You are on page 1of 24

Percepo da forma

(Robert Scott) Base da percepo da forma: A percepo da forma o resultado de diferenas no campo visual; Quando h diferenas, h tambm contraste;

O que determina o contraste no campo visual? A luz o que causa as sensaes. Quatro qualidades na percepo da luz: 1. Cromtica (possui matiz) ou acromtica (negro e branco, sem matiz); 2. Luminosidade 3. Matiz (luz cromtica); 4. Saturao (luz cromtica). Uma variao em qualquer uma dessas qualidades, provocaro um contraste no campo visual; desses contrastes surgir nossa percepo da forma. As diferenas no campo visual dependem de dois fatores: 1. A qualidade das fontes de luz; 2. E o carter reflexivo dos objetos no campo. Caractersticas reflexivas dos objetos (duas classes) : Tom ou pigmentao (a quantidade e o tipo de luz que reflete nos objetos); Textura visual (maneira em que a luz reflete no objeto). Diferenas tonais Qualidades tonais: Valor nome dado ao claro e escuro dos tons; quantidade de luz que pode refletir uma superfcie; Matiz - carter reflexivo das superfcies (diferenas entre azul e roxo, por exemplo); Intensidade saturao; a pureza de matiz que pode refletir uma superfcie. Classificando as diferenas tonais nos objetos:
Luz ACROMTICOS CROMTICOS Luminosidade Luminosidade Matiz Saturao Qualidades pigmentos Valor Valor Matiz Intensidade tonais nos

Textura visual Estreita relao com a qualidade ttil de uma superfcie (spero, suave, brando, duro); Refere-se tambm ao sentido visual (apagado, brilhante, opaco, transparente, metlico, iridiscente)

O Contraste em qualquer das suas qualidades tonais ou textura visual nos dar um campo visual no homogneo. Temos visto que tal a condio bsica para a percepo da forma; para descobrir como atua devemos estudar a estrutura do campo visual.

Estrutura do campo visual


Relao figura fundo o contraste figura fundo continuamente necessrio para que possamos ver as formas. Conceitos importantes: 1. O fundo maior que a figura e mais simples; 2. A figura se percebe habitualmente na parte superior ou antes do fundo. No obstante as vezes o perfura; 3. O fundo pode ser percebido como uma superfcie ou como um espao; 4. As reas da figura tambm tem formas (forma negativa do espao no ocupado) Recinto No necessrio encerrar por completo uma rea para transform-la em figura Forma Definio (dois sentidos): 1. Refere-se a qualidade de uma coisa individual que surge dos contrastes das qualidades visuais. O que distingue cada coisa so suas partes perceptveis; consiste numa relao particular entre trs fatores: configurao, tamanho e posio. 2. Consiste na forma completa ou composio do campo. Configurao implica em certo grau de organizao no objeto (seja reconhecvel, no boa). Tamanho sempre uma questo relativa, relacionando um desenho com outro. Posio descreve-se sobre a base da organizao total.

Composio
O conceito de composio comea, determina os limites do universo so determinados pela natureza do campo. ento, que com o criamos, campo do e cujas desenho. Este leis bsicas

O conceito centra-se na criao entre o campo e as formas que ele contm.

de

uma

unidade

organizacional

O nosso interesse total vai para o aspecto visual. Mas j est claro que a composio tambm significa organizao estrutural e que esta a base das relaes visuais.

Desenho: conceito e classificao


(Wucius Wong / Betty Edwards)

Desenho um processo de criao visual com propsitos; Transmite uma mensagem ao observador; Um bom desenho expressa a essncia do objeto criado; A criao deve ser no somente esttica, mas funcional; O artista precisa dominar a linguagem visual, pois esta amplia sua capacidade de organizao visual.

Desenhar uma habilidade global ou integral que requer apenas um conjunto limitado de componentes bsicos (...) desenhar compe-se de outras habilidades parciais que se integram numa habilidade total As cinco habilidades bsicas para o desenho (Betty Edwards): 12345Percepo das bordas; Percepo dos espaos (negativo e positivo); Percepo dos relacionamentos; Percepo da luz e da sombra Percepo do todo;

Elementos do desenho: Quatro grupos de elementos: 1. 2. 3. 4. Elementos conceituais; Elementos visuais; Elementos relacionais; Elementos prticos.

Elementos conceituais - no existem na realidade mas parecem estar presentes: Ponto indica posio, o incio e o fim de uma linha, estar onde duas linhas se encontram; Linha quando um ponto se move torna-se uma linha, ela tem comprimento, mas no tem largura, tem posio e direo e limitada por dois pontos, forma a borda de um plano; Plano - a trajetria da linha em movimento, possui comprimento e largura, posio e direo, mas no tem espessura, limitado por linhas, define os limites externos de um volume; Volume a trajetria de um plano em movimento, tem posio no espao e limitado por planos, no desenho bidimensional ilusrio.

Elementos visuais - quando os elementos conceituais se tornam visveis eles tm formato, cor, tamanho, textura. Formato - qualquer coisa que tem um formato, podemos identificar pela percepo; Tamanho todo formato tem um tamanho que pode ser mesurado; Cor o formato se distingue do entorno em funo da cor (cromticas matizes; acromticas preto/branco; tons e suas variaes); Textura caractersticas das superfcies, pode ser spera, lisa, dura; perceptveis pelo tato e pelo olhar. Elementos relacionais rege a localizao e a inter-relao dos formatos no desenho, uns podem ser percebidos outros sentidos. Direo a direo depende do observador, da moldura ou dos demais formatos prximos; Posio compreendida pela sua relao com a moldura ou com a estrutura; Espao qualquer formato ocupa espao, pode ser ocupado ou vazio, plano ou ilusrio, sugerir profundidade; Gravidade no visual, mas psicolgica, da sensao de leveza ou estabilidade ou instabilidade aos formatos. Elementos prticos diz respeito ao contedo e extenso de um desenho. Representao formato que derivam da natureza podem ser figurativos ou de representao, pode ser realista, abstrato ou estilizado; Significado transmite uma mensagem Funo o propsito a que o desenho serve; Moldura de referncia - fronteira na qual os elementos acima existem, define a rea dentro da qual os limites externos e o espao vazio trabalham, no necessariamente uma moldura real, pode ser de qualquer formato.

Plano da imagem plano da superfcie do papel, os formatos podem ser impressos neste plano, mas da a noo de estar acima, abaixo, ou no paralelos a este por iluses espaciais. Forma e estrutura constituda pelos elementos visuais, no apenas uma figura, mas um formato de tamanho, cor e textura definidos; a maneira de construo, organizao da forma em conjunto com outras, d origem estrutura que envolve elementos relacionais

Classificao do desenho
(http://www.sobrearte.com.br/desenho/index.php)

Identificamos a forma do desenho em duas categorias: a) Desenho figurativo: Tem a finalidade de representar formas que reproduzem a aparncia da realidade. Tanto as naturais quanto as criadas pelo homem. A sua execuo pode ser a partir da observao, de memria ou de criao. b) Desenho abstrato: Representao grfica no figurativa que tem como motivo de referencia, formas orgnicas (formas da natureza) e geomtricas (composio com linhas, planos e ou slidos geomtricos). O desenho pode ter, como ponto de partida, vrios enfoques. H os que reproduzem o mundo real, outros que revelam a memria do seu autor e ainda os que so propostas originais de novas formas. Vejamos sobre cada uma dessas facetas nos trs tpicos a seguir: a) Desenho de observao: a representao, na maioria das vezes figurativa, a partir da observao de um modelo se propondo a transferir para o papel de desenho sua forma, textura, iluminao, cor, etc., com auxlio de instrumentos de mensurao visual a distncia ou medidas e clculos mentais por meio da observao direta. b) Desenho de memria: Representao grfica que se espelha na forma de elementos da realidade visualizada anteriormente. c) Desenho de criao: Apresenta configurao original. Pode ser obra da pura imaginao, abstrao ou o resultado da combinao de outras formas j existentes, inspiradas nos elementos da realidade.

O desenho no necessariamente sempre um fim em si mesmo, podendo vir a assumir uma funo ou caracterizar-se como mediao para outro fim. Entre as vrias modalidades possveis de desenho, incluem-se: (Wikipdia)

Desenho geomtrico - estudo padronizado e normatizado do desenho em duas dimenses, voltado representao plana de entes geomtricos para a simples exibio ou resoluo geomtrica de problemas de Matemtica. Desenho projetivo - estudo padronizado e normatizado do desenho em duas dimenses acerca de entes de trs dimenses. composto de variaes como o desenho tcnico(representao de elementos tridimensionais em duas dimenses, voltado primordialmente para a exibio em si), Geometria descritiva (representao de elementos tridimensionais em duas dimenses, voltado principalmente para a determinao da verdadeira grandeza de ngulos, distncias e reas).

Desenho arquitetnico - desenho voltado especialmente ao projeto de arquitetura. Ilustrao - um tipo de desenho que pretende expressar alguma informao, normalmente acompanhado de outras mdias, como o texto. Croquis ou esboo - um desenho rpido, normalmente feito mo sem a ajuda de demais instrumentos que no propriamente os de traado e o papel, feito com a inteno de discutir determinadas ideias grficas ou de simplesmente registr-las. Normalmente so os primeiros desenhos feitos dentro de um processo para se chegar a uma pintura ou ilustrao mais detalhada. Os croquis so muito usados por estilistas de moda. Modelo vivo - ilustrao feita a partir de cpia do natural, tendo-se como tema o corpo ou a situao vivida por um modelo.

Etapas de representao do desenho Basicamente so necessrias trs etapas para obter o resultado final que se deseja obter com o desenho: a) Esboo: o traado inicial em busca da forma ideal do motivo a ser desenhado. Na execuo do esboo so riscadas linhas de construo elaborando esquemas grficos geradores da forma final. Neste momento tambm considerado o espao de representao obedecendo aos critrios prprios da composio visual. b) Delineamento: a definio linear da forma com maior clareza e nitidez em relao ao esboo. Aps o delineamento o traado do esboo pode ser apagado para limpar os excessos da imagem. c) Arte final: neste momento que o desenhista far a finalizao da imagem recorrendo a uma tcnica grfica de seu domnio. Entre as principais tcnicas pode ser utilizado o grafite, tinta ou recursos modernos vinculados a computao grfica. A partir daqui o prximo passo ser a exposio da obra ou a sua reproduo em srie por meio do processo de impresso.

Princpios da composio visual


Ao representarmos formas figurativas ou abstratas, organizadas numa superfcie bidimensional, estamos criando uma composio visual. E para obter um bom resultado no arranjo entre as formas dessa composio indispensvel analisar o espao disponvel, considerando os critrios de enquadramento, proporo, unidade e equilbrio entre outros. Vejamos, portanto, os mais importantes. Margem: Assim como a moldura de um quadro, um dos objetivos das margens no desenho, a valorizao do resultado compositivo. Sem as margens como proteo,

muitas vezes o desenho executado sem planejamento e acidentalmente interrompido pelas bordas do papel. Enquadramento de um objeto: To importante quanto representao grfica de um objeto, o seu correto enquadramento no espao compositivo. A posio do papel deve ser ajustada a posio vertical ou horizontal, proporcional ao objeto; Proporo figura e fundo: Para que o motivo apresente proporo coerente ao espao compositivo, ele no pode ser representado muito pequeno nem muito grande. Buscar sempre uma proporo ideal, deixando reas livres em todos os lados do objeto. Centralizao: necessrio centralizar o objeto no contexto do enquadramento, para ajudar na idia de equilbrio. Linha de Fundo: a linha horizontal que passa por traz de um ou mais objetos numa composio artstica e representa a borda superior do suporte Enquadramento com mais de um objeto: Alm do uso da margem, os procedimentos de enquadramento compositivo com mais de um objeto seguem os mesmos critrios do enquadramento com um objeto. Evite acumular objetos, num dos lados da composio. Descentraliza e sugere falta de equilbrio. Unidade compositiva: Uma composio deve ser entendida como um corpo onde todos os seus elementos esto interligados formalmente. Uma proposta que no permite erros de unidade formal interligar os objetos usando o recurso da sobreposio de formas, na qual os menores ficam na frente. Equilbrio: Na composio artstica cada forma representada tem seu peso expresso por suas dimenses, distncia e valores. Portanto, a busca do equilbrio conseguida pela compensao entre as formas. Objetos maiores prximos ao centro compositivo facilita muito no equilbrio.

Efeito de profundidade: Alguns recursos permitem visualizar a composio como um espao tridimensional tornando-a mais realista. So eles: planos compositivos; sobreposio de formas; variao de escala: Quando aplicado conjuntamente o efeito degrau, gerado pelos planos compositivos, a sobreposio de formas, e a variao de escala, estes recursos proporcionam ao espectador a idia de maior profundidade na composio.

Recursos tcnicos bsicos do desenho e a aplicao destes no desenho de observao de modelos naturais
O espao real, independente de quem o esteja vendo, ser sempre o mesmo espao para todos; ou seja, se um grupo de pessoas estiverem observando um objeto especfico, cada um, naturalmente, ver esse objeto de um ponto de vista diferente, mas no s as localizaes distintas em relao aos objetos que fazem com que as pessoas vejam os objetos de formas diferentes; Mesmo se duas pessoas conseguissem ver o mesmo objeto de um mesmo ponto de vista, possivelmente essa imagem no seria a mesma para ambos, porque a forma como cada pessoa processa o objeto diferente; Parte do que a gente v uma imagem real e a outra parte so recursos do crebro no processamento das imagens, as quais esto sujeitas as cargas culturais, aos gostos, as emoes e sentimentos de cada individuo.

Ao produzir um desenho de observao preciso filtrar o menos possvel afim de retratar o objeto como ele , eliminando ao mximo as interferncias pessoais do olhar; A importncia do olhar no desenho de observao: aspectos cognitivos; percepo; imagem real e imagem percebida;

Os aspectos importantes no desenho de observao de modelos naturais: a ao do tempo, a variao da incidncia de luz, a ao do vento, a diversidade de texturas, dentre outros;

Critrios a serem considerados no desenho de observao: 1- Enquadramento no papel - O tamanho do desenho em relao ao papel deve ser apropriado. A centralizao do desenho no papel tambm muito importante. 2- Linha do Horizonte - Todo desenho deve ter uma linha do horizonte pensada ou aparente. A linha do horizonte define o ponto de vista do observador (altura dos olhos). Em desenho de perspectiva, a LH fundamental.

3- Pontos de Fuga - O desenho em perspectiva pode ter 1 ponto, 2 pontos, 3 pontos (sendo um vertical) ou mltiplos pontos. Estes pontos devem estar localizados na linha do horizonte, na grande maioria das vezes. 4- Luz e Sombra - O nosso olho percebe fundamentalmente a luz (e por conseqncia as sombras que a luz projeta). A luz e sombra (ou claro-escuro) fundamental para a beleza e volume do desenho. 5- Textura - O mundo real feito de texturas. A textura deve ser trabalhada para tornar o desenho mais elegante e pode enfatizar a perspectiva. 6- Verticalidade - As linhas verticais do mundo real devem ser verticais no seu desenho. Use a margem vertical do papel como referencia. (com exceo dos desenhos com ponto de fuga vertical). 7- Proporo - Aspecto essencial no desenho, saber observar as propores daquilo que se desenha. 8- Trao (mo livre) - Desenho de observao deve ser sempre a mo livre. A qualidade do seu trao a mo livre s ir melhorar com a pratica (como qualquer outra coisa na vida). 9- Profundidade - O desenho deve apresentar profundidade de campo na perspectiva (o oposto da perspectiva cavaleira ou axonometrica, inaceitvel em D.O.) Pontos de fuga, textura, luz e sombra so formas de se obter profundidade no desenho. 10- Carter de Croquis - O resultado final do seu desenho deve ter carter de croquis. Ou seja, rabiscado, nervoso e solto. Nada de passar a limpo e evite o uso da borracha ao Maximo. Desenho artstico deve ter linhas auxiliares, erros, borres, manchas, que o tornam naturais.

Materiais
A lista de matrias que podem ser utilizados para desenhar grande. Apresentaremos os principais: lpis de grafite; barras de grafite; lpis de cor; lpis pastel; lpis e barra de sanguina; lpis e barra de giz; carvo vegetal; carvo prensado; lpis e barras de pastel (seco, oleosos); lapiseiras;

penas; marcadores tintas (nanquim)

Lpis de grafite Os lpis so fundamentais. Dependendo da tcnica utilizada, eles faro muita diferena no resultado final. Composio: A grafite do lpis composta por uma mistura de carvo e argila. O que determina a sua graduao e maciez a proporo dessa mistura. Quanto mais carvo e menos argila, mais macio e negro fica a grafite, e quanto menos grafite e mais carvo, ela fica mais rija e clara. Graduao: Os lpis so divididos em graduaes: dura, mdia e macia. Essa graduao indica a dureza da mina, quanto mais alto o nmero, mais dura a mina. : 8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, HB, F, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B Por H entende-se Hard uma mina dura. Por B entende-se Brand ou Black uma mina macia ou preta. Por HB entende-se Hard/Brand- uma mina de dureza mdia. A diferena entre eles est na graduao e rigidez. Analisando os tipos citados, so mais macios e tem uma graduao mais forte (o risco mais escuro) da esquerda para direita. Para cada sombra, existe um lpis proporcional sua intensidade. claro que voc no precisa ter todos, mas uns 4 ou 5 tons seriam essenciais.

Borracha No desenho artstico, temos uma gama de borrachas bastante variada para diversos tipos de uso: borrachas de ltex natural, sintticas, maleveis, abrasivas, eltricas, lpis borracha; A mais utilizada a famosa limpa-tipos, borracha que foi criada para limpar erros de datilografia (em mquina de escrever). totalmente malevel, semelhante a uma massa de modelar. A sua textura extra suave permite absorver as partculas mais pequenas sem danificar o papel.

Suporte Papel Cada material de desenho exige um tipo de papel. O grafite por ser oleoso pode ser usado por um grande nmero de tipos de papis. O papel mais utilizado pelos desenhistas Papel Dessin O tradicional Papel Canson (papel com uma gramatura maior).

Os tipos mais comuns so: Papeis de gro fino qualquer papel para esboo, apresentado quase sempre em blocos (adequado para lpis grafite, lpis de cor e carvo); Papeis tipo bristol acetinados de Gao imperceptvel, indicados para pena ou caneta; Papeis tipo Ingres gro mdio, conhecido papel verg, bom para trabalhos com carvo vegetal e sanguina; Papeis padro para desenho - gro fino, tipo mdio, baixa gramatura, chamados papeis para croquis, para esboos, adequados para desenhos com grafite ou carvo; Papeis japons fibras especiais, absorventes, bom para desenhos com pincel e nanquim.

Esfumadores Podem ser bastes, algodes ou panos. Servem para espalhar uniformemente a grafite, dando um aspecto real ao desenho. Ele feito de papel jornal compacto enrolado. H pessoas que preferem fazer esse trabalho com o dedo. Com o dedo tambm d para fazer, mas o problema que com o dedo mais fcil de borrar.

Utenslios auxiliares: Apontadores; Pranchetas e prendedores; Tesouras; Apontadores especiais;

Apontador mecnico Apontadores de minas; Estiletes e lminas.

Tcnicas
Existe uma variedade de tcnicas que podem ser utilizadas para dar os efeitos que s deseja no desenho. Cada uma delas se adqua mais a determinados tipos de materiais utilizados para desenhar. Algumas dessas tcnicas so: Linha e trao; Traos e manchas com canta e marcadores; Traos quebrados com lpis pastel; Traos e tracejados com lpis pastel; Linhas e hachuras com tintas de escrita; Sombreado com hachuras simples; Tracejados livres a lpis; Hachuras e realces com lpis e pastis; Hachuras com pena e nanquim; Hachuras com marcadores; Tracejados e esfumados com lpis pastel; Tracejados e realces em branco e preto e spia; Esfumados com carvo e lpis; Valorizao tonal com esfuminho; Valorizao tonal com borracha; Valorizao tonal a pastel com pano e borracha; Dgrads com lpis aquarela; Dgrads com marcadores; Dgrads com lpis de cor; Dgrads com tinta de escrita; Dgrads com tinta de escrita e carvo.

Bibliografia: PARRAMN, Jos Maria. Materiais e tcnicas: guia completo / Joana Anglica Dvila Melo. So Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2008.

Compreenso da Perspectiva
http://www.sobrearte.com.br/desenho/perspectiva/index.php O conhecimento sobre perspectiva de observao, tambm denominada de cnica ou linear, indispensvel para quem pretende desenhar corretamente a aparncia de volume dos objetos, profundidade e espao de ambientes ou paisagens e todo tipo de esquemas grficos que busquem reproduzir as caractersticas tridimensionais da realidade. Definio de perspectiva A perspectiva pode ser definida como um recurso grfico que utiliza o efeito visual de linhas convergentes para criar a iluso de tridimensionalidade do espao e das formas quando estas so representadas sobre uma superfcie plana como a do papel de desenho.

O feito visual das linhas convergentes Para compreender como ocorre a influncia das linhas convergentes na representao grfica em perspectiva, observe o exemplo ilustrativo do cubo a esquerda. A aplicao das linhas pontilhadas 1, 2 e 3 convergentes para o ponto P constroem as arestas de suas faces A e B causando afunilamento a medida que se distanciam do primeiro plano, gerando um efeito visual de volume. Reproduzindo com isso as caractersticas que so prprias da perspectiva.

Elementos da perspectiva: So quatro os elementos da perspectiva que determinam o nvel e o ngulo visual do espectador no contexto do desenho. Para um estudo mesmo bsico sobre perspectiva necessrio conhec-los e saber o modo correto de sua aplicao: Linha do horizonte; Ponto de vista; Ponto de fuga; Linhas de fuga;

Linha do horizonte o elemento da construo em perspectiva que representa o nvel dos olhos do observador (linha horizontal pontilhada LH).

Ponto de vista Na representao grfica da perspectiva comum o ponto de vista ser identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte (PV). O ponto de vista revela-se exatamente no cruzamento dessas duas linhas.

Ponto de fuga o ponto localizado na linha do horizonte, pra onde todas as linhas paralelas convergem, quando vistas em perspectiva (PF).

Linhas de fuga So as linhas imaginrias que descrevem o efeito da perspectiva convergindo para o ponto de fuga (linhas convergentes pontilhadas). o afunilamento dessas linhas em direo ao ponto que geram a sensao visual de profundidade das faces em escoro dos objetos em perspectiva.

Tipos de perspectiva: Dependendo da posio ou do nvel visual em que um objeto esteja em relao ao observador, a sua representao em perspectiva pode ser aplicada com um, dois ou trs pontos de fuga denominada respectivamente de perspectiva: Paralela; Oblqua;

Area; Perspectiva paralela No desenho em perspectiva paralela, as linhas de fuga deslocam-se apenas para um ponto (PF). Objetos nessa situao apresentam sua face frontal paralela ao observador, tanto os que esto localizados a sua frente (cubo B) quanto a sua esquerda (cubo A) ou a direita (cubo C).

Perspectiva oblqua Quando um o objeto fica em posio oblqua, ou seja, com uma de suas arestas voltada para o observador, suas linhas de fuga deslocam-se para dois pontos (PF1 e PF2). Em casos como este, como pode ser visualizado na ilustrao do cubo a direita, observe que nenhuma linha na estrutura do objeto foi representada na posio horizontal. Quando no so verticais porque deslocam-se para um dos pontos de fuga.

Perspectiva area Quando observamos um objeto em posio oblqua a partir de um nvel visual bastante alto, para melhor represent-lo tridimensionalmente, necessrio o uso de trs pontos de fuga. Dois deles ficam na linha do horizonte e o terceiro representado na vertical do ponto de vista. Em circunstncias como estas raramente visualizamos a existncia de linhas horizontais ou verticais na estrutura do objeto. Todas so convergentes e deslocam-se para um dos trs pontos de fuga.

Perspectiva de esgoto A perspectiva de esgoto tem as mesmas caractersticas da perspectiva area enquanto representao com trs pontos de fuga. A principal diferena est no nvel visual muito baixo do observador tornando-a oposta no modo de visualizao alterando, portanto, a localizao do terceiro ponto de fuga (PF3). Nesse novo contexto ele representado acima da linha do horizonte. Veja o exemplo ilustrativo.

Perspectiva de formas geomtricas: Pela sua simplicidade estrutural as formas geomtricas so a base esquemtica utilizada, pelos artistas, para representar graficamente qualquer objeto de pouca espessura ou volumtrico. Sendo eles quadrados ou arredondados, simples ou complexos. Por isso, antes de executar desenhos de objetos, ambientes, paisagens e demais figuras em perspectiva, com a inteno de delinear a aparncia tridimensional da realidade, bom se deter primeiro em treinamentos passo a passo com planos e slidos geomtricos para melhor compreender sua construo grfica. Veremos a seguir: O quadrado; O cubo; O crculo; O cilindro.

O quadrado a forma geomtrica que serve de base para representar em perspectiva objetos de pouca espessura. Sua posio pode ser visualizada em perspectiva paralela e oblqua. O quadrado em perspectiva paralela

O quadrado em perspectiva oblqua

O cubo O cubo a estrutura base universal para o desenho de todos os objetos volumtricos. Por causa de sua estrutura tridimensional com altura, largura e profundidade possvel a sua representao em perspectiva paralela, oblqua e area. O cubo em perspectiva paralela

O cubo em perspectiva oblqua

O cubo em perspectiva area

O crculo O crculo a forma utilizada para desenhar o esquema de objetos arredondados com pouca espessura. Para aprender sobre sua representao em perspectiva necessrio ter, como pr-requisito, o conhecimento sobre a perspectiva do quadrado. O crculo em perspectiva

O cilindro O cilindro a matriz formal para a representao de objetos volumtricos arredondados a exemplo de garrafas, rodas, tubos, etc. Para aprender sobre sua representao em perspectiva necessrio ter, como prrequisito, o conhecimento sobre a perspectiva do circulo e do cubo em perspectiva paralela. O cilindro em perspectiva

Figura humana
http://www.desenhoeilustracao.com/2010/06/desenhar-o-corpo-humano.html
Para desenhar o corpo humano basta algumas tcnicas e bastante treino, isso que veremos neste texto. O desenho do corpo humano realizado com facilidade e autoridade somente quando o aluno torna-se consciente das formas do corpo. Sendo assim, voc deve treinar o olho para ver trs tipos de formas e estudar separadamente de acordo com suas diferenas individuais, estas trs formas so: largura, comprimento e espao. Em algum momento no desenvolvimento do estudante de arte, o desenho da figura humana atinge um estgio onde o melhor desempenho se torna esttico. Com o seu trabalho neste nvel, o aluno pode ser capaz de desenhar uma variedade de formas naturais (aqueles geralmente vistos na paisagem e natureza morta) no espao. Desde que a forma que desenhada apenas por contorno bidimensional e no tem volume, no se pode expressar em forma aprofundada, mas quando o formas da figura so visualizados como um desenho tridimensional no espao, o resultado algo mais real e profissional. Ele pode ser completamente familiarizado com o trabalho da figura humana em atitudes convencionais, representando os colocados movimentos e gestos do modelo vivo; mas estes, se o aluno comear a olhar previsivelmente, ser montono e esttico. Se o aluno chamado para mostrar o inesperado e aes do corpo estranho, aqueles considerados a partir de ngulos elevados ou baixos sentem tributados ao limite de seus recursos. s vezes, em direto confronto com a figura ao vivo, ele pode fazer razoavelmente bem, copiando o modelo em ver- e desenhar mtodo de estdio, mas esta abordagem nem sempre tem sucesso ou satisfao. Para inventar, para criar vontade fora do depsito de sua imaginao, que o desafio que isso freqentemente ilude os esforos mais intensivos do estudante de arte. A importncia da forma encontra-se em descrevendo trs volumes tridimensionais, em vez de delinear formas planas. Comeamos pelo esboo:

Inerente ao conceito de massa a forma idia de que o corpo uma massa definida, de trs dimenses existente no espao e na profundidade, que composta de um nmero de peas. Cada uma dessas partes tambm tridimensional, volume existente no espao e tem profundidade. Daqui que o valor um complexo multiforme de forma de massas, tudo de forma independente e formada por todos relacionados. A primeira tarefa de investigao so as propriedades de forma de cada um destes blocos de construo que vo formar a massa da figura. Em observao as partes, a forma de massas - do ser humano figura, vamos tentar olh-las de outros ngulos, de uma srie de pontos de vista, descrev-los, especialmente com um conceito de viso em movimento. Diferentes pontos de vista da cabea vai expor diferentes formas dominantes. A bola do crnio, por exemplo, geralmente considerada de tamanho igual ao da carga facial. Isto especialmente aparente em linha reta, em, vistas de frente. Mas quando a bola cranial visto de um ngulo de cima, ele apresenta um volume muito mais impressionante do que a cunha facial.

Voc deve observar o corpo humano de vrias posies diferentes, analisar os vrios blocos de construo em trs dimenses e desenhar. Observar cada parte do corpo individualmente em depois compondo o corpo. Veja o prximo desenho:

Introduo ao desenho da figura humana (http://www.sobrearte.com.br/desenho/figurahumana /index.php


Para ser bem sucedido no desenho da figura humana, necessrio bastante ateno nas propores entre as suas partes. Foi considerando estas questes que elaboramos este estudo obedecendo a determinadas etapas de representao. Atravs das explicaes passo a passo descritas aqui, se seguidas rigorosamente, nos levar a resultados satisfatrios. Vale lembrar que um estudo mais aprofundado da figura humana, inevitavelmente,

deve ser feito a partir de um modelo vivo. Portanto, as orientaes a seguir so teorias, por esse motivo, servem apenas como estudo preliminar que o ajudaro a compreender e analisar melhor a estrutura do corpo humano. Principalmente quando, oportunamente, for o caso de estar diante do modelo vivo.

You might also like