You are on page 1of 2

SINACOR A espinha dorsal das corretoras

Sistema Sinacor aprimorado e mantido por equipe especializada Em meados da dcada de 80, a informtica ganhou importncia fundamental nas instituies do mercado de capitais. Mas o nvel de desenvolvimento das corretoras nesse campo era bastante desigual e grande parte dos processos administrativos era feita de forma manual. Pressionadas pela necessidade de aumentar a eficincia e reduzir custos, as corretoras tinham de investir mais em sistemas e equipamentos. Foi nessa poca que a Bovespa desenvolveu um sistema de back-office para atender a todos os participantes do mercado e os colocar no mesmo patamar tecnolgico. O Sinacor, sigla de Sistema Integrado de Administrao de Corretoras, evoluiu com o tempo e tornou-se uma espcie de espinha dorsal da administrao das corretoras. Consulta de ordens e negcios O Sinacor integra as corretoras e bancos aos sistemas da Bovespa, da CBLC e da BM&F. Seu desenvolvimento permitiu que as corretoras atendessem ao aumento do nmero de negcios feitos na Bolsa sem a correspondente elevao nos custos, graas sua capacidade de processar informaes com agilidade e eficincia. O sistema permitiu tambm que todas as corretoras das maiores s menores dispusessem das mesmas ferramentas para prestar um bom servio aos clientes. O Sinacor um dos melhores instrumentos do mercado, afirma Wagner Marcelo Monteiro Borges, scio-diretor da Finabank CCTVM.
Resumo financeiro

Mesmo com todo esse terreno conquistado, ainda so grandes os esforos dirigidos pela Bovespa e pela CBLC para a evoluo do Sinacor. Dezessete pessoas trabalham na equipe encarregada de mant-lo e aprimor-lo. Esses profissionais atendem a 121 usurios, dentre corretoras da Bovespa, corretoras de mercadorias, bancos, distribuidoras de valores e escritrios de contabilidade. Mensalmente, a equipe liderada pelo gerente de desenvolvimento Lysias Teixeira recebe cerca de 50 solicitaes de implementaes de relatrios e formas de consulta por parte das corretoras.
clique na imagem para ampliar

Caractersticas E quais so as principais caractersticas do Sinacor? O sistema permite aos usurios extrarem informaes gerenciais. Ele gil, flexvel e completo, definem a poltica de acesso aos dados das operaes e dos clientes.

responde

Teixeira.

As

corretoras

O Sinacor composto por 12 mdulos: Cadastros Bsicos, Controle de Ordens Bovespa, Faturamento Bovespa, Contas Correntes, Tesouraria, Contas a Pagar e a Receber, Faturamento BM&F, Contabilidade, Custdia, IFT, DBM - DataBase Marketing e Controle de Ordens BM&F. Os mdulos podem ser adquiridos pelas corretoras conforme suas necessidades, embora a esmagadora maioria opte por contratar todos. Mais de 1.100 j foram instalados. Os mdulos interagem entre si. Quando o sistema recebe uma mensagem que uma oferta foi feita no Mega Bolsa, por exemplo, faz o acompanhamento da ordem, promove a associao dela e sua execuo, conecta com o financeiro e processa a nota de corretagem que o cliente ir receber. Alm disso, faz a contabilidade, consolida as Informaes Financeiras Trimestrais (ITR) que as corretoras devem enviar ao Banco Central e dispe ainda de um mdulo de DataBase Marketing (DBM). Este ltimo permite que as instituies encontrem investidores com determinado perfil que lhes interesse.

No momento, a equipe do Sinacor dedica-se construo de um sistema de apurao de lucro ou prejuzo para as corretoras,

que deve estar pronto ao longo do prximo ano. Outro projeto em andamento o acompanhamento gerencial das ordens de compra e venda feitas no mercado de opes.

You might also like