You are on page 1of 3

REVISTA CIVILIZAO BRASILEIRA Pg 282 a 285 Apesar de ter avultado no Pas a importncia do mtodo Paulo Freire, o movimento em favor

da alfabetizao no se restringiu aplicao do mesmo. Como j foi dito antes, diversos grupos com orientaes ideolgicas distintas participavam do movimento: entidades culturais estudantis (como o CPC da UNE e os vrios CPCs estaduais), entidades estatais (prefeituras, governos de vrios Estados, Governo Federal, MEC), entidades religiosas (Confederao Nacional dos Bispos, que lanou o MEB Movimento de Educao de Base), entidades universitrias (como o Servio de Extenso Universitria, SEC, da Universidade do Recife, rgo dirigido pelo professor Paulo Freire). Alguns desses grupos lanaram o movimento no plano nacional, como o caso do MEB, ou estabeleceram convnios com o Governo Federal, como o caso do SEC da Universidade do Recife. A verdade que as campanhas de difuso da cultura popular e a campanha de alfabetizao no se localizaram numa s regio, mas em todo o Pas. Tivemos assim, em mbito nacional, as seguintes realizaes e projetos: 1)Movimento de Educao de Base (MEB) da Confederao Nacional dos Bispos. 2)Comisso Nacional de Cultura Popular do MEC. 3)Plano Nacional de Alfabetizao (1963) e Comisso Nacional de Alfabetizao (1964). Dessas organizaes a nica que continua a funcionar o movimento de Educao de Base (MEB) da C.N.B., em alguns Estados do Brasil, por ser, em princpio, politicamente insuspeito, pois se trata de iniciativa da Igreja Catlica para participar dos movimentos de transformao social. Assim mesmo o MEB encontrou pela frente vrias dificuldades de subsistncia, pois alguns setores radicais do novo regime implantado em abril do ano passado no hesitaram em lanar sobre as autoridades religiosas frente do movimento a pecha de subversivos. Isto, claro, fica sem comentrios. O Plano Nacional de Alfabetizao, fundado em 1963 e transformado em janeiro de 1964 em Comisso Nacional de Alfabetizao, paralisou suas atividades, considerado que foi, liminarmente, simples arma de propaganda do governo deposto. No binio 63/64, incompleto pela paralisao de quase todos os ncleos de trabalho, encontrava-se o seguinte quadro de atividades no Pas: AMAZONAS Movimento de Cultura Popular (MCP) organizado por um grupo de estudantes universitrios e intelectuais. Objetivos: trabalhos de organizao social, alfabetizao pelo Mtodo Paulo Freire, espetculos populares de teatro. PAR Campanha de Alfabetizao coordenada pela Seccional do Ensino Secundrio. Em janeiro/64 encontravam-se em funcionamento cinquenta ncleos de trabalho. Objetivo: aplicao do mtodo Paulo Freire. Departamento de Arte Popular (DAP) da Unio Acadmica Paraense. Objetivos: teatro, publicaes, pesquisas de elementos para o estudo do folclore. MARANHO Presena marcante do MEB no interior do Estado. Em So Lus, tentativa de organizao de uma campanha de alfabetizao.

PIAU Projetos de fundao de um Centro Popular de Cultura, mas sem grandes possibilidades. CEAR CPC da Unio Estadual de Estudantes: teatro, publicaes, etc. Tentativa de organizao de uma Campanha de Alfabetizao pela Seccional do Ensino Secundrio. RIO GRANDE DO NORTE Campanha de Alfabetizao da Prefeitura de Natal. Ttulo da Campanha: De p no cho tambm se aprende a ler. PARABA Campanha de Educao Popular (CEPLAR), em Joo Pessoa e Campina Grande. Objetivos: alfabetizao, teatro, organizao de ncleos populares de cultura. PERNAMBUCO Movimento de Cultura Popular (MCP) criado pela Prefeitura e depois aproveitando pelo Governo do Estado. Objetivos: alfabetizao, teatro popular, pesquisas, criao de Praas de Cultura, etc. Servios de Extenso Cultural (SEC) criado pela Universidade do Recife. Dirigido por Paulo Freire. Objetivos: difuso debate de temas brasileiros para o pblico extrauniversitrio. Elaborao tcnica do sistema Paulo Freire. Pesquisas de campo educacional. Difuso cultural pela Rdio Universidade do Recife. Movimento de Educao de Base (MEB) difuso atravs da Rdio Olinda, do Arcebispado de Recife e Olinda. ALAGOAS Centro Popular de Cultura da UEE. Campanha de Alfabetizao j em projeto. SERGIPE - Centro Popular de Cultura da UEE. Campanha de Alfabetizao j em pleno funcionamento. ESPRITO SANTO Projeto de uma Campanha de Alfabetizao. Projeto de um Centro Popular de Cultura. BAHIA Centro Popular de Cultura. Objetivos: difuso do teatro, formao de grupos folclricos, alfabetizao. As atividades se concentram em Salvador e em Feira de Santana. GUANABARA Centro Popular de Cultura da Unio Nacional dos Estudantes. Objetivos: teatro popular, publicaes, estudos e realizaes cinematogrficas, etc. MCP Movimento de Cultura Popular. Objetivos: ncleos de alfabetizao nas favelas e bairros populares. SETER- educao radiofnica patrocinada pelo Governo do Estado. Plano Nacional de Alfabetizao (PNA) Com ao concentrada no Estado do Rio. ESTADO DO RIO - Centro Popular de Cultura, em Niteri. Plano Nacional de Alfabetizao, no interior.

MINAS GERAIS - Centro Popular de Cultura da UEE Secretaria de Cultura Popular do Governo do Estado. Associao dos Favelados. Campanha de Alfabetizao, do MEC, ainda em projeto. GOAS Instituto de Cultura Popular rgo estadual que congregou todos os pequenos movimentos. Objetivos: caravanas de cultura, espetculos de teatro e projetos de uma Campanha de Alfabetizao. BRASLIA - Campanha de Alfabetizao do MEC. Objetivos: aplicao em escala nacional do mtodo de Paulo Freire. SO PAULO - Centro Popular de Cultura da UEE. Objetivo: difuso do teatro em diversas cidades do interior. Movimento de Cultura Popular formao de ncleos populares de cultura e alfabetizao em larga escala. Comisso Estadual de Cultura Popular rgo do Governo congregando todos os movimentos do Estado. Tentava uma planificao global de aproximadamente vinte movimentos de alfabetizao e cultura popular. PARAN - Centro Popular de Cultura tentativa de abertura para uma frente de alfabetizao no interior do Estado. SANTA CATARINA Centro Popular de Cultura planejamento da Campanha de Alfabetizao em janeiro de 1964. RIO GRANDE DO SUL Secretaria de Cultura Popular rgo do Governo do Estado. Centro Popular de Cultura da UEE Integrado no rgo do Governo do Estado. Grupo de teatro experimental.

You might also like