas comunidades. Estiveram presentes representantes da Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial (Seppir); da Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres (SEPM); do Ministrio do Desenvolvimento Social (MDS) e do Programa de Promoo da Igualdade de Gnero, Raa e Etnia/Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA).

O Encontro teve como meta central apresentar o Projeto Gnero, Raa e Atividades Produtivas para o Etnodesenvolvimento (MDA/Unifem/DFID), discutir seus objetivos e definir com as mulheres quilombolas uma agenda de trabalho. Esse Projeto faz parte do Programa de Apoio a Aes Integradas de Igualdade de Gnero e Raa no Brasil, que coordenado pelo Fundo de Desenvolvimento das Naes Unidas para Mulher (Unifem) e recebe apoio do Departamento de Desenvolvimento Internacional do Governo Britnico (DFID).

De acordo com Observatrio da Cidadania (1999) "(...) Dois fatores de disparidades atravessam os diferentes nveis de reproduo da desigualdade social e tm razes profundas na cultura brasileira: gnero e raa. Ser mulher e negra faz toda a diferena quanto s possibilidades de incluso social no Brasil." Nessa perspectiva, a representante do Unifem explicou que o Programa de Apoio a Aes Integradas... tem como objetivo geral contribuir com iniciativas de combate s desigualdades econmica e social, incorporando as dimenses de gnero e raa. Para isso, atuar em diferentes esferas: na implementao das polticas pblicas; no acompanhamento da alocao de recursos oramentrios do governo; nas propostas de

mudanas institucionais e no fortalecimento dos movimentos sociais. Os parceiros envolvidos so: Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres (SEPM); Secretaria Especial de Promoo da Igualdade Racial (Seppir); o Programa de Promoo a Igualdade de Gnero, Raa e Etnia/Ministrio do Desenvolvimento Agrrio, o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA) e o Instituto Brasileiro de Administrao (Ibam). O Projeto Gnero, Raa e Atividades Produtivas para Etnodesenvolvimento: objetivos e aes No mbito do Programa desenvolvido pelo Unifem, o MDA desenvolve o Projeto Gnero, Raa e Atividades Produtivas para o Etnodesenvolvimento. Esse projeto foi iniciado no ms de setembro de 2004 e visa construir alguns subsdios para a elaborao e desenho das polticas pblicas, com o intuito de estimular a insero econmica, a participao e o controle social das mulheres quilombolas. Entre as aes do projeto, esto: a elaborao e promoo de polticas de ampliao do acesso das mulheres quilombolas s atividades produtivas com eqidade de gnero; o reconhecimento das atividades produtivas empreendidas pelas mulheres quilombolas; o estmulo Rede de Ater Quilombola com recorte de gnero e rede de mulheres quilombolas multiplicadoras de informaes, capacitando-as sobre acesso aos projetos produtivos, assistncia tcnica, crdito e comercializao; a elaborao, implementao e monitoramento de polticas pblicas de comercializao dos produtos das mulheres quilombolas; o estmulo participao e controle social das mulheres quilombolas, principalmente nos Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentvel nacional, estaduais e municipais; e, por ltimo, a capacitao dos gestores pblicos sobre a discusso de gnero e raa.

Primeiro, foi realizado um levantamento de entidades e ONGs que atuam em comunidades negras rurais. Em seguida, foram enviados uma carta e um roteiro a essas instituies com o objetivo de obter informaes sobre a insero das mulheres quilombolas em projetos e atividades produtivas, solicitando um detalhamento das mesmas 3.

No ms de outubro de 2004, dando prosseguimento s atividades, participamos da Oficina Gnero e Populaes Tradicionais, promovida pela ONG Sempreviva Organizao Feminista (SOF), com o apoio da Oxfam e ICCO. A Oficina tinha como objetivo definir estratgias para construir uma perspectiva de gnero na atuao das organizaes participantes, identificando potencialidades de trabalhos comuns. Participaram 20 mulheres e 3 homens de 15 organizaes quilombolas e indgenas, alm de pessoas de apoio e assessoria.

Posteriormente, estivemos presentes no I Encontro de Mulheres Quilombolas, promovido pela Secretaria Especializada da Mulher do Estado de Alagoas e que contou com apoio da Fundao Cultural Palmares do Governo Federal, no perodo de 4 a 7 de novembro de 2004, em Unio dos Palmares.

Nossa interveno nesse Encontro ocorreu a partir da aplicao de um questionrio, que estava dividido em quatro eixos: 1) identificao; 2) escolaridade; 3) renda, mercado de trabalho, organizao produtiva, crdito, assistncia tcnica e comercializao; e 4) conhecimento sobre a situao fundiria e organizao poltica. O objetivo central do questionrio era obter informaes para iniciar um diagnstico da situao das mulheres quilombolas quanto s temticas de atividades produtivas, crdito, assistncia tcnica e comercializao.

Participaram do Encontro 69 mulheres quilombolas4. Esses eventos comeam a refletir a mobilizao das mulheres quilombolas que vem ocorrendo em algumas regies do pas. No Estado do Par, por exemplo, j aconteceram trs encontros como esses, conduzindo um processo de construo de um espao novo de debate sobre as questes de gnero em comunidades quilombolas. Mulheres quilombolas: gnero, modo de vida e sustentabilidade Com o intuito de refletir sobre as relaes de gnero em comunidades quilombolas, a pesquisadora Mirian Nobre, integrante da SOF, coordenou durante o Encontro uma mesa de trabalho cujo tema foi Mulheres quilombolas: gnero, modo de vida e sustentabilidade. Na oportunidade, a pesquisadora buscou introduzir o debate mais amplo sobre o desenvolvimento e sua relao com a sustentabilidade e gnero.

Fazer esse nexo foi possvel a partir de profundas mudanas no que se refere participao das mulheres na elaborao das polticas de desenvolvimento implementadas nos chamados pases do Terceiro Mundo. Nessa perspectiva, procurou-se analisar as conseqncias do desenvolvimento nos processos cultural, econmico e

poltico, ocorridas, sobretudo, nesses pases.

O que seria, ento, desenvolvimento e evoluo? Evoluir para onde, para qu e para quem? Em que perspectiva? Desenvolver para construir uma sociedade que tenha condies de consumir mais e mais? esse o futuro que queremos para ns e nossos filhos? esse o desenvolvimento que queremos? Provocadas por esses questionamentos, as participantes do Encontro fizeram algumas intervenes que demonstraram como essas concepes de desenvolvimento, construdas nas ltimas cinco dcadas, e que excluram as mulheres, secundarizando seu papel como agente social, tm reflexos no nosso cotidiano. As dificuldades das mulheres em assumir uma interveno poltica mais sistemtica, a dupla ou tripla jornada de trabalho, o trabalho no remunerado e muitas vezes a falta de reconhecimento das atividades que desenvolvem, tudo isso faz parte de uma sociedade em que as relaes entre homens e mulheres foram construdas sob condies desiguais de gnero e de raa, tanto econmica quanto poltica.

Assim, temas como a relao com a famlia, com o marido, com os filhos; a participao poltica; o desafio da gerao de renda; a dupla jornada de trabalho; as dificuldades de participao em assistncia tcnica; e o acesso a crdito deram o tom da discusso durante o debate. O fato de encontrarem resistncia ao sarem de suas casas para participar de encontros tambm foi um dos problemas apontados. Os prprios maridos muitas vezes no entendem a importncia disso e comeam a colocar obstculos. Algumas mulheres s podem participar desses eventos, principalmente quando ocorre em outro estado, com o pleno consentimento de seus cnjuges.

Dona Antnia Nascimento, da comunidade de Itanco-Mirin (PA), foi enftica em afirmar que tanto o racismo quanto o machismo de que as mulheres negras so vtimas so imposies da sociedade, fatos que podem ser transformados. Ana Emlia dos Santos Moreira, da comunidade de Mates dos Moreira, relatou que est participando de um curso de formao de agentes sobre direitos humanos durante o qual comeou a se questionar muito sobre como mudar uma realidade em que, "infelizmente, as mulheres so educadas para obedecer e os homens para mandar".

Poderamos responder a isso partindo do pressuposto de que a concepo de desenvolvimento imposta algo construdo historicamente e deve ser entendido como uma experincia cultural e singular que no pode ser naturalizada, assim como as chamadas relaes de gnero tambm no podem ser naturalizadas, pois so fruto de uma construo social que precisa ser transformada. Por outro lado, afirmar que uma construo ou inveno no equivale tach-las de mentira ou mito. Devemos, isso sim, comear a assumir seu carter estritamente histrico e diagnostic-lo como uma forma cultural concreta, marcada por um conjunto de prticas que podem ser questionadas, criticadas, reelaboradas e superadas.

Nesse sentido, as mulheres quilombolas tambm acham que existe um outro lado: "Chegar at aqui j uma vitria", afirmou Selma Dealdina, uma jovem quilombola de 23 anos, da comunidade de Angelim, do Estado do Esprito Santo. Com uma voz segura, mas muito emocionada, chamou a ateno para a importncia de eventos como esses, pois os obstculos que as mulheres quilombolas enfrentam so muitos, e poucas ou nenhuma so as oportunidades que as mulheres tm de sair de sua casa e comunidade e poder estar discutindo assuntos como crdito, assistncia tcnica e estratgias de comercializao de seus produtos, iniciativas importantes para a organizao e o empoderamento das mulheres quilombolas. Contudo, as mulheres esto dando conta, pois, das 21 participantes, uma j exerceu o cargo de vereadora em sua cidade, uma representante de sua comunidade no Conselho de Desenvolvimento Rural de seu municpio e a grande maioria faz parte de associaes e particularmente organizam as associaes de mulheres.

Os impasses e avanos quando o assunto crdito, assistncia tcnica e comercializao No segundo dia do Encontro, tivemos como atividade a discusso sobre as polticas de crdito, assistncia tcnica e comercializao desenvolvidas pelo MDA, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) e o PPIGRE. Temas que eram considerados "coisa de homem" hoje so espaos que, gradativamente, so conquistados pelas mulheres. Entretanto, muitos obstculos precisam ser derrubados. O depoimento de Ktia dos Santos Penha, da comunidade do Divino Esprito Santo (ES), contundente: "Eu no entendo, eu tinha todas as condies de acessar o Pronaf. Apresentei todos os documentos necessrios, mas o gerente do banco, sem nenhuma razo, no me concedeu o crdito." Os preconceitos so muitos quando as mulheres resolvem acessar o crdito, principalmente se for jovem e solteira. Na maioria das vezes so questionadas: "Ser que vai dar conta de pegar o crdito?" No que diz respeito produo e comercializao, verificou-se que existe um predomnio de experincias com a venda de produtos agrcolas, mas nota-se uma tendncia a conjugar atividades agrcolas e noagrcolas para a gerao de renda. Entre as atividades no-agrcolas est a produo de artesanato e beneficiamento de alimentos. A renda mdia entre as mulheres que realizam as duas atividades aumenta quase 50% em relao s que s se dedicam agricultura. Esses dados indicam a necessidade de potencializar essas atividades. A produo de uma culinria tpica, como doces, biscoitos e beijus produzidos e comercializados em feiras e em festivais, mostra que essa uma atividade que conjuga as atividades agrcolas ao beneficiamento de alimentos, a exemplo do plantio da mandioca, no qual a produo da farinha base para o sustento familiar. A participao das mulheres se d em todo o processo produtivo, desde a plantao, colheita, seleo, descasque at o preparo dos ingredientes dos bolos, doces e beijus. O Festival do Beiju, um importante evento para comercializao dos produtos de mulheres quilombolas no Sap do Norte (ES), tem sido um elemento aglutinador das comunidades quilombolas dessa regio, como nos contou Selma Dealdina, uma das organizadoras do Festival. Em 2005, acontecer o 3 Festival na comunidade de So Domingos, localizada em Conceio da Barra.

Outro exemplo dessa conjuno a comunidade Quilombo, de Santa Luzia do Norte, Alagoas, na qual as mulheres esto envolvidas tanto na agricultura quanto em atividades de beneficiamento de alimentos. As mulheres do Quilombo criaram a Associao de Boleiras do Quilombo. "Essa tradio de fazer bolo vem desde os tempos dos cativos. Nos tempos de minha me, j se sabia essa forma de fazer grudinho, malcassado, p-de-moleque, brasileira", conta dona Roslia Romeiro, presidente da Associao e uma das participantes do Encontro.

Durante a discusso sobre as experincias de projetos produtivos empreendidos por mulheres quilombolas, dona Roslia apresentou o Projeto Boleiras do Quilombo - melhoria da produo, gesto e comercializao da culinria da senzala em Santa Luzia do Norte (AL). Um dos objetivos do projeto fomentar o empreendedorismo e a organizao empresarial e social em torno da atividade produtiva da culinria da senzala, mas tambm se visa promover a transferncia e o suporte tecnolgico para o desenvolvimento da

atividade, adequando-a s leis e normas de fabricao e comercializao de alimentos. Dona Roslia lamenta que o projeto ainda no tenha sado do papel, uma vez que no recebeu nenhum apoio financeiro para sua implementao. So muitos os problemas a serem superados: infra-estrutura inadequada; melhoria do lugar da produo; condies de higiene; certificao e qualificao do produto; e falta de credenciamento pelo Ministrio da Agricultura.

De um modo geral, a garantia da segurana alimentar tambm mereceu destaque. Levantou-se o fato de que essas comunidades precisam desenvolver estratgias que evitem que comercializem o que de melhor possuem em suas hortas e roas e acabem consumindo somente alimentos industrializados, acarretando, em alguns casos, um alto nvel de desnutrio e anemia entre seus moradores.

Muitos so os percalos encontrados pelas mulheres quilombolas. As dificuldades vo das pssimas condies de produo (infra-estrutura inadequada) at o momento de comercializao. Por no possurem certificado de seu produto, ficam impedidas de vender em comrcios de maior porte. As barreiras de insero dos seus produtos so inmeras, principalmente pela falta de entreposto de venda e de assistncia para o aprimoramento dos produtos. Somando-se a isso as pssimas condies de transporte e armazenamento contribuem para a presena de atravessadores na comercializao, pois a maioria das comunidades fica distante dos centros de venda.

Certamente, os dois dias de encontro no foram suficientes para darmos conta da imensa pauta de discusso, sobretudo porque a dvida do Estado com os negros, e com as mulheres negras em particular, muito grande. A ausncia de polticas pblicas que levem em considerao a situao das mulheres quilombolas soma-se s dificuldades que ainda existem para aplicar o art. 68 da Constituio de 1988, que garante a essas comunidades a titulao definitiva de suas terras. So direitos ainda a serem implementados pelo Estado, mas, sem dvida, iniciativas como essa comeam a dar visibilidade s comunidades negras rurais e s mulheres quilombolas em especial.

As artess tecem com destreza a fibra de caro e a fibra da bananeira e com o barro moldam utenslios e figuras que retratam mulheres, homens e entidades da natureza. Marcas da cultura material que vm passando de gerao em gerao, fazendo valer a luta de Luiza, Marcelina, Antnia, Olmpia, Francisca e tantas outras que conquistaram as "terras de mulheres".

Bibliografia: ACEVEDO, Rosa; CASTRO, Edna. No caminho das pedras de Abacatal. Belm: UFPA/Naea, 1999. Cadernos Observatrio da Cidadania. V. 1 n. 0. 1999. ESCOBAR, Arturo. Planejamento In: SACHS, Wolfgang (Org). Dicionrio do desenvolvimento: guia para o conhecimento como poder. Petrpolis: Ed. Vozes. GUSMO, Neusa. Terra de pretos, terra de mulheres: terra, mulher e raa num bairro rural negro. So Paulo: Fundao Palmares, 1995. SANTOS, Josivan Rodrigues. Conceio das Crioulas: um caso de sucesso. Recife: UFPE, 2004.

Notas: 1- Antroploga. Doutoranda em Antropologia do Programa de ps-graduao da Universidade Federal de Pernambuco. Consultora do Projeto Gnero, Raa e Atividades Produtivas Para o

Etnodesenvolvimento/MDA/UNIFEM/DFID. 2- Entrevista realizada pelo Centro de Cultura Luiz Freire. In: SANTOS, Josivan. Conceio das Crioulas: um caso de sucesso. Recife: UFPE, 2004.

3- As informaes esto sendo enviadas via e-mail e pelo correio. 4- Nossa amostra na pesquisa realizada foi de 10 mulheres da regio Nordeste, 2 do Norte, 1 sudeste e 2 do Centro-oeste. Foram entrevistadas 15 mulheres do universo total de 69. Um dado que precisa ser destacado o peso da regio Nordeste na amostra, dado que das 69 participantes 24 so da regio Nordeste, 9 do Norte, 7 do Sul, 19 do Sudeste e 10 do Centro- oeste.

You might also like